Saltar para o conteúdo

Feminist science

29 Julho, 2008

Na matemática não existem diferenças entre raparigas e rapazes.

O mito acabou. As raparigas e os rapazes são iguais nos resultados que têm a matemática. Um estudo publicado hoje na revista científica “Science” utilizou os resultados dos testes de matemática de mais de sete milhões de raparigas e rapazes de dez estados diferentes dos EUA. Não encontraram diferenças.[…]
Hyde e os seus colegas sugeriram que os factores sociais e culturais também influenciam o resultado dos estudantes e não as diferenças entre os géneros só por si.

Este é o tipo de alegação que coloca qualquer céptico em estado de alerta. A lista de autores do estudo reforça algumas suspeitas: Janet Hyde, Sara Lindberg, Marcia Linn, Amy Ellis, Caroline Williams. Janet, Sara, Marcia, Amy, Ellis. Estranho, a autora principal é especialista em “Psychology and Women’s Studies” e desenvolveu um instrumento de trabalho chamado “Feminist Identity Development Scale” que aparentemente serve para medir o grau de feminismo de cada um.

Mas adiante, lido o estudo chega-se à conclusão que existem de facto diferenças entre rapazes e raparigas no topo da escala (que é o que interessa porque esses serão os que se irão especializar em profissões relacionadas com matemática) e, mais importante, que o nível das perguntas dos testes analisados é demasiado baixo (o que poderá prejudicar os rapazes). Portanto, é verdade, não existem diferenças entre rapazes e raparigas, desde que não se olhe para o topo da escala nem se usem testes muito difíceis para avaliar as diferenças. As diferenças que costumavam ser encontradas entre rapazes e raparigas deviam-se a um hábito cultural obsoleto e preconceituoso. O hábito, hoje caído em desuso, de se fazerem testes difíceis.

Ver, a propósito: Janet Hyde: boys = girls in math? Not really e The End Justifies the Means.

91 comentários leave one →
  1. AGG's avatar
    AGG permalink
    29 Julho, 2008 01:30

    uiiiiii picar as feministas…. isto vai ser deveras engraçado, já estou a imaginar o chorrilho de disparates baseados na auto comiseração… heheh

    Gostar

  2. Piscoiso's avatar
    29 Julho, 2008 01:46

    Já estou a reunir as minhas tias para virem enxamear a caixa de comentários.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    29 Julho, 2008 04:11

    Os estudos são como os pareceres, encomendam-se…

    Gostar

  4. LPedroMachado's avatar
    29 Julho, 2008 05:41

    Chegará um dia em que a ciência estará totalmente desacreditada por causa de coisas como esta. E a culpa será dos próprios cientistas, que estão a pôr a política à frente da ciência. O provável desmascaramento do embuste chamado aquecimento global será a primeira grande machadada.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Julho, 2008 05:56

    No estudo que posso fazer, assim de memória, em todas as turmas de matemática em que estive as raparigas batiam os rapazes na matemática. Mas também batiam em todas as outrs cadeiras inclusive em educaçao fisica.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Julho, 2008 06:01

    Ainda ontem estava a ver distraído uma reportagem na tv sobre bodycombat ( coisa que recomendo a todos que é puro prazer) e em rodapé passava uma frase que dizia qualquer coisa os desportos de combate nao sao exclusivo masculino.

    Perguntava-me como em que em pleno século XXI e na nossa sociedade alguém se sente na necessidade de salientar tal coisa. É preciso salientar o que é óbvio há tanto tempo? Ainda se estivessemos no Irao.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Julho, 2008 06:03

    .. esto poste anterior é para salientar que desconhecia totalmente que existia tal mito na matemática. OH.. havia um mito?

    Gostar

  8. José Carlos Santos's avatar
    José Carlos Santos permalink
    29 Julho, 2008 07:32

    Excelente texto, João Miranda. Aprendi bastante com ele.

    Gostar

  9. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    29 Julho, 2008 09:25

    Anónimo Diz:
    29 Julho, 2008 às 5:56 am

    ” (…) Mas também batiam em todas as outrs cadeiras inclusive em educaçao fisica.”

    Que escola é essa? Porque é que todos os records mundiais, nacionais e regionais da classe masculina são superiores ao da feminina?

    Realmente, acredito que haja escolas em que todos os primeiros lugares pertençam a raparigas: nos conventos de freiras.

    Gostar

  10. Augusto Emilio's avatar
    29 Julho, 2008 09:26

    “Chegará um dia em que a ciência estará totalmente desacreditada ”

    A ciência moderna positivista é em si um descrédito. Só um leigo é crente.

    Bem-haja!

    Gostar

  11. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    29 Julho, 2008 09:26

    Se me disserem que as raparigas são mais organizadas, com mais sensibilidade para as áreas humanas, para a sociologia, a psicologia, aceito. Dizer que são melhores em tudo é puro feminismo.

    Gostar

  12. Luís Lavoura's avatar
    Luís Lavoura permalink
    29 Julho, 2008 09:29

    Em vez de se preocupar com aquilo que se passa nos EUA, o João Miranda deveria ver o que se passa em Portugal, e constatar que, no seu país, na Universidade da sua cidade, há tantas matemáticas mulheres como matemáticos homens.

    Sim, no topo da escala. Em Portugal, a taxa de mulheres na matemática é de aproximadamente 50%.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Julho, 2008 09:56

    “Que escola é essa? Porque é que todos os records mundiais, nacionais e regionais da classe masculina são superiores ao da feminina?”

    ihihihih quer que responda a isto? mas que pergunta inteligente!
    na minha escola por acaso os recordes no atletismo eram de raparigas. Corriam mais que os rapazes… sao mistérios. lolol

    Gostar

  14. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    29 Julho, 2008 10:00

    O Luís Lavoura é feminista, o que prova que elas, coitadas, precisam de ajuda.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Vitor Pereira permalink
    29 Julho, 2008 10:25

    Quantas mulheres têm a medalha fields?

    Gostar

  16. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    29 Julho, 2008 10:46

    “ihihihih quer que responda a isto? mas que pergunta inteligente!
    na minha escola por acaso os recordes no atletismo eram de raparigas. Corriam mais que os rapazes… sao mistérios. lolol”

    Fale-me só das escolas situadas no planeta Terra. Não vale comparar com as de outros planetas.

    Ó Anónimo(a) feminista, deixe-se disso.

    O que vale é que quando escrevemos “inverdades” não empolam os dedos. Esccreva, escreva e desabafe.

    Gostar

  17. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    29 Julho, 2008 10:47

    Normalmente os craques em matemática são pessoas destituídas de interesse. Mas ainda persiste o mito de quem é bom a matemática é um indivíduo inteligente. Em vez de desfazer este mito, Janet Hyde, engoliu o isco e anzol dos preconceituosos, e entrou no jogo palermóide. Já agora convinha ver se há diferenças em história, biologia, economia, sociologia, física, música e por aí adiante.

    Gostar

  18. Essagora's avatar
    Essagora permalink
    29 Julho, 2008 10:51

    Também há olimpíadas da matemática em Portugal. Alguém consegue descobrir qual a percentagem de rapazes e raparigas entre os premiados?

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Julho, 2008 10:53

    ó Pinto, mas a verdade é que o corta-mato da escola era ganho sempre por uma rapariga. O que é que quer que lhe diga? A mentira?
    E as melhores notas de educaçao fisica eram de raparigas. O que é que quer. Só falei no estudo que poderia fazer das minhas memórias.

    Gostar

  20. Vítor Vilar's avatar
    29 Julho, 2008 11:06

    A minha opinião, é que fisiologicamente não existem assim tantas diferenças entre os géneros, quando falamos de capacidade intelectual. Porque quando se fala de um cérebro tipicamente feminino ou masculino, a percentagem nunca é 100% vs 0% ou vice-versa. O que faz com que os factores decisivos para a diferença sejam apenas os de carácter cultural. Estando nós na primeira geração que contempla a mulher como igual, até é razoável que só agora os resultados comecem a ser sobrepostos.

    Tudo isto, está bem explicado aliás no livro Brain Sex, da doutorada em genética por Oxford, Anne Moir.

    Falar de capacidade física, nomeadamente força e locomoção já é no entanto um pouco idiota. Selecção natural, anyone?! Ring a bell?!

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Julho, 2008 11:08

    Os portugueses ficaram com 2 medalha de bronze nas olimpiadas de matemática internacional ( 2 eles) e uma mençao honrosa para uma ela

    http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=528B2469277D5ACAE04400144F16FAAE&opsel=1&channelid=0

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Julho, 2008 11:11

    a página ds olimpiadas portuguesas
    http://www.mat.uc.pt/~opm/

    Gostar

  23. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    29 Julho, 2008 11:15

    “ó Pinto, mas a verdade é que o corta-mato da escola era ganho sempre por uma rapariga. O que é que quer que lhe diga? A mentira?
    E as melhores notas de educaçao fisica eram de raparigas. O que é que quer. Só falei no estudo que poderia fazer das minhas memórias.”

    Nesse caso não se compreende porque é que os homens, para concorrer à PSP/GNR e Forças Armadas, têm que fazer provas físicas mais exigentes que as mulheres (e mesmo assim só meia dúzia de mulheres conseguem superar as provas, ao contrário dos homenso que têm uma taxa de sucesso na ordem dos 50%). Isto já para não falar de TODOS os redords mundiais e nacionais. Andam a acontecer coisas muito esquisitas.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    ferro permalink
    29 Julho, 2008 11:19

    afinal a discussão centra-se em torno de quantos 0,000… de superioridade masculina? que patetisse de ambos os lados

    Gostar

  25. Miguel Madeira's avatar
    29 Julho, 2008 11:28

    “Mas ainda persiste o mito de quem é bom a matemática é um indivíduo inteligente.”

    Como é que alguêm pode ser bom a matemática se não for inteligente?

    Gostar

  26. Essagora's avatar
    Essagora permalink
    29 Julho, 2008 11:36

    Pelas estatísticas que fiz dos prémios atribuídos entre 1983 e 2007, 85% dos premiados são rapazes e 15% são raparigas.

    Estamos ainda um pouco longe dos 50%, portanto. Somos uns porcos machistas, é o que é…

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    CMO permalink
    29 Julho, 2008 11:42

    Não li o estudo em causa. Mas há evidência de a média é igual mas a distribuição diferente: haveria mais rapazes entre os muito bons e haveria mais rapazes entre os muito maus.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Gabriela permalink
    29 Julho, 2008 11:50

    Eu não sei se há diferenças inatas nos sexos no que concerne a capacidade para a matemática.

    O que eu ponho em questão é o tom do seu poste. O João Miranda analisa a imparcialidade de um estudo sendo extremamente parcial. É óbvio que o João Miranda pensa que já sabe a resposta.

    O João Miranda parece que faz ciência nos seus tempos livres, se bem que duvido que seja boa ciência, da forma que aproxima todos os temas com tantas certezas e poucas bases em que as apoiar. É uma questão de lógica, não é verdade?

    Gostar

  29. Augusto Emilio's avatar
    29 Julho, 2008 11:53

    “Como é que alguêm pode ser bom a matemática se não for inteligente?”

    Sim, de acordo com os piscossocioantropologos da ciência moderna, qualquer acefalado que seja o melhor a acertar com o dedo no nariz possui uma forma de inteligência. Em termos de conceito, a poucos se pode aplicar o termo intelçigente. Aparte disto não há correlação, um computador é excepcional a matemática e não possui inteligência.

    Bem-haja!

    Gostar

  30. Vítor Vilar's avatar
    29 Julho, 2008 12:03

    Gabriela, a diferença existe entre cérebros masculinos ou cérebros femininos. O que equivale a dizer, que um cérebro feminino por exemplo tem 10x mais matéria branca do que um cérebro masculino. O cérebro masculino tem 6.5x mais matéria cinzenta. O cérebro feminino liberta oxitocina depois de um abraço de 20 segundos, o que transmite segurança à pessoa. O cérebro masculino usa menos palavras (estimando-se entre 1000 a 10000 a diferença) do que o cérebro feminino. O cérebro feminino sente prazer quando fala, sendo apenas ultrapassado em intensidade pelo prazer sexual.

    Mas é preciso perceber que estamos a falar de cérebros femininos/masculinos e não de cérebros de mulheres/homens. É perfeitamente possível (e comum) existirem pessoas com 60% cérebro feminino e 40% de cérebro masculino. Aliás, a tendência é superior à de existirem 100% contra 0% de qualquer um dos géneros.

    A evolução cultural continua a ser a grande responsável por esta aproximação. As mulheres pelo esforço intelectual e cognitivo que tiveram no último século e os homens pela capacidade sensorial que foram obrigados a desenvolver.

    Gostar

  31. Essagora's avatar
    Essagora permalink
    29 Julho, 2008 12:05

    “Como é que alguêm pode ser bom a matemática se não for inteligente?”

    Fácil. Basta assumir que matemática é contar e fazer contas de cabeça.
    Para contar podes usar os dedos e para calcular podes usar máquinas. Inteligência para quê, afinal?

    Claro que quem diz que “ainda persiste o mito de quem é bom a matemática é um indivíduo inteligente” diz pouco sobre a matemática, mas muito sobre si próprio.

    É certo que a inteligência não é limitada pela matemática. Ou seja, um indíviduo pode ser inteligentíssimo e não saber nada de nada de matemática. Mas o inverso é que não é possível, ser um imbecil e muito bom a matemática.

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Gabriela permalink
    29 Julho, 2008 12:11

    A mim não me mete impressão que as mulheres e os homens sejam diferentes. Se quiser vá ao New Scientist e numa das mais recentes revistas falam que o cérebro feminino e masculino são diferentes. Contudo, muitos dos estudos biomédicos foram baseados em cérebros masculinos, porque se pensava que ambos os cérebros são iguais, e o cérebro masculino não tem as variações em certas hormonas que as mulheres apresentam, porque é mesmo assim, a lua e isso. Assim aplicações, por exemplo na área dos medicamentos para a dor, estão provavelmente desadaptados para as necessidades femininas. É assim do interesse das mulheres que esta diferença seja assumida e que estudos focados no cérebro feminino sejam realizados.

    Eu julgo que é mais importante para as mulheres assumir as diferenças do que para os homens. Em vez das mulheres se tentarem adaptar a um mundo feito para homens, é altura que o mundo esteja adaptado às necessidades de ambos os sexos.

    O que deverá ser igual são as oportunidades. Que ninguém diga a uma mulher ou a um homem: tu não podes fazer isto, porque és mulher ou homem, mai nada. Percebe, João Miranda, o que é feminismo? Só se chama feminismo, porque foram as mulheres que tiveram de reagir, senão se tivesse sido ao contrário chamava-se masculinismo, um dia esperemos será somente humanismo. Por enquanto ainda dói mais a um dos lados.

    Este seu poste é uma criancice, mas eu nem sei porque ainda lhe respondo.

    Gostar

  33. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    29 Julho, 2008 12:16

    Na verdade pode-se se um expert a resolver equações diferenciais não lineares de Bernouli, tipo dy/dx + 1/x * y = xy^2 ( como é o meu caso, já agora) e no entanto não se passar de um ignorante especializado. A inteligência é outra coisa.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Gabriela permalink
    29 Julho, 2008 12:16

    Akula,

    eu escrevi um poste mais que coincidentemente é sobre esse facto de os cérebros feminino e masculino serem diferentes. Mas desapareceu. Neste momento não tenho paciência para reescrevê-lo.

    Gostar

  35. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    29 Julho, 2008 12:17

    Eu sou bastante bom a matemática, mas, no entanto, sinto também que sou bastante burro.

    Gostar

  36. contestatario's avatar
    contestatario permalink
    29 Julho, 2008 12:28

    Não sabia que o João Miranda era misógino.
    É pena – pensava que isto de ser uma figura pública até ajudava no contacto (atrapalhado, porém) com o sexo oposto.

    Gostar

  37. contestatario's avatar
    contestatario permalink
    29 Julho, 2008 12:30

    32. Gabriela

    Tem que ter paciência. Há mesmo pessoas que não conseguem estar muito à vontade com pessoas do outro sexo. Normalmente é o tipo que se acha intelectual, tem uns óculos grossos (de olhar muito para os blogs que escreve) e é socialmente inadaptado. Só que não sabe.

    Gostar

  38. Miguel Madeira's avatar
    29 Julho, 2008 12:31

    “Na verdade pode-se se um expert a resolver equações diferenciais não lineares de Bernouli, tipo dy/dx + 1/x * y = xy^2 ”

    Duvido que seja possivel alguêm aprender a resolver equações diferenciais não lineares (e todsa a matemática que está por detrás disso= se não for inteligente (ou se não se torne inteligente nesse processo).

    Gostar

  39. Augusto Emilio's avatar
    29 Julho, 2008 12:41

    O facto de não se saber o que é inteligência, revela só por si muita falta dela. A não ser que se esteja a aplicar devaneio cientoficcionista actual da multi-capacidade cognitiva, e a toda a confusão do “toma lá um doce filho que neste bocadinho aqui és inteligente”. Mas utilizar devaneios em vez de conceitos também não revela inteligência.

    Bem-haja!

    Gostar

  40. contestatario's avatar
    contestatario permalink
    29 Julho, 2008 12:55

    Adorei a referência a equações diferenciais com direito a exemplo (não em LaTeX).
    Eu consigo resolver a equação. Sou inteligente?

    Mete aí outra coisa qualquer (noutra área qualquer) para ver se eu consigo resolver. Dá-me um certo gozo aperceber-me que afinal sou inteligente neste concurso.

    Gostar

  41. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    29 Julho, 2008 13:01

    Da Wikipédia:

    Existem dois “consensos” de definição de inteligência. O primeiro, de “Intelligence: Knowns and Unknowns”, um relatório de uma equipe congregada pela Associação Americana de Psicologia em 1995:

    “Os indivíduos diferem na habilidade de entender idéias complexas, de se adaptar com eficácia ao ambiente, de aprender com a experiência, de se engajar nas várias formas de raciocínio, de superar obstáculos mediante pensamento. Embora tais diferenças individuais possam ser substanciais, nunca são completamente consistentes: o desempenho intelectual de uma dada pessoa vai variar em ocasiões distintas, em domínios distintos, a se julgar por critérios distintos. Os conceitos de ‘inteligência’ são tentativas de aclarar e organizar este conjunto complexo de fenômenos.”

    Uma segunda definição de inteligência vem de “Mainstream Science on Intelligence”, que foi assinada por 52 pesquisadores em inteligência, em 1994:

    “uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender idéias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência. Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente acadêmica ou um talento para sair-se bem em provas. Ao contrário disso, o conceito refere-se a uma capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à sua volta – ‘pegar no ar’, ‘pegar’ o sentido das coisas ou ‘perceber'”

    Gostar

  42. Miguel Madeira's avatar
    29 Julho, 2008 13:08

    Duvido que uma pessoa consiga resolver exercicios complexos de matemática sem “uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender idéias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência.”; noutras disciplinas, talvez; em matemática, duvido.

    Gostar

  43. Augusto Emilio's avatar
    29 Julho, 2008 14:12

    Depois há o conceito de inteligência, na sua alvorada aristotélica, para o qual toda a tecnocracia das habilidades de circo, que as tais capacidades cognitivas do mundo inclusivo e politicamente correcto não encontram lugar. Que é a capacidade de inteligir. Mas isso não interessa sequer mencionar, porque aí chegava a bonita conclusão de que tanto os homens como as mulheres são na actualidade desprovidos de tal capacidade.

    Bem-haja!

    Gostar

  44. Joana P.'s avatar
    Joana P. permalink
    29 Julho, 2008 14:26

    Em vez de se preocupar com aquilo que se passa nos EUA, o João Miranda deveria ver o que se passa em Portugal, e constatar que, no seu país, na Universidade da sua cidade, há tantas matemáticas mulheres como matemáticos homens.

    Sim, no topo da escala. Em Portugal, a taxa de mulheres na matemática é de aproximadamente 50%.

    – Luis Lavoura

    As licenciaturas em Matemática nas universidades portuguesas não são o topo da escala.

    Gostar

  45. Rafael Ortega's avatar
    29 Julho, 2008 14:31

    “um computador é excepcional a matemática e não possui inteligência.”

    Um computador sabe menos de matemática que qualquer pessoa aqui.

    Um computador não faz a mínima ideia do que é um limite, uma exponencial, um logaritmo, etc.
    Limita-se a fazer contas muito básicas, muito depressa.

    Gostar

  46. Joana P.'s avatar
    Joana P. permalink
    29 Julho, 2008 14:36

    Gabriela, creio que estará a sobre-analisar o post do João Miranda.

    Referir que o colectivo autoral é exclusivamente constituído por mulheres e liderado por uma especialista em estudos femininos será irrelevante, mas isto é apenas um post, não um trabalho académico.

    A tese de que in extremis os homems têm capacidades inatas para a matemática marginalmente superiores às das mulheres não é um mito e o estudo, ao contrário do que foi divulgado pela autora e papagueado pelos orgãos de comunicação social, não contraria essa tese. Que essas diferenças não se evidenciam de forma consistente num nível médio, há muito que se sabia.

    Gostar

  47. Augusto Emilio's avatar
    29 Julho, 2008 14:38

    O computador realmente não “sabe” coisa alguma. Executa os cálculos básicos de que fala, não deixa por isso de ter um comportamento excepcional na resolução de problemas. Do mesmo que a inteligência nada tem a ver com a capacidade de resolver probles matemáticos, nem mesmo quando efectuados por mentes geniais com elevada capacidade de abstracção matemática.

    Bem-haja!

    Gostar

  48. Essagora's avatar
    Essagora permalink
    29 Julho, 2008 15:40

    “Não sabia que o João Miranda era misógino.”

    Já eu sou ao contrário. Adopto aquela célebre frase, dita por um não menos célebre autor que agora não me ocorre:
    “Adoro feministas. Principalmente aquelas de pernas alongadas, bumbum empinadinho, seios firmes e olhos verdes!!!”

    Gostar

  49. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    29 Julho, 2008 16:40

    Inteligência é uma coisa que os antigos inventaram para nos virem chatear.

    Gostar

  50. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    29 Julho, 2008 16:41

    Inteligente é um indivíduo que conseguiu ganhar o euromilhões.

    Gostar

  51. Rui Carlos Gonçalves's avatar
    29 Julho, 2008 18:20

    “Aparte disto não há correlação, um computador é excepcional a matemática e não possui inteligência.”

    Um computador é excepcional a fazer contas/aplicar algoritmos, o que é muito diferente de ser excepcional a matemática. O computador dificilmente resolve problemas matemáticos para o qual não haja um algoritmo.

    Gostar

  52. contestatario's avatar
    contestatario permalink
    29 Julho, 2008 18:47

    Mas os computadores não são misóginos. A internet, porém, é.

    Gostar

  53. JC's avatar
    29 Julho, 2008 20:06

    “Que ninguém diga a uma mulher ou a um homem: tu não podes fazer isto, porque és mulher ou homem, mai nada.”

    Bem, mas há mesmo casos em que isso é assim mesmo.
    Por exemplo, pode-se dizer a um homem, que “tu não podes parir, porque és homem, não tens ovários, mai nada”.

    As diferenças existem e todos temos uma base biológica que é diferente.

    Sendo a inteligência o resultado do modo como o nosso cérebro processa a informação, e sendo o nosso cérebro um objecto fisico, nem podia ser de outro modo.

    O cérebro feminino é em média diferente do do homem ( em média) e é perfeitamente razoável que a uma arquitectura diferente, correspondam aptidões diferentes.
    Numas coisas o homem é em média “melhor”, noutras é a mulher e há bastos estudos que o demonstram.

    Não só nas aptidões matemáticas, mas tb no comportamento sexual, por exemplo.
    Um estudo recente de uma universidade sueca, defende a tese de que os cérebros dos homens homossexuais têm uma arquitectura parecida com o das mulheres hetero e que as mulheres homossexuais têm cérebros parecidos com os dos homens normais.

    Mas há estudos para tudo…e então na área da cîência enfeudada no activismo político e ideológico, basta pedir de encomenda.

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    Gabriela permalink
    29 Julho, 2008 21:03

    JC,

    a sua visão das pessoas é mecanicista. Se seguíssemos o seu raciocínio, o futuro seria definir em que é que cada um é O MELHOR e ele deverá seguir esse trilho. Será que a maior parte de nós quereria isso?

    Gostar

  55. Red Snapper's avatar
    Red Snapper permalink
    29 Julho, 2008 21:05

    Uma mãe:

    Caminhava com a minha filha de 4 anos, quando ela apanhou qualquer coisa do chão e ia por na boca.
    Ralhei com ela e disse-lhe para nunca fazer isso.
    -Mas porquê? – Perguntou ela .
    Respondi que se estava no chão estava sujo e cheio de micróbios.
    Nesse momento, a minha filha olhou-me com admiração e perguntou:
    – Mamã, como sabes tudo isso? És tão inteligente…
    Rapidamente reflecti, e respondi-lhe:
    – Todas as mamãs sabem estas coisas. Quando alguém quer ser mamã, tem que fazer um teste e tem que saber todas estas coisas, se não, não pode ser mamã.
    Caminhámos em silêncio cerca de 2, 3 minutos. Vi que ela pensava ainda sobre o assunto, e de repente disse :
    – Ah, já percebi. Se não passasses o teste, tu eras o papá .
    Exactamente, respondi com um grande sorriso na boca .

    Gostar

  56. JC's avatar
    29 Julho, 2008 21:58

    “o futuro seria definir em que é que cada um é O MELHOR e ele deverá seguir esse trilho”

    Bem, é o que tentam fazer os testes vocacionais…descobrir aquilo em que , potencialmente, somos melhores.
    A decisão é de cada um, mas tem de concordar que é melhor tomá-la com alguma luz, do que completamente às escuras.
    Se um tipo tem dotes para jogar futebol como o CRonaldo, é melhor que o saiba a tempo.

    Gostar

  57. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    29 Julho, 2008 22:14

    Anónimo Diz: ” No estudo que posso fazer, assim de memória, em todas as turmas de matemática em que estive as raparigas batiam os rapazes na matemática. Mas também batiam em todas as outrs cadeiras inclusive em educaçao fisica. ”

    Curiosamente, nada como falar num post sobre feminismo e crianças, em memórias selectivas. Nisso, ninguém bate as mulheres. A memória delas é realmente superior à dos homens. (em média).
    Já quanto a força fisica, também está provado que é, segundo esta nossa amiga. Na escola dela as raparigas batiam nos rapazes, e estes levavam.

    É disto que se estuda em “Women Studies”, segundo parece, e até fazem livros sobre isto.

    Curiosamente, ninguém referiu que actualmente, cerca de 66% das licenciaturas em Portugal são feitas por mulheres, e apenas 33 % por homens.
    Quer dizer que “o progresso” das mulheres começou faz mais de uma geração, e já ultrapassou o dos homens.
    Eles, os homens, é que não deram por isso. Estavam a falar de bola.

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    Gabriela permalink
    29 Julho, 2008 22:58

    JC,

    O que está em questão é que alguém imponha os testes vocacionais a alguém. O que interessa é que haja a liberdade para que cada um siga o que quer, ainda que seja numa área em que alguém lhe diga, porque és deste sexo, isto não é para ti, nunca serás o melhor.

    Numa área profissional há os melhores, os bons, os médios, os medíocres, os maus. Imagine que nenhuma mulher é dos melhores, mas há mulheres boas e médias. Virá mal ao mundo? Já que falamos de estudos, lembra-me de ler que parece que andam a ver, ao nível do QI, que há mais homens génios e mais homens estúpidos e as mulheres têm menor variação. Assim, a olho mirandês, veja se para cada génio há um estúpido a anulá-lo… Se calhar, a média é a mesma. 🙂

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    Vitor Pereira permalink
    29 Julho, 2008 23:05

    Não se esqueçam de comparar o desenvolviemento fisico e intelectual distintos que a raparigas e os rapazes têm.

    Aos 15 anos, uma rapariga é muito mais rewponsável que os rapazes. Que só aos 17/ 18 anos atigem essa maturidade. Ora verificandos resultados no ensino secundário elas partem uma significativa para tirar melhores notas e por consequencia atingem mais facilmente o acesso à Universidade.

    Sei que há quem defenda que os rapazes só deveriam integrar a escola a partir do 7/8 para estar em pé de igualdade que as raparigas no ensino secúndário.

    Gostar

  60. MJP's avatar
    MJP permalink
    29 Julho, 2008 23:44

    As raparigas são mais aplicadas. Têm boas notas a matemática e às outras disciplinas e por isso estão em maioria nas universidades públicas, incluindo o IST, logo há muitas mulheres licenciadas em matemática. No entanto, os rapazes distinguem-se na matemática, apesar de muitas vezes não se constatar nas notas, mas só na facilidade com que aprendem. É que a matemática também exige persistência.
    Hoje em dia, dispõem-se de imagem da actividade do cérebro que distinguem claramente o funcionamento de homens e mulheres. Numa mesma tarefa, os homens activam mais as zonas do cérebro que se julga ser responsaveis pelo calculo, enquanto que as mulheres activam mais as zonas da linguagem.
    Se o estudo tivesse comparado os resultados de todos em vários assuntos e não só matemática teria outras conclusões.
    É verdade, há notas excelentes de raparigas a educação física, mais do que de rapazes, porque são persistentes, deteminadas e precisam da nota para entrar no curso superior. Aos rapazes, a mãe perdoa se não entrar no curso que pretendia, ou tiver que ir para a privada. A conclusão é politicamente incorrecta.

    Gostar

  61. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Julho, 2008 00:10

    Vitor Pereira Diz:
    ” Aos 15 anos, uma rapariga é muito mais rewponsável que os rapazes. Que só aos 17/ 18 anos atigem essa maturidade. ”

    Especialmente as não-inteligentes, e aquelas que engravidam com a conversa parva dos rapazes.

    Gostar

  62. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    30 Julho, 2008 00:14

    MJP Diz:
    ” As raparigas são mais aplicadas. ”

    Outra genereralização.

    Todas as raparigas são mais aplicadas. Todos os rapazes são pouco aplicados.

    MJP Diz: ” As raparigas são mais aplicadas. Têm boas notas a matemática e às outras disciplinas e por isso estão em maioria nas universidades públicas, ”

    Está explicado o mistério. É a aplicação, mesmo das raparigas burras.
    Quanto aos rapazes, a culpa é das mães. Perdoam tudo aos rapazes, mas curiosamente, nada às raparigas.

    Gostar

  63. mariana's avatar
    mariana permalink
    30 Julho, 2008 00:40

    acho que a ideia de dizer que ninguém é ´mais inteligente por ser bom a matemática apenas procura por em causa a ideia de que apenas o conhecimento matemático é válido e prova de capacidade. da qualificação à quantificação do mundo algumas coisas se perderam… que me importa que os homens sejam melhores a fazer contas e que eu me perca na minha própria cidade? consigo fazer 3 ou 4 coisas ao mesmo tempo e sou francamente boa a interpretar textos e a encontrar relações entre eles. seja como for, estrago a estatística: o meu namorado é muito mais expansivo que eu, mas eu conduzo e estaciono muito melhor! eheh!

    Gostar

  64. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    30 Julho, 2008 00:51

    mariana Diz:
    “e sou francamente boa a interpretar textos e a encontrar relações entre eles. ”

    Ora aqui está uma oportunidade de pôr as suas aptidões à prova.
    Curiosamente, é isso que se pretende. Ainda poucos conseguiram analisar o Estudo apresentado por JMiranda (e não feito por ele, como alguns(mas) parecem não perceber ).

    O máximo que conseguiram foi chamar-lhe nomes, incluindo misógino (não gostar de mulheres), por curiosamente, ele apresentar um Estudo de uma Feminista.

    A Mariana já devia ter percebido isso, entre mais coisas, mas têm-se mantida calada. A Mariana e mais mulheres e homens.

    Gostar

  65. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    30 Julho, 2008 00:56

    Já a maior das curiosidades, curiosamente, é o pouco interesse que as mulheres dedicam à politica. È raro ver mulheres por estas bandas a comentar, sem ser as de lugar reservado (Sofia, Lolozinha, Tina, pouco mais).

    Porquê, com tantas aptidões ? Porquê, com tanta aplicação ?
    Porque não ligam aos problemas do país ?

    Depois queixam-se que estão pouco representadas na politica e outras partes da sociedade.

    E exigem quotas.
    Ora, a lolo por exemplo, mesmo não concordando em muita coisa com ela, merece mais estar na politica, que metade dessas madames.
    Ao menos, está aqui.
    (e outras como referido).

    Gostar

  66. mf's avatar
    30 Julho, 2008 01:11

    Bom , ele há um estudo , que tenho pena de não conseguir localizar , que me parece mais próximo do que observo. Se não estou em erro , resumidamente :até determinada idade , antes das hormonas -estrogénios e tal actuarem à séria- as conclusões das meninas do estudo citado pelo JM , estarão correctas e não há diferenças significativas , e se as houver , as mulheres até estão em vantagem.
    Mas depois , ocorrem para aqui umas mudanças que nos fazem interessar por outras coisas e tal -onde o gosto por dar à lingua parece que é importante,(sociabilidade maior na mulher) e matérias onde a solidão impera ( profissões com nivel baixo de relacionamento humano) tendemos a não as escolher. Não é por falta de capacidade , é por falta de apetência hormonal , vá lá. Claro que há excepções e ele há mulheres viciadas em palavras cruzadas , sudokus e teoremas.
    De todas formas , gostaria de dar os parabéns ao sexo masculino pela sua capacidade inventiva. É extraordinário , mas todos os inventos parecem ser fruto de mentes masculinas ( sempre dados à brincadeira , os rapazes). E quero dizer mesmo inventos , não descobertas fruto de investigação aplicada .
    Não consigo encontrar explicação para a nossa falta de capacidade de invenção.Será por o sentido prático imperar?

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    30 Julho, 2008 01:33

    Curiosamente
    As moças somos mesmo mais aplicadas e responsáveis , mas porque temos mais medo e menos orgulho “viril”. Já reparou que dizer a uma mulher: não és mulher nem és nada se não faltares à aula ou meteres uma para veia , não faz efeito nenhum? E a um rapaz já faz. Provávelmente o grupo de pares o põe de lado com o epípeto de mariquinhas. Tem a ver com “recato” da fêmea e exposição do macho alfa ,perfeitamente observável no mundo animal.

    Gostar

  68. anabela's avatar
  69. JC's avatar
    30 Julho, 2008 09:15

    “O que está em questão é que alguém imponha os testes vocacionais a alguém”

    Não, não se impoem teste vocacionais a ninguém. São caros, e quem os quer fazer tem de pagar uma nota preta.
    Creio que está a confundir tudo.
    O racional que leva as pessoas a pagar, é que a rapaziada no fim do 9º ano ou antes de um curso universitário, fará melhores opções se tiver uma ideia daquilo para que tem mais aptidões.
    São baterias de testes razoavelmente consolidadas e com resultados aferidos. Se fulano souber que tem um aptidões óptimas para a matemática e nenhumas para as malabarismos verbais, escolherá melhor.
    A escolha é de cada um….

    Bem, mas o que interessa é que HÁ APTIDÕES DIFERENTES. As pessoas já têm, por hereditariedade, algumas aptidões potenciais que poderão ou não desenvolver, depende do meio.

    Mas a diferença está lá, logo na lotaria genética e na biologia.
    Entre homens e mulheres, tb.Se o hardware é diferente, o resto tb não é igual.
    Por isso se um estudo prova que o grupo “´Mulheres” é mais apto em determinada coisa que o grupo “Homens”, isso não quer dizer que todas as mulheres são mais aptas nesse particular que todos os homens, mas que a curva de distribuição está desviada para a direita.
    O “feminismo” como ideologia, não tem aqui lugar. Como não tem tb o “machismo”.

    Gostar

  70. JC's avatar
    30 Julho, 2008 09:20

    “As raparigas são mais aplicadas”

    Isto tb é genericamente verdade, falando, claro em amostras significativas. Para além da questão cultural, a biologia tem tb aqui um papel. As raparigas são mais precoces e nas idades que contam já se equilibraram, enquanto as hormonas dos rapazes andam aos saltos. É a mesma razão que os leva afazer cavalinhos e a morrer que nem tordos nas estradas.
    Elas, de um modo geral, observam a peça que tem mais potencial e fazem a sua escolha.

    Gostar

  71. Essagora's avatar
    Essagora permalink
    30 Julho, 2008 10:17

    Red Snapper 55

    Essa piada fez-me lembrar uma outra:

    – Mãe, porque é que o pai é careca?
    – Porque é muito inteligente e usa muito a cabeça.
    – Então porque é que tu tens o cabelo todo?
    – Cala-te e come a sopa!

    Gostar

  72. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    30 Julho, 2008 15:47

    O João Miranda agarra-se desesperadamente à última bandeira dos machistas: A matemática. O mito da superioridade intelectual masculina comprovado pela matemática!
    Nem quer saber do resto. Não lhe interessam os factos. O número de mulheres sentadas nos bancos das faculdades que exigem melhores notas nada lhe diz. Pelo menos dêem-lhes a matemática para terem alguma coisa a que se agarrar nesta estranha sociedade em que, com a clonagem, o mundo até já pode sobreviver sem homens.
    Esteja tranquilo, João Miranda. Não tenha mais suores frios. O estudo só pode ser falso. A matemática continua a ser vossa!

    Gostar

  73. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    30 Julho, 2008 15:52

    Ouvi dizer que quem costuma ser mesmo muito bom em cálculos matemáticos são os doentes de autismo. Poderemos concluir que os homens serão tendencialmente mais autistas que as mulheres?

    Gostar

  74. JC's avatar
    30 Julho, 2008 16:28

    “Poderemos concluir que os homens serão tendencialmente mais autistas que as mulheres?”

    POdemos, mas não a partir dessa premissa.
    Na verdade a prevalência do autismo no sexo masculino é 4 vezes superior.
    A relação que faz entre autismo e matemática é que faz tanto sentido como a entre a que existe entre a estrada da Beira e a beira da estrada.

    Gostar

  75. Essagora's avatar
    Essagora permalink
    30 Julho, 2008 16:37

    Lololinhazinha,
    não percebi em que parte é que o João Miranda defende “O mito da superioridade intelectual masculina comprovado pela matemática!”. Ninguém aqui defendeu que quem não é bom a matemática é pouco inteligente.

    O que eu retirei do post é que o imperativo do politicamente correcto é tão forte que até se ignoram as diferenças encontradas nos estudos de modo a se retirar a conclusão que se procurava à partida: somos todos iguais.
    Eu, por mim, acho que não somos. Nem entre homens e mulheres nem entre pretos e brancos, por exemplo. Mas os sacerdotes do politicamente correcto são bem capazes de me querer condenar à fogueira por tal heresia…

    Já agora, cálculos matemáticos é um subconjunto minúsculo da matemática. Por isso é que autistas, máquinas calculadoras e computadores não são muito bons a matemática, como aliás já foi discutido ao longo dos comentários a este post.

    Gostar

  76. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    30 Julho, 2008 16:38

    JC,

    Não percebeu a ironia?
    Cuidado! Se eu fosse o João Miranda extraía já uma conclusão (de género) desse facto…

    Gostar

  77. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    30 Julho, 2008 17:07

    Essagora,

    A mesma revista científica Science publicou há cerca de dois anos um interessantíssimo estudo que envolvia mulheres e matemática. Destinava-se o estudo a verificar se o estigma “as mulheres não sabem matemática” tinha influência nos resultados.
    Concluiu o mesmíssimo estudo que dividindo as mulheres em dois grupos, os resultados do grupo manipulado com afirmações do género “as mulheres não sabem matemática” foram muito inferiores.
    Ás vezes as escolhas dos temas dizem tanto ou mais do que o próprio post. Este estudo a que eu me refiro não é muito mais interessante? Se calhar justificava muito bem a criação do mito!

    Gostar

  78. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    30 Julho, 2008 17:09

    Anónimo Diz:
    “Curiosamente
    Tem a ver com “recato” da fêmea e exposição do macho alfa ,perfeitamente observável no mundo animal. ”

    Curiosamente, sempre pensei que eram as fêmeas leoas que caçavam e não eram nada recatadas. Azares de quem compara com os animais. Sabe, o erro é esse. Generalizações.
    No reino animal, cada animal é igual ao outro e poucas diferenças faz.
    No ser humano, há diferenças entre generos, e sexos. Mas acima de tudo, entre cada pessoa em si.

    As feministas modernaças, pelos vistos, pareçem desconhecer isto.
    Para elas, todos os homens são iguais, e todas as mulheres são iguais.
    Curiosamente, começo a aceitar que é igual ao machismo, apenas têm um discurso mais sofisticado e adequeado aos tempos.

    Gostar

  79. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    30 Julho, 2008 20:57

    Anónimo Diz:
    30 Julho, 2008 às 1:33 am
    ” Curiosamente
    Já reparou que dizer a uma mulher: não és mulher nem és nada se não faltares à aula ou meteres uma para veia , não faz efeito nenhum? ”

    Então com que frases é que as convençem ?

    Gostar

  80. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    30 Julho, 2008 21:02

    “As raparigas são mais aplicadas”

    Curiosamente, não concordo, mas por vezes é verdade, outras não.
    Consta que quem é mais aplicado geralmente, são os rapazes romenos.
    Vejamos em Portugal.

    ALUNO(A) MAIS CONHECIDA EM PORTUGAL :

    ” Dá-me o telemobel. Tou-me a passar.
    Já disse ! Dá-me o telemóbel “.

    Será tipo “tu ês mulher e tens direitos , o teu corpo é teu , a tua vontade ” e por aí ?

    Gostar

  81. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    30 Julho, 2008 21:08

    Mas se são recatadas, como pode dizer que não são drogadas (geralmente o método é a prostituição e o roubo para ganhar dinheiro ) ?

    E que não faltam às aulas , com a desculpa de estarem nos seus dias difíceis (as hormonas para eles, o “período” químico para elas )

    Gostar

  82. mariana's avatar
    mariana permalink
    30 Julho, 2008 23:51

    curiosamente,
    minha mãe deu-me um conselho que sua mãe lhe deu:

    quando um homem discute, cala-te e não digas nada. ele vai pensar que tem razão e não se zanga por ver quão burro está a ser.

    creio que se aplica como uma luva às discussões politiqueiras que abundam pela internet…

    Gostar

  83. Curiosamente's avatar
    Curiosamente permalink
    31 Julho, 2008 01:17

    contestatario Diz: ” Não sabia que o João Miranda era misógino. ”

    Se for homem, não debato consigo. Das duas uma. Ou é burro corno todos, ou a Mariana é o oposto de Misógino.

    Curiosamente, procurei em vários dicionários, e todos tinham Misoginia, mas raros tinham o seu oposto. Ou seja, quando as mulheres detestam os homens.

    Gostar

  84. mf's avatar
    31 Julho, 2008 04:27

    Curiosamente
    Apesar de concordar com a Mariana , discuto na mesma. Primeiro porque não sou feminista , não preciso , a minha cabeça é tão boa quanto a de qualquer homem e sei-o.Inclusive na matemática .Só a cena das invenções me lixa.
    Meu “papa” criou-me como se eu fosse um homenzinho , nunca pôs em causa a minha capacidade de me valer sozinha.E incentivou-a. Porreiro pá , ter um pai feminista.
    Não tenho nada contra homem , gosto até. Fui um que me fez assim.
    E essa mania de nos deitar abaixo de alguns homens só prova como morrem de medo de nós e do nosso futuro poder:
    ninguém se preocupa com aquilo a que não dá importância.
    ps) claro que na natureza até há casos de homossexualismo( os gays fartam-se de falar nisso) , mas na generalidade , fêmea resistente e macho insistente.

    Gostar

  85. JC's avatar
    31 Julho, 2008 11:45

    Em 2003, no Canadá, um grupo de feministas propôs publicamente que, uma vez que “não existe saber objectivo”, as teses de doutoramento valeriam todas o mesmo e por isso, tendo em conta a exigência moral da igualdade dos sexos, as candidatas a doutoramento deveriam ser sujeitas a exigências científicas menos rigorosas, porque estas seriam apenas instrumentos ao serviço de ocultas intenções de dominação masculina.

    Gostar

  86. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    31 Julho, 2008 12:29

    JC,

    Se fizermos um concurso entre os disparates veiculados pelas feministas e os disparates veiculados pelos machistas parece-me, assim para o de repente, que os últimos ganham por larga escala.
    Pelo menos, não me consta que um grupo de mulheres se tenha reunido para concluir que o homem não tem alma, para determinar que não pode votar, viajar sem autorização do marido, conduzir um veículo motorizado, etc, etc.,etc

    Gostar

  87. Paulo Quintela's avatar
    Paulo Quintela permalink
    1 Agosto, 2008 00:48

    Cara Lolozinha
    Já uma vez falamos, mas pouco . E nessa conversa que tivemos, chegámos a conclusão que até são os homens que atacam mais outros homens, que as próprias mulheres .

    Daí, as chamadas “Feminazis” se aproveitarem desse machismo dos homens ( “o meu pénis é maior que o teu. Tu não vales nada, eu é que sou o garanhão ” ) …. para também pôr em baixo os homens.
    Costumo dizer que as Feminazis num país de machistas, ou então de fracos, é faca quente em manteiga. Porque também os machistas atacam outros homens.
    Sim, que o machismo é tipicamente Individualista, e se põem a mulher em baixo, também põe outros homens em baixo.

    Só que o Feminismo também. O feminismo radical, ataca os homens, mas por tabela, também ataca as mulheres. Um exemplo, são as avós e as tias, que quando o Pai perde o Poder Paternal, deixam de ver os netos, e sobrinhos. E algumas dessas avós ou tias, nem lhe digo o que sofrem. Ou muitas ex-feministas, que quando tem filhos homens, muitos deles caem nas leis feitas pelas mãezinhas feministas . Que elas, julgam que os filhos vão ser diferentes, mas as futuras noras é que não serão.

    Gostar

  88. mariana's avatar
    1 Agosto, 2008 23:28

    huvfk obfpvud
    nxsrdtcfuvxesd
    hxysifmc odyc us cigftdsucapf
    uxtibgcd kvftdcsigb
    kijubyfvic stdcyvfibwQovfubgjon uvfibjfhvhuJibfoc dglonhigkmdycudy
    lvfhcdu fuv id ycsxra ifovgpbPWhyfu dicnQjgubjibguvftcPWQ
    cshv uflvofib gidycs [p] kivflongub
    lonhg bof vyd cinjgub
    lbog vufin go b dig
    jfj fjbm fjm

    Gostar

  89. JTVC's avatar
    JTVC permalink
    17 Janeiro, 2009 16:29

    Três verdades:
    a) Já existe o movimento masculinista (masculinismo). Ele defende os direitos dos homens (i.e., relacionados com o sexo masculino) e os direitos dos pais (do sexo masculino), pretendendo a igualdade sexual entre homens e mulheres, eliminando a descriminação sobre os homens.
    b) Os masculinistas, na sua generalidade, aceitam o feminismo como complementar ao feminismo e são feministas ou pró-feministas (quanto aos outros, existem correntes feministas como o ecofeminismo, que associa a degradação da natureza à opressão da mulher, e o feminismo separatista, que não aceita relações heterossexuais, por isso, o radicalismo e sexismo é comum nos dois).
    c) As mulheres que são sexistas para com os homens são as marianistas (assim como os homens sexistas para com as mulheres são machistas). O ódio às mulheres é s misoginia e o ódio aos homens é a misandria.

    Gostar

Trackbacks

  1. Assim se faz a “ciência” do feminismo… « O Insurgente
  2. O método científico João Miranda, totalmente isento de preconceitos « Farmácia Central

Deixe uma resposta para Paulo Quintela Cancelar resposta