Saltar para o conteúdo

Tocha abrasadora *

12 Abril, 2008
by

Nunca uma chama tão pequena queimou tanto quem a quer bem acesa e enlameou quem a segura. Os acontecimentos relativos à marcha da tocha olímpica têm-se vindo a precipitar em toda a parte e só os protestos e incidentes são notícia.
Discordo dos métodos mas reconheço a sua enorme eficácia – nunca, como agora, se falou tanto de desrespeito dos Direitos Humanos por parte do regime chinês. A esta hora, os senhores do COI já devem estar a amargar a hora em que favoreceram a escolha de uma ditadura para acolher os Jogos. Sucedem-se os apelos a boicotes totais ou parciais, os Governos sentem-se desconfortáveis e os políticos buscam pretextos para não serem vistos ao lado da organização.
Alguns atletas não perceberam isso. Pauleta, por exemplo. O seu sorriso a agarrar a tocha foi o maior falhanço da sua carreira. E olhem que me lembro de muitos com a baliza escancarada.

* Correio da Manhã, 11.IV.2008

33 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Abril, 2008 08:05

    A China tem pessoas e atletas suficientes para fazer os jogos olímpicos sozinha. Ainda vai acabar por nao haver jogos este ano. Um desastre.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Abril, 2008 08:20

    Só faltava agora colocarem pressao nos atletas para que quem faça parte do protocolo da chama ou for aos jogos competir para aquilo que se prepararam seja visto como apoiante do sistema chines e de nao ligar aos problemas do tibete e dos direitos humanos na China.

    Estragaram os jogos. Suspendam os jogos.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Abril, 2008 08:29

    Além de que estao a lutar por uma ditadura contra outra ditadura. Um aparte onde estao as mulheres tibetanas e as monjas?

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    António Lemos Soares permalink
    12 Abril, 2008 08:55

    Tem toda a razão. O Pauleta marcou um verdadeiro autogolo mesmo no fim da sua carreira. Uma pena.

    Gostar

  5. tonibler's avatar
    12 Abril, 2008 09:03

    CAA,

    Lá pelo blog escrevi algo sobre o que são vidas feitas em múltiplos de 4. De gente que passa uma vida inteira atrás da honra de poder entrar num estádio olímpico e que não têm a vida do Pauleta. Praticam esgrima, pentatlo moderno, vela, judo, tiro com arco, tiro com pistola de ar comprimido,… mas têm que treinar duas vezes mais que o Pauleta. Toda a vida deles é feita, durante uma ou duas décadas, em função de uma possível presença nos JO’s.
    Os JO’s, feitos para unir os povos em guerra numa competição não violenta, são em si muito mais importantes para a humanidade que o Tibete e aquilo que o Pauleta fez é uma honra para ele e deveria sê-lo para todos nós portugueses que não passamos a vida à procura de uma razão para usar um lenço palestiniano. A escolha do COI foi o que foi, agora há que apoiar a união em Pequim em nome da humanidade toda.
    Por outro lado, este teu texto é a negação de muitas das coisas que tens vindo a defender.

    Gostar

  6. Fado Alexandrino's avatar
    12 Abril, 2008 09:37

    Não é bem assim.
    O COI sabe muito bem o que faz.
    Repare, também quando concederam os jogos olímpicos a Moscow e os mesmos foram boicotados, já sabiam que trinta anos depois a União Soviética se ia tornar democrática, dizem.
    Agora é só esperar cem e vai acontecer o mesmo à China.
    Depois e só escolher a quem dar mais Jogos, Angola, Arábia Saudita, Venezuela, Nigéria, Sri Lank (___________ ponha aqui o seu país de escolha)

    Gostar

  7. Piscoiso's avatar
    12 Abril, 2008 10:15

    Uma honra para Pauleta, transportar a tocha.
    Não interessa para onde a levava.
    Até podia ser para a Lua.

    Gostar

  8. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    12 Abril, 2008 10:22

    Atocha é em Madrid.

    Gostar

  9. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    12 Abril, 2008 10:26

    Os Jogos Olímpicos deviam ser sempre organizados pelo Estado do Vaticano.

    Gostar

  10. johnes's avatar
    johnes permalink
    12 Abril, 2008 10:28

    Até era bom pôr-se este CAA por dentro do
    http://tribunaliraque.info/pagina/inicio.html

    a ver se tomava rumo e aprendia o que são direitos humanos desprezados.

    Pois é tão triste ver gente gorda incapaz de pensar por si mesma. Pior que a pobre da magra, pelo menos, ó CAA. E quem lhe vendeu a dita de humanos direitos que faltem a monges parasitas? Quer voltar ao poder absoluto do lalai, numa sociedade de escravos? E quem fica pa dar a malga de arroz, a esmola? Olhe que é triste ser (com licença) parvo.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Abril, 2008 10:35

    É ignóbil atacar assim Pauleta.
    Tenho dito!

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Abril, 2008 10:42

    Essa é ainda pior que Agostinho Branquinho e Cancio

    Gostar

  13. mariadosol's avatar
    12 Abril, 2008 12:21

    A chama olímpica é usada. Não vou agora discutir o valor do uso, mas chateia-me esta coisa de atribuirem ao desporto, aos seus símbolos e ícones, misérias que são de outros campeonatos. Nego as misérias do desporto? Não… mas que este tem as costas largas, lá isso tem. Mais… Só “algo” (desde o Ambrósio da Madame que esta palavra me soa muito mal) muito fundamental resiste a tanta incompreensão, pedantismo intelectualóide e aproveitamentos de toda a espécie e feitios… Em vez de se acentuar a possibilidade que o desporto proporciona para chamar a atenção para problemas importantes, nomeadamente porque mobiliza à escala planetária, não… boicota-se. Não será importante introduzir milhares de jornalistas na China, milhares de atletas… Atacar o “meio” é isso… “confundir o cú com as calças”, passe o plebeísmo da expressão. (Se extrapolei peço antecipadamente desculpa)…

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Ai Jesus! permalink
    12 Abril, 2008 12:26

    O desrespeito pelos direitos humanos na China foram assinados, em nosso nome, no dia em que a China entrou para o Tratado de comércio global. E foi rectificado com a organização dos jogos olimpicos.

    Agora já vão tarde.

    Gostar

  15. johnes's avatar
    johnes permalink
    12 Abril, 2008 13:28

    Os direitos humanos… a China.

    Mas há relação entre essas duas coisas, antes de a termos no seio de quem propaga a história?

    No busha? e Guantânamo e nas prisões desumanas dos EUA como em mais nenhum lugar do Mundo?

    Perguntem-no ao P Pereira e ao Burão Varroso.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Sem Anestesia permalink
    12 Abril, 2008 14:06

    Pauleta sorri ao segurar a tochar.
    Tiago Monteiro celebra efusivamente no terceiro lugar de um GP sem a maior parte dos condutores.

    Enfim, vale tudo por uma fama efémera: desde que se seja falado lá na terrinha, serve tudo.

    Vistas curtas e mentecaptos.

    Gostar

  17. mariadosol's avatar
    12 Abril, 2008 14:21

    … e raciocínios quadrados mesmo que sejam fechados em molduras de alto coturno … uns usam cassete, outros … só aparelhos mais modernos… mas o processo pouco varia…

    Gostar

  18. jcd's avatar
    12 Abril, 2008 15:45

    Pauleta é um desportista celebrando os Jogos Olímpicos. Não podemos deixar a política fora do desporto?

    Gostar

  19. santholas's avatar
    santholas permalink
    12 Abril, 2008 15:54

    Agora, fosse a tocha maricana e viam aí o CAA de joelhos e vénia, cu pò ar, lá vai a tocha, a chama da liberdade de invasão, prepoptência e tortura e amesquinhamento dos povos.

    Porque a incontestável, a que me sabujo e a maior de todas.

    Tristeza dos serviçais, c’um catano.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Abril, 2008 16:16

    “O seu sorriso a agarrar a tocha foi o maior falhanço da sua carreira.”

    Carreira? Qual carreira? De jogador português da 2ª divisão?
    Ou de co-responsável pela derrota da selecção do sr scolari?

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    dino permalink
    12 Abril, 2008 16:29

    ” Um aparte onde estao as mulheres tibetanas e as monjas?”

    Bem…São sempre os homens que se lixam para defender a liberdade. As tibetanas ficaram em casa sossegadas enquanto os monges lixavam.se pelos direitos delas.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    dino permalink
    12 Abril, 2008 16:30

    Não é justo.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    dino permalink
    12 Abril, 2008 16:33

    Não começo por criticar o Pauleta por ele pegar na tocha embora eu não pegasse

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    12 Abril, 2008 23:13

    Repare, também quando concederam os jogos olímpicos a Moscow e os mesmos foram boicotados

    Cinco anos, amigo, cinco anos e não mais. Usando a mesma fórmula de cálculo que empregou, segundo a qual se em Moscovo (é assim que se escreve em Português, no caso de o desconhecer) demora 30 anos logo em Pequim são 100, temos que se em Moscovo foram 5 anos, em Pequim serão… 15 e uns meses. Os tibetanos – e os chineses, genericamente – aguentam bem.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    12 Abril, 2008 23:15

    Sagaz e pertinente o comentário 18.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    12 Abril, 2008 23:15

    Para quem perguntou pelas mulheres e monjas tibetanas, pode informar-se:

    http://wcbstv.com/national/china.tibet.protest.2.692623.html

    Bastou-me uma simples busca no Google com as palavras «Tibet female monks». Há muito quem se queixe de ser mal informado – mas conviria saber se esses que protestam envidaram algum esforço para obter informação.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    12 Abril, 2008 23:19

    E sobre as mulheres tibetanas também há isto:

    É procurar, caríssimo, é procurar. A informação nõa lhe cai no colo.

    Gostar

  28. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    13 Abril, 2008 12:38

    Fica dúbia a actuação do Pauleta, mas não passa de um desportista e os JO são uma competição desportista com todo o patatipatata. Foi bem pior o CAA, um homem iluminado, na questão da guerra do Iraque dando o seu incondicional apoio.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Abril, 2008 13:25

    A questao do Tibete nao apareceu ontem. Nao me recordo de terem tentado boicotar a participaçao da China nos jogos olímpicos.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Abril, 2008 13:30

    O video do 27 não é no tibete e a noticia do 26 tem uma monja no nepal e é tudo. A esperteza não cai no colo

    Gostar

  31. CAA's avatar
    14 Abril, 2008 11:05

    JCD,

    «Não podemos deixar a política fora do desporto?»

    Claro que sim. E fora da economia. E do jornalismo. E da blogosfera. E da cultura. E do direito. E da engenharia da construção de pontes.

    Devemos traçar uma ‘teoria pura da política’. Ou ‘do desporto’. Assim é que estamos aptos a comentar a realidade…

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Lololinhazinha permalink
    14 Abril, 2008 19:56

    Concordo com o JCD.
    Por mais que discorde da realização dos jogos olímpicos na China, não me parece que os atletas devam deixar de celebrar os jogos olímpicos para fingir abraçar questões sociais que, na realidade, não abraçam.
    Se o Pauleta não está nada preocupado com com os direitos humanos na china ou com o tibete (como não creio que esteja), o que lhe ficava mal era ter fingido para a fotografia.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    caras e coroas permalink
    14 Abril, 2008 20:07

    E porquê agora e só agora, esta hipocrisia dos direitos humanos não respeitados… como se fora só por aquelas bandas que tal acontecesse?!
    Então, as grandes multinacionais, que para lá se têm estado a mudar massivamente, não pensaram nisso em momento mais oportuno…? Não se diz que são elas quem, afinal, governam o mundo, a tão propagandeada globalização?!
    Só agora é que os Estados/Nações se aperceberam que existe um Tibet, sob a dura bota chinesa… e, um só…?!
    O mundo está louco. Pior, completamente sem vergonha!

    Gostar

Indigne-se aqui.