Saltar para o conteúdo

É preciso preservar a economia baseada nos combustíveis fósseis

15 Maio, 2008

Mas então os capitalistas não eram acusados de terem uma visão de curto prazo? Agora que os capitalistas estão a antecipar a escassez futura de combustíveis fósseis, são acusados do crime de especulação? Não faz sentido. Dizia-se que era preciso que o Estado liderasse a mudança da estrutura capitalista para adaptar a economia às escassez de petróleo. Se não fosse o Estado a fazê-lo, os capitalistas ficariam todos à espera que acabasse a última gota de petróleo. Seria o desastre. E agora que a adaptção está a acontecer por via do mecanismo de preços, todas as forças políticas, incluindo as anti-capitalistas, querem manter os preços dos combustíveis fósseis artificialmente baixos.

10 comentários leave one →
  1. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    15 Maio, 2008 13:30

    Temos de nos adaptar, pois claro.
    Tal como aquele cavalo a quem o dono “adaptou” a deixar de comer reduzindo-lhe progressivamente a ração. E quando já estava totalmente “adaptado” morreu repentinamente, não se sabe porquê. Mistério!…
    Por mim cá me vou adaptando; já plantei uma horta nas costas para aproveitar esta chuva.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    doomer permalink
    15 Maio, 2008 13:33

    Claro JM então não sabe que o povo tem direito a petróleo barato para sempre? É um direito divino :).
    Aqui o JM tem toda a razão, o mercado está a dar sinais de escassez com o unico mecanismo que pode alterar o comportamento das pessoas, os preços. Claro que os hipocritas da esquerda à direita não vêem nenhuma vantagem política em reconhecer uma escassez futura, dá-lhes mais votos e popularidade andar a acusar alguém de manipulação, de negócios escuros, o “blame game” habitual.
    Só um pormenor, os preços altos não originam unicamente adaptações, também dão origem, simplesmente, a destruição de procura, quando não há adaptações viáveis e disponíveis.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Maio, 2008 13:42

    Capitalista – s.m/f. adj. Aquele que tem ou pode vir a ter para dar os empregos que os anti-capitalistas reclamam, para que os explorados nomeados para os ocuparem possam colaborar nas actividades do primeiro.

    Gostar

  4. RV's avatar
    15 Maio, 2008 14:23

    No meio da sua argumentação, João Miranda, só não percebo é que posição defende. Presumo que será o livre funcionamento do mercado. Mas diga-me, o mercado funciona livremente? Há concorrência? Se eu não pretender utilizar o automóvel, tenho alguma alternativa comparável? E sobre o mercado dos combustíveis fósseis, repito:

    # A Galp Energia tem em Portugal uma quota de mercado de produtos refinados de 51% e de aproximadamente 37% no mercado de retalho de combustíveis;

    # A Parpública – Participações Públicas, (SGPS), S.A, ou seja o Estado, é o terceiro maior accionista da Galp Energia, com 7,004% (logo depois da ENI S.p.A e da Amorim Energia, B.V., ambas com 33,34%).

    (Detalhes no Fliscorno, se quiser ver.)

    Já aqui barafustou contra os apoios estatais às renováveis. Por princípio discordo da política de subsídios, desde que haja um mercado livre. Mas não vivemos nesse mundo ideal e o facto é que se os subsídios nos saem do bolso, também o mesmo acontece com os elevados preços do petróleo, decorram estes da oferta e procura ou simplesmente do oportunismo.

    Gostar

  5. GatoPreto's avatar
    15 Maio, 2008 16:37

    Abram a pestana, existem alternativas a 0,60 euro/litro, mas não, isso não!! que o autocolante é bué foleiro.
    Só paga quem quer.

    É como aquela frase dos juros:
    -Não sei quem tem mais culpa se quem cobra o juro, ou quem o aceita pagar.

    Gato.

    Gostar

  6. José Matias's avatar
    15 Maio, 2008 18:00

    Para variar, embora o dissesse de forma diferente e com outras implicações, absolutamente de acordo com a importância do mecanismo de preços: para antecipar problemas de escassez: induzir inovação e alternativas tecnológicas e mudanças de comportamento. Dito isso, muito ficaria por dizer, e aí, possivelmente, não estariamos de acordo: o enquadramento institucional/político dos mercados e a assimetria na posse da informação distorcem o seu funcionamento e faz com que o mecanismo dos preços não funcione de modo adequado – e.g., a informação disponível nos mercados desconta de modo efectivo a dimensão efectiva dos stocks de petróleo existentes a nível mundial? a pressão económica, ideológica, política, dos interesses (dos países, das empresas)assentes nos combustíveis fósseis não tem vindo a distorcer a informação sobre a relevância de dados problemas (aquecimento global, por exemplo), sobre a desejabilidade de se investir na busca de outras soluções e mais alguma coisa? Muito gente esquece que a defesa do mercado não significa necessariamente a defesa dos interesses dos seus intervenientes – os interesses destes coincidem com os interesses da maioria quando não pervertem o funcionamento do mercado. Os preços dos combustíveis fósseis não têm reflectido de modo efectivo a sua escassez, os seus custos, as externalidades da sua utilização – se tivessem, a nossa história económica e política estaria a enveredar por outros caminhos.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Curiosamente permalink
    15 Maio, 2008 18:59

    JoaoMiranda ” Agora que os capitalistas estão a antecipar a escassez futura de combustíveis fósseis, são acusados do crime de especulação? ”

    Como é que os capitalistas estão a antecipar a escassez futura do petróleo? é que é a questão, JMiranda. Que espera resposta.

    Curiosamente, espero que seja criando alternativas baratas ao petróleo.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Curiosamente permalink
    15 Maio, 2008 19:00

    Quem é que disse que os preços estão a aumentar para antecipar a escassez futura do petróleo, JMiranda ?
    Curiosamente, se se fala há anos, e só agora os preços aumentam, não vejo os aumentos dos preços do petróleo como uma resposta (lentíssima, diga-se) ao fim do petróleo .

    Nem sequer sei, se o petróleo está a acabar, e mais, se for o caso quando é que acaba. Se daqui a 20 anos, se daqui a 50 anos.
    Cá para mim, é daqui a 70 a 80 anos.

    Gostar

  9. A. R's avatar
    A. R permalink
    15 Maio, 2008 22:07

    Há uma extraordinária oportunidade que se está a abrir: investigar o solar fotovoltaico (multiplicar o rendimento por 2), a tecnologia de materiais para aumentar o rendimento do motor de combustão, o desenvolvimento de baterias (mais duração e mais capacidade (o dobro para cada uma) e a transformação eficiente de calor em electricidade.
    De resto esperamos resultados do reactor de fusão que começou a ser construido.

    Gostar

  10. Tárique's avatar
    19 Maio, 2008 16:22

    Para mim, ciclista anti-capitalista e anti-estatista, não deixa de ser engraçado ver os automobilistas (os estatistas que construiram as estradas e os liberalistas que as exploram) a chorarem e bulharem por causa do preço da gasosa. Quando se cansarem pode ser que vão contra “a natureza humana” e se lembrem de pôr a jaula com rodas a um canto e comprar uma bina.

    Gostar

Deixe uma resposta para Curiosamente Cancelar resposta