Saltar para o conteúdo

Renovar e não reincidir no erro

25 Abril, 2008
by

A pertinência do Rui:

(…) Santana representa o passado recente do partido, com o qual este se deu muito mal, assim como Manuela Ferreira Leite simboliza o que pior correu num passado um pouco mais distante, mas ainda próximo. Ora, se alguma coisa o PSD aprendeu nos últimos tempos, é que com o passado não vai lá, como bem demonstrou a tentativa Menezes. Isto pode querer dizer que se Pedro Passos Coelho souber fazer as coisas, sobretudo se convencer o partido de que lhe pode garantir o futuro, poderá bem ganhar as directas.

A minha dúvida é se o PSD terá aprendido. Oxalá.

25 comentários leave one →
  1. Carlos's avatar
    25 Abril, 2008 02:23

    Muito bem visto.
    Como também já disse , Pedro Passos Coelho é a única hipótese que pode empolgar o eleitorado. A experiencia passada não deixou boas recordações e os candidatos terão que interiorizar que, para ganhar, é com os votos dos eleitores (alguns de esquerda), e não com a meia dúzia de apoios no interior do partido.

    MFL poderá ter a maioria dos apoios do PSD. Não terá a votação eleitoral suficiente para passar os 30%. PSL não tem apoios internos nem externos. Transformaria o PSD num minúsculo partido ao nível do BE ou PCP.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2008 02:38

    o problem é se ele ganha. Se tiver que fazer campanha mantendo o discurso liberal, será que os apoiantes do psd nao fogem todos cheios de medo? lol
    🙂

    Gostar

  3. DCSSSSS's avatar
    DCSSSSS permalink
    25 Abril, 2008 02:56

    🙄 🙄

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    José Barros permalink
    25 Abril, 2008 03:27

    Se fosse militante, também escolheria Passos Coelho. Agrada-me que tenha um discurso mais liberal e que não seja um candidato institucional. É o único verdadeiramente livre para apresentar um projecto, porque só aí poderá colher frutos. Além do mais, as outras candidaturas são tão desastrosas que ganha por ser o menos mau.
    PSL está a seguir o caminho de Portas. o que, tendo em consideração que é muito menos hábil politicamente, só pode redundar em mais um pesadelo para a direita; MFL sai a perder em todos os intes imaginários contra Sócrates (défice, ter feito parte do governo de Barroso, etc…). Ao lado de tão maus candidatos, Pedro Passos Coelho pode sair-se menos mal, sendo certo que, contra Sócrates, só Marcelo (ou, eventualmente, Rio) poderia ganhar.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    José Barros permalink
    25 Abril, 2008 03:28

    Correcção:

    “itens” ou vez de “intes” (estranho erro).

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    25 Abril, 2008 03:52

    “(…)sendo certo que, contra Sócrates, só Marcelo (ou, eventualmente, Rio) poderia ganhar.”

    Caro José Barros, há-de fundamentar essa sua tese – a quase invulnerabilidade de Sócrates e a exclusividade ganhadora de Marcelo (quantas eleições ganhou?) ou Rio (um mito que não durará muito – a sua entrevista ontem à RTP1 foi confrangedora)

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2008 10:02

    O mito Cavaco também foi eleito. Na comunicaçao social há os fazedores de mitos ao serviço do psd, pelo que tudo é possível.

    Gostar

  8. LPedroMachado's avatar
    25 Abril, 2008 10:20

    Tanto Santana Lopes como Ferreira Leite são más escolhas que seriam muito penalizadas pelo eleitorado. Só quem vive no planeta PSD pode achar o contrário.

    Por outro lado, fico surpreendido e até triste com a falta de apoio a Passos Coelho por parte dos blogadores liberais. Já fiz este comentário em muito sítio e nenhum me respondeu. Agradecia que o fizessem, porque gostava muito de saber o porquê. A eleição de Passos Coelho é uma oportunidade de ouro para haver uma maior projecção nacional de ideias liberais.

    Além disso, não sei se terá assim tão poucos eleitores como isso. Se aliar o liberalismo a um conservadorismo moderado pode fazer o pleno do centro, centro-direita e direita, mais do que o suficiente para ganhar as legislativas. Agora se começar a defender o aborto livre, eutanásia, casamento gay, etc., está tudo perdido. Por acaso, gostava de saber o que pensa ele sobre essas questões. O liberal-conservadorismo pode ganhar eleições em Portugal. Um “liberalismo” de esquerda agressivo, jacobino e da abortagem como o do CAA não ganha coisa nenhuma em lado nenhum.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2008 10:38

    “Por outro lado, fico surpreendido e até triste com a falta de apoio a Passos Coelho por parte dos blogadores liberais.”

    Já eu estou compeltamente atónito. Embora já suspeitasse que de liberais é só quando interessa. e longe como coisa impossível. Assim tipo uma causa monárquica que sabem ser impossível e por isso militam na coisa e dizem com ar solene ” eu sou monarquico”. Alguns aqui dizem no mesmo estilo “eu sou um liberal”. É o que parece.

    Pior, é ver o que disse por exemplo CAA sobre o candidato e ainda nao teve tempo de dizer mais qualquer coisinha. Mas há aqui alguns que já opinaram positivamente.

    Gostar

  10. CAA's avatar
    25 Abril, 2008 10:45

    «Pior, é ver o que disse por exemplo CAA sobre o candidato e ainda nao teve tempo de dizer mais qualquer coisinha. Mas há aqui alguns que já opinaram positivamente.»

    Vou dizer. Só há pouco consegui ver o Prós e Contras.

    Gostar

  11. LPedroMachado's avatar
    25 Abril, 2008 11:34

    O que o CAA disser agora pouco importa comparado com os insultos que lhe dirigiu de modo completamente infundado e sem justificação nenhuma. Agora é natural que arranje uma razão esfarrapada qualquer para atacar o homem. É humano arranjar razões para justificar uma decisão prévia. O que eu gostava mesmo de saber era o porquê daqueles insultos. Cheira-me a questões pessoais. Quanto ao liberalismo, o anónimo ali em cima tem toda a razão. É uma grande treta.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Lololinhazinha permalink
    25 Abril, 2008 11:45

    LPedroMachado Diz:
    25 Abril, 2008 às 11:34 am

    Guarde a palavra insulto para alguma coisa que o seja.
    O CAA limitou-se a dizer, à maneira dele, que não conhecia o homem de lado nenhum.
    Não se justifica tanta sensibilidade verbal.
    Se eu fosse militante do PSD também apoiaria PPC. Não pela colagem liberal mas por não trazer atrás de si o peso do passado, por me parecer capaz de uma abordagem inovadora e por ainda parecer ter ilusões.

    Gostar

  13. Zé's avatar
    permalink
    25 Abril, 2008 11:51

    Viva o 25 de Abril!

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Lololinhazinha permalink
    25 Abril, 2008 11:54

    “Agora se começar a defender o aborto livre, eutanásia, casamento gay, etc”

    Conservadorismo bacoco e não isento de uma certa forma de ignorância. A questão do aborto está resolvida – no sentido daquilo que eram as já antigas recomendaçoes da OMS e da própria união europeia – e não vale a pena andar a esbracejar muito contra o casamento gay porque a sua legalização é uma questão de tempo. O problema é que há pessoas que ainda nao perceberam que há tratados assinados que são para levar a sério, como a convenção europeia dos direitos do homem, e que da mesma forma como o TEDH já condenou a frança por recusar a adopção com fundamento na orientaçao sexual da mãe, a seu tempo a jurisprudência do TEDH fará com que todos os estados membros confiram aos gays a possibilidade de verem as suas uniões reconhecidas pelo estado.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    JoãoMiranda permalink
    25 Abril, 2008 12:12

    ««A questão do aborto está resolvida»»

    É o fim da História.

    Gostar

  16. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    25 Abril, 2008 12:21

    PPC com um bem estruturado programa liberal pode apresentar-se ao eleitorado e preparar 2013.Tenho muita dificuldade em acreditar que possa vencer Sócrates a não ser que o que aí venha SEJA MESMO MUITO MAU.uMA COISA É CERTA O ELEITORADO QUE VOTA ORA NO PS ORA NO PSD COMEÇA A TER ALTERNATIVAS.E quem vota no CDS tambem.

    Mas para 2009 quem pode disputar com Sócrates? MFL e a sua ligação a Cavaco é uma vantagem para os eleitores?

    Gostar

  17. LR's avatar
    25 Abril, 2008 14:05

    “Mas para 2009 quem pode disputar com Sócrates? MFL e a sua ligação a Cavaco é uma vantagem para os eleitores?”

    Ainda não percebi o que fundamenta essa aura de suposta invencibilidade de Sócrates. Faltam cerca de 18 meses para as eleições e muita coisa pode mudar até lá.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2008 14:18

    O mais engraçado é se nem for ele o adversário

    Gostar

  19. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    25 Abril, 2008 14:38

    Quando se prepara uma batalha não se conta com o mínimo do opositor mas sim com o máximo.Derrotar Sócrates tem que começar por lhe reconhecer capacidades.

    Foi a pensar como estão a pensar novamente que barroso,Santana e Portas ofereceram o poder ao PS!

    Não se aprende nada?

    Gostar

  20. nem estranho não estranhar's avatar
    nem estranho não estranhar permalink
    25 Abril, 2008 16:13

    O LR tocou no ponto que José Barros e outros não vêem: a entrevista de Rui Rio foi confrangedora? Diria patética. Nada de nada, zero vírgula zero. Foi politiquice da que já não interessa a nenhum eleitor, nem nas directas do PSD. Falar de “partido” acima, “partido” abaixo, “fiel ao partido”, “imagem do partido”, “figura do partido” foi retórica dos anos 80 e 90.
    Essa coisa do “partido” serve só aos partidocratas. Esses já ninguém quer. O último que daí tirou benefício é o Sótraques que já não aguentou ouvir nem ver. A partidocracia afundou a democracia. É o drama a que Cavaco hoje aludiu. Os jovens não se interessam, a não ser os carreiristas… da partidocracia. Os que querem viver à sombra de interesses e de quem os corporiza: adjuntos, secretários, assessores, mesmo as agências de comunicação. Virar as costas às figuras institucionais é a única solução. Acabar com o regime partidocrático e, como eles dizem, pensar só no País mas sem segundas intenções para bem do… partido.
    A propósito de Rui Rio, ninguém pegou na entrevista dada à Judite “porreira, pá” que ao presidente da Câmara Municipal do Porto só soube perguntar se já tinha saudado o campeão FC Porto.
    Ao presidente da CMP só se pergunta isso?
    Para mais, para piorar, depois de ele dizer que o Porto ia ter um grande investimento na “remodelação do Bolhão”? Restaurar e modificar aquele espaço onde se vende couves e pombos, galinhas e peixe, um mercado à moda antiga, para substituir por galerias de pronto a vestir e magazines modernos que pululam por toda a cidade no Central Shopping, no Shopping ali ao lado do Bolhão inaugurado no Natal, no Norte Shopping, no Maia Shopping, no Gaia Shopping, o presidente da CMP acha que remodelar o Bolhão, ou o Bom Sucesso é alguma coisa que signifique investimento?
    Confunde remodelar o Bolhão com o faz e desfaz de Santa Apolónia?
    Este Rio é para deitar ao mar. E, infelizmente para os portuenses, até já pensa num terceiro mandado, diz ele, para “acabar a obra”.
    Meu Deus! Em que conta se tem esta gente?!

    Gostar

  21. LPedroMachado's avatar
    25 Abril, 2008 16:14

    Parece que ser contra o aborto livre é conservadorismo bacoco. É uma visão do mundo…

    Agora é uma questão resolvida, mas quando ganhou o não há 10 anos já não era uma questão resolvida. Quando ganha o nosso lado está resolvido; quando ganham os outros, está longe de estar resolvido. Cá está outra bela visão do mundo.

    Evocar a OMS é uma espécie de carimbo de moralidade… Para essa organização, só se considera aborto se o feto tiver mais de meio quilo… É qualquer coisa deste género…

    Fala em reconhecer as uniões dos gays. Tudo bem, isso pode ser feito com uma união de facto. Aliás, nem me oponho a uniões de facto entre amigos ou pessoas da mesma família. Agora casamento é outra coisa. E o que eu queria dizer é que uma proposta liberal-conservadora, que não tenha na agenda essas ditas questões fracturantes, pode muito bem ganhar umas eleições em Portugal. O meu comentário não era a contrariar o aborto mas a analisar as hipóteses de propostas liberais ganhadoras.

    O Luís Moreira tem novamente razão. Não é boa ideia estar a contar com o fracasso de Sócrates. Apostar na novidade e na coerência e solidez de princípios parece-me uma melhor estratégia.

    Gostar

  22. Carlos's avatar
    25 Abril, 2008 16:46

    Boas dicas nestes comentários para PPC ler, meditar e ganhar o congresso.
    Passos Coelho precisa iniciar nova era, não assumir erros passados de que não é responsável, e demonstrar que Sócrates defende uma farsa monumental ao tentar a social-democracia num partido profundamente socialista.
    Para já, Sócrates falhou, e o facto de ter colocado o défice abaixo dos 3% não é suficiente para provar que os portugueses terão hoje mais qualidade de vida do que quando tomou o poder. Fizeram sacrifícios inglórios, que só serviram para suportar a despesa estatal. Os restante indicadores económicos estão aí para mostrar a verdade do descalabro.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Lololinhazinha permalink
    25 Abril, 2008 17:00

    PPC tem ainda uma vantagem que está a ser descurada: Há uma faixa etária – dos 18 aos 32 – que pura e simplesmente não quer saber da política para nada e nem sequer se dá ao trabalho de votar. É uma espécie de buraco negro na política portuguesa porque são votos que não pertencem a ninguem. São pessoas que pura e simplesmente náo se reconhecem em nenhum projecto político. É tão fácil para PPC mobilizar essa faixa etária como é impossível para Ferreira Leite.

    Gostar

  24. LPedroMachado's avatar
    26 Abril, 2008 00:54

    Quem disse que essa faixa etária não vota?

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    26 Abril, 2008 15:30

    “a questão do aborto está resolvida”

    A questão do aborto nunca estará resolvida.

    Gostar

Indigne-se aqui.