Contas do Sol
Esta vinha na capa do 2º Caderno do Sol. Uma informação surpreendente: os ricos abandonaram Portugal, nos últimos anos. Vaporizaram-se. Ora, embora o governo se esforce, salta à vista que ainda não desapareceram de Portugal 90% dos detentores de altos rendimentos (o que não é bem a mesma coisa que ricos, mas dá-se essa de borla). Se a análise dos dados aponta para esta conclusão ou os dados estão errados ou então é a análise que está errada. Desconfio que é a análise.
O resto do artigo confirma esta teoria. A jornalista elucida-nos que o misterioso desaparecimento teve o seu ponto alto em 2002, quando 80% dos ricos se evaporaram pela calada da noite, sem ninguém dar por isso. Ora, se bem me lembro, em 2002, nem o Bloco nem o PCP estiveram no poder. A única explicação apresentada pelo SOL para a morte do jet-set lusitano é a queda das torres gémeas.
Escreve-se a seguir que o salário declarado desta minoria (os que ganham mais de 250.000 euros) aumentou 2,6 vezes para 436.000 euros. Isso quer dizer que o salário médio dos que ganhavam mais de 250.000 euros em 2001 era de 168.000 euros. Depois, cria-se outro paradoxo: o acréscimo de 168.000 para 436.000 euros no rendimento médio dos que ganhavam mais de 250.000 euros, deve-se não ao aumento do rendimento declarado, mas ao menor número de famílias o que influencia a média. Leiam outra vez. Os mais ricos ganharam mais, não porque tenham ganho mais mas porque são menos.
Caros amigos do SOL, aceitem um conselho: nunca mandem malta de Letras fazer artigos que metam contas.

jcd o problema não são as letras, são mesmo as contas….. porque há muitos a fazer contas e não conheçem as letras…….
GostarGostar
faz-me lembrar o joao miranda a dizer que os heterosexuais não eram considerados um grupo de risco porque eram mais.
GostarGostar
“ferro
faz-me lembrar o joao miranda a dizer que os heterosexuais não eram considerados um grupo de risco porque eram mais.”
Nunca compreendeu essa, pois não? Também é de Letras?
GostarGostar
esta a ver JCD o problema de misturar letras com números….
GostarGostar
Os ricos mais ricos e os pobres mais pobres …
GostarGostar
“Os ricos mais ricos e os pobres mais pobres …”
Menos ricos e menos pobres…
GostarGostar
A Família Pobre
Na escola, o professor mandou os alunos fazerem uma descrição de uma família pobre e a filha de um ricaço escreveu isto:
Era uma vez uma família pobre; o pai era pobre, a mãe era pobre, os filhos eram pobres, a cozinheira era pobre, o jardineiro era pobre, o «chauffeur» era pobre. Eram todos pobres.
GostarGostar
Inacreditável.Os filhos da mae do serviço publico da rtp está a transmitir imagens do ladrao com uma refem com uma arma apontada à cabeça em directo.
Filhos de uma grandessissima. Grande serviço publico.
GostarGostar
Inacreditavel com os media nao possuem nada de etica. E é serviço publico. é acabar com a rtp rapidamente. Insuportável.
GostarGostar
E é preciso ter lata. Se nao cortaram a luz ao banco, os de dentro viram a posiçao da policia na tv. é preciso ser mesmo parvos de todo. Nao entendo como a policia permite aquilo. Devia prender os tipo da rtp. Vergonhoso!!
Estou completamente siderado
GostarGostar
Agora a sic também-Sinceramente, porque é que eles nao mostrram em diferido. Se ele dispara vao ver uma pessoa a morrer em directo na tv. E possuem familia os refens.
GostarGostar
Espera-se que no banco nao tenham tv.
GostarGostar
Vá lá acabou em bem. A refem conseguiu fugir!
Ufa.
GostarGostar
Esta coisa nao pode acontecer. Se os assaltantes fossem assaltantes a sério e tivessem tv, poderiam matar policias e refens. Nao se transmitem assaltos em directo, nem a actuaçao da policia. Os assaltantes podiam ter tv.
GostarGostar
Por falar em (muito) ricos e (muitos) pobres… esta de pressionarem os filhos dos pobres a irem ao BES… é no que dá!
Então, não é verdade que o “spot” na TV, insiste em dizer para os que não têm pais ricos irem ao BES…
GostarGostar
É pa`, ó Anónimo, por que é que não vais
GostarGostar
Se a operaçao corresse mal tinha sido transmitida em directo. Os atiradores da policia tiveram que actuar. Imaginem se a coisa corria mal, E em directo na tv. A polici devia ter meios e poderes para impedir a transmissao em directo pela tv de coisas destas. Correm risco de vida.
GostarGostar
Que é que queres ó P-erre. Tou indignado porque nunca se sabe se os assaltantes possuem alta tecnologia como uma tv portátil e por exemplo.. granadas. Estarem ali a ver a posiçao da policia na tv é coisa que me assusta. No dia em que os assaltantes forem daqueles a sério mesmo, a coisa ainda corre mal.
Se eles tivessem tv tinham visto os atiradores da policia. Como se viu.
GostarGostar
Se eles tivessem tvos refens estavam mortos. Eu acho que vi o atirador.
GostarGostar
Patetice do Sol.
GostarGostar
Óptima acção da polícia !
Creio que os cidadãos poderão estar mais ou menos descansados (se é que se pode estar tranquilo numa sociedade destas), dada a eficiência desta polícia extraordinariamente bem treinada.
E a fase crucial, psicológica, foi determinante e igualmente óptima.
GostarGostar
Ó JCD:
Eles falam em “rendimento médio”. Quando muito, o que isso pode querer dizer é que ficaram os mais ricos de entre os ricos (que deu um aumento do rendimento médio, porque o número de pessoas em causa diminuiu). Na verdade, se há problema que de há muito nos afecta, é a nossa malta das contas ser gente de poucas letras…
GostarGostar
A mim prometeram-me riqueza quando começaram a encher isto de africanos.Já são centenas de milhar e isto cada vez está pior… então? Onde anda a minha parte?
GostarGostar
MJRB Diz:
8 Agosto, 2008 às 12:08 am
Óptima acção da polícia !
Creio que os cidadãos poderão estar mais ou menos descansados (se é que se pode estar tranquilo numa sociedade destas), dada a eficiência desta polícia extraordinariamente bem treinada.
E a fase crucial, psicológica, foi determinante e igualmente óptima.
Vá lá que com esta concordo
GostarGostar
Portugal está a ficar “abrasileirado”.Trabalhos de cosmética ao melhor nível.Terá sido trabalho das operações ou da “inteligence”?
GostarGostar
Zé Bonito Diz:
“Ó JCD:
Eles falam em “rendimento médio”.
Como é que o rendimento médio dos que ganhavam mais de 250.000 euros era 168.000 euros?
GostarGostar
Não começem com as obras do TGV e vão ver mais disto.
Pinto de Sousa
GostarGostar
JCD:
Diferença entre rendimento líquido e ilíquido? Ainda chegamos à conclusão de que, afinal, o problema do autor do texto está… nas letras.
GostarGostar
“JCD:
Diferença entre rendimento líquido e ilíquido?”
Não, também não. Estou mais a apontar para uma confusão entre tipos de rendimento. (Trabalho dependente e outros).
GostarGostar