Subida crítica
Alguns dos mais lídimos representantes da ‘esquerda caviar’ do Cinco Dias não gostaram da prestação de José Manuel Moreira (JMM) no Prós & Contras de ontem – nada de anormal, portanto.
O tom da crítica é que me parece extraordinário: misturam tudo com o futebol, nomeadamente com alguns blogues de tendência liberal, com o FCP e certos processos judiciais (que não estão a seguir conforme o programado), polvilham tudo com o bairrismo lisboeta do costume e julgam emprestar à coisa um timbre de querer ter graça.
Quanto a argumentos, zero. Nada do que JMM disse foi contraditado. Mas, é claro, a residência não corresponde à norma tida e aceite. E julgam vislumbrar questões gramaticais. Logo, JMM não pode ter razão no que defende. Está sentenciado.

Caro CAA,
Este é o post mais tacanho que alguma vez aqui publicou.
Sinceramente, já não há paciência para o seu bairrismo acéfalo, portismo acrítico e ideias persecutórias.
Até ao próximo post. Espero que mais crítico e desapaixonado.
GostarGostar
Espero que antes de de ter expelido aqui esses chavões acéfalos tenha tido oportunidade de ler a posta linkada.
É que gostava de ver essa indignação vertida em objecto mais apropriado.
GostarGostar
Não fui ver o link.
Mas ouvi o tal prof. Com dificuldade, é certo, mas ouvi. O problema é que o homem não acaba uma ideia, uma frase, um suspiro.
Para além das banalidades e citações de pacotilha, disse nada! O Ministro Pinho parece um poliglota enciclopédico ao pé dele.
Se isto é o que esnina lá em Economia, coitados dos alunos…
MFerrer
GostarGostar
CAA Diz:
1 Julho, 2008 às 6:56 pm
Não diga às pessoas para abrirem o link, CAA. Fazendo-o, o CAA assemelha-se à Senhora feminista que não gostou de ser satirizada no Inimigo Público.
GostarGostar
Mr. CAA,
Fui ao Cinco Dias bisbilhotar quem são “alguns dos mais lídimos representantes da ‘esquerda caviar'”. Quem ? A Joana ? R.Tavares ? FCâncio ?
Faça-nos um favor: defina-nos o que é a “esquerda caviar”. Nunca percebi esse “selo”, desde que surgiu há uns bons meses.
Quanto ao debate de ontem: muitíssimo fraco. Ouvi espaçadamente e quase sempre zarpei para (como habitualmente) canais estrangeiros. Os intervenientes são fracalhotes, ministro incluído.
Ontem, concordei pontualmente consigo e com Honório Novo.
Essa, da “esquerda caviar”, gostaria de saber o que é. Grato.
GostarGostar
tão amiguinhos que eles eram…..
GostarGostar
O comentário da sofia ventura é de uma má-fé a toda a prova. Vejamos: o Filipe Moura do 5 Dias ataca um convidado do Prós e contras, fala no tique “de que”, associa-o ao Porto e ao apito dourado.
Eu não ouvi o convidado dizer nada sobre esses assuntos no programa.
O CAA diz que esse ataque só considera a “residência” e nada diz sobre aquilo que o senhor disse. O que é verdade.
Mas a sofia acusa o CAA, que só constatou o óbvio, de “bairrismo acéfalo, portismo acrítico e ideias persecutórias”.
E se o 5 Dias atacasse alguém por ser algarvio? Ou alentejano? Se alguém desses lugares reagisse a Sofia diria o mesmo?
Pelo que lhe tenho lido, não acredito.
GostarGostar
Sobre o Professor José Manuel Moreira:
Não conhecia. Nem fiquei a conhecê-lo –ou melhor, a retê-lo na memória– por algo de muito extraordinário pensado e dito.
Talvez porque os opositores eram fracos…não manifestou a sua excepcionalidade.
GostarGostar
Vi agora que a sofia também critica o CAA por pedir às pessoas para lerem o post do 5 dias. Maior má-fé é impossível.
GostarGostar
Ah! Mr. CAA tem razão sobre o inócuo “ataque” nesse Cinco Dias. Não ligue. Deu-lhe importância desnecessária.
E não representa a tal “esquerda caviar” — que não sei o que é e quem dela faz parte.
GostarGostar
“Pelo que lhe tenho lido, não acredito.”
Das duas uma: ou o Ilustre anónimo me lê demais; ou lê o CAA de menos.
Pensei que era mais ou menos óbvio, mas o meu comentário refere-se a isto: “misturam tudo com o futebol, nomeadamente com alguns blogues de tendência liberal, com o FCP” (e aos inúmeros posts sobre o FCP publicados pelo CAA); a isto: “e certos processos judiciais (que não estão a seguir conforme o programado)” (lá está, e aos inúmeros posts do CAA sobre o FCP – agora na vertente “unidos com o Vale e Azevedo, contra os rigores da justiça); a isto: “polvilham tudo com o bairrismo lisboeta do costume” (sem perceber que não há vítima em quem não se vitimiza); e a isto: “julgam emprestar à coisa um timbre de querer ter graça” (parece que o humor é como os gostos – não se discute).
PS: o post do CAA, tão indignado, também adianta nada acerca da discusão de ontem, pelo que, sendo honesto, tem de reconhecer que é da mesma índole do posto que critica.
GostarGostar
Anónimo Diz:
1 Julho, 2008 às 7:19 pm
Ó anónimo, tem de começar a beber só às refeições.
Eu critiquei quem a propósito do quê, homem?
Vá lá ler outra vez, depois de beber um café.
GostarGostar
MJRB,
«Fui ao Cinco Dias bisbilhotar quem são “alguns dos mais lídimos representantes da ‘esquerda caviar’”. Quem ? A Joana ? R.Tavares ? FCâncio ?»
Os dois últimos não o são com toda a certeza. Mas a posta em questão está assinada.
GostarGostar
«Faça-nos um favor: defina-nos o que é a “esquerda caviar”. Nunca percebi esse “selo”, desde que surgiu há uns bons meses.»
O selo, como diz, já é usado há muitos anos. O conceito tem evoluído mas o seu cerne está naquela esquerda BFBG, como dizem os ‘frogs’. Vou escrever sobre isso. Mas num artigo.
GostarGostar
«o post do CAA, tão indignado, também adianta nada acerca da discusão de ontem, pelo que, sendo honesto, tem de reconhecer que é da mesma índole do posto que critica.»
Come again?
GostarGostar
Um post muito infeliz do Filipe Mouro, sorry, Moura.
O que é que o apito dourado tem a ver com o JMM? Nada aparentemente. Mas naquela cabecinha está o pensamento de que todo o Norte é FCP e broeiro. O JMM terá uma pronuncia indesculpável logo nem vale apena comentar. Quanto ao Filipe Moura não vale a pena ler.
GostarGostar
O Professor JMM teve uma prestação brilhante.
Claro que o que ele disse não foi muito claro para a maioria dos que o ouviam (foi giro olhar para as expressões que os outros faziam quando ele falava…), pois não estão habituados ao “esquema mental”, nem à argumentação.
Mas foi uma prestação corajosa, e faz muita falta neste tipo de debates. Pode ser que a pouco e pouco, os argumentos comecem a entrar na discussão pública.
Já o facto de alguém ir a um programa destes e dizer aquelas coisas sobre os impostos sem ser apedrejado, parece-me uma grande vitória.
Parabéns Professor!
GostarGostar
«Ó anónimo, tem de começar a beber só às refeições.»
Sim senhora, Sofia Ventura, V. está em forma!
GostarGostar
Mr. CAA,
Grato pela prontidão da resposta.
O autor do post não sei quem é, de todo.
Mas a Joana representa essa tal “esquerda caviar” ? Ela, o seu mundo e vivência, participação cívica e boquista, é a “imagem” adequada e identificadora da “esquerda caviar” ?
Dado que MR. CAA
não me explicou o que é e quem são os “lídimos representantes” da “ec”, alguém me diz o que é ?
GostarGostar
“não me explicou o que é e quem são os “lídimos representantes” da “ec”, alguém me diz o que é ?”
É o pessoal do Berloque.
GostarGostar
Mr. CAA,
Espero estar por cá, para ler esse seu artigo (coloque-o sff no Blasfémias, porque o CManhã não leio) sobre a “esquerda caviar”.
GostarGostar
Mirando,
“o pessoal” do Bloco de Esquerda ?
Mas… “de caviar” porquê ?
GostarGostar
Não vi o Prós (estava lá o Pinho, livra!), nem conheço JMM. Mas o CAA tem toda a razão nisto: “O tom da crítica é que me parece extraordinário…”
Sem nível e sem ideias.
GostarGostar
Mr. CAA
e
Mirando,
Alguém me disse à pouco que Manuel Maria Carrilho também é identificável com essa “esquerda caviar”…
Homessa !
GostarGostar
A mulher hoje está insuportável, livra!Cá para mim quem entornou foi ela.Beba tia beba, bebedeira passa, estupidez é que não.
GostarGostar
“Beba tia beba”
Lá chegarei, mas, por enquanto, não tenho idade para isso.
GostarGostar
“CAA Diz:
1 Julho, 2008 às 7:41 pm
«o post do CAA, tão indignado, também adianta nada acerca da discusão de ontem, pelo que, sendo honesto, tem de reconhecer que é da mesma índole do posto que critica.»
Come again?”
Assim: o CAA limita-se a falar sem nada dizer (sobre o que foi debatido) de um post que fala para dizer nada (acerca do que foi debatido). Logo, são da mesma índole.
GostarGostar
Espera aí, o CAA está a acusá-los de BAIRRISMO?
RIR
RIR
RIR
GostarGostar
Mas naquela cabecinha está o pensamento de que todo o Norte é FCP e broeiro.
Pela amostra em certos blogues, é possível que qualquer um chegue a esse injusto pensamento. Está na mesma linha de pensamento daqueles que pensam que todo o Sul (i.e. tudo abaixo do Douro) é uma cambada de mouros exploradores do trabalhador nortenho (ou deveria dizer “asturiano/galego”?).
O mais interessante é alguém como o CAA criticar outros por serem bairristas! Ao menos assumamos aquilo que somos ok?
Em relação à intervenção de JMM no P&C, as ideias estavam lá mas a forma como foram expostas deixou muito a desejar (só vi a primeira parte, dado que o meu limite diário para ouvir a voz do Pinho já tinha sido largamente ultrapassado). Foi uma pena por isso, dado que urge educar as pessoas para a necessidade de acabar com este paradigma keynesiano de intervenção estatal (já que nenhum partido com assento parlamentar se aproxima minimamente de um perfil liberal).
GostarGostar
a sofia ventura fica muito sexy a discutir!
GostarGostar
“BRJM”,
Vc. insiste com essa giríssima inversão. Boa !
Por mais do que uma vez eu escrevi aqui e endereçado a MR. CAA,
uma verdade: os habitantes, muitos habitantes de Lisboa, não se preocupam com os problemas socio-regionalistas (e porventura limitadores) de habitantes do Porto em relação “a Lisboa”. Problemas que eu não quero de modo algum insinuar como “inveja” e desrespeito absoluto.
Pela enésima vez, reafirmo: o Porto, o Norte, são duas potências (nem vale a pena dizer porquê). Têm que ultrapassar duma vez por todas certos constrangimentos e ressentimentos para com Lisboa. Quando se libertarem dum comportamento e de ideias que em nada os beneficia mas tolhe, teremos outra e melhor sociedade portuguesa. E melhor Porto e melhor Norte.
Nem todos os habitantes do Porto e do Norte “detestam” e achincalham Lisboa.
Nem todos os habitantes de Lisboa e do Sul “detestam” e achincalham o Porto.
Eu, “não vou por aí !”.
GostarGostar
Adenda:
primeiro parágrafo, “problemas socio-regionalistas”, entenda-se, pelas “lutas” por vezes sem sentido, pela linguagem gozada, pela sobranceria ou pela acusação torpe. Ainda, por uma certa “inferioridade” que terá de ser ultrapassada, porque no fundo inexistente.
Esqueçam “Lisboa” e coloquem todo o talento e trabalho para reprojectarem o Porto !
GostarGostar
Caro CAA, mais uma vez:
Por acaso até fui ver, motivado pela curiosidade da recomendação do CAA.
Meu caro CAA, que tristeza, que vazio!
Mesmo não sendo um grande adepto do seu discurso nem das suas ideias, considero-o um palmito acima dos restantes postadores deste blog (guarde que, vindo de quem vem, é um elogio).
Agora não acredito que se reveja no discurso do tal Zé Manel (e é aquilo um Moreira….:(
Peter Villax, que não conhecia, foi certeiro no seu comentário “Se o ponto alto do debate, tinha sido a afirmação de que o PSD era um PS a “diesel”….”, só quem não quer (ou não pode) perceber é que não entendeu o desprezo implícito no comentário.
Será que o tal Zé Manel é brilhante à mesa do café, mas não tem jeitinho para a TV???
BTW: Pode ser que logo pergunte ao seu (dele) amigo, Arq. Fernando Lanhas, onde arranjou semelhante amigo…. (ou seria só mais um dos tantos amigos imaginários que citou ?)
GostarGostar
Eu Ou Outro, Tanto Faz,
O extraordinário arquitecto e pintor Fernando Lanhas !
Outro grande Nome do Porto e do Norte !
GostarGostar
De uma maneira ou outra todos dependem do Estado e por isso ninguem teve coragem de dizer,claramente,que os investimentos previstos por este governo,são um crime!Até o ministro lembrou ao António Bernardo que tinha sido a empresa dele que o assessorou no plano “Turismo”.
TGV,pontes,autoestradas,aeroporto…
Não são precisos e não há dinheiro!
GostarGostar
estes posts de CAA sobre “pensar de que” teriam a sua graça, não se desse o caso de estar sempre insultar a inteligência dos que vivem e/ou nasceram na margem sul do Douro.
GostarGostar
É verdade MJRB
Um imenso nome do Porto e do Norte (meu vizinho).
Que decerto nem sonha que tais amigos tem …
Mas será que entre tantos amigos que citou, o tal amigo do CAA(o Zé Manel), ainda teria espaço para alguma ideia própria?
Voltando ao tema, eu, que deste governo “neo-liberal” tenho uma péssima ideia, e que ao ministro Pinho, nem para porteiro convidaria, tenho que convir que este fez imenso pela sua imagem, no programa de ontem.
Decerto apenas pela comparação com o tal JMM ou mesmo pelo Eng. Rocha (ou lá como o homem se chamava…).
Será que a Dona Manuela não tinha nenhum ajudante melhorzito para lá mandar?
Claro que é preciso ser um Empresário (o E maiúsculo não é por engano) para vir dizer a evidência que o que falta em Portugal é mesmo isso, Empresários (com E maiúsculo, claro).
Pois patrões e patrõezecos (com p minúsculo, claro) temos muitos, temos demais.
Seria bom que o CAA, em vez de encher a boca a escrever e a dizer na RTPn que é um grande amigo da verdade e de quem grita o “Rei vai nú”, passasse a praticar o que prega, pois o negócio dos pregadores à americana, nesta terrinha, já tem Portas e outros “bispos” suficientes.
E continuo a achar que você está um palmito acimo dos seus (ex?) “compagnos de route”, mas é só um palmito…
GostarGostar
“Até o ministro lembrou ao António Bernardo que tinha sido a empresa dele que o assessorou no plano “Turismo”.”
Ai tanto Consultor, Assessor, Redactor ou Auditor, que faz “trabalhos” e “projectos”…..por encomenda!
Isto é corrupção…..Legal!
Ahhhhhh, mas há mais, não é Dr. Amorim, há o “comércio dos pareceres jurídicos”……
Há uns anos, o Campeão era o marido da Maria Roma, agora é o Bispo de domingo à noite.
O Camarada Vital e o Camrada Canotilho também fazem uns part-times……aiiiiiiiii, que a “luta contra o déficit” do “Engenheiro”, vai ser eterna….
GostarGostar
“deste governo “neo-liberal””
Graças a Deus, ou lá o que for, o “neo” faz com que “Liberal” sirva para tudo!
Este Governo é liberal? Nem nos costumes, pois se não, liberalizaria, à semelhança dos Holandeses, a cannabis ou o hax (na Holanda, o tabaco é perseguido, mas o hax e a cannabis….não).
GostarGostar
Mr. Eu Ou Outro, Tanto Faz,
Vc. é um privilegiado também por ter Fernando Lanhas como vizinho. Se vizinho de rua é óptimo; se de prédio, excelente, se do mesmo andar, permita-ne que o inveje !
FLanhas, conheço-o ! Não criámos amizade estreita (certamente porque ele no Porto e eu em Lisboa), mas passámos bons momentos, memoráveis conversas algures no Porto e em Cerveira.
GostarGostar
“não se desse o caso de estar sempre insultar a inteligência dos que vivem e/ou nasceram na margem sul do Douro.”
Completa mentira, ele aprecia o pessoal de Gaia 🙂
Onde é que está o problema de ser bairrista? Eu sou bairrista. Mas não confundo o Sul com o Benfica, nem com qualquer forma gramatical ou fonética de falar.
Não sei se leram o post do FM, mas aqui ficam alguns extractos:
“Mais do que propriamente a cartilha neoliberal, Joé Manuel Moreira segue a cartilha que”pensa de que”. ”
“Cuidado com os apitos dourados.”
Pensa de que. Associa-se ao boneco do contra do PC. E o apito dourado vem a propósito de quê? O CAA foi certeiro na critica, o que é que JMM tem a ver com o FCP, PC ou apito dourado?
Eu sei a resposta e repito-a, naquela cabecinha quem é do Norte é broeiro e do FCP.
GostarGostar
Quanto ao ministro MPinho, enfim. Gostaria de ser mais culto, um pouco vaidoso, pouco mais do que normal economista e vulgar ministro.
E JMMoreira, tão recomendado, ouvi-o ontem esporadicamente e não notei nem reti algo de extraordinário.
GostarGostar
“Um puritano é uma pessoa que põe indignação certa em coisas erradas”
– Gilbert Chesterton, escritor inglês.
GostarGostar
… de rua, de mesa de café, receptor de algumas pérolas, umas faladas, outras escritas, pintadas, sempre ofertadas com gosto, mas, claro, com muito maior gosto aceites 🙂
Quanto ao Pinho, que sempre achei fraquinho, muito fraquinho, apenas pareceu brilhar pelo contrate com o escuro dos outros…
Até que alguém acendeu a luz, lá na plateia, claro… 😀
GostarGostar
Eu Ou Outro, Tanto Faz,
Só uma pergunta: FLanhas está óptimo de saúde ?
GostarGostar
Parafraseando,
Sofia Ventura Diz:
1 Julho, 2008 às 7:28 pm
“Pelo que lhe tenho lido, não acredito.”
Das duas uma: ou o Ilustre anónimo me lê demais; ou lê o CAA de menos.
Pensei que era mais ou menos óbvio, mas o meu comentário refere-se a isto: “misturam tudo com o futebol, nomeadamente com alguns blogues de tendência liberal, com o FCP” (e aos inúmeros posts sobre o FCP publicados pelo CAA); a isto: “e certos processos judiciais (que não estão a seguir conforme o programado)” (lá está, e aos inúmeros posts do CAA sobre o FCP – agora na vertente “unidos com o Vale e Azevedo, contra os rigores da justiça); a isto: “polvilham tudo com o bairrismo lisboeta do costume” (sem perceber que não há vítima em quem não se vitimiza); e a isto: “julgam emprestar à coisa um timbre de querer ter graça” (parece que o humor é como os gostos – não se discute).
PS: o post do CAA, tão indignado, também adianta nada acerca da discusão de ontem, pelo que, sendo honesto, tem de reconhecer que é da mesma índole do posto que critica.
Gosto destas pequenas teses que desmembram por completo o CAA.
Obrigado Sofia
CAA, no norte, perto de tua terra, diz-se “intchaxóriços”..não se engasgue.
GostarGostar
“Pela enésima vez, reafirmo: o Porto, o Norte, são duas potências (nem vale a pena dizer porquê). Têm que ultrapassar duma vez por todas certos constrangimentos e ressentimentos para com Lisboa. Quando se libertarem dum comportamento e de ideias que em nada os beneficia mas tolhe, teremos outra e melhor sociedade portuguesa.”
MJRB,
É isso mesmo!!
GostarGostar
Também nunca percebi bem esse conceito da esquerda caviar. Será que, paralelamente, existe a direita carapau?
GostarGostar
Miss Lololinhazinha,
…é que o caviar está cada vez mais raro e também por tal, mais caro.
E que eu constate, “o pessoal” (sic,MR.CAA) do BE não nada em dinheiro.
Eu sei o que isso quer dizer. Mas aguardo o tal e já prometido artigo esclarecedor de Mr. CAA.
GostarGostar
MJBR,
Ainda é aquela mania que a esquerda para ser esquerda tem que gostar de campismo e ter ar de camionista?
GostarGostar
Miss Lololinhazinha,
Creio que será mais a irritação por alguém à esquerda, de vez em quando, acertar em cheio na apreciação do “estado do mundo” português e não só.
Por, à sua maneira, lutar por maior e melhor apoio para os mais necessitados.
Por, à esquerda, e em casos pontuais, a inteligência imperar e catapultar ideias, causas e movimentos…
Também por:
Na esquerda, “afinal”, a inteligência pode nela singrar doutro modo e mais livre de dogmas, incomodar o neoliberalismo e os partidos, e…ir beber um copo ao Lux;
Vestir de modo diferente dos anos 1970, tomar banho todos dias, ter uma “aparência decente” e jantar na Foz ou no Bica do Sapato;
Pertencer à classe média ou média-alta;
Viajar sem constrangimentos aos USA ou a Moscovo;
Discutir com conhecimemto e desassombradamente, qualquer assunto;
Etc.
Etc.
Aguardemos pelo tal artigo de Mr. CAA.
Entretanto vou descansar e tentar recuperar o lindo e rosado sonho da noite passada com o “menino de ouro do PS”.
Boa noite para Miss Lololinhazinha.
GostarGostar
“Pela enésima vez, reafirmo: o Porto, o Norte, são duas potências (nem vale a pena dizer porquê). Têm que ultrapassar duma vez por todas certos constrangimentos e ressentimentos para com Lisboa. Quando se libertarem dum comportamento e de ideias que em nada os beneficia mas tolhe, teremos outra e melhor sociedade portuguesa”
Pela enésima vez, reafirmo: Lisboa, o Sul, são duas potências (nem vale a pena dizer porquê). Têm que ultrapassar duma vez por todas certos constrangimentos e ressentimentos para com o Porto. Quando se libertarem dum comportamento e de ideias que em nada os beneficia mas tolhe, teremos outra e melhor sociedade portuguesa
GostarGostar
MJRB
Infelizmente não, nem de saúde nem de vida 😦
GostarGostar
E qual será a índole da critica á índole do post que critica a índole do outro post?
GostarGostar
Mr. Eu Ou Outro, Tanto Faz,
Má notícia é-me dada por si.
Fico a pensar muito mais em FL. Que merece tudo o que houver de bom para um Homem e Artista como ele é.
Grato pela sua informação.
GostarGostar
Mr. Filipe,
Claro. Também em Lisboa e a Sul.
GostarGostar
A Sofia Ventura quis dizer “penso eu de que” o CAA só faz apologia ao pessoal do Porto que têm o minimo dos requisitos para ele aceitaveis, ou seja mais do mesmo e talvez por isso esteja tão isolado.
O professor JMM não consegue acabar uma ideia quanto mais uma frase repetindo tambem os chavões de sempre, é um académico que auto-retratou a sua condição. Deve saber sim muitos proverbios e adivinhas.
Peter Villax um senhor, sabe por experiência, por empreendedorismo (não fica no café e no blogue a arrotar disparates só por fé na crença) e o programa valeu por este senhor e pelo positivismo perante a adversidade ( se os nossos empresarios do Norte fossem assim já o país tinha saido pântano). Ele conhece o sector industrial, comercial e empresarial pois anda lá pelo meio, logo pode falar, faz lembrar um jogo de Rugby em que o comentador ao explicar uma formação ordenada dizia que só conhece aquele mundo subterraneo quem lá andou e eu como talonador dou-lhe merecida razão.
GostarGostar