Saltar para o conteúdo

«Não diga ‘generalidades’! Dê as ‘provas’!»

27 Janeiro, 2008
by

Os defensores-das-coisas-como-elas-estão atacam em uníssono Marinho Pinto. Dizem que alguém com “responsabilidade” não pode denunciar sem “provas”. E que atitudes assim só beneficiam os eventuais corruptos, já que originam uma desacreditação do amplo e viçoso combate à corrupção que as nossas autoridades criminais devem estar a desenvolver algures, não se sabe bem onde.

Talvez convenha lembrar que já houve quem denunciasse publicamente algumas lógicas de corrupção totalmente impunes entre nós, designadamente os conluios entre o financiamento partidário e os interesses urbanísticos – falo de Paulo Morais, antigo Vice-Presidente da Câmara do Porto. Na altura, os mesmos de sempre clamaram por “factos concretos” e “provas”: ele forneceu-os. Publicou as suas denúncias em livro. Reuniu documentos probatórios acerca do que dizia e levou-os às autoridades com competência de investigação criminal. Foi várias vezes chamado e prestou declarações. Tudo isto aconteceu há cerca de 2 anos e meio. Mas nada se sabe dessa investigação, do seu andamento, das suas conclusões. Várias vezes, a comunicação social tem chamado a atenção para o caso. Em vão. Entretanto, as tais práticas de financiamento de políticos e partidos, pelo que se ouve dizer em toda a parte, continuam de excelente saúde.

Não me custa nada a acreditar que aqueles que tanto bradam pelas “provas” sejam os mesmos que, quando estas são apresentadas, tudo fazem para as desconsiderar – na praça pública ou nos gabinetes das autoridades de investigação.

76 comentários leave one →
  1. Carlos Sousa's avatar
    27 Janeiro, 2008 19:14

    Muito bem, CAA !
    Gostei de o ver ontem na TV a defender esta mesma posição.
    Apesar das verdades de Marinho Pinto, a coisa acabará como a iniciativa de Cravinho sobre a Corrupção, já que o lobby a vencer é ENORME quase do tamanho do Estado.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    27 Janeiro, 2008 19:16

    Desde Belém ao Rato. Desde a São Caetano ao Caldas, passando pela Rua da Escola Politécnica, todos dizem que “o sistema de justiça funciona”!

    Pois então. Só que os “Gordos” do Regime começam a lutar entre si.

    Seria importante que o Senho PGR, através da competentíssima Dr.a Candia começasse por dizer aos portugueses quais foram os resultados da tão propalada “Operação Furação”.

    Gostar

  3. CAA's avatar
    CAA permalink
    27 Janeiro, 2008 19:40

    Muito obrigado, Caro Carlos Sousa.

    Gostar

  4. CAA's avatar
    CAA permalink
    27 Janeiro, 2008 19:42

    J,

    Gordo?! Eu tenho uns honestos 110kg mas não sou deste ‘regime’ (a própria palavra dá-me fome de justiça e do resto) e juro que o sistema de Justiça não funciona.

    Gostar

  5. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 19:51

    O CAAA, de tempos a tempos promove o ex vereador e seu amigo da CMP,- acho bem que o faça e que se mostre solidario quando o RRio não lhe renovou a confiança para um novo mandato – eu

    Gostar

  6. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 20:09

    …que não o conheço, so veio a saber-se das tais pressões, quando ,ao não não pertencer á lista e vai daí , boca no trombone .

    É verdade, quanto mais protagonismo se dá á Justiça, lembremos que há sindicatos para tudo, cada qual, defende a sua quinta… é sinal que nada funciona – veja-se o caso da adopção da criança ao cuidado da familia do Sargento, com a ultima decisão do Supremo a ser para muitos um absurdo, com toda a CS em paragonas a dar conhecimento da “justiça” quando devia ser um acto normal e sem polemicas.

    Não seria normal, o ex ministro Paulo Portas, justificar perante a Assembleia da Republica, os milhares de fotocopias do Ministerio da Defesa, os seus fins e propositos?..acho que sim .

    Estamos a falar de que? do assedio do Pr de Camara de Tavira? — há tempos foi o de Tomar e fora aqueles casos que não se sabe, que por vergonha ,as vitimas não tornam publico – a namorada, ao que dizem, não era funcionaria da Camara de Gaia – é com estas miudezas que se vai entupir os tribunais? – quado mais simples é apelar ao não cumprimento dsa leis ao que dizem democraticas – estamos a falar de que? – ninguem ponha o “rabo” de fora a incompetencia é generalizada – é aqui que muita gente se governa, desgovernando o bem publico

    Gostar

  7. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 20:22

    O Museu dos Coches, ao que dizem, vai saír do Palacio Cor de Rosa, assim como saíu o galinheiro da residencia do 1º Ministro, na Borges Carneiro, para dar lugar a uma piscina para a banhoca da pequenada que então lá habitava – eu tomei banho na piscina do Jardim de Salazar que era nas traseiras da Residencia, mas na verdadeira, na “olimpica”, so para os eleitos.

    Ora, como esta na moda, os Healt Clube, receio, é só receio, que façam do local aonde esta o Museu dos Coches, um ginasio de manutenção para a familia de Sua Excelencia e amigos convidados… Só estou imaginando…

    Gostar

  8. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 20:34

    Governo reitera conclusão dentro de “mês e meio”

    Carlos Borrego diz que avaliação ambiental sobre novo aeroporto pode demorar entre “seis a doze meses”
    18.01.2008 – 12h31
    lusa

    Assim se vê como foram desperdiçados os 10 anos do então 1º Ministro, tão adorado por gente como o Cunha Vaz, com dinheiro a rodos para todos os gostos – com um governo a serio, com gente ambiciosa e com ideias.. hoje não estavamos a falar do aeroporto, estavamo noutra guerra qualquer, não do subdesenvolvimento que o País padece.

    aqueles que chamavam a Sines, um elelefante branco, fram os tais qua andaram a fazer curvas de desenvolvimento manobrando em seu proveito como grandes ideologos – foi preciso um engenheiro dos bonecos da bola,… vêr que ali esta o futuro..doi não doi?

    Isso, entreguem o País aos ideologos das curvas e rectas..andam com uma fominha, quando se sentarem no refeitorio… rapam os tachos todos, ate parece que os estou a vêr..

    Gostar

  9. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 20:40

    O Senhor Borrego é este , lembram-se

    http://www.youtube.com/watch?v=RURgkG2vwRE

    Gostar

  10. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 20:50

    Ferreira Leite, na sua catedra economia, diz…ainda não é tempo de baixar os impostos..talvez o IVA, diz a craque

    Baixar o IVA, no pressuposto que beneficia o comsumidor é um erro de palmatoria, é mesmo ,para chumbar qualquer aluno do ISE.

    Meneses, que é medico, de matematica, so as formulas de fisica ou quimica, debaixo da sua euforia, como quem dá uma injecção num rabiosque sem celulite..disse logo – Comigo, como 1º ministro… os impostos é coisa do passado, ate digo mais, faço um decreto lei , não só proibo os impostos, como tambem faço nascer um imposto a quem pagar impostos de livre vontade

    Meus caros, Champanhe da Bairrada ja temos, só falta o leitão

    Gostar

  11. Doe, J's avatar
    Doe, J permalink
    27 Janeiro, 2008 20:52

    http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=275390&idselect=21&idCanal=21&p=200

    “Insistindo que os “ataques políticos” que os outros partidos têm feito à ASAE são “inqualificáveis”, nomeadamente a comparação daquele organismo à PIDE, José Sócrates sublinhou que a missão daquele organismo do Estado é “fazer cumprir a lei”.”

    Alguém poderia esclarecer o nosso 1º bacharel de sanitários que a missão da PIDE também era a de fazer cumprir a lei? Pode ser por fax e em inglês técnico desde que acompanhado por um “double proud” desenho … 🙂

    Gostar

  12. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 21:04

    Cunha Vaz, posso dizer, é um Mago, o que lhe falta em altura, sobra-lhe em inteligencia, ao lider, alem de ter que aprender dança de salão tera que estar á altura de outras danças..é tudo ao pormenor agora que esta confirmado a liga das mulheres sociais democratas, para as bonitas, as feias, vão fazer a mudança dos coches para o Centro Cultural de Belem..ate lá vejam o que podemos vir a vêr

    http://www.youtube.com/watch?v=qUQQV7gXYjg

    Gostar

  13. All-facinha's avatar
    All-facinha permalink
    27 Janeiro, 2008 21:07

    Corrupção em Portugal?!
    Nunca tal ouvi dizer, jamais em tempo algum!
    Não quererá dizer Suazilândia, Gabão, Zimbabué,…?
    .

    Gostar

  14. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 21:14

    2 jovens sociais democratas dançando para uma plateia na São Caetano … afinal encontrou uma forma de se rentabilizar, já não vai ser vendida…e eu estou rendido

    Gostar

  15. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 21:19

    Fez 4 anos e doeu-me muito.

    http://www.youtube.com/watch?v=WZhRNMX7sOU

    Gostar

  16. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 21:22

    toda a gente se lembra desta democracia, bem pior que a do estado novo

    Gostar

  17. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 21:33

    Ja vi o futebol que tinha a vêr..hoje é dia de dar um pezinho de dança – vou-me inscrever nas aulas de dança na São Caetano,

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    AntiSpam permalink
    27 Janeiro, 2008 21:39

    O programa mal amanhado fabricador de SPAM está cada vez mais activo, sempre que a verdade não interessa ao sabujos do governo.
    Depois vão lá dizer ao Blogger que o Blasfémias não tem SPAM.
    Tem SPAM e as vítimas são os leitores dos comentários.
    Não têm aí um anti-robot que anule este robot?

    Gostar

  19. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 21:42

    Quem teve uma juventude de inteira liberdade, sem estar fechado com grades e alarmes como hoje a maioria das pessoas vivem..faz bem lembrar o que era os megas concertos sem correr perigo de vida.

    http://br.youtube.com/watch?v=q5gDG_vSvko

    Gostar

  20. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 21:49

    É sempre um prazer, um gosto, um momento de sossego e de higiene mental, afasta a tralha

    http://br.youtube.com/watch?v=vnRqYMTpXHc

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    27 Janeiro, 2008 21:54

    O Cunha Vaz não foi “communication manager” do Padrasto da Pátria, que tem uma Fundação em São Bento?

    Gostar

  22. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 21:59

    Mais um spam – que os apreciadores vão gostar da qualidade do arranjo musical..lindo

    http://br.youtube.com/watch?v=VJdsCm2PV80

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    27 Janeiro, 2008 22:12

    Bom texto CAA, mas também se pode ser objectivo, o estado português já tem várias condenações internacionais pela forma como processos decorreram na nossa justiça.
    Já aqui escrevi uma vez que o julgamento de Nuremberga foi eventualmente mais célere do que o julgamento Casa Pia será.
    Existe a velha máxima do príncipe de Salina (Lampedusa) é preciso de que algo mude para que tudo fique na mesma, mas que entre nós foi actualizada para uma foram mais passiva é preciso que o tempo passe para que tudo permaneça igual e os poucos casos que constituiram processos prescrevam.
    Que é feito do jornalismo de investigação?

    Gostar

  24. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 22:16

    Façam o favor de apreciar

    Gostar

  25. Helder's avatar
    27 Janeiro, 2008 22:20

    “Gostei de o ver ontem na TV a defender esta mesma posição.”

    Carlos,

    continua a participar em algum programa de debate na TV? Se sim qual em que horário?

    Obrigado e um abraço

    Gostar

  26. Saloio's avatar
    Saloio permalink
    27 Janeiro, 2008 22:26

    Estimado CAA: muito bem!

    O Dr. Marinho Pinto sabe bem o que está a dizer e nós todos, também.

    Todos conhecemos casos e exemplos dos reparos feitos pelo sr. Bastonário, muito para além do caso exemplar do Engº Ferreira do Amaral e da empresa Lusoponte – este é, aliás, um case study.

    Convém não deixar cair no esquecimento, a actividade do escritório do Sr. Dr. Vitorino, do Dr. Júdice, etc., etc..

    Digo eu…

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    27 Janeiro, 2008 22:32

    Ora, o Dr. da “Quinta das Lágrimas” que quer sempre ser “ouvido” pelo Estado acerca da “consultadoria jurídica” e que agora até percebe de zonas ribeirinhas!

    Gostar

  28. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 22:39

    Encosta-te a mim, diz o Jorge Palma para o Jesualdo

    http://br.youtube.com/watch?v=Tu9HPz__3ys

    Gostar

  29. Paulo Lopes's avatar
    Paulo Lopes permalink
    27 Janeiro, 2008 22:43

    Caro CAA,

    Mande-me o Ouriço, Morto ou Vivo, sff.
    Tenho um amigo que sabe fazer um belo dum petisco com tal iguaria.

    Abraço,
    Paulo Lopes

    Gostar

  30. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 22:52

    No Porto não há corrupção? não, aindda bem, fico feliz por isso – o Mar da Palha é caso de Mouros.

    Nunca, mas nunca, se apurou, os arranjos directos para finalização das Auto Estradas..os aumentos para satisfazer o ego do então 1º ministro tinha dado para fazer um novo aeroporto…mas, as constroturas, Somague e companhia não deslargavam a porta…o País devia conhecer o que foi o assalto ao tesouro, não com o Henrique Mendes, ams outros Henrriques – escondem o que?

    E com esta me vou, a minha oração, vou ouvi-la 3 vzes

    http://br.youtube.com/watch?v=7IJVDQVGuTo

    Gostar

  31. ouriço caixeiro's avatar
    27 Janeiro, 2008 23:07

    Caso Bragaparques
    PSD e Carmona contra nulidade do negócio
    Sem surpresa, a Câmara de Lisboa inverteu na noite de sexta-feira (após o fecho da edição em papel do Expresso) a sua posição no processo. PSD e Carmona estão contra. O caso segue agora nos tribunais.
    Paulo Paixão

    Quem não deve não teme

    Não era uma Camara na Praça do pelourinho era a choldra das Monicas

    Ao menos uma vez

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    27 Janeiro, 2008 23:25

    Será que o Bastonário disse alguma coisa que não fosse do conhecimento de toda a gente? Corrijo: o editor da música pimba faz que não sabe e assobia para o lado.

    Por muito menos, começou o processo Apito Dourado. Alguém deixou à porta de casa do Regenerador do Futebol Português um dossier anónimo, qual criancinha abandonada.

    Ainda ontem o “Sol” titulava na 1ª página mais uma negociata. 250 milhões.

    Para se apurar a verdade é muito fácil. Como se diz nos EUA: Follow the money. Assim haja vontade.

    Agora a PGR vai abrir uma investigação, para manter as aparências e daqui por 2 anos já ninguém se lembra e fica tudo na mesma.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    francisco permalink
    27 Janeiro, 2008 23:37

    pois, ele há por ai escritórios de advogados muito famosos e bem falantes que se não fossem os “negócios” com o estado não faziam nenhum

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    mmm permalink
    28 Janeiro, 2008 00:10

    Isto só lá vai com outro 25 de Abril….

    Vai ser necessário enforcar alguns na praça pública …
    haja tomates….

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    mmm permalink
    28 Janeiro, 2008 00:13

    O campo pequeno deve ser mesmo pequeno…

    Para meter tantos colarinhos brancos.

    O Pida é uma santo comparado com esta cambada…que rouba o Pais todos os dias..

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    mmm permalink
    28 Janeiro, 2008 00:24

    Já agora, o problema do iva sobre o imposto automóvel já foi esquecido?????

    o PROBLEMA DA UGT COM OS FUNDOS DA CEE JÁ FOI ESQUECIDO…

    AS NEGOCIATAS DO VALENTIM TAMBÉM E DO NARCISO ?
    E DA LUSOPONTE, E DO MOTA E COMPANHIA?

    nÃO HÁ PAPLEL QUE CHEGUE OU MELHOR MGBYTES..

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    mmm permalink
    28 Janeiro, 2008 00:32

    e QUE TAL CRIAR UMA ASAE PARA ESTES CASOS ?

    ISSO SIM agora para atacar o homen da tasca que limpa a mesa com ranho no nariz até eu combato..

    Gostava de ver uma super ASAe a fechar o BCP por limpeza a mais( nos cofres).

    Uma super Asae a investigar as contas das autarquias e dos partidos..isso sim o PAIS Agradecia..

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    28 Janeiro, 2008 00:39

    Se a Justiça não funciona bem, se os órgãos reguladores não funcionam bem, penso que a sociedade civil deve promover uma grande, grande, manifestação apartidária contra a corrupção e os interesses lesivos do estado e dos cidadãos.
    O estado deve servir os cidadãos, o seu poder resulta da delegação de poder por parte destes para a execução das funções que lhe são atribuídas, perante esta premissa chegou o momento dos Portugueses pedirem o livro de reclamações …

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    mmm permalink
    28 Janeiro, 2008 00:55

    apoiado eu estou lá

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    mmm permalink
    28 Janeiro, 2008 00:58

    apelo aqui ao desenvolvimento da ideia do Tolstoi..

    Gostar

  41. Paulo Lopes's avatar
    Paulo Lopes permalink
    28 Janeiro, 2008 01:27

    Eu ofereço-me para puxar o cadafalso.
    Não quero pagamentos nem honras, faço isso de graça. Vejo-o como um alto serviço prestado à Nação.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    estroncio permalink
    28 Janeiro, 2008 10:14

    Uma manifestaçao contra a corrupçao onde nao entram corruptos. Nao podia entrar na manif politicos ( sao suspeitos), nem funcionários publicos ou outros trabalhadores do estado ( pois dizem que sao suspeitos também), nem podiam entrar … etc etc..

    Gostar

  43. Rita's avatar
    Rita permalink
    28 Janeiro, 2008 11:02

    O que tem mais graça nesta história é o ar preocupado do Dr. Júdice, dizendo que Marinho Pinto vai destruir a Ordem dos Advogados.

    O Dr. Júdice é aquele senhor que saiu do PSD numa semana, aceitou ser mandatário do António Costa do PS nas eleições para a Câmara Municipal de Lisboa na semana a seguir e aceitou simultaneamente um belíssimo cargo de Administrador da empresa que vai gerir a frente ribeirinha em Lisboa.

    O Dr. Júdice é também aquele senhor que depois de ter dito que a sua sociedade de advogados devia ser contratada pelo Estado porque tinha 300 familias para sustentar, arrastou a Ordem dos Advogados pela lama, numa luta mediática insana, acabando por declarar – ao ser punido por deliberação do Conselho Superior da Ordem dos Advogados, onde se sentam alguns dos seus pares mais ilustres – que nunca mais voltava a por os pés na Ordem.

    Isto dito, não deixa de ser curiosa a sua preocupação com o futuro da Ordem dos Advogados, agora que Marinho Pinto põe em causa as relações do Estado com muita gente, incluindo as grandes sociedades de advogados, não acham?

    Gostar

  44. C. Medina Ribeiro's avatar
    28 Janeiro, 2008 11:12

    Tudo isto tem “sabor a ranço” (é mais fino dize “déjà vu”…), e ainda recentemente assistimos à rábula de Fernando Ruas a defender os autarcas acusados injustamente.

    O palavreado, capaz de convencer a senhora que vem aqui ao prédio despejar os caixotes (não desfazendo nela…) é tão simplista que até dói:

    «Se denuncias, é porque sabes; se sabes, tens de concretizar e provar; se não concretizas nem provas, estás a ofender todos; se ofendes todos, afinal o malandro és tu!»

    Por essa lógica, se eu escrever, sem identificar os “artistas”, que há carteiristas no Metro, tenho de estar preparado para ouvir “uns tantos utentes” a proclamar que, se não concretizar e provar, estou a chamar gatunos a todos os passageiros.

    Seja. Mas eu, se fosse à polícia, começava logo por dar atenção – precisamente… – a esses tais “utentes” mais preocupados!
    .

    Gostar

  45. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    28 Janeiro, 2008 11:58

    Vamos colocar as coisas no sítio!

    Marinho diz,como exemplo, que uma pessoa que foi ministro e que é agora administrador de uma empresa fez com ela um contato miserável para o Estado.

    O Pgr só tem que investigar se :

    1-É verdade que há uma pessoa nessas condições?

    2- É verdade que o contrato favorece a empresa privada?

    3- Há ou não há enriquecimento sem justa causa?Há ou não há prejuízo para o Estado?

    É só isto! O Marinho não tem que provar nada!Quem tem que provar é o PGR!

    Se é ou não verdade!

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    estroncio permalink
    28 Janeiro, 2008 12:40

    Tenho a leve impressao que o interesse esmoreceu quando se percebeu que se falava era da lusoponte e dos sobreiros e de mai laguns casos que todos já ouviram falar. Nao havia novidades.

    Gostar

  47. CAA's avatar
    CAA permalink
    28 Janeiro, 2008 12:50

    «Tenho a leve impressao que o interesse esmoreceu quando se percebeu que se falava era da lusoponte e dos sobreiros e de mai laguns casos que todos já ouviram falar. Nao havia novidades.»

    De facto, a alegre impunidade da corrupção em Portugal não é novidade.

    Ainda por cima, Marinho Pinto é um “chato” – bem que podia ter amavelmente circunscrito a coisa ao poder local como é politicamente correcto fazer. Mas não. Foi logo falar na “Administração Central”, “altos cargos públicos” – assim não, berram os paladinos do costume…

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    estroncio permalink
    28 Janeiro, 2008 12:55

    Neste blog ainda há pouco tempo defendiam o negócio da lusoponte, ou estou enganado?

    Gostar

  49. CAA's avatar
    CAA permalink
    28 Janeiro, 2008 13:04

    «Neste blog ainda há pouco tempo defendiam o negócio da lusoponte, ou estou enganado?»

    Esá enganado – a propósito desse negócio, criticou-se aqueles que julgam que os negócios não devem servir para que as partes obtenham lucro. Obviamente, desde que o negócio jurídico obedeça aos ditames legais.

    O que me parece estar em causa é mais uma questão ética política e não tanto de legalidade.

    Gostar

  50. lololinhazinha's avatar
    lololinhazinha permalink
    28 Janeiro, 2008 13:08

    Se o bastonário tem conhecimento de factos que, no seu entender, têm relevância criminal, deve denunciá-los ao senhor procurador. Preferencialmente em segredo, para que as hipotéticas investigações que venham a existir sejam produtivas.
    Declarações bombásticas (de carácter genérico) para o microfone – que tanto poderiam ser feitas pelo bastonário como por qualquer taxista, já que apenas traduzem a convicção generalizada de todos os portugueses – não me parecem muito próprias de quem tem funções institucionais. Não percebo que outra utilidade têm à excepção da promoção de uma certa imagem pessoal de quem as profere.

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    estroncio permalink
    28 Janeiro, 2008 13:11

    Entao isso significa que Marinho Pinto que acusa de corrupçao está errado, visto que afinal está tudo dentro da legalidade. E sendo assim, CAA aplude Marinho Pinto, porque?

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    estroncio permalink
    28 Janeiro, 2008 13:17

    Ou seja quando Marinho Pinto acusa, embora nao citando nomes, Ferreira do Amaral da lusoponte de corrupçao e que o MP nao actua, CAA aplaude?

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    estroncio permalink
    28 Janeiro, 2008 13:24

    Diz o DNonline
    “Audição a Marinho Pinto fica em suspenso ”

    Ora, o PP que tinha pedido a audiçao já nao vai ouvir falar dos sobreiros na AR. Uma pena.eheh

    Desinteressante ter Marinho Pinto dito os casos concretos de que falava. Teria sido interessante a audiçao na AR.

    Gostar

  54. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    28 Janeiro, 2008 14:36

    O Marinho Pinto denunciou situações e diz quais são. Não tem que falar em nomes nem apresentar provas!

    As provas têm que ser encontradas pelo PGR.É só isso!

    Há aqui quem queira fazer crer que o Bastonário para denunciar situações de que tem conhecimento, teria que se transformar em polícia.

    Cabe ao MP e á PJ investigar e apresentar provas.

    Custa-me muito ver que pessoas inteligentes corram atrás dos argumentos das virgens ofendidas que logo gritam por provas e ameaçam com inquéritos!

    Há ou não há crimes nas situações que o bastonário indica? É o trabalho da Polícia. Se Marinho viesse com nomes para a praça pública ( como fazem os jornalistas )estava,ele próprio, a cometer um crime!

    Provas e culpados é com a Justiça!

    Gostar

  55. CAA's avatar
    CAA permalink
    28 Janeiro, 2008 15:06

    No actual estado de coisas só há duas alternativas para tentar combater a plena impunidade da corrupção:

    1. DEnunciá-la, não dar descanso aos que dela aproveitam e que andam excessivamente descansados, aproveitar todos os ensejos para obrigar as autoridades criminais a investigarem, a estarem atentas e a não fingirem que não se passa nada – como exemplo cabal desta triste atiude tivemos, ontem, o ministro da Justiça que proferiu a seguinte inocuidade sobre este tema: “As instituições estão a funcionar”!!!!!!

    2. Ou alinhar em pomposas declarações sobre o assunto, cheias de prováveis boas intenções mas que nunca têm lastro. Pergunto: aconteceu alguma coisa na matéria após os discursos de Cavaco Silva sobre a corrupção? Nada, claro.Os corruptos ficaram felizes, as ‘instituições’ continuaram a funcionar o alguns tolos ainda julgam que vivem num Estado de Direito.

    Gostar

  56. lololinhazinha's avatar
    lololinhazinha permalink
    28 Janeiro, 2008 15:07

    “O Marinho Pinto denunciou situações e diz quais são. Não tem que falar em nomes nem apresentar provas!”

    O local idóneo para a apresentação de denúncias, em Portugal, não são os estúdios das rádios nem das televisões. Os jornalistas também não são as pessoas com poderes para “receber” denúncias. O senhor bastonário sabe isso muito bem.
    Logo, o bastonário não fez nenhuma denúncia, nem quis fazer. Fez eco das declarações que andam na boca de toda a gente. Ao fazê-lo não podia deixar de saber que a notícia não seriam os problemas relacionados com a corrupção, mas sim ele próprio.
    A procuradoria tem o dever de investigar as denúncias que lhe são apresentadas e não as declarações polémicas e bombásticas que os cidadãos se lembram de fazer.
    O único problema é que o bastonário já não é um cidadão comum. Ainda não percebi em que medida é que este teatro defende os interesses dos advogados. Ou não é essa a sua nova função?

    Gostar

  57. CAA's avatar
    CAA permalink
    28 Janeiro, 2008 15:31

    lololinhazinha,

    Marinho Pinto não tem o dever de apresentar provas porque não fulanizou as suas acusações – já se o tivesse feito, estaria obrigado a demostrar o que alegou.

    Gostar

  58. All-facinha's avatar
    All-facinha permalink
    28 Janeiro, 2008 15:33

    Essa dos “locais idóneos” é mesmo cómica!… Em que país é que esta gente vive?

    Gostar

  59. CAA's avatar
    CAA permalink
    28 Janeiro, 2008 15:33

    lololinhazinha,

    «Ainda não percebi em que medida é que este teatro defende os interesses dos advogados. Ou não é essa a sua nova função?»

    Escrevi hoje sobre isso (só linko amanhã). Marinho Pinto não tem de udar de personalidade por exercer um cargo. É o mesmo. E ainda bem.

    Quanto aos advogados – se o Estado de Direito vier alguma vez a funcional em pleno em Portugal, os advogados serão os primeiros a retirar benefícios.

    Gostar

  60. albarquel's avatar
    28 Janeiro, 2008 15:35

    Daqui a umas semanas já ninguém se lembra disto…

    Gostar

  61. lololinhazinha's avatar
    lololinhazinha permalink
    28 Janeiro, 2008 16:10

    CAA,

    Eu não considero que o bastonário tenha que apresentar provas porque nem sequer considero que ele tenha apresentado qualquer denúncia.

    “Quanto aos advogados – se o Estado de Direito vier alguma vez a funcional em pleno em Portugal, os advogados serão os primeiros a retirar benefícios.”

    Eu, sobre isso, não tenho dúvida nenhuma. Tenho fundadas dúvidas é que este tipo de declarações, feitas desta forma, (como já disse, se o bastonário considera ser seu dever denunciar alguma coisa, que denuncie através dos meios próprios) contribuam no que quer que seja para o funcionamento do Estado de direito.
    Até posso dizer que ficava contente se o bastonário anunciasse o patrocínio gratuito para apresentação de denúncias por todos os que quem têm conhecimento de casos de corrupção (e patrocínio gratuito nos subsequentes processos de denúncia caluniosa que se seguem).
    Não consigo é ver neste tipo de declarações totalmente inconsequentes qualquer benefício para o estado direito.
    Mas fico a aguardar o seu artigo. Até pdoe ser que mude de opinião.

    Gostar

  62. lololinhazinha's avatar
    lololinhazinha permalink
    28 Janeiro, 2008 16:14

    “Em que país é que esta gente vive?”
    All-Facinha

    Num país em que, felizmente, a justiça não é administrada pela comunicação social.

    Gostar

  63. lololinhazinha's avatar
    lololinhazinha permalink
    28 Janeiro, 2008 16:19

    CAA,

    Por falar no seu artigo, quando é mete uma cunha para lhe darem mais espaço? Deve ser tenebroso conseguir escrever alguma coisa com tão poucas palavras.

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    28 Janeiro, 2008 16:38

    O Bastonario, merece respeito, porque è Bastonario, está no meio de advogados, gente bem informada de varios processos, que estão parados ou andam às costas dum caracol!
    Que se passam coisas esquesitas passam: compram-se coisas sem concurso publico, obras custam o dobro do orçamentado, obras demoram tempo mais que o combinado, depois, fazem-se em menos tempo (tunel do rossio) aprecem pessoas colocadas em logares de acessoras/es, que ninguem percebe que qualificações tinham para o logar, pedem-se estudos milionarios (fora) pedem-se acessorias (fora) mudam-se frotas, em tempo de crise……alguem ajude a lembrar mais acontecimentos, porque aqui já está um pipão de massa! Lembram-se do Pires de Lima Bastonario, tambem tinha umas conversas curiosas e já vão uns anos……….

    Gostar

  65. CAA's avatar
    CAA permalink
    28 Janeiro, 2008 17:57

    lololinhazinha,

    O texto já está disponível mas eu só linko um dia depois.

    «Por falar no seu artigo, quando é mete uma cunha para lhe darem mais espaço? Deve ser tenebroso conseguir escrever alguma coisa com tão poucas palavras.»

    Não é uma questão de ‘cunha’. Mas é difícil, por vezes.

    Gostar

  66. lololinhazinha's avatar
    lololinhazinha permalink
    28 Janeiro, 2008 18:01

    CAA,
    Já li o artigo.
    Percebo a sua opinião (talvez outra nem fosse corente com a frontalidade que costuma mostrar), mas discordo em absoluto.
    Marinho Pinto já fala enquanto representante da ordem dos advogados. Tem que adequar o discurso ao cargo. E tem que ter credibilidade. Quanto tempo dura a credibilidade institucional de quem diz coisas na linha do “os políticos são todos uns corruptos” muito ao género do tão ouvido “os advogados são todos uns ladrões” ou “os jornalistas são todos uns mentirosos”?

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    28 Janeiro, 2008 19:01

    Não deixem morrer a ideia da primeira manifestação promovida na blogosfera (respeitando os preceitos legais).

    Gostar

  68. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    28 Janeiro, 2008 21:30

    Lololinhasinha

    O Bastonário deu voz ao cidadão!Agora vai dizer quais são os casos concretos -a maioria dos quais nós conhecemos-e o PGR irá investigar.É o dever de um Bastonário!

    Ou prefere um Bastonário tipo Júdice, sempre de acordo com o estado que lhe dá trabalho milionàriamente bem remunerado?

    O Júdice não sabe nada andando ele tão perto dos negócios de milhões?

    É fantástico! Sempre que aparece uma voz independente as críticas são mais que muitas!Deve estar calado, por ser Bastonário,por não ser de bom tom,por não ser o local próprio…

    É bem verdade!Nós gostamos da paz podre!

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    mmm permalink
    29 Janeiro, 2008 00:51

    Venha uma ASAE PARA COMBATER A CORRUPCÃO

    SERÁ BEM VINDA

    APOIO A MANIFESTAÇÃO

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    mmm permalink
    29 Janeiro, 2008 00:52

    pARA COMBATER

    Gostar

  71. Desconhecida's avatar
    mmm permalink
    29 Janeiro, 2008 00:54

    para combater o ze povinho criaram a Asae com treinos paramilitares

    e para combater o ze da massa o que é que criaram?

    os juizes e a pj comem da mesma panela

    Gostar

  72. Daniel Oliveira's avatar
    29 Janeiro, 2008 08:52

    E o que escreveram sobre Sá Fernandes?

    Gostar

  73. Desconhecida's avatar
    mmm permalink
    29 Janeiro, 2008 10:49

    O que Marinho quis dizer mas não pode é que os juizes e as policias não colaboram para resolver o problema..

    Porque será?

    Gostar

  74. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    29 Janeiro, 2008 12:18

    “O Bastonário deu voz ao cidadão!”

    Luis Moreira.

    O Bastonário é a voz dos advogados. Deve credibilizar-se e credibilizá-los! Se queria dar voz ao cidadão deveria ser provedor de justiça.

    Gostar

  75. Hermenegildo Ferreira's avatar
    Hermenegildo Ferreira permalink
    11 Julho, 2008 20:15

    PARABENS
    BCP
    A VERDADE DURA

    AS PERGUNTAS QUE FALTAM A 66 RESPOSTAS!..
    SURPREENDA-SE
    Refªs:
    – Sua Excelência Senhor Primeiro-Ministro de Portugal
    – Senhor Presidente do BCP Doutor Carlos Santos Ferreira
    – Engenheiro Jardim Gonçalves
    – Doutor Alípio Dias
    – Doutor Filipe Pinhal
    – Doutor Paulo Teixeira Pinto
    – Doutor António Vitorino
    – Doutor Miguel Beleza
    – Doutor Miguel Cadilhe
    – Doutor Abel Mateus
    – Doutor Paulo Portas
    – Doutor Diogo Feio
    – Doutor Carlos Tavares
    – Doutor Vítor Constâncio
    – Senhor Provedor
    – Exmo. Senhor Bastonário da Ordem dos Advogados Doutor
    Marinho Pinto
    – Exmos. Senhores Procuradores-Gerais da Republica Doutores Pinto
    Monteiro e José Souto de Moura
    – Senhor Director Nacional Adjunto da Policia Judiciaria
    – Exmo. Senhor Presidente dos Magistrados do Ministério Público
    Doutor António Cluny
    – Auditores externos
    – Auditor nomeado pelo Tribunal (108 crimes noticia JN)
    – Grupo FUTOPE
    – TRIBUNAL
    – PARLAMENTO EUROPEU

    “o que mais me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos nem dos desonestos, nem dos sem carácter, nem dos sem ética.
    O que mais preocupa é o silêncio dos bons”
    Martin Luther King

    Primeiro de Janeiro

    A/c da Senhora Jornalista Marlene Lima, bem como
    do Doutor Paulo Leal e do Sr. Carlos Lima

    Na sequência da nossa conversa remeto muito sumariamente os pontos da entrevista a publicar no V/prestigiado Jornal e disponibilizo-me para prestar todos os esclarecimentos que porventura julguem necessários.

    IMPORTANTE: Para o efeito pretendido a entrevista terá de sair no próximo dia 23, sendo o ideal no próprio dia da AG e se possível a nível Nacional. Se não sair a 23, 24, 25, 26 ou 27 a nível do Porto, como é óbvio o efeito pretendido é praticamente nulo, Para fazer sentido todos as questões não devem ser SUPRIDADAS da entrevista

    Aqui vão a respostas a algumas questões de relevo da entrevista. É só V.Exªs colocarem as perguntas, assumindo eu perante o Jornal Primeiro de Janeiro toda a veracidade das minhas declarações.

    Não foi publicada por incumprimento de contrato do próprio jornal, dado nesse dia ter saído uma pagina a cores inteira com publicidade do BCP e assim a incompatibilidade era muito grande, ou seja o BCP pagou mais e a entrevista ficou por publicar.

    Fiz no próprio dia (27 de Maio) cerca de 500 dossiers e entreguei aos Senhores Accionistas na Assembleia-geral.

    O TITULO DEIXO Á CRIATIVIDADE DE VOSSAS EXCELENCIAS

    A Assembleia-Geral Anual do BCP irá realizar-se no próximo dia 27 de Maio de 2008, pelas 15 horas na EXPONOR. (27 / terça-feira)

    ENTREVISTA

    HERMENEGILDO FERREIRA, do Porto, lesado pelo Banco Comercial Português, em entrevira exclusiva ao Primeiro de Janeiro denuncia os escandalosos crimes cometidos pelo BCP, com conhecimento do Ex-Presidente Eng.º. Jardim Gonçalves, Ex-presidente Dr. Paulo Teixeira Pinto, Ex-Presidente Dr. Filipe Pinhal, Administrador Dr. Alípio Dias que foi constituído Arguido bem como o Próprio Banco e também já com o conhecimento do actual Presidente Dr. Carlos Santos Ferreira.

    1) HF – Penso que esta entrevista de grande relevância social deverá constituir esclarecimentos cabais a todos os Senhores accionistas e ao Publico em geral por parte do BCP e todos os entidades públicas envolvidas.

    2) HF – Como introdução permita-me referir que por determinação do Exmo. Senhor Procurador-Geral da Republica. Doutor José Adriano Machado Souto Moura, cujo mesmo entendimento teve o Senhor Director Nacional Adjunto da Policia Judiciaria, foi instaurado contra o Banco Comercial Português, Inquérito (DIAP) por indícios muito fortes de gravíssimas ilegalidades cometidas pela Instituição Financeira (BCP), nomeadamente; abuso de confiança, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, fraude fiscal, trafico de influencias e outros, tudo com conhecimento pessoal e por escrito do Ex-Administrador do Millennium-BCP Dr. Alípio Dias.

    3) HF – Fiz uma transferência em 25/10/99 de 90.212.848$00, esse dinheiro não consta em nenhum extracto. Pura e simplesmente sumiu.

    4) HF – Extracto falsificado no montante de 207.000 contos, o próprio gestor judicial ficou estupefacto com tal documento dando conta desse extracto denunciado por mim só no final da peritagem que demorou cerca de 4 anos.

    5) HF – Permita-me referir que o Sr. Perito nomeado pelo Tribunal, teve inúmeras reuniões com o Exmo. Senhor Magistrado, com Advogados e Economistas do BCP e nunca deu com o documento falso (extracto com menos 206.000 contos) inserido no processo, nem nunca fez referencia á transferência avultada de 90.212.848$00.

    6) HF – Obviamente que o Senhor Magistrado foi muito complacente com o Sr. Perito, pois este tipo de auditoria no máximo de 3 semanas estaria resolvido e demorou cerca de 4 anos.

    7) HF – Por coincidência o Sr. Perito tem escritório no mesmo edifício onde reside o Ex-Administrador do BCP Dr. Alípio Dias, sendo o Sr. Perito acusado de 108 crimes de associação criminosa, tendo o Ministério Publico desmantelado uma rede que á 10 obtinha elevados lucros, referindo ainda que o Sr. Perito era Presidente da Associação dos liquidatários e que entravam também no esquema criminoso alguns funcionários judiciais que tinham de influenciar os Senhores Juízes…, noticia publica no Jornal de Noticias.

    8) HF – Pedi a substituição do Sr. Perito, indicando inclusive um novo, mas foi indeferido a minha petição

    9) HF – Tenho de falar em promiscuidade, tráfico de influências, relevando abuso de poder, talvez por influência do Ex. Administrador do BCP Dr. Alípio Dias, visado na denuncia crime que fiz, ter sido Membro Consultivo do Banco de Portugal e Vice-Presidente da Associação de Bancos.

    10) HF – Conforme noticia do “Correio da Manha” o Ex-Administrador Dr. Alípio Dias tinha conhecimento dos vários crimes cometidos pela Instituição e não denunciou nada ás autoridades, nessa mesma noticia refiro a solicitação de pedido de esclarecimentos Sr. Governador do Banco de Portugal e para o Sr. Presidente da CMVM, denunciando 23 situações muito graves e que deveriam ser esclarecidas antes da Assembleia Geral do dia 15 de Janeiro passado. No cumprimento aos “Princípios Fundamentais” dos Regulamentos nacionais e internacionais.

    11) HF – Sendo tão simples como o Parecer/entendimento do Exmo. Senhor Ex-Ministro da Justiça Doutor António Vitorino que simplesmente explica: “Na prática a criminalidade económica são transacções financeiras muitas vezes a favor de aceder a actos ilícitos de corrupção e branqueamento de capitais”.

    12) HF – Deixe-me acrescentar, e tem toda a razão, julgo que foi a Exma. Senhora Directora do DIAP Doutora Hortênsia Calçado que muito recentemente afirmou publicamente “ Quem comete crimes obviamente não vai comunicar á Policia”.

    13) HF- Estanho também foi o Tribunal não levar em consideração 3 relatórios apresentados por mim por auditores externa que confirmam as trapalhadas. Tendo o Eng. Jardim Gonçalves cometido o crime de desobediência porque não compareceu no Tribunal conforme notificação do Exmo. Sr. Juiz, também o BCP sempre se furtou a entregar os dados solicitados pelo Tribunal.

    14) HF – Sem meu consentimento explicito e á revelia do aconselhamento de analistas financeiros, que com um rigor notável, fizeram um diagnóstico perspectivando uma retoma invulgar e imparável do Mercado de Valores a Administração do BCP já detentores do Banco Mello deram instruções para a venda intempestiva de uma carteira de acções em finais de Outubro de 1999. Efectivamente a previsão supra, viria a confirmar-se, sendo certo que passado 15 dias com a subida do PSI 20 desde Novembro/99 a finais de Fevereiro de 2000 valorizou 28%, bem como acções que valorizaram nesse período em 150% e 270%.

    15) HF – Como refiro acima, o BCP prejudicou-me gravemente com benefícios que deixei de obter em consequência da intempestiva e total abuso de poder, estando provado a Má gestão com o procedimento da venda da carteira de acções supra e de conseguirem um arresto de uma carteira de acções antes 15 dias da valorização bolsista.

    16) HF – Em 1 de Agosto de 2000 dei conhecimento ao Conselho de Administração e ao próprio Presidente do BCP Eng.º Jardim Gonçalves da calamitosa injustiça emergente da intervenção intempestiva e imponderada que lograram convencer ardilosamente o tribunal ao procedimento de um arresto de uma minha carteira de acções no valor superior a 120.000 Mil contos.

    17) HF – Espantoso Administração do BCP após tais condutas criminais, inclusive após ludibriar o Tribunal com a obtenção do arresto, passado dois meses reiterou toda a confiança na minha pessoa atribuindo-me um cartão de crédito Gold da American Express que é da gestão exclusiva do BCP, com um credito substancialmente alto. Confiança que sempre tive pois cheguei a movimentar 496.000 mil contos a descoberto na compra venda de acções sem qualquer garantia real com autorização para movimentar valores muitíssimo superiores e nunca foi interpelado para qualquer incumprimento das minhas obrigações.

    18) HF – Em 16 de Dezembro de 2002 e sem meu consentimento e na sequência do Aumento de Capital procederam o BCP procederam á venda de 33.001 direitos de subscrição, reclamei informado que o procedimento era contrario á lei. Que faz lembrar a famigerada campanha de compra de acções com baixo risco, lesando centenas de trabalhadores e clientes. Os clientes dizem que na altura valeu tudo, convencer analfabetos, idosos e leigos na área do investimento a comprar e aceitar crédito para compra de acções do BCP. Nem que fosse preciso ir a casa do potencial cliente, ou ir a um banco da concorrência fazer-se passar por sobrinho de um potencial cliente, isto segundo Informações de um gerente do BCP que tinha instruções precisas para o efeito.

    19) HF – Publicado no Expresso a SEFIN – Associação Portuguesa de Consumidores e Utilizadores de Produtos Financeiros, pela voz do seu Presidente considera a situação grave e após das análises das queixas e dos documentos fornecidos pelos ex-funcionários do BCP, é peremptório em afirmar que as pessoas têm razão.

    20) HF – O BCP propõem-me um perdão de uma aluída divida, que eu nada devo. Como é óbvio seria ingenuidade e total incongruência de raciocínio filosófico postergar os preliminares básicos de Engenharia Financeira e de Ciências Económicas. Só num estado de patologia maníaco-depressivo onde a alienação seria possível equacional a tese inverosímil de uma amnistia bancária ou de um gesto de magnânimo perdão, oferecido de bandeja. Só a Filhos de um banqueiros!….ou perdão a Amigos do Sr. Eng.º. Jardim Gonçalves de 285 milhões e depois vende-los por 320 mil Euros. Etc.etc.

    21) HF – Com tudo, só posso concordar com o Ex-Ministro das Finanças e Ex-Governador do Banco de Portugal Doutor Miguel Beleza recente ao Expresso afirma que a Ex-Administração do BCP parecia um BORDEL, ou seja quando lhe perguntaram “ Como vê a crise do BCP? Só sei que disse que aquilo parecia uma casa de ALTERNE”

    22) HF – Quanto á nova Administração liderada pelo Sr. Dr. Carlos Santos Ferreira deverá levar em conta os prejuízos de interesse público e de relevantes interesses financeiros sociais que representa a Comissão Europeia, sendo de carácter prioritário, visando a protecção social, constituindo uma grave ameaça para as instituições democráticas, sendo nesta Assembleia necessário esclarecimentos cabais, sendo certo que a protecção do património do Estado, na vertente FRAUDE FISCAL, tendo o ESTADO a possibilidade de assumir a posição de vitima ou ofendido da pratica de crimes de Burla tributária cometidas por esta Instituição Financeira.

    23) HF – Em 16 de Janeiro de 2008 escrevo para o C.A. do BCP a/c do Sr. Presidente Dr. Carlos Santos Ferreira felicitando-o e desejando-lhe sucesso. Dizendo-lhe também que a integridade e idoneidade são características intrínsecas dos laços que regem a fidelização e recíproca confiança entre o Banco, Clientes e Accionistas. Que urgia reflectir e inflectir posições extremadas, vetar, a eclosão do conflito judicial em curso cujos os efeitos colaterais seriam fatalmente lesivos para o BCP.

    24) HF – Nessa mesma missiva dei-lhe conta que o Dr. Alípio Dias e o BCP foram constituídos Arguidos e não insensível a tais denuncias o PARLAMENTO EUROPEU também abriu um Inquérito sob uma Petição que fiz com 111 páginas e tanto a CMVM e o Banco de Portugal não estão inocentes nestas denuncias.

    25) HF – Na mesma carta informei ainda o Sr. Presidente Dr. Carlos Santos Ferreira que abdiquei do respeito das normas de confidencialidade do tratamento da Petição e exerci o direito de queixa, informando o meu prejuízo indemnizatório aritmeticamente correcto e devidamente documentado seria a época de 115.118.627,58 Euros. Entendendo que o valor referido não é exagerado para tão grandes e nefastos prejuízos, sendo os danos morais mais valiosos que os bens matérias.

    26) HF – É evidente que os Advogados do BCP, pagos a peso de ouro e em defesa na acção de reparação de Danos bem como na eventual condenação na coima de 10%, nunca poderão fundamentar em defesa do BCP que o objectivo da queixa será para “enriquecimento sem causa”, ou um “locupletamento ás custas do BCP”, ou “acerto de vida”, ou “mudar de classe social”, ou muito menos um exagerado proveito patrimonial.
    Não se podendo permitir levar uma pessoa á mais completa destruição moral bem como prejudicar os interesses comunitários, exigindo-se uma punição exemplar.

    27) HF – De notar que o BCP tem ao seu serviço Distintos Advogados de LUXO que permitem ao GRUPO Millennium beneficiar de irregularidades ilegítimas em grandes negócios de tal complexidade como no caso em apreço bem como os artifícios fraudulentos das formas jurídicas que permitiu ao BCP beneficiar do Estado 42 Milhões de Euros, sendo só possível com Juristas de luxo cobrando pelo seu trabalho mais de 2.000 mil Euros/hora, uma sumptuosidade que o cidadão comum não tem acesso.

    28) HF – Adianto ainda ao Senhor Doutor Carlos Santos Ferreira que estes valores são do conhecimento de vários organismos, do Ministério Publico e ainda do conhecimento público conforme publicado no Jornal de Negócios e na primeira página do Semanário Económico sob o título: “LESADO DO BCP EXIGE INDEMNIZAÇÃO de 115 MILHOES”, noticia, entrevista desenvolvida na página 33 do referido semanário de 11/17-Maio de 2007, Edição nº. 1061, cujo Parlamento Europeu também tem cópia.

    29) HF – Referi ainda ao Sr. Doutor Carlos Santos Ferreira que em 01/01/2008 conforme mencionado acima pelo CORREIO DA MANHA, pedi á CMVM e ao Banco de Portugal a sugestão que as condutas muito graves cometidas pelo BCP devem ser objecto de apreciação isenta e que resulte em severa punição, devendo serem sancionados exemplarmente com sanções proporcionais e dissuasoras, incluindo privacidade de liberdade.

    30) HF – Como não obtive qualquer resposta, em 12 de Fevereiro pp. escrevi directamente para o Senhor Presidente do BCP Doutor Carlos Santos Silva manifestando-lhe que não deixava de ser pertinente a falta de resposta e consideração, fazendo lembrar a prepotência dos antigos Administradores e Presidentes e informei-o que não podia subestimar as mais nefastas consequência para a economia nacional com a divulgação de falta de rigor e transparência no mercado de Valores, Clientes e Senhores Accionistas, engendrando uma inevitável retracção dos investidores fidelizados e deserção de potenciais accionistas nacionais e internacionais. Aproveitei para lhe remeter duas cartas que enviei para o Millennium Investment banking datadas de 16 de Jan. e 8 de Fev. do corrente ano solicitando responsabilidades e diligências éticas sobre arranjos contabilísticos e novas trapalhadas em que nada abona a nova Presidência.

    31) HF – Só para enumerar uma das trapalhadas, desde 30 de Novembro de 2007 estou sem resposta por parte do BCP as valores das minhas contas e outras aplicações que abusivamente meteram todas no mesmo “saco”, contas essas que referi ao actual presidente Dr. Carlos Santos Ferreira e sendo 5 contas e mais um dossier n. 6431986 que até á data estou sem qualquer resposta.

    32) HF – Será que tais contas e dossier estarão associados a actos de ilegalidades, associados a actos realizados pelos gestores, afectados a tipo sociedades Offshores, envolvidos em engenharias financeiras onde estão em causa os movimentos envolvendo os mais de 700 milhões de euros?

    33) HF – Sendo manifestamente irónico quando é afirmado pelo Sr. Presidente Dr. Carlos Santos Ferreira na conferencia de imprensa de 12 de Maio pp. “acredito que os accionistas terão presente o interesse do banco”. Que interesses!… e a resolução de todas as trapalhadas dos lesados e a colaboração para as punições das antigas Administrações, estando todos muito caladinhos!…. Sr. Presidente por favor não sorria tanto, resolva os problemas e prestigie o Banco que Vossa Excelência Preside. Não sorria com as desgraças de centenas de Famílias.

    34) HF – Relativamente aos meus processos em Tribunal que se arrasta desde 2000, penso que são da mesma data em que a SEMAP exigiu em tribunal uma indemnização de 300 milhões de Euros por ilegalidades cometidas pelo BCP e com novo julgamento marcado para o próximo mês de Setembro. Segundo analistas de renome, o processo a SEMAP tem fortes possibilidades de ser vitorioso, sendo uma grande preocupação para os Senhor Accionistas do BCP e alguém terá de assumir responsabilidades por essas ilegalidades.

    35) HF – Concretamente aos meus processos, um já SUBUI Á RELAÇÂO e outro foi pedida a ABERTURA DE INSTRUÇÃO para apuramento de responsabilidades do BCP e do seu Ex-Administrador Dr. Alípio Dias.

    36) HF – Como é publico o BCP deu informações falsas ao Banco de Portugal e á CMVM, tendo esta ultima entidade aberto processo de contra – ordenação muito grave.

    37) HF – O Dr. Carlos Tavares como é sabido foi o segundo supervisor a ser ouvido no Parlamento, no âmbito das investigações ao BCP, depois do Sr. Governador do Banco de Portugal, Dr. Vítor Constâncio, e antes o Dr. Teixeira dos Santos, actual Ministro das Finanças e Ex-Presidente da CMVM.

    38) HF- Todas as personalidades referidas acima não são inocentes!…, e como acusou recentemente o líder do CDS Sr. Dr. Paulo Portas, o Governador do Banco de Portugal “ fechou os olhos” ás ilegalidades cometidas pelo BCP e que “ninguém lhe paga para andar distraído”, pois foram atempadamente notificadas por mim com dossiers completos das graves irregularidades cometidas pelo BCP demonstrando total desprezo inclusive quando solicitava informação para o Ministério Publico, tal como o mesmo desrespeito e procedimentos teve o Ex.-Administrador Dr. Alípio Dias.

    39) HF – De referir que o Doutor Diogo Feio, presidente do Grupo Parlamentar do CDS em declarações publicadas no Semanário “SOL” considerou que o Governador do Banco de Portugal, Dr. Vítor Constâncio, reúne já reduzidas condições para continuar em funções.

    40) HF – Adianto-lhes que na minha Petição que fiz ao Parlamento Europeu de grande relevância social, integrando-se nos domínios da actividade da União Europeia e que foi Admissível conforme determina o artigo 194º do tratado que institui a Comunidade Europeia, sugerindo que estavam reunidos os requisitos necessários para a demissão do Sr. Governador do Banco de Portugal, violando o Tratado da Comissão Europeia dado o Banco de Portugal fazer parte integrante do Sistema Europeu dos Bancos Centrais. Sendo esta informação dada a conhecer em 17 de Abril de 2006 ao Sr. Provedor da Justiça Dr. Henrique Alberto Freitas Nascimento Rodrigues.

    41) HF – Na carta acima manifestou ao Sr. Provedor a minha preocupação na defesa por parte deste, dos comportamentos vergonhosos do BCP e que não era admissível tanta promiscuidade, mesmo provindo o Senhor Provedor também do Banco de Portugal.

    42) HF – Depois de tudo que é sabido publicamente, os crimes cometidos pelo BCP e toda a promiscuidade, trafico de influencias, vasta ver o currículo do Ex-Administrador do BCP Dr. Alípio Dias, é minha conclusão que o BCP foi construído com base na fraude financeira, criando a Administração mais arrogante e autoritária. Os valores de bónus que se “auto-atribuiam” são totalmente obscenos. Os principais mentores destas ilegalidades, da gestão danosa e da descredibilização do BCP, principalmente Eng. Jardim Gonçalves, Dr. Filipe Pinhal e Dr. Alípio Dias devem ser julgados como nos Estados Unidos, País que sempre se aponta como modelo de referência. Estes homens defraudaram o País, os Clientes e os Accionistas.

    43) HF – É oportuno referir o Exmo. Senhor Bastonário da Ordem dos Advogados Distinto Advogado Doutor Marinho Pinto, que já prestou um excelente serviço ao País, entre outras grandes relevâncias afirmou: “A Justiça não pode ser forte para os fracos e fraca para os fortes”.

    44) HF – Considerando a Comissão a Guardião dos tratados assegurando o controle e a aplicação do direito comunitário e constituindo os gravíssimos crimes (Talvez a maior trafulhice jamais havida neste País) cometidos pelo BCP, falseando a concorrência com esquemas de tal complexidade dirigidos por meios artificiosos ou fraudulentos e com abuso de formas jurídicas, falseando a concorrência, considero enquadrável no âmbito da legislação admissível e perante a perspectiva de sanções internacionais, será legitimo pedir uma coima de 10% sobre o total de negócios realizados pelo BCP dividindo por todos os membros do Conselho de Administração desde a Presidência do Sr. Eng. Jardim Gonçalves, sendo doados a Instituições de Caridade.

    45) HF – Tenho documentação trocada com o BCP e do conhecimento do Tribunal, muito contraditória, por vezes absurda, basta ter em consideração de um extracto falso, tudo indicando arranjos contabilísticos, exigindo o esclarecimento e de fácil análise, verifica-se que á data de 31 de Agosto de 1999, tinha na minha conta DO Esc. 230.684.511$00 a descoberto, tendo um dossier de acções no valor de 391.040.00$00, logo um saldo a meu favor de 160.355.489$00. Pergunto como é possível e de uma forma tão má que em 3 dias, ou seja no dia 3 de Setembro de Setembro tenho uma desvalorização de 388.904.436$00.

    46) HF – Como é possível não constar no processo nenhum aviso de registo por parte do BCP, nem aviso de recepção e perante esta situação o Tribunal por sentença deu como um facto provado, dando bastante relevância a este facto que não existe.

    47) HF – Perplexo também fiquei que nas Sentenças recebidas do Tribunal nada consta em relação aos Auditores externos que com relatórios bem exemplificativos demonstraram as ilegalidades cometidas pelo BCP. Inclusive o Economista de uma empresa de consultadoria, com mais de 15 anos de experiencia Bancária, ajudando a criar um banco em Portugal, declarou a estranheza do extracto falsificado indicando tratar-se de “arranjos contabilísticos”.

    48) HF – Outro relatório elaborado por um economista, constata também que foi suprimido da minha conta 206.000 contos, provocando dano social e não puramente individual com a violação no mínimo ético e um perigo social mediato ou indirecto, sendo muito grave constar nos extractos o mesmo NIB para 2 bancos diferentes

    49) HF – O terceiro relatório elaborado por um Doutorado em Gestão de Negócios também evidencia várias ilegalidades do BCP, integrando crimes de Burla e Falsificação.

    50) HF – O quarto relatório elaborado por um especialista em ciências económicas, Licenciado em economia, Mestrado em gestão de empresas, Pós graduação em analise Financeira, questiona o BCP sobre qual a natureza dos registos contabilísticos das verbas subtraídas, relevando um grande conjunto de anomalias, constituindo prejuízos elevadíssimos para mim.

    51) HF – Espantoso alem dos factos referidos acima o Tribunal ignorou todos os relatórios, também não se pronunciou e ignorou a declaração do GRUPO FUTOP-Gestão de Patrimónios datada de 5 de Julho de 2000, empresa de grande prestigio que assumiu desde a sua criação a responsabilidade de proporcionar aos intervenientes nos mercados financeiros uma formação sólida e um conhecimento actualizado, consciente da complexibilidade e da permanente transformação dos mercados financeiros, a FUTOP e o Semanário Económico, resolveram juntar esforços e proporcionar uma análise técnica, tendo por minha solicitação declarado na data supra, as minhas instruções e que foram cumpridas na integra a transferência de 90.212.848$00 como acima mencionei. Este documento de prova e outros encontram-se no processo, mas nenhuma referencia foi feita pelo Tribunal.

    52) HF – Incompreensível também são as varias solicitações que o Tribunal fez ao BCP e com conhecimento do Ex-Administrador Dr. Alípio Dias sobre as condutas ilegítimas e sendo a Fraude Fiscal grave, o BCP, ocultou, recusou entregar ou exibir, programas ou ficheiros informáticos e qualquer outros documentos ou elementos probatórios exigidos pela Lei Tributaria, sabendo muito bem da sua falsificação. O BCP conforme consta no processo enganou sempre o tribunal dizendo que entregariam, mas o facto é que nunca chegaram ao Tribunal tal solicitação pedida pelo Exmo. Senhor Juiz. Também nunca foi levada em linha de conta pelo Tribunal esta conduta ilegal, nem referenciada nas sentenças.

    53) HF – De notar o que digo acima, são condutas violadoras muito graves cometidas pelo BCP, condutas violadoras, por exemplo falsificação de documentos, crime de abuso de poder e de confiança, sendo as penas de infracção fiscal que pertencem ao Direito Penal comum, constituindo o direito penal tributário um capítulo especial do direito penal.

    54) HF – Como a Lei é igual para todos porque que o Sr. Eng. Jardim Gonçalves não comparece em Tribunal sobe uma determinação do Exmo. Senhor Juiz. Sinceramente não vi no processo qualquer justificação, só me leva a crer que o Ex-Presidente do BCP cometeu o crime de desobediência. Também não vi qualquer referência ou punição.

    55) HF – Mencionando novamente o Senhor Provedor da Justiça, questionei-o e na DEFESA DO CIDADÃO, permitindo-me referir sem qualquer manobra dilatória, exigir decência e respeito pelo Cidadão, dado as acusações violentas que fiz a pessoas e organismos públicos, mereciam a intervenção de Sua Excelência Senhor Primeiro Ministro de Portugal, Engenheiro José Sócrates, dever que por inerência dos poderes fundamentais do Sr. Provedor a sua participação ao mais alto nível do Estado, deveria dar a conhecer o inaceitável que assista impávido e sereno desta situação de ingerência, não podendo ser de instrumentalização. Obviamente que não obtive resposta.

    56) HF – Em 8 de Fevereiro de 2007 informo o Senhor Primeiro Ministro de Portugal, Engenheiro José Sócrates das várias situações de INGERENCIA PÚBLICAS, bem como e nomeadamente as gravíssimas ilegalidades cometidas pelo Banco Comercial Português, falsificação de documentos. Abuso de confiança e branqueamento de capitais. Informei que fiz denuncia ao Parlamento Europeu.

    57) HF – Mencionei ao Senhor Primeiro Ministro uma carta que tinha remetido no dia anterior (07-02-07) para o Senhor Presidente da Autoridade da Concorrência onde a Comissão Europeia não foi insensível, desencadeando o inicio de uma investigação, repudiando totalmente a falta de resposta da Adc dizendo que o silencio do Sr. Presidente Dr. Abel Mateus não era inocente., recordando que as denuncias visavam pessoas da classe politica e outras figuras importantes, exercendo notoriamente o TRAFICO DE INFLUENCIAS.

    58) HF – Dei nota ao Senhor Primeiro-ministro Engenheiro José Sócrates que a ausência de resposta dos organismos públicos, mesmo sendo sempre solicitado respostas com o objectivo de informar o Ministério Publico, demonstravam consequências nefastas para o País, perigosas e arrogantes, servindo largamente os interesses de quem não está interessados na eficiência da Justiça, na consolidação do Estado de Direito, com violações graves de Regras Comunitárias.

    59) HF – A Presidência do Conselho de Ministros por incumbência do Senhor Primeiro Ministro envia-me um oficio nº. 1611 datado de 7 do Fevereiro de 2007 em que eu lhe respondi de imediato visando as INGERENCIAS PUBLICAS, referindo o trafico de influencias de Políticos e figuras importantes, nomeadamente o Ex-Administrador do BCP e Consultor do Banco de Portugal Dr. Alípio Dias.

    60) HF – Na missiva supra para o Senhor Primeiro Ministro Engenheiro José Sócrates referi que ninguém está acima da Lei e alertei-o para o art. 20.nº.4, da Constituição da Republica Portuguesa que consagra o direito a “Decisão Judicial em Prazo razoável. Bem como por outro lado, define a responsabilidade civil do Estado e os seus Órgãos e agentes nos seguintes termos: “ ESTADO e demais entidades públicas são civilmente responsáveis, em forma solidária com os titulares dos seus órgãos, funcionários ou agentes, por acções ou omissões praticadas no exercício das sua funções e por causa desse exercício, de que resultem violação dos direitos, liberdades e garantias ou prejuízos para outrem”.

    61) HF – O senhor Primeiro Ministro de Portugal ficou também informado dos vínculos pessoais e dos arranjos CLIENTELISTICOS, sendo também no meu caso a OMISSÃO ESTATAL, questões juridicamente muito relevantes, restaurando-se a ameaça de crise do principio da legalidade, sendo uma vez a cidadania EUROPEIA deve traduzir-se num sentimento de pertença efectiva a um ESTADO de Direito e na partilha de valores comuns tal como no enunciado no artigo 6º. Do TUE. Assinalando que a carta dos Direitos Fundamentais, apesar do seu carácter não vinculativo, contribui já para uma tutela dos Direitos Fundamentais pelo Tribunal de Justiça.

    62) HF – Estranho é que até hoje não recebi qualquer resposta se Sua Excelência Senhor Primeiro Ministro em relação ao segunda missiva. Sei que os meus Adversários são muito fortes e poderosos, mas acredito e conforme já referi que ninguém está acima da Lei, sendo estranho este longo silencio do Sr. Primeiro Ministro, duvido que alguém falou ás orelhas da Presidência do Concelho de Ministros, ou será que foi o caso?

    63) HF – Não pretendo ser inoportuno mas uma das Assembleias Gerais do BCP realizou-se a 6 de Agosto de 2007 e recordando o que afirmou publicamente Sua Excelência Senhor Ex-Ministro das Finanças, Distinto Doutor Miguel Cadilhe, “ Houve intrusão do Governo no Banco Comercial Português, SA”. A minha missiva para o Senhor Primeiro-ministro é datada de 8 de Fevereiro de 2007.

    64) HF – Muito haverá para dizer sobre as ilegalidades do BCP, e que pelo menos nesta Assembleia-Geral além destas denuncias há pessoas que sabem ainda muito mais e deveriam ser esclarecidas.

    65) HF – De grande preocupação são as palavras proferidas por Sua Excelência o Senhor Procurador Geral da Republica Doutor Pinto Monteiro “Estão em risco as investigações de branqueamento de capitais, com esta Lei, nunca mais serão investigados” Neste momento, “começa a haver sinais de que pode estar em perigo a autonomia do Ministério Publico”, excelente foi a afirmação “ Defendo uma Justiça que os Cidadãos entendam”.

    66) HF – Também de muitíssima grande relevância foi o proferido publicamente pelo Senhor Procurador Adjunto e Presidente dos Magistrados do Ministério Publico Doutor António Cluny que é gravíssimo a interferência e a permanente “FUSTIGAÇÃO PELO PODER POLITICO E ECONOMICO NA AUTONOMIA” na autonomia do Ministério Publico. Ingerências vergonhosas dos poderes públicos conforme denunciei ao Senhor Provedor, sendo Código Europeu de Boa Conduta Administrativa desrespeitado, demonstrado á primeira vista obscuridade, significando a tendência de defesa da antiga Administração do BCP. Bem como a de Órgãos do Estado.

    Para finalizar acrescento se permite que pode-se desconfiar de qualquer integrante do grupo social mas de um Juiz NÃO. As decisões de um Juiz interferem na vida de todos, a quem cabe a ultima palavra sobre todas as relações que se travam na sociedade. Consciente do grande papel da nossa magistratura, nunca é demais e penso que é oportuno afirmar “ Ser Juiz é ter a chance de mudar o País”

    A função mais importante do Estado é promover a Justiça. A chave de um Estado moderno está no Poder Judiciário. Se não houver uma Justiça rápida e justa, as pessoas nunca vão confiar nas instituições do Estado.

    NÃO HÁ ALTERNATIVA. A SOCIEDADE QUE, POR QUALQUER RAZÃO, DEIXA DE CONFIAR NOS SEUS PRÓPRIOS MAGISTRADOS PASSA A VIVENCIAR O CAOS.

    Hermenegildo Ferreira (Devidamente identificado pelo BCP)
    Hermenegildof@sapo.pt
    27/Maio/08

    Gostar

Trackbacks

  1. Arrastão: Decidam-se

Deixe uma resposta para C. Medina Ribeiro Cancelar resposta