PSD: a luta pelo segundo lugar!


Conjuntamente com a onda de apoio a Manuela Ferreira Leite e com o apelo à renovação do partido (renovação essa, embandeirada pelos “velhos” militantes como Miguel Veiga que acabou, hoje de manhã, por apoiar veementemente Ferreira Leite e, lá está….apelar à renovação!), generaliza-se a ideia (pelo menos, em comentadores afectos ao Partido e nos tais “velhos” militantes) que a “dama de ferro” à portuguesa (sublinho, “à portuguesa“) terá como objectivo (apenas) retirar a maioria absoluta ao PS!
Dito de outro modo, nada mal para um partido que se reclama (e que justamente é) de poder: a luta pelo segundo lugar, ou, se quisermos pensar em termos futebolísticos e na Liga deste ano, uma verdadeira “benfiquização” ou “sportinguização” do PSD. Com uma diferença: o Benfica e o Sporting – justiça lhes seja também feita – não começaram logo o campeonato a dizer que só queriam (e podiam) lutar pelo segundo lugar….

Eu não queria trabalhar na empresa de marketing que o PSD vai contratar para promever a MFL 😉
GostarGostar
Nem precisa. Tem a imprensa. Observem o espectáculo.
GostarGostar
E já agora. Que pensam de Neto da Silva?
Ainda nao consegui ver a cara dele na tv.
GostarGostar
Ó caramba, coitados.
Gente que quer dar tanto de si a Portugal.
GostarGostar
Importante correção ao post: o Sporting e o Benfica não lutam pelo segundo lugar. Lutam pelo terceiro. O segundo já tem dono!
GostarGostar
Exacto, «”chegou a altura de os mandantes” do “terrorismo” interno serem candidatos à liderança, apontando os nomes de Manuela Ferreira Leite, António Borges e Rui Rio.», dizia, em boa hora, e de forma simpática, sem qualquer vilipendo, o querído líder.
GostarGostar
A candidatura de Manuela Ferreira Leite é, neste momento, o pior que podia ocorrer ao PSD. Depois dos disparates menezistas, tornou-se necessário e é lógico apelar à credibilização do Partido. O problema é saber o que se vai dizer ao eleitorado em 2009. Tentar repetir um “cavaquismo” sem Cavaco parece muito tonto.
Pedro Passos Coelho pode ter nestas eleições uma oportunidade com a qual não contava. A política é mesmo assim: quando menos se espera pode emergir um líder.
GostarGostar
Pois , muito má escolha esta da senhora.
Não gosto do Socras , não , mas acho que ainda gosto menos dela. E estou farta de que me dêm a comer sempre mais do mesmo e ainda por cima , já fora de prazo.
GostarGostar
É a velhada toda com a Ferreira leite, a que nem faltará, calcula-se, a mula da pacheca.
GostarGostar
Afinal qual é o candidato ideal para o grupo deste blog? Nenhum dos que apareceu serve. Marcelo também não. Estarão à espera de D. Sebastião?
MFL é, nas actuais circunstancias, a melhor candidata. O resto, como diria Angelo Correia, é um deserto, o eucalipto secou tudo. Mas se é assim no PSD, não é melhor do PP. Quanto ao PS tem o candidato que todos conhecemos… e também não se vê outro no horizonte.
GostarGostar
Caro Jorge,
não tenho preferências por nenhum candidato. A questão é que aquilo que se espera do segundo maior partido do nosso actual sistema e do maior partido da oposição seja que tenha por objectivo assumido lutar contra o Governo de José Sócrates e vencer as eleições.
Acho sinceramente que, do naipe de candidatos, nenhum deles assumiu (com consistência) esse desiderato. No caso de MFL julgo – ao contrário de si – que, para fora do PSD, é a pior candidata possível para defrontar Sócrates (e a melhor para este). Uma funcionária pública tecnocrata (BP), uma péssima ministra da educação, uma ministra das finanças que não conseguiu minimamente fazer o que dizia e o que dela se esperava, acabando embrulhada em confusões constantes (lembram-se do PEC? lembram-se da célebre frase “o que interessa é que o dinheiro já cá está”?, lembram-se das ordens para suspender os pagamentos aos credores do Estado, em Novembro/Dezembro, para não agravar a execução orçamental e não comprometer, em demasia, a conta relativa a esse ano?), uma ministra das Finanças que – ainda que sem culpa exclusiva – fica associada ao “monstro” (déficite)com 7% e, para além do mais, sem trazer, até agora, uma ideia, uma perspectiva nova do que deve ser uma política para Portugal (pode ser que as novas propostas venham com a campanha interna, porém, até agora….)
O único mérito é salvaguardar (queimando-se ela própria) a posição de quem aspira a tomar conta do partido depois de 2009, para ver se apanha em ciclo descendente Sócrates (Rio que seria o melhor e o mais necessário candidato a primeiro ministro, para o país, neste momento e que conseguiria ganhar mesmo a Sócrates e o seu inabalável apoiante, JPP).
– A única hipótese é esta senhora tentar “federar” o partido (tenho dúvidas que o consigua – tal como não conseguiu fazer o que se propôs fazer na pasta das finanças) e lançar um outro candidato a primeiro ministro, forte em campanha contra Sócrates (por exemplo, Rio, Cadilhe, etc., etc.)
GostarGostar
“(Rio que seria o melhor e o mais necessário candidato a primeiro ministro, para o país, neste momento e que conseguiria ganhar mesmo a Sócrates e o seu inabalável apoiante, JPP).”
Isto é o mais perfeito disparate… o rio tal como a mfl só têm a arrogÂncia como arma política… como obra é zero… se o psd depende dessas duas peças para fazer oposição o sr. pinto de sousa já esfrega as ma~so de contente…
GostarGostar
CAODEGUARDA,
se Rio seria ou não um bom primeiro-ministro, isso já é outra conversa…. (também tenho dúvidas).
Agora, acho mesmo que seria capaz de, pelo menos, lutar a sério em campanha contra Sócrates e até vencer o PS….
GostarGostar
Vai dar entrada em cena a brigada do reumático ferrugento com a Manelinha a comandar as tropas e o resto da brigada carunchosa atrás. Uma coisa posso ter certeza: com ela à frente do partido vai tudo andar a toque de caixa. Tal como se tivessemos um tonho das botas, mas desta vez de saias.
GostarGostar
Lá vem novamente a engenheira “financeira” do déficit
GostarGostar
Chamem o Paulo Teixeira Pinto.
GostarGostar
Ah bom, se o Miguel Veiga disse que sim é porque sim. Falou o Yoda do PSD.
É da praxe. Cada vez que há crise no PSD, lá vão as TV entrevistar Sua Eminência Parda. E é sempre em casa/escritório. O homem nunca deve sair de casa. Estará acamado, sofre de agrofobia ou aquilo é só petulância?
GostarGostar
Esse pelo menos percebe da poda. E já mostrou, quer como porta voz do governo de Cavaco Silva, quer como líder do BCP.
GostarGostar
Agora que um pouco por todo o lado, aparecem mmulheres bonitas em cargos governamentais, algumas até exibindo a gravidez em ceromónias públicas, é uma boa altura para lançar esta beleza estrábica.
GostarGostar
PMF: para quê vencer Sócrates, se a alternativa proposta não é boa? Afinal o objectivo é derrotar o PS ou desenvolver o país?
GostarGostar
Já estou a imaginar:
Setembro de 2009, Ultima hora:
“CDU faz coligação com PS..”
GostarGostar
Sempre pensei que a Zita Seabra avançasse.
É que tem muita experiência de.
Além disso é tão bonita como.
GostarGostar
Não há dúvida!
Se houver lucidez no PSD Passos Coelho já ganhou!
GostarGostar
Agora só falta que o Sr. Silva mova as suas influências e desenterre Leonor Beleza.
GostarGostar
Última hora:
Sócrates ficou com tanto medo de Manuela Ferreira Leite que já não se candidata às próximas eleições em 2009.
Vai propor para seu sucessor alguém à altura de MFL: Mário Soares.
GostarGostar
É engraçado como a MFL é ainda atacada por ter tido a regularização do défice como prioridade.
E foi combatida por um tal Sócrates & Sampaio que faziam do modelo social e da não subida de impostos o seu objectivo.
Enfim os media fazem milagres.
GostarGostar
Socrates prepara-se para enfrentar uma das crises mais graves da economia portuguesa.
Contava pôr os portugueses a fazer sacrificios e em 2009 era só medidas eleitoralistas, mas a conjuntura internacional pregou-lhe a partida e o pior esta para vir
GostarGostar
Ora bem, o pior está para vir. Segurem-se e apertem bem os cintos. Pedor Solbes já admite um desemprego em Espanha de 10%. Por cá, lá se aumentam mais uns quantos por cento de recibos verdes!
GostarGostar
Com os portugueses a fazerem sacrifícios há anos, e sacrifícios redobrados desde Sócrates, quando já se pensava que ia abrandar a marcha dos sacrifícios, o que nos acontece?
Atiram-nos com o espectro de mais sacrifícios agora com Manuela Ferreira Leite?
Para estes já demos!!!
Não, obrigado.
GostarGostar
Não há dúvida, Sr. Silva: a má moeda afasta a boa moeda.
Mas o que é pior é que a falta de moedas está a atrair o abismo profundo do vazio de moedas.
Ouça lá esta, Sr. Silva: antes uma má moeda que moeda nenhuma.
GostarGostar
É hilariante. A pergunta que os jornalistas fazem a todos os candidatos é se vao desistir a favor de quem. Agora o Neto da Silva apresentou a candidatura, e a rtp ainda deu até ao fim e no fim fez a pergunta e acabou. Na sic noticias nem transmitiram até ao fim, cortaram a meio. E já perdi a conta as vezes que repetem na tv que as candidaturas sao para levar até ao fim. Mas ninguém ainda perguntou se a candidatura de MFL que ainda nem formalizou a candidatura vai desistir ou levar até ao fim?!!
GostarGostar
O Eng.Mira Amaral não a apoia.
GostarGostar
CD disse:
( às 5:10 pm, supra):
“É engraçado como a MFL é ainda atacada por ter tido a regularização do défice como prioridade”.
Ora, caro CD todos, TODOS, tiveram a mesma prioridade anunciada: a regularização do déficite. Sucede que com MFL, não só as medidas adoptadas foram dragonianas, injustas e ineficazes (além de envoltas em muitas trapalhadas como a da interpretação do PEC por si implementado), como, acima de tudo, foram um ROTUNDO FRACASSO (apesar de, naturalmente, não ter a responsabilidade toda, face ao que já vinha de trás…).
Infelizmente, nessa óptica e apesar de todas as “cosméticas” (que MFL usou também à descarada, como a titularização e “pseudo alienação” da dívida pública ao Citibank), a comparação com Teixeira dos Santos é-lhe francamente prejudicial em tempo de campanha contra o PS!!!
Parece que andamos todos esquecidos do desastre que esta senhora foi, enquanto ministra (para já não falar na pasta antecedente da Educação)…mas, em campanha, é certo que vamos todos ser muito bem relembrados!
GostarGostar
CD disse:
( às 5:10 pm, supra):
“É engraçado como a MFL é ainda atacada por ter tido a regularização do défice como prioridade”.
Ora, caro CD todos, TODOS, tiveram a mesma prioridade anunciada: a regularização do déficite. Sucede que com MFL, não só as medidas adoptadas foram dragonianas, injustas e ineficazes (além de envoltas em muitas trapalhadas como a da interpretação do PEC por si implementado), como, acima de tudo, foram um ROTUNDO FRACASSO (apesar de, naturalmente, não ter a responsabilidade toda, face ao que já vinha de trás…).
Infelizmente, nessa óptica e apesar de todas as “cosméticas” (que MFL usou também à descarada, como a titularização e “pseudo alienação” da dívida pública ao Citibank), a comparação com Teixeira dos Santos é-lhe francamente prejudicial em tempo de campanha contra o PS!!!
Parece que andamos todos esquecidos do desastre que esta senhora foi, enquanto ministra (para já não falar na pasta antecedente da Educação)…mas, em campanha, é certo que vamos todos ser muito bem relembrados!
GostarGostar