Saltar para o conteúdo

Serviço público de televisão (making of)

25 Julho, 2008

O actual serviço público de televisão resulta de um conjunto de opções políticas tomadas pelos sucessivos governos liderados pelos partidos do Bloco Central. Estes governos optaram por manter um serviço público de televisão estatal, pago pelo contribuinte, prestado através de uma empresa pública detentora de dois canais de sinal aberto, um para minorias e outro generalista. Nenhuma destas opções é inevitável. Não tem que existir um serviço público de televisão estatal, tal como não existe nenhum serviço público de imprensa estatal. Mesmo que se opte pela criação de um serviço público de televisão estatal, ele não precisa de ser prestado por uma empresa pública. Pode perfeitamente ser contratualizado entre o Estado e as empresas privadas de televisão. Mesmo que se decida que o serviço público deve ser prestado por uma empresa pública, essa empresa não precisa de manter um canal generalista de televisão que não acrescenta nada aos serviços que os canais privados já prestam.

34 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Julho, 2008 21:54

    rtp ao serviços do governo. diria deste serviço “porque no te callas”

    Gostar

  2. Bravo's avatar
    Bravo permalink
    25 Julho, 2008 21:58

    E a prova é:
    que para mim, em Lisboa e com a TV Cabo,
    o que entendo por serviço público,
    é-me fornecido muito mais pela SIC Noticias do que pela RTP.

    Gostar

  3. Vìtor Pimenta's avatar
    25 Julho, 2008 22:12

    Concordo com sobretudo com a última frase, caro João Miranda. E para isso, bastava o Canal 2 que a RTP1 é uma cópia em cor esbatida do pior da SIC e da TVI

    Gostar

  4. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    25 Julho, 2008 22:40

    Caro Vitor Pimenta,

    Subscrevo as suas palavras e acrescento que a RTP é das maiores vergonhas do nosso país. Tem um custo de operação elevadíssimo completamente aberrante do ponto de vista empresarial.

    O dinheiro gasto por ano na RTP do orçamento de estado seria muito mais bem empregue noutras opções. O argumento que a RTP faz coisas boas não pega. Com o dinheiro que ela custa, também era melhor… A questão é quanto é que custa o bem que ela faz? Já agora outra questão: quanto é que custaria adjudicar o mesmo serviço público a um privado? Estou em crer que uma fracção.

    A RTP está, para mim, no TOP 10 de exemplos de esbanjamento do dinheiro público em Portugal.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    O liberal sou eu permalink
    25 Julho, 2008 22:42

    O Estado não tem nada que contratualizar televisão de coisa nenhuma. Ponto.

    Gostar

  6. Rafael Ortega's avatar
    25 Julho, 2008 23:14

    Não concordo com o Vítor Pimenta.
    Acho que a programação da RTP é melhor que a da SIC e de longe melhor que a da RTP. Os noticiários são muito menos sensacionalistas.
    E enquanto na RTP vão para o ar programas como “As Escolhas de Marcelo”, “Prós e Contras” e aquele do Vitorino o que é que está a dar nos privados? Telenovelas.
    A RTP1, não sendo o melhor canal do país, bate aos pontos os canais generalistas privados.
    Mas concordo com o comentário 2, a SIC Notícias faz um serviço público melhor que a RTP.

    Gostar

  7. Rafael Ortega's avatar
    25 Julho, 2008 23:15

    qnd disse

    “Acho que a programação da RTP é melhor que a da SIC e de longe melhor que a da RTP”

    keria dizer, obviamente,

    “Acho que a programação da RTP é melhor que a da SIC e de longe melhor que a da TVI”

    Gostar

  8. jose manuel faria's avatar
    25 Julho, 2008 23:23

    Ortega, Marcelo já esteve na TVI e na TSF, Vitorino é muito fraquinho. À 3º feira ruben de carvalho , à 4º Pires de Lima e à 5ª o Zé Manel Pureza. Mais diversidade. Os noticiários são parecidos. O Vitor Pimenta tem razão. O canal 2 chega. Afinal a rtp pensa nas audiências. No futebol tem de dar sempre um dos do costume.

    Gostar

  9. MJRB's avatar
    25 Julho, 2008 23:36

    Privatize-se a RTP !
    É uma autêntica manjedoura para muitíssimos e diversificados pastos !

    Porcaria por porcaria que venha a seguir com esses canais privatizados, o erário público, o meu dinheiro, não alimenta mais a indigência, o favor político-partidário, a alienação, a patetice, a pimbice, etc, etc.

    Há mais vida para além da RTP — alguns canais estrangeiros.

    Gostar

  10. MJRB's avatar
    25 Julho, 2008 23:55

    Este caso RTP é importante.

    Mas não posso nem devo esquecer-me dum facto hoje ocorrido em Portugal: a entrada, a seu tempo, da Guiné Equatorial nos PALOP !!!
    Que não fala uma palavra portuguesa !
    Que nada tem a ver com a História portuguesa em África !

    Fantástico, José ! Vale tudo !… És um PM do caraças !

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Pêndulo permalink
    26 Julho, 2008 00:10

    Eu continuo a usar “contratado” e não “contratualizado”. Acho que é um desperdício de letras públicas, de todos nós.

    Gostar

  12. Libertas's avatar
    Libertas permalink
    26 Julho, 2008 00:34

    A RTP é mais um dos motivos do atraso do país (com este sorvedouro de impostos, menos PIB) paga pelos contribuintes para benefício do poder político e dos mamões (funcionários, «artistas» pimba e de novelas, marcelos, vitorinos e demais «comentadores»).

    Gostar

  13. Libertas's avatar
    Libertas permalink
    26 Julho, 2008 00:35

    Há 20 anos também diziam que a banca não podia ser privatizada, que era uma alavanca…tretas… A mama só acabará com o fim da TV estatal. O salário médio na RTP é superior a 2300 euros/mês!!!

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    26 Julho, 2008 00:51

    480 milhões de euros para 4 anos, salvo erro. É a ReTePe. Aguente-se a ReTePe e o Ministro Sargeta. O JúLio Isidro, o Jorge Gabriel, a Srenella Andrade, e o Oficial-Oficioso José Alberto!

    Querem mais? Para quê? É o novo Obscurantismo. Informação para quê?

    ———————————

    Quanto à Guiné-Equotarial, pois, junta-se ao Chávez, ao dos Santos, ao Qhadaffi. O Khameney só não vem, porque nem dá cabidela ao “Engenheiro” Da Independente!

    Na Europa, Portugal é o Amigo dos Párias! Podia ser pior, nem ter Amigos párias….

    Gostar

  15. MJRB's avatar
    26 Julho, 2008 01:08

    J,

    Há mais, há muitos mais nomes na RTP com elevadíssimos ordenados, nem vale a pena Vc. e eu mencioná-los.
    A RTP é um autêntico desperdício de dinheiro !!!!

    Quanto à entrada (mais do que aprovada !) da Guiné Equatorial nos PALOP, um regime daqueles…um país que não fala nem escreve uma palavara portuguesa, é para “isto”, também o “Acordo Ortográfico” ?
    (Claro que outros interesses se (a)levantam !)… Já não há pudor ! Como querem que as gerações mais novas entendam a ética, a honorabilidade, a independência, em política ?

    Gostar

  16. Vìtor Pimenta's avatar
    26 Julho, 2008 02:47

    Olhe caro Rafael Ortega, quando dão as transmissões da Cova da Iria, 12 horas seguídas, continuo a preferir a SIC ou a TVI que têm mais cor nos planos…

    Só mais uma coisa: não percebo como é passa publicidade nos canais da RTP com tanto dinheiro que retiram da taxa de audiovisual, cobrada até nos contadores de chafariz e fonte luminosa de toda e qualquer praça de burgo por esse país abaixo…

    Gostar

  17. JLS's avatar
    26 Julho, 2008 04:56

    Sim, podem contratualizar com empresas privadas. Mas o que a RTP tem de mal, as empresas privadas têm ainda pior. E se não encontra programas de pleno serviço público – que, sim, são raros – entre a RTP1 e a RTP2… tenho pena, mas eles existem. Até lhe digo um, que até será um dos melhores programas que existem actualmente… Sociedade Civil depois do almoço na 2. Agora o que você diz poderá ser válido no que diz respeito à RTP nos sair do bolso. Mas contratualizar serviço público com privados… também sai do bolso. É um contrato. Temos, nós, o Estado, de lhes dar algo. E para não transmitirem uma parolada qualquer a manhã e tarde inteira, para não transmitirem morangos e floribelas antes do jantar, para não transmitirem várias telenovelas depois do jantar, quanto acha que custará ao Estado? Em quanto ficam as contas de não-publicidade e da produção? E das potenciais receitas da venda ou revenda de formatos e programas? É muito bonito de dizer, mas há que fazer as contas. Em todo o caso, não me parece que o serviço público seja muito melhor fora do Estado…

    PS: tem de haver serviço público na televisão e tem de haver serviço público na imprensa. Se não está a ver a que me refiro… deixe lá, provavelmente também nunca irá precisar desses serviços, apesar de ter os seus usos.

    Gostar

  18. LPedroMachado's avatar
    26 Julho, 2008 06:36

    A crónica do JM no DN de hoje, de que esta posta é o ‘making of’, é excelente. Só é pena não ter mais espaço.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Julho, 2008 08:31

    O atraso do país é a tv privada que temos. E ainda por cima dizem sempre nao a mais canais. Para que é que só existem dois canais privados em sinal aberto? Que agora vao passar a míseros 3? É por nao haver mais partidos para mandar na tv?

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Julho, 2008 08:34

    Nao tem de haver serviço publico nenhum.

    Serviço público nao é um bando de politicos no bláblá sempre a contaminar o ambiente e a discutir politica. Serviço publico nao é para cada notícia aparecer um jornalista ou meia dúzia a explicar a noticia à sua maneira e dando a sua opiniao. Serviço publico nao é uma tv de opinioes e propaganda politica.

    Serviço publico nao é telejornais a ler noticias dos jornais e a passar imagens de arquivo para ilustrar a noticia chatas ou rabos de raparigas a passer na rua.

    Serviço publico era acabar com a tv.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Julho, 2008 08:44

    Voces imaginem a tv privada sic e tvi controladas pelo pcp e pelo be e digam se só querem tv privadas? Dizem isso porque a sic e a tvi sao contra a esquerda. Mas isso muda. Qualquer dia era ao contrário.

    Gostar

  22. Justiniano's avatar
    Justiniano permalink
    26 Julho, 2008 09:29

    Dejá vu….

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Julho, 2008 09:43

    Privatizem a RTP e RDP E LUSA.Uma montanha de gente a fazer propaganda e a enganar o zé povinho.Imaginem quanto é nos custa a RTPÁFRICA… e para quê?
    Estes parolos só sabem esfolar sempre os mesmos para se apossarem melhor dos bons nacos…

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Julho, 2008 10:01

    De qualquer modo penso que o governo devia despedir e mudar a direcçao da rtp por gastar milhoes nos jogos de futebol, estando o país em crise. Sao malucos doentios.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Julho, 2008 10:05

    Nao há direito. A tv gastar assim os dinheiros publicos. Já basta o que paga a certos pivots da tv para lerem o teleponto. Podiam contratar pelo menos uma loira.

    Gostar

  26. C. Medina Ribeiro's avatar
    26 Julho, 2008 10:13

    O jornalista Joaquim Letria abordou, esta semana, o tema dos telejornais excessivamente longos, um assunto que nos leva, depois, a matutar porque é que essas peças informativas são quase iguais em todas as estações – não apenas no que toca à sua duração, mas também no que respeita aos temas, hierarquização das notícias, pessoas entrevistadas, etc.

    A referida crónica, que foi publicada no “24 horas”, está também afixada e em discussão no seu blogue – [aqui].
    .

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Julho, 2008 10:17

    “são quase iguais em todas as estações..”

    As vezes que a rtpn e a sic noticias dao a mesma noticia ao mesmo tempo! Parece bruxedo. Adivinham! lol
    Aquilo é coisa de outro mundo.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Julho, 2008 11:40

    O Goebles é que sabia da poda.Uma mentira repetid X VEZES PASSA A VERDADE DIVINA…

    Gostar

  29. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    26 Julho, 2008 13:55

    Caro JLS,

    Não está em causa o facto de a RTP poder ter alguns bons programas. Como o orçamento que tem seria aberrante que assim não fosse. A minha questão é QUANTO É QUE ISSO CUSTA AOS CONTRIBUINTES. O mesmo programa gerido pela RTP ou contratualizado a um privado custa uma fracção na segunda opção. A RTP é um deseperdício escandaloso de dinheiro a meu ver. Fazem tudo o que fazem os privados com um custo muito mais elevado.

    Gostar

  30. MJRB's avatar
    26 Julho, 2008 16:46

    Bem… já nem vale a pena referir as chorudas indemnizações a administradores e directores quando a RTP prescinde dos seus serviços…

    Só Rangel, então director de programas, saíu, ao fim de quase dois anos na RTP, com quase 300 mil Contos de indemnização !!!…

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    27 Julho, 2008 18:59

    Fechem aquela merda!

    Gostar

  32. Manuel Moreira da Silva's avatar
    Manuel Moreira da Silva permalink
    27 Julho, 2008 23:20

    O Diário da República não é um “serviço público de imprensa estatal”? é uma pergunta, não é ironia…

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    30 Julho, 2008 21:25

    TAMBEM VALE A PENA LER O QUE DIZ O ENTREASBRUMAS.BLOGSPOT.COM
    OUTRA VISÃO, OUTRO MUNDO

    Gostar

Trackbacks

  1. A RTP e a falência do conceito de “serviço público” de televisão « O Insurgente

Deixe uma resposta para Libertas Cancelar resposta