Saltar para o conteúdo

Em nome de Maddie *

22 Julho, 2008
by

Em teu nome, menina dos cabelos de luz, tantos choraram depois de mais nada conseguirem esperar. Em teu nome, menina dos olhos longos, zangaram-se as polícias e os países fitaram-se receosos e melindrados.

Dizem que por ti, menina do rosto que irradia, os governos pesaram, combinaram e concluíram. Os jornais imaginaram, acusaram e puniram. Toda a gente te definiu o destino mil e uma vezes. E tantas carreiras e glórias se sonharam – tudo por ti, juravam. Mas nunca foi por ti, sempre por eles.

Sabes, menina de todas as meninas que já cá não estão, o poeta Pessoa quis saber qual era o enigma que havia numa princesa do teu país que há muitos anos foi feliz aqui. Invocou-a como ‘Madrinha de Portugal’. Partiste muito cedo, esse foi o mistério que não te deixou ser feliz. Pode ser que aqui a tua saudade seja mais bem cuidada do que por aqueles que te desampararam.

* Correio da Manhã, 2 de Maio de 2008

34 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    22 Julho, 2008 01:38

    A real imagem do patético presente Regime.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    O Aprendiz de Jurista permalink
    22 Julho, 2008 02:15

    Meu caro CAA

    Louvo-lhe a prosa, algo melancólica, mas encantadoramente tocante, reconheço, contudo, não me contento com um «Dizem que por ti, menina do rosto que irradia, os governos pesaram, combinaram e concluíram.», esse «Dizem (…)», cheira-me, passe a expressão, a conformismo, a aceitação de uma inevitabilidade escusada, como se de realidade magistral se tratasse!
    Pelo resto subscrevo.
    É que não percebi ainda por que razão o MP não encontra matéria para acusação, pelo menos com base no 138 do CP, pelo menos! Mas essa, a razão, será objecto de reflexão, depois de ler o relatório da PJ que um amigo retirou de um jornal on-line e fez o favor de mo enviar.
    Mas disso falaremos mais tarde, estou certo.

    Gostar

  3. hajapachorra's avatar
    22 Julho, 2008 03:47

    Este artista da língua devia escrever na Bola.

    Gostar

  4. Francisco P.'s avatar
    Francisco P. permalink
    22 Julho, 2008 05:44

    Que casa de meninas saiu este senhor chorão? As gajas dão cabo duma pessoa…
    Devia-se escrever antes de coisar.

    Francisco P.

    Gostar

  5. Fado Alexandrino's avatar
    22 Julho, 2008 07:34

    Retirou o post em que ontem anunciava a sua contribuição na RTPn vá lá saber-se porquê.
    Agora eu gostava de saber é porque é que não os deixaram falar sobre os “ciganos” e os “pretos”.
    Quanto à Maddie vocês, os jornalistas,têm uma atracção pelo abismo que até assusta.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Julho, 2008 09:09

    O que CAA disse ontem sobre o caso no programa é muito daquilo que penso. Infelizmente.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Julho, 2008 09:11

    .. só espero que se alguém processar alguém, que nao processem o estado. Processem as fontes anónimas e as personagens dos media.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    22 Julho, 2008 10:30

    Ai qui lindo…

    Gostar

  9. Ideiafixa's avatar
    Ideiafixa permalink
    22 Julho, 2008 10:35

    Normalmente quando o CAA diz qualquer coisa com a qual concordo, (às vezes acontece), fico sempre com a sensação que ele não fez o trabalho de casa!
    Mas ontem na RTPN tive oportunidade de assistir a uma das melhores críticas que ouvi sobre a justiça em Portugal.
    Crítica “corajosa” como a definiu João Teixeira Lopes e com a qual concordo inteiramente.
    O “Caso Madie” serviu para o CAA navegar , com a calma de quem não toma herbalife, pela PJ e pela intervenção do Dr. Marinho Pinto.
    Como quem não quer a coisa, as várias vertentes da justiça em Portugal foram desancadas, placidamente, sem dó nem piedade numa dúzia de minutos.
    Tudo isto depois de eu ver na SIC Notícias o discurso manhoso do Dr. Rangel sobre a mesma justiça.
    Que diferença, meu Deus!

    Quando voltar a falar sobre o tema avise, que eu pago para ver.

    Gostar

  10. Piscoiso's avatar
    22 Julho, 2008 10:45

    Estou mais preocupado com o caso Esmeralda.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Bafo D'Onça permalink
    22 Julho, 2008 12:19

    Azar o nosso…agora que se estavam a discutir os problemas de fundo do país, agora que se estava a entrar pela via da resolução dos problemas, logo agora que ainda falta mais de um mês para começar o futebol, agora qua ainda havia espaço para um berburinho incomodativo antes da silly season tão típica do mês de Agosto Português, tinha que vir o mais que previsível arquivamento do processo Maddie.
    Agora que vai caír o pano do segredo de justiça, não vão tardar os debates, as aberturas de telejornal, as entrevistas ao Gonçalo Amaral (a este saíu-lhe o Euromilhões-reforma da PJ, agora vai-se fartar de ganhar dinheiro com entrevistas e exclusivos e reportagens e livros, depois vem a CARAS e a LUX fazerem os exclusivos das férias do casal Amaral, etc…), e daqui a uma semana já ninguem quer saber se estamos pobres ou mais pobres, se a Euribor vai subir, ou subir, ja ninguem se vai lembrar se o gasóleo está mais caro, ou mais caro ainda, mas toda a gente vai falar, comentar, fazer opinião,bloggar e julgar sobre o caso Maddie, as bestas vão passar a bestiais e o inverso também vai suceder, e ou muito me engano ou ainda vão rolar cabeças e não me admiro nada se daqui por algum tempo não se irá falar na reabertura do processo…
    Hoje não vou ver os Telejornais…já estou cansado de Maddie, Jerry, Mitchell, Brown, Pinho, Amaral… Hoje só vou ver a Sic Radical!
    Bafo’s
    http://www.petitiononline.com/FIMDORSI/petition.html

    Gostar

  12. Uribe's avatar
    Uribe permalink
    22 Julho, 2008 14:13

    Parabéns CAA

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    22 Julho, 2008 14:53

    Parabéns CAA

    Gostar

  14. SG's avatar
    22 Julho, 2008 16:15

    Pelo menos por negligência os pais de Maddie deviam ser processados.
    Não se deixam crianças assim sozinhas.

    Gostar

  15. Fado Alexandrino's avatar
    22 Julho, 2008 16:24

    Pelo menos por negligência os pais de Maddie deviam ser processados.

    CAA terá todo o prazer de lhe explicar que esse raciocínio é absurdo.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Julho, 2008 16:28

    Teriam que processar todos aqueles pais do ALgarve que o fazem? Só nos amigos havia mais uns tantos.

    Além disso é estranho a mesma policia que diz que eles deviam ser condenados por abandono, achar que eles sao os culpados da morte. Quer dizer para a matar nao a podiam ter abandonado, né? Das duas uma. Ou abandonou e aconteceu-lhe algo, ou nao a abandonou e zás.. foram eles.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Julho, 2008 16:33

    .. além disso, quanto à questao de acusaçao de abandono, se eles nao sao culpados, já foram mais que castigados. Querer a acusaçao de abandoo, é apenas de pessoas más e sem coraçao. A unica coisa que aconteceria, se eles estao inocentes, era masi sofrimento e ainda por cima os gemeos iriam sofrer posi sabe-se lá se podiam ser separados.

    É preciso ser mau para querer castigar pais a quem uma filha desaparece desse modo. Já o foram. E nao é por isso que ela iria aparecer.

    Gostar

  18. AAC's avatar
    AAC permalink
    22 Julho, 2008 16:41

    Em grande CAA. Os meus parabéns.

    Gostar

  19. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    22 Julho, 2008 16:48

    Também me quer parecer que se fossem portugueses tinham apanhado com a exposição ao abandono. Até podiam não ser condenados mas acusados, seguramente…

    Gostar

  20. CAA's avatar
    22 Julho, 2008 17:09

    «Também me quer parecer que se fossem portugueses tinham apanhado com a exposição ao abandono. Até podiam não ser condenados mas acusados, seguramente…»

    Completamente de acordo, Lololinhazinha.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Julho, 2008 17:15

    tinham caído das escadas, se calhar. Assim levaram apenas com uma dose dos media para os fazer sofrer até dizer chega. Nao confessaram. E mesmo assim nao consideram que nao sao culpados, continuam a achar que sao culpados. Nao entendo. Porque é que por exemplo nao suspeitam de algum dos amigos que até parece que dizem que mentiram? Nao, tinha de ser os pais, porque sim.

    E querem justiça tipo vingança. Nao interessa saber que já foram castigados. Justiça era serem espezinhados.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Julho, 2008 17:18

    Mas um aparte: Aquela imagem robot do presumivel raptor… nao vos parece parecida com o dono da Virgin? Será que nao seria de o ir buscar para interrogar? lol

    Gostar

  23. Fado Alexandrino's avatar
    22 Julho, 2008 18:26

    Até podiam não ser condenados mas acusados, seguramente…

    Sim podiam ser acusados para fazer mais pirotecnia.
    Já foi explicado n vezes que era preciso provar-se o dolo dessa acção para caber algum valor à acusação.

    O Senhor CAA pode recitar-lhe os artigos do Código onde isso vem explicado.

    Gostar

  24. Levy's avatar
    Levy permalink
    22 Julho, 2008 21:27

    Que coisa tão pirosa!

    Gostar

  25. Eduardo Correia's avatar
    Eduardo Correia permalink
    23 Julho, 2008 00:32

    Ay Dios Mio..
    Coisa mais rabónica..

    Gostar

  26. Gajo com menos gel no cabelo do que o CAA's avatar
    23 Julho, 2008 00:57

    Deves andar a levar na pá, ó Cê Á Á.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Julho, 2008 03:32

    Caro Fado Alexandrino

    A exposição ou Abandono (138º cp), no caso, é a violação do dever jurídico de guarda que impende sobre os pais.
    É um crime de perigo em concreto, não em abstracto.
    É a violação do dever de cuidado a que todos os pais estão obrigados.

    Gostar

  28. Fado Alexandrino's avatar
    23 Julho, 2008 08:34

    Muito obrigado.

    Artigo 14º
    Dolo
    1 – Age com dolo quem, representando um facto que preenche um tipo de crime, actuar com intenção
    de o realizar.
    2 – Age ainda com dolo quem representar a realização de um facto que preenche um tipo de crime
    como consequência necessária da sua conduta.
    3 – Quando a realização de um facto que preenche um tipo de crime for representada como
    consequência possível da conduta, há dolo se o agente actuar conformando-se com aquela
    realização.

    Segundo os especialistas que nos ensinam nas têvês um advogado estagiário ilibaria con facilidade os pais.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    23 Julho, 2008 18:39

    Assassinio, não intencional, julgo, que è a cereja no bolo!
    Porque não foram escutados, os telefones dos paizinhos, desde
    o minuto que a mãe, deu o alerta à skynews ou a alguem que a orientou, para seguir aquele kafioso percurso, que continua?
    Como se arraja tantos milhões para gastar impunemente?
    Se o Papa soube-se o que tinha pela frente não os tinha recebido, aliaz afastou-se a alta velocidade…….

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Julho, 2008 00:56

    Tribunus, lá fora as pessoas são generosas e dão dinheiro. O caso foi mediático e isso ajuda a angariar dinheiro.
    Em Portugal é que não se dá dinheiro nenhum. Veja-se o caso das 20 crianças portuguesas, a mais conhecida Rui Pedro, que conseguiu juntar a fabulosa quantia de 800 euros.
    Será que é culpa dos Ingleses, se eles dão dinheiro e nós não ?
    Será que é culpa dos ingleses, os portugueses de esquerda acharem que deve ser o estado e por isso não dão um chavo ? E os de direita acharem que não deve ser o estado mas eles também não abrem o cordão à bolsa, sejam ricos, sejam pobres ?

    Mais uma vez, os portugueses falharam estrondasamente.
    Maddie – 4 milhões e meio de euros
    R Pedro – 800 euros

    Gostar

  31. Fado Alexandrino's avatar
    24 Julho, 2008 08:24

    desde o minuto que a mãe, deu o alerta à skynews

    Quem deu o alerta à BBC e não à Sky foi outra pessoa.
    Se lesse o relatório saberia isso, mas como só lê o Correio da Manhã …

    Gostar

  32. Rui Silva's avatar
    25 Julho, 2008 09:23

    CAA,

    A Maddie era da tua familia? Os McCann eram teus amigos? Não percebo então o tom desta posta.

    Não podes meter como banda sonora uma musica do Victor Espadinha? A Maddie merecia mais do que prosa poetica engagée de quinta categoria. Que posta da treta.

    Gostar

  33. Flavio's avatar
    27 Julho, 2008 21:00

    Quem quiser saber onde está a Maddie, basta ligar para o meu novo blogue:

    http://www.emma49.blogspot.com

    Gostar

Trackbacks

  1. Leitura recomendada: “Em nome de Maddie” « O Insurgente

Indigne-se aqui.