Sócrates, a ética e o moralismo
Na sua carta ao Público há 7 anos atrás, Sócrates falava de ética e moralismo. À época ainda não tinha ouvido falar de “calvinismo radical”.
P.S. – Verifiquei ainda que no “Sobe e Desce” desta semana o PÚBLICO lá chamou o argumento ético à colação a propósito deste caso. Quando algum acto é regular, transparente e politicamente claro, há sempre uns senhores que se lembram do argumento ético. Só que é necessário fazer um ponto de ordem nesta matéria, porque a ética em política não pode ser um dever que alguns senhores, de legitimidade mais do que duvidosa, inventam caso a caso para imporem o seu julgamento a todos os demais. Só uma arrogância muito típica de uma certa classe nascente é que se lembra de exibir uma superioridade ética, cujos fundamentos estão longe da demonstração, e que fazem lembrar certos comportamentos de superioridade moral de má memória e que só serviram para expor com mais nitidez os pés de barro do seus arautos. Toda a vida combati os políticos moralistas, normalmente falsos moralistas. Parece que é tempo de começar a combater as éticas de plástico que outros agora sustentam, por mais politicamente incorrecto que isto possa ser.

E digo mais: o Grande Timoneiro é gajo para chegar à Assembleia da República e papaguear isto, ipsis verbis, e sem se rir. E de arrancar uma ovação da sua bancada.
GostarGostar
Ná… Cá pra mim foi o Morais quem escreveu isto.
GostarGostar
O gajo escreve mal que se farta. No liceu não devia ir além do doze.
GostarGostar
.
Essa do “calvinismo” é bem metida. A minha avó, analfabeta culta de Vida, perguntou-me: o Calvinismo é a seita dos calvos, carecas ?
.
Eu respondi-lhe “não, é relacionado com a reforma”. E ele, marota, respondeu-me “Deus te oiça filho, que a inflação e os impostos já me roubaram o que eles dizem que me pagam de pensão reforma, que eu lhes adiantei durante 40 anos de trabalho em impostos e descontos para a Caixa Nacional de Pensões.
GostarGostar
Ai os calvos são carecas?
GostarGostar
A coisa está tao má que se alguém diz um termo tao comum como calvinismo, ficam todos em choque a mandar piadas como se tivesse algo inédito e doutro mundo. A língua está mesmo quadrada para o uso de um termo destes suscitar tanta reacçao.
GostarGostar
Um excelente auto-retrato
GostarGostar
depois de ouvir o 1º na assembleia dizer que a culpa do preço dos combustíveis é do governo anterior fiquei com a convicção que o sujeito
nos queria recordar que tem andado a fazer turismo nos últimos 3 anos
GostarGostar