Saltar para o conteúdo

Amadorismo

3 Julho, 2008

A tese inicial de Ferreira Leite sobre as obras públicas era mais ou menos esta: o país não tem dinheiro, pelo que num período de crise social como o que atravessamos não deve ser gasto dinheiro em obras públicas de que não precisamos. O Estado Maior de Ferreira Leite não deve ter passado mais do que 5 minutos a pensar nisto. Se tivesse pensado, as debilidades seriam óbvias para todos e ninguém se teria aventurado no debate político com ideias tão débeis. Sócrates ontem demonstrou-o:

1. Ferreira Leite aprovou em conselho de ministros obras públicas iguais ou semelhantes às que o governo PS pretende lançar.
2. O PSD andou a promover obras públicas no tempo em que o país estava de tanga.
3. Grande parte das obras públicas de que se fala afinal são investimento 100% privado.
4. O PSD terá que dizer quais são as obras públicas que não devem ser feitas. O PSD pretende perder votos onde? Em Bragança, na região de Basto ou no Algarve?
5. A análise custo/benefício foi feita e por acaso até é obrigatória.

Ou seja, estratégia mal preparada. Incapacidade de prever a resposta do adversário. O PSD vai recuar, recuar, recuar até que a contestação às obras públicas se torne completamente inócua. Ainda vamos ver, lá para 2016, um qualquer líder do PSD a inaugurar as obras que Sócrates diz que vai fazer.

51 comentários leave one →
  1. JU's avatar
    3 Julho, 2008 12:14

    Amadorismo só se for neste comentário

    – Se eu não tiver dinheiro e já tiver excedido a minha capacidade de endividamento o melhor é estar quieto, será este tipo de raciocínio que tem que ser explicado a população mesmo que não dê um voto.

    – Mesmo sendo privado quem paga a obra é sempre o mesmo o utilizador ou o pagador de impostos por via indirecta, veja o caso da Lusoponte ou do possível aumento de taxas aeroportuárias no Porto e Faro por causa da privatização da ANA

    Gostar

  2. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    3 Julho, 2008 12:19

    «« – Se eu não tiver dinheiro e já tiver excedido a minha capacidade de endividamento o melhor é estar quieto, será este tipo de raciocínio que tem que ser explicado a população mesmo que não dê um voto.»»

    Neste caso o amadorismo está em não ter antecipado o argumento de que esse princípio já era válido em 2004.

    ««- Mesmo sendo privado quem paga a obra é sempre o mesmo o utilizador ou o pagador de impostos por via indirecta, veja o caso da Lusoponte ou do possível aumento de taxas aeroportuárias no Porto e Faro por causa da privatização da ANA»»

    Neste caso o amadorismo está em não se ter antecipado dois argumentos:

    1. Ferreira Leite já se comprometeu com Alcochete numa das entrevistas que já deu.

    2. Barragens e auto-estradas não serão pagas por impostos. As barragens serão pagas pelas companhias de electricidade e as auto-estradas (com excepção de 3) por portagens.

    Gostar

  3. Anónima's avatar
    3 Julho, 2008 12:23

    Caro JM,

    1. Na altura em que foram aprovadas a as obras públicas a conjuntura era outra (o que não significa que na altura estivessem correctas, há que elogiar a capacidade de assumir um discurso avesso ao anteriormente assumido.

    2. O país neste momento já vai nú JM.

    3. 100% investimento privado? então ainda ontem ouvi dizer que a CE vai financiar as obras públicas… o que é que o JM entende por financiamento? doação?

    4. Perder votos em Bragança, região de Basto, ou no Algarve?(sem perceber quais os benefícios que essas localidades subtraíriam com as ditas obras públicas) se isso significar ganhar um país… e tanto quanto me foi dado a perceber a MFL contestou todas as obras.

    5. Foi? então porque é que a CE está a pedir uma análise custo/benefício ao Governo?

    Só de passagem, a sofreguidão de deixar obra feita pelo césar sócrates é tanta que questões são deixadas à deriva… então é normal que se faça um TGV quando o Alfa Pendular ainda não está a funcionar a 100%?

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    3 Julho, 2008 12:28

    “3. Grande parte das obras públicas de que se fala afinal são investimento 100% privado.”

    E depois isto:

    “Barragens e auto-estradas não serão pagas por impostos. As barragens serão pagas pelas companhias de electricidade e as auto-estradas (com excepção de 3) por portagens.”

    Ó JM, Vc. acredita mesmo nisto que escreveu? ehehehehh

    Ó JM, Vc. ainda não compreendeu que está a perder credibilidade? Após estes anos todos vir com este argumentário, à João Cravinho, é que não lembra ao diabo.

    Um postador do Cachimbo já lhe deu um chãzinho, mas Vc. ainda vai levar mais.

    ALELUIA! O JM afinal é social-democrata! Qual Liberal, qual carapuça. Ele até fica feliz por termos electricidade mais cara para financiar projectos promovidos pelo Estado.

    Desisto. Isto é areia a mais para a minha camioneta.

    PM Ontem o Medina Carreira falou em mais de 1000 milhões por ano para pagar auto-estradas. E vem o JM defender que elas são pagas pelo utilizador. ahahahahh

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    3 Julho, 2008 12:29

    Qualquer comentador que fosse percorrer os arquivos escritos há tempos atrás e o lêsse agora diria: será um clone do JM? ahahhaahh

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    3 Julho, 2008 12:34

    JM, nunca vi tamanha pirueta sua, como agora. A sério. Vc. é inteligente de mais para se enterrar desta forma.

    Releia o que foi escrevendo há pelo menos 4 anos e compare com as suas piruetas.

    Talvez Vc. tenha razão. O mundo mudou muito. E Vc. também. Vc. é que não o deve ter percebido. Mas agora admita: Vc. é social-democrata, não é? 😉

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    JoãoMiranda permalink
    3 Julho, 2008 12:37

    ««1. Na altura em que foram aprovadas a as obras públicas a conjuntura era outra»»

    Dois comentários:

    1. Então o país não estava de tanga?
    2. Mas então o investimento em obras públicas é função da conjuntura? Como é que se fazem investimentos a longo prazo sem ter em conta que a conjuntura pode mudar?

    ««O país neste momento já vai nú JM.»»

    Sempre esteve.

    «« 100% investimento privado? então ainda ontem ouvi dizer que a CE vai financiar as obras públicas… o que é que o JM entende por financiamento? doação?»»

    Estou a falar das barragens e das auto-estradas portajadas.

    ««Perder votos em Bragança, região de Basto, ou no Algarve?(sem perceber quais os benefícios que essas localidades subtraíriam com as ditas obras públicas) se isso significar ganhar um país… e tanto quanto me foi dado a perceber a MFL contestou todas as obras.»»

    Todas as obras? Alcochete também? As barragens também?

    «« Foi? então porque é que a CE está a pedir uma análise custo/benefício ao Governo?»»

    Está?

    ««Só de passagem, a sofreguidão de deixar obra feita pelo césar sócrates é tanta que questões são deixadas à deriva… então é normal que se faça um TGV quando o Alfa Pendular ainda não está a funcionar a 100%?»»

    O problema é que quem, como Ferreira Leite, aprovou o TGV não tem grandes condições para colocar questões dessas.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    JoãoMiranda permalink
    3 Julho, 2008 12:39

    ««PM Ontem o Medina Carreira falou em mais de 1000 milhões por ano para pagar auto-estradas. E vem o JM defender que elas são pagas pelo utilizador.»»

    Não fui eu que defendi. Foi o Sócrates que defendeu que todas as auto-estradas, menos 3, serão pagas pelo utilizador. Ainda não vi ninguém contestar isso. Ainda não vi o Anti-Comuna contestar isso.

    Gostar

  9. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    3 Julho, 2008 12:41

    Estou com pena do Anti-comuna. O João Miranda se fosse um jajo fixe dava-lhe um chupa-chupa.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    JoãoMiranda permalink
    3 Julho, 2008 12:42

    ««Releia o que foi escrevendo há pelo menos 4 anos e compare com as suas piruetas.»»

    Nunca me viu defender o contrário do que defendo no post. O anti-comuna devia acalmar-se e discutir as questões racionalmente. Está a misturar tudo. O post, caso não tenha reparado, é uma crítica à má estratégia de Ferreira Leite para a qual Sócrates tem respostas mortíferas e previsíveis. Não vi o anti-comuna demonstrar o contrário. Por exemplo, ainda não vi o anti-comuna mostrar que uma líder que aprovou o TGV tem condições para fazer oposição ao TGV. Como é que tem?

    Gostar

  11. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    3 Julho, 2008 12:46

    “O anti-comuna devia acalmar-se e discutir as questões racionalmente.”

    Excelente, João Miranda. Muitas vezes não concordo contigo, mas há que dize-lo: Tu és um senhor.

    Gostar

  12. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    3 Julho, 2008 12:50

    O anti-comuna pensa que as críticas de JM são mais do que aquilo que são: demonstrar a inconsistència da MFL. É normal a confusão, neste país as críticas costumam ser abrangentes e nada específicas.

    A única hipótese é MFL dizer que estava errada.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    3 Julho, 2008 12:52

    “Não fui eu que defendi. Foi o Sócrates que defendeu que todas as auto-estradas, menos 3, serão pagas pelo utilizador. Ainda não vi ninguém contestar isso. Ainda não vi o Anti-Comuna contestar isso.”

    Vc. foi que o defendeu. Nesta simples apostilha:

    “Sócrates ontem demonstrou-o:”

    Não, não o demonstrou. Vc. conhece os acordos assinados? Nem sequer os conhece, quanto mais acreditar na palavra dele.

    “O post, caso não tenha reparado, é uma crítica à má estratégia de Ferreira Leite para a qual Sócrates tem respostas mortíferas e previsíveis. Não vi o anti-comuna demonstrar o contrário. Por exemplo, ainda não vi o anti-comuna mostrar que uma líder que aprovou o TGV tem condições para fazer oposição ao TGV. Como é que tem?”

    Tem. Bastava ela mostrar que, apesar das obras públicas promovitas até pelo seu governo, os resultados esperados não foram os desejados.

    Segundo, as condições económicas são bem mais adversas e como principal prova do facto está neste credit crunch.

    Mas admita. A Ferreira Leite é tão boa que o conseguiu mudar. Só Vc. parece ter apercebido desse facto.

    Não está mal mudar. Está mal é não o perceber.

    Mas continue que me estou a divertir. Quando quiser um pedido de adesão ao verdadeiro partido social democrata português, o PS, eu consigo um para si.

    Afinal quem é mais liberal? A Ferreira Leite ou Vc.?

    Eu começo a ter dúvidas, sabe? E Vc. nem se apercebe das piruetas que está a dar. Não o percebe e é mau para si. Vc. vai ver que tenho razão.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    JoãoMiranda permalink
    3 Julho, 2008 12:57

    ««“Sócrates ontem demonstrou-o:”

    Não, não o demonstrou. Vc. conhece os acordos assinados?»»

    Anti-comuna,

    Qual das hipóteses seguintes é que eu defendo no post:

    a) Sócrates demonstrou que a estratégia de Ferreira Leite é débil

    b) Sócrates demonstrou que as auto-estradas serão pagas pelo utilizador.

    ?

    Se acha que eu defendi b) é porque não percebeu o post.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    3 Julho, 2008 13:00

    “O anti-comuna pensa que as críticas de JM são mais do que aquilo que são: demonstrar a inconsistència da MFL.”

    A inconsistência da Ferreira Leite não tem nada a ver com as críticas que lhe são feitas. É não gostar dela. É fazer política à portuguesa. Isso sim, clubismos.

    Um dia lemos que ela não tinha ideias, agora tem-nas mas inconsistentes, amanhã dirão que ela é ultraliberal.

    O costume da política à portuguesa.

    Podem me dizer, ela tem dificuldades de comunicação. Certo. Mas querem um papagaio ou um bom governante, sério e honesto? Pelos vistos preferem tipos à Vale e Azevedo.

    Uma coisa eu sei e garanto. O JM está a destruir toda a credibilidade que ele foi construindo ao longo destes anos todos. Quem acreditou nele o que vê? Um despeitado, que só porque apoiou um candidato alternativo que perdeu, vai mudar a sua forma de pensar as coisas, por puro revanchismo. Aqui eu pergunto. O JM tem consciência do que está a fazer?

    Ele poderia criticar a Ferreira Leite. Mas criticá-la pelos tais “desvios” socialistas. Não. Pelo contrário. Ferreira Leite assume como boas posições aquelas que o JM anda há anos a defender. O que faz o JM? Não pode. Se errou no passado e agora mudou, não pode. Logo, eu defendo o contrário desta senhora.

    O JM levou anos a construir esta imagem. Vai desbaratá-la em poucos meses, a continuar assim. Ninguém lhe vai dar crédito. Se a Ferreira Leite mudou, se é que mudou, para melhor, era de aplaudir. E não a criticar.

    Nestas coisas cada vez entendo mais a direita portuguesa. Fraca de pensamento estratégico. Mas isto já vem desde há mais de 100 anos.

    Veremos que tem razão.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    JoãoMiranda permalink
    3 Julho, 2008 13:01

    ««Tem. Bastava ela mostrar que, apesar das obras públicas promovitas até pelo seu governo, os resultados esperados não foram os desejados.»»

    Isso seria um reconhecimento da própria incompetência de Ferreira Leite. Então anda a promover obras públicas megalómanas que não geram os resultados esperados?

    ««Segundo, as condições económicas são bem mais adversas e como principal prova do facto está neste credit crunch.»»

    Mais adversas que os tempos da tanga? Repare que é muito difícil convencer as pessoas que obras megalómanas e desnecessárias eram adequadas nos tempos da tanga.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    3 Julho, 2008 13:02

    “Sócrates demonstrou que as auto-estradas serão pagas pelo utilizador.”

    Se o demonstrou e Vc. o diz, é porque está de acordo com ele. Se o JM não quer dizer isto, faça como eu. Tenha cuidado em usar uma linguagem mais acessível, de forma que quem o lê compreenda mesmo o que quer dizer.

    Vc. caro JM, ainda não se apercebeu que está a errar. Mas aposto como no futuro Vc. vai-me dar razão. Vc. está a desbaratar um trabalho de anos. Olhe para o que eu lhe digo.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    JoãoMiranda permalink
    3 Julho, 2008 13:04

    ««Um despeitado, que só porque apoiou um candidato alternativo que perdeu,»»

    Eu apoiei o candidato alternativo?

    Gostar

  19. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    3 Julho, 2008 13:05

    O fanatismo do anti-comuna tolda-lhe o raciocinio. Sim, é o fanatismo, porque ele até já deu provas que sabe pensar.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    3 Julho, 2008 13:05

    “Isso seria um reconhecimento da própria incompetência de Ferreira Leite. Então anda a promover obras públicas megalómanas que não geram os resultados esperados?”

    Não. Seria o reconhecimento que não tinha peso polítco para impedir tais obras públicas.

    Seria Vc. reconhecer que ela foi ministro das finanças e não das obras públicas ou Primeiro-Ministro.

    Seria Vc. ser honesto em reconhecer que ela não aprovou coisa nenhuma, que lhe cabesse por inteiro essas decisões. Mas Vc. ao não o reconhecer está a desbatar toda a sua credibilidade.

    E mais lhe digo. Vc. o que está a fazer é mostrar que, seja qual for o argumentário, Vc. o faz, não na defesa do Liberalismo mas na defesa das suas simpatias pessoais. Compreende?

    Gostar

  21. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    3 Julho, 2008 13:08

    O Ridiculo dos Ridiculos: “João Miranda está a desbaratar um trabalho de anos”, diz o anti-comuna.

    Este anti-comuna é um pândego!!!

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    JoãoMiranda permalink
    3 Julho, 2008 13:08

    ««Não. Seria o reconhecimento que não tinha peso polítco para impedir tais obras públicas.»»

    E não se demitiu? Quem quer ser primeiro-ministro tem que se demitir numa situação dessas.

    Gostar

  23. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    3 Julho, 2008 13:09

    Este anti-comuna fala mesmo a sério?? Custa a acreditar..

    Ahahahah…

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    3 Julho, 2008 13:10

    “Eu apoiei o candidato alternativo?”

    Não o apoiou? O que é isso? Uma crítica? Se é uma crítica, quer dizer que não o apoiou?

    Eu posso criticar aqui um político e votar nele, compreende?

    Vc. desde que ela foi eleita só soube deitar-abaixo, não porque ela seja socialista, mas porque não gosta dela.

    Ela começa a defender pontos-de-vista que durante anos Vc. defendeu e o que Vc. faz? Atira com isso à cara.

    Acha que nós leitores não reparamos nisto, caro JM? Nós que o admiramos e durante anos aqui lhe prostamos o reconhecimento? E Vc. agora vem com este tipo de argumentário para atacar a Ferreira Leite?

    A menos que acredite que para se ser liberal, tem-se que ser como na bola. Desde pequenino, com o papá a levar-nos ao estádio.

    Vc. está a errar. Deveria criticar a Ferreira Leite pelas suas posições socialistas ou sociais-democratas e não pelas suas posições liberais.

    Desculpe, mas é o que eu penso. Vc. desiludiu-me. Raramente me desiludem, porque raramento acredito nas pessoas. Em si acreditei. Mas, pronto. O erro é meu por acreditar nas pessoas e fazer maus juízos de valor.

    Gostar

  25. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    3 Julho, 2008 13:13

    João Miranda,

    Por favor, não batas mais no anti-comuna: Ele está à beira de uma depressão profunda. Tem dó. Sê humanista.

    Gostar

  26. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    3 Julho, 2008 13:16

    Anti-comuna,

    Não fiques triste. Vai dar uma volta de bicicleta que só te faz bem. Vai lá, que nós precisamos de ti.

    Gostar

  27. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    3 Julho, 2008 13:23

    “A inconsistência da Ferreira Leite não tem nada a ver com as críticas que lhe são feitas. É não gostar dela.”

    Não? fazer de conta que não teve nada que ver com o passado é o quê? Não foi Ministra das Finanças e andou com o TGV gastando mais uns milhões? Acha que dizer sou “credível” serve para todos o Portugueses como serviu para os desesperados do PSD quando o desastre da política de Sócrates é a continuação da política de Ferreira Leite sem muitas diferenças = taxar ainda mais, tornar a vida cada vez mais difícil, restrigindo a liberdade dos Portugueses para servir clientelas enfeudadas?

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    3 Julho, 2008 13:34

    “Não foi Ministra das Finanças e andou com o TGV gastando mais uns milhões? ”

    Quanto gastou ela com o TGV. Estou mesmo curioso.

    Vc. faz críticas dizendo que ela está desesperada pelo Sócrates fazer a política do PSD.

    E eu digo que Vc. faz críticas, não porque ela seja socialista, mas porque adoptou um discurso liberal e meia-dúzia de meninos, julgando-se donos de um clube, lhe barram a entrada, porque outro menino já foi de outro clube.

    Mas há quantos anos é que não temos uma direita deste tipo em Portugal? Só hoje?

    Ou Vc. é mais liberal do que eu porque o é desde pequenino e eu só quando larguei os cueiros?

    Nop. Vc. está a criticá-la por ela assumir posições que meia dúzia de iluminados, tidos como guardiões do Liberalismo (eu já li esses papas há tanto tempo que os esqueci), julgam que ó eles o podem fazer. É como excomungar um tipo que em jovem foi comunista e hoje se julga liberal.

    Vcs. fariam uma crítica justa se ela estivesse a tomar posições socialistas ou sociais-democratas. Mas, não. Os meninos donos da bola e do campo não deixam o outro jogar porque ele já fez parte de outro clube.

    Mas que raio de sistema é este em que se critica um político que assume hoje posições liberais e que se mostra sério nos seus propósitos?

    E pior ainda. Estes mesmos meninos que criticam a Ferreira Leite por ela ter ideias liberais (deve estar a roubar o exclusivo a alguém, com certeza) são muitos dos mesmos que apoiaram o PPC, que dela pouco difere em termos de pensamento político e no passado também defendeu as mesmas políticas que agora crucificam na Ferreira Leite.

    Mas Vcs. pensam que somos todos atrasados mentais ou o quê?

    Sejam coerentes. Critiquem quem assume posições anti-liberais e não quem não gostam mas defende as mesmas bandeiras que dizemos defender.

    Bolas, há tanta gente que acredita que odeio o Pinócrates. Mas quando ela toma posições liberais, alguém me vê a criticar o homem? Santa paciência. É não perceber nada da vida, para me virem com este tipo de joguinhos políticos.

    É por estas e por outras que não acredito que algum dia o Liberalismo consiga alguma coisa em Portugal. É uma espécie de “clube”, em que uns meninos julgam deter a chave da entrada.

    Pois.

    Gostar

  29. Paulo Vaz's avatar
    3 Julho, 2008 14:21

    Uma andorinha não faz a PRimavera. Concordo 99% com o Anti-Comuna e com a frouxa tentativa da MFL colocar em causa as obras faránicas do PS. Porém o «meu» candidato no PSD era outro e não confio nesta senhora nem nos seus Rios ou Pachecos. É triste JM não ver que MLF tem razão. É triste o AC deixar-se iludir com esta demagógica senhora e seus apoiantes.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    PLus permalink
    3 Julho, 2008 14:32

    Anti-comuna, discordo de si.

    lembra-se do campanha para as legislativas de 2002? E o que aconteceu depois ? é um exemplo do que está em causa.
    Andaram uns meses a dizerem.nos que se faria X e dps foi o que se viu. O argumento de treta que “a situação agora tá complicada ” não serve.


    Raramente me desiludem, porque raramento acredito nas pessoas.”…” Mas, pronto. O erro é meu por acreditar nas pessoas e fazer maus juízos de valor.”

    o Anti-comuna arrisca-se a desiludir-se novamente…desta vez com a MFL.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    3 Julho, 2008 14:36

    JoãoMiranda Diz:
    ««Não. Seria o reconhecimento que não tinha peso polítco para impedir tais obras públicas.»»
    “E não se demitiu? Quem quer ser primeiro-ministro tem que se demitir numa situação dessas.”

    Mas a MFL queria ser primeiro-ministro? Desde quando?
    Ainda hoje não parece lá muito convencida que o quer mesmo ficando antes a sensação de que só avançou porque não podia, mais uma vez, recuar quanto mais naquela altura. 🙂

    Gostar

  32. jofer's avatar
    jofer permalink
    3 Julho, 2008 15:36

    Caro JM, eu que tantas vezes o tenho criticado pelos seus post’s, venho agora dar-lhe os parabéns por este. Não pense que sou do bota abaixo, apesar de muitas vezes não concordar consigo.
    Parabéns!

    Gostar

  33. Fado Alexandrino's avatar
    3 Julho, 2008 15:46

    este post tem mais erros que um queijo suiço tem de buracos.
    vejamos apenas um

    as auto-estradas (com excepção de 3) serão pagas por portagens.

    Então o Estado investe 1000 e depois espera 100 anos para os receber de volta.
    Meu caro assim até eu comprava um Ferrari se mo deixassem pagar em 125,000 prestações de um euro por mês.
    A isto acresce ainda aquele pequeno pormenor das (3) e por isso baixo a minha prestação para 50 cêntimos mês.
    Tem por aí algum Ferrari nestas condições?

    Gostar

  34. Fado Alexandrino's avatar
    3 Julho, 2008 15:49

    Vejamos outro que até pode não ser um erro.

    A análise custo/benefício foi feita e por acaso até é obrigatória.

    Ora vou sentar-me e esperar que JoãoMiranda me diga em duas frases quanto é que o TGV vai dar de benefício a Portugal e aos tugas.

    Gostar

  35. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    3 Julho, 2008 16:05

    Fado Alexandrino, já foi explicado mas eu repito:

    JM defende, a meu ver bem, que a estratégia de MFL era muito fraquinha e que foi desmontada e desarmada numa penada, com os 5 argumentos acima indicados e apresentados por JS.
    Não se trata de analisar se os mesmos são válidos, mas sim demonstrar que POLITICAMENTE, MFL errou e estava mal preparada, ficando agora entalada na linha da sua argumentação.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    3 Julho, 2008 16:51

    Acho que estão a complicar a coisa.Aqui o que interessa de facto é fazer “obra”, isto é fazer o respectivo “concurso” com aquelas complicadas negociações com os empresários…o resto são amendoins

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    3 Julho, 2008 16:55

    É que é chato alguém um dia chegar ao governo com as obras todas “concursadas”…

    Gostar

  38. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    3 Julho, 2008 17:00

    Quanto gastou ela com o TGV. Estou mesmo curioso.

    È ver o orçamento para estudos & Co.

    “Vc. faz críticas dizendo que ela está desesperada pelo Sócrates fazer a política do PSD.

    E eu digo que Vc. faz críticas, não porque ela seja socialista, mas porque adoptou um discurso liberal e meia-dúzia de meninos, julgando-se donos de um clube, lhe barram a entrada, porque outro menino já foi de outro clube.”

    Até parece que não te lembras de aqui mesmo no Blasfémias eu dizer que a MFL estava a fazer tudo ao contrário quando aumentou o IVA e estava liquidar qualquer hipótese de a economia despertar enquanto os países da Europa de Leste liberalizavam. O resultado da incompetência do Social/Socialismo Democrático foi precisamente na altura em que o Mundo crescia como nunca cresceu a pobre economia vulnerável ao exterior nem se mexeu. Parece que a vulnerabilidade ao exterior é negativa só acontece para a desgraça. Guterres, Durão(MFL) e Sócrates seguem todos a mesma política. Os dois ultimos só tapam o buraco com mais impostos algo que o pobre Guterres já não teve coragem de fazer. Resultado já fomos ultrapassados por vários de Leste e mais se vão seguir.

    Gostar

  39. Fado Alexandrino's avatar
    3 Julho, 2008 17:08

    já foi explicado mas eu repito

    O que eu queria era que respondessem às duas perguntas que fiz.

    Gostar

  40. nem estranho não estranhar's avatar
    nem estranho não estranhar permalink
    3 Julho, 2008 17:29

    “à má estratégia de Ferreira Leite para a qual Sócrates tem respostas mortíferas e previsíveis”.

    Bolas, a única coisa que ele anunciou – enfim, com a convicçãoque lhe reconhecemos – foi fazer a festa com dinheiro dos outros.

    Soubemos que, afinal, haverá ainda 3 auto-estradas que todos pagaremos.

    Confirmamos que vai haver obras mas não se sabe se o dinheiro “100% privado” vai sair-nos de borla.

    Apuramos que assim é fácil dirigir o país e ele é o rei da choldra em qe gosta de chafurdar o João “The Patriot Act” Miranda.

    O PM dá um bónus às famílias com dinheiro que as autarquias arrecadam (IMI), baixando-lhes a taxa municipal da casa.

    O PM promete que as barragens serão custeadas pelo Manel, o Jaquim e a Tia Mira – e não sei como, esses privados a explorarem um domínio público, vales, montes e rios, a energia hidroeléctrica a produzir não nos sairá mais cara…

    Isto é, sei, ela não sairá mais cara directamente, porque o Estado dará uma compensação e indirectamente iremos pagar por esta trampa toda.

    Já me está a chegar ao nariz…

    Mas o JM está de escafandro!

    Dassse com os liberais. A MJ Morgado não quer ocupar-se destes vira-ventos?

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    3 Julho, 2008 17:30

    “Quanto gastou ela com o TGV. Estou mesmo curioso.

    È ver o orçamento para estudos & Co.”

    Então mostre-os.

    Eu digo que não foram gastos. É ver os tais estudos. 😉

    “Até parece que não te lembras de aqui mesmo no Blasfémias eu dizer que a MFL estava a fazer tudo ao contrário quando aumentou o IVA e estava liquidar qualquer hipótese de a economia despertar enquanto os países da Europa de Leste liberalizavam.”

    Desculpe, não me lembro. Se é que existia o Blasfémias então.

    “O resultado da incompetência do Social/Socialismo Democrático foi precisamente na altura em que o Mundo crescia como nunca cresceu a pobre economia vulnerável ao exterior nem se mexeu.”

    Quanto cresceu a Europa quando ela foi Ministro das Finanças?

    E fico-me por aqui. Vc. ataca-a porque não tem o selo liberal. Porque Vc. ataca-a, não pelas suas posições socialistas mas pelas posições em si. Para si é igual ao litro que ela use argumentos liberais ou não. Que até comungue os mesmos objectivos que os liberais. Para Vc. é mais importante o seu selo, carimbado por si, do que as posições da pessoa em si.

    Tem dúvidas? Não tenho nenhumas. Basta-me ler as críticas que faz a ela.

    Vc. prefere ver o país arruinado pelo Pinócrates que ver um político evitar este assombroso erro das obras megalómanas, só porque não encaixa no seu critério para pertencer ao grupo liberal.

    Gostar

  42. jofer's avatar
    jofer permalink
    3 Julho, 2008 17:40

    O PM dá um bónus às famílias com dinheiro que as autarquias arrecadam (IMI), baixando-lhes a taxa municipal da casa.

    A importância que paguei de IMI de 2005 foi € 322. O meu IMI de 2007 é de € 546
    Obrigado Manuela Ferreira Leite pela alteração que fez ao famigerado IMI.
    O IMI serve para as câmaras esbanjarem ao sabor das clientelas.

    Gostar

  43. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    3 Julho, 2008 17:50

    Em 2005

    http://grandelojadoqueijolimiano.blogspot.com/2005/07/curiosidades-de-alm-mar.html

    O problema Português não é a esquerda que faz o seu tradicional papel (embora seja um papel sem futuro) até se moveu de uma postura de hostilidade aos privados nos anos 80 para uma tolerancia pelo menos. Mas por cá a “direita” não se moveu depois dos anos 80, continuou no mesmo sítio , vide os comentários de Marques Mendes á OTA e TGV ou as políticas de Barroso e Santana sobre os mesmos. As vantagens da democracia diluem-se sobrando apenas a mudança pacífica de poder quando não há efectiva alternativa de politicas.

    (…)

    lucklucky

    O haloscan é muito dificil de usar o search mas vou tentar

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    3 Julho, 2008 18:04

    Caro Lucklucky,

    Vamos supor que aquele governo gastou em estudos. E isso é razão para atacar a Ferreira Leite?

    Seja um bocado frio. Não é. E tanto não o é, que é como eu acusar o Mário Soares de defender ditaduras só porque foi comunista em jovem e até discípulo do Cunhal.

    Mas, enfim…

    Gostar

  45. X-Tremis's avatar
    X-Tremis permalink
    3 Julho, 2008 18:07

    “Se eu não tiver dinheiro e já tiver excedido a minha capacidade de endividamento o melhor é estar quieto, será este tipo de raciocínio que tem que ser explicado a população mesmo que não dê um voto.”

    Mas é preciso explicar isto?! Ah, ok, percebo, estamos a falar da mesma população que achou que ia poupar uma pipa de massa com a descida do IVA em 1%… aquela população que, quando estava na escola, dizia “ah e tal isto da matemática não interessa para nada, nunca vou usar isto das contas”… Bom, quando for hora de pagar as dívidas da casa nova, do carro novo, das férias, dos móveis, dos portáteis, do colégio dos putos, etc, pode ser que o banco aceite pagamento com “miminhos”…

    Enfim… quando já tem que se andar a explicar o mais elementar bom senso às pessoas, se calhar é tarde demais.

    Ah, já agora explique-se também à população para ter cuidado e fechar sempre a porta antes de sair de casa, não vá algum meliante infiltrar-se e levar os bens todos… Isso e não dar o PIN do multibanco a niguém…

    Gostar

  46. nem estranho não estranhar's avatar
    nem estranho não estranhar permalink
    3 Julho, 2008 18:19

    jofer (42),
    eu paguei em 2007 o mesmo que em 2005 (IMI).

    Gostar

  47. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    3 Julho, 2008 18:50

    “Caro Lucklucky,

    Vamos supor que aquele governo gastou em estudos. E isso é razão para atacar a Ferreira Leite?”

    Sim porque os “estudos” só têm existido para a MFL ou qualquer político do eixo Europeísta continuar a dizer sim ao TGV até haver dinheiro para tal. O TGV é uma vaca sagrada da classe política portuguesa porque é um testemunho político do seu Europeísmo. O problema é que não há dinheiro logo os “estudos” continuam paras e continuar a dizer SIM. É o TGV ser uma decisão política que é um desastre e isso incluí a MFL.

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    3 Julho, 2008 19:04

    “O problema é que não há dinheiro logo os “estudos” continuam paras e continuar a dizer SIM. É o TGV ser uma decisão política que é um desastre e isso incluí a MFL.”

    E acha mesmo que é razão para a atacar? Vê-se logo que nunca se viu numa situação em que tem de tomar determinadas posições políticas para conseguir determinados objectivos.

    Nesse aspecto Salazar era genial. 😉

    Gostar

  49. jofer's avatar
    jofer permalink
    3 Julho, 2008 19:35

    nem estranho não estranhar

    Ou é um felizado, ou… Aguma coisa parece não bater certo…

    Gostar

  50. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    4 Julho, 2008 09:20

    Objectivos?!
    Até a Espanha que está muito melhor que nós bastou um ventinho para os luxos acabarem.
    A classe política incluíndo a MFL vivem de ficcões e fantasias porque podem brincar com o dinheiro dos contribuintes, e isso a culpa é nossa.
    Se decisões estratégicas e questões fundamentais de como funciona um político que lá está para nos representar não o preocupam nada o preocupará.

    Gostar

  51. Luis's avatar
    Luis permalink
    4 Julho, 2008 17:22

    Primeiro é verdade que MFL não tem legitimidade para criticar o TGV pois o seu governo aprovou essa obra.
    Segundo o governo PSD/MFL “congelou” o aeroporto da OTA
    TErceiro, belas medidas de demagógicas que Sócrates apresentou no seu discurso de campanha, ups, na sua entrevista.
    Quarto e ultimo, é um facto, não precisamos, nem devemos fazer o TGV, pelo menos para já, uma obra que custa assim tanto, e que apenas retira 20 min á viagem do actual alfa entre Porto e Lisboa, não me parece uma obra prioritária.
    Ah ! E o “investimento privado” em Portugal é o do costume, sai dos bolsos dos contribuintes pelo menos 50% do financiamento, e depois a tal “instituição privada” fica com a concesão total da obra quando finalizada.
    É um facto caro JM.

    Gostar

Indigne-se aqui.