Saltar para o conteúdo

perguntar não ofende

3 Março, 2015
by

O Partido Socialista endereçou 9 perguntas a Pedro Passos Coelho sobre os seus deveres fiscais. Estas questões foram obviamente suscitadas por dúvidas recentemente surgidas na comunicação social a propósito de eventuais incumprimentos tributários do actual primeiro-ministro, que ele parece já ter entretanto regularizado.

Até aqui nada de mais. É competência, e até obrigação, dos partidos com assento parlamentar questionar os responsáveis políticos sobre a forma como eles se relacionam com a lei, sobretudo quando se tratam de leis que eles, enquanto governantes, obrigam os seus concidadãos a cumprir sob ameaça de graves e pesadas penas e sanções. A isto chama-se «princípio da igualdade», que o Estado de direito zela para que seja aplicado horizontalmente a todos os cidadãos.

O que chateia neste zelo do Partido Socialista é que este é o mesmo partido que tem um muito recente líder e ex-primeiro-ministro preso por suspeitas de corrupção, sem que, ao que se saiba, tenha tomado qualquer diligência para apurar se esse seu antigo governante cometeu ou não os actos pelos quais se encontra detido. Pelo contrário, foi quase todo em romaria à prisão de Évora jurar pela inocência do seu antigo líder. E, já agora, até para evitar vergonhas futuras, o PS deveria apurar se alguns dos colaboradores mais próximos de Sócrates foram cúmplices nesses actos, caso eles tenham ocorrido. Para isso, à semelhança das perguntas enviadas a Passos, o PS podia ter remetido outras tantas a José Sócrates e a alguns dos seus antigos colegas de governo. Tudo a bem da verdade e da transparência do exercício dos cargos públicos, no que seguramente o PS e os seus dirigentes se encontram empenhadíssimos.

67 comentários leave one →
  1. 3 Março, 2015 20:54

    De acordo com o seu segundo parágrafo.

    Mas é preciso ter lata: O P”S” a tratar deste caso… Alguns dos maiores políticos canalhas e abusadores de cargos governamentais e outros, têm sido precisamente os “socialistas”…
    (Nem é preciso recordá-los, tantos são).

    Gostar

  2. Bolota permalink
    3 Março, 2015 20:58

    rui.a,

    A 10 pergunta podia ser: Porque é que a economia Portuguesa é a 10ª mais miserável do mundo???

    ” O Índice da Miséria para 2015, criado pela Bloomberg, coloca a economia portuguesa no top dez. E tudo por causa da taxa de desemprego e da taxa de inflação previstas para este ano.”

    Gostar

    • 3 Março, 2015 21:10

      Qual o partido e quem como governantes de Portugal até às recentes legislativas colocaram o país e os portugueses nas mãos duma troika salvífica ?

      Gostar

      • Bolota permalink
        3 Março, 2015 21:22

        MJRB,

        Qual o Partido??? No mínimo foram os partidos da Troika interna, (PS, PSD, CDS) estes três são responsáveis por ser-mos os 1Oº mas MISERAVEIS.

        O resto podem nem prestar mas nunca governaram..

        Gostar

      • Nuno Magalhaes permalink
        3 Março, 2015 22:10

        Eu conheço não um, mas três partidos que nos desgovernam há 30 anos,

        PSD, CDS, PS

        Qual é a dúvida ?

        Gostar

      • DeitemForaAChave permalink
        4 Março, 2015 10:09

        A diferença evidente é que em 1995 o país estava bem e crescia. De tal maneira que o guterres e a camarilha socialista chegou ao poder a garantir rendimentos para tudo e para todos, sem se trabalhar (rendimento mínimo garantido) e a distribuir dinheiro à maluca, sem fazer as contas, sem saber quanto era, logo sem saber para o que era (ora 6% de… pois é fazer as contas). Distribuir porque era para “coisas importantes” (e nas importantes cabem sempre as clientelas) e como eles são bons e preocupados (beatos) “davam” mais do que os outros (como se não fossemos nós que pagávamos).
        .
        Era a ideia de que o país só crescia por causa do dinheiro da CEE (não por ser sido razoavelmente aproveitado) e, como o dinheiro continuaria a entrar (entrou muito mais, primeiro entrou logo o dobro, plano Delors 2, duplicação dos fundos estruturais) e mais tarde com dívida “barata” (saíu-nos bem cara mesmo quando o meia orelha dizia que agora já não se podia ir à bancarrota e o corrupto aprendia que a dívida não era para pagar) qualquer chucha incompetente e corrupto poderia manter o poder dando as migalhas à sua clientela, enquanto alegremente metiam as patorras sujas no dinheiro de todos e se serviam (e as amigos e aos donos deles) à grande.
        .
        Quando a festa acabou (afinal não era só gastar o dinheiro que se recebia e mesmo com o dobro o país ficou de tanga), o cobarde conivente guterres, fugiu, também para não ser envolvido, por conivência, na violação de crianças que os moralmente superiores socialistas faziam (fazem) na Casa Pia.
        .
        Depois, como ainda não estavam satisfeitos e ainda havia mais para roubar, foi só arranjar um esquema para voltarem ao poder, com a participação activa do “mais alto magistrado da nação” (ahahaah), o jorge dos telefonemas da Casa Pia e a cobertura da jornalistada que controlam e puseram lá um vulgar gatuno (à imagem das vetustas figuras gradas da associação de malfeitores, mas menos disfarçado).
        .
        O malfeitor endividou-nos até onde pôde para sacar a percentagem sua, dos amigos e dos seus chefes e, depois de passarem quase todo o tempo no poder (e o pouco que não passaram, passaram-no todo a reclamar que o estado – nós! – gastasse mais) o país estava na bancarrota.
        .
        Goste-se ou não dos outros partidos, querer equiparar todos só pode servir para (mal) disfarçar a estupidez conivente de quem votou nos gatunos que nos puserram na bancarrota, ou sendo um dos gatunos que nos puseram na bancarrota (entram aqui assessores, aparelhistas do estado e outros parasitas que tais) tentar atirar areia para os olhos, para tentar voltar ao poder e voltar a fazer o mesmo. Ou ainda para, sendo dos salteadores dos partidos não democráticos da esquerda (os de direita são proíbidos pela constituição que os não democráticos de esquerda impuseram) tentar gerar o caos no qual possam, como sempre fizeram em todo o mundo, deitar as mãos ao poder e instituirem a ditadura que não conseguiram na revolução que quiseram, mas não lograram, completamente soviética.

        Gostar

    • 3 Março, 2015 21:25

      Bolota você é impagável.
      Fui ler ” expectations, will probably, estimated, private forecast, só faltou a Maya”
      Então vocês acha que os italianos em 11º estão preocupados com o Bloomberg ou que a Spain em 6º lhes liga pevide?
      Já agora esqueceu-se de mencionar os dois primeiros?
      Quem é que lhe traduziu o artigo?

      Gostar

      • Bolota permalink
        3 Março, 2015 21:31

        Fado,

        Impagável é negar a evidencia.

        O Índice de Miséria para 2015 é liderado – e de forma destacadíssima – pela Venezuela. Segue-se a Argentina e a África do Sul, que compõem o pódio.

        Na lista da Bloomberg estão ainda a Ucrânia (em 4º lugar), a Grécia (5º), a Espanha (6º)

        http://www.noticiasaominuto.com/economia/355631/portugal-tem-a-10-economia-mais-miseravel-do-mundo

        Gostar

      • 3 Março, 2015 21:57

        Continua impagável, mas podia fazer um pequeno exercício e ser crítico.
        Diga-me lá em que lugar está o Togo, e o Mali, e o Haiti e o Bangladesh, e o Afeganistão e o (pode colocar aqui mais cem).
        Está a ver o valor de “análises” deste tipo feitas por cegos?

        Gostar

      • Bolota permalink
        3 Março, 2015 22:07

        Fado,

        Chama-lhe o que entenderes …

        Se os portugueses começam a dar pequenos suspiros de alívio, a Bloomberg deixa o alerta: estamos entre as economias mais miseráveis.
        O raking da agência económica foi publicado esta semana e teve por base a taxa de desemprego e da taxa de inflação previstas para este ano. Portugal surge em 10.º lugar, estando à frente de países como Itália, Colômbia, Brasil, Eslováquia e Indonésia.
        O Índice de Miséria para 2015 é liderado – e de forma destacadíssima – pela Venezuela. Segue-se a Argentina e a África do Sul, que compõem o pódio.
        Na lista da Bloomberg estão ainda a Ucrânia (em 4º lugar), a Grécia (5º), a Espanha (6º) Rússia (7º), a Croácia (8º) e Turquia (9º).

        Gostar

      • rui a. permalink*
        3 Março, 2015 23:14

        Itália e Espanha países miseráveis??? E a Turquia? E Portugal em ciclo deflacionário, sendo a inflação um dos dois critérios do ranking?

        Gostar

      • anónimo permalink
        4 Março, 2015 00:25

        Em que lugar está a venezuela ?

        Gostar

      • Tiradentes permalink
        4 Março, 2015 05:29

        mas então a economia mais miserável do mundo não é aquela que foi criada pelo nosso querido e estimado líder de Évora?
        Foi aquela que faliu?
        Ora porra.
        Queres ver que foi a troika que ele chamou que construiu toda a nossa miserável economia?

        Gostar

      • Luís permalink
        4 Março, 2015 06:30

        Na teoria a dívida não é impagável. Quem diz isso mente.

        Os portugueses merecem uma explicação.

        Por que motivo a despesa do Orçamento de Estado duplicou desde 2000. E o PIB praticamente não subiu. Por sua vez os impostos subiram, enquanto a despesa subia. Mas sempre com défice.

        Repito, por que motivo a despesa duplicou?

        Olho à minha volta e só vejo desperdício de dinheiros públicos. Nas «pequenas coisas». Não compreendo, por exemplo, por que motivo há iluminação nocturna fora das povoações. Em Espanha praticamente não há iluminação fora das povoações. Aqui encontro milhares de quilómetros de estradas rurais, municipais ou nacionais iluminadas. Cada autarquia tem os seus critérios para iluminar. O troço de estrada nacional que liga São Pedro da Cova a Valongo, dentro da freguesia de São Pedro, não está iluminado. Quando se entra no concelho de Valongo, a estrada passa a estar toda iluminada até à cidade. Porquê esta diferença? Conheço estradas municipais sem uma única moradia com iluminação digna de uma avenida de Lisboa. Há quem fale em poupanças superiores a 200 milhões com iluminação pública, caso fossem tomadas medidas efectivas de poupança!

        Depois há a banha de cobra dos ajustes directos. E Passos não teve coragem para acabar com o esquema. Dizem que rouba mil milhões por ano ao erário público.

        As funções dos observatórios podem passar para as Universidades ou para alguns institutos. Quando se pouparia?

        O mapa do poder local do século XIX é ridículo tendo em conta a nova realidade demográfica e tecnológica do século XXI. Metade dos concelhos deveriam desaparecer. Castelo Branco funciona com mais de 1000 km2. Odemira também. Mas por outro lado há dezenas de concelhos com menos de 200 km2 e menos de 10 mil habitantes. Extinguir concelhos não traria qualquer implicação para os serviços públicos prestados aos cidadãos. Estariam lá as freguesias, como estão agora, para garantir as funções do poder local. Mas no longo prazo a redução de despesa seria enorme.

        A bancarrota final continua ao virar da esquina, basta olhar para o Orçamento, para o actual nível de esforço fiscal e para o índice de fertilidade.

        Gostar

    • Libertas permalink
      4 Março, 2015 00:37

      O PS poderia perguntar-se da honestidade do ex-secretário de estado das PPPs, PP.

      Gostar

  3. maria permalink
    3 Março, 2015 20:59

    Sr Rui a. Meter José Sócrates nesta história é muita falta de criatividade, mas enfim a mediocridade abundada que se há-se fazer!!!

    Gostar

    • anti-comuna permalink
      3 Março, 2015 21:05

      Então Sócrates não terá enriquecido e abusado dos seus poderes no Estado para enriquecer?

      Não é preciso criatividade mas apenas e só rigor. Quem deixou o Sócrates à solta no PS? O seu número dois, António Costa:

      Gostar

    • Marquês Barão permalink
      3 Março, 2015 21:21

      maria tem razão, meter Sócrates nisto seria como querer meter Lisboa na rua da Betesga.

      Gostar

    • rui a. permalink*
      3 Março, 2015 22:59

      D. Maria, a presença do eng. Sócrates neste post é meramente instrumental, já que não é ele, mas o PS que se incomoda com uma acusação de uma dívida fiscal de 5 mil euros, mas passa ao lado de uma acusação de corrupção de vários milhões deles, que está em causa. Quanto ao eng. Sócrates, o que desejo é que seja capaz de demonstrar a sua inocência, e digo isto sem qualquer ironia, porque o diria de qualquer outra pessoa nas circunstâncias em que ele actualmente se encontra.

      Gostar

  4. Juromenha permalink
    3 Março, 2015 21:06

    O Parido Sarjeta às voltas, como é hábito, com os seus dejectos. seus dejectos.
    O maior de todos ( até ver…) , a tratamento na ETAR eborense…

    Gostar

  5. Juromenha permalink
    3 Março, 2015 21:08

    São inúmeros, de facto, mas a duplicação não se justifica.
    “Mea culpa”.

    Gostar

  6. manuel branco permalink
    3 Março, 2015 21:08

    – 44?
    – Presente!

    – 45?
    – Foi rapar o cabelo.

    Gostar

  7. Marquês Barão permalink
    3 Março, 2015 21:16

    Transparência no pântano?

    Gostar

  8. A. R permalink
    3 Março, 2015 21:16

    Aquilo que o Passos pagou não dá para um mês da reforma do poeta Alegre conseguida com dois meses de trabalho numa rádio. Depois o Passos é que rouba

    Gostar

    • Bolota permalink
      3 Março, 2015 21:28

      A CGTP quer saber como é possível ter sido atribuída uma reforma de 18 mil euros antigo presidente da Comissão Executiva da CGD…
      O responsável da central sindical considerou ainda «espantosa» a pensão de 18 mil euros mensais dada ao ex-ministro da Energia, especialmente se se considerar que Mira Amaral esteve apenas um ano e nove meses no cargo…

      Gostar

      • 3 Março, 2015 21:30

        Tem razão nesse caso.
        MAmaral teve a distinta lata há poucos anos, de justificar-se com “serviços prestados ao país”…

        Gostar

      • A. R permalink
        3 Março, 2015 21:31

        Quanto começam os sindicatos a apresentar contas públicas? Vivem de quê?

        Gostar

      • Bolota permalink
        3 Março, 2015 21:33

        A.R.

        É mentira??? Pesquisa por ai porque há mais e a maior parte dentro desta faixa politica.

        Gostar

      • anónimo permalink
        4 Março, 2015 00:27

        O que é espantoso é o que os sindicalistas camaradas sacam ao erário público.

        Gostar

  9. Nuno Magalhaes permalink
    3 Março, 2015 21:18

    É assim mesmo.

    Confrontados com as aldrabices do vossos chefes, atirem-lhes com as aldrabices dos deles.

    O que interessa que os vossos tenham aldrabado ?

    O que interessa é desviar a conversa.

    Vê-se que estamos entre pessoas de bem.

    Lindo.

    Gostar

  10. 3 Março, 2015 21:28

    Bolota, 21:22,

    Quem é que herdou as consequências dos governos de JSócrates (com ACosta) e governou o país sob a pata duma troika ?
    Vc. tem hoje a certeza que se JS tivesse continuado governaria melhor e não pagaria o que devemos ?

    Gostar

    • Bolota permalink
      3 Março, 2015 21:34

      Somos oi não os 10ª mais miseráveis do mundo??? O resto é merda

      Gostar

      • 3 Março, 2015 21:45

        Não vi essa estatística do Bloomberg

        Sinceramente (sempre sinceramente aliás) duvido que a população tuga seja neste momento a 10ª “mais miserável no mundo”. Note a vida da maioria das pessoas, que não é boa mas… Contabilize por ano (se quiser desde 2012) as assistências nos estádios de futebol, festivais de música, compras no comércio de não primeira necessidade, etc..
        Conheço muitos povos bastante mais miseráveis. E leio, vejo. “Somos” o 10º ??

        Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        4 Março, 2015 11:09

        Portugal é a 10ª economia mais miserável do mundo? se tu acreditas nisto ó bolota, então és mais chaparro que os chaparros onde te costumas coçar.
        Para Portugal, a Espanha e a Itália estarem entre as “10 economias mais miseráveis do mundo”, se calhar o Mali, o Haití e o Burkina Faso estão entre as 10 economias mais ricas do mundo, isto na tua maneira de ver, não é bolota?
        Pediste os óculos escuros emprestados ao Abrunhosa?

        Gostar

      • 4 Março, 2015 13:07

        Alex, meu papa açordas,

        Eu não acho nem deixo de achar porque quem acha, diz:

        ” O Índice da Miséria para 2015, criado pela Bloomberg, coloca a economia portuguesa no top dez. E tudo por causa da taxa de desemprego e da taxa de inflação previstas para este ano.”

        http://www.noticiasaominuto.com/economia/355631/portugal-tem-a-10-economia-mais-miseravel-do-mundo

        O Mali, o Haití e o Burkina Faso, esses nem chegam a entrar nos estudo porque estão lançado ao abandono e á sua sorte.

        Quanto ao coçar no chaparro, deve ser o teu passatempo mas com os cornos.

        Gostar

      • Fernando S permalink
        4 Março, 2015 13:20

        Bolota,

        O facto do universo do “estudo” excluir o Mali, o Haiti, o Burkina Faso, e mais outros cerca de 150 paises do mundo, que são precisamente os mais pobres e “miseraveis”, é que é precisamente um dos buzilis da questão (o outro é o método de calculo do index) e retira qualquer interesse e validade ao “estudo” e à instrumentalização politica que dele se queira fazer !

        Mas le aqui mesmo em baixo a resposta que te deixei ontém e que, pelos vistos, te escapou …

        Gostar

    • Fernando S permalink
      4 Março, 2015 00:02

      Fui ver directamente à Bloomberg …
      O tal “estudo” é uma artigozinho de 3 “jornalistas” (por sinal, 2 com nomes bem lusos) que se pretende rigoroso e bombastico mas que é, desculpem o termo, uma verdadeira merdice !…
      O suposto “index” considera apenas 51 paises (??!!…), incluindo a “Zona Euro” (?!), e excluindo os cerca de 150 restantes.
      Ou seja, inclui os maiores e mais ricos (Pib global e Pib per capita) e exclui … os mais miseraveis !! (como o MJRB e o fado alexandrino muito bem repararam e indicaram em comentarios aqui algures)
      O método de determinação do “indice de miséria” é do mais “cientifico” e “sofisticado” que existe … : soma a taxa de desemprego e a taxa de inflacção !!!…
      Por exemplo, para Portugal : 13,3% de desemprego + 0,2% de inflacção = 13,5 de “indice de miséria !
      Não entra mais nada, nem sequer o rendimento per capita, ou a taxa de pobreza, ou o indice de Gini, ou qualquer um dos inumeros indicadores do dito “desenvolvimento humano” … Nada !
      Claro que este método dá “indices” muito variados : a Venezuela, devido sobretudo à taxa de inflacção, tem um indice de 86,5 enquanto que a Tailandia, o mais “feliz” do conjunto, tem 1,6. Como é facil de imaginar, a “Zona Euro” (11,2) e outros paises do Sul da Europa não ficam muito longe de Portugal (Italia : 12,7 ; Irlanda : 11,2 ; França : 10,3). A Grécia (23,25) e a Espanha (22,4), sobretudo por causa da taxa de desemprego, ficam logicamente pior na fotografia.
      Os paises mais “miseraveis” são portanto 4 não europeus : a Venezuela (86,5), a Argentina (32,0), a Africa do Sul (29,3), e a Ukrania (27). De notar que a Argentina e a Venezuela, apesar de mal governadas desde ha alguns anos, ainda são dos paises com maior rendimento per capita na América do Sul e que a Africa do Sul é de longe o pais mais desenvolvido da Africa negra.
      De notar ainda os excelentes “indices” de alguns dos paises que foram incluidos na lista, o Peru (8,85), a Roménia (8,1) e o México (7,9), a China (5,8), paise que, como toda a gente sabe são muito menos misériaveis do que Portugal e outros paises da Zona Euro !…
      Mas, a grande descoberta do “estudo” é mesmo que os restantes paises mais ricos do planeta estão classificados como sendo …. menos “miseraveis” do que Portugal !!…
      Parabens Bolota, descobriste um “ganda estudo” para defender as tuas teses !

      Gostar

      • Fernando S permalink
        4 Março, 2015 09:07

        A Ukrania é um pais europeu, claro … Deveria ter dito “não UE e não Euro”.

        Gostar

      • 4 Março, 2015 18:18

        Fernando

        Pode até estar certo tudo o que apontas, mas verdade nua e crua é que segundo o estudo, o resultado é: Estamos em 10º lugar e ponto final.

        Se acredito ou deixo de acreditar se é assim ou não é…essa é outra discussão.

        Abraço

        Gostar

      • Fernando S permalink
        4 Março, 2015 18:48

        Ok !
        Abraço

        Gostar

  11. 3 Março, 2015 21:49

    ya , ping pong entre o centrao , ele isto mas o outro aquilo e nha nha nha …e o povinho q se lixe. quero la saber das comparaçoes com o 44 , quero eh deixar de ser governda por aldraboes..
    e tao aldrabao eh o q aldraba por dez como o q aldraba por mil.

    Gostar

  12. Procópio permalink
    3 Março, 2015 22:28

    “Porque é que a economia Portuguesa é a 10ª mais miserável do mundo???”
    Pergunta e bem o bolota.
    Se o 44 lá continuasse chegaríamos bem mais longe.
    A marota da Merkel percebeu a tempo.
    Tarde demais deixou os abraços escandalosos que deixavam nessa altura os xuxas embevecidos. Já não havia mais euros para as eólicas, tgvs e outras bagatelas.
    São os mesmos que agora criticam a obediência aos teutões.
    O bolota é mais um que não se lembra, finge que não sabe.
    As bolotas puras no seu estado vegetal, ajudam a engordar os porcos.
    Os porcos não são todos da mesma raça, não são.
    Mas há uma raça preferencial, a raça da bufaria e do avental.
    As pessoas sabem, só que há muitas habituadas “aquilo”.
    Gamar, corromper, preverter com impunidade.
    As marias que não percebem bem. É natural.
    Também é natural que seja desmacarado o patifório, pelo menos em alguns blogs livres.
    Não contem com o tio balsas, com a prisa e com a tv1 encurralada.
    Porquê o tio balsas? O sócio nº 1 atual do partido que em tempos escolheu.
    Um dia eu explico. Uma parte apenas, a minha sabedoria tem limites.
    Há no entanto uma frase séria (do Simão?) que retive. Até concordo em princípio.
    Era mais ou menos: o sicário maior, não desculpa o mais pequeno.
    Encerra uma contradição no contexto do relativismo moral que campeia. Lá iremos.

    Gostar

    • Luís permalink
      4 Março, 2015 02:24

      Não temos economia para sustentar o Estado Social.

      Os últimos governos inflacionaram demasiado o valor das reformas da FP bem como os salários. Ainda mais inflacionadas estão as rendas ou os preços de diversos bens e serviços. A culpa foi em boa medida do poder político.

      Depois, os povos latinos só funcionam com elites conservadoras nos costumes e com liberalismo no plano económico.

      Estado Social? Só para os que são verdadeiramente pobres.

      Com outro modelo, a classe média terá rendimentos para pagar serviços de saúde e de educação.

      Gostar

  13. Procópio permalink
    3 Março, 2015 22:37

    O regresso da urss. O próximo.

    Gostar

  14. Filipe permalink
    3 Março, 2015 23:28

    Um PM ia borrar-se conscientemente por 5000 euros? Pelo amor da Santa, falem-me em milhões ou centenas de milhar, 5000?

    Fico mesmo fudido, passe a expressão, fudido mesmo.

    Gostar

    • Nuno permalink
      4 Março, 2015 08:59

      A seguir vêm uma multa de excesso de velocidade (a 150 na A2 em direcção à Manta Rota) e outra da EMEL por atraso de 10min no parquímetro.

      Gostar

    • 4 Março, 2015 09:53

      ai eh q esta ! estes jotas sabem se tao maus q nunca sonharam chegar a pm e claro , foram deixando um rasto de jotices. como eh possivel q desculpabilize o senhor com semelhante argumento ? a maya leu lhe as cartas e contou lhe que ia pra pm ? 🙂

      Gostar

      • 4 Março, 2015 11:14

        é pá, tenta encontrar um português que andou a recibos verdes e que nunca esteve em falta.

        Mas, o mais engraçado é que a malta de esquerda, sempre que era apanhada, bufava e até chamava fascistas aos do governo porque sempre disseram que contribuir para a segurança era fascismo.

        Agora são os primeiros a fazer de hipócritas e a atirar pedras.

        Eu também estive em falta, paguei e nunca bufei. Ainda me chagaram os cornos e disseram que era defensora do governo por isso.

        Gostar

      • 4 Março, 2015 11:15

        Por acaso, a uma dessas pessoas que bufava e chamava fascismo à obrigatoriedade de contribuir para a SS, eu recordei que parece que isso era para o tal bom do Estado Social e coitadinhos e assim.

        Rosnou baixinho.

        Gostar

      • 4 Março, 2015 11:16

        Tu sempre pagaste?

        Só por coisas.

        Gostar

      • 4 Março, 2015 11:19

        Até aqui nas caixas de comentários me lembro de ser insultada por uma escardalha que também dizia que pagava mais para a SS do que aquilo que ganhava.

        E era fascismo, ser obrigatório pagar mesmo sem receber nada. Até lhe expliquei quee podia baixar o valor do escalão e não pagar encerrando.

        Bufou na mesma, chamou fascismo a tudo isso e fiscriminação social e saque e mais não sei quantos.

        São essas pessoas que agora se lembram de atirar pedras ao PC e de virem com merdas que a SS é para dar leite às criancinhas e cuidar dos velhinhos.

        Gostar

  15. anti-comuna permalink
    3 Março, 2015 23:39

    Penso que estamos a viver um caso digno da série X Files – Ficheiros Secretos. O gajo dura, dura…

    http://observador.pt/opiniao/da-utilidade-publica-da-descoberta/

    Se o gajo não for um extraterrestre é com certeza o Coelhinho Duracell. Dura, dura e dura, que até a esquerda espuma-se pela boca de tanta duração. lol

    Gostar

  16. Procópio permalink
    4 Março, 2015 00:00

    Comentava eu: o sicário maior, não desculpa o mais pequeno.
    Encerra uma contradição no contexto do relativismo moral que campeia.
    Vamos lá se tiverem paciência. Os xuxas e os amigos do berloque acabam sempre por perder o equilíbrio.
    Espiando aqui e acolá, caluniando a torto e a direito dão a imagem deles próprios

    Apreciemos os tempos que correm. Tempos de relativismo. Há uma frase simples que o ilustra bem. “Uma mulher tem sempre um segundo homem”. Não sejam sejam maldosos, “tem o macho na cabeça” no caso de….
    Com o relativismo deixa de haver um padrão definitivo do bem ou do mal. Cada decisão sobre o que é certo e errado torna-se um produto das preferências e do ambiente da pessoa. Nenhuma declaração ou posição é considerada absolutamente “certa ou errada”, “melhor ou pior.
    Ganha o que falar mais alto, o melhor encenador, o ator mais pimpão.
    São bem conhecidos na nossa praça acanhada. É só olhar para o monitor.
    Na central de negócios mete pena.
    Este foi o ambiente criado depois do 25 A. Correu-lhes bem. A meia dúzia continua a correr, até o salgado ajudava.
    A maioria lixou-se, talvez definitivamente.
    A lenga lenga começou e não tem fim. O “nosso povo”, a “nova política”, tudo novo em folha. Reacionários , neoliberais, toca a zurzir sem olhar a meios e ao ridículo. Lá fora riem-se.
    O relativismo moral, o politicamente correto, é afinal puramente defensivo- Só pode ser usado para justificar ou permitir certas ações, nunca para condená-las. Auto-destrói-se.
    Sem haver padrão para comparar dois tipos de afirmações morais, a fim de determinar qual é a mais correta, a confusão atual estabelece-se, a anarquia espreita.
    A anarquia é intensamente desejada por imaturos a quem os pais deram dinheiro demais e educação a menos. “A doença infantil do comunismo”. Tentam é tirar partido da anarquia para instalar uma ordem férrea e implantar o despotismo. Debalde.
    O certo e errado são relegados para a opinião dos tudólogos que abundam na nossa praça, ou dirigem-se a multidões tão ululantes quanto possível, com plena cobertura dos media, bem explorados nas manifs.
    Quando estes tipos, impreparados para discutir seja o que for, falam, sai bojarda e qualquer conversa sobre atos morais torna-se incoerente.
    Com os seus tiques senis, ora fraturantes, ora alternativos… fazem parte da escória que já levou dois primeiros ministros a fugir, um a demitir-se precocemente, outro para a cadeia com as pulgas e a inocência que todos lhe reconhecem quando fazem a excursão.
    São os últimos que podem falar de moralidade,
    e se falarem que lhes arda a língua.

    Gostar

    • manuel permalink
      4 Março, 2015 00:16

      Gostei mesmo do teu comentário, muito profundo e dá um riso amarelo. Conclusão: estamos fritos.

      Gostar

  17. Portela Menos 1 permalink
    4 Março, 2015 00:01

    Mas, entretanto, alguém explica como é que um sujeito que foi lider da juventude do partido nunca ouviu falar das obrigações aplicadas aos recibos verdes? Do pedido de compensação por exclusividade de deputado (50 mil euros ?) não se esqueceu!

    Gostar

    • 4 Março, 2015 01:26

      Claro, o Portela refere-se a PPCoelho.

      Mas… Qual sujeito ? De que partido ?
      O Portela quer fazer um périplo por ex e actuais líderes de jotas e de ex e actuais deputados que reivindicam (ou vão querer) essa exclusividade compensatória que não deviam “atirar a primeira pedra” porque igualmente “esquecidos” ou “pensavam que” ?

      Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      4 Março, 2015 01:35

      As últimas notícias dão conta de que o Passos Coelho não pagava 76 euros por mês à segurança social, para mandar esse dinheiro para o HSBC da Suiça. Vem tudo no Swiss leaks.

      Gostar

      • Bolota permalink
        4 Março, 2015 09:02

        Segundo consta o rendimento rondava os 7.000 euros como parava apenas 76 euros???

        Gostar

  18. Hett permalink
    4 Março, 2015 00:50

    A cambada de trafulhas que temos pago para nos governar, fogem aos impostos, não cumprem com os seus deveres e usam o que é de todos para beneficio próprio.
    Este país está nas mãos de canalhas, de gente sem vergonha no focinho e de trapaceiros.

    Gostar

  19. Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    4 Março, 2015 01:31

    Anteontem, 2ª feira, o PS parecia ter dado este assunto por arrumado, porque sabe que tem muitos telhados de vidro. Mas não resistiu e ontem através da Fortuzinho e do Ferro Rodrigues, voltou ao assunto. Fez mal, porque a Justiça está mesmo a fechar o cerco ao Sócrates, e em breve, seguramente muito antes das eleições, outros ex membros dos governos do 44 vão parar ao EPE ou a outra prisão qualquer. Alguns deles fazem parte dos actuais orgãos directivos do PS.
    Podemos imaginar o que será o PS fazer uma campanha eleitoral com um ex 1º ministro e vários membros do seu governo “de cana”.
    Só para aperitivar:

    http://www.ionline.pt/artigos/portugal/socrates-investigadores-recolhem-informacoes-noutros-processos

    http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4432820

    Gostar

  20. Chopin permalink
    4 Março, 2015 02:11

    Passos podia mandar passar a pente fino o histórico de todos os deputados. Penso que a polémica terminava nesse dia.
    Quem diria que o discurso aos chineses ia despoletar esta tourada toda…

    Gostar

    • Nuno permalink
      4 Março, 2015 09:09

      Não, não podia. Isso seria um abuso de poder e utilização indevida da máquina do estado, que não deve servir para perseguir os cidadãos, sejam estes figuras públicas ou não.

      Mas alguém pôde pedir a uns quantos funcionários para investigar o Passos. Só que quanto a Sócrates muito se discutiu o segredo de justiça, as fugas de informação por parte de funcionários da justiça, a ética dos jornalistas que eventualmente pagam para obter esses elementos, etc, aqui não se vê discussão sobre como apareceu a notícia, de onde vêm os documentos, etc.

      Gostar

      • Chopin permalink
        4 Março, 2015 16:20

        Estava a ironizar .
        Não dava jeito nenhum, tão próximo das eleições, ficar com as bancadas vazias 🙂

        Gostar

  21. lica permalink
    4 Março, 2015 14:22

    A ministra que se demitiu na Suécia por não ter pago a taxa da TV

    Erros em matérias fiscais e contributivas são muitas vezes fatais na política europeia.

    Em Outubro de 2006, na Suécia, a ministra da Cultura demitia-se no meio de grande polémica: Cecilia Stego Chilo admitia que não tinha pago durante 16 anos a taxa sobre a licença de televisão (2.861 euros, em valores desse ano), nem feito as contribuições sociais para a sua empregada doméstica. No momento da demissão, a ministra afirmou que a falha em cumprir estas obrigações “não era aceitável”.

    Falhas em matéria de obrigações fiscais são muitas vezes fatais para os governantes.

    Nos últimos anos foram conhecidos vários casos mais graves, envolvendo contas ocultas na Suíça (que causaram baixas ministeriais no Governo francês de Hollande e no anterior Executivo da chanceler alemã Angela Merkel), suspeita de favorecimentos e fraude fiscal (que levou à demissão do ex-primeiro-ministro da Irlanda), ou condenações por fraude fiscal (como o ex-pimeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi).

    Contudo, mesmo casos menos complexos e mais próximos daquele que afecta o primeiro-ministro português – que não pagou durante cinco anos as suas contribuições para a Segurança Social – encontram alguns desfechos duros, quer na Europa, quer em Portugal.

    Ocaso da ministra sueca, de 2006, seguiu-se ao de uma colega sua no mesmo Governo, que saiu também por não ter pago as contribuições para a Segurança Social da sua empregada doméstica.

    Mais recentemente, no Governo de François Hollande, o jovem e promissor Thomas Thévenoud acabou demitido passados apenas nove dias de mandato como ministro do Comércio. Thévenoud não tinha entregue a declaração de impostos durante três anos seguidos antes de ser ministro – o facto de ter regularizado entretanto a situação não serviu para travar a tempestade mediática e a saída do Governo.

    Em Portugal, um dos casos mais notórios foi o da demissão em 1997 do então ministro da Defesa do Governo socialista de António Guterres, António Vitorino. Como no caso que hoje afecta Passos Coelho, foi o jornalista José António Cerejo, no Público, a fazer as perguntas sobre o pagamento em falta de um imposto sobre a compra de uma casa (a antiga Sisa) – uma falha cometida antes de estar no cargo. Vitorino saiu de imediato, antes do apuramento sobre o caso (que viria a indicar que não houvera falha).

    No caso actual, que envolve o primeiro-ministro, nem na maioria, nem nos restantes partidos – com excepção do Bloco de Esquerda – se falou na hipótese da demissão

    .http://economico.sapo.pt/noticias/a-ministra-que-se-demitiu-na-suecia-por-nao-ter-pago-a-taxa-da-tv_213116.html

    Gostar

    • 4 Março, 2015 15:01

      1- Não estamos na Suécia

      2- Ele não era ministro

      3- Ter feito o que qualquer tuga a trabalho precário faz é ser igual aos que governa. Fazer mais que qualquer tuga faz por ter sido eleito é uso do cargo para benefício próprio e deve ser demitido.

      Gostar

  22. Portela Menos 1 permalink
    4 Março, 2015 21:36

    “O que chateia neste zelo do Partido Socialista é que este é o mesmo partido que tem um muito recente líder e ex-primeiro-ministro preso por suspeitas de corrupção, sem que, ao que se saiba, tenha tomado qualquer diligência para apurar se esse seu antigo governante cometeu ou não os actos pelos quais se encontra detido.”
    .
    Eu percebo a preocupação de Rui.A. Temos que convir que as situações não são comparáveis. Sócrates está detido, existe uma investigação, um MP, um defensor e um juiz e as perguntas podem e devem ser todas feitas nesse âmbito.
    Quanto à relação conflituosa de Passos com as entidades fiscais e SSocial é mais do campo … eleitoral e político. As eleições estão aí e o PSD não vai deixar o PS em paz, seja por causa do Sócrates seja por aquilo que Costa não diz!
    Estou em crer crer que se o deputado do CDS não tem colocado o vídeo das “chinesices” de A.Costa na rua, se os novos Abrantes, incluindo o Blasfémias e o novel Observador, não tivessem disparado ao largo do Rato e não tivessem feito o foguetório que se conhece, ainda hoje estávamos a discutir Syriza, isenção de taxas do benfica e a derrota do sporting e o alentejo do Bolota 🙂 .
    Temos, no entanto, que reconhecer a lata de Passos: um santinho a impor sacrifícios, a penhorar salários e pensões por dívidas de dezenas de euros e mesmo cêntimos … mas a ter uma relação conflituosa com obrigações que só exige aos outros. Convenhamos que Passos se colocou a jeito.

    Gostar

Indigne-se aqui.