Fundações
18 Julho, 2008
Fundação Gulbenkian: Conhecida pela concessão de financiamentos às artes e às ciência. Instituto Gulbenkian de Ciência. Bolsas de estudo.
Fundação Champalimaud: Conhecida pela concessão de financiamentos à investigação em doenças da visão. Construção do Centro de Investigação Champalimaud em Lisboa.
Fundação Mário Soares: Conhecida por receber subsídios vários do Estado.
Fundação Berardo: Conhecida por receber do Estado o Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém.
Fundação Saramago: Conhecida por receber a Casa dos Bicos oferecida pela Câmara de Lisboa.
82 comentários
leave one →

uhm…uma matriz…Que espanto
GostarGostar
é de mim,
ou são todas na capital do antigo império?
GostarGostar
Fundação Eng. António de Almeida é no Porto, na zona da Boavista, mas não deve interessar para o que JM pretende.
GostarGostar
Fundação para a Prevenção e Segurança: Conhecida por mamar uns trocos do OE. Um extraordinário legado de Armando Vara.
GostarGostar
De resto, no Centro Português de Fundações, estão inscritas mais de uma centena.
GostarGostar
Quanto mais Fundações, mais aFundação.
GostarGostar
Serralves não é uma fundação?
não.
é no Porto.
tá bem.
GostarGostar
Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto
conhecida (ou não) por oferecer bolsas a alunos e premiar o mérito, concedendo prémios monetários a alunos de variadíssimos cursos e universidades de Lisboa, Porto e Coimbra
GostarGostar
Fundação Saramago: como uma barraquinha igualitária da Feira do Livro de Lisboa se pode tornar um Palacete Quinhentista.
GostarGostar
Mais um post de JM a resvalar para cretinice.
GostarGostar
5 de Outubro de 1143 – Fundação de Portugal.
Ano de 2008 – Afundação de Portugal
GostarGostar
Este gajo realmente tem imaginação. No meio dos palhaços lixou o Berardo.
GostarGostar
16 valores
GostarGostar
o socialismo caracteriza-se pelo saque aos contribuintes
ali bábá e os 40 mil ladrões
GostarGostar
pois com a -intelegencia- desculpe,mão de obra pouco qualificada,execpto a mulher da limpeza ucraniana,a coisa dá nisto.
GostarGostar
-E a fundação PS do Armando Vara?
GostarGostar
Deve haver mais umas só para fugir aos impostos mas prontos chega para amostra.Na próxima encarnação vou tentar lembrar-me de novinho da conveniência duma fundação…
GostarGostar
Um homem que é incapaz de escrever uma frase com um mínimo de beleza e qualidade literária e ainda assim consegue ganhar um Prémio Nobel da Literatura é uma génio que merece qualquer oferta do Estado, incluindo a Torre de Belém ou os Jerónimos…
GostarGostar
por algum motivo Luis Vaz de Camões terminou os Lusíadas com a palavra …Inveja!
GostarGostar
por algum motivo Luis Vaz de Camões terminou os Lusíadas com a palavra …Inveja!
de quem?
GostarGostar
E tudo recebe, tudo gasta e ganha, os gestores desta freguesia ganham que sa fartam, tanto que diz o FMI, Portugal continua a viver acima das suas posses. Até os trabalhadores, assalariados do código de trabalho, vivem acima das suas posses. Esses e os 35% de pobres que trabalham. Mas esses, por outro motivo, porque ganham de menos , meníssimo, para outros ganharem de mais, mais sete vezes que os que ganham menos. E não há justiça à vista para o nosso primeiro, para o ministro das Finanças nem para o do trabalhop dos pobres, que eles precisam dos ricos, que ainda um dia hão-de empregá-los. E vfaz isto lá para os trinta e quatro anos, sempre a mesma coisa, sempre o PS e o PSD, com ajuda do CDS, a tramar a coisa. Portugal vive, injustamente, uns por cima outros por baixo, a lembrar a Idade Média.
GostarGostar
Não esquecer a Fundação ISCTE e quem lá por lá anda…
Paulo Pedroso, claro.
GostarGostar
Qual Paulo Pedroso? Não me digas que é aquele que não é pedófilo?
GostarGostar
Mr. João Miranda,
Mr. Piscoiso e Portodocrime notaram e bem as ausências na sua lista, das fundações António de Almeida e de Serralves.
Quanto à atribuição da Casa dos Bicos à Fundação Saramago, foi uma excelente decisão de António Costa !
Um país que não estime um Prémio Nobel da Literatura, não merece mais criadores !
A Casa dos Bicos estava desactivada desde há muitos anos. Pelos vistos, seria melhor, para muita gente, que assim continuasse, e que a Fundação José saramago “armasse” mais uma bronca por falta de espaço para ser instalada EM PORTUGAL.
Durante 10 anos (renováveis), a biblioteca do escritor ficará, para consulta, naquele espaço. Que por certo será visitado por muitos milhares de portugueses e estramgeiros. E, note-se, por estudantes.
Entrará no roteiro turístico-cultural da cidade.
Prestigiará a cidade e o país.
Etc.
Certa vez, eu afirmei: JSaramago, se fosse um escritor militante do PS ou do PPD, teria outro tratamento.
A propósito: leiam a entrevista do Expresso a Eunice Munoz que daqui a horas estará disponível nas bancas. A sacanice que lhe fizeram no Teatro Nacional D.Maria II é reveladora da porcaria que por vezes impede que nos sintamos bem neste país.
GostarGostar
Quanto à Fundação Berardo: Tem uma muito boa colecção de Arte Contemporânea. Foi sagaz ao negociar com aquelas condições, com o Estado atarantado e ignorante, a instalação da colecção no CCB. Mas a Fundação Berardo não é só arte moderna e contemporânea.
Fundação Soares: Edifício parece que cedido sob condições excepcionais e vive de subsídios do Estado e não só. MSoares não é rico. Um país que não preserve o espólio duma personalidade como MSoares, também não merece grandes estadistas.
(Pontualmente não apoiei nem apoio MSoares, mas é uma grande Personagem política portuguesa com prestígio –e relações– internacional).
GostarGostar
Caro João Miranda,
São Fundações que vivem do assistencialismo.
GostarGostar
MJRB Diz:
19 Julho, 2008 às 6:45 am
O que o senhor explicou é que toda essa gente faz nome à custa dos contribuintes.
Que queiram perpetuar o nome e obra ninguém pode estar contra, agora o filho dar ao pai no caso de Soares um subsídio de meio milhão de euros, mais um belo casarão em frente à Assembleia, parece ser demais.
A Casa dos Bicos não estava abandonada, não senhor. Habitava lá uma daquelas secções de cultura da Câmara, que ela não fizesse nada é outro assunto.
O que eu gostava de saber é da legitimidade de uma Câmara que tem um mandato temporal dar um monumento nacional a um particular por dez anos (renováveis) para ele lá colocar uns livros.
GostarGostar
Fado Alexandrino,
Sobre a Fundação MSoares, fui bem explícito logo no primeiro parágrafo e Vc. dá-me razão.
Vc. por certo não quer comparar uma actividade camarária usando a Casa dos Bicos como recurso, com a instalação dum espólio e Fundação dum Prémio Nobel !…
Este executivo camarário obviamente tem um mandato temporal, até 2009… Mas foi eleito, e tem a legitimidade para propôr para discussão e aprovação –foi o que fez– à vereação e à Assembleia Municipal, iniciativas do presidente ou…de qualquer outro vereador.
Quanto a “toda a gente faz nome à custa dos contribuintes”, caro Fado Alexandrino, não é bem assim: há efectivamente os oportunistas e há os que fazem Nome por si, sem ajuda dos contribuintes.
Não podemos desprezar nem amesquinhar um Prémio Nobel. Por certo, JSaramago, se quisesse instalar a sua Fundação e espólio literário num país cultural e socialmente evoluído, bastava-lhe um leve indício e seria imediatamente apoiado e…acarinhado.
Repito: fosse Saramago militante do PS ou do PPD…
GostarGostar
MJRB Diz: “Um país que não estime um Prémio Nobel da Literatura, não merece mais criadores !”
É mais ao contrário, um nobel que premeia saramagos não merece credibilidade… senão vejamos… também premiou o Al Gore…
GostarGostar
Mais três exemplos:
Fundação António Cupertino de Miranda – Porto
Fundação Ana e Salvador Caetano – Vila Nova de Gaia
Fundação Belmiro de Azevedo (não sei se o nome é este) – Marco de Canavezes
La vão fazendo as suas benfeitorias e não consta que recebam casas, subsídios ou outras benesses do Estado.
Curioso… só agora reparei que nenhuma delas tem sede na Grande Lisboa!
GostarGostar
MJRB Diz:
19 Julho, 2008 às 8:33 am
Muito obrigado.
A questão a meu ver é muito clara.
A Câmara Municipal de Lisboa exorbitando as suas atribuições dá um monumento nacional repito um monumento nacional a um escritor para ele lá instalar a sua biblioteca e claro está, vai pagar as obras necessárias para entregar o bem com todo o conforto.
Em qualquer país da europa isto seria motivo de risota.
Havia centenas de lugares onde o prémio Nobel podia desafogadamente colocar os seus livros e nas vezes que viesse a Lisboa dar pequenas palestras mas para António Costa e Saramago isso não era compatível.
Eu só espero que a Fundação Luís Figo agora reclame o Estádio Nacional para colocar lá a sua escolinha de jogadores.
GostarGostar
Fado Alexandrino,
Desculpe-me a insistência: a câmara não “deu” a Casa dos Bicos. A câmara cedeu durante 10 anos(renováveis) a Casa dos Bicos.
E é preferível ter nele a Fundação JSaramago do que uns serviços da câmara.
Não duvido que qualquer país social e culturalmente outro, quereriam esse espólio e cederiam um espaço prestigiado e prestigiante.
Outras “coisas” extraordinariamente reprováveis têm acontecido com patrimónios nacionais e as pessoas não reagem…
GostarGostar
SG,
Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão.
GostarGostar
Cão De Guarda,
Os membros que premeiam os Nobel da Literatura, no caso Saramago, fazem-no por decisão aligeirada ?
E os portugueses que possivelmente nunca leram mais do que 40 linhas ou nenhuma, de Saramago, é que são inteligentes e entendidos para quase ostracizarem um Prémio Nobel ?
Qual é o país e povo decentes que não desejam e estimam um Nobel ?
E Saramago, de facto até tem muita razão para não “morrer de amores” por Cavaco, Santana(em tão ministro da cultura), e por Sousa Lara, especialmente este, que sendo na época secretário de estado, impediu que Saramago recebesse importante prémio internacional…
Volto a repetir: fosse Saramago militanta do PS ou do PPD… Ou apartidário…
GostarGostar
MJRB, 33
Eu não estava a referir-me a Artur Cupertino de Miranda, fundador do BPA (aquele senhor com estátua na praça em Vilamoura, com o plano de Vilamoura atrás das costas), essa sim, em Vila Nova de Famalicão.
Eu referia-se a António Cupertino de Miranda, seu irmão, cuja Fundação fica na Avenida da Boavisa, junto ao parque da Cidade.
Mas obrigado por acrescentar à minha lista essa fundação.
GostarGostar
…E o texto do post de Mr.JMiranda, sobre a Fundação Saramago é uma prosa sacana e mentirosa: A Casa dos Bicos não foi oferecida. Foi cedida !
…Possivelmente, quereriam e sentir-se-iam aliviados ao saberem que um outro país tinha recebido entusiasticamente o espólio e a Fundação Saramago !…
GostarGostar
SG,
Exacto: Fundação Artur Cupertino de Miranda, em VNFamalicão.
E a Fundação Abel Salazar também deve ser mencionada.
GostarGostar
A extraordinária Eunice Muñoz, actriz residente do Teatro Nacional D.Maria II há 23 anos, estava reformada pela Segurança Social, mas mantinha-se na companhia. Foi-lhe prometido, por escrito e assinado entre as partes, bem coma a Ruy de Carvalho e a Fernanda Borsatti a manutenção na companhia, completaria essa reforma, para ficarem com o mesmo ordenado que tinha anteriormente.
Aos 79 anos (fará 80 proximamente), na altura da reforma, foi dispensada….
“Servimos o nosso país durante dezenas e dezenas de anos e fomos despedidos desta maneira”.
Realmente, este país não merece certas Pessoas !
GostarGostar
Desculpe-me a insistência: a câmara não “deu” a Casa dos Bicos.
Muito obrigado.
Eu também queria que me “cedessem” por dez anos renováveis, sei lá, um gabinete na Câmara que por certo não faltarão lá desocupados.
Questiono o havendo centenas de lugares irem escolher um monumento nacional.
E questiono também o valor que se está a dar a uma simples biblioteca de uns milhares de volumes.
Ainda outro dia se soube que um valiosíssimo património do Arquivo Ultramarino está em riscos de ir para o lixo.
Mas isto não dá boas páginas de jornal.
Nota Nada tenho contra o escritor. Não o leio e salvando a insuportável arrogância acho muito bem que tenha ganho o Nobel.
GostarGostar
Fado Alexandrino,
Informe-nos por favor:
Se lhe fosse cedido um espaço municipal ou do estado, o que é que Vc. lá colocaria ?
Se lhe fosse cedido um gabinete na câmara, usá-lo-ia para quê ?
“Simples biblioteca”, a de Saramago ? Por favor… Não será muito difícil imaginar a quantidade e a qualidade das edições….
Obviamente que é condenável a não salvaguarda de parte do património nacional, mas tal facto não deve prejudicar a salvaguarda, recuperação e activação doutros….
GostarGostar
sim senhor…
o senhor é claramente uma pessoa judiciosa,
clarividente
e nada, mesmo nada,
de facção…
parabens e continue
que gente assim
é que o País precisa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
GostarGostar
É realmente muito agradável ir lendo alguém que não embarca em clubites e partidarites, como o MJRB.
Tão admirável que vai sendo raro entre a chusma de propagandistas que debitam por aqui.
GostarGostar
Para terminar –espero– da minha parte este debate, posso afiançar o seguinte, por experiência minha, por saber por amigos e conhecidos e sobretudo por ter constatado na comunucação social portuguesa e estrangeira:
Saramago, hoje, é um nome universal !
Um exemplo — nos USA e Canadá, até há cerca de dois meses, venderam-se 100 milhões de livros seus.
Constatação pessoal: já encontrei livros de Saramago em livrarias e nas suas montras, em Kuala Lumpur, Dublin, Buenos Aires, Helsínquia, Amesterdão, para além de cidades-“centrais” como Nova Iorque, Boston, Paris ou Londres. Em Madrid, nem eu precisaria referir…
A um homem, a uma Obra, a um Nome destes, ainda há quem esteja renitente (Mr. João Miranda incluído !) por a câmara de Lisboa ter CEDIDO TEMPORARIAMENTE a Casa dos Bicos ?
É por estas e outras, passadas, que por exemplo a Casa de Aristides de Sousa Mendes e a exibição da sua personalidade e documentos contiunuam por resolver, e nun caso mais recente, “anda por aí” o espólio de Amália Rodrigues e parece ninguém importar-se por resolver o assunto e fazer uma casa-museu consistente e aberta ao público…
Que pensarão gerações mais novas do que nós e futuras, ao constatarem que o país, algumas pessoas, determinados poderes desleixam Nomes que projectaram o país a nível mundial ?
GostarGostar
Mr. Piscoiso,
Sinceramente (sempre !) sensibilizado pelo seu reconhecimento.
GostarGostar
“Simples biblioteca”, a de Saramago ? Por favor… Não será muito difícil imaginar a quantidade e a qualidade das edições….
Pois, eu para imaginação não tenho muito jeito.
O que sei é que há centenas de lugares para ele depositar a biblioteca e que não são um monumento nacional.
O que também sei é que há uma boa dezena de bibliotecas e arquivos de valor incalculável que não conseguem um lugarzinho para se instalarem.
Se me “cedessem” um gabinete da câmara o que é que eu lá punha dentro?
Uma secretária com secretária e um carro com motorista
É o que se usa lá por aqueles lados.
GostarGostar
Mr. João Miranda,
Não resisti voltar ao tema, à “matéria”, para que se perceba uma vez mais a formatação do pensamento de muitos portugueses ao ficarem indiferentes face a crimes lesivos de patrimónios e para a rejeição(Mr. João Miranda incluído !), por exemplo da concessão por 10 anos da Casa dos Bicos à Fundação saramago.
Temos, estas manchetes:
revista Caras — “Clara de Sousa. Estou feliz, e isso é que é importante.
Flash ! — As Mentiras de Nereida.
Lux — Júlia Pinheiro decide fazer plástica.
Gente — Ronaldo. Nereida deixou-o.
VIP — A vida milionária de Nuno Santos e de Andreia.
Mariana — Beatriz doa rim a Kiko e salva-lhe a vida (telenovela).
Maria — Grande reviravolta – Beatriz está viva ! Teresa é uma impostora.
TV Guia — Fernanda Serrano/Férias longe do marido.
TV 7 Dias — Pedro Górgia/Cristiano saíu de casa. Ele abandonou o filho com 1 mês.
TV Novela — Fátima Lopes-Tudo o que ela passou para conseguir ficar grávida.
TV Mais — Maddie está morta”.
O que é que vale, para muitas dezenas de milhar de pessoas, José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, se comparado com este desfile semanal de “acontecimentos” ?
E Mr. JMiranda completa a intriga, ao escrever que a Casa dos Bicos foi “oferecida”…
GostarGostar
Fado Alexandrino,
Vc., se residente em Lisboa, tem o direito(constitucional) e o dever de ir a uma Assembleia Municipal propôr “centenas de lugares” para futuras biblotecas –“uma boa dezena”, informa– e espólios. Lugares que não são “monumentos nacionais”…
Do seu último parágrafo, presume-se que se um dia fôr a uma dessas assembléias ou à câmara de Lisboa, as secretárias que se cuidem: o seu olhar “come-as” e/ou desaloja os ocupantes…inclusivé dos popós. Afinal é isso que o meu caro propõe e não se importava de usufruir “à ganância”…
(Comentário feito sempre a considerá-lo).
GostarGostar
Por aqui, poderemos ver bem, de que é feito um portuga !
Portuga que se preze, só fica feliz se o seu semelhante falir e ficar na miséria , mas se o seu semelhante consegue vencer na vida e que lhe seja reconhecido mérido, então portuga que se preze, rói as unhas até ao cotovelo…
Realmente, Camões, ao terminar os Lusíadas, sabia bem do que falava…………
GostarGostar
MJRB Diz:
19 Julho, 2008 às 2:42 pm
Meu caro, compreender ironia parece não ser o seu forte.
Quanto a ir a essas interessantes reuniões conforme saberá não á tarefa fácil.
Não são abertas, é preciso uma complicada inscrição, há um limite muito apertado de presenças, falar nelas nem sequer se imagina, compreenda isto aqui não é Inglaterra onde os senhores deputados (que aliás são conhecidos nos seus círculos) lá estão disponíveis ao fim-de-semana.
Era o que faltava os senhores edis misturarem-se com o povinho.
Sempre a considerá-lo I rest my case
GostarGostar
Fado Alexandrino,
OK ! Passou-me o seu sentido de humor…que não foi muito explícito.
Uma ginginha no Rossio à sua !
GostarGostar
Peço desculpa, mas presumo que ler isto
http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2008/07/casa-saramago.html
pelo menos acrescenta sal à discussão.
E agora nada mais há a acrescentar.
Os poderes instituidos já decidiram, está decidido.
É como o TGV.
GostarGostar
MJRB (29)
«Durante 10 anos (renováveis), a biblioteca do escritor ficará, para consulta, naquele espaço.»
não é bem assim, o contemplado com a a Casa dos Bicos disse (no público) sobre a instalação da sua biblioteca: «em principio sim. Não sei se toda, se parte. Mas lembrou que caso a administração da CML mudasse e decidisse não renovar a cedencia do edificio, a fundação ficaria numa situação incomoda, «na rua com 250 caixotes de livros» pois a sua biblioteca é composta por 13 mil volumes.»
eu concordo com ele, aliás é por isso que as fundações geralmente compram as suas instalações e não andam a pedir espaços para fazer «agitação» como anunciou o feliz contemplado.
As fundações, por natureza, são patrimónios colocados ao serviço da comunidade. E não o inverso, comunidades a patrocionar e apoiar patrimónios, como no caso de soares, saramago e berardo.
GostarGostar
Gabriel Silva Diz:
19 Julho, 2008 às 5:30 pm
“As fundações, por natureza, são patrimónios colocados ao serviço da comunidade. E não o inverso, comunidades a patrocionar e apoiar patrimónios, como no caso de soares, saramago e berardo.”
Completamente de acordo com o Gabriel e com o JM. Só que os tugas têm a terrível mania de virar o bico ao prego. Consta que há por aí umas trabalhadoras que, quando ouviram falar na Casa dos Bicos, julgaram que iriam para lá prestar os seus serviços.
GostarGostar
Mr. e caro Gabriel Silva,
Parte da biblioteca de José Saramago foi doada à Casa-Museu em Azinhaga, sua terra natal. Uma ínfima parte, e ao que sei, obras adequadas ao local e seus habitantes.
Certamente que JSaramago e a sua companheira, já escolheram as obras a instalar na Casa dos Bicos. Fácil será presumir que as melhores, e não serão certamente de qualidade duvidosa.
Na Casa dos Bicos ficarão também alguns documentos. Os espaços não serão estanques nem impedirão os visitantes de consultar livros e…em casos especiais(historiadores, por exemplo), documentos. Nesse pólo da Fundação (o outro pólo é o da Azinhaga), estudantes e historiadores poderão trabalhar sobre a sua Obra.
JSaramago ganhou bastante dinheiro post-Nobel. É dele. Tem família.
Certamente não tanto dinheiro para comprar um amplo e adequado espaço, central, e prestigiante na cidade.
Não coloco reservas quando os dinheiros e espaços públicos patrocinam casos muito especiais. E Saramago, Prémio Nobel da Literatura é, por tal, um caso único e bastante especial.
Qualquer país evoluído desejaria esse espólio. Espanha, Madrid, os espanhóis, só para exemplificar, não hesitariam nem contestariam.
Em praticamente todos os países, sobretudo europeus e norte-americanos, muitos espólios e colecções privadas estão em espaços públicos cedidos e custeados pelo estado e por municípios.
O caso da instalação da Colecção Berardo é, em todos os aspectos, bem diferente… Muito complicado, devido à sagacidade de Berardo ao perceber as fraquezas, ignorâncias(!, de vária índole), maus aconselhamentos e ansiedades de Sócrates e de Isabel Pires de Lima. Retaliou, ameaçou, venceu. Cavaco disse “nim”… Berardo fez um excelente “negócio” !
Berardo poderia comprar um excelente espaço na cidade ? Certamente que sim.
Caso Fundação Mário Soares. Não coloco em causa o espólio, por certo precioso. Mário Soares poderia adquirir um espaço para a Fundação ? Permito-me duvidar. O dinheiro é dele. Tem, tal como Saramago, familiares.
O que, diz-se, diz-se, não está bem explicada, é a cedência do espaço, por parte da câmara, então presidida por João Soares. Bem como alguns e mais recentes donativos e apoios.
Mas sou a favor desta Fundação. Mário Soares não foi um presidente e estadista qualquer. Gostemos ou não das suas acções como secretário-geral do PS, como PR e como PM. Tem prestígio internacional. É um ícone da vida portuguesa nos Séc.XX-XXI.
Como se sabe, por exemplo nos USA existem as famosas bibliotecas do presidente. Conheço três. Nelas, tal como na de MSoares, estão a memória dum tempo.
Os portugueses não devem nem podem dar-se “ao luxo” de desperdiçarem os casos Saramago e Soares.
A Colecção Berardo é importante. Os portugueses devem estar-lhe gratos por permanecer em Portugal. As condições para a instalar é que não foram as ideais, sobretudo para os próximos nove anos do CCB….
GostarGostar
Mialgia de Esforço,
Requintado humor no seu último parágrafo… De facto nessa zona transitavam umas especiais trabalhadoras. Neste 2008, não sei.
GostarGostar
Possivelmente, esta minha opinião vai ser muito mal entendida e por tal contestada.
Mas porque estamos a falar de dinheiros públicos, prefiro, sem hesitações, o “investimento” na instalação da Biblioteca de José Saramago na Casa dos Bicos, do que certos estádios de futebol, e não estou a “atingir” unicamente os construídos para o Euro 2004. Mas há mais e outro tipo de maus, péssimos e desastrosos investimentos sobre os quais as pessoas dizem “nada”, quando não até os apoiam…
GostarGostar
…E Mr. João Miranda
“sacaneou” o caso, ao escrever:
Fundação Saramago – conhecida por receber a Casa dos Bicos oferecida pela Câmara de Lisboa.
Repito, não foi “oferecida”, mas sim CEDIDA durante 10 anos.
(Não pode valer tudo para provocar polémicas…).
GostarGostar
Posts destes são serviço público.
E mainada.
GostarGostar
Para o Sr Saramago guardar os seus papelinhos em vez da Casa dos Bicos teria feito muito mais sentido a cedência de um espaço no edifício-sede do Diário de Noticias na Av. da Liberdade
E para completar a oferenda seria adequado o descerramento, por António Costa, de uma placa comemorativa do 33 anos do “Manifesto dos 24”, com os nomes dos 22 jornalistas afastados do jornal sem direito a quaisquer indemnizações e, finalizando a inscrição a letras douradas, com a posterior justificação do então auto-intitulado “defensor do ‘verdadeiro socialismo’, contra a ‘democracia burguesa’ e os ‘salazaristas do CDS'”
“O jornal tinha uma certa linha e não podia transformar-se numa espécie de tribuna onde toda a gente poderia dizer do jornal aquilo que quisesse.” José Saramago, 1991
GostarGostar
…Sousa Lara, então secretário de estado de Santana Lopes ministro da cultura do governo de Cavaco Silva, é que “teve razão” e terá pensado:
“Nem pensar, a atribuição duma prestigiada distinção internacional a um escritor comunista como Saramago !…”
E zás ! Impediu mesmo !
Fosse Saramago militante do PS ou do PPD e se tivesse saneado comunistas e esquerdistas do DN (*), hoje seria um “herói nacional” !
(*) Dois meus amigos, um deles já falecido, foi saneado por Saramago. Condenei ao tempo aquela purga.
GostarGostar
Errata e adenda:
Sousa Lara era Subsecretário de estado.
Saramago foi cortado da lista de concorrentes ao Prémio Literário Europeu. Erradamente eu escrevi que foi impedido de receber a distinção.
Justificação de SLara: (“O Evangelho Segundo Jesus Cristo”) “não representa Portugal”. E adianta: “A obra atacou princípios que têm a ver com o património religioso dos portugueses. Longe de os unir, dividiu-os”.
No Irão, na Arábia Saudita, na Espanha de Franco, no Afeganistão, no Portugal de Salazar, procederiam do mesmo modo…
GostarGostar
Dou por hoje encerrada “a matéria”.
Vou ali “ouver” Lou Reed — outro perigoso, intratável “de esquerda”.
GostarGostar
Um exemplo — nos USA e Canadá, até há cerca de dois meses, venderam-se 100 milhões de livros seus.
Constatação pessoal: já encontrei livros de Saramago em livrarias e nas suas montras, em Kuala Lumpur, Dublin, Buenos Aires, Helsínquia, Amesterdão, para além de cidades-”centrais” como Nova Iorque, Boston, Paris ou Londres. Em Madrid, nem eu precisaria referir…MJRB
Julgo haver aqui um engano qualquer. 100.000.000 de livros vendidos no Canadá e USA? De onde é que tirou essa informação? Se isso fosse verdade, o seu Saramago era MILIONÁRIO, poderia fazer do seu bolso qualquer fundação, não precisaria de “xular” os portugas.
Além disso vejo que viaja muito e por todo o mundo…
GostarGostar
Troglodita,
Grato por chamar a atenção.
10 milhões e não 100 milhões.
José Saramago não é “meu”, mas estimo-o e sou desde há muitos anos seu leitor.
Entendo que o seu nome e Obra é património nacional, tal como será outro grande vulto da literatura portuguesa, e felizmente temos muitos.
De facto tenho viajado muito. Felizmente fora desta modorra.
GostarGostar
Fundações, locaios onde se branqueiam lucros! Falta de auditorias, falta de escruplos, administrações, que podem ser eternas! como continua em Portugal, a existir estas organizações mafiosas? rara excepções, que se conhece o seu empenho em investir em areas de interesse geral! onde estão os ministros das finanças, que não cooperem nestas jogadas?
Só faltava a do saramago, com o padrinho Costa, vergonha no focinho……
GostarGostar
Não seria mau dizer, pelo menos no caso da Fundação Mário Soares, dizer que desenvolve trabalho na área da história contemporânea e criou um dos maiores arquivos nacionais nesta área. É só para não parecer que há aí um preconceito.
GostarGostar
os idiotas que aqui se têm escandalizado contra este acordo Camara-Saramago não estão contra o facto de a Casa dos Bicos vir a ser utilizada com fundação
os idiotas estão contra o facto de o acordo ser com Saramago, por uma questão ideológica
os idotas, que têm todo o direito de não gostar de Saramago, preocupam-se ZERO com o património nacional.
GostarGostar
portela menos um Diz:
20 Julho, 2008 às 7:23 pm
Assim, insultando, não defende a sua dama.
No meu caso de idiotia estou apenas contra a dádiva de um monumento nacional.
Conform parece não saber há dezenas de lugares muito respeitáveis para ele depositar os seus livros.
Já agora dez milhões de livros nem o Irving Wallace vendeu.
GostarGostar
Daniel Oliveira Diz:
20 Julho, 2008 às 5:35 pm
A questão não é essa.
A questão é porque é que um privado com dinheiros do Estado pode fazer isso, que podia muito bem ser feito pelo mesmo Estado com menos dinheiro e menos pompa.
GostarGostar
JM dixit: Fundação Saramago: Conhecida por receber a Casa dos Bicos oferecida pela Câmara de Lisboa.
pelo que sabemos do acordo, isto não é uma afirmação idiota?
GostarGostar
Mr. Daniel Oliveira-“do Mal-Sem Eixo” (*),
Eu enalteci precisamente isso: o importante espólio constante na Fundação Mário Soares. E a sua categoria como estadista, discordemos ou não, e globalmente ou parcialmente da sua marcante acção como político. Se quiser, leia o meu comentário 54.
O problema –mesquinho–, é que José saramago é militante do PCP. Repito: fosse ele militante do PS ou do PPD… O que não faria por exemplo o PS ou o PPD com um Prémio Nobel da Literatura ? Até Sousa Lara pediria ao padre da sua área para o punir…
Mas esta gente (Mr.João Miranda incluído pelo texto sacanóide), tem noção alguma do que é um Prémio Nobel da Literatura ?
Conseguem imaginar o prestígio decorrente para o país ?
Sabem quanto dinheiro entrou, pelos direitos de autor mais vendas, para o país ?
Ignoram a projecção internacional de Portugal através do Nome Saramago ?
(*)brincadeira minha.
GostarGostar
É a inveja aos amanhas que cantam, camaradas!
Antigamente, quando os animais falavam, para se ser reconhecido e homenageado convinha distinguir-se em algo e ter levado uma vida coerente. Não bastava vender papel e saber usar os media com umas frases bombásticas, de quando em vez, para acordar aqueles que, mais distraídos, ainda não repararam no génio por detrás da boca.
Hoje, com o progresso da civilização, já qualquer meco serve desde que dê fotografia para a posteridade e uns segmentos nos noticiários da semana. Não interessa o passado. Desde que no presente dê “um boneco” giro o futuro está garantido.
GostarGostar
MJRB Diz:
” Um exemplo — nos USA e Canadá, até há cerca de dois meses, venderam-se 100 milhões de livros seus.
Constatação pessoal: já encontrei livros de Saramago em livrarias e nas suas montras, em Kuala Lumpur, Dublin, Buenos Aires, Helsínquia, ”
Para além de ter visto livros de JSaramago em Kuala Lumpur, o que não deixa de ser extraordinário, visto que ele não está traduzido na língua dessa linda cidade, seria interessante saber onde foi buscar esse número dos 100 milhões de livros vendidos, só nos Canadá e nos EUA até aos últimos 2 meses.
GostarGostar
Mas esta gente (Mr.João Miranda incluído pelo texto sacanóide), tem noção alguma do que é um Prémio Nobel da Literatura ?
Deve ter.
Conseguem imaginar o prestígio decorrente para o país ?
Tal como o Egipto
Sabem quanto dinheiro entrou, pelos direitos de autor mais vendas, para o país ?
Quanto ?
É que ele vive em Espanha.
Mas diga lá quanto.
Dos Abba, sei eu, quanto entrou para a Suécia, assim como dos Cardigans e tantos outros grupos.
Do JSaramago não sei
GostarGostar
Curiosamente,
Já rectifiquei no meu Comentário 64: 10 e não (por lapso no teclado, 100 milhões. Sim, desde há alguns anos para cá, até aos últimos dois meses, 10 milhões !
A propósito: sabe quantos exemplares da Obra de Saramago, foram vendidos até recentemente em Portugal ?
Exactamente: em Kuala Lumpur ! Numa livraria, lá estavam(!) dois(!!) livros de Saramago, traduzidos para inglês, um deles, lembro-me que numa área de destaques de autores, ao lado de Jorge Luís Borges, também em inglês(!!)
Não sei quanto o Estado teve de receitas, mas por certo muito, porque está colectado em Portugal.
Estamos entendidos, parece que:
Saramago não presta e os idiotas, os incultos, os que nunca leram Saramago atentamente, são, afinal, os membros da Academia Sueca;
O lobby, que houve, junto de alguns membros da ASueca, é estúpido, porque apostou num autor sem qualidade literária, criativa;
Os editores internacionais foram parvos, maus gestores, ao reeditarem as suas obras;
Dos destaques em eventos literários, como feiras do livro, resultou….nada, ou pouco mais do que nada !;
Os doutoramentos concedidos por universidades prestigiadas obedeceram a conluios internos e extermos;
Consagrados críticos e historiadores, foram comprados por alguém, para tecerem extraordinários elogios a Saramago;
Etc.
Curiosamente, respeito que V. não goste de Saramago e/ou da sua Obra. Ou das suas posições políticas e sociais.
Também eu não aprecio alguns dos seus livros nem determinados posicionamentos, mas Portugal tem um Prémio Nobel da Literatura, é a vontade de ele depositar parte do seu espólio em Lisboa, em Portugal, que estamos a debater. Da vossa parte, a contrapôr com mesquinhas questões. É por estas e outras, que muita gente com valor intelectual, artístico e científico foi e continua a ir embora ! E fazem muito bem !
Curiosamente, também quer nomes ? Também são renegáveis ?
GostarGostar
…Possivelmente, vocês escreveriam nada, se a Casa dos Bicos continuasse, nos próximos anos, com os funcionários do pelouro da Cultura…
Ou eventualmente aplaudiriam a instalação duma fundação de um futebolista ou um espaço ligado ao futebol… Ou, quem sabe, do cançonetismo português… Ou de maquetas de cenários de telenovelas… Ou da tauromaquia portuguesa… Ou… Ou…
GostarGostar
Inacreditável esta discussão:sinceramente já não consigo perceber o que moverá algumas pessoas que até estão contra a divulgação e enaltecimento da cultura como faz o prémio Nobel da Literatura José Saramago e as fundações referidas.Deve dar um prazer extraordinário escarnecer de todos e tudo…
GostarGostar
MJRB Diz: “Curiosamente, respeito que V. não goste de Saramago”
Quem é que lhe disse, que eu gosto ou no gosto de Saramago ?
Aonde foi buscar tal ideia ?
” e/ou da sua Obra. Ou das suas posições políticas e sociais.
Também eu não aprecio alguns dos seus livros nem determinados ”
Quem é que lhe disse que eu gosto ou não da obra de Saramago ? No todo ou em parte ?
GostarGostar
MJRB Diz: “mas Portugal tem um Prémio Nobel da Literatura, é a vontade de ele depositar parte do seu espólio em Lisboa, em Portugal, que estamos a debater.”
Eu não coloquei em causa que esse espólio seja posto onde quer que seja. Nem lhe falei nisso, curiosamente.
Mas se quer, fica uma pergunta. Onde está esse espólio ?
“Da vossa parte, a contrapôr com mesquinhas questões. É por estas e outras, que muita gente com valor intelectual, artístico e científico foi e continua a ir embora ! E fazem muito bem !
Curiosamente, também quer nomes ? Também são renegáveis ?”
Caro MRJB, não sabia que fazer perguntas sobre o número de livros vendidos era mesquinho, mas há quem ache que o numérico nas transacções já é.
Uma questão de feitios, ou outros valores. Não debato, mas se acha mesquinho a minha pergunta, também achará que quem se dedique tanto tempo a saber quanto envolveu uma transferência de um jogador da bola, o seja.. O seja, mesquinho.
Se quiser, sempre adianto que terei razão, pois não o vejo a pedir fundação para nada do futebol, mas sim da arte. O que prova que mesmo que a arte não se meça pelo numero de edições vendidas, para si é importante pois as mencionou.
Ora eu e outro comentador vir por em causa os seus números, foi o mesmo que você fez com Vale e Azevedo , por exemplo.
Portanto, nada de mesquinho, certo ?
Evidente, que você como pessoa honesta rectificou logo os números apresentados. Até porque em nada tem a ver com eles, não ganha nem perde.
Disse 100 milhões, depois disse 10 milhões.
GostarGostar
MJRB Diz: “Da vossa parte, a contrapôr com mesquinhas questões. É por estas e outras, que muita gente com valor intelectual, artístico e científico foi e continua a ir embora ! E fazem muito bem !
Curiosamente, também quer nomes ? Também são renegáveis ?”
De maneira nenhuma. Vocé ajudou a colocar o The Special One (Mourinho), fora do seu próprio clube. O que é notável, e ficará para a história do presidente que ajudou a eleger.
Não preciso de mais exemplos. Esse é suficiente.
GostarGostar
Curiosamente,
O espólio está em Lanzarote.
No contexto da discussão não é mesquinho colocar em causa a quantidade de livros vendidos aqui e no estrangeiro. E creia, se quiser, que coloquei inadvertidamente 100 mas tinha lido 10 milhões. O “problema” não são os “números”, mas a cedência da Casa dos Bicos.
O caso VAzevedo é bem diferente, muito diferente…e tal como o caso JMourinho por si colocado, não perscruto porquê a invocação dos dois nomes neste nosso “diálogo”.
GostarGostar
“A Câmara fará as obras de adaptação que, segundo o presidente da Câmara, serão “diminutas”.”
“Actualmente a fundação tem três sedes, uma em Lisboa na Avenida Gago Coutinho outra na terra natal do escritor, em Azinhaga e a terceira fica em Espanha em Lanzarote.”
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1335691
Que bom para o Sr Saramago conseguir ser “realojado” sem ter de andar aos tiros no meio da rua.
E ao passar das vivendas da Gago Coutinho para a Rua dos Bacalhoeiros não conseguirá ainda uma indemnizaçãozita por “despromoção” a acrescentar ás obras de “adaptação” pagas pelos “sujeitos passivos” de Lisboa? Os mesmos “sujeitos passivos” que têm de pagar do bolso deles as obras, a valores correntes, aos pobres “inquilinos” das rendas a 50 euros? Just checking!… 🙂
GostarGostar