Saltar para o conteúdo

Caro LR

15 Maio, 2008

Não é sequer preciso estar com grandes teorias, nem inventar nada. O BFC apenas precisa de um investidor disposto a torrar uns bons milhões. Como sucedeu noutros clubes de bairro como em Chelsea ou em Getafe.

Quanto ao resto, devo dizer que estás totalmente errado.

Primeiro, nos pressupostos: é tristemente comum que os adeptos dos «3 grandes» tenham a visão de qualquer adepto de um clube local, no fundo o seja sempre em virtude de uma segunda escolha, pois que o seu «coração» sempre estaria junto de um dos «3 grandes«, escolhendo um clube local apenas á falta de outra hipótese. Daí a tua tese da existência de um vasto leque de «anti-portistas». Mas isso interessa a alguém? Motivo mais pobre e sem sentido. Tenho mesmo sérias dúvidas que tal seja verdade. Pelo contrário, essa sensação de «antiportismo» generalizado apenas existirá na mente «portista», fruto de complexos mal resolvidos de quem se veja a si mesmo no centro de tudo e contra todos. Sempre verão em qualquer nota dissonante, nem que seja a paixão por um pequeno clube, um sinal de «antiportismo».

Meu caro, os adeptos de um clube, seja ele qual for, são, dada a natureza da paixão clubística, a competição e a história, «anti-todos-os-outros».

Compreendo que os adeptos da agremiação de Campanhã estejam habituados a ver inimigos em todo o lado, nomeadamente todos os que não sejam adeptos das suas cores monárquicas. Mas Freud explica isso com um síndroma que agora não me lembro bem o nome mas estava relacionado com o Narciso…. Não o Miranda, obviamente. É que de uma forma geral, as pessoas tentam ser felizes sem que tenham de se incomodar em detestar os seus vizinhos do lado oriental da cidade.
Fico com a certeza que nem conheces bem a massa associativa dos clubes (o que se compreenderá perfeitamente), mas também da região que englobas na tua proposta. Juntar o Rio Ave e o Varzim? Em que mundo vives tu? O Penafiel e o Paredes? Estás redondamente enganado: só faz sentido ser sócio de um desses clubes, incluindo o meu Boavista, por razões de bairrismo (serôdios dizes tu, embora os portistas sejam por natureza bairristas, o que só lhes fica bem), e «questões de natureza histórica e laços de identificação locais» que constituem, não «obstáculos de monta», mas opções e elementos de identificação e realização pessoal.

Não, não é verdade que as únicas opções sejam «entre ter um clube competitivo que ganhe troféus ou vários em morte lenta». Em primeiro lugar, e no que diz respeito ao BFC, tal questão está resolvida, atendendo á sua falência. Em segundo, e mais relevante, não vejo qual o interesse em deixar de se ser o que se é, simplesmente para a todo o custo tentar ganhar troféus. Não estiverem os 3 grandes sem ganhar durante quase duas décadas, cada um? Porque não se fundiram? Óbvio, não é? Na minha visão faz todo o sentido ser associado, por exemplo, do Naval 1º de Maio, fundado em 1873 e que nunca obteve qualquer troféu. Ou ser adepto do BFC que teve de esperar 100 anos para ser campeão.

Agradeço as preocupações, solidariedades, e mesmo sugestões relativas ao meu Boavista. Mas por favor, não o tentem destruir (ainda mais), nem desfigurar, nem metê-los em lutas que não são as dele.

8 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Winston Smith permalink
    15 Maio, 2008 10:14

    Excelente post.

    Gostar

  2. Piscoiso's avatar
    15 Maio, 2008 10:49

    Bom Post.
    Efectivamente, a Naval 1º de Maio foi fundada em 1873 e o meu avô foi remador em competições internacionais dessa agremiação, em “Yoll de 8”, como dizia ele. Uns barcos largos, com 8 remadores e um timoneiro.
    Um clube faz-se também pela história e não só pelos resultados recentes do futebol.
    O Boavista tem uma excelente equipa de futebol feminino, ou uma boa equipa de xadrez.

    Gostar

  3. Luís Lavoura's avatar
    Luís Lavoura permalink
    15 Maio, 2008 11:25

    Pois, mas uma coisa é torrar milhões num clube de bairro mas que joga num campeonato famoso, outra coisa é torrá-los num clube de bairro que joga no campeonato português.

    Gostar

  4. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    15 Maio, 2008 11:45

    Luis Lavoura,
    certo, mas a lógica e efeito será o mesmo, apenas os montantes dos milhões serão, obviamente, diferente.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    AguiaReal permalink
    15 Maio, 2008 14:14

    Gabriel Silva estou na generalidade de acordo com o que escreveu e vem de encontro sobre o que escrevi nos comentários à posta do LR sobre o Boavista.

    A excepção é quando escreve “o seu «coração» sempre estaria junto de um dos «3 grandes«, escolhendo um clube local apenas á falta de outra hipótese…”.

    Então escolheu ser do Boavista por falta de “outra hipótese”?

    A escolha da maioria das pessoas é feita na infância motivada pelo meio-ambiente em que vive ou pela tendência em escolher um clube que ganha com mais frequência.

    Gostar

  6. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    15 Maio, 2008 14:24

    ÁguiaReal,

    escrevi:

    «é tristemente comum que os adeptos dos «3 grandes» tenham a visão de qualquer adepto de um clube local, no fundo o seja sempre em virtude de uma segunda escolha, pois que o seu «coração» sempre estaria junto de um dos «3 grandes«, escolhendo um clube local apenas á falta de outra hipótese.»

    Se ler novamente, verá que crítico a visão «normal» que os adeptos dos 3 grandes tem dos adeptos de um pequeno clube.

    Quem escreveu o que agora pretende criticar-me foi o AguiaReal, na posta do LR:
    «Digo isto pois ao contrário do que acontece noutros países em Portugal os adeptos de futebol são adeptos em primeiro lugar de um dos três grandes e depois talvez simpatizantes do clube da cidade ….»

    ao qual eu chamei «disparate» e o AguiaReal respondeu: «Disparate? Pois…. o maior cego é aquele que não quer ver.
    Também comentarei essa posta.»

    o que fez agora, pelos visto, criticando-se a si mesmo.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    AguiaReal permalink
    15 Maio, 2008 16:29

    “Se ler novamente, verá que crítico a visão «normal» que os adeptos dos 3 grandes tem dos adeptos de um pequeno clube.”

    Dei um sentido diferente daquela que queria dar quando escreveu o post. Nesta perspectiva estou totalmente de acordo como o que diz. Os simpatizantes de um dos 3 grandes quando sabem que determinada pessoa é adepta de um clube que não desses olham para essa pessoa perplexas como se tivesse dito alguma barbaridade e a insistir que tal pessoa tem que ter simpatia por algum desses clubes considerados “3 grandes”

    “ao qual eu chamei «disparate» e o AguiaReal respondeu: «Disparate? Pois…. o maior cego é aquele que não quer ver.
    Também comentarei essa posta.»

    o que fez agora, pelos visto, criticando-se a si mesmo.”

    De modo algum me contradisse, mantenho a frase que a grande maioria dos portugueses são adeptos de um dos 3 grandes. E dizer que isto é disparate é não estar a par da realidade do que se passa no país, por isso também mantenho o maior cego é aquele que não quer ver.

    Satisfazendo a sua curiosidade não sou adepto nem simpatizante de nenhum dos 3 grandes e o Gabriel é? Sou sócio do Salgueiros.

    Gostar

  8. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    15 Maio, 2008 16:45

    Sou adepto e sócio do Boavista F.C..
    Apenas. E já não é pouco…..

    Gostar

Indigne-se aqui.