Saltar para o conteúdo

O coração de Sócrates e o não-se-sabe do PSD

10 Abril, 2008
by

O primeiro-ministro disse esta quinta-feira, em Abrantes, que a educação «está no coração» do Governo. Para o seu maior era uma «paixão». Os resultados são os que se sabem. O PS, hoje e sempre, não consegue perceber que este sistema falhou e julga que derramando milhões em cima do descalabro a coisa melhora…

Que bom seria se o PSD apresentasse uma renovação completa das suas ideias acerca deste tema. Algumas sugestões: descentralização completa do sistema de ensino, fortíssima autonomia das escolas (incluindo selecção própria dos docentes), hierarquização da estrutura escolar, banimento efectivo das teses do ‘eduquês’, estabelecimento de uma lógica de mérito e de recompensa do esforço dos alunos, e, ainda, dupla possibilidade de escolha para as famílias: da escola pública preferida (independentemente do lugar da residência ou trabalho dos pais) e do tipo de escola com o cheque-educação. Para quando?

24 comentários leave one →
  1. Carlos's avatar
    10 Abril, 2008 17:31

    Está visto que este governo nunca daria essa “cambalhota”. Muito menos nesta altura em que quer agradar a ala esquerdista para coleccionar os eleitores que fogem para o PCP.
    Mas o PSD, que anda às aranhas para definir estratégias que o distinga do PS, bem poderia fazer essa defesa.

    Gostar

  2. RV's avatar
    10 Abril, 2008 17:44

    Todos os governos se serviram da Educação como tema eleitoral. A educação mexe directamente com muitos os eleitores, os pais. Há que deixar os pais contentes. Não importa como, nem que seja pela ilusão de que algo se faz.

    Os pais querem um depósito onde deixar os filhos durante o dia. Os pais mandam e os governos realizam. Todos ficam contentes, onde está o problema? Afinal não têm as “elites” os seus colégios de elite?

    Gostar

  3. Beirão, o Velho do Restelo's avatar
    Beirão, o Velho do Restelo permalink
    10 Abril, 2008 17:55

    E os exames nacionais nos vários níveis para assegurar a qualidade e a avaliação dos professores?E os programas que evitem a balcanização ideológica e o caciquismo?
    Quando naõ se quer fazer nada o melhor é propor revoluções…

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    10 Abril, 2008 18:19

    está visto que a alimentação deste governo está muito desregulada, o que levou à calcificação (aterosclerose) das artérias (coronárias) que irrigam o seu coração.
    já só falta dizer que o fígado (a fábrica do corpo) é a indústria nacional e o Norte…

    Gostar

  5. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    10 Abril, 2008 18:22

    CAA é uma óptima sugestão.O problema é que exige trabalho e estes senhores não estão para isso.O PS está entalado entre uma realidade que não oferece resultados e uma esquerda que quer mais do mesmo.Parece ser a oportunidade do PSD recentrar o seu discurso,oferecendo medidas descentralizadoras,de meritocracia de cariz liberal.

    Na Educação,na Saúde,na Economia,na Justiça,na Administração pública este sistema está esgotado.Uns, com medo,não avançam.Outros esperam que os votos lhes caiam no regaço.

    Há movimentos a prepararem-se para intervir!O MMS (Movimento Mérito e Sociedade)aposta já em 2009!E vai propor ao eleitorado muitas destas ideias já que o sistema e quem vive dele jamais tomará a iniciativa.

    Gostar

  6. Alex's avatar
    Alex permalink
    10 Abril, 2008 18:28

    CAA para ministro, já!

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    10 Abril, 2008 18:34

    Caro CAA,

    Está a ver que há mais “ideias para além do FCP”?

    Por favor, não resvale para o “seu” Porto! Fica-lhe bem, para se distinguir junto do seu “target”. Mas, o “pé e bola” tem sido um dos factores do nosso sub-desenvolvimento….

    Boa idéia, essa a que propõe relativamente à Educação.

    Gostar

  8. MJP's avatar
    MJP permalink
    10 Abril, 2008 18:42

    As sugestões são boas, mas não há maneira de as implementar. Pelo contrário, ao “impor” CEF´s nas escolas impossibilita-se que algumas, as que ainda são elite, arranquem na conquista da qualidade. Os alunos falam entre si e os professores não conseguem impor exigência numa turma quando os alunos sabem que noutras turmas não é preciso trabalhar.
    A educação continuará mal enquanto puder ser bandeira de campanhas eleitorais. Quando é que a população percebe que o governo não nos dá nada mas presta serviços pagos por todos?

    Gostar

  9. Carlos Fernandes's avatar
    Carlos Fernandes permalink
    10 Abril, 2008 18:59

    APelo veemente

    “Consultando o D.L. 15/2007 de 19/01, Transição para a nova estrutura da carreira Docente artº 10º, chego a uma triste conclusão. Pois como exemplo, segundo a antiga Estrutura da Carreira, estaria se não tivesse havido congelamento, no ano de 2015 no 9º escalão no índice 299.
    Com a nova estrutura da carreira (roubo), para chegar ao equivalente ao 9º escalão na melhore das hipóteses, necessito de mais 13 anos, sim mais 13 anos de trabalho.
    Conclusão: Estamos a assistir a um grande roubo a todos os Professores, e nem Sindicatos nem da Oposição parecem interessados em resolver tão grave problema.
    Façam também as vossas contas.
    Precisamos de ajuda.”

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Espada permalink
    10 Abril, 2008 19:00

    As novidades no PSD vão aparecer como o par Pinto de Sousa/Jorge Sampaio, de repente, pouco tempo antes das eleições, e seguindo um projecto cozinhado nos bastidores. E se acontecer, vai esmagar, porque mais do que uma alternativa, o que muitas pessoas procuram é arrumar Pinto de Sousa e todo o grupo folclórico que lidera. É que tirando o peso do facto de “estar”, o PS ainda consegue ser pior que o PSD.

    Gostar

  11. CAA's avatar
    10 Abril, 2008 19:00

    «E os exames nacionais nos vários níveis para assegurar a qualidade e a avaliação dos professores?»

    Isso já está contido no ‘banimento do eduquês’. Mas o realce está bem feito.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    campeão permalink
    10 Abril, 2008 19:22

    Os socialistas não se preocupam com o ensino. Eles só se preocupam com os nºs para as estatisticas . Eles não se importam com a qualidade , mas sim a quantidade .
    As “novas oportunidades” são do mais ridiculo que já vi! Preocupam-se mais com a forma do que com o conteúdo .Para além de nada lá aprenderem , fazem uma grande festa , á noite ´de entrega de diplomas , com bolos e champanhe e se for caso disso com baile.
    Ter diploma das “novas oportunidades” será meio caminho para não ser contratado , pois o que lá aprendem é o facilitismo á moda do pretenso “engenheiro”.PQP

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    10 Abril, 2008 19:37

    Ainda gostava de entender como é que com tanto eduques, tanto facilitismo, tudo uma maravilha para os alunos, era só notas baixas, abandono e jovens que se fartam de marrar para conseguir ter boas notas.

    Nao será que o eduques é um mito?
    Os programas dos jovens sao muito mais extensos, muito maiores do que aqueles de há 20 anos. Sabem muito mais.

    Será que sabem mesmo do que falam?

    Gostar

  14. Trabalhador da Silva's avatar
    Trabalhador da Silva permalink
    10 Abril, 2008 19:42

    O comentador anterior quer é um ensino reservado pas as elites em que os filhos dos trabalhadores eram arredados da escola. Hoje não. Pois fique sabendo que o meu primo que é serralheiro desde o 16 anos, e um bom serralheiro que ganha mais do que alguns “doutores” está afrequentar um desses cursos. Com grade sacrefício é certo mas com muito gosto. Ele sabe que no tempo em qua andava na escola os professores pouco se importavam com o sucesso dos alunos. Pode aprender pouco mas parende e fica, por isso, a saber mais. Ganha ele e ganha a sociedade. Dar uma nova oportunidade é uma coisa excelente e tem o meu aplauso.
    Já agora reparem no que um professor diz que tem que trabalhar mais anos para ficar a ganhar o poderia ganhar com o sistema antiga ( Estatuto da carreira Docente). O que le diz é que o Sócrates é um grande Primeiro Ministro! Para poupar o dinheiro dos nossos impotos não se importa de perder alguns votos numa classe que nunca foi avaliada. É o que se pode dizer “Um estadista”. Vai ter o meu voto.

    Gostar

  15. Trabalhador da Silva's avatar
    Trabalhador da Silva permalink
    10 Abril, 2008 19:43

    Quando me referia ao anterior queria referir-me ao Campeão.
    Os que frequentam os CEFs sempre andam na Escola…qual era a alternativa?

    Gostar

  16. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    10 Abril, 2008 23:08

    o pior deste coração são os acidentes cardiovasculares. zé chavez é tão cansativo como
    o original. gostava de lhe poder dizer “porque non te callas?”. como diz aristofanes em as rãs o olho clínico de muita gentalha é o olho do cu.

    Gostar

  17. Ricardo D.A.'s avatar
    Ricardo D.A. permalink
    10 Abril, 2008 23:36

    CAA,

    “Algumas sugestões: descentralização completa do sistema de ensino”

    Concordo consigo, mas infelizmente quem conhece a administração educativa, sabe que tal é praticamente impossivel, há que empregar os boys do PS/PSD nos serviços do Ministério(principalmente nas Direcções Regionais), e essa gente toda quer PODER, poder esse retirado às escolas.

    “fortíssima autonomia das escolas (incluindo selecção própria dos docentes)”

    Totalmente de acordo, mas aí teria greve por tempo indeterminado dos professores, sou dos poucos na minha escola que defendo tal solução, apelidam-me logo de neoliberal, eu que sou de esquerda.

    Saliente-se que este governo, fez uma alteração legislativa que permite às escolas seleccionar os professores para as substituições de professores.

    Gostar

  18. Ricardo D.A.'s avatar
    Ricardo D.A. permalink
    10 Abril, 2008 23:44

    MJP escreveu:

    “Pelo contrário, ao “impor” CEF´s nas escolas impossibilita-se que algumas, as que ainda são elite, arranquem na conquista da qualidade.”

    Mas os CEFs exigem candidatura, só os abrem as escolas que quiserem.

    Escolas como a do Restelo, Pedro Nunes, Jose Gomes Ferreira, Filipa de Lencastre, em Lisboa, Aurélia de Sousa, Garcia de Orta, Filipa de Vilhena, Clara de Resende, no Porto, Infanta D.Maria, José Falcão em Coimbra não têm CEFs, tal como muitas outras.

    De resto concordo com tudo o que escreveu.

    Gostar

  19. libertas's avatar
    libertas permalink
    10 Abril, 2008 23:56

    «Para quando?»

    Para dia em que o PSD deixar de ser socialista, ie, para o dia de S.Nunca.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    José Barros permalink
    10 Abril, 2008 23:58

    A educação é efectivamente a área de governo onde a direita mais poderia fazer a diferença. Seria necessário haver coragem e visão, características que a actual direcção nunca conseguirá ter. Dito isto, ainda não perdi completamente a esperança de que Menezes seja apeado no início do próximo ano. Resta saber se alguém está para aí virado, o que duvido…

    Gostar

  21. libertas's avatar
    libertas permalink
    10 Abril, 2008 23:59

    Se o socialismo português permitiu a banca privada;

    Se o socialismo português permitiu a televisão privada e depois a tv por cabo;

    Porque diabo o socialismo português não permite (ainda) a liberdade de escolha na educação?

    Gostar

  22. CAA's avatar
    11 Abril, 2008 07:49

    José Barros,

    Não acha que está a exagerar no maniqueísmo com que vê a questão da liderança do PSD?
    Acredita mesmo que, sobre a Educação, por exemplo, as 3 que antecederam esta e o rol que agora se perfila fariam diferente?

    Demonizar quem está só ajuda a que tudo fique como dantes…

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    11 Abril, 2008 16:45

    Cada visita (o homem já não vai ao gabinete?) dia sim dia não
    cada calinada, promessa, inauguração. reinauguração, promessas, promessas etc, isto entrou na banalidade da tv, dos jornais, pela quantidade e má qualidade……….

    Gostar

  24. ave's avatar
    ave permalink
    11 Abril, 2008 20:01

    Onde é que eu ouvi dizer:

    PS, jamais!
    PS, jamais!
    PS, jamais!

    Gostar

Indigne-se aqui.