Saltar para o conteúdo

«Credibilidade»

25 Junho, 2008

«Questionado sobre quando é que a direcção do PSD concretizará quais as obras que devem ser travadas, Marques Guedes pediu compreensão, lembrando que o partido acaba de sair de um Congresso». (TSF)

30 comentários leave one →
  1. Spacek's avatar
    Spacek permalink
    25 Junho, 2008 15:27

    É evidente que para não se disparar à toa é necessário estudar primeiro. A credibilidade é assim que se conquista.

    Gostar

  2. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    25 Junho, 2008 15:29

    portanto, não sabe se existem obras supérfluas.
    Apenas acha que sim. Mas não sabe. É a «credibilidade» do «achismo»….

    Gostar

  3. Spacek's avatar
    Spacek permalink
    25 Junho, 2008 15:30

    Bem visto, Gabriel. Se calhar ainda não foi desta que a má moeda foi expulsa. Porca vida.

    Gostar

  4. caodeguarda's avatar
    25 Junho, 2008 15:31

    a resposta do Marques Guedes foi escrita pelo Rui Rio, não?

    Gostar

  5. MJRB's avatar
    25 Junho, 2008 15:33

    Obviamente de acordo com MGuedes.

    O Mr. Gabriel Silva quis que MFLeire enunciasse em pleno congresso quais as tais obras/investimentos dispensáveis ?

    De Domingo até hoje, já houve necessidade premente de as revelar ?
    De domingo até hoje, já houve o momento adequado, e este adequado não revela bom-senso ?
    Tal “matéria” terá sido, pela “urgência” discutida na primeira reunião de segunda-feira ?

    OK ! GSilva (e não só) querem “sangue” !… Desejam resvalos… Anseiam por flops…de MFLeite ou dos seus pares….

    Gostar

  6. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    25 Junho, 2008 15:35

    Caro Caodeguarda,

    não querendo fazer piada com o seu nickname, fez-me lembrar que certamente em breve Marques Guedes tentará recuperar um pouco da «credibilidade« perdida nos últimos tempos, sendo bem capaz de reintroduzir a sua proposta da criação do «Dia do Cão»……

    Gostar

  7. maloud's avatar
    maloud permalink
    25 Junho, 2008 15:39

    O Morais Sarmento não disse na RR que o TGV era descartável?

    Gostar

  8. MJRB's avatar
    25 Junho, 2008 15:44

    Essa, do “dia do cão” não foi bem explicada.
    A iniciativa, no Parlamento, foi de facto de MGuedes, mas não colheu.
    Porém, a primeira iniciativa foi dos cães: em troca do “dia do cão”, se aprovado, todos, dos caniches aos dalmatas, ladrariam sempre que em qualquer local vissem passar deputados opositores ao PPD e à proposta.

    Gostar

  9. caodeguarda's avatar
    25 Junho, 2008 15:44

    Caro Gabriel, isso só iria aumentar a senda de disparates é más actuações do PSD desde 1985 no que se refere a animais de companhia… mas isso é outra discussão para outros locais…

    Gostar

  10. MJRB's avatar
    25 Junho, 2008 15:45

    Conivências, compadrios, conluios, prosmicuidades para interesses vários…

    Gostar

  11. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    25 Junho, 2008 15:48

    Caro MJRB (5),

    Nada disso.
    Parece-me apenas elementar que quando se afirma que há obras supérfluas se devem elencar duas ou três, ainda que a título de exemplo, para que se perceba o quer dizer e não se ficar por mais um soundbite.
    Tanto mais que a maior parte dessas obras de regime, constituem meramente decisões políticas e não são sustentadas em planos económicos. Como tal, a eventual oposição ás mesmas diz respeito ao plano político e não financeiro.
    Ou seja, se agora, ao invés do passado, MFL é contra certas decisões políticas, como seja a construção do TGV e outras semelhantes, selo-á certamente derivado de ter sido convencida nesse sentido ou de ter alterado a sua visão sobre o modelo de desenvolvimento do país, ou do sistema de transportes, das prioridades e opções de investimento público, etc.. Nesse sentido não precisa de estudos nenhuns para as contrariar, basta um mea culpa pelas decisões que tomou no passado e explicitar qual o seu actual modelo de politica de investimentos, as razões políticas porque advogará eventualmente o abandono de certas obras, etc, enfim, o que pretende, politicamente para o país.

    Dizer o que disse e agora vir o seu apartchik dizer «deêm-nos tempo» é a confirmação de que atirou com barro á parede e agora espera que cole.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Junho, 2008 15:51

    Não espanta que haja tão grande desejo de saber coisas do PSD, quanto mais não seja para arranjar uma desculpa para votar neste partido de consciência tranquila, quem sabe. O que espanta é que o PS faça tantas coisas sem que se queira saber disso para nada. E tem saído cada acusação de procuradores e pessoas ligadas ao processo Casa Pia, cada obra, cada nomeação, cada transferência, cada informação antes escondida, cada festa de lançamento de contrato de construção, cada mentira, cada omissão, cada curso, cada discurso, cada silêncio forçado, cada secretário-geral! Gostava era de saber se quando o PSD estiver no governo o bombo da festa vai ou não ser o PS, os discursos de Alberto Martins e as opiniões iradas do bispado dos Silvas, mas desconfio que não. Desconfio até que a comunicação social vai renascer, incluindo O Independente, nunca a Independente. Entretanto o PS que governe e explique quanto vai custar uma viagem Lisboa-Porto de TGV com base no facto de um bilhete entre Espinho e Gaia custar actualmente 1,3 euros, e que mostre os estudos de mercado. Sim, porque afinal, um comboio serve quase sempre um mercado, que pode ser o dos utilizadores ou o dos construtores.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    25 Junho, 2008 15:58

    5- MJRB,

    Já “li” que anda mais animado com a nova liderança. O problema é que os cromos são sempre os mesmos. Dali já não se espera nada. Ontem, MSarmento atirou-se ao TGV; hoje MG diz que é preciso tempo. Para início de mandato, e em termos de coerência, estamos conversados.

    11- Gabriel,

    Tocou nos aspectos essenciais. Subscrevo o seu comentário.

    Gostar

  14. MJRB's avatar
    25 Junho, 2008 16:01

    Mr. e caro Gabriel Silva,

    A seu tempo, no momento certo, se saberá quais as tais obras/investimentos desnecessários.
    MFLeite não se esquecerá de os enunciar.

    MFL não pormenorizou no congresso, porque na linearidade do seu discurso de facto não fazia sentido a inclusão dos projectos A ou X.

    …Ao contrário do que fez JSócrates na tomada de posse como PM, atacou logo de modo abrupto, desmedido e incompreemsível (pelo momento) as farmácias, os professores…e ficou-se por aí !…

    Aguardemos.

    LFMenezes e seus pares certamente, muito certamente não são melhores políticos do que os recentemente eleitos ! Por tal, “não entendo” este ataque cerrado a MFLeite.

    Note, sff: não milito nem militarei em nenhum partido e nem sequer estou “inclinado” para votar em MFL.

    Gostar

  15. MJRB's avatar
    25 Junho, 2008 16:20

    Mialgia De Esforço,

    Não me esqueci que ontem me pediu para elucidá-lo sobre o que se passou na SEDES. Não fui. Encontrei alguém amigo e estivemos à conversa na esplanada do Galeto.

    Esse meu ânimo com a nova liderança do PPD deve-se unicamente a estes factos:
    — Os portugueses e a vida política necessitam sempre de oposições ao governo fortes, credíveis, alternativas e motivantes, sejam elas do PPD, do PS, ou outras.
    — O que manifestamente não acontecia nem poderia acontecer com LFMenezes, Ribau, Seara, Bota, Zita, Gomes da Silva, entre outros.

    “Os cromos não são sempre os mesmos”: ABorges é muito melhor do que FSeara ou MFL muitíssimo melhor do que LFM.

    Permito-me esperar uma oposição e um PPD melhor. Se tal não acontecer e sempre que eu detectar “desvios”, incoerências e incumprimentos, cá estarei para assumir o erro do (anterior) apoio.

    Certo seria isto: LFM não teve (porventura nunca) estaleca para o cargo.

    Não ouvi MSarmento, não ouço rádio. Mas acredito no que V. escreveu. E ao atirar-se ao investimento no TGV, tem em mim um apoiante.

    Gostar

  16. JAJP's avatar
    JAJP permalink
    25 Junho, 2008 16:37

    “LFMenezes e seus pares certamente, muito certamente não são melhores políticos do que os recentemente eleitos ! Por tal, “não entendo” este ataque cerrado a MFLeite.”

    disse MJRB.

    Certamente que …..quem semeia ventos colhe tempestades!
    Quem se atirou desde o primeiro dia de LFM na presidencia do PPD/PSD?

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    25 Junho, 2008 16:48

    MJBR,

    Acho que fez bem. Eu, entre um debate moderado pelo Dâmaso e uma conversa com amigos, nem hesitava.

    Sobre quem é melhor ou pior, isso nem se discute. Pior do que estava era quase impossível. Mas irrita-me a auréola colocada à volta de A. Borges como se o homem fosse o D.Sebastião do PSD. Já teve N oportunidades e nunca se chegou à frente.

    “Permito-me esperar uma oposição e um PPD melhor.”
    Espero que V. esteja carregado de razão e eu errado.

    “Não ouvi MSarmento, não ouço rádio. Mas acredito no que V. escreveu. E ao atirar-se ao investimento no TGV, tem em mim um apoiante.

    Raramente ouço rádio, mas vi na TV o excerto da entrevista. Claro que também estou contra o TGV. Idem para o aeroporto de Alcochete.

    Gostar

  18. MJRB's avatar
    25 Junho, 2008 16:54

    JAJP,

    Quem, imediatamente após a eleição de Marques Mendes, se lhe atirou na comunicação social, sem tréguas e, veio-se a verificar, em muitas ocasiões sem razão ou sem sustentabilidade para os “projectos” que (LFM) defendia ?~
    LFM “semeou ventos”…

    Eu até simpatizo com LFM como pessoa, mas como putativo (e depois) líder do PPD, nunca, em momento algum lhe depositei confiança e…esperança. Creia, que este meu desapoio, nada tem a ver com a sua infeliz frase no congresso no Coliseu. Na ocasião fiquei tão-só estupefacto. E quando o vi abandonar a sala em lágrimas, detectei-lhe fragilidades que recentemente reincidiram…

    Como JAJP sabe, para se ser líder dum partido como o PPD não basta ser simpático e boa pessoa… E estava rodeado por muitos indigentes e uns quantos cata-ventos…

    Gostar

  19. MJRB's avatar
    25 Junho, 2008 17:10

    Mialgia De Esforço,

    Também o “cartaz” não me motivava muito. Ia a caminho, quando repenso os protagonistas, sobretudo Sá Fernandes e EDâmaso. Estava expectante por PMorais e por o que diria. Mas se em vez de SFernandes (há algo no indivíduo que não me “atrai”…) estivesse outro mas credível…

    Quanto à nova liderança do PPD, quero acreditar nela, tal como quero acreditar noutro partido opositor quando o PPD estiver no poder. Exijo, sempre, oposição inteligente, criativa, responsável, mobilizadora e que nos incuta esperança num país evolutivo.

    Sobre ABorges, tenho um amigo que o conhece bem e de quem é chegado. Diz-me que está a “entender” o PPD, dado que nem sempre esteve em Portugal e que não é homem para liderar “já” um partido, mas sim um rigoroso e excelente economista, e não só. A minha intenção ao referi-lo, faço-o porque acredito nesse meu amigo e…”comparei-o” a FSeara, pelo que este terá um dia de me agradecer a fugaz publicidade que lhe fiz…

    Gostar

  20. MJRB's avatar
    25 Junho, 2008 17:14

    Ah ! E esse meu amigo que me “puxou” para a conversa no Galeto, é um conhecidíssimo portista residente em Lisboa. Sempre cordialmente discordando e tal como eu nunca empregando impropérios nem alcunhas sobre quem quer que seja. Mas sem piedade !… Simplesmente falando da realidade.

    Gostar

  21. .'s avatar
    25 Junho, 2008 17:32

    A Portela não está saturada ! A reportagem da TVI : http://www.tvi.iol.pt/mediacenter/home.php?tipo=2&art_id=&mul_id=11067150&pagina=1&psec_id=

    Gostar

  22. Piscoiso's avatar
    25 Junho, 2008 17:43

    Concordo que é preciso compreensão.
    Designadamente se nenhuma obra é para ser travada.

    Gostar

  23. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    25 Junho, 2008 18:22

    O que é extraordinário é que uma simples frase deixe tanta gente aliviada.E outra tanta angustiada.Se fosse necessário medir a credibilidade de MFL, estaria aí a medida!

    Todos sabemos que ela tem razão no essencial.Não são obras e mais infraestruturas que necessitamos.É inovação,educação,novas tecnologias,investimentos em produtos transacionáveis.Ajudar as pequenas e médias empresas que representam 90% do emprego.Deixar os negócios com e á sombra do Estado.

    Menos economia tutelada!Mais mercado!Mais concorrência!

    Por estes postes vê-se bem que MFL acertou !

    Gostar

  24. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    25 Junho, 2008 18:49

    O que faz falta a Portugal é um Plano Quinquenal.

    Gostar

  25. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    25 Junho, 2008 18:57

    Se estas obras faraónicas forem para a frente,já temos plano Quinquenal.Nos próximos 5 anos não há dinheiro para mais nada.Nem para arrepiar caminho!

    Gostar

  26. MJRB's avatar
    25 Junho, 2008 19:45

    Afinal, meus caros comentadores e Mr. Gabriel Silva também,

    Façam o favor de ler notícia hoje publicada no Público, página 6.
    “A matéria” não ficou esquecida, e nada melhor, NO MOMENTO CERTO, do que questionar o governo.
    E OUTRO MOMENTO CERTO VIRÁ com as obras/investimentos devidamente enunciadas.

    Gostar

  27. MJRB's avatar
    25 Junho, 2008 19:46

    O calor deste Verão faz com que sejamos tão compreensivos…

    Gostar

  28. Manuel's avatar
    25 Junho, 2008 21:41

    O LFM já dizia o mesmo : primeiro quero ser primeiro ministro, depois já penso no que farei se lá chegar.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    a. verneuil permalink
    25 Junho, 2008 23:03

    Para quem pensa que a resposta pronta é sinal de talento, anda bem enganado. Estudar as situações é menos espectacular mas talvez conduza a bons resultados, quem sabe?

    Gostar

  30. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    25 Junho, 2008 23:07

    A.
    Nem mais!

    Gostar

Deixe uma resposta para Mialgia de Esforço Cancelar resposta