Na política, compensa *
4 Junho, 2008
As directas nos partidos ditos de Direita sublinham semelhanças curiosas.
Após uma vitória surpreendente no CDS, Ribeiro e Castro sofreu uma guerra sem quartel por quem se tinha afastado da liderança. Menos de dois anos depois, é derrotado em directas por Paulo Portas e os seus fiéis.
No PSD, mal se conheceu a vitória de Menezes, aqueles que pela primeira vez em décadas perderam o poder aplicaram a mesma receita. E com todos os truques do catálogo. Menezes aguentou sete meses. Tal como no CDS, os militantes do PSD premiaram os que se distinguiram pela virulência na destruição da direcção eleita.
Ao contrário do que tanto se apregoa, na política vale a pena praticar aquilo que ensinamos aos nossos filhos que nunca se faz.
57 comentários
leave one →

“Ao contrário do que tanto se apregoa, na política vale a pena” guerra, movida da maior vingança e inveja.
Dicant paduani
e dicam-no capuchos, rios e pachecos, como os outros.
GostarGostar
Estará a falhar-me a memória, ou L.F.Menezes também fez ‘qualquer coisinha’ quando Marques Mendes era líder?
GostarGostar
Outra vez com o tema pica-miolos!?
GostarGostar
Não percebo como o CAA não percebe que o LFM fez exactamente o mesmo ao Marques Mendes.
Com uma diferença: Marques Mendes (e Ribeiro e Castro já agora) pelo menos tiveram a coragem de se apresentar a sufrágio.
GostarGostar
Mr. CAA,
Quando uma pessoa se candidata a um cargo, deve por respeito para consigo própria, avaliar se tem capacidades para tal. Numa fase imediatamente posterior, saber quais as condições e quantos os adversários. Se assume a candidatura, não deve duvidar de si próprio ! Simples de entender.
José Ribeiro e Castro foi traído.
Luís Filipe Menezes não teve estaleca para aguentar e separar(!) o embate dele próprio contra um Ego mirífico e fraco. Viu-se ao espelho e retirou-se.
Só que ao retirar a maquilhagem (também colocada por seus vices…), não teve os cremes adequados e ao sair do camarim espatifou-se, cego pelo (fátuo) poder que se lhe escapou — lembremo-nos das suas últimas e deploráveis declarações.
Exemplo: “apostamos” que por exemplo Seara ou Zita já estão a colar-se a MFLeite ?
GostarGostar
Mr. CAA,
Por favor, não fale mais da presença de LFMenezes como presidente do PPD-PSD. Desprestigia-o, a si.
Manifestamente Menezes não teve “nervo” para o cargo. Pensou que tinha. E esta é a diferença !
GostarGostar
News:
Hillary Clinton fora da corrida à presidência. Óbvio — nunca os norte-americanos quereriam uma mulher na presidêncis e muito menos na actual conjuntura social, económica e militar.
Obama será o candidato democrata. Óbvio, por o que escrevi acerca de Hillary.
Só que…os norte-americanos, não vão eleger um “mulato”. E abalado por pecadilhos doutros mas seus próximos, mais indesejáveis e não devidamente explicadas posições e nome/s “muçulmanos”… Também pela actual conjuntura social, económica e militar, em Novembro de 2009 os norte-americanos elegerão o candidatto republicano !
Aceito (excepcionalmente) “apostas”.
GostarGostar
Mr.MJRB
Deve ser coincidência que numa fase destas(pós Bush) no campo do Partido Democrático,tenham aparecido,não um,mas dois candidatos potencialmente perdedores em eleições nacionais!
Há coisas extraordinárias,não há?
GostarGostar
Mr. Luís Moreira,
Os “tufões” passam. E só arrasam o que está edificado. Muito raramente se dá notícia da destruição do que é “natural”…
Certamente compreendeu o que eu quero dizer.
GostarGostar
A comparação entre José Ribeiro e Castro Luís Filipe Menezes e entre estes e seus sucessores Portas e MFLeite não é totalmente legítima.
Ribeiro e Castro teve uma magra vitória eleitoral e Luís Filipe Menezes uma larguíssima vitória (+80%).
Por sua vez PPortas teve uma vitória larguíssima de mais de 75% sobre Ribeiro e Castro enquanto MFLeite ganhou por margem apertada, tendo congregado pouco mais que um terço dos votos.
Quanto a Menezes “ter feito qualquer coisinha” a MMendes, essa qualquer coisinha não pode ser comparável ao ataque concertado a Menezes, com canais televisivos de propaganda nacional como foi o caso de Marcelo e PPereira.
GostarGostar
Luis Moreira Diz:
4 Junho, 2008 às 1:58 am
Está a querer dizer que os candidatos democráticos foram escolhidos pelos republicanos?
GostarGostar
mono mania. tás cada vez mais na mesma.
agitprop do fim triste dum triste suburbano
GostarGostar
“Não percebo como o CAA não percebe que o LFM fez exactamente o mesmo ao Marques Mendes.”
Não é que CAA seja lento, é só desonesto. É também outro exemplo que não se deve ensinar aos filhos de ninguém.
GostarGostar
A desonestidade, não de CAA, mas dos atacantes de LFM, foi realmente compensada nestas eleições.
Uma oportunidade perdida para o PSD.
GostarGostar
Achei belo, que pela primeira vez uma mulher abraçasse o cargo top de um partido.
Mas caramba, havia lá mulheres mais lindas.
GostarGostar
Provavelmente aprenderam com o Dr. LFM a praticar a arte da guerrilha política.
O Dr. LFM é já um passado que não deixa quaisquer saudades!
A saída dele foi das melhores notícias que o PSD pôde ter nos últimos tempos.
O inocente, ingénuo, bondoso, modesto LFM, uma autentica Madre Teresa da nossa política devia ter sabido que quem com ferros mata com ferros morre! Tantas fez, que chegou a vez dele provar provar o seu próprio veneno. E, pelos vistos, não gostou.
Paciência!!!
GostarGostar
O Pobre e santo Filipe Menezes nunca, sequer, ouviu falar de Luís Marques Mendes e da anterior direcção do PSD?
PSD – Menezes só teve o que mereceu!
GostarGostar
Há um ditadon que se aplica muito bem a esta situação:
Quem com ferro mata, com ferro morre.
GostarGostar
Até parece que o LFM não nos brindavam semanalmente com meia dúzia de patacoadas alinhavadas à pressão por um assessor qualquer, ou não entrava em contradição com o que tinha dito uns dias antes, ou não apresentava supostas “soluções” sem qualquer suporte prático, ou não criticava duramente o pequeno Mendes…
Mas para alguns, balofos e provincianos, bastava-lhes que a criatura tivesse sido gerada e criada no norte para merecer toda a admiração. Seria de esperar de quem desculpa tudo a alguns dos “seus”…
GostarGostar
CAA,
Pretender reescrever a História, principalmente da forma tão grosseira como a que tentou, é muito feio. Além de demonstrar um ressabiamento que explica plenamente o seu apoio a LFM.
GostarGostar
Uma coisa tem de bom a Manela, que é a de assegurar Sócrates no Governo. Uma coisa boa para ele e má para todos nós e todos os outros. Mas que se lhe há-de fazer? Em democracia só minoria alcança o que deseja. E Sócrates está como um peixe na água a tirar-nos dinheiro pa gastá-lo em grandes obras, monumentos de vaidade. Brigadinho, ó Ferreira, que comigo perfazemos o azar e a má-sorte de todos os portugas, sobretudo dos mais pobres.
GostarGostar
E interessa?
GostarGostar
«Tal como no CDS, os militantes do PSD premiaram os que se distinguiram pela virulência na destruição da direcção eleita.»
Não sou tão optimista.
Parece-me que não são uns quantos que são virulentos. Se não, veja bem como a oposição a MFL já começou também.
Quer-me parecer, isso sim, que os partidos da direita entraram numa era kamikaze.
GostarGostar
Não é possível comparar CDS e PSD. Ribeiro e Castro apareceu em eleições com uma óptima imagem. Antes, não tinha andado a tentar destruir o líder e sua equipa. LFM as duas coisas por que era conhecido era a inveja por não ser ele o presidente da câmara do Porto e a ambição desmedida para ser líder do partido. De tal forma que qq q fosse o líder sabia-se que LFM o atacaria. LFM morreu na armadilha que ele mesmo preparou. Contou sempre com os media como veiculo para destilar o seu veneno, e nunca lhe passou pela cabeça que outros também o fizessem …Pessoalmente não concordo com este tipo de politica, mas fica no ar a ideia de justiça, por mais negra que tenha sido. Quanto a Ribeiro e Castro a sua atitude foi sempre impecável, até na derrota. O que faz com que tudo pareça injusto.
GostarGostar
Os esquecidos, os corruptos e os traficantes
http://criticademusica.blogspot.com/
GostarGostar
Existe uma diferença clara entre a guerra de LFM a Marques Mendes e a guerrilha que foi feita a LFM.
Luis Filipe Menezes deu sempre a cara. Agiu sozinho. Não usou 3ºs para enviar recados. Não se coligou em conspirações contra MM. Assumiu-se sempre como alternativa e como candidato. Deu um tempo mínimo a Marques Mendes antes de voltar à carga. Marques Mendes foi, apesar de tudo, tratado como líder enquanto o foi.
Os opositores de LFM começaram a atacá-lo no próprio dia em que ganhou as eleições. Conspiraram colectivamente. Nenhum deles alguma vez se assumiu como alternativa. Nunca apresentaram um candidato. LFM foi sempre tratado como um usurpador.
Em suma, há uma diferença clara entre LFM e os que agora estão no poder. LFM não foi um cobarde.
GostarGostar
“Luis Moreira Diz:
4 Junho, 2008 às 1:58 am
Mr.MJRB
Deve ser coincidência que numa fase destas(pós Bush) no campo do Partido Democrático,tenham aparecido,não um,mas dois candidatos potencialmente perdedores em eleições nacionais!
Há coisas extraordinárias,não há?”
A necessidade de ver em tudo o que acontece nos EUA um complô chega a atingir as raias do ridículo, principalmente quando partem de afirmações não consubstânciadas.
Se é verdade que ao longo da campanha para a nomeação dos candidatos presidenciais as sondagens atribuíam invariavelmente favoritismo a Hillary sobre McCain, também é verdade que com a aproximação do resultado final da eleição democrata o “mais que anunciado vencedor” Barack Obama começou a assumir uma certa preponderância quando colocado em disputa com o Republicano.
Tenho imensa pena que a Hillary não tenha conseguido a nomeação, pois via nela alguém capaz de fazer os EUA regressar ás políticas de prosperidade. É importante ter uma América forte.
Obama será a confirmação de uma vontade de mudança por parte do eleitorado Norte-Americano, não será visto como preto, mestiço ou aquele-que-tem-o-nome-parecido-com-o-terrorista, mas antes como o jovem senador, sonhador, que trás à memória o saudoso JFK… será esta a mensagem a explorar apartir de agora pelos democratas.
GostarGostar
A entrevistadora CCS na TVI é muito trapalhona e inconsequente nas perguntas. Paulo Portas praceu-me muito estatista. Não há dúvidas,não existe direita liberal no País.
GostarGostar
Mas não posso deixar de concordar com a Anicas: Ribeiro e Castro foi sempre “um senhor” na forma como actuou, tanto no poder, como fora dele.
E isto distingue-o claramente de tudo o que se passou no PSD.
GostarGostar
“PMS Diz:
4 Junho, 2008 às 11:16 am
Existe uma diferença clara entre a guerra de LFM a Marques Mendes e a guerrilha que foi feita a LFM.
Luis Filipe Menezes deu sempre a cara. Agiu sozinho. Não usou 3ºs para enviar recados. Não se coligou em conspirações contra MM. Assumiu-se sempre como alternativa e como candidato. Deu um tempo mínimo a Marques Mendes antes de voltar à carga. Marques Mendes foi, apesar de tudo, tratado como líder enquanto o foi.
Os opositores de LFM começaram a atacá-lo no próprio dia em que ganhou as eleições. Conspiraram colectivamente. Nenhum deles alguma vez se assumiu como alternativa. Nunca apresentaram um candidato. LFM foi sempre tratado como um usurpador.
Em suma, há uma diferença clara entre LFM e os que agora estão no poder. LFM não foi um cobarde.”
Subscrevo as palavras de PMS, e acrescento que LFM acabou por ser afastado não pela sua índole (que convenhamos era algo arruaceira)mas pela tentativa de reformular todo um conceito de um Partido, que – é bom que se diga – está obsoleto.
Há muita gente conformada com a ineficiência do partido enquanto oposição e pelos vistos assim o preferem, pois os únicos sinais de uma oposição ao governo que surgiram durante o mandato de Sócrates veio estranhamente durante a direcção do indómito LFM.
GostarGostar
Olhá dor de cotovelo! Ela é mesmo do pior que há!
GostarGostar
Nabiços como o capuchas, intriguistas além de far-nientes como os pachecos e rios é que asseguram o poleiro eterno a socráticos, isso é verdade, e dão-se assim bem na m…, se com isso apeiam do estrado quem lhes faz sombra. Intriguistas, bb, são da política os luízes filipes vieiras.
GostarGostar
CAA,
Não fossem os seus 2ódios de estimação”, e Você até daria um Deputado pelo futuro círculo de Massarelos (quando vierem os “uninominais”).
Fora isso, Você acha que só na política é que existe “desonestidade”?
Absoluta ingenuidade. Aliás, one Você passa boa parte do seu tempo (não na TV, mas na UM), vem-me dizer que os “praças” Doutorais são “honestos”!?
Tenha dó!
Portugal – Século XXI: é o salve-se quem puder. Olhe só para o tipo que elegeram como PM, e veja como é que alguém que nada fez de jeito na vida, na administração pública ou privada, e é PM, Ministro e Secretário de estado durante 10 anos!
Honestos? Só se forem as crianças …..com menos de 8 anos!
GostarGostar
«Em suma, há uma diferença clara entre LFM e os que agora estão no poder. LFM não foi um cobarde.»
Sim. Foi só desleal.
GostarGostar
Fado
O que eu quero dizer, é que o natural seria aparecer um candidato fracturante,não dois!Se as características de ambos (mulher/negro) colocam entraves então porque não avançou um homem/branco contra um deles?
Anónima
Ainda vai ficar com mais pena se os Democratas perderem!
GostarGostar
29. Anónima:
LFM acabou por ser afastado (…) pela tentativa de reformular todo um conceito de um Partido, que – é bom que se diga – está obsoleto.
Em primeiro lugar, LFM não foi afastado, afastou-se. Ganhou as eleições e tinha toda a legitimidade para exercer o cargo, assim como os militantes tinham toda a legitimidade para o criticar, principalmente quando ele, em algumas matérias, fez exactamente o contrário do que prometeu na campanha e andou a desdizer-se e a fazer disparates.
Se os críticos não deram a cara, mais uma razão para ele não se demitir. E ao não se recandidatar apesar de continuar a afirmar que tinha “o apoio das bases e dos portugueses”, tentar lançar ele próprio uma “vaga de fundo” que o “convencesse” a recandidatar-se (viu-se o quanto as bases o queriam), tentar intervir na campanha ao mesmo tempo que se afirmava “equidistante” e dar entrevistas absolutamente patéticas, demonstrou a sua falta de carácter e de qualidades para ser líder seja de que partido fôr.
Além de que foi o próprio LFM que disse (ouvi-o eu em pessoa, durante a campanha) que as críticas à liderança mostram que o líder é fraco. Que se, passados 6 meses, existissem críticas à sua liderança, isso indicaria que era um líder fraco.
Em segundo lugar, o que é que ele queria reformar?
Os militantes já não terem que pagar quotas? Sim, porque 12 euros por ano é uma quantia tal que faz uma pessoa pensar em que é que vai cortar.
Dar direito de voto mesmo aos militantes “desavindos com o PSD” com “morada desconhecida”?
33. Sofia Ventura:
«LFM não foi um cobarde.»
Não. Foi só desleal.
LFM foi desleal, incoerente, fraco e cobarde.
Desleal porque atacou o líder eleito desde o início. Incoerente porque defendeu tudo e o seu contrário. Fraco porque não soube enfrentar e aguentar as críticas. Cobarde porque não se recandidatou.
Só faria sentido demitir-se e não se recandidatar se reconhecesse que tinha falhado. Não foi o que fez.
Mas uma coisa temos que lhe agradecer. Os meses em que liderou o PSD e a sua demissão motivaram dezenas de milhar de militantes a regularizarem as quotas para poderem votar (noutro que não ele) e o PSD encaixou qualquer coisa como 700 mil euros.
GostarGostar
1 ANO DE FORA DA CHAMPIONS POR CORRUPÇÃO MUAHAHAHAHAAH
ESSA VERGONHA JA NINGUEM VOS TIRA SEUS CORRUPTOS!
GostarGostar
Seis pontos aqui, um ano de suspenção da UEFA ali, aos poucos vai-se fazendo justiça. Claro que é muito pouco para quem andou 25 anos a deturpar a verdade desportiva. Mas é melhor que nada. Falta o Apito Dourado.
GostarGostar
A argumentação de Sophia, aí acima, a linha de raciocínio, é de todo gratuita, distribuída em palavras a esmo, à toa.
GostarGostar
E eu estou com o que diz que este resultado da política à PSD e tamém à PS, bem dito, centralistas, é à medida deste tempo baixo de bufos, de lfv’s.
GostarGostar
so_visto Diz:
4 Junho, 2008 às 1:48 pm
Será que era comigo?
GostarGostar
ESCLUIDOS OLÉ!
EXCLUIDOS OLÉ!
GostarGostar
Sendo sportinguista penso “só mesmo os ranhosos do benfica para ficarem contentes com isto”…depois vãos eles à UEFA jogam com se tivessem no campionato de amadores da margem sul, vem para casa todos contentes porque “somos mais de 6 millhões” e chamam-se a si mesmos de Glorioso…glória de quê????
GostarGostar
“O FC Porto, condenado por dois actos de tentativa de corrupção pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), foi excluído da Liga dos Campeões durante o período de um ano.”
Só? A trafulhice compensa?
GostarGostar
Ta tudo tao caladinho hoje.
O CAA deve andar no google à procura de pavões, o LR já deve estar a esboçar o seu texto cheio de raiva ao Benfica, e o João Miranda que ‘nao liga a futebol’ tambem ja deve andar a preparar a sua posta.
Vai ser um belo dia, vai pois.
GostarGostar
Grandes notícias. A UEFA também deve ser sulista e elitista e pejada de benfiquistas retrógrados.
GostarGostar
e em relação a essa gente aí dos comentários que diz que só um benfiquista se sente feliz, pois bem: é a verdade. só nós sabemos a frustração que era ir 15 em 15 dias ao estádio da luz ver o benfica ser espoliado durante épocas seguidas; ver o paulinho santos meter o nariz para dentro do joão pinto e não lhe acontecer nada; ver o joão pinto do porto insultar árbitros que depois mudavam de opinião durante o jogo. fartos, muito fartos disto tudo, por isso sim, isto foi um alívio e o começo de uma justiça (tímida)
GostarGostar
Oh Luis!!!e que tal jogarem à bola…p’ra variar!!!e deixarem de andar a destribuir culpas pelos outros…
GostarGostar
A Anicas já deve estar esquecida do “sistema” do Dias da Cunha! E sinceramente é de celebrar quando um clube é penalizado por prácticas ou tentativas de… corrupção.
E distribuir culpas pelos outros?? O Benfica estará provalmente na 3ª Pré-Eliminatória da LIga do Campeões não por mérito próprio mas por demérito do Porto.
Agora são comentários como os seus que reflectem a pequenez de certas mentalidades neste país, onde o medíocre é suficiente e uma sociedade viciada é paradigmática.
GostarGostar
“Piscoiso Diz:
4 Junho, 2008 às 10:02 am
Achei belo, que pela primeira vez uma mulher abraçasse o cargo top de um partido.
Mas caramba, havia lá mulheres mais lindas.”
Zita Seabra, por exemplo.
GostarGostar
De facto Menezes era a segunda tartaruga em cima de um poste!!!!
GostarGostar
Sorte para Mourinho no Inter, que já não vai defrontar o Porto na Champions.
GostarGostar
Cara anónima, mesmo sendo do sporting é fácil ver que FCP de medríocre não tem nada…no mesmo ano em que é acusado foi o ano em que ganhou a UEFA sem recorrer a golpes baixos…pense bem, quem ganha aos melhores da Europa estava disposto a pagar para ganhar a um clubezinho???…a senhora acredita no que quizer…mas não lhe dá razão!!!
GostarGostar
Santana Lopes mantém eleição do novo líder parlamentar para 11 de Junho
«O líder parlamentar demissionário do PSD, Pedro Santana Lopes, defendeu hoje que a nova direcção da bancada social-democrata deve ser eleita no dia 11 de Junho para que passe a existir uma “responsabilidade política muito clara”. As declarações foram feitas na sequência de uma reunião do grupo parlamentar, que manteve a data prevista inicialmente, apesar da recém-eleita presidente, Manuela Ferreira Leite, ter ontem pedido para adiar as eleições para depois do congresso que se realiza a 20, 21 e 22 de Junho em Guimarães.» – Público online
Como é que se dizia?
É o equivalente político de um concerto da Amy Winehouse. Demasiado decadente para ser verdade.
GostarGostar
As directas nos partidos têm um efeito interessante que pode explicar muita coisa. Os militantes abandonam a postura de quem escolhe um líder para adoptar a lógica de quem contrata um empregado. Vamos ver quanto tempo demora a Manuela Ferreia Leite a ser despedida.
O resto, as técnicas de guerra, guerrilha e quejandos são manobras idênticas às que são adoptadas pelos maus patrões quando se querem ver livre dos empregados sem justa causa de despedimento.
GostarGostar
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=96346
Ora, cá está um que nunca devia ter nascido!
GostarGostar
Eu sempre quero ver se o PSD ganha as eleições em 2009, o que é cada vez mais possível, se fazem uma estátua ao Pacheco Pereira que atirou com o infeliz do Menezes pela borda fora. E que dirá o CAA então?
GostarGostar