Saltar para o conteúdo

Bloco Central

21 Junho, 2008

De acordo com todos os observadores, Manuela Ferreira Leite terá rejeitado o Bloco Central da seguinte forma:

“Não tenciono perder tempo a esclarecer pensamentos, estratégias que me atribuem”, disse, lembrando aos congressistas que a sua conduta política nunca passou por falar nas entrelinhas. “Falo tudo nas linhas”, disse, mostrando que “a credibilidade” que lhe atribuem se sustenta “numa actuação que tenha a marca da verdade”.

O que é irónico neste discurso é que Manuela Ferreira Leite diz que não falará nas entrelinhas. Mas só lendo nas entrelinhas é que é possível concluir que Manuela Ferreira Leite rejeita o Bloco Central. Se não fala nas entrelinhas, porque é que não disse claramente: “Não haverá Bloco Central”.

Por outro lado, a credibilidade das palavras de um político sobre se faz ou não coligações vale o que vale. Faz parte da retórica eleitoral negar coligações. As coligações pós-eleitorais emergem dos resultados. Durão Barroso também disse que não faria coligação com o CDS-PP. E fez. E até convidou Manuela Ferreira Leite para o governo dessa coligação. Se Manuela Ferreira Leite ficar na situação em que ficou Angela Merkel em 2005, alguém acredita que não haverá Bloco Central?

24 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Junho, 2008 10:21

    O JM acredita mesmo que há condições para surgir um Bloco Central?

    Explique-me essa sua ideia, mas com a sua tradicional lógica e não com wishfull thinking. 😉

    E já agora, caro JM, explique as grandes diferenças nesta matéria em relação aos anteriores líderes, em especial Marques Mendes.

    Já agora. OS SETE TRABALHOS DE FERREIRA LEITE:

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Junho, 2008 10:26

    E só uma achega para si, caro JM.

    Do jornal de onde surgiu essa maluca ideia, de ver um Bloco Central na moção de estratégia de Ferreira Leite, surgiu também o mais acalorado apoio e propaganda ao Pedro Passos Coelho. Coincidências, caro JM?

    Olhe que eu já tenho alguns aninhos disto.

    Faz-me lembrar o forte desejo do Pinócrates para que ela fosse o líder eleito no PSD, que o Expresso publicou. lolololololololol

    Diziam quer eram os mais fortes desejos do Pinócrates? Pois, basta ver que mal surgiu a candidatura de Ferreira Leite o país entrou em ebulição. E até o Carvalho da Silva acusou o desgoverno de ceder a exigências da rua. ahahahahhahh

    Ela mal chegou ao país e já está a bulir com as moscas. Só falta limpar Portugal. 😉

    Gostar

  3. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    21 Junho, 2008 10:31

    ««O JM acredita mesmo que há condições para surgir um Bloco Central?»»

    Depende dos resultados eleitorais.

    Eu acho que não porque acho que o Sócrates ganha com um bom resultado. Mas o ponto do post era outro.

    Gostar

  4. radical-livre's avatar
    radical-livre permalink
    21 Junho, 2008 10:40

    a minha atitude perante as declarações de qualquer profissional da politica é “no coments”. estão sempre a aldrabar.o pior é que os portugueses gostam de vigaristas, têm pena de não poderem ser.se tivesse bola de cristal preferia o resultado do euro milhões

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Junho, 2008 10:49

    “Depende dos resultados eleitorais.”

    Se ela perder, nunca haverá bloco central, a menos que ela seja substituida por um líder fraco.

    Se ela ganhar, o PS nunca fará coligações com o PSD.

    A sua tese não tem sustentabilidade. A sua análise está enviesada.

    PM “Eu acho que não porque acho que o Sócrates ganha com um bom resultado. ”

    Quando muito, se ganhar, ganha com mau resultado. E aí as coligações seriam à esquerda.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Junho, 2008 10:50

    Caro JM, não confunde os seus estados de alma com análise política. Costuma dar maus resultados. 😉

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Junho, 2008 10:56

    Vc. lembra-se, caro JM, quando todos diziam que o Menezes iria voltar a candidatar-se? Falharam todos. Todos.

    Eu peço-vos o seguinte. Ponham-se no lugar das pessoas e julguem por Vcs. mesmo o que fariam no seu lugar. 90% das vezes acertam. 😉

    Gostar

  8. Ricardo Duarte's avatar
    21 Junho, 2008 11:00

    João, não me parece que isso seja bem assim. Veja, o que o João pedia (salvo seja) era que Manuela afirmasse (comentasse) uma coisa que nunca disse. O Bloco Central foi um assunto puxado por outros, não por ela. Não se pode provar certa coisa não existe, o ónus está do lado de quem afirma que existe. Porque carga de água teria Manuela F. Leite de dizer: “e em relação à história do bloco central estejam descansados que isso não passa de imaginação de algumas pessoas”? cumprimentos

    Gostar

  9. AT's avatar
    21 Junho, 2008 11:09

    MFL sabe muito bem que pessoas independentes que depositaram alguma confiança nela nunca lhe perdoarão -nunca lhe perdoarão – se ela fizer qualquer aliança com este PS que destruiu o país e que instalou um clima persecutório de corar à faca que ainda vai ter as devidas consequências. Manuela Ferreira Leite ou está connosco ou está com o Sousa desenhador de casa absurdas, a anedota da ministra da deseducação e toda a côrte de mediocres e chicos-espertos que os seguem.

    http://criticademusica.blogspot.com

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Junho, 2008 11:19

    Já agora, coisas que se estão a passar na Europa e que terão um importante impacto em Portugal.

    Esta notícia em si é ela própria um aviso sério ao que aí vem. E que os portugueses vão pagar bem caro o descontrolo orçamental actual. (A DGO lá publicou as contas marteladas e mesmo assim a despesa pública está a crescer muito acima do orçamentado. O desastre está próximo! Glup!)

    “Spanish Treasury to Exclude Italian Government Bonds

    June 20 (Bloomberg) — Spain’s Treasury will only accept the highest-rated government debt as collateral for short-term loans, a move that will exclude Italian government bonds.

    Beginning in July, Spain will only take AAA rated bonds registered with the Spanish clearing house Iberclear as collateral for overnight repurchase agreements, or repos, said Enrique Ezquerra, deputy director of public debt at the Spanish Treasury, in an interview yesterday. Standard & Poor’s rates Italy’s debt A+, while Moody’s Investors Service has it at Aa2.”

    In http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601087&sid=aPPGvh5Oe8T8&refer=home

    Isto é um sério aviso a Portugal. Um sério aviso. Pois como não conseguimos sequer controlar o forte crescimento da despesa pública e as receitas fiscais estão a entrar e colapso, criamos as condições ideais para que a Dívida Pública portuguesa comece a ser penalizada nos mercados internacionais.

    Mas isto será apenas o começo. O pior será quando a fractura europeia, que se nota já nos mercados monetários, comece a extravazar cá para fora e os políticos comecem a ser envolvidos nestas guerras.

    Aqui há dias houve algo muito sintomático das guerras surdas que se vive no interior da Europa, em relação ao chamado problema “€uro/BCE/taxas de juro”. Um ministro alemão mandou calar, foi mesmo isto que ele fez, como dizia, mandou calar o chefe-de-governo espanhol, Zapatero. Algo invulgar, um ministro alemão, publicamente, mandar calar um chefe-de-governo europeu. Só faltou o tipo cantar: “porqué no te callas, Zapatro?” 😉

    E Portugal, com estas más políticas económicas e orçamentais, vai pagar a factura. Vai ser o primeiro país europeu a ser expulso da Zona €uro! E desta vez nem o Durão Barroso vai-o conseguir evitar.

    Quem vos avisa, amigo é. 😉

    Gostar

  11. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    21 Junho, 2008 12:02

    ««João, não me parece que isso seja bem assim. Veja, o que o João pedia (salvo seja) era que Manuela afirmasse (comentasse) uma coisa que nunca disse. O Bloco Central foi um assunto puxado por outros, não por ela. Não se pode provar certa coisa não existe, o ónus está do lado de quem afirma que existe. Porque carga de água teria Manuela F. Leite de dizer: “e em relação à história do bloco central estejam descansados que isso não passa de imaginação de algumas pessoas”? cumprimentos»»

    O problema de Ferreira Leite neste caso é que diz que não fala nas entrelinhas e depois fala nas entrelinhas. Ferreira Leite quer fazer política sem perder a virgindade. Isso é um bocado difícil. É óbvio que um político tem que falar nas entrelinha quando isso é necessário. Desta vez foi necessário. A retórica diferenciadora do “eu não falo nas entrelinhas” era escusada.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    21 Junho, 2008 12:28

    “Eu acho que não porque acho que o Sócrates ganha com um bom resultado” – JM

    Sócrates vai de novo sodomizar – enrabar, para os menos cultos – a malta, por mais 4 anos. Como vivo no Algarve, constato que, nas efemérides com tolerância de ponto, o parque hoteleiro e afins se esgota rapidamente, prenhe da tão torturada classe média. Suspeito mesmo que os lancinantes gritos de dor, no esfíncter anal, de tantos comentadores, não passam de orgástica mistificação.

    Gostar

  13. Manuel's avatar
    21 Junho, 2008 12:48

    Mr. Hyde
    parabéns pelo elevado nível da sua linguagem.

    Gostar

  14. Carlos III's avatar
    Carlos III permalink
    21 Junho, 2008 13:02

    Havia aqui há uns anos uma série na TV que era “Mr.Hyde, a besta que fala”. Não era?

    Gostar

  15. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    21 Junho, 2008 13:07

    “Quando muito, se [Socrates] ganhar, ganha com mau resultado. E aí as coligações seriam à esquerda.”

    Isso é que seria o pior dos males !…
    Nessa eventualidade … que venha um novo “Bloco Central” !…

    Mas claro que neste momento a MFL não esta minimamente em condições de dizer se sim ou não !
    Por isso “fala nas entrelinhas” para dizer que não é o momento de falar no assunto.

    O JM tem razão. Procurando de modo obcessivo passar uma imagem de credibilidade a MFL ainda se arrisca a perder alguma pelo caminho. E muita se porventura um dia não tiver outra alternativa que não seja viabilizar uma solução que passe por um “Bloco Central” !

    Gostar

  16. Paulo Vaz's avatar
    21 Junho, 2008 13:24

    CAro Anti-comuna,

    Você desbarata toda a credibilidade que obteve ao longo dos anos como comentador residente deste blogue, ao apoiar MFL. Está-se mesmo a ver que LFM será a muleta de Sócrates na política de interesses e centralista, do status quo, dos mesmos de sempre. Qualquer um detecta que isto é o prolongamento de um regime em agonia. VocÊ apoiar isto será também o final do grande comentador de política nacional, que voce já foi ?

    ALém do mais, provavelmente os gestores do bloco central serão outros: http://paramimtantofaz.blogspot.com/2008/06/bloco-central-costario.html. Pelo menos que sejam estes.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    21 Junho, 2008 16:01

    Para o Manuel:

    “Sobre a Origem das Espécies pela Selecção Natural”, de Charles Darwin, foi o livro mais vendido em 1859, data do seu lançamento na Inglaterra. Conseguiu muitos e fervorosos apoiantes, mas também outros tantos implacáveis inimigos, gerando acesas polémicas. No lado de Darwin pontificava o antropólogo Thomas Huxley, enquanto no lado dos opositores sobressaía o bispo de Oxford, Samuel Wilberforce. Num debate público o bispo foi impiedoso. Após críticas contundentes à nova teoria, perguntou a Huxley: “Seu ancestral símio é parente de seu avô ou de sua avó?” Huxley esboçou um sorriso e pacientemente desmontou todas as críticas do bispo e, finalmente, respondeu à pergunta: “Prefiro ser parente de um macaco, que de um homem que usa a eloquência para destruir a verdade”.
    Cumprimentos.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    21 Junho, 2008 16:12

    Para o Carlos III (tricorne?)

    O nome da série era “Mr. Ed, o cavalo que fala” e se houve um tempo, graças a La Fontaine, em que os animais falavam, hoje, graças ao Carlos III (tricorne?) eles até escrevem.
    Ornejos.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Junho, 2008 17:51

    “Prefiro ser parente de um macaco, que de um homem que usa a eloquência para destruir a verdade”.

    Isso é bem verdade. Mas pior ainda é quando nem existe eloquencia, mas apenas má educaçao e parvoíces para destruir a verdade.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Junho, 2008 18:26

    “Você desbarata toda a credibilidade que obteve ao longo dos anos como comentador residente deste blogue, ao apoiar MFL. Está-se mesmo a ver que LFM será a muleta de Sócrates na política de interesses e centralista, do status quo, dos mesmos de sempre.”

    Veremos quem terá razão. Ponha-se no lugar de líder do PSD e depois digam-me alguma coisa.

    Um governo Bloco Central só acontecerá se tanto o PSD e o PS tiverem líderes fracos simultaneamente ou se houver um governo de inciativa presidencial.

    O futuro o dirá quem tem razão. Eu não me importo de ser minoria ou voz única. 😉

    Gostar

  21. Manuel's avatar
    21 Junho, 2008 23:06

    O anónimo 19 verberou virilmente Mr. Hyde.

    Gostar

  22. Carlos III's avatar
    Carlos III permalink
    22 Junho, 2008 14:41

    Sinto-me muito honrado por ser comparado a La Fontaine. Quanto a tricornios, bicornios e unicornios, francamente não sei. Só sei que “Carlos III” é um excelente brandy.

    Gostar

  23. Sebastião Mello's avatar
    Sebastião Mello permalink
    27 Abril, 2009 20:37

    Penso que em 2009 se vai testar a maioridade da democracia portuguesa. Nenhum político poderá ficar indiferente aos resultados. A humildade deveria ser praticada pelo PS e PSD. Não votarei em nenhum deles. Existem outros partidos compostos igualmente por cidadãos portugueses que merecem igualmente um voto de confiança. Portugal precisa de todos, mas principalmente de dar lugar aos outros. A democracia portuguesa será tanto mais forte quanto mais forte fôr a presença democrática de todos. Espero que todos possamos votar em liberdade de consciência, sem seguir a multidão. Entreguemos o poder aos que ainda não tiveram a oportunidade. Cumprimentos!

    Gostar

  24. P Lusofonia's avatar
    29 Abril, 2009 20:52

    SIM ao bloco central de uma forma ou outra.
    Portugal é uma economia frágil que se afasta cada vez mais dos seus parceiros.
    Os portugueses precisam de alinhar as suas vontades e as suas acções para os grandes objectivos nacionais.
    É essencial criar consensos em torno de pactos de regime, para a competitividade, investimento público, finanças públicas, saúde, educãção e protecção social,
    Seria melhor que os politicos que não estão disponíveis para trabalhar em equipa ou que são incapazes de cultivar consensos se auto-excluissem das listas eleitorais.

    Gostar

Deixe uma resposta para Manuel Cancelar resposta