Saltar para o conteúdo

Alegre folclore *

5 Junho, 2008
by

Manuel Alegre quer exibir alguma diferença em tonalidades esquerdistas face ao ‘socratismo’. Não que a política do Governo seja de ‘direita’: pura e simplesmente, não tem ideologia. Nem é de ‘esquerda’ nem de ‘direita’ nem de ‘centro’, antes pelo contrário.
Este PS imitou com êxito a receita que o PSD aplica há décadas – governar ao sabor do momento, prescindindo das ideias que são remetidas para a retórica eleitoral.
No entanto, não acredito que Alegre rompa com o seu partido: há trinta e tal anos que só conhece como modo de vida ser um político profissional. Para mim, até está a fazer um enorme favor ao partido. Na hora da verdade, Alegre será um valioso adereço que o PS vai ostentar na lapela: ‘Olhem que esquerdistas que nós somos.’

* Correio da Manhã, 4.VI.2008

31 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    ourição permalink
    5 Junho, 2008 00:14

    O manelito com a idade está a tornar-se um mau actor. Se fosse a sério saía do ps onde não faz falta nenhuma e inscrevia-se ou não noutro partido. Como diz uma das primas do picoiso, sabida como o primo mas com mais traquejo da vida, ele já não vai lá, quer dizer, ele já não tem força para fazer a diferença ou para marcar pontos. Os irmãos gémeos cilindraram-no.
    Resta-lhe abraçar o seu amigo vara e felicitá-lo pela subida das acções do bcp, um caso de sucesso desde que o balconista assumiu altas funções no banco após a sua discreta licenciatura.

    Gostar

  2. MJRB's avatar
    5 Junho, 2008 00:16

    Mr. CAA,

    Duvido muito, mesmo muito, que Manuel Alegre seja em 2009 “um adereço para o PS” de Sócrates.

    Porque quando vou ao Porto desejo sempre comer tripas, “aposto” consigo um almoço no Piolho ou no Tripeiro.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Aime Haiti permalink
    5 Junho, 2008 00:18

    “Na hora da verdade, Alegre será um valioso adereço que o PS vai ostentar na lapela: ‘Olhem que esquerdistas que nós somos.’”

    O PS já ostenta esse adereço todos os dias… não é verdade que ele é deputado pelo PS?
    Ou demitiu-se e eu não dei por isso?

    Gostar

  4. MJRB's avatar
    5 Junho, 2008 00:20

    Acresce que MAlegre nunca permitiria que fosse exibido como “esquerdista” pelo PS.

    Gostar

  5. somage's avatar
    somage permalink
    5 Junho, 2008 00:23

    Não que a política do Governo seja de ‘direita’:
    pura e simplesmente,
    deita-se na cama com o liberalismo económico corrente, ganancioso, velhaco e chupista, sem ideologia, como os dirigentes do Benfica.

    Gostar

  6. somage's avatar
    somage permalink
    5 Junho, 2008 00:25

    Agora, falar de esquerdismo, ó CAA, carago, mais fácil se pintaria a si de fascista, entre as cores de um arco-íris.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Junho, 2008 00:27

    Ele está alí….e nós aqui!
    Vão todos dar uma volta…………….espera aí que eu já venho!

    Gostar

  8. Piscoiso's avatar
    5 Junho, 2008 00:36

    Alegre é dos tais com uns escritos “porreiros”, que arranjou tacho na bancada do partido. Só lhe fica bem ser coerente consigo próprio, para que não o taxem de “porreirismo”

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    a. verneuil permalink
    5 Junho, 2008 00:39

    De tachos percebe o picoiso.

    Gostar

  10. o sátiro's avatar
    5 Junho, 2008 01:32

    Essa da dezena de anos do PSD parece errada.
    Cavaco aplicou uma verdadeira política social democrata:
    criou o 13º mês para os reformados;
    baixou a mortalidade infantil;
    aumentos das pensões acima da inflação;
    acabou com o arcaísmo panfletário da “irreversibilidade” das nacionalizações- O PS teve que esperar por Constâncio;
    tornou empresas obsoletas em empresas competitivas: EDP,PT, bancos…
    aumentou a escolaridade;
    Construiu/abriu grandes hospitais: há dezenas de anos que não havia um novo em Lisboa-S.Francisco Xavier.
    Privilegiou a acção à retórica: mas os programas de governo, as moções partidárias eram nitidamente ideias sociais democratas.

    Gostar

  11. MJRB's avatar
    5 Junho, 2008 01:37

    Mr. Piscoiso,

    Alguns, do PS, mas do PS “certinho”, que não fazem “ondas” e que estão na política com “tachos” (para empregar uma expressão sua) com os mesmos ou quase tantos anos como MAlegre: Jaime Gama, João Soares, José Lello. Só três exemplos. Posso lembrar-lhe mais uns dez, à-vontade.
    E em relação a ele, estão em défice, porque não escreveram nada “porreiro”.

    Gostar

  12. Piscoiso's avatar
    5 Junho, 2008 01:54

    Quando o post for sobre Jaime Gama, João Soares, José Lello, ou equivalentes de qualquer outro partido, cá estarei para opinar.
    São todos porreiros.

    Gostar

  13. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    5 Junho, 2008 06:40

    infelizmente estás sempre aí

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Junho, 2008 07:32

    Bem, se nao fosse ele Cavaco nem era presidente.

    Gostar

  15. Elcaseiimunitates's avatar
    Elcaseiimunitates permalink
    5 Junho, 2008 09:05

    Quando reclamarem das taxas que vem juntas com a factura de electricidade, pensem em quantos portugueses tiveram de as pagar para que a RDP ao longo de trinta anos fosse fazendo descontos a este senhor, por conta de uma colaboraçao de poucos meses que ele mesmo não se lembrava.
    Depois façam as contas e vejam como se tem reformas de 3.200 euros acumulativas como deputado.
    Depois basta pensar nas palavras do próprio sobre os “votantes PS que enfrentam agora dificuldades”.
    Não deixa de ser um “gajo porreiro”.

    Gostar

  16. Piscoiso's avatar
    5 Junho, 2008 09:39

    “infelizmente estás sempre aí – balde-de-cal”

    Se a minha presença te incomoda, leva o balde para outro sítio.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    a. verneuil permalink
    5 Junho, 2008 09:55

    picoiso, a sua presença é insubstituível, um tipo que põe o jnpc e o inginheiro nos píncaros e ainda por cima maneja o autocad como poucos, é o paradigma acabado do tipo que navega por cima dos palermas. Escrevo “acabado” porque está mesmo a acabar, mais dia menos dia vai ser mesmo preciso é trabalhar.

    Gostar

  18. Anónima's avatar
    5 Junho, 2008 10:33

    Cada um como cada qual… o Sr.Piscoiso acredita no Governo e tem todo o direito. Temos acima de tudo que respeitar as opiniões e não argumentar arrogantemente como pessoas mais sabidas.
    E digo mais, não partilhando as supostas “ideologias” do Sr. Piscoiso e enquanto frequentadora recente destes meandros, assumo que os comentários do mesmo Sr. são uma lufada de ar fresco, com uma conotação irónica-humorística fantástica.

    Continue…

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    5 Junho, 2008 10:49

    Parabéns, CAA, por mais um “escrito” correcto e acertado.

    Quanto a Alegre, é que talvez não concorde:

    1. Alegre condiciona a política de Sócrates e se ganhar alguma coisa para os seus (colocou lá Ana Jorge, em lugar de Correia de Campos), mantém-se.

    2. Alegre bate com a cabeça na parede, e parte para outra. Forma uma coligação BE/Renovadores comunistas/ Esquerda socialista……e estaremos com 20%, nas próximas eleições.

    Vai uma aposta?

    Gostar

  20. Piscoiso's avatar
    5 Junho, 2008 10:53

    Caro Verneuil, agradeço esse tecido que textualizou sobre o que pensa da minha pessoa, mas prescindo. Acho mesmo uma falta de respeito para com os blasfemos a utilização desta caixa para um tal assunto. Clique no link do meu nick e vá ao blogue do mesmo nome. Despeje por lá as suas objecções que terei muito prazer em lhe responder.
    Bom dia e cara alegre.

    Gostar

  21. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    5 Junho, 2008 12:18

    Boa análise.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    José permalink
    5 Junho, 2008 13:03

    Boa análise. Precisa de ser confrontada com o debate que se passa em França, entre a Ségo e o Delanoë.

    Por cá, esta polémica tem uma vítima á vista que anda calado: Vital Moreira. Defende o modelo socialista liberal de Delanoë, pasme-se!

    Porquê? Porque é de Esquerda! É de morrer a rir.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    5 Junho, 2008 13:39

    Piscoiso é um comentador afável e educado, contrastando com tantos dos seus críticos.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    5 Junho, 2008 13:48

    “Vital Moreira. Defende o modelo socialista liberal”

    Isto é como o Marketing….todos os dias se inventam conceitos novos, todos os dias morrem conceitos….velhos e impossíveis.

    Gostar

  25. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    5 Junho, 2008 14:15

    Viva o Mr Hyde!!! Viva!!!

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    5 Junho, 2008 15:47

    concordo plenamente.
    o alegre serve para isso mesmo .agora sair do ps … jamais

    Gostar

  27. Saloio's avatar
    Saloio permalink
    5 Junho, 2008 16:13

    Estimado CAA: MA apenas está a tratar do seu fututo.

    Desde que teve aquela birra e veio a ficar à frente do Dr. Mário Soares, que nunca mais saiu do seu espírito a hipótese de se igualar àquele e, sei lá, ter uma fundação também.

    Tenho alguns amigos que me dizem que Cavaco não irá ser eleito para um segundo mandato…e MA está já em campanha eleitoral para se ir sentar em Belém.

    Digo eu..

    Gostar

  28. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    5 Junho, 2008 16:28

    Eu não concordo com o teor do post.
    Alegre é socialista e Sócrates não é. Acho que é tão simples quanto isso. Porque é que um socialista haveria de abandonar o seu partido lá por o actual líder não ser socialista? Isso é uma coisa à PSD, não à PS.
    Isto dito, o homem lá deve ter as suas ambições políticas e é legítimo que as tenha.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    José permalink
    5 Junho, 2008 16:38

    O que é ser socialista, hoje?

    Dizer que é, chega? Parece que sim.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    5 Junho, 2008 16:45

    estou cá é com duvidas para saber onde o Alegre vai buscar os € para aquilo que diz querer fazer … ao fisco ?

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    José permalink
    5 Junho, 2008 16:46

    Em termos de economia, um socialista que se afirma de Esquerda, não difere de um social-democrata personalista ( de Bernstein, se é que isso significa alguma coisa, hoje em dia), de um liberal ou de um democrata-cristão.
    Difere, sim, de um comunista.

    Em termos concretos de organização económica, um socialista que se diz de Esquerda, defende um pouco mais de intervenção do Estado na economia, seguinda a cartilha de um teórico que nada tinha de socialista: John Maynard Keynes.
    Ainda assim, quando a realidade lhe entra pelo gabinete dentro, mete logo o socialismo na primeira gaveta que encontra, porque a economia, em modo micro ou macro, nunca foi o forte destes socialistas de pacotilha.
    Por isso, Miterrand foi o que foi. Blair o que é. Gonzalez o que se viu etc etc. Tudo bons ajudantes da economia de mercado, em modo de produção de um PIB que pretendem cada vez maior.
    Com maior ou menor intervenção do Estado, a matriz continua a mesma: o capital é que manda. As fábicas e indústrias é que comandam e o lucro é uma mais valia para todos, principalmente para estes socialistas de coração.

    Em termos de organização do Estado, nada de nada o difere dos demais. Acredita na democracia representativa parlamentar, como modelo de organização do poder político e apesar das diferenças entre concepções particulares de distribuição de poderes, a matriz é a mesmíssima.

    Em termos de ideologia, há uma pequena diferença: na fantasia de cada um, apenas.

    É essa a diferença entre Sócrates e Alegre. Ou nem isso.

    Gostar

Deixe uma resposta para J Cancelar resposta