Saltar para o conteúdo

O que parece é

9 Março, 2008

Os sindicatos dos professores são as instituições mais conservadoras e reaccionárias do sistemas de educação. Foram contra os exames, contra as aulas de substituição, contra a avaliação. De acordo com a interpretação mais bondosa, os sindicatos não seriam representativos da verdadeira opinião dos professores. Mas ontem os professores apareceram em massa numa manifestação sindical, controlada por sindicatos e em que os líderes sindicais souberam colher os louros e melhorar a sua posição negocial. O que parece é. Os professores em vez de se organizarem em associações que exigem a avaliação, que exigem exames nacionais, que exigem mais rigor na avaliação dos alunos, que exigem uma autonomia efectiva das escolas escolheram o outro lado. Mostraram que na política se deixam manipular por quem tem um poder organizativo maior que o seu.

70 comentários leave one →
  1. Fafe's avatar
    9 Março, 2008 13:43

    Enfim, as coisas que dá para escrever ao JoãoMirandaZeco.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    RCV permalink
    9 Março, 2008 13:56

    Pois é, os professores, pessoas com licenciaturas, mestrados e doutoramentos, são todos burros e néscios e não sabem pensar nem fazer escolhas, o iluminado João Miranda, qual educador do povo, cá está para os ensinar e guiar.

    100 mil professores manipulados, é obra!

    Gostar

  3. Beirão, o Velho do Restelo's avatar
    Beirão, o Velho do Restelo permalink
    9 Março, 2008 14:04

    JM
    A cara metade é professora não sindicalizada e nunca tinha ido a uma manif.
    Se este governo quer mais rigor na educação não o demonstrou , nomeadamente com o “aborto” de regulamento disciplinar do aluno que promulgou.Contrariamente ao que dizem querer o que lhes interessa é só “poupar” passando duma situação de 8 para outra de 80, mas sem garantias mínimas de sucesso reais.Tudo propaganda.Desde os cursos “profissionalizantes” aos alunos deficientes metidos a martelo em turmas normais, etc.
    Defendo o concurso e exame dos professores para acesso ao ensino, defendo a exigência, os exames nacionais como havia no tempo dos fascismo(para satisfação dos propagandistas) e em consequência a avaliação dos professores.Mas é preciso o ensino técnico como também havia no antigo regime.Como está o ensino está condenado ao insucesso , á pressão das estatísticas, ao constante empobrecimento intelectual de toda a população.
    Que seja revista a necessidade de tantas Escolas Superiores de Educação, cujo produto afinal tanto andam a criticar , mas que foram uma “solução” eminentemente socialista, com quadros maioritariamente socialistas… então com é?

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Teresa permalink
    9 Março, 2008 14:09

    “100 mil professores manipulados, é obra!”

    só isso já é manipulaçao.
    contar os professores que ali estavam e devem dar uns 25 000. O resto era acompanhantes e familia.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Pêndulo permalink
    9 Março, 2008 14:13

    João, qual a associação profissional a que está ligado e que exige ela ?

    Gostar

  6. santhomas's avatar
    santhomas permalink
    9 Março, 2008 14:15

    ta bem

    agora os sindicatos é que têm culpa da festa

    de ajudarem a tirar os professores às garras da bruxa

    se calha era mais agradável vê-los, sabê-los bem calados, escravos do capricho da mesquinha descarada, da yacinthe estúpida e autista.

    mas são os sindicatos os culpados da festa

    eh, os professores não tinham saber nem instinto pa algum dia se pronunciarem, livremente!

    e valha-lhe diós, ó John de Miranda!

    Gostar

  7. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    9 Março, 2008 14:25

    No essencial o JM tem razão!Os sindicatos querem,e têm-no feito, co-governar o país!Ora não só isso não lhes foi cometido pelo voto como não é a sua função.A verdade é que as maiores aberrações que se passam na escola são da responsabilidade dos Sindicatos que aparecem agora como não tendo nada a ver com a situação calamitosa a que chegou a educação.

    Lembram-se do famoso “horário zero”? Um ano a receber sem nada fazer para se prepararem para a reforma? E os concursos anuais?E os “furos”?E as férias?E as faltas? E o topo da carreira para todos? E os mil e muitos sindicalistas que não trabalhavam e recebiam como se estivessem na escola?

    Os Sindicatos não governam !Não foram a eleições!

    O grande desiderato dos professores é serem “efectivos”,leia-se, a partir de agora tenho emprego para o resto da vida e ninguem me pode pedir a mais pequena responsabilidade!

    Como pai, cidadão e contribuinte não aceito!E não me empurrem para os braços deste governo que não é de todo o meu!

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Pêndulo permalink
    9 Março, 2008 14:28

    É bem mais fácil juntar um grupo de pessoas debaixo de um rótulo único. A análise fica simplificada. É o que fazem os preguiçosos.
    Temos “os professores”, “os funcionários públicos”, “os artistas”, “os políticos”, “os pretos”, “os judeus”, “os arianos”, etc. E os males do mundo são sempre culpa “deles”. E “eles” são todos iguais, os judeus têm todos nariz comprido, os árabes são todos terroristas, os pretos todos selvagens e burros e os “nossos”, esses, são diversos, inteligentes. Sobre todos eles há uma entidade suprema, omnisciente, um deus vivo, o “Eu”, o glorioso, “Ahkbar” João Miranda, O Conducator. Para quando a publicação do seu “livro vermelho ?

    Gostar

  9. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    9 Março, 2008 14:31

    Pêndulo

    Os sindicatos não têm que impor políticas de Educação!Os sindicatos não foram eleitos! Defender o estatuto profissional e negociar as condições de trabalho dos professores,sim!

    Os Sindicatos não governam o País!O Governo tem toda a legitimidade de avaliar o trabalho dos seus funcionários.Quem paga tem o direito de exigir resultados!

    E onde estão as alternativas? Manter tudo como estava?

    Gostar

  10. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    9 Março, 2008 14:32

    # Teresa Diz:
    9 Março, 2008 às 2:09 pm

    “100 mil professores manipulados, é obra!”

    só isso já é manipulaçao.
    contar os professores que ali estavam e devem dar uns 25 000. O resto era acompanhantes e familia.
    ——————————————————————————————-

    Em que fundamenta essa afirmação? Pediu habilitações e certificados? Afinal quem especula?

    Feche essa cloaca, v*c*!

    Disclaimer: não sou professor nem tampouco familiar de algum. Sou um pai preocupado. Sou um pai que não quer ver os seus filhos, que estudam, se esforçam, que, enfim, quer ver o mérito recompensado (dos alunos e professores) não ser diluído nem apoucado.

    Gostar

  11. Filipe Melo Sousa's avatar
    9 Março, 2008 14:35

    A manifestação não teria adesão presencial de 2/3 dos professores portugueses se não tivesse extrapolado largamente o aparelho sindical. O PCP contribuiu com o aparelho profissionalizado, muito eficaz em produzir decibéis. Para além dos decibéis afluiram os professores em massa, indiferentes aos sindicatos. Simplesmente porque a gestão do ministério da educação tem sido medíocre, pedindo aos professores sacrifícios sem trade off em termos de resultados, apenas para alimentar a máquina. Os próprios alunos e pais percebem que os resultados são forjados estatisticamente.

    O ensino público tornou-se caixote do lixo massificado. Se tivesse um filho para colocar na escola, iria, sem hesitação, para o privado.

    Gostar

  12. caodeguarda's avatar
    9 Março, 2008 14:41

    O facto é que em nenhum momento ouvimos os professores a protestarem por causa dos fracos resultados dos seus educandos, onde temos dos piores resultados da OCDE quer em termos do insuceso escolar quer em termos do ensino estruturante e que faz falta de cadeiras ciêntificas e tecnológicas… mas aquela massa bovina que andou em Lisboa… curiosamente andou calada… há muito bom professor por ai, mas ou não foi ou não se apercebeu da asneira que fazia…

    O que eu não percebo é, se pago uma pequena fortuna para ter as minhas filhas no ensino particular, até porque não confio no público, e a julgar pela amostra só me congratulo por isso, porque carga de água tenho que pagar o salário aqueles tipos?

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Pêndulo permalink
    9 Março, 2008 14:41

    Luís

    Os sindicatos não têm de impor políticas de Educação, a CIP não tem de sugerir aeroportos, as associações de pais não têm de propor nada nas escolas, as associações, os cidadãos, todos apenas podemos fazer uma coisa, uma cruz num boletim de voto de quatro em quatro anos e, no interregno,aceitar tudo passivamente no tal estado de que fala o título deste blog que lhe recordo:

    BLASFÉMIAS
    A Blasfémia é a melhor defesa contra o estado geral de bovinidade

    Gostar

  14. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    9 Março, 2008 14:44

    “O Governo tem toda a legitimidade de avaliar o trabalho dos seus funcionários.Quem paga tem o direito de exigir resultados!”

    Não é o Governo que paga. São os contribuintes.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Março, 2008 14:47

    Sim, lucklucky. Terá toda a razão. Não se esqueça que também os professores são contribuintes.

    Ou será que para si não são?!

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Pêndulo permalink
    9 Março, 2008 14:50

    Ok, a ppartir de agora vamos lutar para que cada cidadão tenha um número de votos proporcional aos impostos que paga. Vamos fazer a Portugal S.A. 🙂

    Gostar

  17. jofer's avatar
    jofer permalink
    9 Março, 2008 14:52

    Sou marido de professora que nem sequer é simpatizante do PS. Tenho algum conhecimento de causa naquilo que vou dizer.
    Há muita manipulação na classe dos professores. Também se sabe que há políticas erradas por parte deste governo. No entanto, não faltam professores a encher os ouvidos uns aos outros.
    Diz o ditado popular que uma maçã podre no cesto acaba apodrecendo as outras. O mesmo ser passa nas escolas. Meia dúzia de professores conseguem envenenar todos os outros.
    A manifestação de ontem teve toda a razão de existir enquanto tal. Quando as pessoas se sentem insatisfeitas tem todo o direito a manifestarem o seu descontentamento. Mas uma coisa digo: esta manif foi instrumentalizada pelo PCP.
    Se o governo fosse do PCP , o que aconteceu ontem teria enchido estádios de futebol com pessoas presas por se manifestarem contra as políticas defendidas pelo governo ( Olhemos para o exemplo dos países que eram governados por PCs antes da queda do comunismo).
    A politica do PCP é politica do bota abaixo. Serve-se de todos os meios ao seu alcance para tentar atingir os seus objectivos. Numa situação idêntica á de ontem e com um governo do PCP; as prisões hoje estariam cheias e as famílias estariam a chorar os seus morto.
    Pensem nisto.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Pêndulo permalink
    9 Março, 2008 14:54

    Disse aquilo a brincar mas para mim até era capaz de ser bom e dar-me mais poder que os “liberais” de pacotilha que por aqui pululam tão rápidos a exigir e tão arredios a pagar.
    O pior é que os professores também iam gannhar um poder do caraças. Não lhes pagam em contas no estrangeiro como já vi defender neste blog.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Pêndulo permalink
    9 Março, 2008 14:57

    Jofer
    Não lhe passa pela cabeça que se o PCP aproveita e arregimenta tanto não comunista será porque há algo muito errado ?
    Não lhe passa pela cabeça que eles estejam a cavalgar, neste caso, a razão?
    Ou será que vê tudo de forma maniqueista ?

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Março, 2008 14:58

    ó jofer , não me diga que para assustar os seus filhos lhes conta aquelas histórias de que vêm lá os comunistas para os assustar.

    ahahahhaha…

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Teresa permalink
    9 Março, 2008 15:02

    Via uma grande vantagem dos comunistas ganharem as eleiçoes. Acabavam com os sindicatos.. eheh

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Março, 2008 15:03

    Meia dúzia de professores conseguem envenenar todos os outros. jofer dixit

    É, sim senhora. Todos os dias, pela manhã, os professores maus estão à porta da escolas a distribuir maçãs envenenadas que distribuem aos colegas que inocentes e ingénuos as comem, ingerindo assim o veneno da manipulação.

    E depois do fim das aulas o veneno começa a fazer efeito e vão todos juntinhos para as vigílias e manifestações aos sábados.

    É mesmo assim.

    Bolas, o jofer é clarividente e a sua esposa deve ser tão má, tão má que nem assimila o veneno.

    Gostar

  23. jofer's avatar
    jofer permalink
    9 Março, 2008 15:22

    Aos meus filhos ensinei-lhes princípios sobre o que é a liberdade e respeito pelas mesmas liberdades. Vivi 20 anos no antigo regime. Tive pessoas que me foram muito próximas presas pela PIDE.Para os meus filhos os comunistas nunca comeram criancinhas ao pequeno almoço. Mas com eles devemos estar com um pé sempre atrás.
    A politica deles é a do Frei Tomás. Olha para o que ele diz mas não faças como ele faz:

    Gostar

  24. jofer's avatar
    jofer permalink
    9 Março, 2008 15:24

    Anónimo Diz:

    Psicologia infantil…

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Março, 2008 15:29

    Mas com eles devemos estar com um pé sempre atrás.

    Concordo, jofer. 🙂

    Mas também julgo que as pessoas devem dar crédito aos professores e não pensarem que estes sejam um bando de manipuláveis.

    Gostar

  26. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    9 Março, 2008 15:36

    ««Não se esqueça que também os professores são contribuintes.»»

    Sugiro que o salário dos professores seja pago apenas com os impostos pagos por professores.

    Gostar

  27. jofer's avatar
    jofer permalink
    9 Março, 2008 15:41

    Para que não subsistam dúvidas, eu também não gosto da ministra.
    Pelo que acima citei, sei de muitos que foram manipulados.
    Mas cada um come do que gosta ou daquilo que lhe dão.

    Gostar

  28. JLS's avatar
    9 Março, 2008 15:42

    Primeiro, uma correcção:
    «Mas ontem os professores apareceram em massa numa manifestação sindical, controlada por sindicatos e em que os líderes sindicais souberam colher os louros e melhorar a sua posição negocial.»
    Por mais inacreditável que possa parecer, os sindicatos rejeitam qualquer diálogo pós-manif: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1322007&idCanal=58

    Mas uma análise a frio permite perceber que esta terá sido uma das manifestações mais esquizofrénicas que já vi. O dedo dos sindicatos é gritante. A manipulação é mais que evidente.
    Como é que é possível que 100000 professores se tenham juntado (ou tenham sido juntados) para protestar contra a sua própria avaliação(!). Como é possível que nunca tenham sido juntados por causa que melhorassem o ensino ou, doutro modo, como é que esta classe dita intelectual e tão numerosa nunca se conseguiu juntar em torno de causa mais pro-activas.

    Foram 100000. Boa. Quando a rejeição de uma reforma, por parte duma classe que por ela será afectada, consegue juntar 100000; quando as notícias de mortes Iraque, Israel, Myanmar, Quénia, etc são tão banais que já nem merecem maior destaque do uma gaffe de um ministro qualquer; quando tão poucos se mexem para lutar pelo fim da tortura em Guantanamo (que, para quem tem dúvidas, foi abertamente confessada por Bush himself); quando se aceitam passivamente os inúmeros atentados urbanísticos e ambientais, desde à 30 anos – é que nem para a saúde, que era uma situação mil vezes mais grave e transversal se viu um décimo desta gente.

    Como é que é possível achar-se que este foi um movimento genuíno! Como é que é possível achar-se que não uma mão enorme dos sindicatos. Mais, quem tiver lido a lei, percebe que muitos professores devem ter lido “traduções” dela estampadas por aí em panfletos, tamanha é a confusão. Mas acima de tudo é deprimente – e estou certo que, talvez só daqui a alguns anos – porque a ‘emoção’ da coisa parece estar a embasbacar muitos -, se vai olhar em retrospectiva e perceber o significado do que realmente aconteceu. Foi um marco! Um marco terrivelmente deprimente para a sociedade. Como é que é possível que a introdução duma avaliação – que não é, em si má – tenha gerado isto? A comédia não conseguiria imaginar tamanho exagero.

    Gostar

  29. Beirão, o Velho do Restelo's avatar
    Beirão, o Velho do Restelo permalink
    9 Março, 2008 15:55

    Isto para o governo dos sociólogos do Sócrates é canja.Eles com a experiência do PREC num dos lados da barricada sabem como se deve fazer na do outro lado onde estão…
    Quanto a sistemas de avaliação que se não traduzam por quantidades palpáveis como por exemplo vendas/lucro nas empresas vai dar tudo a um bruxedo nepotista mais tarde ou mais cedo
    Mais importante do que os prof é a insegurança provocada por milhares e milhares de ilegais sem meios de vida e que se passeiam por aí ou mesmo por “incursões” para arrastar umas coisas…

    Gostar

  30. sm's avatar
    9 Março, 2008 15:58

    Uma ministra ex-casapiana (com o devido respeito à famigerada instituição…) e ex-mulher de um professor que, curiosamente estava na manifestação.

    É muita amargura recalcada…

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Março, 2008 15:58

    Como é que é possível que a introdução duma avaliação – que não é, em si má – tenha gerado isto?

    Bom, caro JLS, permita-me discordar.

    Esta avaliação em si é má.

    Por exemplo, a professora titular que me deveria avaliar tem mais tempo de atestados médicos, provavelmente, que eu de tempo de serviço. E eu já conto com 20 anos de serviço. E atestados médicos só usei uma vez, de facto, por doença, durante 3 meses consecutivos.

    A professora que me irá avaliar, nunca deu uma aula na minha área, nem trabalha com alunos do mesmo ciclo que eu.

    Será que a professora que me vai avaliar tem competência para me avaliar?

    A presidente do Conselho Executivo da escola onde exerço funções, que também é professora titular, também é professora de outro nível de ensino e nunca deu, por isso, a disciplina que lecciono.

    A presidente do Conselho Executivo da escola onde exerço funções já me chamou maluca duas vezes frente a funcionários, alunos e professores.

    Acha que tem competência para me avaliar?

    Acha que, quando eu for avaliada por estas colegas, vou ser avaliada de forma objectiva e justa?

    Acha que estas senhoras estão preocupadas com o sucesso dos alunos?

    Não fale do que não sabe.

    Gostar

  32. JorgeCouto's avatar
    9 Março, 2008 16:01

    O que o João Miranda opina ou seja quem for é para ser comentado nos mesmos termos, isto é, sem menosprezo e com boa educação.
    Até parece que à falta de argumentos se opta pela desconsideração.
    Há dias consta que um elemento do Ministério da Educação teria chamado «professorzecos» a professores que foram recebidos por deputados na Assembleia da República.
    Palavras para quê!?

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    9 Março, 2008 16:04

    João Miranda,

    No Ensino Superior prolifera o FEUDALISMO. Avaliação dos Senhores Catedráticos? Avaliação dos Senhores com Agregação? Avaliação da qualidade da Investigação?

    Bem prega Frei tomás!

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    9 Março, 2008 16:06

    realmente é muito estranho. os professores do secundário não querem ser avaliados. que horror. mas a maior estranheza vem da comparação com os professores do superior, os juízes, os técnicos superiores, os médicos, todos os FP que fazem grandes manifestações e abaixo-assinados a pedir para serem avaliados rigorosissimamente, de 2 em 2 anos, pelos seus pares nomeados titulares. ah, e querem ser observados durante os seus actos profissionais e preencher boletins de avaliação ininteligíveis. estou mesmo a ver. se querem avaliação, comecem por vocês.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    9 Março, 2008 16:17

    comentário 27
    assim como os polícias, os médicos, os professores universitários, etc. porquê a fixação só nos professores do secundário? e o joão miranda é pago com que impostos? é capaz de dizer ou acha que o exemplo é que coisa que não se deve dar?

    Gostar

  36. jofer's avatar
    jofer permalink
    9 Março, 2008 16:20

    sm Diz:

    A voz de um ressabiado…

    Gostar

  37. jofer's avatar
    jofer permalink
    9 Março, 2008 16:27

    Anónimo Diz:

    Tenho 54 anos. O meu chefe é doutorado e tem 31 anos. Eu sou bacharel. É ele quem me avalia.Vou dizer ao patrão que recuso a sua avaliação?
    Quanto a si qual a sua sugestão? Não ser avaliado…

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Março, 2008 16:27

    O João Miranda continua sem perceber o mundozinho que há lá fora.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Teresa permalink
    9 Março, 2008 16:28

    Será que o que querem é que os professores avaliadores sejam sujeitos a uma formaçao para tal e paga, e os formadores desses professores sejam do sindicato?

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Março, 2008 16:29

    Am (35.)

    realmente é muito estranho. os professores do secundário não querem ser avaliados. que horror.

    O que é um horror tremendo é dizer que os professores do secundário não querem ser avaliados.

    Caso não saiba, esta avaliação aplica-se a aos docentes de todos os níveis de ensino exceptuando o superior, e educadores de infância.

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    9 Março, 2008 16:33

    Desculpe a franqueza,mas o senhor não percebe nada do que está a acontecer nas escolas.Informe-se antes de publicar disparates.

    Gostar

  42. Tiago Carneiro's avatar
    9 Março, 2008 16:37

    Fui à minha 1ª manifestação.
    Fui numa camioneta da FENPROF. E depois?
    Não é por essa razão que lhes dou razão nas suas atitudes.
    Não tenho partido. Defendo ideias e políticas. Vindas de quem vierem. De qualquer cor.
    Não sou sindicalizado. Já fui. As cotas que paguei pagaram agora a viagem!!!

    Se não houvesse estes autocarros eu iria no meu carro.

    Os sindicatos não pensam pela minha cabeça!!!
    Os sindicatos não pensam pela minha cabeça!!!
    Os sindicatos não pensam pela minha cabeça!!!
    Os sindicatos não pensam pela minha cabeça!!!
    Os sindicatos não pensam pela minha cabeça!!!
    Os sindicatos não pensam pela minha cabeça!!!
    Os sindicatos não pensam pela minha cabeça!!!
    Os sindicatos não pensam pela minha cabeça!!!
    Os sindicatos não pensam pela minha cabeça!!!
    Os sindicatos não pensam pela minha cabeça!!!
    Os sindicatos não pensam pela minha cabeça!!!
    Os sindicatos não pensam pela minha cabeça!!!
    http://democraciaemportugal.blogspot.com

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Teresa permalink
    9 Março, 2008 16:45

    “Os sindicatos não pensam pela minha cabeça!!!”

    Isto de repetir a mesma frase muitas vezes , é um sinal tipico de quem apanhou o virus da manipulaçao sindical. lol

    Nao se vacine e está feito.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    9 Março, 2008 16:50

    jofer

    agradeço o seu comentário e a oportunidade de discutir tranquilamente este assunto com outros profissionais.

    quer contar algo mais sobre a sua profissão e a sua avaliação? quer dar-me o endereço da internet onde posso ler o regime legal da sua carreira?

    sobre quem avalia. tocou num ponto sensível, como já escrevi. o provimento dos titulares é muito recente e ninguém compreende as regras absurdas do concurso. está a comparar um provimento por doutoramento com um provimento por acumulação de pontos, sem avaliação qualquer, e restrita aos anos de 2000 a 2006?

    Gostar

  45. jofer's avatar
    jofer permalink
    9 Março, 2008 16:59

    Não vou querer expor na praça pública certos pormenores da minha vida pessoal ou profissional. Os procedimentos de avaliação a que tenho sido submetido tem sido correctos. Além de mais não tenho nada a opor á forma como tenho sido avaliado, apesar do meu avaliador ter idade para ser meu filho.

    Gostar

  46. RuiD's avatar
    RuiD permalink
    9 Março, 2008 17:03

    Os comentários da Teresa são néscios, irrelevantes, e mostram um pouco da terrível estupidez que abunda no país que se pauta pela mediocridade e extrema desinformação camuflada. Ou melhor… Uma ignorância bem gerida.

    Ó mulher, vá ler a Constituição e consultar uns jornais.

    Gostar

  47. lol's avatar
    lol permalink
    9 Março, 2008 17:07

    O jofer está a querer comparar o incomparável.

    Mas acha que 100 mil pessoas saíram à rua porque têm reservas em ser avaliadas por putos com acne do M.I.T. ?

    Se calhar tem aí uns “issues” com o seu avaliador que podia ser seu filhote.

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    9 Março, 2008 17:17

    jofer

    evidentemente tem todo o direito de não querer expor a sua vida, mas está a discutir a dos professores!

    se está satisfeito com a sua avaliação tem muita sorte. invejo-o.
    sinceramente gosto de ouvir outras pessoas dizerem que estão satisfeitas.

    deve aceitar que os professores não estão satisfeitos. não é por serem diferentes do jofer, é porque esta avaliação está mal pensada.

    Gostar

  49. Júlio's avatar
    Júlio permalink
    9 Março, 2008 17:28

    Se houvesse avaliação no Ensino Superior, talvez a senhora deputada Marta Rebelo tivesse sido corrida da Faculdade de Direito de Lisboa mais cedo. Não há memória de tão má professora. Tive professores na Primária, no Secundário, bastante mais competentes que esta Socratette.

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    henrique permalink
    9 Março, 2008 17:36

    e…pronto continua a charada do JM…mas a culpa é de quem vem aqui comentar (como eu!) é dar voz a um Burro (JM) que não deveria chegar ao Zénite

    Gostar

  51. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    9 Março, 2008 18:07

    Pêndulo

    por muito que lhe custe é assim a Democracia!Os sindicatos não foram eleitos para governar o país.Podem e devem apresentar propostas mas, em caso de desacordo, quem decide é o Governo!

    Quanto á bovinidade você saberá!

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    9 Março, 2008 18:39

    Bom texto!

    Gostar

  53. Manipulado's avatar
    Manipulado permalink
    9 Março, 2008 18:47

    Eu fui à marcha porque sou manipulável!!

    Gostar

  54. jofer's avatar
    jofer permalink
    9 Março, 2008 19:36

    am Diz:

    Ou não fui claro ou fui mal interpretado. Não estou a querer meter a foice na vida particular de cada um dos professores, mas sim expor o meu ponto de vista em relação ao processo de avaliação dos professores. Penso que este blog é um espaço aberto ao debate de ideias.
    Como alguns dizem, também sou cliente e contribuinte. Além de mais meu salário não é pago com dinheiro de impostos, pois trabalho no privado.

    Gostar

  55. sl's avatar
    9 Março, 2008 20:03

    “A manifestação de sábado não vai alterar a política do Governo. “As pessoas têm o direito de se manifestar. Mas era o que faltava se a acção governativa dependesse agora do nível das manifestações”, afirmou o primeiro-ministro. “Quem determina a acção governativa são os portugueses quando escolhem o governo. É bom que não nos esqueçamos disso”, completou.”

    Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1322057

    Um grande LOL ao “era o que faltava”, sr. ministro!

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    9 Março, 2008 20:23

    Já dizia a minha avó: “Burro velho não aprende línguas”… Mas e linguagens, será que vai?
    100 000 = Cem mil

    Gostar

  57. JLS's avatar
    9 Março, 2008 20:24

    «Esta avaliação em si é má.

    Por exemplo, a professora titular que me deveria avaliar tem mais tempo de atestados médicos, provavelmente, que eu de tempo de serviço. E eu já conto com 20 anos de serviço. E atestados médicos só usei uma vez, de facto, por doença, durante 3 meses consecutivos.»

    Caro anónimo, concordo em absoluto com a sua discordância.

    O que não parece ter percebido, é que esse não é um problema da avaliação nem da lei. É um outro problema que diz respeito aos professores titulares e como se chega a esse estatuto. Por isso digo que a avaliação em si não é má. É bastante razoável. Mas concede-lho toda a razão nesses aspectos acessórios à “avaliação em si”. Essenciais, sim. Mas são outros problemas. Pelo status quo, quem acha que deveria proceder à avaliação? Em abstracto é melhor serem os professores titulares, os professores não titulares, os professores estagiários, as pessoas da FENPROF, as pessoas da sociedade civil que não são professores, orgãos eleitos, etc, etc? Em abstracto, serem os professores titulares, não é, de todo, desrazoável. Mas escolham as lutas. Esse é um pormenor. Não faz sentido dizer que a avaliação é toda má, nem pedir a demissão da ministra. A FENPROF deu a prova cabal, a quem tinha alguma dúvida, de que não está interessada no diálogo. Dá-me ideia que os professores até estão… Mas nisto voltamos ao que o João Miranda disse em relação aos sindicatos e à ‘bovinidade’ dos professores, que parecem não ter percebido que já deviam era ter pedido aos dirigentes da FENPROF para se demitirem à muito tempo atrás…
    Trate-se da questão dos professores titulares. Para além do exemplo que deu, também já tinha ouvido outras situações estranhas em relação a isso. Mas esse é um problema, a meu ver, autónomo da avaliação. Lutem por isso, em vez de dizer que a avaliação é má… O que está mal é a atribuição do estatuto de professor titular.

    Gostar

  58. profissãoliberal's avatar
    profissãoliberal permalink
    9 Março, 2008 20:42

    Tenho neste momento, uma profunda vergonha deste meu país. Um país que denigre os professores denigre-se e apouca-se a si próprio. E privatizar o ensino é conversa de pato-bravo desinformado com tacho na junta. Como mãe, exijo o melhor para os meus filhos. Com um partido socialista, exijo que o melhor para os meus filhos não tenha que ser pagar escolas privadas, cuja mensalidade por cabeça representa um ordenado mínimo, só porque os professores do público estão moribundos e desmotivados e as ecolas decrépitas e inseguras. De que vale aos nossos filhos terem computadores a prestações “dados” por este Governo, se não vão sair da escola a saber ler e escrever correctamente o português?! A perceber de História e Matemática?! Passar por passar só para encherem a estatística e chegarem às faculdades sem pinga de cultura geral e a darem erros ortográficos?! Não almejo um curso na Independente para os meus filhos. Não é a maltratar e sobrecarregar a classe docente que conseguiremos excelência. Os professores são professores. Não são baby-sitters de jovens cuja má preparação os pais imputam somente às escolas.

    Gostar

  59. MJP's avatar
    MJP permalink
    9 Março, 2008 21:00

    Esta é infantil.
    Não percebi foi o título. É que não parece, é mesmo. Quando se está em desespero não se olha para a cara do salvador. Por isso, é infantil todo o texto que escreve.
    Pacheco Pereira já ousa dizer que os sinais estavam à vista mas que ninguém os viu, analisou o porquê da marcha da indignação e conclui que a sociedade tem padecido de cegueira. O JM continua a não querer ver.
    Ora, quem não quer ver, é o governo e os seus apaniguados. Será que… o que parece, é?

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    9 Março, 2008 22:21

    comentário 58

    o que é que quer digamos? que a avaliação é boa mas sem professores titulares e sem boletins com itens ininteligíveis?

    diga-me, quais são os trabalhadores das empresas privadas ou funcionários públicos que são avaliados desta forma?

    estão sempre a bater no mesmo. presumem que os professores não querem avaliação absolutamente nenhuma. portanto, esta ou outra avaliação qualquer, é um pormenor irrelevante.

    assim não vamos a lado nenhum. aceitemos que, quanto mais não seja, pela vontade política do governo haverá avaliação. então, os professores podem discutir uma avaliação melhor do que esta? deixam?

    Gostar

  61. simon's avatar
    simon permalink
    10 Março, 2008 00:01

    Eh, tamém digo.

    Este Zé Sócrates tem sorte nos professores que temos. Tem sorte, porque, como já se viu em democracia, ninguém está livre do que lhe sai na rifa numas eleições, do grande homem ou mulher ao mentiroso e falso que lá se acerte. Ora os portugueses no geral muito se enganaram na escolha, ainda que as alternativas não sobrassem. Facto é que José Sócrates foi pouco mais que o fiasco a toda a linha, contra o que nos prometia, amigos. Bem a cópia dessa sua ministra, sinistra, má, mesquinha, autista, que faz da própria cegueira a sua linha de conbduta. Tal o seu primeiro ministro, outro arrogante, cego, da mesma família autista. E dá pena, sim, mas pior é do País, que não só da Educação, pois quem guardará o País da desgraça a acumular ainda mais de um ano? Sem esperança que a próxima escolha acerte em alguém mais capaz e sério.

    E já é sorte, amigos, se se salva a Educação. Que salva, se os melhores dos professores, maioria que ontem foi de festa a Lisboa há-de salvá-la.

    No mais é pena!

    Gostar

  62. JLS's avatar
    10 Março, 2008 01:22

    «diga-me, quais são os trabalhadores das empresas privadas ou funcionários públicos que são avaliados desta forma?»

    Para os funcionários públicos está previsto um regime de avaliação idêntico, na sua base, mas menos garantístico.
    http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC15/Ministerios/MF/Comunicacao/Outros_Documentos/20040322_MEF_Doc_Sist_Avaliacao_FP.htm

    «o que é que quer digamos? que a avaliação é boa mas sem professores titulares e sem boletins com itens ininteligíveis?»

    Essa contestação deveria ter ocorrido, em peso, há um ano atrás, pela altura da aprovação/discussão do Estatuto da Carreira Docente… em particular o concurso para professor titular. Teria feito muito mais sentido. Porque se está mal hoje, estava mal já nessa altura. Se isso tem consequências no regime de avaliação… o que se tem de mudar não é o regime de avaliação, mas o Estatuto… mas é a tal história: a FENPROF não representa lá muito bem os professores…

    Gostar

  63. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    10 Março, 2008 08:03

    Bem, JSL, não acerta uma!!!

    Essa contestação deveria ter ocorrido, em peso, há um ano atrás, pela altura da aprovação/discussão do Estatuto da Carreira Docente… em particular o concurso para professor titular. Teria feito muito mais sentido. Porque se está mal hoje, estava mal já nessa altura. – Desculpe?! E a Manifestação que fizemos no dia 5 de Outubro de 2006, que relembro foi feriado e sábado, e que reuniu em Lisboa mais de 20 mil docentes? E os dois dias de GReve também em Outubro de 2006? E o Cordão humano? Mão são contestação?!

    Se isso tem consequências no regime de avaliação… o que se tem de mudar não é o regime de avaliação, mas o Estatuto… mas é a tal história: a FENPROF não representa lá muito bem os professores… – Claro que tem consequências. Mas como deveria saber a aprovação do ECD em 2007 não definiu tudo, e só em Janeiro de 2008 é que a Regulamentação do capítulo da avaliação foi publicada. Queria o quÊ? Que os professores depois da aprovação do ECD se exaurissem para ficarem sem forças?!

    Gostar

  64. António Lopes's avatar
    10 Março, 2008 11:13

    Caro João Miranda, parece que continua a ignorar dois factos importantes:

    – nos países nórdicos , mais de 90% dos professores é sindicalizado e não é por isso que se desdenham os sindicatos, muito pelo contrário; aliás, nesta luta os sindicatos têm estado, em geral, em luta por questões profissionais e não políticas;
    -eu fui sindicalizado num sindicato de professores conotado com a esquerda durante algum tempo,e na verdade,fiquei agradavelmente surpreendido na altura com a diversidade de filiações partidárias que lá existia.Desde da direita à esquerda. Sim, porque estavam lá pela classe, não pela cor partidária.
    Se o Sr. João Miranda quiser aprofundar o seu conhecimento, nem imagina as diferentes correntes de opinião que por lá correm.Teria uma grande surpresa.

    Gostar

  65. pjrcarvalho70's avatar
    11 Março, 2008 01:02

    Exmo Sr J. Miranda:
    O senhor jamais poderá confundir sindicatos com cem mil profissionais! Lhe garanto que nem 10% dos que ali estavam, e eu sou um deles, são sequer sindicalizados! A indignação apenas é incompreendida por mentecaptos, intoxicados por uma moda anti função pública que paira pelo país, julgando que tentar educar projectos de cidadãos que a tal se recusam é não fazer nenhum! Estão enganados Sr Miranda e o senhor também está.
    Resta-me elevar a forma, no entanto, civilizada com que argumenta, não alinhando no diapasão de Emídio Rangel a quem já respondi em http://paulocarvalhoeducacao.wordpress.com

    Paulo Carvalho

    Gostar

  66. David Silva's avatar
    11 Março, 2008 18:15

    “25 000 e o resto era família”… heheh afinal foi um grande piquenique familiar!!!

    Isto é resultado de alguma réguada mais forte…
    Tão forte que deixaram de ouvir o que os professores dizem.

    E se havia familiares presentes, isso não será compreensível? Pois se cada professor tiver a sua família, o seu problema é de toda a família, ou não? Não tenho o direito de me insurgir por a minha esposa ser colocada a várias dezenas de casa?

    Muito porreiro este país em que a prioridade nacional é uma avaliação dos professores…

    Gostar

  67. F. E. Lino's avatar
    F. E. Lino permalink
    12 Março, 2008 20:30

    Fui ver quem é este Emílio Rangel e vi isto:
    «Emídio Rangel
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Emídio Rangel (Angola, 21 de Setembro de 1947) é um jornalista português.
    (…)
    Quando saiu da RTP recebeu uma compensação financeira para não exercer funções em televisões concorrentes.»
    Pelo que vejo, já lhe deram algum do meu rico dinheirinho para… não trabalhar.

    Gostar

  68. F. E. Lino's avatar
    F. E. Lino permalink
    12 Março, 2008 20:46

    Desculpem, mas, quando cheguei, pareceu-me que estavam a falar do que escreveu um tal Emílio Rangel e enviei para aqui o comentário que não consegui fazer entrar na página do “Correio da Manhã”.

    Gostar

Trackbacks

  1. Os professores como instrumento dos sindicatos « O Insurgente
  2. Top Posts « WordPress.com

Deixe uma resposta para David Silva Cancelar resposta