Saltar para o conteúdo

Uma proposta ambientalista

23 Maio, 2008

Tenho uma proposta a fazer. Como se sabe, o consumo de combustíveis fósseis pelos automóveis é uma das principais fontes de CO2. Como também já devem ter ouvido falar, existe um consenso entre os cientistas de que as emissões de CO2 causam aquecimento global potencialmente catastrófico. Quem consome gasolina está portanto a contribuir para a destruição do planeta. Deve por isso pagar um preço por essa destruição. Sugiro por isso que ao preço da gasolina deve ser adicionada uma taxa de cerca de 30 cêntimos. Esta taxa tem duas funções. Por um lado serve para desincentivar as emissões de CO2, por outro serve subsidiar projectos de ompensação dos efeitos das emissões de CO2. A gasolina, que actualmente custa à volta de 1.45 € passará a custar cerca de 1.75 €. Estou certo que todos aqueles que defendem o ambiente não deixarão de promover e, se for o caso, pagar esta taxa com um sorriso nos lábios.

77 comentários leave one →
  1. jcd's avatar
    23 Maio, 2008 12:24

    João, julgo que estás a ser pouco ambicioso. Uma taxa de 80 cêntimos deixar-nos-ia a todos muito mais satisfeitos.

    Gostar

  2. ccz's avatar
    23 Maio, 2008 12:24

    eheheheh
    .

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Maio, 2008 12:25

    Gosto muito deste minuto verde do JM…

    Gostar

  4. Alvaro's avatar
    23 Maio, 2008 12:28

    Boicote à Golpe começa hoje

    Parece que se arrisca a perder 13 milhões de euros por dia. Uma boa maquia… http://criticademusica.blogspot.com/

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    23 Maio, 2008 12:30

    It’s the Muppet Show! Starring João Miranda!

    Gostar

  6. jcd's avatar
    23 Maio, 2008 12:32

    “Boicote à Golpe começa hoje”

    Podemos desde já prever um enorme sucesso desta luta. Pelo menos 10 gatos pingados não vão encher os depósitios hoje. E como corolário da vitória desta forma de luta, a Galp será obrigada a aumentar preços para fazer face aos prejuízos destes dias. (As outras companhias imitam-na).

    Gostar

  7. Sofia Ventura's avatar
    23 Maio, 2008 12:34

    Não percebo. Ainda ninguém leu isto?

    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1329743&idCanal=11

    Gostar

  8. tina's avatar
    tina permalink
    23 Maio, 2008 12:36

    Concordo. E os carros que gastam mais do que 7 litros/100 km devem pagar adicionalmente 50% de imposto de selo.

    Gostar

  9. Sofia Ventura's avatar
    23 Maio, 2008 12:37

    Parece que hoje, até a Birmânia, nos mete a um canto.
    Direitos humanos, não é? Somos muito civilizadozinhos, não é?

    Acho que somos mais para o capacho. Isto parece a cimeira das lajes all over again.

    http://diario.iol.pt/internacional/myanmar-ciclone-nargis-mortos-junta-militar-ajuda-humanitaria/955157-4073.html

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Maio, 2008 12:39

    Os idiotas boicotam a galp que é portuguesa e nao boicotam as outras a BP , etc. Ainda nao entendi qual é a ideia. Se calhar é ir ao bolso aos portugueses. Devem ser tolinhos.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    23 Maio, 2008 12:39

    Acho que o JM está redondamente enganado. Parece que o aquecimento global meteu férias e agora estamos sob uma tendência para mais frio.

    Portanto, se o tal CO2 faz subir as temperaturas, proponho se erradique o ISP, no sentido de queimarmos mais combustíveis fósseis e emitirmos mais deste gás “estufa”.

    Mudando de assunto. O país está a falir e o desgoverno fecha os olhos ao problema. Em nome da salvação do Estado vai-se arruinar as famílias. O que será mais importante para o desgoverno? A salvação do Estado ou das famílias?

    Crédito malparado dispara para novo recorde

    O crédito malparado junto das famílias portuguesas atingiu um novo recorde no mês de Março, com especial destaque para o crédito ao consumo, onde a cobrança duvidosa está 43,9% mais elevada do que no mesmo mês do ano passado.

    De acordo com os dados hoje divulgados pelo Boletim Estatístico do Banco de Portugal, o crédito de cobrança duvidosa nos empréstimos a particulares situou-se no mês de Março nos 2,482 mil milhões de euros, um novo máximo de sempre.

    Este valor representa um aumento de 3,8% contra o mês anterior e 14,7% face a Março de 2007 .

    O crédito concedido às famílias portuguesas está também a aumentar fortemente, apesar da subida das taxas de juro e da maior reestritividade que os bancos dizem estar a tomar na concessão de crédito.

    Pela primeira vez o crédito concedido às famílias portuguesas superou a barreira dos 129 mil milhões de euros, crescendo 0,7% face a Fevereiro e 10,2% contra Março do ano passado.

    O peso do malparado no crédito total situa-se nos 1,9%, um nível idêntico ao observado em Fevereiro e acima dos 1,8% de Março de 2007.

    Incumprimento no consumo dispara

    Os dados do Banco de Portugal mostram que é no crédito ao consumo que os portugueses estão mais incumpridores.

    O mal parado no crédito ao consumo atingiu um recorde de 590 milhões de euros em Março, mais 3,7% do que em Fevereiro e 43,9% do que em Março de 2007.

    Mas o peso do malparado no crédito ao consumo até desce de 4,1% para 4%, uma vez que o crédito concedido subiu 5,1% face a Fevereiro, para 14,65 mil milhões de euros.

    Face a Março de 2007, o crédito concedido no consumo aumentou 25,6% e nessa altura o malparado tinha um peso de 3,5%.

    No crédito à habitação o malparado também aumentou para níveis recorde, nos 1,36 mil milhões de euros, o que pressupõe um crescimento mensal de 3,4% e homólogo de 13,5%.

    O crédito concedido subiu para 102,76 mil milhões de euros (aumento mensal de 0,7% e homólogo de 10,7%), pelo que o malparado manteve o peso em 1,3%. ”

    In http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=317953

    Estamos lixados…

    Gostar

  12. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    23 Maio, 2008 12:44

    ««Concordo. E os carros que gastam mais do que 7 litros/100 km devem pagar adicionalmente 50% de imposto de selo.»»

    Isso é irrelevante. CO2 é CO2, quer seja emitido por um carro de baixo consumo ou por um carro de alto consumo. Devem todos pagar o mesmo por litro consumido.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    23 Maio, 2008 12:46

    Bem apanha esta.

    O acid test liberal do Miguel d’ http://oinsurgente.org/

    “No Público (edição impressa)

    Manuela Ferreira Leite:

    Em princípio todos, à excepção das verdadeiras funções de defesa de soberania – a Defesa, a Segurança, a Justiça e os Negócios Estrangeiros. Esses penso que não podem ser entregues a nenhuma gestão e exploração privada. Todos os outros evidentemente podem.

    Pedro Passos Coelho

    O Estado deve concorrer com a oferta privada na generalidade dos serviços.

    O Trocó Passo Coelho surge com vestimenta liberal, mas que o Estado a concorrer com os privados. A Ferreira Leite, essa temível estatista, julga que o Estado deve quanto possível sair da prestação do serviços.

    E depois, vejam bem, ainda dizem que ela não tem programa, ideias ou até personalidade.

    Meu deus, quanta cegueira em Portugal.

    Vai um bagacinho?

    Gostar

  14. Alvaro's avatar
    23 Maio, 2008 12:47

    “jcd Diz:
    23 Maio, 2008 às 12:32 pm
    “Boicote à Golpe começa hoje”

    Podemos desde já perver um enorme sucesso desta luta. Pelo menos 10 gatos pingados não vão encher os depósitios hoje. E como corolário da vitória desta forma de luta, a Galp será obrigada a aumentar preços para fazer face aos prejuízos destes dias. (As outras companhias imitam-na).”

    O pior é se não são 10 gatos pingados. O pior é se as pessoas se irritam com a Galp, e seus gestores que se auto-aumentam (ainda mais), e começam sistematicamente a comprar à concorrência. Por exemplo eu só uso a 100% aditivada da BP… (claro… porque ando pouco de carro e apanho brutas secas à espera dos horrendos transportes públicos portugueses cujos móveis até n são maus mas cujas frequências são uma cagada / para não dar mais prejuízo, dizem…)

    Gostar

  15. lica's avatar
    lica permalink
    23 Maio, 2008 12:49

    eu alinho. Só gasto gasóleo

    Gostar

  16. Alvaro's avatar
    23 Maio, 2008 12:51

    Noutro dia, porque o livro de reclamações da Carris está não sei aonde (e eles deram-me essa informação com um sorriso matreiro porque, claro, não tenho cara de quem vá lá perder tempo para fazer uma reclamação), fiz a reclamação no livro de reclamações do Governo Civíl (esta é que a Carris n esperava…). Recebi depois uma carta da dita cuja a pedir-me a hora e o dia… Nem lhes respondi. Será que na cópia da reclamação que o GC lhes enviou não viram o dia? E na descrição dos acontecimentos não deu para perceberem onde e quando foi? Se fosse em UK eu trataria melhor do assunto… Em pt?! N vale o trabalho.

    Gostar

  17. Alvaro's avatar
    23 Maio, 2008 12:56

    as empresas portuguesas tratam as reclamações como a ministra da (des) educação trata o sucesso escolar. método Simplex:

    Já tá. Simplex!

    Prova do 6º ano era mais simples que a do 4º, defende especialista (vice-presidente da Associação de Professores de Português).

    A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) também está preocupada com o “número exagerado de questões demasiado elementares”. “Mesmo assim os resultados têm sido maus. Imagina-se que poderiam ser bastante piores, se os enunciados fossem mais exigentes”, lê-se num parecer da SPM.

    … teste (de Português) que começa com um anúncio de venda de um cão e pergunta aos alunos: “Qual é a intenção de quem colocou o anúncio?” in Metro, 23 Maio, pag 3

    Eis é o modelo Simplex, o autêntico, para o sucesso educativo.

    http://criticademusica.blogspot.com/

    Ha! ganda maluka (contra-informação dixit)

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Maio, 2008 12:59

    Não cheguei a perceber quanto deveria pagar a refinaria de Leça da Palmeira pelas centenas de toneladas de dióxido de enxofre que atira para cima do Porto.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Maio, 2008 12:59

    Imposto de selo?
    Assim de repente só me estou a lembrar do selo das cuecas.
    Gasta assim tanto CO2?
    Eu sei, é apenas um indício de que houve peido húmido, esse sim, quase CO2 puro…

    Gostar

  20. Alvaro's avatar
    23 Maio, 2008 13:07

    coisas que acontecem (se calhar o motorista era português… a maioria dos motoristas londrinos nem inglês falam… daí o aviso ser proibido pedir informação aos motoristas…)

    Londres
    Piso superior de autocarro bate em árvore e mata uma pessoa
    Uma pessoa morreu e 18 ficaram feridas depois de um autocarro de dois pisos ter embatido numa árvore, em Londres, Inglaterra. O acidente, na estrada Tower Bridge, destruiu os vidros das janelas da frente da carreira 188

    Gostar

  21. Alvaro's avatar
    23 Maio, 2008 13:10

    Eu apoio a Proposta Ambientalista do JM.

    JM, o blog critica de musica está consigo (nesta proposta)

    vamos lá ver o que vai fazer para a levar adiante…

    Gostar

  22. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    23 Maio, 2008 13:10

    Falta adicionar uma taxa carjacking.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Maio, 2008 13:19

    LOOOOOOOOOOOOOOL

    Este minuto verde do João Miranda é mais acertado do que qualquer conversa da Quercus.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    ferro permalink
    23 Maio, 2008 13:24

    ainda continuamos a espera do post do joao miranda sobre os indicios de não haver cartelização.

    isto é uma manobra de diversão?

    Gostar

  25. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    23 Maio, 2008 13:26

    ««ainda continuamos a espera do post do joao miranda sobre os indicios de não haver cartelização.»»

    O ónus da prova cabe a quem?

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Joseph permalink
    23 Maio, 2008 13:34

    “…Deve por isso pagar um preço por essa destruição. Sugiro por isso que ao preço da gasolina deve ser adicionada uma taxa de cerca de 30 cêntimos. Esta taxa tem duas funções. Por um lado serve para desincentivar as emissões de CO2, por outro serve subsidiar projectos de ompensação dos efeitos das emissões de CO2.”

    Caro JoaoMiranda,
    Mas que excelente ideia! O problema é que iria parar aos bolsos de quem não deve.
    “…Serve para subsidiar projectos de compensação dos efeitos das emissões de CO2.” Pois, pois! Está-se mesmo a ver quem são os beneficiários destes “subsídios”.
    E já agora, o gado bovino também deve pagar as emissões de metano para a atmosfera. É melhor comer menos feijoada, senão ainda pago mais alguma taxazinha por emissão de gases.

    anti-comuna Diz:
    23 Maio, 2008 às 12:46 pm
    Vai um bagacinho?

    Com todo o gosto! E tenho um tinto de estaleca…

    Gostar

  27. Alvaro's avatar
    23 Maio, 2008 13:40

    22

    diga ao Miranda para acrescentar essa à proposta…

    Gostar

  28. Alvaro's avatar
    23 Maio, 2008 13:43

    26

    “O problema é que iria parar aos bolsos de quem não deve.”

    Nada disso: o Sousa encarregar-se-ia de subtrair ao aumento ecológico à cabeça, para, claro, as NT da ecologia…

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Joseph permalink
    23 Maio, 2008 13:45

    Caro Alvaro,

    Realmente, bem pensado!

    Cheers!

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    23 Maio, 2008 13:48

    Como baixar o ISP?

    Corte-se nas verbas destinadas à propaganda:

    “Estado vai pagar à RTP mais de 480 milhões de euros em quatro anos

    O Estado prevê gastar mais de 480 milhões de euros nos próximo quatro anos no pagamento à RTP pelo cumprimento do serviço público de televisão.

    In http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/empresas/pt/desarrollo/1126907.html

    Estamos em crise, estamos em crise, mas não falta dinheirinho para a propaganda ao desgoverno.

    INTERNEM-NOS!

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Joseph permalink
    23 Maio, 2008 13:52

    480 milhões a dividir por 4 anos dá 120 milhões. É uma pechincha!
    A propósito, internem-nos aonde? Este país já é um manicómio!

    Gostar

  32. lica's avatar
    lica permalink
    23 Maio, 2008 13:57

    e os arrôtos que taxa é que vão pagar?

    Gostar

  33. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    23 Maio, 2008 14:03

    Sobre aquecimento global, o que eu sei é que se não começa a fazer calor dentro de uma semana vou despejar latas de lacas de spary para a atmosfera para ver se ajudo.
    P.S. Acabou-se a reciclagem até o regresso de uma primavera decente.

    Gostar

  34. Alvaro's avatar
    23 Maio, 2008 14:13

    29

    o Sousa sabe mais a dormir que nós acordados…

    é dos genes…

    e do treino adquirido na JSD…

    Gostar

  35. Alvaro's avatar
    23 Maio, 2008 14:15

    31

    sabe o que disse um poeta quando, em Vila Real, se falou em construir um hospital psiquiátrico?

    “Um hospital dos malucos? Em Vila Real? Cerque-se a cidade e está o hospital feito.”

    fazendo isto em grande… Como o Sousa gosta de fazer…

    Gostar

  36. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    23 Maio, 2008 14:27

    Sofia Ventura Diz:
    23 Maio, 2008 às 12:34 pm
    Não percebo. Ainda ninguém leu isto?

    Sofia,

    Em relação ao problema dos vôos, vai começar o coro das justificações do “não sabia” e “nem imaginava”. Tragicamente, no que respeita à grande maioria dos envolvidos, até deve mesmo ser verdade que não sabiam nem imaginavam.

    Gostar

  37. Piscoiso's avatar
    23 Maio, 2008 14:38

    Sobre os vôos, não se pretenda transferir a responsabilidade dos EUA para Portugal. Eram vôos militares, cuja carga é “material de guerra”.
    Se fossemos vasculhar o que levam os aviões militares americanos, ainda nos invadiam a nós.

    Gostar

  38. Alvaro's avatar
    23 Maio, 2008 14:43

    Boicote à Golpe

    http://criticademusica.blogspot.com/

    Gostar

  39. tina's avatar
    tina permalink
    23 Maio, 2008 14:44

    “Isso é irrelevante. CO2 é CO2, quer seja emitido por um carro de baixo consumo ou por um carro de alto consumo. Devem todos pagar o mesmo por litro consumido.”

    Nao concordo. As pessoas devem ser penalizadas por excederem um certo limite. Isso obrigaria a comprarem carros economicos no futuro. E tambem deveria haver um imposto adicional para as familias que tiverem mais de um carro. E uma multa avultada se as pessoas forem apanhadas com o motor ligado enquanto esperam pelo sinal verde.

    Gostar

  40. Luís Lavoura's avatar
    Luís Lavoura permalink
    23 Maio, 2008 14:51

    Lololinhazinha 23 Maio, 2008 às 2:03 pm

    Está com frio Lololinhazinha? Coitada… eu também.

    É que em Portugal os escritórios são terrivelmente mal isolados. No meu faz basicamente a mesma temperatura do que na rua, sempre que não há sol.

    Eu há pouco tempo mandei colocar umas janelas de superior qualidade num consultoriozinho que tenho arrendado. Aquilo ficou com um isolamento impecável. Agora as minhas inquilinas já não passam frio. Quando elas algum dia se forem embora (se forem) eu aviso-a, a ver se Você não quer mudar-se para lá.

    Gostar

  41. Sofia Ventura's avatar
    23 Maio, 2008 15:08

    Piscoiso Diz:
    23 Maio, 2008 às 2:38 pm

    «O Ministério dos Transportes, liderado por Mário Lino, justificou que a maioria dos voos era militar e, por essa razão, não os fiscalizou e nem tem qualquer informação sobre os mesmos, logo, não sabe o que levavam nem qual a missão de cada um, conta ainda o “JN”.

    No entanto, em Dezembro de 2005, o então ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, garantiu que qualquer voo militar que passe pelo espaço aéreo português precisa de uma autorização do Governo e, para a conseguir, tem de dar conta do que transporta.» Público online

    Além do que, depois da vergonha das Lages, era muito complicado acusar Portugal de fazer parte do “eixo do mal”.

    Gostar

  42. António Carlos's avatar
    António Carlos permalink
    23 Maio, 2008 15:14

    “Sugiro por isso que ao preço da gasolina deve ser adicionada uma taxa de cerca de 30 cêntimos.”
    Esta é a abordagem típica do mercado: para baixar a procura nada como onerar a oferta. Pena é que JM não sugira fazer baixar o preço através de uma diminuição da procura (do consumo de combustíveis).
    Ontem a CNN apresentava uma reportagem sobre as dificuldades da FORD: os SUVs e Trucks, devido à alta dos preços do petróleo, deixaram de ter procura. O mercado funcionou, diria JM. Quais são as consequências? A Ford não se preparou e não tem carros eficientes energeticamente para oferecer. As margens de lucro são maiores nos SUVs e Trucks logo as perdas serão significativas. As fábricas de SUVs e Trucks não são facilmente reconvertidas para o fabrico de outros tipos de veículos por isso deverão fechar. Os detentores actuais de SUVs e Trucks terão de os manter pelo menos a médio prazo. Claro que os executivos da FORD não deixaram de receber bónus nos últimos anos pela sua performance de curtissimo prazo, e agora serão simplesmente despedidos com chorudos bónus.
    Tudo isto porque só agora o mercado deu sinais no sentido de limitar o consumo de combustíveis e a FORD limitou-se a olhar para esses sinais de curto prazo e não pensou estrategicamente. Qual foi então o problema? O problema foi que não existe (nunca existiu e nunca existirá) um mercado liberarizado do petróleo pela simples razão de que as reservas estão definidas geograficamente: um país como Portugal, por exemplo, não pode simplesmente entrar no negócio da exploração de petróleo sem “autorização”.
    A OPEP (o cartel evidente do petróleo) manteve durante anos o preço do petróleo baixo sinalizando para o mercado que não iria haver escassez. Esse mesmo mercado viciou-se em petróleo e agora a OPEP só tem de manter a produção aos níveis actuais (num mesmo nestas circunstâncias o mercado funciona aumentando a oferta). Todo o valor gerado e acumulado nos países ocidentais (genericamente) ao longo das últimas décadas vai, pura e simplesmente, ser transferido para os países da OPEP num ápice.
    Claro que o mercado continuará a dar sinais (cada vez mais preocupantes). Mas, no caso particular dos combustíveis, esses sinais chegarão tarde.

    Gostar

  43. Pedro Menezes Simoes's avatar
    23 Maio, 2008 15:22

    João Miranda, veio tarde. O Sócrates já implementou essa medida…

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Joseph permalink
    23 Maio, 2008 15:22

    António Carlos Diz:
    23 Maio, 2008 às 3:14 pm

    “…Todo o valor gerado e acumulado nos países ocidentais (genericamente) ao longo das últimas décadas vai, pura e simplesmente, ser transferido para os países da OPEP num ápice.”

    E sabe como os tais países ocidentais vão resolver o assunto? Desvalorizando ou extinguindo as suas moedas nacionais. E o assunto fica logo resolvido (com uma ou outra guerrinha à mistura) e os tais países da OPEP ficam com dinheiro que não valem nada.
    Só pode…

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Joseph permalink
    23 Maio, 2008 15:28

    ACABOU O SÓCRATES KEITH RICHARDS

    . Recuperou o paladar e o olfacto e já percebeu que os aumentos dos combustíveis cheiram a esturro.
    . Voltou a ter uma respiração regular e já não hiperventila nas reuniões semanais com Cavaco.
    . Passou a ter um sono revigorante, sem pesadelos com as declarações de Mário Lino.
    . Pôs de lado o dinheiro do tabaco e vai comprar um Falcon que não esteja a cair de podre.
    . A sua pele está mais suave do que a de Scarlett Johansson e o cabelo mais revigorado do que o de Miguel Veloso

    in Inimigo Público

    Gostar

  46. António Carlos's avatar
    António Carlos permalink
    23 Maio, 2008 15:43

    “E sabe como os tais países ocidentais vão resolver o assunto? Desvalorizando ou extinguindo as suas moedas nacionais.”
    O problema é que entretanto essas moedas nacionais serviram para comprar empresas (basta ver as compras da Sonangol em Portugal).

    Gostar

  47. Carlos's avatar
    23 Maio, 2008 15:44

    Fraco…fraco…. só 30 cent?
    Penso que o governo deveria tomar uma medida radical e enérgica – um autêntico choque energético : colocar a gasolina e gasóleo a 200 euros/litro! Vantagens ?

    – O pp começava desde já a arrumar o bólide, comprar bike ou exigir transportes públicos.
    – Durante algum tempo não haveria aumentos na gasolina.
    – O governo encaixava a massa necessária para socorrer os pedintes e esfomeados.
    – As energias alternativas ganhariam relevo e o nuclear seria novamente discutido.

    Agora mais a sério … UM LINK A LER …

    Gostar

  48. António Carlos's avatar
    António Carlos permalink
    23 Maio, 2008 16:02

    No caso dos preços dos cereais, por exemplo, o mercado está a funcionar e os sinais que ele envia podem efectivamente ser bem interpretados pelos agentes. O preço do trigo sobe? Qualquer (simplificando) agricultor pode arrancar a sua vinha e passar a produzir trigo, e o tempo que medeia entre o sinal do mercado (preços altos) e essa decisão é curto. Os próprios consumidores podem passar a comer pão de milho (p. ex.), e o tempo que medeia entre o sinal do mercado (preços altos) e essa decisão é curto. Os trangénicos podem passar a ser permitidos e introduzidos nas plantações num tempo relativamente curto.
    No caso do petróleo estes mecanismos não funcionam. Perante os sinais que o mercado dá (preços altos) que podemos fazer a curto/médio prazo? Nada (ou quase nada). A capacidade de produção está concentrada em poucos países (que só ganham em não a aumentar) e a entrada de novos países na produção de petróleo é quase impossível. O desenvolvimento de fontes de energia alternativas foi sempre muito contestado por que o mercado dava sinais (preço baixo do petróleo) de que isso não era compensador (ainda hoje JM pensa assim). Mesmo que agora já passe a ser compensador, serão necessário anos/décadas até que possam ser desenvolvidas.
    Diminuir o consumo (de forma significativa) é muito difícil. O parque industrial instalado depende de petróleo, os transportes idem (basta ver que ainda hoje continuamos a investir em auto-estradas e o TGV é ridicularizado), as casas são muito ineficientes no capítulo energético, para transportar um adulto com 80Kg ainda utilizamos SUV de várias toneladas, …

    Conclusão. O ocidente limitou-se a interpretar os sinais de curto prazo do mercado do petróleo, abdicou de qualquer reflexão estratégica de médio/longo prazo em nome da sua fé no mercado, e agora está “lixado”. Nada que abale a fé ilimitada de JM (e outros) no mercado.

    Gostar

  49. Zé Bonito's avatar
    23 Maio, 2008 16:05

    O preço do litro de gasolina até pode passar para os 100 euros, se existirem alternativas que nos dispensem de a consumir.

    Gostar

  50. Carlos's avatar
    23 Maio, 2008 16:06

    O webmaster do Blasfémias já deve ter reparado que os links compridos (como o do comentário 30), alteram o aspecto do site. Há modo de obrigar ao “wrap text” na DIV.

    Gostar

  51. Sofia Ventura's avatar
    23 Maio, 2008 16:23

    Comentários: 29 30 e 31.

    O anti-comuna não se aprecebeu das medidas instituídas no sentido de garantir que ninguém aqui possa assinar com mais de um pseudónimo.
    Os lencinhos de amor do Minho, são uma ternura. No caso do Blasfémias, identificam IPs também.

    Gostar

  52. Sofia Ventura's avatar
    23 Maio, 2008 16:24

    “apercebeu”

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    Joseph permalink
    23 Maio, 2008 16:39

    Sofia Ventura Diz:
    23 Maio, 2008 às 4:23 pm
    Comentários: 29 30 e 31.

    Desculpe? Eu assino Joseph. Esses “lencinhos de amor do Minho” funcionam mal… E o webmaster pode verificar que tanto eu como o Mr. Anti-Comuna temos IP’s diferentes.
    Anda um bocado equivocada, cara Menina/Senhora…

    Gostar

  54. lica's avatar
    lica permalink
    23 Maio, 2008 16:46

    PORQUE SERÁ QUE OS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NÃO PUBLICAM ISTO? DIVULGUEM O MAIS QUE POSSAM

    É  inacreditável, mas é o país que temos … Era a manchete do Expresso de Sábado e custa  acreditar.

    Um quadro superior da GALP, admitido em 2002, saiu com uma indemnização de 290.000 euros, em 2004. Tinha entrado na GALP pela mão de António Mexia e saiu de lá para a REFER, quando Mexia passou a ser Ministro das O.P. e Transportes… O filho de Miguel Horta e Costa recém licenciado, entrou para lá com 28 anos e a receber, desde logo 6600 euros mensais. Freitas do Amaral foi consultor da empresa, entre 2003 e 2005, por 6350 euros/mês, além de gabinete e seguro de vida no valor de 70 meses de ordenado.

    Um quadro superior da GALP, admitido em 2002, saiu com uma indemnização de 290.000 euros, em 2004. Tinha entrado na GALP pela mão de António Mexia e saiu de lá para a REFER, quando Mexia passou a ser Ministro das O.P. e Transportes… O filho de Miguel Horta e Costa recém licenciado, entrou para lá com 28 anos e a receber, desde logo 6600 euros mensais. Freitas do Amaral foi consultor da empresa, entre 2003 e 2005, por 6350 euros/mês, além de gabinete e seguro de vida no valor de 70 meses de ordenado.

    Neste momento, o presidente da Ferreira do Amaral, presidente do Conselho de Administração. Um cargo não executivo (?) era remunerado de forma simbólica: Manuel Queiró, do PP, era administrador da área de imobiliário (?)   8.000 euros/mês. A contratação de um administrador espanhol passou por ser-lhe oferecido 15 anos de antiguidade (é o que receberá na hora da saída), pagamento da  casa e do colégio dos filhos, entre outras regalias. Guido Albuquerque, cunhado de Morais Sarmento, foi sacado da ESSO para a GALP. Custo: 17 anos de antiguidade, ordenado de 17.400 euros e seguro de vida igual a 70  meses de ordenado.
    três mil euros por mês, pelas presenças. Mas, pouco depois da nomeação, passou a receber PPRs  no valor de 10.000 euros, o que dá um ordenado “simbólico” de 13.000  euros… Outros exemplos avulso: Um engenheiro agrónomo que foi trabalhar para a área financeira a 10.000 euros por mês; A especialista em Finanças que foi para Marketing por 9800 euros/mês… 
    Comissão executiva ganha 30.000 euros e os vogais 17.500. Com os novos aumentos Murteira Nabo passa de 15.000 para 20.000  euros mensais. A GALP é o que é, não por culpa destes senhores, mas sim dos amigos que ocupam, à vez, a cadeira do poder. É claro que esta atitude, emula do clássico “é fartar, vilanagem”, só funciona porque existe uma inenarrável parceria GALP/Governo.
    Esta dupla, encarregada de “assaltar” o contribuinte português de cada vez que se dirige a uma bomba de gasolina, funciona porque metade do preço de um litro de combustível vai para a empresa e, a outra metade, para o Governo. Assim, este dream-team à moda de Portugal, pode dar cobertura a um bando de sanguessugas que não têm outro mérito senão o cartão de militante. Ou o pagamento de um qualquer favor político…

    Antes sustentar as gasolineiras espanholas que estão no mercado do que estes vampiros! E AINDA DIZEM QUE A CRISE É CULPA DA  FUNÇÃO PÚBLICA !!!
    E outros que mais…!!!!!

    Gostar

  55. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    23 Maio, 2008 17:18

    ontem mostraram uma moto a funcionar a bateria. porque não aproveitam a energia solar, e a das marés, e a nuclear (todos esquecem a central de almaraz)

    Gostar

  56. Dorean Paxorales's avatar
    23 Maio, 2008 17:18

    Caro JoaoMiranda,

    Como não me dei ao trabalho de fazer cáculos (não os referentes ao mesquinho consumo pessoal, pois não tendo carro já há muito que poupo uma pipa de massa), concordo com o princípio. Faça a sua exposição pública que apoiá-lo-ei com gosto.

    DP

    Gostar

  57. caodeguarda's avatar
    23 Maio, 2008 17:34

    Pronto… o JM agora é melancia… verde por fora e vermelho por dentro… há 3 dias que se suspeitava… só falta entrar naquele sistema que o pcp e o be têm de interpretação singular do voto para a AR e qualquer dia está no parlamento a substituir o bernardino ribeiro… só pode…

    Gostar

  58. Sofia Ventura's avatar
    23 Maio, 2008 17:57

    Joseph Diz:
    23 Maio, 2008 às 4:39 pm

    Então organize um abaixo assinado para ter direito a um lencinho só para si. Eu assino.

    Gostar

  59. Pedro Gomes's avatar
    23 Maio, 2008 17:57

    Se o problema fosse apenas o CO2, era menos mau. Mas e a poluição atmosférica, as emissões de partículas inaláveis e de oxidos de azoto? Estas têm um impacto brutal em termos económicos e de saúde pública pois a poluição atmosférica é responsável por 310.000 mortes prematuras na Europa todos os anos, mais do que as causadas por acidentes rodoviários. O custo estimado para a economia europeia varia entre € 427 e € 790 mil milhões por ano.

    Para mim faz todo o sentido manter também a elevada fiscalidade sobre os combustíveis, pois só assim se garante que quem usa o transporte individual como meio de transporte predominante pague o custo efectivo das externalidades decorrentes do impacte ambiental da poluição com origem nos escapes dos automóveis. O Aumento do preço dos combustíveis é uma excelente oportunidade para olhar com outros olhos para as alternativas que existem em termos de transportes públicos.

    A solução passa mesmo pela mudança de hábitos, recorrendo menos ao uso do automóvel particular nas deslocações em que tal não seja absolutamente necessário. Da minha parte, desde o início do ano que passei a vir de transportes para o trabalho. Demora mais tempo, mas é mesmo muito mais barato e bastante menos poluente.

    Gostar

  60. Fernando Vasconcelos's avatar
    23 Maio, 2008 18:35

    Confesso que estou surpreendido. O João só pode estar a brincar … Não é que eu discorde. Aí é que está o problema. Isto deve conter ironia da grossa 🙂

    Gostar

  61. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Maio, 2008 19:41

    Eh pa… Nao fazes a coisa por menos!! Logo 0.30 euros!! Havia muita malta da politica que iria meter dinheiro ao bolso com essa medida.

    Se propuseres um aumento do IPS de por exemplo 1% ainda concordo contigo mas 0.30 euros e irrealista, irresponsavel e cruel quer tenhas sido ironico ou nao.

    Gostar

  62. RV's avatar
    23 Maio, 2008 19:53

    «Esta taxa tem duas funções. Por um lado serve para desincentivar as emissões de CO2, por outro serve subsidiar projectos de ompensação dos efeitos das emissões de CO2.»

    erro 1: a taxa não vai desincentivar nada porque não existe alternativa; posso concordar com isso quando houver alternativas e é nesse sentido que os esforços devem se colocados.

    erro 2: o que são projectos de de compensação de efeitos das emissões do CO2?

    Pessoalmente não sei se o C02 tem responsabilidade numa eventual mudança do clima. Mas diga-me, tenho curiosidade, acha que o clima está em mudança ou não? Os ciclos de chuva estão imutáveis? O atlântico está ou não a aquecer? O que lhe parece?

    Mas como provocação não está mal 😉

    Gostar

  63. Pedro Menezes Simoes's avatar
    23 Maio, 2008 20:06

    Caro Lica,
    não publicam porque é mentira. Só para dar um exemplo:
    “O filho de Miguel Horta e Costa recém licenciado, entrou para lá com 28 anos e a receber, desde logo 6600 euros mensais.”

    O filho de miguel horta e costa:
    – não acabou a licenciatura com 28 anos
    – quando acabou o curso não foi trabalhar para a Galp.
    – Quando foi para a Galp tinha 5 anos de experiência internacional em banca de investimento, nomeadamente em Londres e São Paulo.
    – O salário que foi auferir está de acordo com os preços pagos no mercado global com alguém com a experiência dele, para a função que foi assumir.

    Convinha aos sindicatos fazer o trabalho de casa…e que o pessoal não acredite em tudo o que lê.

    Gostar

  64. RV's avatar
    23 Maio, 2008 20:16

    Já agora:
    1. está ou não a composição da atmosfera a ser alterada pela emissão de CO2?
    2. se sim, que impactos trará? (não mudanças sem consequências!)

    Gostar

  65. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Maio, 2008 20:22

    outra proposta ambientalista:

    http://video.google.com/videoplay?docid=-3412294239230716755&hl=en

    Gostar

  66. portela menos um's avatar
    portela menos um permalink
    23 Maio, 2008 21:24

    JM e a nova teoria sobre a formação de preços … ah! coerência!

    Gostar

  67. carneiro's avatar
    23 Maio, 2008 21:36

    Está a “picar” de novo as bicicletas…

    É evidente que as fontes de maior poluição deveriam pagar uma taxa ecológica. A gasolina do pópó e a do avião do low cost. Dantes ia-se a Paris quando era preciso ir lá fazer alguma coisa. Hoje vai-se lá por que é barato… e fica bem dizer-se que lá se foi.

    Mas deixe estar que estas coisas também já aconteceram a S. Paulo. O Senhor a meter-se tanto com as bicicletas quando der uma voltinha vai ficar um fanático pelo calção de lycra…eheheh

    Gostar

  68. portela menos um's avatar
    portela menos um permalink
    23 Maio, 2008 23:35

    Subida dos combustíveis
    ‘Temos de nos livrar do demónio’, Manuel Pinho
    Por António José Gouveia
    Manuel Pinho, ministro da Economia, diz que Portugal «tem de se livrar do demónio» relacionado com a subida dos combustíveis, mas dificilmente escapará à «especulação selvagem» que se vive internacionalmente. E adianta que o Governo faz o que pode para atenuar o efeito dos aumentos.

    1. À atenção de JoãoMiranda: o mercado é um demónio
    2. Não existe só especulação – como JM se esforça por contraiar – existe e é selvagem
    3. O Estado, esse inimigo dos jovens turcos, parece que faz o que pode para intervir, tornando visível a mão do Adam

    Gostar

  69. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    24 Maio, 2008 00:13

    Sofia Ventura Diz: ” Parece que hoje, até a Birmânia, nos mete a um canto.
    Direitos humanos, não é? Somos muito civilizadozinhos, não é? ”

    Curiosamente, excelente comentário de Sofria, que subscrevo.
    Algo tem de ser feito, ou um dia corremos mesmo o risco de pedir ajuda internacional.
    Ahhh, não me referia só aos voos, mas a outras coisas que por cá se vão passando, autênticamente atentados aos Direitos Humanos.

    Gostar

  70. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    24 Maio, 2008 00:16

    JoaoMiranda Diz:
    ” Isso é irrelevante. CO2 é CO2, quer seja emitido por um carro de baixo consumo ou por um carro de alto consumo. Devem todos pagar o mesmo por litro consumido. ”

    Tem razão, JMiranda.
    Vê? Não custou nada.
    Não foi comigo, mas quando li o comentário da Tina também não tinha percebido o erro.
    Mesmo no pensamento, não me custa dar-lhe razão.
    Penso que curiosamente, percebeu a mensagem. Certo JM ?

    Gostar

  71. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    24 Maio, 2008 00:18

    10- Anónimo Diz: ” Os idiotas boicotam a galp que é portuguesa e nao boicotam as outras etc. Ainda nao entendi qual é a ideia. Se calhar é ir ao bolso aos portugueses. Devem ser tolinhos. ”

    Também não percebo. Só existe uma explicação ou duas, e uma delas foi já sintetizada pelo Anti-Comuna : “os portugueses não gostam de si próprios. Não gostam dos portugueses “.

    Gostar

  72. Desconhecida's avatar
    Curiosamente permalink
    24 Maio, 2008 00:32

    Curiosamente, Sofia, esses lencinhos do Minho é fácil ter. Já outros é mais dificil. É como os cromos.

    Gostar

  73. RM's avatar
    fftd permalink
    24 Maio, 2008 01:12

    BOICOTE NACIONAL ÀS BOMBAS DA GALP, BP, REPSOL

    http://boicote.pt.vu/

    visita este site e divulga-o pelos teus contactos de email!!

    Gostar

  74. Ruben's avatar
    Ruben permalink
    24 Maio, 2008 01:44

    .
    Não há qualquer prova irrefutavel que a emissão de carbono causa o aquecimento planetário. Apenas opiniões que eventualmente essa seria a causa. O quadro é mais amplo e inclui nomeadamente a grande instabilidade tectónica do planeta, sismos, furacões, tsunamis, vulcões etc. Certo é que há variações no eixo da terra relativamente ao sol com obvias mudanças climaticas em cada região terrestre. Eventualmente alterações na velocidade de rotação e translação do planeta etc. Nada que já não tivesse existido antes, vidé o Egipto dos faraós e o deserto de hoje etc.
    .
    Comercializar e tributar sobre meras opiniões dalguns académicos mais na moda na Comunicação Social sem qualquer fundamentação irrefutavel é criancice de Politicos oportunistas e de Governanças irresponsaveis. Não é de Estadistas com maturidade e sérios

    Gostar

  75. Desconhecida's avatar
    24 Maio, 2008 02:22

    O JM está a ficar verde… Estará fora de prazo?
    Só concordo com esta taxa, se for de 2 euros por litro (no mínimo), tanto para gasolina como para gasóleo ou GPL, incluindo o gasóleo agrícola e já agora o “jet fuel”. E na condição de os bio-combustíveis deixarem de ser subsidiados. Quero ver o que fazem os nossos amigos das petrolíferas e os fabricantes de motores de combustão.

    “Já agora:
    Está ou não a composição da atmosfera a ser alterada pela emissão de CO2?”
    Não está, RV! As emissões humanas de dióxido de carbono (estimadas em 7 gigatoneladas por ano) são menos de 2% das lançadas pela natureza em idêntico intervalo de tempo. É falso que a concentração de CO2 na atmosfera (que dizem os “cientistas” ser actualmente de 0,038% da atmosfera) tenha aumentado sempre desde o início da era industrial. Em 1940 foram medidos valores de CO2 na atmosfera, 30% superiores aos actuais. Desde a década de 60 que a única leitura aceite (pelos interesses instalados) como válida é a efectuada em Mauna Loa, em cima do maior vulcão activo do planeta.
    O homem não consegue influenciar o clima global. Existe no entanto tecnologia suficiente para a sua manipulação a pequena escala.

    Gostar

  76. Elcaseiimunitates's avatar
    Elcaseiimunitates permalink
    24 Maio, 2008 09:42

    Como os portugueses gostam de si mesmos:
    Reportagem na rtp2 sábado ás 08.50 a propósito de uma calçada á portuguesa em Bruxelas, interrogando vários trasuentes até que chega o portuga.
    P- O que vc acha disto?
    R- ACHO MUITO BEM, A LÍNGUA PRTUGUESA É A NOSSA MÃE. EU TODOS OS DIAS VENHO AQUI DAR UM BONJOURZINHO AO PESSOAL.
    A extensão do pensamento tuga no seu melhor.

    Gostar

Trackbacks

  1. Com um sorriso nos lábios « O Insurgente

Deixe uma resposta para Alvaro Cancelar resposta