A esmagadora coerência no respeito pelos símbolos
Aquilo que mais aprecio nestes protestos em favor da perenidade do símbolo “sagrado” do PSD é a enorme coerência dos seus protagonistas. A última coisa que um militante que se preze pode admitir é que a imagem do seu partido seja abastardada. Isso de alterar a tonalidade do fundo da bandeira é inadmissível! E as três setinhas?! Evidentemente que têm de ser respeitadas. Um partido que esquece os seus símbolos está a permitir a inversão da sua identidade. É essa a inestimável lição que os famosos, que já foram barões e agora são apenas críticos, nos têm dado ao longo dos tempos.
O que é que falta a esta direcção de Menezes fazer ao símbolo? Daqui a pouco ainda aparece algum iluminado que se lembra de o virar de pernas para o ar! Não pode ser…


É mais que evidente que o símbolo certo para o partido será aquele em que a seta atravessa as letras, cortando-as aos bocadinhos. Pum! Pim_!
GostarGostar
Podiam colocar a seta a entrar pelo buraco do P e a sair pelo D
GostarGostar
Afinal o CAA converteu-se.A sua fé agora é toda para a religião “Menezista”
GostarGostar
..oops.. afinal este poste era sobre a bolsa de valores.
GostarGostar
Muito bem, CAA. O Pacheco Pereira estava mesmo a pedi-las!
GostarGostar
Não concordo. Não é mesma coisa “uma blague num blogue” do que a alteração oficial do símbolo de um partido, caro CAA.
GostarGostar
O problema é que os símbolos têm, como é evidente, uma explicação normalmente ideológica. A sua alteração deve obedecer também a uma qualquer alteração da mesma índole.
Durante os anos 30, na Alemanha, um dos poucos grupos que se opôs ao NSDAP (Partido Nazi) foi o que agregava as várias tendências Social-Democratas. Sempre que, pelas ruas das cidades alemãs, os Social-Democratas encontravam propaganda Nacional Socialista, cortavam, normalmente a giz, a Cruz Suástica com as Setas. Foi este o símbolo da resistência Social-Democrata ao totalitarismo.
As Setas significam três importantes valores caros, como é evidente, a todos (ou quase todos!) os Social-Democratas: a Liberdade; a Igualdade e a Solidariedade.
Quem retirou as Setas só pode estar a crer criar um Novo Partido!
GostarGostar
Estas lições de História foram úteis. Para mim não há melhor razão para mudar o símbolo do que saber que ele representava o que o partido combate, em vez de afirmar o que o partido defende.
GostarGostar
Caro FNV,
Não existiu qualquer «alteração oficial do símbolo de um partido». Só uma campanha de marketing. Pelo que li, antes do Verão surgirá outra com nova imagem.
O símbolo oficial é o mesmo de sempre.
GostarGostar
Caro Zé do Telhado,
«As Setas significam três importantes valores caros, como é evidente, a todos (ou quase todos!) os Social-Democratas: a Liberdade; a Igualdade e a Solidariedade.»
Obrigado pela lição de catecismo. Sem dúvida que qualquer simpatizante do PSD escolheu votar nesse partido graças ao que nos diz.
E tem razão – Pacheco Pereira só inverteu as setas mas manteve as três! E isso é que é importante, não é verdade? E revela um grande respeito pelos símbolos…
GostarGostar
O Sr Pacheco Pereira, que virou o símbolo do PSD ao contrário logo após a vitória de Menezes, mostra-se agora escandalizado com esta opção de marketing, que a saber não tem como função renegar a identidade do partido. O Sr Pacheco Pereira que tal como a esquerda portuguesa, aparece sempre à opinião pública com a aquela superioridade moral que o caracteriza para falar de tudo e de todos mas sobretudo do seu (?) PSD como bem entende. O Sr Pacheco Pereira foi um dos claros derrotados com a vitória de Menezes e agora obviamente temos que levar com estes tiques de ressabiamento…!!!!
GostarGostar
CAA;
Há aqui um conflito muito interessante no PSD.
Depois do 25 de Abril, o Partido defendeu, muitas vezes, posições mais Liberais quanto ao papel do Estado na Economia, embora mantendo o cunho Social-Democrata e Social-Cristão dos seus fundadores e militantes. Compreendia-se, já que a grande maioria dos Partidos se encontrava à “Esquerda” do PSD.
Mais de trinta anos depois da revolução, tudo se alterou. O PS passou, na prática, a actuar muito à “Direita” do PSD. Por isso só há, a meu ver, um único caminho a seguir: “Social-Democratizar” o Partido o quanto antes, embora mantendo o cunho Liberal e Social-Cristão.
GostarGostar
Apesar de pensar que a simples alteração de símbolos não muda o partido, não vejo razão para atacar Menezes por isso. Foi mais traumática a passagem de PPD para PSD e ainda hoje não foi digerida por alguns (PSL que o diga…).
Por outro lado a seta continua a ser Laranja e não está escrito em lado nenhum que é o fundo que “dá a côr de referência” ao partido.
Não sou um incondicional de Menezes, mas é claro que os “barões” aproveitaram este mote para passar ao ataque e tentar derrubar Menezes antes de 2009. O cheiro a poder é evidente e só é pena não terem aparecido no último congresso e quererem agora “passar à frente da fila”.
Programas estratégicos, linha de rumo, ideário programático… é que nem cheiro. Nem dos barões, nem de Menezes. Navegamos à vista….
GostarGostar
Carlos
“Programas estratégicos, linha de rumo, ideário programático… é que nem cheiro. Nem dos barões, nem de Menezes. Navegamos à vista….”
Está enganado.Olhe que o Menezes, apesar de ser presidente duma câmara e saber que as ditas estão endividadas por causa da contrução da “habitação social” que deu muito dinheiro a ganhar a empreiteiros amigos, acha que isso é tão bom para a economia que já avnçou com a intenção duma 2ª série para “imigrantes legalizados”.Isto basta para ver como visionário o homem é.E por isso tem a apoio dos abortistas…
GostarGostar
boa CAA! dê-lhes com força.
GostarGostar
Mas que raio será o respeito por um símbolo ?
Invertê-lo , como fez o Pacheco, não é desrespeitá-lo ?
É tanto como pôr o vermelho do lado do pau, na bandeira nacional.
GostarGostar
e não se preocupem com o psd quando o sócrates for para “refugiado” a CE nomeia outro primeiro.
GostarGostar
Caro Beirão, percebi a sua ironia…
Mas a verdade é que LFM até hoje não apresentou o “tal programa estratégico e eleitoral” que prometeu quando tomou posse, e também não criou as tais equipas sectoriais para contestar o governo nas várias áreas. Alguns dos notáveis (Branco p.ex) já se mostraram indisponíveis, e LFM tem “animado” a malta fora do parlamento (que lá dentro manda o PSL) com bitaites contraditórios e ao sabor do gosto popular. Assim não vai lá… mesmo com o apoio do CAA!
Alguém sabe o que faria LFM com os professores e a Educação, se hoje fosse governo ? Também estaria de braço dado com o Nogueira ? Ou interessa hoje estar com os professores e depois de tomar o poder logo se verá ?…
GostarGostar
Os tipos dos logótipos
Quando alguém desata a mudar os logótipos disto e daquilo (como sucedeu agora, e mais uma vez, no PSD), lembro-me sempre do que se passou em tempos com um amigo meu que foi convidado para um cargo de topo numa determinada empresa:
Quando o encontrei, dei-lhes os inevitáveis parabéns mas, no decorrer da conversa que se seguiu, apercebi-me de que ele não estava minimamente preparado para exercer essas funções.
Fiz-lho notar, muito delicadamente, ao que ele me retorquiu, com um ar muito sério:
– Por mim, não te preocupes. Vou começar por fazer uma grande remodelação, juntando o que está separado, separando o que está junto, e despedindo pessoal. Com essas e outras patacoadas, conto ganhar o tempo necessário para me ambientar. No entanto, se vir que ainda preciso de mais, proponho-me alterar o nome e o logótipo da empresa…
.
GostarGostar
UE/Crimes
Lisboa é a segunda capital europeia com menor taxa de homicídios.
Calma, não desesperem, nós os alfacinhas havemos de pôr o nosso país ao nível do melhor que se faz lá fora. A taxa por agora é baixa, temos que admitir, mas com o novo código recuperaremos de certez, só mais um tempinho, por favor.
GostarGostar
Verdade seja dita, e aqui vai, pois, que aquele tipo de seta, pelos vistos, três em uma, barroca e mal definida, é feiosa, só agora se dizendo a razão de o ser, querer atalhar ^trêsfinalidades, e pergunto eu, por que não cinco ou seis, sete ou oito ou uma dúzia, se os males são tantos, senhores?!
Demodo que bem fica assim mais estilizada, moderna e evoluída, que também a arte e a política evoluem, tal como a vida.
Agora, capuchos de nada e zeros à esquerda à marcelo e pacheco ou brancos de mera intriga e pilhéria tá certo, não evoluem e vão à missa ao domingo. A eles, no rabo ou lá onde for, três setas que seja.
GostarGostar
«Bússola, Norte e mais do mesmo», 15.Mar.2008, http://www.cachimbodemagritte.blogspot.com/
GostarGostar
Eu fartei-me dos partidos «catch all parties» ; são autênticos «ersatz» da união nacional. Podem limpar as mãos à parede.
GostarGostar
portugal na agonia e este gajo diverte-se com a simbologia
GostarGostar
«Setas contra barões» é o título de um livro da Editorial Caminho que parece vir bem a propósito… – [v. aqui]
GostarGostar
A mudança de símbolo de um partido é assunto sério. Os militantes deveriam ser chamados a proporem alternativas e em seguida votar.
GostarGostar
«PS
Vitorino elogia Rui Rio, dizendo que tem características em comum com Sócrates (Lusa)».
Está tudo ceguinho …
GostarGostar