Saltar para o conteúdo

Fusão

20 Abril, 2008

José Miguel Júdice sugeriu a fusão entre o PSD e o PS. Irão os candidatos já conhecidos e os que vierem ainda a apresentar-se tomar uma posição clara sobre esta proposta?

A ideia de JMJ é permitir a formação de um [novo?] partido mais à direita, “significativo”.

Resta saber qual (ou quais) dos actuais  PSD passaria para o novo partido, caso tal cenário se viesse a verificar.

Ainda a propósito da entrevista de Júdice ao DN/TSF, o que serão «características psicológicas perigosas para o país?», que o futuro presidente da Frente Tejo aponta a Rui Rio. Poderá o CAA dar um contributo para a resposta?

22 comentários leave one →
  1. Luís's avatar
    20 Abril, 2008 17:28

    PSD e CDS, não PS… (embora, pelas recentes declarações desse senhor, a respeito de Marinho Pinto, não me surpreenderia que o que ele quisesse mesmo dizer era uma coligação PS – PSD. não foi tão explícito desta vez).

    Gostar

  2. Carlos Loureiro's avatar
    Carlos Loureiro permalink
    20 Abril, 2008 17:32

    «PSD e CDS, não PS»

    Não é isso que diz a TSF

    Gostar

  3. tina's avatar
    20 Abril, 2008 17:34

    O gajo passou-se completamente!… Seria bonito, seria, um país sem oposição. No interesse de quem estará ele a pensar quando diz uma coisa assim?

    Gostar

  4. Carlos Loureiro's avatar
    Carlos Loureiro permalink
    20 Abril, 2008 17:37

    Nem foi isso que disse Júdice.

    As declarações áudio estão aqui. [Se o PSD não se transformar num partido mais à direita] “era melhor que se fundissem os dois [PSD e PS], então”.

    Gostar

  5. Carlos Loureiro's avatar
    Carlos Loureiro permalink
    20 Abril, 2008 17:43

    Link correcto: declarações de JMJ

    Gostar

  6. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    20 Abril, 2008 17:46

    Quanto às características de RR:
    http://porto.taf.net/dp/node/2356

    Gostar

  7. CAA's avatar
    20 Abril, 2008 18:00

    Carlos,

    Não sou psiquiatra. Mas quando se conhece a pessoa tem-se vontade de o ser.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anônimo de fato permalink
    20 Abril, 2008 18:00

    Vão-se mas é fundir todos!

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    20 Abril, 2008 18:11

    O que JMJ diz é algo de semelhanet ao que aconteceu em Espanha. O fim da UCD, de Adolfo Suarez e o reforço do PP.

    Seria excelente, para a democracia portuguesa que os “gémeos” PS e PSD terminassem, já que se sobrepôem e pretensamente são oposição um ao outro.

    É preciso que a Direita deixe de ter vergonha de o ser. Se até o Engenheiro/Bacharel tem uma política de centro-direita, porquê que não existe um Partido que assuma a ruptura clara do presente Estado Social?

    Evidentemente, que neste novo Partido de Direita não cabem Manuela Feereira Leite ou Marcelo, nem sequer Rio.

    Gostar

  10. Dom Pixote's avatar
    Dom Pixote permalink
    20 Abril, 2008 18:11

    # 7

    Ficam explicadas as posições pró-LFM do CAA.

    “O inimigo do meu inimigo, meu amigo é.”

    Gostar

  11. doutor's avatar
    doutor permalink
    20 Abril, 2008 18:12

    trata-se de egocentrite turculenta. passa com grandes doses de porrada na mona. é uma versão um pouco mais urbana e radical de ribauzite cronica

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2008 18:54

    VPV escreveu um artigo de se lhe tirar o chapéu. Só destaco um bocadinho, mas ele acerta em cheio:

    “Sócrates falhou. A economia encolhe. A “consolidação financeira”, uma espécie de utopia indígena, está comprometida. E o mundo, em crise, não ajuda. De resto, o reformismo acabou. O “monstro” continua alegremente como era. A saúde não se recomenda. E o ensino treme.”

    “Se alguém lesse agora ao dr. Cavaco o discurso de candidatura, ele com certeza desatava a chorar. Prometeu, jurou, gritou que “não se resignava” e só lhe resta a resignação: o pântano de Sócrates, se as coisas por milagre ficarem por aí.”

    “Queira ou não queira, Cavaco precisa de garantir uma sucessão aceitável. É ele o árbitro; até porque não há outro. Infelizmente, o árbitro é também o bode expiatório. Cavaco vai sair deste sarilho com meio PSD contra ele e responsável pela tropa fandanga que apoiar ou se julgar que apoiou. Uma situação pouco invejável. Se anda de facto radiante em Belém, anda muito enganado: entre o descalabro do PS e a guerra civil do PSD, ninguém já o salva de um grande desastre.”

    Retirado do blogue http://portugaldospequeninos.blogspot.com/ .

    Portugal afunda-se…

    E com ele o regime podre. Como diria o outro, “entre mortos e feridos, alguém há-de escapar.”

    O regime implodiu? Se não vier aí um líder forte do PSD, sim. Até porque, o próximo partido a sair de frangalhos desta podre situação que se vive em Portugal será o… Partido Socialista.

    “E o pior ainda está para vir.”

    Gostar

  13. Nemo's avatar
    Nemo permalink
    20 Abril, 2008 19:01

    Tudo o que existia até ontem, acabou defenitivamente. Tudo o que existirá a partir de amanhã será necessaiamente pior. É tudo o que se pode adivinhar das palavras dos actuais dirigentes e dos putativos candidatos.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    cura-andeiro permalink
    20 Abril, 2008 19:04

    Ora vamos lá a ver… Se os “senhores” do PSD abalassem para um novo partido, levariam com eles o “dengo” hemorrágico, de que aquele (e outros) enferma.
    O mesmo é aplicável a qualquer outro partido existente, muito especialmwente o PS… os vícios são mais que muitos e todos eles muito semelhantes.
    Era interessante e nobre, ainda que simples quimera, a criação de novos partidos (não um só) com gente nova, decente (cândida) e ainda impoluta… Ora, todos sabemos que isto é impossível, bastaria lá entrar um “dengoso” e… seria uma questão de tempo para fazer-se “escola”.
    Sendo assim, começo a pensar no futuro dos meus descendentes e dos desses senhores, quando chegar o tempo da caça às bruxas… “Nos entretantos”… evitemos as moscas e os mosquitos que, da merda, só nos trazem picadas de nada e “mazelas” de difícil cura.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    balde-de-cal permalink
    20 Abril, 2008 22:58

    não é fusão, é confusão

    Gostar

  16. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    21 Abril, 2008 01:18

    O que eles está a dizer é:façam como eu! Estou sempre no partido certo!

    Fundir o PSD com o CDS?Este tem alguma coisa a juntar ao PSD? Basta deixar andar que o CDS desaparece, ou antes,funde-se no PSD sem custos.

    Então sim,há uma hipótese de aparecer um partido Liberal.Este partido que está na forja http://www.mudarportugal.com pode aglutinar, quem dá maiorias ora ao PS ora ao PSD, por razões não ideológicas.

    As medidas de redução e melhoria do Estado nunca serão tomadas por quem vive dele.O PS e o PSD!E muito menos por quem o alimenta,os partidos á sua
    esquerda!

    Gostar

  17. Sokal's avatar
    Sokal permalink
    21 Abril, 2008 07:09

    Quando decorria a campanha presidencial de 1980, que opunha o presidente em exercício, Ramalho Eanes, ao candidato Soares Carneiro, um óbvio erro de casting de Sá Carneiro, o prolífico comentador José Miguel Júdice declarava aos sete ventos ter tanta certeza na vitória de Soares Carneiro que, se porventura errase, nunca mais escreveria artigos nos jornais.

    Como se sabe, espalhou-se. Mas o período de nojo foi curto. Não se pode acreditar em tipos destes.

    Gostar

  18. Ruben's avatar
    Ruben permalink
    21 Abril, 2008 11:47

    .
    Não é um lider FORTE, é dum LIDER que o PSD/PPD precisa.
    .
    Basta alguém, do PSD ou doutro ou de nenhum, com um PROGRAMA SIMPLES e DIRECTO para ganhar SEM QUAISQUER PROBLEMAS a MAIORIA ABSOLUTA nas proximas eleições. O País está maduro para assim ser.
    .
    Resta escolher: ou esperar a queda do Sistema que já lá móra ou agir já salvando o Sistema por fóra porque por dentro as 3 ultimas Governanças confirmaram não quererem.
    .
    Entretanto continua tudo na mesma apesar de tantos ameaços de reformismo. Excepto a “mina”, os Impostos e Tributos para a alimentar o “sistema”. Essa sim reformada forte e feio desde as Finanças de Barroso até hoje. Afinal quando é para o sistema continuar na mesma até fazem reformas, doa a quem doer, rebente o que rebentar (Empresas, Emprego, Centros de Saude, Escolas etc) ….
    .
    Infelimente o Futuro de Portugal é feito de acasos. E por acaso o acaso da Crise Internacional, extensissima, é que resolveu o problema politico Português.
    .
    Neste momento, acredito, que nenhum dos na ribalta sabe o que se há-de fazer com Portugal.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    21 Abril, 2008 11:48

    Eu sugeria antes um Partido de Cataventos… o Sr. Júdice é muito bom nisso.

    Gostar

  20. JLS's avatar
    21 Abril, 2008 13:10

    Julgo que a ideia do JMJ é da criação do bipartidarismo. Já o ouvi a defender essa concepção como algo melhor.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    António Alves permalink
    21 Abril, 2008 14:11

    o Júdice é catavento e videirinho mas não é parvo. tirou bem o retrato ao tiranete do bom sucesso. este, por sua vez, já deve estar a aperceber-se que a sua guerra espúria e desnecessária contra o PPA afinal não lhe dará nenhuma vantagem em lx. fizeram dele uma boavista: simpático enquanto não almejou disputar-lhes os títulos a que julgam ter direito por determinação divina. bem feito! :->

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    21 Abril, 2008 16:59

    A entrevista do Judice è só ler ao contrario, tudo o que aquele
    aldrabão disse, foi para denegrir e a est´ria do novo partido dava geito, para a sua frente maritima! que aldrabices vão surgir dali? como arquitecto que fez um hotem na doca do bom sucesso, com um Martins do Altis? (socialistas claro)

    Gostar

Indigne-se aqui.