Dizem que é uma espécie de jornalismo
PÚBLICO revela na íntegra a carta que Passos dirigiu a Sócrates a 31 de Março de 2011 a exigir ao primeiro-ministro que pedisse apoio externo.
Lendo abaixo a referida carta só se pode concluir que o PÚBLICO é muito bem mandado.
Confidencial
Gabinete do presidente
Senhor primeiro ministro
Recebi hoje informação, da parte do senhor Governador do Banco de Portugal, de que o nosso sistema financeiro não se encontra, por si só, em condições de garantir o apoio necessário para que o Estado português assegure as suas responsabilidades externas em matéria de pagamentos durante os meses mais imediatos. Ainda esta manhã o senhor Presidente da Associação Portuguesa de Bancos transmitiu-me idêntica informação.
Estes factos não podem deixar de motivar a minha profunda preocupação.
Não desconheço que o Governo tem repetidamente afirmado que Portugal não necessitará de recorrer a qualquer mecanismo de ajuda externa e é certo que a competência pela gestão das responsabilidades financeiras do país cabe por inteiro ao Governo.
Não disponho de informação sobre as acções e diligências que o Executivo estará a desenvolver para assegurar o cumprimento dessas obrigações. Porém, é do conhecimento público a situação do mercado que a República vem defrontando, desde há vários meses a esta parte, bem como o facto de o sistema bancário se encontrar sem acesso ao mercado desde há mais de um ano.
Atenta a especial sensibilidade desta matéria e as gravíssimas consequências que decorriam para o nosso país de qualquer eventual risco de incumprimento, é essencial que o Governo garanta, com toda a segurança e atempadamente, adopção das medidas indispensáveis para evitar tal risco.
Nestas circunstâncias, entendo ser meu dever levar ao seu conhecimento que, se essa vier a ser a decisão do Governo, o Partido Social Democrata não deixará de apoiar o recurso aos mecanismos financeiros externos, nomeadamente em matéria de facilidade de crédito para apoio à balança de pagamentos.
Considerando a extrema relevância desta matéria, informo ainda que darei conhecimento desta carta confidencial ao senhor Presidente da República.
Com os cumprimentos,
[assinatura]
Pedro Passos Coelho
Lisboa, 31 de Março de 2011

Ninguém pede a demissão do diretor de informação do público ?
O PR não se pronuncia ? O segredo de estado não foi violado ?
O Gajo que escreveu aquilo e tio primo ou sobrinho de quem ? Tem aplicações em dívida GES ?
Inquérito parlamentar já !!!!!
GostarGostar
Qual segredo de Estado?
Duvido que o PS seja tão estúpido que quisesse esta carta publicada!
GostarGostar
Será que o Público esqueceu o que na altura disse Mário Soares? “Fui eu que obriguei Sócrates a chamar o FMI”?
GostarGostar
Pelo título percebe-se que Socrates acedia às exigencias de Passos Coelho que, afinal, era o poder sombra da governaçao socialista.
Pelo conteúdo percebe-se uma postura de Estado de viabilização da actos necessários à salvação da Pátria.
Criticar este apoio revela a forma de pensar socialista, explica porque em 4 anos nunca apoiaram uma única das medidas – por eles negociadas e assumidas – e elucida quanto ao nível de confiança que esta gentalha merece.
GostarGostar
a cagada diária da esquerda caviar
GostarGostar
Mas levam a água ao moinho deles.
GostarGostar
A verdade a que temos direito obriga a ler ao contrário do que o publico (exposição publica da mais contaminada e poluente latrina) pretende ao querer fazer de nós tolos. Revelação do bom senso do actual 1º ministro que não chamou mas também não obstaculizou a vinda da troika em nome dos superiores interesses do País. Pode concluir-se que que o bicho Sócrates sempre perigoso nunca poderia ser deixado totalmente á solta, e só com o auxilio de muletas de emergência se podiam atenuar alguns danos.
GostarGostar
Os jornalistas (?) do Público deviam seguir o exemplo da historiadora Fátima Bonifácio que no mesmo jornal declara o seu voto a Passos Coelho. Aliás, todos os senhores jornalistas, comentadores e quejandos o deveriam fazer. Seria mais honesto que quem os lê e ouve soubessem porque o escreviam e diziam. Assim vão aldrabando a populaça, tentado inutilmente passar a ideia de independentes e imparciais. É mentira, como muito bem escreveu na semana passada o Eduardo Cintra Torres a propósito das noticias do grupo SIC/VISÃO/EXPRESSO.
GostarGostar
A carta não exige nada — apenas diz que o PSD apoiará uma eventual decisão naquele sentido. O pior de tudo é que quem escreveu a cara é um asno: onde se lê decorriam deveria ler-se decorreriam e a própria frase é um trambolho. Pelo menos ainda está escrito com ortografia normal e não na grafia suburbana que agora todos os imbecis usam e que estes analfabetos de M aprovaram.
GostarGostar
Cartas confidencias, que as não tem?
E segredos de justiça, também…
Conta ao tio, que o tio não conta a ninguém.
GostarGostar
Prada 420, torna a atacar – e quilha 2?
GostarGostar
A carta existiu ou não? Se existiu qual é a censura?
GostarGostar
Hoje, a notícia que inquieta não é a carta, mas sim o adiamento de uma solução final para o Novo Banco.
Que pena o PR não poder alterar a data das legislativas para que a venda fosse efectuada antes…Para saber por quanto, a quem e que eficácia do BdP, entidade que pagou balúrdios s consultores.
Previ há semanas no Blas que até 04 de Outubro vão surgir casos incómodos para a Coligação…
GostarGostar
Você continua sem emenda com a presunção que sabe coisas muito secretas.
Também sabia e previa a queda de Luís Filipe Vieira, porque havia coisas incríveis que só você sabia.
Esse seu problema tem cura.
GostarGostar
Tenha juízo, reganhe memória se conseguir e vire a bússula.
GostarGostar
Que risota.
Bem outra coisa não era de esperar de um fulano tipo azeiteiro de café.
Tomem atenção rapazes, este fulano sabe coisas só ao nível de um Marques Mendes (querem ver que é ele mesmo disfarçado) e cada vez que aparecer uma notícia ele confirma que já a sabia.
É um pobre desgraçado.
Coitado.
GostarGostar
No acidente da segunda circular de ontem não encontraram nada nospneus espalhados..E o camião despistada,afinal, não era roubado
GostarGostar
Por acaso no original está “decorreriam” portanto retiro o que disse. Helena, dê uma belinha ou um piparote no copista sff.
GostarGostar
Há dois grandes mistérios que preocupam a humanidade.
Onde está o Santo Graal e porque é que Belmiro continua a espatifar dinheiro neste jornal.
GostarGostar
17:29
deves ter uma vidinha muito patetinha e entediante, pá !
GostarGostar
O que é isso 17:29, é algum salmo.
E conhecemos dalguma taberna para me tratar por tu.
Toca a lavar essa boca que a cachimónia não há lixivia que chegue.
Bye.
GostarGostar
Ao revelar esta carta, o PS de António Costa, para além de ter provado que não respeita nada nem ninguém, conseguiu provar o grande sentido de Estado de Passos Coelho!
Continuem assim que vão bem…
GostarGostar
18:51,
Não tenho mais pérolas para atirar, pá !
Bye
GostarGostar
Melhor do que isto só as escutas do monhé Fernandes 🙂
GostarGostar