Saltar para o conteúdo

A esmagadora coerência no respeito pelos símbolos

17 Março, 2008
by

logopsd.jpg

Aquilo que mais aprecio nestes protestos em favor da perenidade do símbolo “sagrado” do PSD é a enorme coerência dos seus protagonistas. A última coisa que um militante que se preze pode admitir é que a imagem do seu partido seja abastardada. Isso de alterar a tonalidade do fundo da bandeira é inadmissível! E as três setinhas?! Evidentemente que têm de ser respeitadas. Um partido que esquece os seus símbolos está a permitir a inversão da sua identidade. É essa a inestimável lição que os famosos, que já foram barões e agora são apenas críticos, nos têm dado ao longo dos tempos.
O que é que falta a esta direcção de Menezes fazer ao símbolo? Daqui a pouco ainda aparece algum iluminado que se lembra de o virar de pernas para o ar! Não pode ser…

27 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Teresa permalink
    17 Março, 2008 12:15

    É mais que evidente que o símbolo certo para o partido será aquele em que a seta atravessa as letras, cortando-as aos bocadinhos. Pum! Pim_!

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Teresa permalink
    17 Março, 2008 12:16

    Podiam colocar a seta a entrar pelo buraco do P e a sair pelo D

    Gostar

  3. Beirão, o Velho do Restelo's avatar
    Beirão, o Velho do Restelo permalink
    17 Março, 2008 12:29

    Afinal o CAA converteu-se.A sua fé agora é toda para a religião “Menezista”

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Teresa permalink
    17 Março, 2008 12:29

    ..oops.. afinal este poste era sobre a bolsa de valores.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Março, 2008 12:32

    Muito bem, CAA. O Pacheco Pereira estava mesmo a pedi-las!

    Gostar

  6. fnv's avatar
    fnv permalink
    17 Março, 2008 12:37

    Não concordo. Não é mesma coisa “uma blague num blogue” do que a alteração oficial do símbolo de um partido, caro CAA.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    "Zé do Telhado" permalink
    17 Março, 2008 12:38

    O problema é que os símbolos têm, como é evidente, uma explicação normalmente ideológica. A sua alteração deve obedecer também a uma qualquer alteração da mesma índole.
    Durante os anos 30, na Alemanha, um dos poucos grupos que se opôs ao NSDAP (Partido Nazi) foi o que agregava as várias tendências Social-Democratas. Sempre que, pelas ruas das cidades alemãs, os Social-Democratas encontravam propaganda Nacional Socialista, cortavam, normalmente a giz, a Cruz Suástica com as Setas. Foi este o símbolo da resistência Social-Democrata ao totalitarismo.
    As Setas significam três importantes valores caros, como é evidente, a todos (ou quase todos!) os Social-Democratas: a Liberdade; a Igualdade e a Solidariedade.
    Quem retirou as Setas só pode estar a crer criar um Novo Partido!

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Março, 2008 12:47

    Estas lições de História foram úteis. Para mim não há melhor razão para mudar o símbolo do que saber que ele representava o que o partido combate, em vez de afirmar o que o partido defende.

    Gostar

  9. CAA's avatar
    17 Março, 2008 12:48

    Caro FNV,

    Não existiu qualquer «alteração oficial do símbolo de um partido». Só uma campanha de marketing. Pelo que li, antes do Verão surgirá outra com nova imagem.
    O símbolo oficial é o mesmo de sempre.

    Gostar

  10. CAA's avatar
    17 Março, 2008 12:51

    Caro Zé do Telhado,

    «As Setas significam três importantes valores caros, como é evidente, a todos (ou quase todos!) os Social-Democratas: a Liberdade; a Igualdade e a Solidariedade.»

    Obrigado pela lição de catecismo. Sem dúvida que qualquer simpatizante do PSD escolheu votar nesse partido graças ao que nos diz.

    E tem razão – Pacheco Pereira só inverteu as setas mas manteve as três! E isso é que é importante, não é verdade? E revela um grande respeito pelos símbolos…

    Gostar

  11. A.M.'s avatar
    A.M. permalink
    17 Março, 2008 13:08

    O Sr Pacheco Pereira, que virou o símbolo do PSD ao contrário logo após a vitória de Menezes, mostra-se agora escandalizado com esta opção de marketing, que a saber não tem como função renegar a identidade do partido. O Sr Pacheco Pereira que tal como a esquerda portuguesa, aparece sempre à opinião pública com a aquela superioridade moral que o caracteriza para falar de tudo e de todos mas sobretudo do seu (?) PSD como bem entende. O Sr Pacheco Pereira foi um dos claros derrotados com a vitória de Menezes e agora obviamente temos que levar com estes tiques de ressabiamento…!!!!

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    "Zé do Telhado" permalink
    17 Março, 2008 13:09

    CAA;

    Há aqui um conflito muito interessante no PSD.
    Depois do 25 de Abril, o Partido defendeu, muitas vezes, posições mais Liberais quanto ao papel do Estado na Economia, embora mantendo o cunho Social-Democrata e Social-Cristão dos seus fundadores e militantes. Compreendia-se, já que a grande maioria dos Partidos se encontrava à “Esquerda” do PSD.
    Mais de trinta anos depois da revolução, tudo se alterou. O PS passou, na prática, a actuar muito à “Direita” do PSD. Por isso só há, a meu ver, um único caminho a seguir: “Social-Democratizar” o Partido o quanto antes, embora mantendo o cunho Liberal e Social-Cristão.

    Gostar

  13. carlos's avatar
    17 Março, 2008 13:16

    Apesar de pensar que a simples alteração de símbolos não muda o partido, não vejo razão para atacar Menezes por isso. Foi mais traumática a passagem de PPD para PSD e ainda hoje não foi digerida por alguns (PSL que o diga…).
    Por outro lado a seta continua a ser Laranja e não está escrito em lado nenhum que é o fundo que “dá a côr de referência” ao partido.

    Não sou um incondicional de Menezes, mas é claro que os “barões” aproveitaram este mote para passar ao ataque e tentar derrubar Menezes antes de 2009. O cheiro a poder é evidente e só é pena não terem aparecido no último congresso e quererem agora “passar à frente da fila”.

    Programas estratégicos, linha de rumo, ideário programático… é que nem cheiro. Nem dos barões, nem de Menezes. Navegamos à vista….

    Gostar

  14. Beirão, o Velho do Restelo's avatar
    Beirão, o Velho do Restelo permalink
    17 Março, 2008 13:25

    Carlos

    “Programas estratégicos, linha de rumo, ideário programático… é que nem cheiro. Nem dos barões, nem de Menezes. Navegamos à vista….”

    Está enganado.Olhe que o Menezes, apesar de ser presidente duma câmara e saber que as ditas estão endividadas por causa da contrução da “habitação social” que deu muito dinheiro a ganhar a empreiteiros amigos, acha que isso é tão bom para a economia que já avnçou com a intenção duma 2ª série para “imigrantes legalizados”.Isto basta para ver como visionário o homem é.E por isso tem a apoio dos abortistas…

    Gostar

  15. pedro's avatar
    pedro permalink
    17 Março, 2008 13:37

    boa CAA! dê-lhes com força.

    Gostar

  16. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    17 Março, 2008 13:44

    Mas que raio será o respeito por um símbolo ?
    Invertê-lo , como fez o Pacheco, não é desrespeitá-lo ?
    É tanto como pôr o vermelho do lado do pau, na bandeira nacional.

    Gostar

  17. pedro's avatar
    pedro permalink
    17 Março, 2008 13:46

    e não se preocupem com o psd quando o sócrates for para “refugiado” a CE nomeia outro primeiro.

    Gostar

  18. carlos's avatar
    17 Março, 2008 13:52

    Caro Beirão, percebi a sua ironia…
    Mas a verdade é que LFM até hoje não apresentou o “tal programa estratégico e eleitoral” que prometeu quando tomou posse, e também não criou as tais equipas sectoriais para contestar o governo nas várias áreas. Alguns dos notáveis (Branco p.ex) já se mostraram indisponíveis, e LFM tem “animado” a malta fora do parlamento (que lá dentro manda o PSL) com bitaites contraditórios e ao sabor do gosto popular. Assim não vai lá… mesmo com o apoio do CAA!
    Alguém sabe o que faria LFM com os professores e a Educação, se hoje fosse governo ? Também estaria de braço dado com o Nogueira ? Ou interessa hoje estar com os professores e depois de tomar o poder logo se verá ?…

    Gostar

  19. C. Medina Ribeiro's avatar
    17 Março, 2008 14:14

    Os tipos dos logótipos

    Quando alguém desata a mudar os logótipos disto e daquilo (como sucedeu agora, e mais uma vez, no PSD), lembro-me sempre do que se passou em tempos com um amigo meu que foi convidado para um cargo de topo numa determinada empresa:

    Quando o encontrei, dei-lhes os inevitáveis parabéns mas, no decorrer da conversa que se seguiu, apercebi-me de que ele não estava minimamente preparado para exercer essas funções.

    Fiz-lho notar, muito delicadamente, ao que ele me retorquiu, com um ar muito sério:

    – Por mim, não te preocupes. Vou começar por fazer uma grande remodelação, juntando o que está separado, separando o que está junto, e despedindo pessoal. Com essas e outras patacoadas, conto ganhar o tempo necessário para me ambientar. No entanto, se vir que ainda preciso de mais, proponho-me alterar o nome e o logótipo da empresa…
    .

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    André Verneuil permalink
    17 Março, 2008 14:18

    UE/Crimes
    Lisboa é a segunda capital europeia com menor taxa de homicídios.
    Calma, não desesperem, nós os alfacinhas havemos de pôr o nosso país ao nível do melhor que se faz lá fora. A taxa por agora é baixa, temos que admitir, mas com o novo código recuperaremos de certez, só mais um tempinho, por favor.

    Gostar

  21. um berto's avatar
    um berto permalink
    17 Março, 2008 14:29

    Verdade seja dita, e aqui vai, pois, que aquele tipo de seta, pelos vistos, três em uma, barroca e mal definida, é feiosa, só agora se dizendo a razão de o ser, querer atalhar ^trêsfinalidades, e pergunto eu, por que não cinco ou seis, sete ou oito ou uma dúzia, se os males são tantos, senhores?!

    Demodo que bem fica assim mais estilizada, moderna e evoluída, que também a arte e a política evoluem, tal como a vida.

    Agora, capuchos de nada e zeros à esquerda à marcelo e pacheco ou brancos de mera intriga e pilhéria tá certo, não evoluem e vão à missa ao domingo. A eles, no rabo ou lá onde for, três setas que seja.

    Gostar

  22. AS's avatar
    17 Março, 2008 16:00

    «Bússola, Norte e mais do mesmo», 15.Mar.2008, http://www.cachimbodemagritte.blogspot.com/

    Gostar

  23. frei de jesus's avatar
    frei de jesus permalink
    17 Março, 2008 16:36

    Eu fartei-me dos partidos «catch all parties» ; são autênticos «ersatz» da união nacional. Podem limpar as mãos à parede.

    Gostar

  24. bipennis's avatar
    bipennis permalink
    17 Março, 2008 17:02

    portugal na agonia e este gajo diverte-se com a simbologia

    Gostar

  25. C. Medina Ribeiro's avatar
    17 Março, 2008 18:13

    «Setas contra barões» é o título de um livro da Editorial Caminho que parece vir bem a propósito… – [v. aqui]

    Gostar

  26. josé Manuel Faria's avatar
    17 Março, 2008 18:43

    A mudança de símbolo de um partido é assunto sério. Os militantes deveriam ser chamados a proporem alternativas e em seguida votar.

    Gostar

  27. frei de jesus's avatar
    frei de jesus permalink
    17 Março, 2008 23:23

    «PS
    Vitorino elogia Rui Rio, dizendo que tem características em comum com Sócrates (Lusa)».

    Está tudo ceguinho …

    Gostar

Indigne-se aqui.