Série: leituras de Verão (3)
13 Agosto, 2008
Lei n.º 41/2008, D.R. n.º 156, Série I de 2008-08-13
Assembleia da República
Grandes Opções do Plano para 2009
18 comentários
leave one →
Lei n.º 41/2008, D.R. n.º 156, Série I de 2008-08-13
Assembleia da República
Grandes Opções do Plano para 2009
Mr. CAA,
Desculpe-me, mas neste período de pré-férias ou de férias, ler uma Lei no Diário da República, é um acto de sadomasoquismo.
Já se sabe quais são as Grandes Opções, mesmo sem as ler, fresquinhas: normalmente, até às suas conclusões, ocorrem muitos desvios, recuos, lateralizações…
Boas férias para si e seus.
GostarGostar
Mas, para que é que existe ainda esse resquício dos tempos dos Planos Quinquenais?
Só mesmo para gastar dinheiro ao pobre do contribuinte.
PS Seria giro ver qual era o valor previsto para o barril de petróleo nas GOP 2005.
GostarGostar
Caro comentador MRJB (em 1.)
Não posso concordar com o que afirma. Esta é uma excelente leitura, ao nível do que a melhor ficção mundial produz. Veja:
Nos últimos três anos, assistimos a uma nova dinâmica da sociedade civil alinhada com a agenda mobilizadora do Plano Tecnológico. Desde a sua apresentação pública, em Novembro de 2005, além da implementação das medidas inicialmente previstas, foram acrescentadas mais de quatro dezenas de novas medidas, dando resposta a propostas válidas da sociedade civil e a oportunidades e necessidades entretanto identificadas. Dois anos após a apresentação pública do Plano Tecnológico, a taxa de execução das medidas atingiu os 100 %. Durante 2007 e 2008, melhoraram-se as condições para um ambiente mais favorável aos negócios e ao empreendedorismo, reduziu-se a malha burocrática, simplificaram-se procedimentos, incentivou-se a contratação de jovens qualificados, apoiou-se a investigação, reforçou-se o sistema científico, promoveu-se a internacionalização da economia portuguesa e das suas instituições de ensino superior e investigação e melhorou-se o quadro de financiamento para a criação e desenvolvimento sustentado das empresas.
Com leituras gratuitas destas, anda o pessoal a gastar dinheiro em romances para quê?
GostarGostar
OK !
Li, por especial “solidariedade” para consigo, Mr. CAA (e para entender o objectivo do post), por curiosidade e com a celeridade que o DR merece, a edição de hoje.
A mesma lenga-lenga do costume num arco-íris pintado para 2009, ano de eleições.
Gostei muito dos Acrónimos — safa! Ser governante ou director-geral, autarca ou magistrado, é de facto extenuante, ao decorar tudo aquilo…
GostarGostar
Caro ZéDePortugal,
Obviamente de acordo consigo.
Alguns nacos de tudo aquilo divertiram-me. Outros, revoltaram-me. Por isso li aceleradamente.
O extracto que Vc. releva, é elucidativo para um sorriso.
Os portugueses-NADA continuarão lixados-e-contentinhos em 2009. E antevejo que reelegerão o carrasco.
GostarGostar
Mais uma pequena transcrição de alto valor ficcional:
Captação de Investimento Estruturante
Nos últimos anos, houve uma aposta significativa no reforço da capacidade de atracção de investimento estruturante, tendo-se registado, em 2007, um volume de investimento contratado de cerca de três milhões de euros, envolvendo a criação de 2 847 postos de trabalho e a manutenção de mais 20 957 (os valores anuais mais elevados dos últimos cinco anos).
Investimento contratado para a manutenção de 20957 postos de trabalho? Uau! Isto é que é escrita criativa!
GostarGostar
Mr. e caro ZéDePortugal,
Os extractos que Vc. releva e bem, voltam a fazer-me rir e como estou a fazer a digestão do almoço (magnífico arroz-de-tomate com petingas, algures no Bairro Alto), tenho que parar. Voltaram os soluços, carago !
GostarGostar
E esta? Pronto, só mais esta (que eu não sou ministro e não posso só mandar os outros trabalhar – também tenho que dar o exemplo):
I.4. 4.ª Opção — Elevar a Qualidade da Democracia, Modernizando o Sistema Político e Colocando a Justiça e a Segurança ao Serviço de uma Plena Cidadania.
I.4.1. Modernizar o sistema político e qualificar a democracia
Administração Eleitoral
Com a criação, em 2008, do Sistema Integrado de Gestão do Recenseamento Eleitoral (SIGRE) será modernizada a base tecnológica que suporta o processo e assegurado o recenseamento automático de todos os portadores de cartão de cidadão.
Em 2009 prevê -se a consolidação e a implementação deste novo sistema de modo a permitir a sua utilização nos actos eleitorais previstos nesse ano.
Qualificar a democracia? Uau! Recenseamento automático? Muito democrático, sim senhor: não, cidadão nº 1111111, você não é apenas um número, você é um ser humano.
GostarGostar
Errata:
Princípio do primeiro parágrafo, mal escrito e repetido, tal o riso. Nem o corrrijo….
GostarGostar
Bem, este seu último extracto, é hilariante, porque básico, inócuo e patético. Lenga-lenga pura.
GostarGostar
“Nos últimos anos, houve uma aposta significativa no reforço da capacidade de atracção de investimento estruturante, tendo-se registado, em 2007, um volume de investimento contratado de cerca de três milhões de euros”.
Sabe porventura quanto são 3 milhões de euros? Investimento estruturante de 3 milhões de euros, num país como Portugal, é equivalente à aquisição de uma vassoura num lar!
3 milhões de euros? Mais do que isso factura o Continente por dia!
GostarGostar
“Com a criação, em 2008, do Sistema Integrado de Gestão do Recenseamento Eleitoral (SIGRE) será modernizada a base tecnológica que suporta o processo e assegurado o recenseamento automático de todos os portadores de cartão de cidadão”.
Muito mais importante do que esta chachada, é isto:
Antes de que acabe el año, Balears se convertirá en la primera comunidad del país que tendrá disponible la receta electrónica en todos los centros de salud de su territorio.
Así lo explicó el presidente Francesc Antich tras una demostración del servicio de receta en uno de los 46 centros de salud y en un de las 336 farmacias que ya lo ofrecen en Mallorca y Pitiüses con el objetivo de reducir los trámites burocráticos. Durante el último trimestre, el sistema -que ya han utilizado unos 30.000 pacientes desde septiembre de 2006- se implantará en Menorca.
http://www.diariodemallorca.es/secciones/noticia.jsp?pRef=2008081200_2_383922__Mallorca-Balears-sera-pionera-receta-electronica-todo-territorio
GostarGostar
“Os portugueses-NADA continuarão lixados-e-contentinhos em 2009. E antevejo que reelegerão o carrasco”.
O Hitler também foi eleito por 33% dos Alemães. Depois, houve alguns que se arrependeram.
Os Ingleses não reelegeram Churchill no pós – II Grande Guerra. Depois, arrependeram-se.
É a vida.
GostarGostar
AINDA ALGUÉM CONSEGUE RIR DEPOIS DE LER AS “GRANDES OPÇÕES DO PLANO”????????
A mim dá-me vontade de fujir para bem longe destes filhos da P@t* todos!!!!!!
PQP a todos!!!!
GostarGostar
J,
Dois casos incríveis.
“É a vida”. Pois.
GostarGostar
Nós, portugueses, somos mesmo uns tipos singulares.
Em vez de pegarmos num pau de vassoura e irmos todos para a porta de S. Bento correr com esses vigaristas à vassourada, conseguimos achar-lhes graça e rir-nos.
Eu também ri que nem um perdido com os excertos do Zedeportugal.
Mas ficou-me a boca a saber a vómito.
GostarGostar
D.R. significa Diário da Risota?
GostarGostar
amanhã vais falar do pontal, do menezes, do angelo, do intelectual bota qu a manuela devia escolher para ministro da cul tura
GostarGostar