Saltar para o conteúdo

‘Coelho à construtor’

9 Abril, 2008
by

«Jorge Coelho diz que é um dado adquirido que “um político é um mentiroso”…», afirma Mário Rui Cruz no excelente Bússola.
Por mim, julgo a avaliação um pouco exagerada – um político, cada vez mais, é um construtor de pontes, linhas ferroviárias de alta velocidade, barragens e auto-estradas, com que se edifica o futuro (próprio).

35 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Zé Mário permalink
    9 Abril, 2008 11:47

    CAA,

    O Bussola excelente? Onde?

    Declaração de interesses: sou do porto e pró-regionalização.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Abril, 2008 11:55

    No Porto nao há políticos.Ninguém constrói nada de nada.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Abril, 2008 11:55

    excepto Pinto da Costa. Grande político do norte.

    Gostar

  4. CAA's avatar
    9 Abril, 2008 11:59

    Zé Mário,

    «O Bussola excelente? Onde?»

    É a minha opinião.
    Mas o tema da posta é outro.

    Gostar

  5. Piscoiso's avatar
    9 Abril, 2008 12:00

    Desde que o Pacheco Pereira, a 29 de Março, publicou no Público a frase do House “todos mentem”, para defender as mentiras do Bush, passou a ser moda a assunção da mentira.
    Ou foi antes ?

    Gostar

  6. lica's avatar
    lica permalink
    9 Abril, 2008 12:08

    promova-se o culto da mentira.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Abril, 2008 12:45

    Só é pena não ouvirmos os telefonemas do “há-dem ver” com o Pintinho a combinar resultados de futebol.

    Gostar

  8. johnes's avatar
    johnes permalink
    9 Abril, 2008 13:23

    George Coelhone é
    do carago, diz o lopo
    Xabier e paxeco peixeirada.

    Gostar

  9. Sofia Ventura's avatar
    9 Abril, 2008 13:25

    O que é que nos diz a nosso respeito, o facto de vivermos numa sociedade em que pessoas desta estirpe continuam a andar de cabeça levantada e, mais, a fazer parte de núcleos governativos?

    Pois… este reino da Dinamarca não anda lá muito bem.

    Gostar

  10. Sofia Ventura's avatar
    9 Abril, 2008 13:27

    Mas, já agora, só lembrar que, há pouco tempo, aqui se defendeu que não havia qualquer incompatibilidade ou impedimento em que Ferreira do Amaral fosse para a Lusponte.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    9 Abril, 2008 14:23

    Concordo consigo, Sofia Ventura, mas repare que estas pessoas que continuam a andar de cabeça levantada, têm muita gente a zelar pela sua imagem. Ainda há poucos dias num programa de rádio, dois jornalista conhecidos defenderam a justeza do novo lugar de Jorge Coelho na Mota Engil.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    José permalink
    9 Abril, 2008 14:41

    Tolstoi:

    Ainda hoje, na Antena 1, um pouco antes das oito da manhã, um tal João Gobern, defendia isso mesmo: Fernanda Câncio? Normal. Jornalista e coisa e tal, por isso, pode ser apresentadora de rtp até porque já colaborou com uma tal Margarida Marante, coisa e tal. O Jorge Coelho, idem. Competente para o lugar, diz o Gobern.

    Num país em que os Gobern, tem lugar cativo como comentadores em programas orientados por Antónios Macedo, alcandorados a estrelas, estamos conversados.

    Gostar

  13. Piscoiso's avatar
    9 Abril, 2008 14:43

    A Mota Engil só tem que dar explicações de quem contrata, aos seus accionistas.
    Agora o Coelho, é que não devia aceitar por causa dos posts.

    Gostar

  14. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    9 Abril, 2008 14:50

    mostrem a foto com o procurador de cascais.
    tutti buona gente
    PQP

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Abril, 2008 14:54

    A Mota Engil tem lá a trabalhar mais ex-ministros.

    Gostar

  16. carneiro's avatar
    9 Abril, 2008 14:55

    este lamentável senhor que só se demitiu porque estava à espera de ser constituído arguido no homicídio negligente de entre-os-rios, depois de ter desmantelado a estrutura da JAE que tinha o especial dever de garantir a funcionalidade da Ponte…

    Se estes gajos foram uma nulidade enquanto governantes que vantagens podem trazer para as empresas privadas ? Excelência na gestão ? Nahhh. Tráfico de influencias nos concursos… isso, sim.
    Repugnante!

    E andava este cavalheiro a vomitar ética (como quem bomita monelhos de cavelos) na quadratura…

    Nem sei se a simples aceitação do cargo, visando os fins ilícitos e criminais que visa, não comporta, desde já, a execução de actos preparatórios do crime de tráfico de influencias…Digo eu que sou um demagógico compulsivo.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    9 Abril, 2008 14:56

    Existem jornalistas e existem funcionários de agências de comunicação.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Abril, 2008 14:58

    http://www.mota-engil.pt/index.php?id=367&lang=en&option=com_content&task=view

    Directors
    Dr.ª Maria Manuela Queirós Vasconcelos Mota dos Santos

    Dr.ª Maria Teresa Queirós Vasconcelos Mota Neves da Costa

    Eng.ª Maria Paula Queirós Vasconcelos Mota de Meireles

    Dr. Eduardo Jorge de Almeida Rocha

    Professor Doutor Luís Valente de Oliveira

    Dr. António Bernardo Aranha da Gama Lobo Xavier

    Dr. António Manuel da Silva Vila Cova

    Gostar

  19. Beirão, o Velho do Restelo's avatar
    Beirão, o Velho do Restelo permalink
    9 Abril, 2008 14:58

    A construtora em causa deve ter metidoa mão na consciência e com o Coelho á frente vai construir bairros sociais, casa do povo, teatros e circos tudo para felicidade dos pobres e explorados pelo antigo capitalismo selvagem…
    Força coelhone!

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Abril, 2008 15:00

    Olhem se calhar foi na quadratura do círculo, Lobo Xavier que lhe meteu uma cunha

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Pelo Rei e pela Grei! permalink
    9 Abril, 2008 15:03

    Tinha razão o Rei D. Carlos quando disse de Portugal: “Isto é uma piolheira!…”

    Gostar

  22. CAA's avatar
    9 Abril, 2008 15:16

    José,

    O caso de Fernanda Câncio é muito distinto do de Jorge Coelho.

    Gostar

  23. Sofia Ventura's avatar
    9 Abril, 2008 15:20

    José Diz:
    9 Abril, 2008 às 2:41 pm

    Não concordo consigo quando põe a Fernanda Câncio no mesmo saco que o Sr. Coelho.
    A Fernanda Câncio é jornalista desde há muito e parece-me que muitos lhe reconhecem muito mérito. O programa em causa não é, sequer, um programa de índole política – o facto de se tratar de bairros problemáticos, se nos permite antecipar alguma coisa é que se vai tratar do que está mal e não o grande trabalho do PS nesta matéria.
    Se, porventura, o trabalho for tendencioso e mal feito, obviamente, ter-se-á de tirar daí as devidas consequências para o futuro. Mas não é possível de antemão antecipar que o seja.
    Por essa ordem de ideias a FC teria de ter entregue a carteira de jornalista no momento em que passou a ter uma relação com o Socrates. Não me parece que se deva presumir que as pessoas não são íntegras.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Labioso permalink
    9 Abril, 2008 15:25

    Poisss é… alguém já aí o disssse – o que se passssa é um grande rebate de conssssciência e, daí, toca a “construir social”… quero dizzzer, tudo a bem do povão… como é apanágio dessstesss nosssosss “Mex(ss)ias” do xsssuxsssialismo…
    E a “parolada” toda cantou entusssiasssmada… trá-lá, trá-lá, trá-lá…, trá-lá, trá-lará, o povo é quem maisss orde(h)na…
    A ser “bem ordenhado” anda ele, o “pagode”, há mais de 34 anos… Toma… que é para aprenderes!

    Gostar

  25. ave's avatar
    ave permalink
    9 Abril, 2008 15:57

    As lições da História!

    Fora com esta escumalha!
    Já!

    Gostar

  26. CAA's avatar
    9 Abril, 2008 16:03

    José e Sofia Ventura,

    http://origemdasespecies.blogs.sapo.pt/806011.html

    Também escrevi hoje sobre o tema.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    9 Abril, 2008 16:16

    Então o Sócrates não prometeu 150.000 empregos?
    Este (e outros) é só mais um(s).

    Agora a sério quem é que precisa de obras em casa, não gostaria de contratar o Jorge Coelho para agilizar os trabalhos.

    Tal como disse Jesus Cristo quem disser que não que lhe atire a primeira pedra – a das pontes não vale, porque podem cair .

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    9 Abril, 2008 16:27

    Custos do TGV podem derrapar em 40%
    Quarta-feira, 9 de Abr de 2008

    “De acordo com um estudo encomendado pela Comissão Parlamentar dos Transportes e Turismo do Parlamento Europeu (PE) a uma empresa de consultoria, o custo da ligação em alta velocidade entre Lisboa, Porto e Madrid pode ter uma derrapagem na ordem dos 40%.”
    “A alta velocidade entre Portugal, Espanha e com posterior ligação a França (o projecto nº3, conhecido como “Eixo de Alta Velocidade Ferroviária do Sudoeste da Europa) será o 9º mais inflacionado, com uma derrapagem de 13,7%. Mas a componente deste projecto entre a capital portuguesa e a do país vizinho e que passa pelo Porto salta dos 8 mil milhões de euros previstos em 2004 para quase 11 mil milhões e meio de euros, o que representa um aumento na ordem dos 40,6%.
    http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/289362

    2005-03-12
    Discurso do Primeiro-Ministro na Tomada de Posse do XVII Governo Constitucional
    “Rigor, transparência e verdade têm de ser as palavras-chave no domínio das contas públicas. Rigor, desde logo, na despesa, porque essa é a forma última de garantir a sustentabilidade de longo prazo das contas públicas, de assegurar uma economia competitiva e de garantir o Estado Social.”
    http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Primeiro_Ministro/Intervencoes/20050312_PM_Int_Posse.htm

    Comentários para quê?

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    conversa da treta permalink
    9 Abril, 2008 16:29

    “todos mentem”. Ora aí está o que eu chamo a descoberta da pólvora – mas mesmo assim ainda há quem queira “elevar” o espírito humano aonde ele não chega, infelizmente. Nem com cultura.

    “um programa que até nem é de índole política” – Esta também está boa… podia argumentar que tudo é político, mas fico-me com a evidencia clara de que, se se fala em “bairros problemáticos”, então é mesmo muito político… contudo acho o caso em apreço um “fait diver”.

    “A Mota Engil só tem que dar explicações de quem contrata, aos seus accionistas” – Ora aqui está a pérola… Não queria mais nada. Pena é que não se investigue depois qual o verdadeiro trabalho que estes directores depois fazem. O Dr. Eng. Prof. J. Coelho não deve ter ido para a empresa para projectar pontes, foi para as arranjar, isto é, para arranjar os contratos e negociá-los. Ou como muitos gostam de dizer – o seu trabalho é exercer influência sobre o poder político. Num mundo cor de rosa, que não existe, até veria tal situação como mais ou menos normal numa democracia, mas a realidade é bem diferente. Os políticos não são influenciáveis, são mais que isso, são amigos uns dos outros e, isso já levanta questões éticas que me parecem relevantes. Depois, os mesmos que acham que têm direito de fazer “contratações” de vulto para a sua equipa a fim de adquirir vantagem negocial, são os mesmos que quando os “outros” fazem o mesmo já acham que é ilegal ou anti-democrático (partidos políticos, trabalhadores, associações diversas, ordens, etc).

    Valha-nos alguém…

    Gostar

  30. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    9 Abril, 2008 16:46

    Zé Mário :

    A excelência do Bússola está nos comentários que lá se encontram.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    9 Abril, 2008 16:57

    Uma piolhice…………………….

    Gostar

  32. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    9 Abril, 2008 18:49

    É óbvio que Coelho vai para a Mota-Engil por causa dos concursos públicos das grandes obras do Estado.Como muitos outros que trabalham de manhã, como deputados e quadros da administração pública e de tarde, trabalham para as empresas interessadas nos negócios do Estado.

    Isto é quase inevitável.A questão que se deve colocar é por que razão as empresas têm que lançar mão destes expedientes para facturar?

    E aqui encontramos o que todos sabem, mas todos ou quase todos fingem que não sabem.O Estado que esmaga a economia,que carrega os contribuintes de impostos,que é o dono da obra, que impõe as regras e que paga,que decide,que avalia e que tira o pão da boca a quem protestar!(Borges dixit)

    São precisos mais exemplos?

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    9 Abril, 2008 20:11

    Afinal há diferenças entre o Eng. Mota e Belmiro de Azevedo ambos homens do Norte, é que Belmiro teria alguma dificuldade em contratar Jorge Coelho.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    9 Abril, 2008 20:14

    Os quadros da SONAE falam seguramente uma linguagem diferente.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    9 Abril, 2008 22:24

    Para 3º mundo só nos falta o Sol.

    Gostar

Indigne-se aqui.