Saltar para o conteúdo

Slippery slope

29 Março, 2008

Vi há pouco o PGR a defender que o pequeno crime leva ao grande. Disse que o consumo de drogas leves leva ao consumo das drogas duras. Não tenho nada contra esta filosofia. Creio mesmo que o consumo de alcool leva ao consumo de drogas leves, a qual leva ao consumo das drogas duras. Os cigarros de chocolate levam ao fumo de tabaco, que leva à marijuana, que leva à heroína.

37 comentários leave one →
  1. Piscoiso's avatar
    29 Março, 2008 20:41

    O PGR será uma pessoa ambiciosa. Achará que ser PGR, leva a PR, ou quiçá à banca.
    Uma coisa leva a outra.
    Há alguém que não saiba ?

    Gostar

  2. C. Medina Ribeiro's avatar
    29 Março, 2008 20:42

    A evolução da criminalidade ligeira para outra mais séria acontecerá facilmente se ela trouxer, a quem a pratica, vantagens materiais (no caso de roubo, p. ex.) ou o reconhecimento do grupo (o que não tem menos valor) – sem os inconvenientes da punição.

    O que está em causa é, pois, de cariz diferente da eventual passagem dos cigarros de chocolate para os de tabaco…

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Março, 2008 21:05

    Coitado do PGR , anda muito atrasado. Há anos que a teoria da “escada” está posta de lado. No que se refere a drogas , pelo menos.

    Gostar

  4. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    29 Março, 2008 21:27

    Quantos consumidores de drogas duras usaram antes drogas leves? 99%? Era bom fazer um estudo estatístico para saber se há ou não evolução de um tipo de drogas para o outro. O resto que está aqui escrito de maneira análoga num tom de duvidosa ironia, não mostrando respeito pelo grave problema que é sentido por muitos e suas famílias, já o João Miranda nos acostomou!

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    henrique permalink
    29 Março, 2008 21:36

    sendo assim…ainda vais falar sobre o sexo que leva à política.

    Gostar

  6. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    29 Março, 2008 21:48

    …que leva à heroína…

    …que leva à Joana d’Arc.

    Gostar

  7. Carlos Fonseca's avatar
    Carlos Fonseca permalink
    29 Março, 2008 21:52

    Oh Miranda onde está o sentido de humor?
    Por vezes, a falta de imaginação manda que o Miranda fica de banda.

    Gostar

  8. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    29 Março, 2008 21:52

    “Piscoiso Diz:
    29 Março, 2008 às 8:41 pm
    O PGR será uma pessoa ambiciosa. Achará que ser PGR, leva a PR, ou quiçá à banca.
    Uma coisa leva a outra.
    Há alguém que não saiba ?”

    E os apparatchiks do PS que o digam…

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    ganja babe permalink
    29 Março, 2008 22:05

    «Quantos consumidores de drogas duras usaram antes drogas leves? 99%?»

    E tabaco e alcóol? – eu diria que 100%…

    Gostar

  10. caodeguarda's avatar
    29 Março, 2008 22:06

    henrique Diz:
    29 Março, 2008 às 9:36 pm
    sendo assim…ainda vais falar sobre o sexo que leva à política.

    Acho que é mesmo a falta de sexo que leva à política… basta olhar para o sr. pinto de sousa… com aquela cara como não deve “comer” ninguém… lá nos “come” a todos…

    Gostar

  11. Ment's avatar
    29 Março, 2008 22:52

    Parece-me que o Guliani também pensava assim e comprovou que estava certo…
    .

    Gostar

  12. Mentat's avatar
    29 Março, 2008 22:53

    Parece-me que o Guliani também pensava assim e comprovou que estava certo…

    Gostar

  13. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    29 Março, 2008 23:07

    estou em condições de lhe fornecer centenas de trabalhos em inglês (em português só de brasileiros)sobre quimica (biosítese, sintese) e farmacologia (radicais livres,receptores, neurotransmissores,etc) psiquiátrica, onde poderá verificar que o pgr tem razão. felizmente não pertence ao sector nem politico nem socialisticamente correcto

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Joana permalink
    29 Março, 2008 23:08

    “Mentat Diz:
    29 Março, 2008 às 10:53 pm
    Parece-me que o Guliani também pensava assim e comprovou que estava certo…”

    Estava certto pois, combateu os gangs da escola, depois a mafia, e depois chamaram-no de mafioso por se juntar ao gang dos neo-cons nas asneiras que fez no 911 e nem se ouviu falar dele nas eleições.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anonimo2 permalink
    29 Março, 2008 23:16

    Fico encantado da vida pela preocupação do Sr. Procurador Geral com uma adolescente insolente que defende a sua propriedade, com o minimo de violencia pelo que vi… Já com investigaçõezitas á banca que não dão em nada, não são para aqui chamadas, que isso agora não interessa nada. Sobre consumo de drogas leves levar ás duras está errado, a % de consumidores das leves que evolui para as duras é semelhante com outros tipos de consumos. Isso está mais que estudado, mas parece que ainda não chegou aos srs. procuradores.

    Gostar

  16. Mentat's avatar
    29 Março, 2008 23:24

    “Sobre consumo de drogas leves levar ás duras está errado, a % de consumidores das leves que evolui para as duras é semelhante com outros tipos de consumos.”

    Já agora elucide-nos.
    Quais são os outros tipos de consumo que levam às drogas duras sem passar pelas leves ?
    .

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Março, 2008 23:26

    pois , sendo certo que 99% dos consumidores de drogas duras se iniciaram nas leves , e normalmente viram o que se chama politoxicomanos , pois consomem de tudo , também é verdade que existem inúmeros estudos sobre consumidores de drogas leves e que o saõ durante anos a fio ,alguns até à velhice , que jamais tocariam em heroína ou coca. Ou tabaco , e até alcool. Lá se vai a “escada” a baixo.
    Assim como há montes e montes de malta agarradinhos às drogas das farmeceuticas: serenais , valiuns , lexotans e por aí fora. Só que canabis a gente planta e não paga nada a ninguém.Pois é , não dá lucro ao capitalista nem ao Estado.

    Gostar

  18. J.Pereira's avatar
    J.Pereira permalink
    29 Março, 2008 23:30

    Finalmente aparece alguém ,na cadeia superior do Poder,que não é invertebrado e tem um mínimo de bom senso.
    Esperemos que tenha o efectivo apoio do PR,já que da corja “governamental” só pode esperar sabotagem.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Pêndulo permalink
    29 Março, 2008 23:33

    É preciso muito cuidado ao tomar banho. Encostar o dedo ao rabo leva à homossexualidade

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Março, 2008 23:45

    È , la na Holanda , aquilo é só agarradinhos ao cavalo , o país com mais toxicomanos por metro quadrado…Santa paciência para ouvir opiniões de quem não sabe nada do assunto. Olha , sabem , o casamento leva ao divorcio , logo é melhor nâo casarem.

    Gostar

  21. carlos's avatar
    30 Março, 2008 00:05

    Brilhante as suas deduções científicas !

    …cigarros de chocolate levam ao fumo de tabaco…

    e se fossem coelhinhos de chocolate levava a quê ??? a ingressar na Playboy ?

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Março, 2008 00:15

    E é preciso punir com severidade que é para os casos nao se repetirem.

    É por isso que nlguns costumes cortam logo as maos aos ladroes. Tal exemplo, deixou logo de existirem outros ladroes.
    E a pena capital, com a pena de morte, foi limpinho. Tal exemplo e ninguém mais mata ninguém.

    Se punirem a miuda com a maior severidade possível para o caso, estasse logo a ver que nao vai haver mais luta pelos telemóveis e acaba-se a indisciplina ou as birras todas. Está-se mesmo logo a ver.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Um Berto permalink
    30 Março, 2008 00:19

    E o João Miranda leva onde?

    Gostar

  24. anonimo3's avatar
    anonimo3 permalink
    30 Março, 2008 00:27

    Mas , questão diferente das drogas é o roubar . Roubar também é vicio , vício que por cá se iniciou ( ou agravou) com os fundos comunitários . Imaginem : se os últimos destinatários dos mesmos os malgastaram , quem os distribui , então , faço ideia..E é simples de perceber: um carro e uma casa exigem um tanto para os manter ; 2 casas e 2 carros exigem o dobro ; 2 casas e 3 carros , ainda um pouco mais e por aí fora. É só reparar naqueles casos dos desvios em bancos e outras empresas : começam e só param quando são apanhados.

    Gostar

  25. Tuga's avatar
    Tuga permalink
    30 Março, 2008 00:28

    É de pequenino que se torce o pepino!
    Para além do carácter punitivo das sanções deve ver-se, também, o pedagógico: servem de exemplo para o(a) infractor(a) e para os restantes membros da comunidade.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Março, 2008 03:31

    Oh ,Tuga , e então a ressocialização?.
    Não tenham medo , rapaziada , esta é apenas uma época de transição. Havia uns valores , em principio imutáveis , mas logo surgiu a sociedade da tecnologia e mudanças a toda a hora. E liberdade de cada um ser o que quer ser. E estamos numa era de ajustamento. E serão tão mais felizes quanto mais aceitarem este facto( fato?) de valores serem relativos até encontrarmos os que nos vão guiar nos pr
    oximos tempos.
    Agora putos a bater em professores? Solução passa por robustez fisica ser parametro para seleção do professorado.
    Se não perceberem as minhas palavras , recomendo o Alvin Toffler. Ele explica 5 estrelas.

    Gostar

  27. C. Medina Ribeiro's avatar
    30 Março, 2008 11:47

    Como o essencial dos cigarros de chocolate é o chocolate – e não a sua forma -, eles podem levar é ao vício do chocolate, não do tabaco.

    Quanto às drogas leves levarem facilmente às duras… Não sei se, em geral, isso sucede ou não; só posso dizer que conheço casos em que isso, de facto, aconteceu.

    Finalmente: se um garoto rouba um telemóvel e não lhe acontece nada; se rouba um skate e não lhe acontece nada;
    se rouba uma bicicleta e não lhe acontece nada… qual a dúvida de que, a breve trecho, tomará isso como sendo um comportamento aceitável (ou, no mínimo, tolerável)- mais ainda se, a isso, corresponder um ascendente sobre a malta da sua ‘entourage’?
    .

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    30 Março, 2008 13:20

    giuliani .mas por cá na micaelis vamos pelo mesmo caminho até á próxima manif.o melhor é aquelas metodologias do manson … o charles .não fazer coisa nenhuma e deixar o chalupa á solta desde pequenino . kasabian rip

    Gostar

  29. C. Medina Ribeiro's avatar
    30 Março, 2008 13:22

    Um velho amigo meu que, devido à sua provecta idade, já encara estas coisas todas com grande cepticismo, costuma dizer:

    «Não sei se está bem ou se está mal; tiremos conclusões pelos resultados».

    Assim, deixemos um puto fazer o que quer e lhe apetece, desde tenra idade (incluindo agredir, partir, insultar, roubar, etc), e, ao fim de algum tempo, vamos ver os resultados.

    Se, eventualmente (?), os resultados forem maus, restará sempre a consolação de se poder fazer um pouco de humor com analogias envolvendo cigarrinhos de chocolate.
    .

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    30 Março, 2008 14:03

    ou filmes …

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    ganja babe permalink
    30 Março, 2008 14:22

    Estão a ver ao contrário, não é o uso de marijuana que leva as pessoas a usar drogas duras, as pessoas que usam drogas duras é que geralmente já usaram marijuana , alcool, tabaco, fraldas…
    O uso de cannabis nos países onde é proibida, pode é aumentar o risco de ter contacto com drogas duras, pois os mercados estão misturados.
    No fundo esta gente está a dizer que se não existisse cannabis ninguém usava drogas duras, a cannabis é o bode expiatório da falta de informação das pessoas e da falta de capacidade para tomar decisões.

    “…see Mary Mary quite contrary
    how does your garden grow?
    Hydrophonic ultra supersonic
    or does it grow naturally slow?”

    Gostar

  32. PS's avatar
    30 Março, 2008 15:30

    “Estão a ver ao contrário, não é o uso de marijuana que leva as pessoas a usar drogas duras, as pessoas que usam drogas duras é que geralmente já usaram marijuana , alcool, tabaco, fraldas…”

    Sou só eu que acho que você se está a enterrar?

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    tribunus permalink
    30 Março, 2008 16:36

    È curioso, como a imaginação de quem escreve sobre a droga e o
    roubo, seja tão tacanha e burra, que não entende os esforços do PGR.
    Se calhar, queriam um PGR, igual às merdas que por ali passaram!
    Foi assim que chegámos às operações Furacão, Apintp Dourado, Casa Pia, etc, o deixa a andar, misturado com o peso politico
    que faz leis para beneficiar réus!
    Acham, que quere clarificar o que se rouba, destrói na escola,
    a violencia sobre alunos e alunos etc, não è a merda de um conselho directivo, que tem capacidade para resolver estes assuntos, tambem automovel e não o querem riscado……..
    Já agora, para os ignorantes, a violencia publica sobre professores e todo o pessoal docente è um crime publico! não precisa de queixa, para um procurador, ter que intervir ( o que não tem feito) senão não tinhamos chegado aqui! O bastonario, mostrou a sua ignorancia ao não saber este facto……..

    Gostar

  34. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    30 Março, 2008 19:13

    “Estão a ver ao contrário, não é o uso de marijuana que leva as pessoas a usar drogas duras, as pessoas que usam drogas duras é que geralmente já usaram marijuana , alcool, tabaco, fraldas…” sim e beberam água!!! Continuo a dizer que um estudo sério, honesto, analítico pode demonstrar ou não uma tendência. Eu acredito que 90% dos consumidores de drogas leves nunca consumiram drogas pesadas, o que não implica que estas não sejam um factor majorativo.

    Gostar

  35. Magistral Estratega's avatar
    Magistral Estratega permalink
    31 Março, 2008 02:43

    De facto o Minhoto tem razão, aliás para quem conhece por dentro o combate ao consumo de drogas ilícitas sabe perfeitamente que a teoria da escalada está, digamos obsoleta. Agora pensem noutra coisa: a que levou a política repressiva de séculos quanto ao consumo de substâncias ilícitas? A nada e por isso é que todas as políticas neste sentido falham. Sabem porquê? Porque é inerente ao ser humano o consumo de “drogas”. Vejamos, em todas as culturas elas são consumidas, pelos índios norte americanos a mescalina, pelas tribos do Afeganistão o ópio, por nós o alcool (o tabaco entre nós)é mais recente apenas umas centenas de anos), pelos Índios sul americanos a cocaína e poderíamos continuar. Simplesmente é um fenómeno que não pode ser erradicado mas apenas controlado.

    Quanto à questão de todos os consumidores de drogas ditas pesadas passarem previamente pelo consumo de drogas leves, mesmo não sendo verdade, também pode ser explicado por outro pormenor. Se calhar o motivo que levou ao consumo de drogas pesadas foi o mesmo motivo que levou ao consumo de drogas leves, este apenas foi um acaso digamos. Senão vejamos… a maioria das pessoas que experimentaram drogas pela primeira vez refere sê-lo ou por curiosidade ou por pressão do grupo e os que mantêm o consumo referem-no ser por pressão do grupo ou como escape a outras situações “desfavoráveis” na sua vida: se é o que qualquer um de nós faria? provavelmente não, mas que existe uma predisposição para isso existe. Ou seja o consumo sustentado não tem tanto a ver com a necessidade de consumir drogas mais pesadas que as consumidas anteriormente mas tão só porque os motivos que o levaram a começar a consumir se mantêm.

    Gostar

  36. Zé's avatar
    permalink
    31 Março, 2008 12:04

    Como toda a gente sabe, o consumo de pão provoca atitudes homicidas.
    Cerca de 90% dos homicidas durante o ano transacto comeram pão ao pequeno almoço do dia em que cometeram o homicidio.

    …por isso Sr. Minhoto, por favor, vá passear…

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    O Agitado permalink
    31 Março, 2008 17:50

    O João Miranda devia ter inalado alguma bactéria sem querer…
    Nonsense, meu caro.

    Gostar

Deixe uma resposta para Piscoiso Cancelar resposta