Saltar para o conteúdo

Pois…..

4 Julho, 2008

«Biofuels have forced global food prices up by 75% – far more than previously estimated – according to a confidential World Bank report obtained by the Guardian

E agora, Sócrates ainda quem manter a meta «ambiciosa» de 10% de incorporação em 2010? E a UE, nada a dizer?

Ah, isto também é capaz de ter interesse para a questão:  «When all relevant factors are accounted for, biofuels produce more greenhouse gas emissions than fossil fuels.», concluíram estudos publicados nas revistas Science e Nature.  Deve ser por isso que não pagam imposto…..

Porreiro, pá, era passar-se a ser vegetariano

31 comentários leave one →
  1. Tonibler's avatar
    4 Julho, 2008 15:03

    Mas tem a vantagem de emitir menos emires, menos Chavez, menos dos Santos, menos Sadams….

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    4 Julho, 2008 15:07

    É a vida!

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    ourição permalink
    4 Julho, 2008 15:10

    O efeito de estufa está a sufocar o portuga. Por enquanto ele só sente um calor húmido a encharcar-lhe a cabecinha tonta, a testa pesa-lhe, ele não quer acreditar, o corpo dói, não sabe dizer bem aonde. Vai piorar. Entretanto com o efeito vara o millennium arranca célere para o precipício. Vai arrastar muita gente, não digam a ninguém que parece mal ser pessimista:
    “O Banco Comercial Português (BCP) perdia 0,79% para os 1,255 euros, depois de ter negociado num mínimo desde Maio de 2003 nos 1,24 euros”. Na antena 1, não tarda, ainda vamos ver o anúncio de que a recuperação do banco se enquadra na política económica de sucesso da administração do inginheiro admirada por todo o mundo, desde o zimbaué do chimpanzé, campeão do anti-colonialismo. Dizem as más línguas que o colonialismo afinal matava muito menos e distribuia alguma coisa. Cala-te boca.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Winston Smith permalink
    4 Julho, 2008 15:28

    Gabriel,

    Devias dar os créditos ao Maradona… O gajo cita-te quando és tu quem arranja o furo.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    agonia permalink
    4 Julho, 2008 15:28

    Ourição, você é um bocado bruto mas de facto a coisa pode acabar mal. Escreva a nobre Helena no JNegócios: “A subida dos preços da energia e das matérias primas agrícolas significa subida de custos para as empresas. As que puderem aumentam os seus preços de venda, as outras fecham as portas. E assim começa o ciclo de subida de preços e redução da produção, com o inevitável desemprego. Se de seguida chegarem os aumentos salariais para não apertar o cinto, os custos voltam a subir, os preços aumentam de novo nas empresas que o conseguem fazer, enquanto outras fecham as portas e a produção volta a reduzir-se. É a conhecida espiral inflacionista e o infernal círculo de crise”

    Gostar

  6. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    4 Julho, 2008 15:37

    Winston Smith,
    por acaso li mesmo no Guardian e não no maradona.
    Caso contrário, obviamente citaria, como costumo fazer.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    4 Julho, 2008 15:40

    Cada vez tá melhor ser saudita ou nababo do golfo .Fartam-se de rir a f….-nos a todos.Ainda têm tempo para ajudar a desacreditar os biofuels, as alternativas , o nuclear.Fecham a torneira…abrem-a, quando a coisa já é politicamente mais escabrosa…voltam a fechar logo a seguir .Com a China e a India neste ritmo upa upa …

    Gostar

  8. simon's avatar
    simon permalink
    4 Julho, 2008 15:43

    Assinalável é o nosso adianto em questão de pioneirismo tecnológico da comunicação, como da educação, de meter inveja aos parceiros da Europa e do mundo todo, portanto.

    Que podemos ser a miséria da comunidade, os que menos dispõem do que compra os melões e as mais coisas, irmos abaixo da metade da média dos salários da Europa, tão injustamente distribuídos, ainda, entre os mais ricos e milhões dos pobres, que bem podemos gabar-nos, Eh, pá, somos os primeiros em tecnocracia de vanguarda e computadores, além da banda larga internauta e banha da cobra, pá, porreiro!

    Que não há fome e miséria e vergonha que não se contente de um tal feito. Disso tenho eu plena certeza.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Julho, 2008 15:45

    A meta dos 10% será futuramente abandonada. Só ainda não foi divulgado porque o tipo que trata dos Powerpoints do Socrates ainda não acabou o trabalho dado que se está ainda a ambientar à última versão do Microsoft Office.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    4 Julho, 2008 15:51

    “O efeito de estufa está a sufocar o portuga. Por enquanto ele só sente um calor húmido a encharcar-lhe a cabecinha tonta, a testa pesa-lhe, ele não quer acreditar, o corpo dói, não sabe dizer bem aonde. Vai piorar”.

    Parabéns. É a descida pronunciada aos Infernos. Curioso é ver o Comendador do CCB, na maior! Quem é que estará entalado com tantos milhões que lhe emprestou, para ele comprar tantas acções, em quantidades astronómicas, da Zon ao BCP, da Cimpor à TD, do Banif ao…..

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Julho, 2008 15:53

    De qualquer das formas não acredito NADA nesse valor dos 75% atribuidos aos biocombustiveis. Parece-me um disparate. Só devem ter avançado com isso porque os americanos avançaram com o número de 3%, e se querem a minha opinião, acho essa percentagem muito mais lógica.

    Se querem as razões posso adiantar algumas. Crescimento de países emergentes que mudam hábitos alimentares, aumento do custo dos combustiveis que encarece o mercado mundial dos alimentos por via do transporte, o mercado das commodities (e porque não alguma pouca especulação)e finalmente, numa percentagem bastante baixa, os biocombustiveis.

    Com isto não quer dizer que concorde com os biocombustiveis, não, discordo totalmente e acredito que no futuro terão impactes desta ordem de grandeza, com consequências bastante graves. Mas hoje não atribuo 75% dos aumentos a isso. Disparate completo !

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Julho, 2008 16:12

    Subescrevo o comentário do anónimo 11, ainda outro dia os palermas da Oxfam vinham a afirmar o mesmo sem explicarem nem como, nem porquê.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Julho, 2008 16:13

    “subscrevo”, sorry

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Winston Smith permalink
    4 Julho, 2008 16:15

    Gabriel,

    Nesse caso peço desculpa pelo comentário.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    4 Julho, 2008 16:18

    Anónimo Diz:
    4 Julho, 2008 às 3:45 pm

    O seu comentário 9 está excelente!

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    4 Julho, 2008 16:22

    J Diz:
    4 Julho, 2008 às 3:51 pm

    Curioso é ver o Comendador do CCB, na maior! Quem é que estará entalado com tantos milhões que lhe emprestou, para ele comprar tantas acções, em quantidades astronómicas, da Zon ao BCP, da Cimpor à TD, do Banif ao…..

    E o tal de Comendador ainda ontem dizia que ia mandar construir ali um hotel de luxo e mais-não-sei-o-quê. Diz que quer e mais nada. E depois apresenta a conta e alguém que pague.

    Gostar

  17. jcd's avatar
    4 Julho, 2008 16:22

    Mais vale começarem a dar às vacas medicamentos contra o meteorismo.

    Gostar

  18. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    4 Julho, 2008 16:23

    por falar em powerpoints (comentário 9), não encontrei o tal relatório do Banco Mundial, mas do mesmo autor citado Don Mitchell, uma apresentação powerpoint sobre o assunto:

    Click to access DonaldMitchell.pdf

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Julho, 2008 16:25

    Que eu saiba existe uma enorme diversidade de biocombustíveis implicando também grande diversidade em termos de técnicas de produção.

    Gostar

  20. RV's avatar
    4 Julho, 2008 16:37

    Um pouco à parte do post mas o texto seguinte no Público tem interesse face a uma discussão anterior sobre a liberdade de preços do serviços de taxi no states. Estará o Público errado?!

    04-07-2008 12:28:00
    Vida difícil para taxistas dos EUA
    Um taxista de Nova Iorque enche o depósito do seu automóvel numa estação de serviço local. O preço de um galão (4,5 litros) de gasolina adquirido hoje em Nova Iorque é de cerca de quatro dólares (2,55 euros), valor que representa um acréscimo de 38 por cento em relação ao que se praticava há dois anos, segundo a Taxi Limousine & Paratransit Association. Para compensar os taxistas pelo agravamento do combustível, 11 cidades dos EUA permitem que o sector aplique uma taxa suplementar de 1,5 dólares (0,96 euros) por cada serviço prestado. Foto: Shannon Stapleton/Reuters

    Gostar

  21. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    4 Julho, 2008 16:41

    parece que alguns acham alarmistas os relatórios da Oxfam e Banco Mundial (ambos já aqui citados) sobre o impacto dos biocombustíveis no preço dos cereais

    Recorra-se então à FAO:

    «Among all major food and feed commodities, the additional demand for maize (a feedstock for the production of ethanol) and rapeseed (a feedstock for the production of biodiesel) has had the potential for the strongest impacts on prices. For example, out of the nearly 40 million tonne increase in global maize utilization in 2007, almost 30 million tonnes were absorbed by ethanol plants alone, mostly in the US which is the world’s largest producer and exporter of maize. Over 30 percent of that country’s 2008 maize harvest is forecast to be diverted to ethanol distilleries, which amounts to over 12 percent of global maize production. In the EU, the biodiesel sector is estimated to have absorbed about 60 percent of member states’ 2007 rapeseed oil output, which amounts to about 25 percent of global production and 70 percent of the 2007 global trade in the commodity.»

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    4 Julho, 2008 16:41

    RV Diz:
    4 Julho, 2008 às 4:37 pm

    Coitados dos taxistas americanos. Por este andar ainda emigram para a Tugalândia…

    Gostar

  23. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    4 Julho, 2008 16:46

    Já agora, para os que acham que a razão possa estar na mudança de hábitos alimentares dos países emergentes, nomeadamente China e India, também segundo a FAO:

    «China and India have usually been cited as the main contributors to this sudden change because of the size of their populations and the high rates of economic growth they have achieved. However, since 1980, the imports of cereals in these two countries have been trending down, on average by 4 percent per year, from an average of 14.4 million tonnes in the early 1980s to 6.3 million tonnes over the past three years. Moreover, mainland China has been a net exporter of cereals since the late-1990s, with one exception in the 2004-2005 season. Similarly, India has been a net importer of these commodities only once, in the 2006-07 season, since the beginning of the twenty-first century.»

    Gostar

  24. RV's avatar
    4 Julho, 2008 17:03

    Mialgia de Esforço, o ponto nessa passada discussão era que, supostamente, os taxistas americanos poderiam praticar os preços que bem entendessem.

    Gostar

  25. RV's avatar
    4 Julho, 2008 17:07

    Gabriel, a China e a Índia também tem sido apontados como responsáveis pelos aumentos dos preços dos combustíveis, devido ao seu maior consumo, quando juntos não consomem mais de 12% do petróleo mundial.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Julho, 2008 17:21

    Em termos de biocombustíveis, como é sabido existem alternativas aos que são produzidos actualmente, inclusive através do uso de algas marinhas.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    4 Julho, 2008 17:35

    RV Diz:
    4 Julho, 2008 às 5:03 pm

    Eu era mais numa de comparar os preços do pitról.

    O que está no artigo é a aplicação de uma taxa suplementar de $1,5 por serviço. Isto não é o mesmo que praticar os preços que quiserem.

    Gostar

  28. JOÃO COSTA's avatar
    JOÃO COSTA permalink
    4 Julho, 2008 21:26

    ATENÇÃO A UMA COISA , SE ALGUEM E RESPONSAVEL PELO AUMENTO DOS PRODUTOS AGRICOLAS ESSE ALGUEM É QUEM PRODUZ ETANOL A PARTIR DO MILHOP E NAO DA CANA COMO AQUI N0O BRISIL
    JOÃO COSTA

    Gostar

  29. JLS's avatar
    4 Julho, 2008 23:40

    Talvez até assim seja. Mas é interessante como o artigo não lança um único número. Fascinantes conclusões, de facto. De repente também passou a ser responsabilidade dos biocombustíveis a desflorestação e devastação de florestas tropicais. Assim, de repente.

    Nas últimas largas décadas não houve nada de «destruction of natural ecosystems — whether rain forest in the tropics or grasslands in South America».
    Nadinha!

    «“Brazilian farmers are planting more of the world’s soybeans — and they’re deforesting the Amazon to do it,”»
    Os bandidos!

    Agora o que o alguns dos artigos mencionam/lembram – e o que o Gabriel ou não leu… ou omite – é que o problema não são os biocombustíveis. O problema, da emissão de gases, é e há-de ser o elevado consumo de energia. Quer esse consumo de energia tenha origem em biocombustíveis ou combustíveis fósseis. Em boa verdade, este é um debate, da emissão de gases dos biocombustíveis, é um debate que encerra uma certa inutilidade. Os temas realmente relevantes podem-se resumir a: melhoria eficiência energética, redução progressiva do consumo de energia não renovável, diversificação de fontes de energia (renováveis, evidentemente). Também, se se lerem as coisas até ao fim, são capazes de ler palavrinhas como: «provided that […] second-generation biofuels are developed»; «“Biofuels like ethanol are the only tool readily available that can begin to address the challenges of energy security and environmental protection”»; «“We fully believe that if biofuels are to be part of the solution rather than part of the problem, there urgently needs to be better sustainability criterion.”»; «He added that governments should quickly turn their attention to developing biofuels that did not require cropping, such as those from agricultural waste products».

    A sério, experimente ler lá o artigo até ao fim (em vez de fazer copy paste do primeiro parágrafo) e os artigos que ele linka, Gabriel e veja lá se aquilo diz o que você diz que diz… no mesmíssmo artigo do qual faz copy paste… mais a baixo percebe que não tem nada a ver com biocombustiveis, no geral, mas apenas com um tipo de biocombustível em particular «found that replacing fossil fuels with corn-based ethanol would double greenhouse gas emissions for the next thirty years.».

    Mas como referi, convido-o a ler até ao fim… ler os links… Sendo portuga, você até já deveria estar mais que habituado a esta coisa de títulos e primeiros parágrafos: se houvesse alguma veracidade e honestidade, por exemplo, o Benfica já teria contratado uns 50 jogadores; os generalistas, de qualquer lugar, deixam igualmente imenso a desejar (se quiser, recorde uns posts do CAA de há uma ou duas semanas atrás sobre precisamente essa falsidade).

    Gostar

  30. JLS's avatar
    4 Julho, 2008 23:42

    «Já agora, para os que acham que a razão possa estar na mudança de hábitos alimentares dos países emergentes, nomeadamente China e India, também segundo a FAO:»

    Sim, o estado actual e crescimento da China e a Índia só servem para justificar o aumento dos combustíveis fósseis. Jamais dos biocombustíveis. Claro, toda a gente sabe isso.

    Gostar

  31. LPedroMachado's avatar
    4 Julho, 2008 23:59

    Quando é que os media vão deixar este vício irritante de chamar poluição à emissão do inócuo e benéfico dióxido de carbono?!

    Gostar

Indigne-se aqui.