Quadratura da espiral
António Costa, ontem, em entrevista a Fátima Campos Ferreira, prometeu flexibilizar as metas do défice com justificação do país estar em período recessivo, o que, segundo o próprio, se combate através de investimento público que estimula a economia e o emprego. António Costa aproveitou também a entrevista para criticar o aumento da dívida pública ocorrido durante a actual governação.
Este aparente paradoxo – o de, por um lado, demonstrar desconhecer o significado de “défice” e, por outro lado, presumir que os eleitores são igualmente pacóvios – é capaz de dar frutos. Em primeiro, porque coloca o candidato a primeiro-ministro no mesmo plano do comum eleitor: iliterato, pouco instruído para compreender o que o rodeia e pressagiar consequências indirectas dos actos; em segundo, porque permite o regresso do discurso socrático, até agora devidamente arrumado – primeiro na RTP, depois no Estabelecimento Prisional de Évora – através da reciclagem dos guionistas que dotaram Sócrates (e que agora dotam Costa) de retórica baseada em arrogância e que se percepciona, desde que suficientemente estúpido, como uma postura de determinação.
Mais cedo ou mais tarde, Costa terá que apresentar uma ideia governativa sob risco de, não o fazendo, acabar mesmo por ganhar inadvertidamente as eleições.

Está tudo programado. Os jornas não vão permitir que em Setembro/Outubro haja outro vencedor que este palhaço encardido, com a insuportável tralha pendura do peiésse.
GostarGostar
não é difícil. Com 1 milhao de funcionários públicos que viram o seu rendimento liquido baixar nos últimos anos o PS tem a eleição garantida. A dúvida é por quantos…
GostarGostar
1 milhão de penduras aí, mais uns quantos pendurados nestes, mais… E já está- Os “cortes” deveriam ter sido de 50%. Não produzem nada de jeito, não têm que cobrar.
GostarGostar
Os professores são atiçados para votar à Esquerda, e sempre têm alguma influência no voto de algumas almas, especialmente nos mais jovens.
Há os médicos, classe fechada que nas últimas décadas ganhou fortunas com o status quo. Estão devidamente doutrinados em nome da defesa deste SNS. Há excepções, leia-se a mais recente entrevista do Dr. Gentil Martins.
Os reformados da FP não perdoam a Passos as tentativas de cortar nas Reformas.
Há os jornaleiros, maioritariamente de Esquerda.
Mas Passos não soube conquistar o privado. Perseguiu com taxas, regulamentações, impostos, caça à multa. E esse erro poderá custar-lhe a vitória.
Nenhum partido em Portugal representa os interesses dos empresários e empregados do sector privado, ou dos trabalhadores independentes.
GostarGostar
“Espero que os corinthianos compareçam para naufragar nas urnas o meu nome.”
(Vicente Mateus)
GostarGostar
Há uma data de gente importante neste país com problemas de Lógica ou pior:
Estão a favor do Défice mas contra a Dívida.
Estão a favor do Crescimento mas contra o Consumo.
É fantástico como se pode pensar uma coisa e o seu contrário sem ser questionado pelo jornalismo esquerdista.
GostarGostar
Já estou a sentir a falta da próxima atoarda.
Com o costa a naufragar, os xuxas vão remeter-se ao silêncio.
Na aventalada os juízes profanos são uma apoquentação
Os reaquícios do berloque as tiradas teatrais estão a ser preparadas.
Os próximos biltres já estão arrigimentados para fazer estrondar as galerias.
O geróimo é diferente. Ele prepara o trabalho de casa.
O tempo frio não ajuda. As manifs já cansam e fazem sorrir a malandragem.
À falta de chechenos, vai ser preciso algo mais. Inesperado.
Vai ser preciso matar dois coelhos numa cajadada, o que lá está e o que ir para lá.
Como diz ele com a sua voz rouca: “É preciso uma NOVA política!”.
Para o nosso povo, claro está, o povo dele.
Ai se o putin desse uma ajudinha, nem que fosse em dólares!
A ajudinha vai toda para o syrisa e para a frente nacional.
Já o sulov desligou o telefone ao álvaro naquele momento crítico, no 24 de Novembro!
Não se pode confiar em ninguém.
GostarGostar
Corrijo, arregimentados
GostarGostar
“O secretário-geral do PS, António Costa, dá como encerrado o caso das dívidas de Pedro Passos Coelho à Segurança Social, a não ser que surjam mais pormenores da situação”. Convém contudo lembrar ao Sr. Dr. Costa que existem outra situações não esclarecidas, a que também ainda se podem vir a juntar outros pormenores.
GostarGostar
Primeiro pormenor:
“Segurança Social: documento sobre dívida de Passos é “forjado”
Instituto da Segurança Social garante que Passos Coelho pagou o que devia e vai investigar internamente falsificação do documento”
Mas por que raio de razão é que havendo um documento forjado sobre o caso do PM a oposição não berra? É estranho, não é?
GostarGostar
Telhados de vidro com Ferro ás Costas.
GostarGostar
Toda a vida política e social do país está impregnada de estatismo, de marxismo, de coletivismo de keynesianismo, e sobretudo de gramscismo. O povo está dominado, anestesiado, inerme. Não há pensamento livre e muito menos acção. Portugal está politicamente perdido. Não há nada a fazer.
GostarGostar
António Gramsci explicaria a situação atual como uma crise orgânica. Uma crise do estado e da sua classe dirigente. Verifica-se quando nos partidos tradicionais( PS;PSD e PP) há uma grande falta de credibilidade e autoridade moral.
GostarGostar
A credibilidade politica em Portugal está toda no PêCêPê e no BêÉ. Os portugueses que passam a vida a dizer mal dos politicos que temos não devem ter espelhos em casa; os politicos são portugueses como os outros e comportam-se como os outros portugueses se comportariam se fossem politicos.
GostarGostar
Daí que quem devia governar era a igreja.
GostarGostar
Não diria tanto. Mas há quem exija no governo e na politica em geral os que estão nos nichos das igrejas. O problema é que os antiquários já roubaram os mais valiosos. Olhando à volta, se calhar o melhor é mandar fazer os politicos de encomenda nas Caldas, assim todos perfeitinhos e para os diferenciar, pintava-lhes as cabeças com as respectivas cores partidárias.
GostarGostar
Período recessivo? Estão a gozar com o pagode?
Há anos que os centros comerciais do Porto não tinham tanta gente como têm tido nos últimos fins-de-semana. E há muito, muito mais trânsito na Circunvalação, na VCI, nas ruas da cidade, a diferença com o tráfego de há 3 ou 4 anos é brutal.
Portugal cresceu em 2014 e não houve por cá nenhuma espiral recessiva. Os sectores tradicionais como a agricultura, o calçado ou os têxteis muito lentamente estão a fazer o seu caminho, e está a ocorrer uma modernização que deveria ter ocorrido nas décadas de 70 e 80. O turismo, depois de alguns anos de estagnação, está também a subir.
Falta o Estado fazer a sua parte e Reformar para descer a despesa e colocar o esforço fiscal dos portugueses dentro da média da UE! E isso é incompatível com qualquer flexibilização do défice! Este tem de acabar, para sairmos desta situação limite e perigosa.
Este Costa é uma demagogo perigoso como o seu antecessor.
GostarGostar
Esta Esquerda lunática e mentirosa fala como se o país fosse o Ruanda.
Os portugueses vivem muito melhor que há 20 anos e não percebem que estamos ainda num período de transição tardio de uma sociedade rural para uma sociedade pós-industrial, sem termos tido uma verdadeira revolução industrial!
Há 20 anos ainda conheci aldeias sem electricidade, esgotos, água canalizada, onde o povo comia o que produzia e ainda faziam a sua própria roupa. A roupa era lavada na ribeira, o pão feito no forno comunitário. Se tinham casa-de-banho era porque muitos haviam emigrado e tinham trazido poupanças! Havia aldeias isoladas quando chovia muito, pois as ribeiras e os ribeiros não tinham ponte. Foram os fundos comunitários que ajudaram a acabar com este atraso.
E no litoral muitas famílias pobres vivem hoje em habitação social quando há 20 ou 30 anos viviam em barracas e casas caídas, sem condições de habitabilidade e sem higiene.
As classes médias na província, que agora consomem nos centros comerciais, compravam nas feiras as roupas baratuchas e os atoalhados das fábricas portuguesas.
GostarGostar
A comunicação social dá eco às mentiras do Costa e da matilha esquerdista sem questionar nem confrontar com dados, com factos!
Que miséria!
GostarGostar
A RTP, não tarda, prestará descaradamente serviço ao ACosta.
Ninguém ainda se apercebeu disso ? Pelo menos dois dos novos administradores já lá estão colocados e prontos para catapultarem o P”S”.
GostarGostar
VC: não é a igreja a governar, mas é um país profundamente católico: a Irlanda cresceu em 2014, 4,8%!
GostarGostar
Felizmente que temos um governo eficiente e eficaz que não dá hipóteses a Costa de brilhar: segundo o DN de hoje, “governo deverá aprovar plano para incentivar regresso de emigrantes” os tais 350000 que, foram mandados sair da “zona de conforto” pelo impoluto Passos Coelho. Riam-se das medidas do Costa e depois admirem-se de empatar com o PS com 25% de votos.
GostarGostar
Primeiro: não sairam 350.000 desde 2011 e muito menos essa quantidade “mandados” por PPCoelho — que, admito, foi infeliz ao usar aqueles termos.
Muitos começaram a sair desde finais de 2008 e sobretudo a partir de 2009.
Segundo: esse plano trará reduzida quantidade, por motivos diversos: a “zona de conforto” foi encontrada no estrangeiro; não há garantias de sucesso económico-financeiro a curto e médio prazos; o apoio estatal é diminuto; quem pretender regressar sabe que encontrará um mercado ainda (e até quando ?) com todos os defeitos que os fizeram emigrar; o país não está nada cativante; etc..
PPcoelho e o P”SD” não vencem as legislativas. PPC e o seu recente caso muito contribuiu para isso.
GostarGostar
O nosso grande problema, e possivelmente das democracias modernas, é que as pessoas que têm o poder, ou a ele aspiram, são apenas teóricos, políticos profissionais que nunca criaram um posto de trabalho e, pior ainda, nunca cumpriram qualquer horário numa linha de produção. São, na sua maioria, bem intencionados, mas carregam em si uma volumosa carga de ignorância. Como são, mais ou menos, todos iguais, venha o Diabo e escolha.
GostarGostar
JCTapadinhas,
Não é necessário criar postos de trabalho para se ser muito bom político com estratégia adequada para governar bem. Houve ocasionalmente muitos exemplos excelentes por exemplo na Europa e também por cá.
GostarGostar
calminha…
o costa e a escumalha “socialista” estão só a pôr-se a jeito…
bloco central, you know…
GostarGostar
António Gramsci explicaria a situação atual como uma crise orgânica.
Sim os seus seguidores no protetorado têm feito tudo por isso.
Agora é só esperar pela próxima atoarda.
Os polícias! Vêm aí os polícias! Eu não dizia.
Depois podem vir as mulheres da limpeza, os guarda-freios, os homens do lixo (estes por acaso até terão razão).
O lixo é tanto que cai tudo em cima deles.
Agora há a contra corrente. Foi difícil de aprovar, vejam quem se opôs tenazmente…
” O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros a criação da base de dados de condenados por pedofilia que será acessível às autoridades judiciais e policiais mas também às vítimas e pais de menores.
Esta base será um registo nacional de identificação criminal de condenados por crimes contra a autodeterminação sexual e a liberdade sexual de menores e “corresponde a objetivos de política de justiça e de prevenção criminal impostos pela Convenção de Lanzarote, que prevê a recolha e armazenamento de dados relativos à identidade e ao perfil genético de pessoas condenadas pelas infrações penais nela previstas”.
Quem exerça responsabilidades parentais de um menor até aos 16 anos” tem direito a aceder ao sistema informático. Os pais terão de se deslocar a uma esquadra e pedir informação sobre a identidade e residência do pedófilo. No entanto, na proposta de lei é pedido o sigilo a todos os cidadãos que possam ter acesso à base de dados”.
Embora a base de dados esteja incompleta, vai incomodar muita gente conhecida.
Há sempre o risco de se estar a proferir um lindo discurso para os necessitados e haver alguém que lhe descobre a careca, olha este está na base de dados!
GostarGostar
Há valores que o tempo não mata e, pelo contrário, consolida. É verdade que, algumas vezes, cidadãos voluntariosos, apenas teóricos, conseguem bons resultados depois das suas teorias serem passadas à prática. Contudo, não foi por acaso que, tanto Pedro Nunes, como Garcia de Orta, deixaram a frase “a prática (experiência) é a madre de todas as coisas”.
GostarGostar
Mais uma que caracteriza o ACosta: SÓ DEPOIS das reacções negativas à sua decisão em isentar o SLBenfica (1,8 milhões), mandou instaurar um inquérito na CML para avaliar “todos” os apoios dados pela autarquia a clubes desde…1974-75.
“Fantástico, maique !”
GostarGostar
No próximo governo vão levar com o Costa e como vice podem escolher do lote de vintage: Passos ou Portas.
GostarGostar
E como PR podem optar entre Vitalino Canas e Marcello. Este, com uma apresentadora de tv chamada Cristina na “qualidade” de conselheira de estado.
GostarGostar
O Costa escorrega a alta velocidade. Parece mesmo um TGV socialista. lol
“Pior do que isso: embora a sondagem da Aximagem tenha já sido realizada após as notícias das desventuras de Passos Coelho com a Segurança Social, a verdade é que António Costa dá um trambolhão no índice de popularidade superior ao do primeiro-ministro. Ou seja, tudo indica que elogiar os progressos do país num casino cheio de chineses tenha prejudicado mais Costa do que os atrasos de pagamento à Segurança Social prejudicaram Passos Coelho.”
in http://www.publico.pt/politica/noticia/o-que-se-passa-com-antonio-costa-1688873
O Costa já perdeu as eleições.
GostarGostar
O Costa é ainda muito pior que o Sócrates.
“Embora ainda não se conheça o programa que os socialistas vão levar a votos, o Diário Económico fez as contas às medidas já conhecidas que António Costa quer aplicar na próxima legislatura e apresenta o valor: 1.500 milhões de euros.”
in http://www.noticiasaominuto.com/politica/359953/medidas-ja-conhecidas-de-costa-podem-custar-1500-milhoes
Donde virá o dinheiro? Não sabe, não responde e nem tem vontade em fazer contas. De merceeiro. 🙂
GostarGostar
Ora ora, o que são 1.500 milhões para o governo do ACosta ? 1.500 milhões comparticipados por 130.000 militantes do P”S” para o país e os tugas se reerguerem e animarem…”deixe-me fazer as contas, ora,130.000 vezes ou a dividir, dá, é isso !”
GostarGostar
MJRB,
Está a contabilizar essa compaticipação em Euros ou em “dinheiro do PS”? 🙂
GostarGostar
vou votar no costa . diz q desce o iva da restauraçao , pra mim como ideia economica chega. ontem o costa ganhoj uns poucos , bastantes , votos…ganhou , pois. 😃
GostarGostar
Vai baixar o IVA na restauração mas a diferença vai ficar nos bolsos dos donos dos restaurantes. Os clientes continuam a pagar o mesmo. É preciso ser tótó para acreditar que os clientes dos restaurantes vão beneficiar com a medida. O Costa ainda mal abriu a boca e já se prepara para gastar 1500 milhões que tem de pedir emprestados. Vai ser uma festa e peras.
A sorte é que a troika não vai voltar. Agora são as “instituições”!
GostarGostar
Baixar o IVA na restauração não beneficia as empresas exportadoras.
Interessa mais ao país, nesta fase, favorecer as empresas que exportam.
GostarGostar
temos pena , mas a gente esta se borrifando pras empresas exportadoras . estamos ralados eh com as nossas e as do proximo ( de proximidade , pois assim num raio de trinta km ) 😜
GostarGostar
Com ps ou psd, a vida segue em frente. As férias já estão marcadas, o condomínio está pago até final do ano, o carro novo foi comprado em 2014, os miúdos na escola safam-se bem, o implante dentário a fazer em abril vai ser comparticipado em 80% pelo seguro de saúde. As prestações do empréstimo à habitação continuam a descer. A empresa onde trabalho voltou em 2014 aos lucros. No sábado lá estarei a encher a Catedral e a confraternizar com os amigos. A vida é assim.
GostarGostar
Veremos quando estoirar a próxima crise, já está a ser bem cozinhada nas bolsas.
A dívida portuguesa continua a ser uma das mais altas do mundo. Estamos na fronteira e bem perto da Grécia. Basta um deslize, um pequeno deslize…
GostarGostar
LTR, 16:55,
“Ora vamos lá a ver…Imprima-se moeda !”
“Tão a ouvir-me ? Imprima-se moeda !”
GostarGostar
Se falhar a impressão de dinheiro, penso que vai falhar, resta outra arma ao BCE: mandar dar dinheiro às pessoas para gastarem de acordo com o determinado.
GostarGostar
Homessa ! Então já escasseiam árvores para transformar em papel ?
GostarGostar
Isso é o sonho de qualquer socialista: dar dinheiro às pessoas. Desde que não seja o dele, é claro!
GostarGostar
…Também é verdade que em ano de legislativas surgem sempre árvores das patacas também nos jardins do Rato, mas esse “dinheiro do P’S'” não pode ser pressentido…
Porque assim, é… “‘tão a ouvir-me, porra !? Imprima-se moeda !”
GostarGostar
LTR,
aquela do Vicente Mateus que vc. hoje bisa, é memorável !
Esta, aconteceu-me: há anos, disse a um autarca que o “evento” X podia ser muito bom. O cavalheiro perguntou-me como é que eu sabia que nessa data estaria “vento”. Expliquei-lhe, “evento”, não “vento”. Resultado, o vereador propôs numa reunião de câmara a mudança da data porque nesse dia estaria “vento”.
GostarGostar
ACSilveira, 19:28,
Exacto ! E em ano de legislativas, quando o P”S” está no governo é um fartote ! — vinde a mim, não hesitem”.
GostarGostar
Isto está a pôr-se jeitosinho e intercalado até Outubro: segundo a Visão, Paulo Núncio, secretário de estado dos assuntos fiscais, “entregou bolsa VIP ao Fisco no auge do caso Tecnoforma”.
Quem é o senhor que se segue no P”S” ?
GostarGostar
Quando esclarece costa os recebimentos milionários não justificados quando estava em regime de exclusividade na câmara municipal?
GostarGostar
A desfaçatez deste tipo e o jeito dos jornalistas para se deixarem servir como agentes de tempo de antena é tal que chegou ao desplante de hoje dizer para as câmaras que o PR adiou as eleições, como se o tempo de uma legislatura não estivesse na lei. Ficámos também a saber que todos os portugueses querem as eleições agora. E ri-se, todo contentinho com as bacoradas.
GostarGostar
Que tal mostrar isto ao Costa?
https://dub111.mail.live.com/?tid=cmfVWeSg_J5BG-4QAhWtcu9A2&fid=flinbox
GostarGostar
.
Na mesma onda de controvérsias, contos, e conflitos emocionais:
.
.
= Why People Think They’ve Spoken to God
http://www.realclearscience.com/blog/2015/03/why_people_think_theyve_spoken_to_god.html
.
.
E se farta de contos mal contados e discursatas ficcionais a orquestra (eleitorado) escolhe abandonar o palco (urnas e voto) deixando-os a falar sozinhos como fizeram estes ?
.
=Entire Orchestra Walks Out On Muslim in Netherlands
http://safeshare.tv/w/cqjiYhtiXs
.
Não apreciaria; mas às vezes são as coisas da vida quando não vale a pena diferente.
.
GostarGostar