Saltar para o conteúdo

“Chegada a Sever do Vouga”

4 Fevereiro, 2008

aproveite-se o embalo das notícias sobre a distinção com um Goya a Fernando Pinto de Amaral pela letra dum fado para ler a sua poesia. Pessoalmente recomendo “Chegada a Sever do Vouga” e “Bess McNeill”

14 comentários leave one →
  1. Piscoiso's avatar
    4 Fevereiro, 2008 14:31

    “Jantáramos os dois pela primeira vez:
    amizade ou amor, pouco interessava
    desde que alí estivesses. O meu mundo
    ia mudando à medida do teu,
    a cada gesto vão da vã conversa
    antes que fôssemos pIo Bairro Alto
    e enfim o Lumiar, a tua casa.
    Fernando Pinto do Amaral

    A poesia deste cromo descrevendo os seus engates, só pode acabar em fados.
    Não há um link da notícia ?
    Que Goya lhe deram ?

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Helena Matos permalink
    4 Fevereiro, 2008 16:37

    «A poesia deste cromo descrevendo os seus engates, só pode acabar em fados.»

    A parte do cromo não comento. Quanto ao resto fique sabendo que os engates foram pretexto para o que de melhor e de pior se tem escrito. O que não percebo é esse «só pode acabar em fados.» Só?

    Gostar

  3. MJRB's avatar
    4 Fevereiro, 2008 16:45

    CalmEX: Fernando Pinto do Amaral não é um Poeta. Escreve versos, o que é bem diferente.
    Bom crítico de literatura.

    PARABÉNS AO CARLOS DO CARMO !!

    Gostar

  4. Pêndulo's avatar
    Pêndulo permalink
    4 Fevereiro, 2008 18:18

    Helena, o nome Carlos do Carmo é-lhe impronunciável?

    Gostar

  5. MJRB's avatar
    4 Fevereiro, 2008 18:31

    Pêndulo,

    V. colocou o dedo numa feridita de Helena Matos.
    Eu pensei questioná-la sobre se quem afinal, ganhou o Prémio Goya, se Carlos do Carmo ou F.Pinto Amaral, mas presumi que tivesse sido leviano, distraído enaltecimento de HM.

    Gostar

  6. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    4 Fevereiro, 2008 20:59

    E como resolverão Vossas Excelências o facto de eu considerar o camané um dos melhores fadistas dos últimos anos?

    Gostar

  7. MJRB's avatar
    4 Fevereiro, 2008 21:25

    Miss Helena Matos,

    E o facto de Camané ser um dos “melhores fadistas dos últimos anos” –concordo consigo– o que é que tem a ver com o seu post e a omissão que V.Exª fez desse enorme fadista que se chama Carlos do Carmo ?
    Porquê Fernando Pinto do Amaral (?, certamente também distinguido mas por si re-premiado e de que maneira) autor da letra DUM FADO CANTADO POR CARLOS DO CARMO, ESTE SIM, PERSONALIDADE DISTINGUIDA ! — porque surgiu nesse filme a cantar e é quem é… Ou não ?
    Ou pensa V.Exª que os prémios Goya (Cervantes ou outros em Espanha) são atribuídos conforme as amizades, os lobbies, as cores politico-partidárias ?

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Helena Matos permalink
    4 Fevereiro, 2008 22:09

    Sobre a politização destes prémios podemos falar outro dia.
    Quanto ao Carlos do Carmo concordo que é bom. Eu não gosto mas é de facto bom.
    Não escrevi o nome dele. Podia ter escrito mas eu estava a sugerir que lessem. Não que ouvissem. Mas acho muito bem que se ouça Carlos do carmo.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Helena Matos permalink
    4 Fevereiro, 2008 22:22

    De qualquer modo e não desfazendo na interpretação do Carlos do Carmo o que está no site do EL PAIS fala de canção e não só de interpretação:

    Mejor canción original
    Fado da saudade
    (de Fado)

    Gostar

  10. MJRB's avatar
    4 Fevereiro, 2008 22:23

    Miss Helena Matos,

    Quando e aonde quiser, sobre a politização dos prémios em Espanha. É bem diferente, porque, note, eu escrevi “cores politico-partidárias”.
    É, Carlos do Carmo é muito bom.
    Entendido: queria que lêssemos Fernando Pinto do Amaral, a propósito do Prémio Goya. Mas tenho excelentes Poetas para ler e não…FPA, que escreve versos. E a minha invectiva entenda-a porque presumi que omitiu propositadamente o nome do fadista.

    Há uns meses, cruzei-me consigo aqui em Lisboa, depois duma hesitação resolvi não cumprimentá-la (melhor, não importuná-la) a propósito também do Blasfémias. Na próxima, beberemos um chá, se puder e quiser, porque está desde já convidada.

    Gostar

  11. Sofia Ventura's avatar
    4 Fevereiro, 2008 22:33

    Pois para mim, FADO é mesmo Carlos do Carmo e Camané. Mais Camané que Carlos do Carmo, mas ambos (e apenas – quase.):

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Fevereiro, 2008 12:16

    Para mediar numa polémica que estava a ser bem curiossa e intrigante na que era só questao de ir a uma página oficial ou semioficial dos premios Goyas para comprovar e olhar talvez bem mais pertinente que a paresce citar HM ou é que foi que HM é consciente e quis obviar que o premio é compartido?

    Aquí:

    http://www.hoycinema.com/especial/losgoya/nominados.asp

    Fado de saudade, de Fernando Pinto do Amaral & Carlos do Carmo por Fados2

    Gostar

  13. LelloMarmelo's avatar
    LelloMarmelo permalink
    5 Fevereiro, 2008 23:01

    A cambada de “cromos” que aqui “comenta” não percebe nada da “horta”, ou pelos vistos não sabem que não percebem, se não estavão bem caladinhos.
    O Goya é para o autor da canção, e já agora, também para quem a canta.
    A ordem das coisa é esta.
    Como não sabem nada, também com certeza não leram nada nem ouviram, se não tinham reparado que quase nenhuma comnicação social portuguesa menciona sequer o nome do Fernando Pinto do Amaral; se não não estavam sequer com comentários completamente parvos.
    Deviam era estar orgulhosos por esta vitória em terras de castela.
    Um reparo também para a “excelente” representação da RTP que existe em Madrid (representada por uma tal Rosa Veloso, que Deus sabe talvez, e Arnault de certeza, a razão porque foi lá parar) que nem tendo sido nomeados pela primeira vez dois portugueses para os premios Goya, se dignou estar presente na noite de atribuição dos premios.
    Grande serviço publico que todos pagamos.
    AH , é verdade, houve uma entrevista dessa senhora ao Carlos do Carmo no hotel onde estava, por acaso o mesmo onde estava o Fernando Pinto do Amaral, mas ele não apareceu na entrevista, porque terá sido?
    Salva-se hoje o DN que fala dos dois premiados e não apenas de um.
    Que grande comunicação social que nós temos … equitativa, objectiva , etc…!?
    Deixem-me rir de todos vós. e escusam de comentar que eu não vos dou troco, porque já sei que há-de vir por ai muita asneira, e prefiro fumar uns cigarros, ver uns filmes, e não perder mais tempo a comentar comentários ignorantes.
    Fiquei ciente

    Gostar

  14. LelloMarmelo's avatar
    LelloMarmelo permalink
    5 Fevereiro, 2008 23:02

    Os erros ortograficos do post anterior são dislexia.
    Adeus, e até ao meu regresso

    Gostar

Indigne-se aqui.