Jogos olímpicos e política
27 Março, 2008
O Comité Olímpico Internacional baniu a participação de atletas sul-africanos nos jogos de 1964, 68, 72, 76, 80, 84 e 88 por causa das políticas segregacionistas do Estado. A FIFA e outras Associações Privadas fizeram o mesmo, apesar de os atletas não representarem os Estados, mas antes os comités olímpicos nacionais ou federações desportivas.
Em 1992, foi a vez da UEFA banir a selecção de futebol Sérvia de participar no Euro, abrindo a porta à Dinamarca, que acabaria por se sagrar campeã.

a jugoslavia foi impedida de participar no europeu de 1992 e nao no de 1996. fica a correcçao
GostarGostar
Foi em 92 e não em 96.
GostarGostar
Boa ideia, porque é que náo se banem só os atletas chineses?
GostarGostar
Em 1938 no Campeonato do Mundo de Futebol em Berlim o Foreign Office em plena fase de apaziguamento(lembra-me qualquer coisa dos tempos actuais…) ordenou os jogadores Ingleses fazerem a Saudação Nazi:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/magazine/3128202.stm
GostarGostar
«a jugoslavia foi impedida de participar no europeu de 1992 e nao no de 1996.»
Corrigido.
Mas em 96 a Jugoslávia voltaria a ser banida (desta vez, não participou sequer na qualificação).
GostarGostar
a falta de vergonha e desonestinade intelectual que me interessa é a dos dirigentes nacionais-fascista desta pocilga do largo dos ratos
GostarGostar
Caro CL,
O COI excluiu em 1964 o «National Olympic Committee of South Africa» por violação da Carta Olímpica. Apenas foi readmitido em 1991.
«A FIFA e outras Associações Privadas fizeram o mesmo, apesar de os atletas não representarem os Estados, mas antes os comités olímpicos nacionais ou federações desportivas.» porque as associações privadas locais violavam as regras das associações internacionais a que pretendiam pertencer.
Em 92, as Nações Unidas impuseram a proibição da participação da Jugoslávia em eventos desportivos (sanção apenas levantada em 95).
A 30 de Maio (o Euro92 começou a 10 de junho…), as Nações Unidas aprovaram um largo pacote de sanções á Jugoslavia, as quais expressamente diziam:
«Decides that all States shall: (…) Take the necessary steps to prevent the participation in sporting events on their territory of persons or groups representing the Federal Republic of Yugoslavia (Serbia and Montenegro);».
Por causa dessa decisão da Un, Bobby Ficher foi processado por ter feito um jogo de xadrez em Belgrado.
As equipes da Jugoslávia foram impedidas pela UN (contra a vontade do COI) de participar nos JO de Barcelona92. Os atletas individuais jugoslavos (60) puderam participar, não sob a bandeira jugoslava mas como «Independent Olympic Athletes».
GostarGostar
Devia haver um boicote até aos jogos olímpicos clássicos. A Grécia era uma democracia só para alguns, as mulheres e os escravos não votavam, e houve alturas em que chegou a ser uma tirania, de tal forma que até condenaram à morte o Sócrates (não afiem o dente, porque se trata do outro!!!)
Por isso eu proponho que se boicotem a referência a todos os jogos olímpicos da era clássica! Toca a refazer a literatura… sempre se arranjam mais uns empregozitos.
E já agora, um boicote a todos os restaurantes chineses. Eu já faço há muito (embora goste da comida chinesa. Não gosto é dos restaurantes)! Bora lá…
GostarGostar
Em 1980, como protesto contra a invasão soviética do Afeganistão, o presidente norte-americano Jimmy Carter anunciou o boicote dos EUA aos Jogos Olímpicos de Moscovo, conclamando seus aliados pelo mundo a darem o mesmo exemplo; 69 nações, o triplo das nações africanas que se recusaram a participar dos Jogos anteriores em Montreal por questões raciais, seguiram o caminho dos EUA (…)
Quatro anos depois, a URSS fez o mesmo no Jogos Olímpicos de Los Angeles, etc, etc.
GostarGostar
foiem 96
GostarGostar
I am New york’s!!!
i am preeas between!!!
Afff……….
GostarGostar