Vistas curtas
10 Junho, 2008
A Comissão Europeia está hoje a discutir a “internalização de custos externos nos transportes” (recorde-se que o dia da raça só é feriado por cá), de modo a conseguir preços justos e eficientes na actividade transportadora. Entre os custos externos contam-se a congestão de tráfego, a poluição atmosférica e sonora, as “climate changes” ou os acidentes. O objectivo é, num curto prazo, alterar as regras comunitárias sobre o assunto, o que levará certamente a novas taxas e impostos sobre a actividade, de modo a que os tais custos externos sejam “internalizados”, i.e., incluídos nos preços.
Enquanto isso, por cá e aqui ao lado morre-se a reclamar por subsídios e baixa de impostos. Ainda que o consigam, poderá ser sol de pouca dura.
31 comentários
leave one →

é a vida .
e depois ?
GostarGostar
E achas que os portugueses que passam fome e não têm dinheiro para pagar as despesas devem pagar ainda mais?
Que comunistas são vocês? Da marmeleira de certeza!
GostarGostar
Quando é que calha a vez á “portuguesíssima” Cova da moura como local do dia da raça?Depois sim na praça do Império!Bom por estar dentro de portas e não ser exclusivo…
GostarGostar
Lembrar que o “cá” e o “lá” representam 56 milhões de almas e o “lá” é uma das maiores potências europeias, com um enorme fluxo de import/export.
GostarGostar
A Grécia inventou uma nova forma de jogar futebol… lol
Castiços.
Ainda ganham o campeonato novamente.
GostarGostar
Onde pára a Manuela Ferreira Leite? Não tem opinião sobre isto?! Começa mal, muito mal! O Estado de direito não é defendido?
Ex Psd
GostarGostar
Os tais custos só seriam internalizados se cada condutor tivesse de pagar exactamente os prejuízos decorrentes da sua condução. Ora, duvido que esses impostos fossem resolver a poluição, o tráfego, etc. É só mais uma maneira perversa de aumentar a carga dos impostos e ganhar votos dos fanáticos do suposto aquecimento global, que agora mais parece arrefecimento global.
GostarGostar
Em espanha a culpa não é do Governo português…
http://www.elpais.com/articulo/espana/transportistas/abandonan/negociacion/muerte/miembro/piquete/atropellado/elpepuesp/20080610elpepunac_24/Tes
GostarGostar
http://www.autocar.co.uk/News/NewsArticle/AllCars/233153/
The European Union is planning new rules that would see all car ads clearly displaying the vehicle’s environmental credentials.
In the same way that some food packets now have coloured labels to show what the ingredients are, car advertisements would be obliged to display warnings to show the respective vehicle’s CO2 emissions and fuel consumption.
The legislation is based on a report that was published at the end of 2007 by Chris Davies, MEP, which called for 20 per cent of all car ad space to be dedicated to environmental warnings.(…)
————————————————————————————–
A ideologização continua. Saiam da EU bem depressa.
GostarGostar
Não sei , mas imaginem que lá nos polos , quando o gelo derreter, todo se descobrem bigs poços de petroil ( suponho que muita gente suspira por isso). Acham mesmo que o preço diminuia? É que é uma granda lata ter um imposto sobre o preço de uma coisinha que está sempre a subir. Estava na altura de aplicar uma taxa fixa , ou então parece mesmo que lidamos com traficantes e que fazem figas para que o preço suba ainda mais.
GostarGostar
Pacheco Pereira Fazer de conta. Naturalmente, isto (assobiar para o lado) inclui o PSD, porque isto é uma questão de Estado.
«Está toda a gente a fazer de conta, a começar pelo governo, que não existe hoje um grave problema de ordem pública em Portugal. Tudo na paralisação das empresas de camionagem é ilegal e ninguém quer saber. Impedir a circulação e bloquear estradas é ilegal, organizar piquetes que impedem com violência os camiões de passar é ilegal, e tudo isto é feito diante dos olhos dos agentes da GNR que passivamente assistem não se sabe bem para quê. Presumo que terão instruções para não prenderem ninguém, para não irem ver de onde vieram as pedradas, para garantir a passagem de quem quer passar e são bastantes os que o desejam fazer. Eu sei que no governo estão os que foram para a Ponte 25 de Abril incitar ao bloqueio e participar nele, mas deixar que o império da força se instale nas ruas e estradas paga-se muito caro. Os sinais que estão a ser dados são todos de fraqueza do estado e da lei.»
Onde anda a Líder do PSD? A ver o netinho?! Triste sorre a nossa que tão maus políticos temos..
GostarGostar
Ontem fiquei surpreendido com o Pingo Doce da minha área onde faltavam imensos produtos, sobretudo frescos como fruta, vegetais, etc, não havia nada.
GostarGostar
No momento em que pescadores e camionistas, com vergonhosa impunidade, chantageiam, bloqueiam, destroem propriedade alheia e agridem quem lhes desobedece, não deveria ser difícil a quem se propõe representar politicamente a direita perceber o que tem a fazer –e a dizer aos portugueses. No momento em que o país está constituído refém de um grupo de empresários chantagistas, organizados com o único propósito de coagir o governo a transferir para o seu bolso o que retira dos bolsos de todos, o que diz a líder eleita do PSD? Exige o respeito incondicional pelos princípios da lei e ordem do Estado de Direito? Esclarece que, se fosse governo, jamais negociaria com chantagistas? Preocupada, como diz estar, com as dificuldades económicas dos mais desfavorecidos, condena as vergonhosas tentativas de extorsão política por parte de uns quantos camionistas, que aparentemente ainda acham pouco os milhões de euros em subsídio anual implícito no esquema de financiamento das SCUT’s, de que são maioritariamente beneficiários?
Nada disso. Pede ao governo que seja ‘sensível’ às exigências dos chantagistas e que lhes pague o resgate, sob a forma de mais subsídios. Em suma: pede que o governo de Portugal instaure, se tal ainda for necessário, a lei do mais forte. É sumamente inacreditável que a Dra. Manuela Ferreira Leite não perceba que acabou de perder o seu ‘momento Thatcher’, e que seria descaramento se um partido que se conduz deste modo pedisse apoio eleitoral à direita portuguesa em 2009.
Do Blogue Insurgente
GostarGostar
O único consolo que me resta é que desta vez , com a globalização , vão ser expulsos do planeta. É boa a globalização , deu para perceber globalmente quem gosta e fomenta mercados de escravos. Os tais 2% da humanidade que detêm 90% da riqueza muundial.
GostarGostar
A coisa está preta e a bovinidade está a levar um grande estremeção. Finalmente as pessoas vão ter que pensar pela sua própria cabeça, só que estão muito desabituados.
GostarGostar
Seria um escândalo se o governo cedesse perante os camionistas que, ao arrepio das leis, estão a promover manifestações ilegais perante a passividade das forças da autoridade.
GostarGostar
Para quem não sabe, que se acautele, já falta gasolina ou gasóleo nalgumas estações de serviço de Lisboa. Também poderá haver problemas com voos pois a ANA diz que está também com problemas.
GostarGostar
enquanto isso o 1ºministro assobia para o ar e o presidente bota faladura sobre a raça…fosse um corte de estradas de perigosos vidreiros ou um piquete de operários numa fábrica textil e a polícia já estava em campo..oh se estava!
GostarGostar
Chamem a polícia, lol, lol.
GostarGostar
Acontece que a policia está bem se lixando pros politicos. Ainda não perceberam? Todos estão descontentes , todos lançam achas pra fogueira. Todos desejam que a fogueira comece. Todos perceberam quem é o enemigo. Aqui e em muitos outros países. Os “democráticos” partidocráticos. Estamos cansados de os sustentar. Maquiavel explica isto muito bem : o principe há-de conseguir que a corrupção seja minima , que haja poucos pobres e poucos ricos ( muitos remediados), que os valores da sociedade sejam fortes e seguidos por todos. Caso contrário , lá vem o caos. E veio.
GostarGostar
Não fiquem preocupados : Maquiavel diz também que a seguir ao caos( não vai durar pra sempre) vem um desejo de ordem , só que essa ordem vem de mãos dadas com uma ditadura espartana. E pronto , oscilamos num ciclo de ordem /desordem , porque a não nos conseguimos livrar da nossa principal caracteristica : a avidez. Bom principe é aquele que lhe põe um freio.
Esta democracia tem legitimidade ( tem? posto que não nos é dado verdadeira hipotese de escolha, ou seja , a legitimidade está a ser posta em causa-farto-me de ouvir: é tudo mais do mesmo) , e não tem efectividade nenhuma( vivemos cada vez pior). Vai cair de podre sem legitimidade e efectividade.
Qualquer coisa de diferente virá. E vamos ser nós a pedi-la.
GostarGostar
Se ainda não corrigiram:
PSD escolta camiões cisterna!
Será que a Manuela Ferreira Leite decidiu finalmente fazer qq coisa para parar com esta pouca vergonha? 😉
GostarGostar
Carlos Fernandes Diz:
Do Blogue Insurgente
” No momento em que o país está constituído refém de um grupo de empresários chantagistas, organizados, com o único propósito de coagir o governo a transferir para o seu bolso o que retira dos bolsos de todos”
GostarGostar
O Portas diz que é preciso ajudar com apoios selesctivos!Que diz a isto o Insurgente? Rien,nada!
GostarGostar
Confirmação a “acção PSD” também na RTP:
Crise/Combustíveis: 40 camiões cisterna dirigem-se a Lisboa e Setúbal escoltados pela PSD
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=350235&visual=26&rss=0
🙂
GostarGostar
Consta que aos sócretinos não falta gasóleo: os topos de gama andam todos a gasolina, mas não deve ser só por isso. É que eles não necessitam trabalhar!
GostarGostar
Acho estranho que os liberais só estejam do lado de um mercado prenhe de erros. Porque as transportadoras hão-de pagar a falta de visão do capital aplicado no subprime? Lutem , e lutem , pescadores ,camionistas e os que forem. Quem aplicou mal o capital é quem deve perder. Mais nada.
GostarGostar
A greve vai afectar toda a gente. O que vai acontecer é as pessoas virarem-se contra os grvistas e os partidos que as apoiam. Lá vai a hipotese da esquerda esquerda governar…lol
GostarGostar
mf,
prefere ser a mf e todos os outros contribuintes a subsidiarem o preço dos transportes e do peixe?
Eu não.
Sou dos que acha que o rendimento do meu trabalho é melhor gerido por mim mesmo, e não aprecio por aí além que me retirem dinheiro do bolso para que uns quantos possam fornecer serviços e bens baixo do custo real e com isso verem aumentados os seus rendimentos. Que tenho eu a ver com isso? Os custos estão mais caros? É aumentar os preços.
GostarGostar
A seguir vao os restaurantes fazer greve e impedir todos os restaurantes de abrirem… lol
É só malucos.
GostarGostar
O «terrorismo» dos camionistas só tem paralelo com o «terrorsimo» do Estado Central que cobra ISP e outros impostos para alimentar as «máfias» da construção, financiamento e exploração de infraestruturas rodoviárias (lobby betão, lobby project finance, lobby SCUTS/PPP, Lobby Galp, Lobby importador de automóveis que decresce o PIB). Os maiores «terroristas» são estes lobbys que conseguem extorquir impostos a milhões de portugueses via Estado Central.
GostarGostar