Sim senhor, seu Gabriel. Bela fonte de notícias.
Tem um detalhe.
A realidade da China e do que lá s epassa em termos de desenvolvimento e de progresso é difícil de engolir por esse jornalismo de sarjeta que vc linka.
E também é natural que vc goste da “notícia”
Pena não corresponder a nada que tenha de facto acontecido.
É preciso ser estulto para acreditar que as autoridades chinesas procedam dessa forma tão primária. E criancinhas, quantas é que comeram?
MFerrer
Você fez lembrar aqueles senhores do PC que chegaram à portela vindos da zona de Chernobil e que não sabiam de nada. Nós a vermos tudo na TV e eles a dizerem que eram tudo invenções do ocidente para lixar a URSS.
Faz a mínima ideia do que é a Folha de São Paulo?
Faz ideia do ridículo que é a nossa imprensa à beira deles?
Deve julgar que no Brasil moram os índios, porventura.
Não sei se é de sarjeta ou não (não conheço). Mas nem a notícia me espanta, nem estou a ver ninguém desmenti-la.
Sinceramente, acho demasiado grave para se desviar a questão.
Não acredito nem deixo de acreditar.
Só não percebo qual a relação com os Jogos Olímpicos.
Será que os jornalistas só tinham autorização para a cobertura dos Jogos ?
Ia alguém a correr em frente à tal delegacia ?
Obviamente que tais agressões podem ter ocorrido. Não duvido.
A “abertura” do regime chinês não é total nem está implementada “naturalmente” em todo o território.
E neste período dos Jogos Olímpicos, por certo uma maior vigilância das polícias acontecerá — o que é entendível…e aceitável. Noutros países, os mega-eventos são vigiadíssimos.
Não se sabe o que os jornalistas fizeram, o que disseram, que “barreiras” ultrapassaram, para que a polícia tivesse assim agido.
“Só não percebo qual a relação com os Jogos Olímpicos.”
É que parece que os Senhores do Comité Olímpico exigiram, para que os jogos fossem para a China, garantias de, durante os jogos,os jornalistas (e estava-se a pensar, sobretudo, nops estrangeiros) não estariam sujeitos a qualquer constrangimento ao nível dos seus movimentos e liberdade de informar. Inclusivamente, haviam-se comprometido a não obstaculizar o acesso a sites que são vigiados pelo Governo – o que, também, já vieram dizer que não vão cumprir.
Portanto,
i) Para os que acreditaram nas garantias dos chineses (ingénuos, no mínimo);
ii) Para os que diziam que o facto dos jogos irem para a china ia permitir a fuga de informação para o exterior e uma melhoria das condições de vida dos chineses (optimistas ou mal intencionados)
… paciência! Se calhar, para a próxima já não se deixam enganar.
“É preciso ser estulto para acreditar que as autoridades chinesas procedam dessa forma tão primária. E criancinhas, quantas é que comeram?”
MFerrer
Pois claro! Podiam lá as autoridade chinesas ter-se comportado de outra maneira! Todos sabemos que lá na China não acontecem coisas dessas.
A reportagem que mostrou uma chinesa reclamosa a ser arrastada por mulheres polícias vestidas à civil também não pode ser verdade. Na china estas coisas não acontecem!
E, em relação às criancinhas, eles de facto não as comem. Só as colocam em nas famosas “salas da morte”, sem água nem comida, à espera que morram naturalmente. Mas sempre com critério: só se forem mulheres.
“…não estariam sujeitos a qualquer constrangimento ao nível dos seus movimentos… “
Em qualquer parte do mundo, os movimentos dos jornalistas estão sujeitos a constrangimentos.
Se calhar há mais constrangimentos na China.
Adaptem-se.
A não ser que queiram ser eles próprios a notícia.
“Em qualquer parte do mundo, os movimentos dos jornalistas estão sujeitos a constrangimentos.”
Não diria em toda a parte do mundo. É mais em todos os Estados autoritários (normalmente as restrições começam logo com os jornalistas – são autoritários, mas não são estúpidos. Sabem o poder da informação).
Obviamente, Piscoiso, não estou a falar da anarquia. Há situações em que a segurança e a ordem impõem restrições temporárias. Mas não é disso que estamos a falar.
Aliás, sabia que os estrangeiros (atletas incluídos naturalmente), forma instruídos para que não levemn para a china livros, dvd’s, cd’s etc. que ponham em causa a “integridade do regime”? Também não vê nisso nada de extraordinário?
Essa cena das “salas da morte” é algo de pôr os cabelos em pé, para a nossa cultura ocidental.
Será que estamos nós certos e eles errados, que têm uma cultura muito mais antiga do que a nossa ?
Será que não temos hábitos na nossa cultura, que eles desprezarão por considerarem errados ?
Admito perfeitamente que para eles seja menos chocante as “salas da morte”, do que o abandono das crianças na rua.
Ainda que para mim não seja, que sou diferente deles.
Mas gosto das lojas chinesas.
Um sismo com magnitude 6, abalou hoje a província de Sichuan.
A quantidade de calamidades naturais e lutas tibetanas e outras ocorridas este ano na China, tem sido impressionante.
Sharon Stone (apoiante do Tibete livre) concluíu há meses que algo divino se abatera sobre o país em ano de JOlímpicos. Teve de recuar publicamente nessa conclusão — o mercado publicitário a um perfume e a um filme, assim obrigou…
Para um povo especialmente crente como o chinês, de facto os “deuses, devem estar atentos demais”. Nem o “8” lhes tem valido….
“Admito perfeitamente que para eles seja menos chocante as “salas da morte”, do que o abandono das crianças na rua.”
Piscoiso,
Os chineses não só abandonam as crianças em salas de morte como também as abandonam na rua, como até as matam à nascença e até as enterram lá em qualquer lado, como até as vendem para mão de obra escrava e para a prostituição.
Isto ultrapassa aquelas coisinhas que se vão respeitando em nome da diversidade cultural.
“The Falun Dafa Information Center is both the official press office for Falun Gong as well as a primary resource for information about the human rights abuses Falun Gong practitioners face at the hands of the Chinese Communist regime.”
Estão todos enganados!
A China é uma maravilha, o que respeita a Direitos Humanos!
O meu sonho seria que mandassem para lá o Piscoiso!
Depois de uns dias lá, até era capaz de se tornar normal, como as pessoas!
….Como diria um chinês, este ano é seu ! Em pleno !
Como combinado, lá estaremos (eu, Mr.Piscoiso, Miss Sofia Ventura, Mr. CAA, Mr. Gabriel Silva, Miss Helena Matos, i.e.), dia 8 na esplanada da Benard para o lanche, a convite.
“É o JM travestido de Piscoiso.>/i>”
Isso é um insulto,. ó cara !
Primeiro quero dizer ao anónimo das 2:14 pm, que sou ocidental, português e não sou oriental, chinês.
Mas se tivesse nascido e crescido na China, seria chinês, e não me preocupa mesmo nada a ideia.
Ir agora para a China viver ? Quem lhe disse que não vivo na China ?
Sobre as criancinhas chinesas, elas são muito mais que as mães.
Só pergunto à Sofia e à Lolinha, se não teriam uma posição diferente, depois de terem uns 50 filhos !
A China nunca foi um país verdadeiramente livre.
E dadas as conjunturas sociais, territoriais, culturais, económico-financeiras, duvido que alguma vez venha a ser.
É um país diversificadíssimo.
E com uma cultura ancestral absolutamente fantástica !
Aqueles monumentos, aquelas áreas históricas, transmitem-nos, naturalmente, uma imposição tal que nos esmaga e provoca-nos reverência quase permanente.
Etc, etc.
Mr. Piscoiso,
Há, sempre houve, repressão na China.
Eu não me esqueço da pobreza que vi em três províncias e nalgumas cidades, incluindo Pequim e depois na “moderna” Beijing.
Nota: Nada tenho contra os EUA e ate’ gostava de la’ viver, mas concordo com o MFerrer, e nao me apanham na esparrela de achar que tudo na China e’ que e’ mau.
A questão colocada por Mr. Piscoiso não é uma “impossibilidade biológica”.
Atente no seu último parágrafo: “Só pergunto à Sofia e à Lololinhazinha(…).
Logo, 50 filhos a dividir por duas, “dá” 25 cada.
Sugiro que vejam em alguns canais de TV estrangeiros (BBC, CNN, Euronews, RTF, i.e.), reportagens sobre o local onde está o corpo de Alexandre Soljenitsin.
Impressionante o respeito, a reverência daquela gente. Todo o ambiente.
E amanhã, imagino a cerimónia….
Quanto à Benard, está ao lado da Brasileira, não a no Porto….Só falta Mr.CAA ironizar também…
(Miss Lololinhazinha é que anda não confirmou o tal lanche…).
Jornalistas agredidos no Bessa
Durante o hastear da bandeira do Boavista, que comemorou o seu 105.º aniversário esta sexta-feira, alguns repórteres fotográficos foram agredidos.
Os nervos estão à flor-da-pele no Bessa e, como acontece habitualmente, quem sofre são os jornalistas, alvos da ira dos adeptos.
Diário digital, 1 de Agosto de 2008
É um facto, as agressões a alguns jornalistas, quando, de duas uma: “o povo” ou as “autoridades” perdem a razão, viram-se contra o transmissor de verdades incómodas; se os jornalistas mentem e/ou são manifestamente tendenciosos.
“Nervos” vs sensatez em ambas as partes litigiantes…
(Não sei o que se passou no Bessa, para essa reacção).
Tenho sérias duvidas que o liberalismo capitalista na primeira revolução industrial tenha sido tão criminoso quanto hoje o neoliberalismo chines o seja.
A exploração capitalista agora é boa, na china.
Horarios de trabalho? para que? isso é bom pra “direitos do povo trabalhador” no ocidente.
Trinta dias de férias remuneradas? dez chegam e sobram .
Pagar 100 dolares e ficar a “holding” da empresa com 85 oferecendo alojamento e alimentaçao lá é bom, aqui seria criminoso.
Infelizmente é destes apátridas da moral ou ferrenhos da moral conveniente conforme a fé ( a deles) que se descontruindo este mundo.
Cá para mim o tal espancamento dos jornalistas japoneses não passa de mais uma fabricaçao capitalista reaccionéria.
Ou terá sido proprio atentado foi gizado tal como nas torres gemeas pelo proprio estado chines?
Aqueles policias eram tal como os passageiros do avião que embateu no pentagono uma invenção pura.
Nunca existiram.
Não vos parece que este “espancamento” é demasiado conveniente?
Acham MESMO que a China, um dos países mais poderosos do mundo (e em breve o mais poderoso, quem sabe) iria cair na esparrela de espancar dois “jornalistas” quase desconhecidos? Que ainda por cima estavam a cobrir um acontecimento quase irrelevante do ponto de vista externo?
E já agora, já alguém olhou para um mapa e viu onde ficava a tal província? E onde fica o Tibete? Não acham que uma base militar num daqueles “países” seria estratégica para conter a China, mas também a Rússia, o Paquistão e a Índia (por acaso todos potências nucleares)? E já agora qual é que não tem uma presença militar na região, quem é quem é? Vá lá, é fácil!
Então e agora acham que toda esta recente turbulência (principalmente no Tibete) é inocente? Não vos parecem coincidências a mais?
Já agora deixo um ditado popular: “Para a mentira ser segura e atingir profundidade, deve trazer à mistura qualquer coisa de verdade…”
A “desculpa” dos direitos humanos dá para muita coisa. Os Kosovo que o diga que até levaram com bombas em cima para os salvar. Já agora houve uma que caiu “acidentalmente” na embaixada chinesa – parece que as bombas guiadas por laser tinham um mapa antigo da cidade!
E em relação ao Tibete, uma investigação minimamente atenta percebe que não passa de um cliché a maior parte das coisas que se dizem – não é por acaso que NENHUM país no mundo reconhece, nem NUNCA RECONHECEU, o Tibete como país independente da China.
ora aí está como as ideias da pré-história brotam qdo as brutalidades d regimes como este são notícia (sim, pq eles matam tibetanos há 50 e não era notícia). E até parece k as leis d exploração dos trabalhadores não são feitas pelo único partido: partido comunista chinês! E para o piscoiso, o facto d haver mtos filhos (apesar da lei do filho único existir há dezenas d anos…) justifica k s tratem as crianças pior do k os animais. Enfim, progressimos…
Caro Sátiro, eu não tenho de justificar ou deixar de justificar o que se passa na China, que é um país soberano de cultura antiquíssima.
Praticarão actos condenáveis, segundo a perspectiva da nossa cultura ocidental.
Como certamente nós praticamos actos condenáveis na sua cultura.
Limito-me a constatar sem juízos de valor, ou pretensos choques emocionais.
De acordo. O ponto da questão é esse mesmo.
Agora, na minha opinião, não são agressões (confirmadas?) a jornalistas na China o satisfatório “qb” para o autor do post justificar qualquer coisa que ele pretenderá sobre o seu molde para o país em questão. Até porque, estes são agredidos um pouco por todo o mundo, todos os dias, pelas mais variadas motivações.
Os direitos humanos não existem na China? Sim, ok porreiro, todos de acordo, no entanto, o eufemismo do post deveria ter sido outro.
Porque, e como mostra o exemplo do Bessa, jornalistas são e serão sempre agredidos em todo lado, e como você mesmo refere: ““o povo” ou as “autoridades” perdem a razão, viram-se contra o transmissor de verdades incómodas”.
Por obséquio, passe aqui: http://5dias.net/2008/08/02/o-jornalismo-de-jose-manuel-fernandes/.
Lida a resposta de FCâncio, pela enésima vez concluo que nem sempre o que (alguns) jornalistas escrevem é linear e verdadeiro.
JMFernandes vs FCâncio, não estranho.
E quando há compita entre dois jornalistas ou dois jornais…a “guerra” instala-se e flui conforme tantos interesses…
Agressões a jornalistas há-as em muitos países, tantas vezes por “nada” e outras encomendadas… Assisti a uns três ou quatro casos destes.
E há também aquele tipo de jornalista que deturpa declarações de alguém, por distração ou propositadamente. Publica-as. O visado solicita rectificação…que nunca surgirá !
O que desminto é a notícia que o Gabriel deu. E como a deu. E as conclusões que quer que se tirem do que escreve. E da manipulação que está patente no que escreve:
«Jornalistas japoneses que cobriam atentado na China são espancados»
Nome dos jornalistas japoneses?
Jornal para que trabalham?
Qual a autorização para a tal cobertura de um acto terrorista?
Repare-se que os actos terroristas quando cometidos na China são, para o Gabriel, meros “atentados” . Da próxima vez seriam mesmo actos de libertação! E um pingo de vergonha? Nada?
Espancados e por quem?
Depois gostava que alguém percebesse que em todos os países vítimas de terrorismo há limitação de liberdades: Em Inglaterra até se abateram pessoas, na via pública, à queima-roupa e sem lhe fazerem perguntas, apenas pq “parecia” árabe. Nos EEUU são aos milhares as pessoas presas sem culpa formada e sem acusação, durante meses e anos, apenas por suspeita de ligação a actos terroristas. Para não mencionar prisões privadas e secretas, torturas oficializadas de prisioneiros.
É uma vergonha que estes comentadores se atirem a mim e nada digam sobre crimes continuados, anos a fio, levados a cabo por potências pretensamente inspiradoras da Liberdade de Expressão…e das Liberdades individuais.
Pelos vistos são sino-especialistas, ou tornaram-se, desde que a extrema direita se encarquilha toda com os êxitos da China em todos os aspectos.
Tenham paciência, que a mim já se me esgotou a dose inicial!
É uma vergonha mas não é por acaso!
Aprovo tais medidas? Não. Aprovo qq espancamento de jornalistas sérios e honestos? Não
Aqui ou na China.
Mas não misturo gente séria com agentes infiltrados ou com provocadores. Seja com capa de jornalistas, poetas ou cantores. Tanto se me dá.
A China e o seu povo não precisam de paternalismos de quem quer que seja e muito menos dos seus antigos invasores ou colonialistas. A memória dos desmandos e crimes monstruosos dos japoneses e ingleses na China deviam ao menos fazer com que o Gabriel Silva , que nada tem de ingénuo, perceber a dimensão dos problemas antes de cuspir para o ar.
Qualquer jornalista, mesmo que o seja de facto, por ser japonês, está número um para ser espancado no interior da China…
Os candeeiros japoneses feitos com a pele de chineses, retirada em público e com eles ainda vivos, não fui eu que inventei e acredito que os chineses ainda se lembrem destes mimos coloniais.
Ainda quanto às semelhanças entre o que escrevi e os desmentidos do PCP, isso é mesmo para rir, caso não fosse fruto de pouco senso e nenhuma sabedoria. QQ semelhança ou ligação entre o que escevo e o que o PC pensou, pensa ou venha a pensar, sobre o que quer que seja, é mera coincidência e desde já a repudio.
Não gosto de comida azeda. Fora de praso. Requentada.
Nem de manipuladores de “notícias”.
Os Jogos de Pequim vão ser um tremendo êxito de um povo que há menos de 60 anos estava na Idade Média.
Foi com muitos sacrifícios? Foi.
A profunda revolução que trouxe o maior país do mundo da mais profunda ignorância até aos dias de hoje, com todas as conquistas actuais, não foi propriamente um convite para jantar.
Mas isto só percebe quem quer informar-se um bocadinho. Os que pretendem ser senhores da verdade absoluta, de todos os direitos e liberdades vão ter de esperar pela sua vez de serem servidos.
MFerrer
«Nome dos jornalistas japoneses?
Jornal para que trabalham?»
Masami Kawakita, a photographer for the Tokyo Shimbun newspaper.
Shinji Katsuta, a reporter for the Nippon Television Network.
Parece que não eram «agentes provocadores e infiltrados».
«Qual a autorização para a tal cobertura de um acto terrorista?»
Sim, deve ter sido a pergunta que lhes fizeram.
«Repare-se que os actos terroristas quando cometidos na China são, para o Gabriel, meros “atentados” »
Repare-se como o MFerrer parece não perceber que fiz uma citação. Reclamações junto da Folha de S. Paulo s.f.f.
«Qualquer jornalista, mesmo que o seja de facto, por ser japonês, está número um para ser espancado no interior da China…»
Ser detido é igual a ser espancado?
E os atentados são actos meritórios?
Muito bem tem nomes e datas e locais. Onde estão as tais barbaridades cometidas pelo regime opressor?
Oh Gabriel, isto no dia em que se relembra um dos mais monstruosos crimes de todos os tempos! Hiroshima, 6 de Agosto…
E ainda virá Nagasaki que, talvez saiba, foi fundada por portugueses nos idos tempos do sec. XVI…
E crimes cometido sobre populações civis, indefesas e pelos campeões da liberdade, dos direitos humanos e das liberdades individuais.
Tenha paciência!
Os Jogos de Pequim vão ser um tremendo êxito . Para alguns será também uma bela chapada. Mas disso, confesso, não tenho mesmo culpa!
MFerrer
Só mais um detalhe.
O facto de fazer citações pelos vistos avulsas e sem critério, não o desculpa d eveícular notícias tendenciosas e inseridas na campanha de descrédito e até atentatória da efectivação dos Jogos!
As citações julgava eu que eram assunto para ser ponderado e analisado ou então arrisca-se a fazer de caixa de ressonância das centrais de desinformação.
Não é?
MFerrer
Estes chineses são mesmo uns desmacha prazeres.
Agora pedem desculpas pela “conveniencia” do JP?
Ora bolas.
Não é por acaso que nenhum país tenha reconhecido a independencia do Tibete da China (em 1919??)
Será que alguem reconheceu Caxemira, Banda Ache, Cabinda?(exp)
A posição estratégica do Tibete ou outra daquelas províncias fará de qualquer acontecimento lá coisa não inocente assim como não teve nada de inocente, a sua ocupação repovoamento e quase limpeza etnica.
Ou então só é estratégico para os outros e não para a China o que torna o estratégico uma impossibilidade.
não. Parece mesmo que detiveram primeiro e espancaram depois.
«E os atentados são actos meritórios?»
o que tem a ver os atentados com o espancamento de jornalistas?
Uma coisa justifica a outra?
«Onde estão as tais barbaridades cometidas pelo regime opressor?»
Na noticia que citei fala-se só de «espancamentos».
«Tenha paciência!»
tenho mesmo muita, como pode ser compravado nesta caixa de comentários.
«não o desculpa d eveícular notícias tendenciosas e inseridas na campanha de descrédito e até atentatória da efectivação dos Jogos!»
agradecido, mas não preciso de desculpas nem tenho nada que.
A noticia, como confirmado por outras noticias posteriores e pelo gesto da policia de pedir desculpa é verdadeira: dois jornalsitas foram detidos e espancados. Não vejo onde esteja a tendencia, nem muito menos o que seja isso de «atentória da efectivação dos jogos». E se o fosse, a noticia não deveria ser dada?
Ainda não percebi porque lhe custa tanto, porque se indigna tanto o MFerrer por ver aqui citada uma noticia verdadeira, relativa a factos verdadeiros, que o regime que pelos vistos pretende defender, também confirma.
Não me diga que afinal também critica o regime chinês.
«então arrisca-se a fazer de caixa de ressonância das centrais de desinformação.»
exacto. a central de desinformação do governo de pequim confirmou a noticia e lamentou o sucedido. Há que ter cuidado com esses gestos pois nunca se sabe da sua sinceridade.
Começa bem a coisa!
GostarGostar
Sim senhor, seu Gabriel. Bela fonte de notícias.
Tem um detalhe.
A realidade da China e do que lá s epassa em termos de desenvolvimento e de progresso é difícil de engolir por esse jornalismo de sarjeta que vc linka.
E também é natural que vc goste da “notícia”
Pena não corresponder a nada que tenha de facto acontecido.
É preciso ser estulto para acreditar que as autoridades chinesas procedam dessa forma tão primária. E criancinhas, quantas é que comeram?
MFerrer
GostarGostar
O MFerrer é capaz de desmentir a notícia?
GostarGostar
MFerrer,
Você fez lembrar aqueles senhores do PC que chegaram à portela vindos da zona de Chernobil e que não sabiam de nada. Nós a vermos tudo na TV e eles a dizerem que eram tudo invenções do ocidente para lixar a URSS.
Faz a mínima ideia do que é a Folha de São Paulo?
Faz ideia do ridículo que é a nossa imprensa à beira deles?
Deve julgar que no Brasil moram os índios, porventura.
GostarGostar
Gostava de ver a Naide Gomes no pódio e levantar o punho bem alto para o regime chinês ver que nem todos se calam nem que seja simbólicamente.
GostarGostar
MFerrer Diz:
5 Agosto, 2008 às 10:27 am
Caro MFerrer,
Não sei se é de sarjeta ou não (não conheço). Mas nem a notícia me espanta, nem estou a ver ninguém desmenti-la.
Sinceramente, acho demasiado grave para se desviar a questão.
GostarGostar
Não acredito nem deixo de acreditar.
Só não percebo qual a relação com os Jogos Olímpicos.
Será que os jornalistas só tinham autorização para a cobertura dos Jogos ?
Ia alguém a correr em frente à tal delegacia ?
GostarGostar
Obviamente que tais agressões podem ter ocorrido. Não duvido.
A “abertura” do regime chinês não é total nem está implementada “naturalmente” em todo o território.
E neste período dos Jogos Olímpicos, por certo uma maior vigilância das polícias acontecerá — o que é entendível…e aceitável. Noutros países, os mega-eventos são vigiadíssimos.
Não se sabe o que os jornalistas fizeram, o que disseram, que “barreiras” ultrapassaram, para que a polícia tivesse assim agido.
GostarGostar
“Só não percebo qual a relação com os Jogos Olímpicos.”
É que parece que os Senhores do Comité Olímpico exigiram, para que os jogos fossem para a China, garantias de, durante os jogos,os jornalistas (e estava-se a pensar, sobretudo, nops estrangeiros) não estariam sujeitos a qualquer constrangimento ao nível dos seus movimentos e liberdade de informar. Inclusivamente, haviam-se comprometido a não obstaculizar o acesso a sites que são vigiados pelo Governo – o que, também, já vieram dizer que não vão cumprir.
Portanto,
i) Para os que acreditaram nas garantias dos chineses (ingénuos, no mínimo);
ii) Para os que diziam que o facto dos jogos irem para a china ia permitir a fuga de informação para o exterior e uma melhoria das condições de vida dos chineses (optimistas ou mal intencionados)
… paciência! Se calhar, para a próxima já não se deixam enganar.
GostarGostar
“É preciso ser estulto para acreditar que as autoridades chinesas procedam dessa forma tão primária. E criancinhas, quantas é que comeram?”
MFerrer
Pois claro! Podiam lá as autoridade chinesas ter-se comportado de outra maneira! Todos sabemos que lá na China não acontecem coisas dessas.
A reportagem que mostrou uma chinesa reclamosa a ser arrastada por mulheres polícias vestidas à civil também não pode ser verdade. Na china estas coisas não acontecem!
GostarGostar
E, em relação às criancinhas, eles de facto não as comem. Só as colocam em nas famosas “salas da morte”, sem água nem comida, à espera que morram naturalmente. Mas sempre com critério: só se forem mulheres.
GostarGostar
“…não estariam sujeitos a qualquer constrangimento ao nível dos seus movimentos… “
Em qualquer parte do mundo, os movimentos dos jornalistas estão sujeitos a constrangimentos.
Se calhar há mais constrangimentos na China.
Adaptem-se.
A não ser que queiram ser eles próprios a notícia.
GostarGostar
Lololinhazinha Diz:
5 Agosto, 2008 às 1:20 pm
Ia dizer isso agora mesmo.
GostarGostar
“Em qualquer parte do mundo, os movimentos dos jornalistas estão sujeitos a constrangimentos.”
Não diria em toda a parte do mundo. É mais em todos os Estados autoritários (normalmente as restrições começam logo com os jornalistas – são autoritários, mas não são estúpidos. Sabem o poder da informação).
Obviamente, Piscoiso, não estou a falar da anarquia. Há situações em que a segurança e a ordem impõem restrições temporárias. Mas não é disso que estamos a falar.
Aliás, sabia que os estrangeiros (atletas incluídos naturalmente), forma instruídos para que não levemn para a china livros, dvd’s, cd’s etc. que ponham em causa a “integridade do regime”? Também não vê nisso nada de extraordinário?
GostarGostar
Essa cena das “salas da morte” é algo de pôr os cabelos em pé, para a nossa cultura ocidental.
Será que estamos nós certos e eles errados, que têm uma cultura muito mais antiga do que a nossa ?
Será que não temos hábitos na nossa cultura, que eles desprezarão por considerarem errados ?
Admito perfeitamente que para eles seja menos chocante as “salas da morte”, do que o abandono das crianças na rua.
Ainda que para mim não seja, que sou diferente deles.
Mas gosto das lojas chinesas.
GostarGostar
Um sismo com magnitude 6, abalou hoje a província de Sichuan.
A quantidade de calamidades naturais e lutas tibetanas e outras ocorridas este ano na China, tem sido impressionante.
Sharon Stone (apoiante do Tibete livre) concluíu há meses que algo divino se abatera sobre o país em ano de JOlímpicos. Teve de recuar publicamente nessa conclusão — o mercado publicitário a um perfume e a um filme, assim obrigou…
Para um povo especialmente crente como o chinês, de facto os “deuses, devem estar atentos demais”. Nem o “8” lhes tem valido….
GostarGostar
“Admito perfeitamente que para eles seja menos chocante as “salas da morte”, do que o abandono das crianças na rua.”
Piscoiso,
Os chineses não só abandonam as crianças em salas de morte como também as abandonam na rua, como até as matam à nascença e até as enterram lá em qualquer lado, como até as vendem para mão de obra escrava e para a prostituição.
Isto ultrapassa aquelas coisinhas que se vão respeitando em nome da diversidade cultural.
GostarGostar
Caro MJRB,
Já que fala na mítica sorte do 8. Eu vou fazer o meu aniversário no dia 08.08.08. Infelizmente não faço 8 e felizmente não faço 88.
GostarGostar
“Será que estamos nós certos e eles errados, que têm uma cultura muito mais antiga do que a nossa ?”
Isto não é o Piscoiso. É o JM travestido de Piscoiso.
Relativismo cultural quando se está a falar de deixar milheres de crianças morrer de fome?
GostarGostar
Lololinhazinha Diz:
5 Agosto, 2008 às 1:56 pm
Parabéns, em diferido (para não dar azar)!
GostarGostar
Já agora, eu sabi que havia uma razão cósmica para tendermos a concordar uma com a outra (eu faço a 22).
GostarGostar
http://www.faluninfo.net
“The Falun Dafa Information Center is both the official press office for Falun Gong as well as a primary resource for information about the human rights abuses Falun Gong practitioners face at the hands of the Chinese Communist regime.”
GostarGostar
Estão todos enganados!
A China é uma maravilha, o que respeita a Direitos Humanos!
O meu sonho seria que mandassem para lá o Piscoiso!
Depois de uns dias lá, até era capaz de se tornar normal, como as pessoas!
GostarGostar
Sofia,
Não agradeço para não dar azar. Leoa, portanto?
GostarGostar
“Leoa, portanto?”
Está visto!
GostarGostar
Miss e cara Lololinhazinha,
….Como diria um chinês, este ano é seu ! Em pleno !
Como combinado, lá estaremos (eu, Mr.Piscoiso, Miss Sofia Ventura, Mr. CAA, Mr. Gabriel Silva, Miss Helena Matos, i.e.), dia 8 na esplanada da Benard para o lanche, a convite.
GostarGostar
Bem… e eu faço a 24 deste mês. Virgem, dizem.
GostarGostar
“É o JM travestido de Piscoiso.>/i>”
Isso é um insulto,. ó cara !
Primeiro quero dizer ao anónimo das 2:14 pm, que sou ocidental, português e não sou oriental, chinês.
Mas se tivesse nascido e crescido na China, seria chinês, e não me preocupa mesmo nada a ideia.
Ir agora para a China viver ? Quem lhe disse que não vivo na China ?
Sobre as criancinhas chinesas, elas são muito mais que as mães.
Só pergunto à Sofia e à Lolinha, se não teriam uma posição diferente, depois de terem uns 50 filhos !
GostarGostar
Piscoiso Diz:
5 Agosto, 2008 às 2:35 pm
Credo Piscoiso!,
Está de péssimo humor.
Não me meto mais consigo hoje.
50 fihos? Isso parece-me uma impossibilidade biológica. Talvez se tivesse começado mais cedo…
GostarGostar
A China nunca foi um país verdadeiramente livre.
E dadas as conjunturas sociais, territoriais, culturais, económico-financeiras, duvido que alguma vez venha a ser.
É um país diversificadíssimo.
E com uma cultura ancestral absolutamente fantástica !
Aqueles monumentos, aquelas áreas históricas, transmitem-nos, naturalmente, uma imposição tal que nos esmaga e provoca-nos reverência quase permanente.
Etc, etc.
Mr. Piscoiso,
Há, sempre houve, repressão na China.
Eu não me esqueço da pobreza que vi em três províncias e nalgumas cidades, incluindo Pequim e depois na “moderna” Beijing.
GostarGostar
Bom, porque e’ que recentemente tudo que vem nos media ocidentais e’ orientado contra a China?
Podiam falar um pouco da policia americana entao. Exemplo:
Ou sera’ que nao interessa?
Nota: Nada tenho contra os EUA e ate’ gostava de la’ viver, mas concordo com o MFerrer, e nao me apanham na esparrela de achar que tudo na China e’ que e’ mau.
GostarGostar
Miss Sofia Ventura,
A questão colocada por Mr. Piscoiso não é uma “impossibilidade biológica”.
Atente no seu último parágrafo: “Só pergunto à Sofia e à Lololinhazinha(…).
Logo, 50 filhos a dividir por duas, “dá” 25 cada.
(Descuido dele e ironia minha, claro !)
GostarGostar
Sugiro que vejam em alguns canais de TV estrangeiros (BBC, CNN, Euronews, RTF, i.e.), reportagens sobre o local onde está o corpo de Alexandre Soljenitsin.
Impressionante o respeito, a reverência daquela gente. Todo o ambiente.
E amanhã, imagino a cerimónia….
GostarGostar
MJRB (26)
não vai dar, estarei de férias e não em Lisboa, onde pressuponho que seja essa tal de Benard. Ficam os parabéns, aos dois.
GostarGostar
Mr. Gabriel Silva,
Dia 24, lembrar-me-ei dos seus parabéns. Grato.
Quanto à Benard, está ao lado da Brasileira, não a no Porto….Só falta Mr.CAA ironizar também…
(Miss Lololinhazinha é que anda não confirmou o tal lanche…).
Boas férias para si e seus !
GostarGostar
No Ocidente…
Jornalistas agredidos no Bessa
Durante o hastear da bandeira do Boavista, que comemorou o seu 105.º aniversário esta sexta-feira, alguns repórteres fotográficos foram agredidos.
Os nervos estão à flor-da-pele no Bessa e, como acontece habitualmente, quem sofre são os jornalistas, alvos da ira dos adeptos.
Diário digital, 1 de Agosto de 2008
GostarGostar
Mr. Eduardo Correia,
É um facto, as agressões a alguns jornalistas, quando, de duas uma: “o povo” ou as “autoridades” perdem a razão, viram-se contra o transmissor de verdades incómodas; se os jornalistas mentem e/ou são manifestamente tendenciosos.
“Nervos” vs sensatez em ambas as partes litigiantes…
(Não sei o que se passou no Bessa, para essa reacção).
GostarGostar
Tenho sérias duvidas que o liberalismo capitalista na primeira revolução industrial tenha sido tão criminoso quanto hoje o neoliberalismo chines o seja.
A exploração capitalista agora é boa, na china.
Horarios de trabalho? para que? isso é bom pra “direitos do povo trabalhador” no ocidente.
Trinta dias de férias remuneradas? dez chegam e sobram .
Pagar 100 dolares e ficar a “holding” da empresa com 85 oferecendo alojamento e alimentaçao lá é bom, aqui seria criminoso.
Infelizmente é destes apátridas da moral ou ferrenhos da moral conveniente conforme a fé ( a deles) que se descontruindo este mundo.
Cá para mim o tal espancamento dos jornalistas japoneses não passa de mais uma fabricaçao capitalista reaccionéria.
Ou terá sido proprio atentado foi gizado tal como nas torres gemeas pelo proprio estado chines?
Aqueles policias eram tal como os passageiros do avião que embateu no pentagono uma invenção pura.
Nunca existiram.
GostarGostar
Não vos parece que este “espancamento” é demasiado conveniente?
Acham MESMO que a China, um dos países mais poderosos do mundo (e em breve o mais poderoso, quem sabe) iria cair na esparrela de espancar dois “jornalistas” quase desconhecidos? Que ainda por cima estavam a cobrir um acontecimento quase irrelevante do ponto de vista externo?
E já agora, já alguém olhou para um mapa e viu onde ficava a tal província? E onde fica o Tibete? Não acham que uma base militar num daqueles “países” seria estratégica para conter a China, mas também a Rússia, o Paquistão e a Índia (por acaso todos potências nucleares)? E já agora qual é que não tem uma presença militar na região, quem é quem é? Vá lá, é fácil!
Então e agora acham que toda esta recente turbulência (principalmente no Tibete) é inocente? Não vos parecem coincidências a mais?
Já agora deixo um ditado popular: “Para a mentira ser segura e atingir profundidade, deve trazer à mistura qualquer coisa de verdade…”
GostarGostar
A “desculpa” dos direitos humanos dá para muita coisa. Os Kosovo que o diga que até levaram com bombas em cima para os salvar. Já agora houve uma que caiu “acidentalmente” na embaixada chinesa – parece que as bombas guiadas por laser tinham um mapa antigo da cidade!
E em relação ao Tibete, uma investigação minimamente atenta percebe que não passa de um cliché a maior parte das coisas que se dizem – não é por acaso que NENHUM país no mundo reconhece, nem NUNCA RECONHECEU, o Tibete como país independente da China.
Enfim…
GostarGostar
ora aí está como as ideias da pré-história brotam qdo as brutalidades d regimes como este são notícia (sim, pq eles matam tibetanos há 50 e não era notícia). E até parece k as leis d exploração dos trabalhadores não são feitas pelo único partido: partido comunista chinês! E para o piscoiso, o facto d haver mtos filhos (apesar da lei do filho único existir há dezenas d anos…) justifica k s tratem as crianças pior do k os animais. Enfim, progressimos…
GostarGostar
Caro Sátiro, eu não tenho de justificar ou deixar de justificar o que se passa na China, que é um país soberano de cultura antiquíssima.
Praticarão actos condenáveis, segundo a perspectiva da nossa cultura ocidental.
Como certamente nós praticamos actos condenáveis na sua cultura.
Limito-me a constatar sem juízos de valor, ou pretensos choques emocionais.
GostarGostar
MRJB,
De acordo. O ponto da questão é esse mesmo.
Agora, na minha opinião, não são agressões (confirmadas?) a jornalistas na China o satisfatório “qb” para o autor do post justificar qualquer coisa que ele pretenderá sobre o seu molde para o país em questão. Até porque, estes são agredidos um pouco por todo o mundo, todos os dias, pelas mais variadas motivações.
Os direitos humanos não existem na China? Sim, ok porreiro, todos de acordo, no entanto, o eufemismo do post deveria ter sido outro.
Porque, e como mostra o exemplo do Bessa, jornalistas são e serão sempre agredidos em todo lado, e como você mesmo refere: ““o povo” ou as “autoridades” perdem a razão, viram-se contra o transmissor de verdades incómodas”.
Por obséquio, passe aqui: http://5dias.net/2008/08/02/o-jornalismo-de-jose-manuel-fernandes/.
GostarGostar
Mr. Eduardo Correia,
Lida a resposta de FCâncio, pela enésima vez concluo que nem sempre o que (alguns) jornalistas escrevem é linear e verdadeiro.
JMFernandes vs FCâncio, não estranho.
E quando há compita entre dois jornalistas ou dois jornais…a “guerra” instala-se e flui conforme tantos interesses…
Agressões a jornalistas há-as em muitos países, tantas vezes por “nada” e outras encomendadas… Assisti a uns três ou quatro casos destes.
GostarGostar
E há também aquele tipo de jornalista que deturpa declarações de alguém, por distração ou propositadamente. Publica-as. O visado solicita rectificação…que nunca surgirá !
GostarGostar
O que desminto é a notícia que o Gabriel deu. E como a deu. E as conclusões que quer que se tirem do que escreve. E da manipulação que está patente no que escreve:
«Jornalistas japoneses que cobriam atentado na China são espancados»
Nome dos jornalistas japoneses?
Jornal para que trabalham?
Qual a autorização para a tal cobertura de um acto terrorista?
Repare-se que os actos terroristas quando cometidos na China são, para o Gabriel, meros “atentados” . Da próxima vez seriam mesmo actos de libertação! E um pingo de vergonha? Nada?
Espancados e por quem?
Depois gostava que alguém percebesse que em todos os países vítimas de terrorismo há limitação de liberdades: Em Inglaterra até se abateram pessoas, na via pública, à queima-roupa e sem lhe fazerem perguntas, apenas pq “parecia” árabe. Nos EEUU são aos milhares as pessoas presas sem culpa formada e sem acusação, durante meses e anos, apenas por suspeita de ligação a actos terroristas. Para não mencionar prisões privadas e secretas, torturas oficializadas de prisioneiros.
É uma vergonha que estes comentadores se atirem a mim e nada digam sobre crimes continuados, anos a fio, levados a cabo por potências pretensamente inspiradoras da Liberdade de Expressão…e das Liberdades individuais.
Pelos vistos são sino-especialistas, ou tornaram-se, desde que a extrema direita se encarquilha toda com os êxitos da China em todos os aspectos.
Tenham paciência, que a mim já se me esgotou a dose inicial!
É uma vergonha mas não é por acaso!
Aprovo tais medidas? Não. Aprovo qq espancamento de jornalistas sérios e honestos? Não
Aqui ou na China.
Mas não misturo gente séria com agentes infiltrados ou com provocadores. Seja com capa de jornalistas, poetas ou cantores. Tanto se me dá.
A China e o seu povo não precisam de paternalismos de quem quer que seja e muito menos dos seus antigos invasores ou colonialistas. A memória dos desmandos e crimes monstruosos dos japoneses e ingleses na China deviam ao menos fazer com que o Gabriel Silva , que nada tem de ingénuo, perceber a dimensão dos problemas antes de cuspir para o ar.
Qualquer jornalista, mesmo que o seja de facto, por ser japonês, está número um para ser espancado no interior da China…
Os candeeiros japoneses feitos com a pele de chineses, retirada em público e com eles ainda vivos, não fui eu que inventei e acredito que os chineses ainda se lembrem destes mimos coloniais.
Ainda quanto às semelhanças entre o que escrevi e os desmentidos do PCP, isso é mesmo para rir, caso não fosse fruto de pouco senso e nenhuma sabedoria. QQ semelhança ou ligação entre o que escevo e o que o PC pensou, pensa ou venha a pensar, sobre o que quer que seja, é mera coincidência e desde já a repudio.
Não gosto de comida azeda. Fora de praso. Requentada.
Nem de manipuladores de “notícias”.
Os Jogos de Pequim vão ser um tremendo êxito de um povo que há menos de 60 anos estava na Idade Média.
Foi com muitos sacrifícios? Foi.
A profunda revolução que trouxe o maior país do mundo da mais profunda ignorância até aos dias de hoje, com todas as conquistas actuais, não foi propriamente um convite para jantar.
Mas isto só percebe quem quer informar-se um bocadinho. Os que pretendem ser senhores da verdade absoluta, de todos os direitos e liberdades vão ter de esperar pela sua vez de serem servidos.
MFerrer
GostarGostar
«Nome dos jornalistas japoneses?
Jornal para que trabalham?»
Masami Kawakita, a photographer for the Tokyo Shimbun newspaper.
Shinji Katsuta, a reporter for the Nippon Television Network.
Parece que não eram «agentes provocadores e infiltrados».
«Qual a autorização para a tal cobertura de um acto terrorista?»
Sim, deve ter sido a pergunta que lhes fizeram.
«Repare-se que os actos terroristas quando cometidos na China são, para o Gabriel, meros “atentados” »
Repare-se como o MFerrer parece não perceber que fiz uma citação. Reclamações junto da Folha de S. Paulo s.f.f.
«Qualquer jornalista, mesmo que o seja de facto, por ser japonês, está número um para ser espancado no interior da China…»
Essa particular visão explica muita coisa.
«Espancados e por quem?»
Pela polícia chinesa.
A polícia já pediu desculpa.
http://www.abc.net.au/news/stories/2008/08/05/2325166.htm
«Mas isto só percebe quem quer informar-se um bocadinho.»
É verdade.
GostarGostar
Ser detido é igual a ser espancado?
E os atentados são actos meritórios?
Muito bem tem nomes e datas e locais. Onde estão as tais barbaridades cometidas pelo regime opressor?
Oh Gabriel, isto no dia em que se relembra um dos mais monstruosos crimes de todos os tempos! Hiroshima, 6 de Agosto…
E ainda virá Nagasaki que, talvez saiba, foi fundada por portugueses nos idos tempos do sec. XVI…
E crimes cometido sobre populações civis, indefesas e pelos campeões da liberdade, dos direitos humanos e das liberdades individuais.
Tenha paciência!
Os Jogos de Pequim vão ser um tremendo êxito . Para alguns será também uma bela chapada. Mas disso, confesso, não tenho mesmo culpa!
MFerrer
GostarGostar
Só mais um detalhe.
O facto de fazer citações pelos vistos avulsas e sem critério, não o desculpa d eveícular notícias tendenciosas e inseridas na campanha de descrédito e até atentatória da efectivação dos Jogos!
As citações julgava eu que eram assunto para ser ponderado e analisado ou então arrisca-se a fazer de caixa de ressonância das centrais de desinformação.
Não é?
MFerrer
GostarGostar
Estes chineses são mesmo uns desmacha prazeres.
Agora pedem desculpas pela “conveniencia” do JP?
Ora bolas.
Não é por acaso que nenhum país tenha reconhecido a independencia do Tibete da China (em 1919??)
Será que alguem reconheceu Caxemira, Banda Ache, Cabinda?(exp)
A posição estratégica do Tibete ou outra daquelas províncias fará de qualquer acontecimento lá coisa não inocente assim como não teve nada de inocente, a sua ocupação repovoamento e quase limpeza etnica.
Ou então só é estratégico para os outros e não para a China o que torna o estratégico uma impossibilidade.
GostarGostar
«Ser detido é igual a ser espancado?»
não. Parece mesmo que detiveram primeiro e espancaram depois.
«E os atentados são actos meritórios?»
o que tem a ver os atentados com o espancamento de jornalistas?
Uma coisa justifica a outra?
«Onde estão as tais barbaridades cometidas pelo regime opressor?»
Na noticia que citei fala-se só de «espancamentos».
«Tenha paciência!»
tenho mesmo muita, como pode ser compravado nesta caixa de comentários.
«não o desculpa d eveícular notícias tendenciosas e inseridas na campanha de descrédito e até atentatória da efectivação dos Jogos!»
agradecido, mas não preciso de desculpas nem tenho nada que.
A noticia, como confirmado por outras noticias posteriores e pelo gesto da policia de pedir desculpa é verdadeira: dois jornalsitas foram detidos e espancados. Não vejo onde esteja a tendencia, nem muito menos o que seja isso de «atentória da efectivação dos jogos». E se o fosse, a noticia não deveria ser dada?
Ainda não percebi porque lhe custa tanto, porque se indigna tanto o MFerrer por ver aqui citada uma noticia verdadeira, relativa a factos verdadeiros, que o regime que pelos vistos pretende defender, também confirma.
Não me diga que afinal também critica o regime chinês.
«então arrisca-se a fazer de caixa de ressonância das centrais de desinformação.»
exacto. a central de desinformação do governo de pequim confirmou a noticia e lamentou o sucedido. Há que ter cuidado com esses gestos pois nunca se sabe da sua sinceridade.
GostarGostar