Saltar para o conteúdo

A Conatel* informa:

9 Abril, 2008

Os Simpsons não são próprios para crianças, por atentarem contra a “formación integral de los niños, ninãs y adolescentes“.

* Comissão Nacional de Telecomunicaciones del Ministério del Poder Popular para las Telecomunicaciones y la Informática del Gobierno Bolivariano de Venezuela.
35 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Nelson Gon\c calves permalink
    9 Abril, 2008 13:55

    A sigla da comissão é, apropriadamente, CONATEL.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Abril, 2008 13:59

    ahhhhhh! tá explicado a verdadeira causa do aumento da violencia nos crimes e da indisciplina nas escolas portuguesas. Bart Simpson! E o PGR.. nao faz nada?

    Gostar

  3. Vítor Vilar's avatar
    9 Abril, 2008 14:11

    E a culpa da violência nas salas de aulas é da Motorola, Nokia, Samsung, etc.
    Como dizia (e bem) a Helena Matos esta semana: o “Devia haver uma lei que…” é realmente o maior perigo que as sociedades enfrentam.

    E tal facto, é tão comum nessas ilhas ideológicas.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Abril, 2008 14:13

    “The Simpsons is not recommended for children under the age of fourteen”

    http://www.parentstv.org/ptc/shows/main.asp?shwid=1317

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Abril, 2008 14:17

    Nao se entende lá muito bem é porque substituiram os Simpson’s pelas Marés Vivas

    Gostar

  6. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    9 Abril, 2008 14:45

    não vende coca, não tratam mal a população, não fomenta a miséria e a prostituição,não deitam bombas, não falam durante 4 horas seguidas sem dizer nada com interesse

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    José permalink
    9 Abril, 2008 14:49

    Conatel?

    Mas…como é que na Venezuela se chama à tal coisa?

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    9 Abril, 2008 14:54

    Afinal, o castelanho também é uma língua muito traiçoeira!

    Democracia a la Chavez!

    Se o Grande Timoneiro e o SS sabem disto, qualquer dia a RTP só passa o Vitorino e o Prós&Prós!

    Gostar

  9. caramelo's avatar
    caramelo permalink
    9 Abril, 2008 14:59

    “o “Devia haver uma lei que…” é realmente o maior perigo que as sociedades enfrentam.”

    Akula, informação fresca: O maior perigo que as sociedades enfrentam é a fome, a guerra, as doenças, etc. por aí. Percebes-te a ideia? Não são as leis. Se fossem as leis, a Somália e a Eritreia, estados sem praticamente leis nenhumas, seriam paraisos. Essa de que as leis são o maior perigo para a sociedade parece mais coisa de gato fedorento. Há mesmo quem não saiba a sorte que tem.

    Quanto aos Simpsons, eu também acho que aquele horário (e o problema é o horário, não sei se se deram conta…) também não é adequado para crianças. Isso faz de mim um gajo pouco moderno e um chavista estalinista perigoso para a sociedade, suponho.
    Muito barulho para nada. Trata-se de um canal público, meus caros. A verdadeira discussão aqui, será a eterna discussão sobre a existência de canais públicos. Quem os tolera (incluindo aqueles que vêm os canais públicos, mesmo que depois venham falar mal da existência de canais públicos… ;)), também terá que tolerar que um orgão governamental dê indicãções sobre os programas mais adequados para horários de crianças. Vá, todos agora a gritar Fascismo! ou Comunismo! vá lá.
    Há muito por onde pegar no Chavez, mesmo muito, e pegar neste caso, é desperdiçar causas.

    Gostar

  10. Piscoiso's avatar
    9 Abril, 2008 15:03

    Ou há, ou não há critérios proibicionistas..
    Se os há, dependem esses critérios das instituições.
    Se não há, então a pornografia pode ser servida ao pequeno almoço.

    Gostar

  11. essagora's avatar
    essagora permalink
    9 Abril, 2008 15:21

    “Essa de que as leis são o maior perigo para a sociedade parece mais coisa de gato fedorento. Há mesmo quem não saiba a sorte que tem.”

    Salazar não teria dito melhor…

    Gostar

  12. carlos coutinho's avatar
    carlos coutinho permalink
    9 Abril, 2008 15:39

    a fernanda cancio, a diz que é uma especie de namorada do 1º vai ter uma programa na rtp sobre bairros degradados. é melhor ser ela do que alguem fora do ps, assim so diz o que se quer. a dita jornalista passou de irreverrnte a mandante do ps. só visto

    Gostar

  13. ...'s avatar
    ... permalink
    9 Abril, 2008 15:53

    CONATEL….ahahahahah

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Abril, 2008 16:00

    con a tele

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    9 Abril, 2008 16:00

    Também concordo a “Family Guy” é muito mais formativa e educacional

    Gostar

  16. essagora's avatar
    essagora permalink
    9 Abril, 2008 16:41

    Family Guy?
    Então e o South Park?

    “shut yo fucking face uncle fucker
    you’re a cock sucking ass licking uncle fucker”

    Pura poesia!
    🙂

    Gostar

  17. Vítor Vilar's avatar
    9 Abril, 2008 17:20

    Caramelo: claro que sim. Era mesmo isso que queria dizer…poupa-me.

    É claro que o que disse era em relação a sociedades onde já não existem esses problemas, que é o caso da nossa. Julgo (assim o entendi) que foi nesse sentido que a própria Helena Matos publicou o post sobre as palavras da Maria Vieira.

    Podemos no entanto discutir a fome e a guerra. Não tem é qualquer interesse para o que estamos aqui a discutir: a limitação ou não do que passa na televisão pública e qual a fasquia a utilizar.

    Se percebeste daqui, que és o único que se preocupa com os flagelos da humanidade por esse mundo fora… lamento.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Kramer permalink
    9 Abril, 2008 17:33

    Muito bem Caramelo!
    O seu comentário é o meu comentário.
    José, na Venezuela chama-se à tal coisa “conho”, conho!

    Gostar

  19. caramelo's avatar
    caramelo permalink
    9 Abril, 2008 17:40

    Akula, tu e a Helena, falaram em “sociedades”. Queriam então só referir-se a sociedades onde os problemas da fome, doença, guerra, etc, já estão resolvidos? Está bem, então. O problema é que esses problemas já estão resolvidos por causa das mesmas leis que vocês acham um risco para a sociedade… percebeste? Não interessa, de facto.
    Quanto à fasquia na televisão pública, ou se aceitam fasquias legais, ou fica ao critério de cada canal. Eu acho que deve haver fasquias legais. Mas sei que isso não é aceite por todos. Isto como o mundo é muito diverso, haverá sempre quem ache que se pode passar pornografia na hora infantil.

    Mas a minha conclusão é que não vale a pena, como muitos aqui fazem, transformar isto em mais um motivo para atacar o regime do Chavez, falar na falta da liberdade na Venezuela, etc. Esta questão é discutida em qualquer país civilizado, desde a Inglaterra à Suécia, passando pelos states, etc.

    Gostar

  20. lololinhazinha's avatar
    lololinhazinha permalink
    9 Abril, 2008 18:13

    “Esta questão é discutida em qualquer país civilizado, desde a Inglaterra à Suécia, passando pelos states, etc.”

    Caramelo, tens razão.

    Este assunto, de resto, está longe de ser uma “chavisse”. E os Simpsons, embora não sejam propriamente uma espécie de “corruptor da humanidade”, são mais para adolescentes e adultos do que para crianças.

    Quanto á conversa do excesso de leis, a mim parece-me que nas sociedades ditas civilizadas a mania de legislar (tipo hipocondria legislativa) deve ser observada de perto. Caso contrário a nossa sociedade torna-se irrespirável.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    9 Abril, 2008 18:20

    Estou mesmo a ver a questão dos Simpsons ser discutida na Suécia.

    É que deve ser assunto que lhes tira o sono.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Abril, 2008 18:30

    Na Suécia nao passa os Simpsons antes das 8 horas da noite. Nem na PBS dos Estados Unidos. Nem no Canadá.

    Gostar

  23. caramelo's avatar
    caramelo permalink
    9 Abril, 2008 18:34

    Ó Mialgia, na Suécia discute-se tudo e mais alguma coisa. Nem te passa pela cabeça. Discutir é bom e é isso que faz um pais ser civilizado. E quanto ao capitulo da protecção da infância, irias ficar admirado com o que lá discutem.
    É, ó lolozinha. Mas eu queria era ver o que pensariam os nossos “libertários” se de repente em Portugal deixassem de existir as tais leis que eles acham que os sufocam e tiram a liberdade, etc, etc.

    Gostar

  24. all-fenos's avatar
    all-fenos permalink
    9 Abril, 2008 19:11

    Surpresaaaaa….
    Regime de Chavez?
    Mas “atão” aquilo não é uam democracia avançada??e muito justa? e muito preocupada com a sanidade mental das criancinhas pá?
    E não retiram a “missa” a que obrigam essas mesmas crinacinhas de no minimo quatro horas todos os domingos em horario que elas estao bem acordadas com o segundo “papa das liberdades”..o dito cujo?

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    9 Abril, 2008 19:40

    Ó Caramelo, conheço bastante bem a Suécia. Concede-me isso. É um país com regras, onde as pessoas não são tratadas como lixo e sabem quais os seus direitos e obrigações. Isto para resumir muito. Sei que as coisas são dicutidas, mas não reprimidas. O meu comentário ia no sentido de que os Simpsons para eles não chega ser assunto.

    Passa depois das 8 e as crianças veêm. Isso faz deles uma sociedade perigosa?

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Abril, 2008 21:17

    Passa depois das 8 e as crianças veêm. Isso faz deles uma sociedade perigosa?
    Na Venezuela também passa depois das 8 e as crianças se virem é problema dos pais

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    ferro permalink
    9 Abril, 2008 21:51

    se não me engano o presidente bush também já havia emitido algum desagrado em relação á série dos simpsons, considerando-a “um mau exemplo”

    Gostar

  28. tina's avatar
    9 Abril, 2008 21:58

    Os meus filhos (9 e 11) vêem os Simpson, Family Guy e South Park. Reconheço que os dois últimos não são adequados para a sua idade mas eles gostam muito e resistem quando eu peço para não verem. Eu percebo porquê, são séries muito inteligentes, e assim não consigo proibi-los.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Abril, 2008 22:13

    Os meus filhos (9 e 11) tambem vêem pornografia. E acham isso muito mais adequado à sua idade que os Simpsons.

    Agora a sério: haverá algum atrasado mental que ache que os Simpsons são para crianças?

    Eu sou fã dos Simpsons, mas já passei os 10 anos há algumas dezenas de anos…

    Gostar

  30. tina's avatar
    9 Abril, 2008 22:26

    Há pessoas que andam a passo muito lento, que ainda acham graça aos Simpsons e não percebem que esta série está a ficar ultrapassada até para crianças!…

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    9 Abril, 2008 22:27

    Não sei se sabem mas o Pato Donald nos anos 70 foi censurado na Suécia por andar com o cu à mostra e a sua rlação com a Margarida não ser muito explícita

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    9 Abril, 2008 23:19

    Passa depois das 8 e as crianças veêm. Isso faz deles uma sociedade perigosa?

    Onde é que eu disse que os Simpsons era uma série para crianças? Claro que não é, o que não impede que a vejam.
    Acho curioso alguns pseudo moralistas que se preocupam com o conteúdo “perverso” dos Simpsons, mas que não têm qualquer problema em comprar para os meninos jogos da mais pura violência gratuita.

    Nos EUA a moral hipócrita de alguns condena a série, mas os paizinhos são membros da NRA (National Rifle Association), têm armas em casa e, frequentemente todos sabemos o que acontece.

    Gostar

  33. Miguel Madeira's avatar
    9 Abril, 2008 23:24

    “Trata-se de um canal público, meus caros.”

    A Televen é um canal privado.

    A respeito do Pato Donald, mesmo hoje estive a ler que as histórias de ter sido proibido na Finlandia por não usar calças não passavam de um mito urbano; provavelmente o mesmo se passa com a proibição sueca.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    10 Abril, 2008 09:56

    Mialgia, os Simpsons seriam assunto na Suécia se passasse à hora infantil nas televisões, assim como a pornografia seria assunto nesse país, se passasse em canal público às oito horas. Essa de que as coisas não são reprimidas na Suecia é lirismo, aposto eu. Que não conheço a Suecia. Todos os paises têm os seus limites, e o limite da Suécia é de certeza o mesmo limite da Venezuela: não passar Simpsons à hora infantil. A qualquer outra hora, o problema é já dos pais, em qualquer dos dois paises.
    Nem sequer me pareçe que isto seja uma questão de “perigo para a sociedade”. O perigo seria pouco mesmo que passasem séries eróticas no Baby Channel.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Jose Ferreira da Silva permalink
    10 Abril, 2008 10:36

    traduz para Português.

    Gostar

Deixe uma resposta para all-fenos Cancelar resposta