Saltar para o conteúdo

Questão de estilo *

23 Junho, 2008
by

Uma das formas mais eficazes de fazer retórica é repetir que não se gosta de política teatral ou palavrosa – não há melhor modo de camuflar a retórica comum do que a retórica pura. Foi isso que Ferreira Leite ensaiou no primeiro discurso no Congresso de Guimarães. Foi acolhida por um silêncio quase sepulcral e falou para uma sala mortiça.
Comprovou-se que este PSD não tem alternativas a Sócrates (só a regionalização os separa) – as críticas não incidiram sobre a lógica do que se está a fazer mas acerca de pormenores relativos ao (in)êxito daquilo que foi feito. Desenganem-se, no entanto, aqueles que julgam que tal apenas se deve às lacunas da nova líder laranja: pode transformar-se no seu maior trunfo já que, paradoxalmente, a escolha em 2009 limitar-se-á a matérias de estilo pessoal.
No fundo, Ferreira Leite quis convencer o Congresso de que pode ser melhor do que Sócrates a fazer de Sócrates.
Daí que o seu semblante carrancudo e o tom fúnebre que agora veste são das poucas distinções possíveis face ao primeiro-ministro. E vai agradar a um eleitorado ainda marcado pela ideia de que quem manda deve ter um ar maldisposto.

* Heresias, Correio da Manhã, 22.VI.2008

11 comentários leave one →
  1. ordralfabeletix's avatar
    ordralfabeletix permalink
    23 Junho, 2008 00:08

    “um eleitorado ainda marcado pela ideia de que quem manda deve ter um ar maldisposto.”

    Não se esqueça que 6.000.000 do elitorado ainda estão traumatizados com o ar mal disposto do Fernando Santos. Se bem que esse tinha ar, sobretudo quando mexia no nó da gravta, de obstipado. A MFL tem um ar mais obstinado.

    Gostar

  2. Carlos Gonçalves's avatar
    Carlos Gonçalves permalink
    23 Junho, 2008 00:12

    É mais ou menos isso. Pode, se fizer gosto, descrever a coisa como lacuna ou limitação política, mas é mais ou menos isso. São “matérias de estilo pessoal”.

    Gostar

  3. Carlos Gonçalves's avatar
    Carlos Gonçalves permalink
    23 Junho, 2008 00:14

    Porra, mas que aranhiço esverdeado é este?
    Não fui eu que pus isto aqui.

    Gostar

  4. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    23 Junho, 2008 00:22

    E vai agradar a um eleitorado ainda marcado pela ideia de que quem manda deve ter um ar maldisposto. – CAA

    Concordo mais com o Pedro Passos Coelho. Acredito que nem mesmo o velho estilo salazarento ou o silêncio pseudo-profundo de um Cavaco servirá para Manuela Ferreira Leite ganhar as próximas eleições. Sócrates também jogou essa carta e a verdade é que as pessoas já não passam cheques em branco, nem mesmo a quem pareça austero e “fale verdade”.

    Isto dito, o que as pessoas quererão ouvir não será o mesmo que MFL lhes deveria dizer. E – aí sim – a credibilidade de MFL poderia fazer uma diferença em relação a Sócrates.

    Gostar

  5. praça de velasquez's avatar
    praça de velasquez permalink
    23 Junho, 2008 01:09

    É mais ar de múmia ambulante,a atirar para o cangalheiro.Para morte assistida com todos os requisitos técnicos,oferece garantia.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Junho, 2008 01:10

    Caro CAA,

    Neste momento os Portugueses votam em qualquer coisa e qualquer coisa é o PSD.
    Uma parte substancial dos portugueses não vai às urnas eleger o melhor governante.
    Muitos portugueses vão às urnas “matar” Sócrates, mais nada.
    E com razão, porque há limites para tudo, principalmente para os atropelos.

    Gostar

  7. radical livre's avatar
    radical livre permalink
    23 Junho, 2008 05:09

    a voz do mestre menezes
    versão portuguesa e actual do oráculo de delfos
    ou da sibila cumana

    Gostar

  8. Piscoiso's avatar
    23 Junho, 2008 09:49

    A retórica, ainda é como o outro.
    O pior é o aspeito.
    Tumular.
    Estreito.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    23 Junho, 2008 10:24

    CAA,

    MFL não é grande coisa: de acordo.
    Sócrates é um inculto e incompetente: de acordo.
    Menezes é um emocional e incontrolado: de acordo.
    Mendes é um indivíduo educado: de acordo.
    Portas é um empertigado: de acordo.
    Louçã é um profundo conhecedor de tudo: de acordo.
    Jerónimo é o pronto – socorro dos descamisados: de acordo.

    E quem é que tem uma ideia de Portugal?

    Gostar

  10. Piscoiso's avatar
    23 Junho, 2008 10:41

    Qualquer português.
    Digo eu que cá nasci.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    23 Junho, 2008 17:11

    De facto.O Pinocrates anda com um ar bem disposto.Anda , anda.

    Gostar

Indigne-se aqui.