Saltar para o conteúdo

Frei Tomás: olha para o que ele diz mas não para o que faz

20 Agosto, 2008
by

Ver a actual liderança do PSD – que tanto se destaca pelo seu assumido e auto-elogiado mutismo perante os maiores destemperos de Sócrates e os seus – criticar o “incompreensível silêncio” do Governo, seja qual for a matéria, não deixa de patentear uma falta de consciência política de pasmar.

20 comentários leave one →
  1. dutilleul's avatar
    dutilleul permalink
    20 Agosto, 2008 20:56

    “…auto-elogiado mutismo…” …

    eh pá, isso é mesmo um incompreensível silêncio.

    Arreia-lhe, não te acanhes.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Agosto, 2008 21:00

    Desta vez concordo em parte consigo, caro CAA. Mas não pelos motivos acima indicados. Mas por outros. Mais trágicos. Ou diria, melhor, tragicómicos.

    E os motivos pelos quais eu julgo que está na altura do PSD começar a analisar muito bem as Contas Públicas, que estão num contra-relógio para estoirar. Portugal vai conhecer, muito em breve, o desastre orçamental, segunda sequela. E cabe ao PSD mostrar que o rei vai nú (as Contas Públicas estão quase, quase a dar o estoiro monumental) e a apresentar alternativas credíveis e palpáveis a esta palhaçada que se vive em Portugal.

    A DGO lá mostrou o seu Boletim da Execução Orçamental de Janeiro a Julho, deste ano. ( http://www.dgo.pt/Boletim/0708-bol.pdf ) E as contas, apesar de muito marteladas, não são famosas. Pelo contrário, estão a dar sinais sérios de ruptura. Sinais que nada do que foi vendido ao país se concretizou. A saber:

    Consolidação orçamental;

    Controlo dos gastos com o pessoal;

    Controlo do orçamento pelo lado da despesa corrente;

    Salubridade financeira sólida e à prova de choques económicos.

    Ao olhar-se de relance para os números publicados, primeiro apetece ouvir esta música:

    http://www.youtube.com/watch?v=ioAQTwc8Oas

    Depois, basta mostrar 3 gráficos. Já de si reveladores do estado a que chegaram as Contas Públicas.

    Julgo que agora o PSD e o resto do país têm que tomar consciência do simples facto indesmentível: esta política orçamental é um rotundo falhanço. Tanto sofrimento infligido aos portugueses para nada. Tanta ajuda recebeu o governo da oposição, para o deixar endireitar as Contas Públicas e os resultados são desastrosos e para nada serviu.

    Este Ministro das Finanças, tido como credível e sério, nunca chegaria a ser credível no sector privado. Pior, desconfio que nem sequer teria direito a figurar entre os associados da ATOC, tamanha é a incompetência, as vigarices e as promessas falsas, perpetradas durante o seu consulado.

    Este Ministro das Finanças será conhecido pelo estoirar das Contas Públicas, como antes o foi o falecido e malogrado Prof. Sousa Franco, que deus o tenha em descanso.

    Por muitas voltas que se dê, o pior ainda está para vir. Mais. A descida da taxa do IVA, de 21 para 20%, que pouco serviu para estimular a economia produtiva, devido aos demais constrangimentos fiscais e até legais, ainda será recordada como a maior anedota fiscal dos últimos 20 anos. Numa altura em que se assiste ao colapso das receitas fiscais do Estado, este baixo o IVA, que de nada serviu.

    Preparem-se para o pior, portugueses. A economia está a afundar-se a alta velocidade, como ainda hoje o INE o confirma. O desemprego se baixa é à custa da emigração maciça. E as Contas Públicas, que tanto custo e sofrimento provocaram aos portugueses foi um esforço em vão.

    Comprem uma boa bóia salva-vidas, que o país está irremediavelmente perdido e vai-se afundar rapidamente.

    Salve-se quem puder.

    “Eu avisei!” 😉

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Agosto, 2008 21:03

    Eu que detesto o Sócrates acho que é incompreensível o silêncio da madame, afinal porque tirou o lugar ao outro, mais valia estar quieta.

    Gostar

  4. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    20 Agosto, 2008 21:06

    Isto já deu o que tinha a dar. Eu agora vou é inscrever-me no novo partido, o PSF.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Agosto, 2008 21:38

    Que legado vai deixar este desgoverno aos portugueses, quando for corrido para o ano?

    Um legado negro. Nestes últimos 14 anos tivemos o PS à frente do país em 11 anos. E os resultados estão à vista. País sem eira nem beira, descrente, com a economia a falir, o desemprego a subir (só em Julho registaram-se mais 50 mil pessoas no IEFP. 50 mil pessoas? é uma desgraça completa…) e o país mais parecido com os bairros da lata brasileiros que um país da UE, tal é o descontrolo da criminalidade presente.

    Que legado deixa o Pinócrates ao país?

    Este:

    “Indicadores do clima e actividade económica agravam-se “significativamente”

    O indicador de clima económico do mês passado e o indicador da actividade económica de Junho agravaram-se “significativamente”, mostram os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).”

    In http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/economia/pt/desarrollo/1156789.html

    Enquanto lá fora deu para enganar o mau desempenho económico nacional, ainda o desgoverno foi enagando os portugueses. Agora pouco pode fazer para esconder a realidade. O país está em forte depressão económica, social e a saque. É o salve-se quem puder.

    Enfim… “Eu bem avisei!”

    http://www.youtube.com/watch?v=9L9_8vwx2w8&feature=related

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    20 Agosto, 2008 21:49

    «o PSD irá, na reabertura dos trabalhos parlamentares, em Setembro, “exigir esclarecimentos sobre as políticas e os meios que sustentam a segurança dos portugueses”»

    No fundo todo o texto se deveria resumir a esta singela mas significativa expressão. É no Parlamento que o primeiro-ministro deve ser interpelado e responder, directa ou indirectamente, pela via da tutela, às questões que lhe são colocadas pelos parlamentares. As sessões são transmitidas em directo pelo canal parlamento. Todos podemos assistir, inclusive o PSD liderante que não se revê no seu actual grupo parlamentar.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Agosto, 2008 21:54

    o intelectual bota, menezes ,ribau, angelo são os fala-barato de serviço.
    vai dar uma volta e regressa a temas com interesse.
    larga a conversa de chacha

    Gostar

  8. C. Medina Ribeiro's avatar
    20 Agosto, 2008 22:20

    “O SILÊNCIO É DE OURO”, “O CALADO É O MELHOR”, etc

    Não me revejo em nenhum dos actuais partidos; no entanto, a curiosidade leva-me a tentar saber as opiniões deles acerca do que vai pelo mundo e – já agora… – pelo país que eles governam ou podem vir a governar.

    Ora, é em vão que tento saber o que pensa o PSD (e, nomeadamente, a sua líder) acerca dos problemas que têm preocupado o cidadão-comum ultimamente: preços dos combustíveis e dos alimentos, greve dos pescadores, bloqueio dos camionistas, criminalidade galopante, etc.

    Marcelo Rebelo de Sousa, a propósito do silêncio de M.F.Leite aquando da paralisação do país pelos camionistas, sentenciou que ‘estar calada fazia parte de uma estratégia inteligente’ – e disse-o sem se rir…
    Pois bem; cada um lá sabe de si. Mas não será… ‘inteligência a mais’?!
    .

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Agosto, 2008 22:22

    O governo, através das suas centrais de intoxicação, vendeu ao país a ideia que o desemprego estimado pelo INE desceu. Pois bem, os dados divulgados hoje pelo mesmo INE, no seu Boletim de Conjuntura, não tem dados disponíveis desde… Dezembro do ano passado. No entanto deu-se ao país a ideia que o desemprego até baixou no segundo trimestre, à medida que a economia aguentou o embate do agravar das condições económicas externas. Mas isso é tudo bolotas. Veja-se quando foi a Páscoa o ano passado e este ano e terão aí uma ideia do que realmente se passou.

    Mas para tirar dúvidas aos mais confiantes na estratégia deste desgoverno, apenas mostro uma notícia, que não fez parte das parangonas da nossa imprensa amestrada:

    “50,7 mil registaram-se em centros de emprego no mês passado

    A descida homóloga da taxa de desemprego, de 7,9% para 7,3%, estimada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para o segundo trimestre deste ano, e revelada no final da semana passada, não encontra eco nos números administrativos do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Pelo contrário, os dados destes organismo relativos ao mês passado vêm reforçar os sinais preocupantes sobre o volume das novas inscrições.

    Em Julho, inscreveram-se nos centros de emprego 50,7 mil pessoas, mais 13% do que no mesmo mês do ano passado e mais 16,7% do que no mês anterior. Este é o quarto mês do ano em que se regista uma subida das novas inscrições, enquanto em todo o ano anterior isso aconteceu apenas num mês. Em termos acumulados, matricularam-se no IEFP como desempregados, nos primeiros sete meses, 325 mil pessoas, mais 4,4% do que no período homólogo do ano anterior.”

    In http://dn.sapo.pt/2008/08/20/economia/novas_inscricoes_iefp_dispararam_13_.html

    Meus amigos, inscreveram-se 50 mil mais desempregados só num mês. Num país como Portugal, pequeno, ter mais 50 mil pessoas no desemprego é algo chocante.

    A dimensão do aumento do número de desempregados é tal, que qualquer governo sério meditava nos seus números. 50 mil pessoas em apenas num mês? Num país com pouco mais de 5 milhões de activos? Num mês, 1% da sua população activa perdeu o emprego? E o governo quer-nos vender a sua teoria do Oásis?

    Mas a desgraça continua. As exportações estão a sofrer um colapso. O investimento continua a cair, agravando-se. E, por fim, o próprio consumo privado esgotou a sua capacidade de resistência ao choque do arrastão fiscal e do aumento das taxas de juro do outro. E isto no mês de Julho, no tal em que a taxa do IVA passou dos 21 para os 20%!

    À velocidade em que se inscrevem desempregados no IEFP (notem bem no número aterrorizador, 50 mil novos desempregados em Julho, em apenas um mês), quer dizer que o rolo compressor da destruição de empregos irá asfixiar mais os pobres portugueses endividados, já de si a viverem o choque fiscal e a subida das taxas de juro. Como se pode pagar os empréstimos ao banco sem emprego?

    E os números do desemprego só não são mais negros poque, notem bem, nos últimos 12 meses, o Estado contratou mais cerca de 33 mil pessoas. Imaginem, caros amigos, se o Estado cumpria a promessa de controlar as despesas com o pessoal e a despesa corrente do Estado. Era uma tragédia. (Ou talvez não. Se houvesse mesmo uma boa política económica e orçamental. Mas isso fica para outras núpcias.)

    Se em Julho se inscreveram mais 50 mil pessoas no IEFP, esperem pelo fim do ano. Não tenho dúvidas nenhumas que a taxa de desemprego, nos próximos dois anos, atingirá a casa dos 13%, 15% ou até, caso a conjuntura externa se deteriore mais e não absorva os desempregados portugueses, teremos uma taxa de desemprego na casa dos 20% ou mais.

    Peço que se medite neste número. No mês de Julho de 2008, 1% dos activos portugueses inscreveram-se no desemprego do IEFP. 1%. É obra. É dramático. Não conheço nenhum país do mundo que esteja a criar desemprego a esta velocidade. Nenhum. Nem sequer a Espanha que vive o fim da bolha do imobiliário.

    Comprem uma boia salva-vidas, pois bem vamos precisar.

    “Eu bem avisei!” 😉

    É o fim: http://www.youtube.com/watch?v=dbI5K0AzNHI

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Agosto, 2008 22:40

    Ao anti-comunista devo dizer que um dos problemas deste país, para além do Sócrates, que não sabe ouvir ou ouve mal,são os comunistas, desde o 25 de Abril instalaram-se em toda a função pública, inclusivé nos ministérios e boicotam e fomentam a burocracia, queixando-se em simultãneo da mesma. Penso que a ideia é destruir o pouco que resta para voltar o comunismo que tivemos 2 anos, é claro que na Rússia piavam fininho, aqui nesta democracia é que é esta rebaldaria. Começo a acentuar a minha costela de direita com tanta parvoice junta.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Nuno M. Albuquerque permalink
    20 Agosto, 2008 23:13

    Ao contrário.
    Revela apenas coerência com o seu próprio não discurso.
    Quem tem de resolver e explicar é o governo. Não a oposição (esta é a doutrina). Se fica calado perante uma questão que lhe compete resolver, é incompreensível o silêncio. Está certo.

    Gostar

  12. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    20 Agosto, 2008 23:42

    O PS não tem soluções porque íriam contra a sua natureza centralista e estatista !Está esgotado.Há que dar o lugar a outros.

    Gostar

  13. CAA's avatar
    20 Agosto, 2008 23:46

    Caro Nuno M. Albuquerque,

    «Ao contrário.
    Revela apenas coerência com o seu próprio não discurso.»

    Discordo. Está a apontar ao Governo a sua própria falha mais gritante. O significado é: “vejam bem, eles também não dizem nada!”

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Agosto, 2008 23:52

    Caro Anónimo, eu não sei se tem tanta razão:

    “Ao anti-comunista devo dizer que um dos problemas deste país, para além do Sócrates, que não sabe ouvir ou ouve mal,são os comunistas, desde o 25 de Abril instalaram-se em toda a função pública, inclusivé nos ministérios e boicotam e fomentam a burocracia, queixando-se em simultãneo da mesma.”

    É que nestes últimos 14 anos, são os boys socialistas que têm preenchido os quadros dirigentes da Admnistração Pública. E se tem dúvidas, veja lá como agora os sindicatos dos professores andam contentes com a nova política educativa. Onde estão as tais propaladas reformas estruturais? No caixote do lixo. 😉

    Voltando à depressão económica portuguesa.

    Nos últimos anos, o Pinócrates sempre se queixou da herança recebida. São memoráveis e anedóticas as queixas do Pinócrates no Parlamento, contra o governo anterior, que lhe teria deixado uma economia quase na recessão. E dizendo, que agora sim, Portugal tem um rumo. Mas que legado deixa este Pinócrates? Um país falido, exangue, com um Estado ainda muito mais gordo do que aquele que recebeu. E o país a caminho da explosão social. Agora não temos o exterior para absorver desempregados e escamotear as nossas más políticas económicas e orçamentais. Eu sempre o disse e reitero. Esta política económica e orçamental está no limiar da estupidez. E os maus resultados estão completamente à vista. Só não vê quem não quer ou é atrasado mental.

    Eu gostaria de meter aqui dois gráficos, publicados hoje pelo INE. ( http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes&PUBLICACOESpub_boui=27968707&PUBLICACOESmodo=2 )

    e este

    O que nos mostram? Mostram aquilo que tenho vindo a mostrar nos últimos 3 anos, aqui neste espaço de comentários, que o desgoverno não soube aproveitar a melhor envolvente externo, dos últimos 30 anos.

    Repare-se bem no primeiro gráfico. Neste ciclo que agora se afunda, tivemos dois picos da actividade económica em Portugal. Mas com resultados semelhantes. Mas no segundo gráfico, pode ver-se como o enquadramento externo foi muito melhor durante o consulado do Pinócrates que da dupla Barroso/PSL. Porquê que não crescemos mais durante o consulado do Pinócrates? Porque o Estado decide tornar-se ainda mais um estorvo, a política económica apenas se baseou em garantir que os amigos do Manuel Pinho controlassem a EDP e pouco mais. Mas a nível fiscal foi um horror. Aquele arrastão fiscal tolheu de tal forma as forças produtivas que não pudemos aproveitar o bom enquadramento externo. ( Faço notar que a economia mundial, em 2006 e 2007, conheceu o seu maior crescimento económico desta geração. Já não crescia àquelas taxas desde a década de 60, no tempo dos famosos 30 Anos Gloriosos.)

    Mas não foi só a estúpida política orçamental, liderada por esta dupla de imbatíveis incompetentes, o Pinócrates e o Peixeiro dos Santos. ( Que é feito do PRACE? 😉 ) Foi uma visão estalinista do Estado, com ideólogo máximo, esse famoso “amante” da liberdade económica, chamado Vital Moreira. O novo ícone da ideologia esquerdalha estalinista com visão da economia dirigida bem patente neste desgoverno. (Vejam lá o tacho que lhe arranjaram. Na… EDP, controlada agora pelos amiguinhos do… Manuel Pinho, o abre-a-boca-sai-asneira-ou-entra-mosca.)

    E esta visão dirigista e estalinista da economia foi patente em dois pontos emblemáticos. Um, a criação da ASAE, que perseguiu e persegue as PMEs, como se elas estivessem condenadas a fechar as portas. (Veja-se a memorável e completamente idiota entrevista do seu líder, quando defendia que metade dos estabelecimentos hoteleiros nacionais deviam fechar, para atingir a média europeia. Ignorando o peso específico do sector do Turismo na economia nacional, o nosso estilo de vida mediterrânico e até os dias com sol a mais face ao resto da Europa.)

    E este tipo de política económica, assente no estalinismo dirigista idiota não se limitou a esta aberração da ASAE. Este tipo de má política económica, suicida e anacrónica, está bem patente no sector das águas, em que a sua liberalização e reestruturação foi abandonada, porque o Estado quer tudo controlar, porque este sector irá receber muitas centenas de milhões de euros da UE, que ajudará a alimentar a corrupção que está emprenhada no sector. E esta visão estalinista, dirigista e anacrónica da sociedade não se limita a estes dois sectores económicos. Temos o sector da Energia, por exemplo, com uma aposta arriscada nas energias muito mais caras que estão a penalizar o sector industrial e produtivo português. Ou até no sector da aviação e gestão das infraestruturas aeoroportuárias, com a tentativa de passar um monopólio estatal para mãos privadas. (Que acabará por ser entregue aos amiguinhos do Manuel Pinho, quase de certeza. )

    Este desgoverno não se pode queixar senão da sua própria incompetência. Das suas idiotas políticas económicas e orçamentais, completamente suicidas. E os resultados estão à vista. Estamos a afundar-nos rápidamente e desbaratamos um enquadramento externo que poucos governos em Portugal tiveram a oportunidade de viver.

    O caro Anónimo queixa-se dos comunistas. Eu queixo-me dos idiotas que nos desgovernam, a começar pelo Pinócrates, coadjuvado pelo estoura-orçamentos Teixeira dos Santos ou o entrega-aoa-amigos-chorudos-negócios, de seu nome Manuel Pinho, que inspirados nas ideias do notável Vital Moreira, esse velho estalinista e dirigista da velha guarda estalinista portuguesa. Logo, quem será pior? O Jerónimo de Sousa ou a abécula do Pinócrates, talvez o Primeiro-Ministro mais idiota da Europa ocidental?

    “Eu bem avisei!” 😉

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Nuno M. Albuquerque permalink
    20 Agosto, 2008 23:57

    Caro CAA,

    Discordo.

    Para si é uma falha. Para a liderança do PSD é a doutrina dominante. O significado é outro:”vejam bem, eles não dizem nada. E deviam.”

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    20 Agosto, 2008 23:59

    Assinem esta petição pela regionalização.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Agosto, 2008 00:30

    Sr. Anti-comuna

    Eu sei que existem muitos boys e girls por aí, mas se a conversa vai para o ensino posso dizer-lhe que é a minha área e a gestão da minha escola é pior que a ministra, para provar que a culpa é dela. Os sindicatos sempre puxaram a carreira para baixo, caso da carreira única e agora estamos a levar com a medida grossa. Eu percebo o que quer dizer com isso dos sindicatos, que nos venderam, mas o meu amigo também sabe que houve épocas em que se abria um livro de ponto e era raro o dia em que não faltava alguém e agora ninguém falta, apesar de não se darem aulas melhores e dos putos não saberem mais, pois a rebaldaria aumenta a cada dia que passa. Agora a avaliação vai sobrar para os mais responsáveis porque os baldas sê-lo-ão sempre e começam as reformas e as baixas.
    O meu problema não são os boys, mas antes o excesso de boys e muita falta de inteligência e não tenha dúvidas que os comunistas também metem os amiguinhos em lugares do seu interesse e eu estou a falar-lhe de uma terra onde eles abundam.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    21 Agosto, 2008 15:42

    Rapaziada, metam isto na cabeça, o PSD é igualzinho ao PS. Por isso é que estão calados que nem ratos! Por isso é que não têm alternativas.

    Quem nos tem governado nos últimos 30 anos está esgotado. É mais do mesmo. Mudar por mudar não basta. Tem que se mudar para algo que seja, efectivamente diferente e melhor.

    Por mim já fiz a minha escolha. Vou olhar para o (meu) lado esquerdo!

    Gostar

  19. pmg70's avatar
    21 Agosto, 2008 18:31

    JP,
    Não sei qual será o “seu” lado esquerdo, mas depois de feitas as contas fica a sobrar o bloco… que como todos os partidos pequeninos são perigosos, já que falar sem se ter responsabilidade politica é fácil.

    Qt ao silêncio da Manuela, acredito que seja estratégia. O recomeço dos trabalhos o dirão. Mas tendo em conta que a sua vitória foi tremida, não fazia sentido levantar poeira antes da oposição interna a levantar – q já levantou – para perceber se “no seu quintal” pisa terra, lama ou pântano.

    Uma coisa é certa, quem houve homens de provas dadas, como o Medina Carreira e outros com “tantos anos de praia”, fica com vontade de fugir.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    21 Agosto, 2008 18:54

    Pela força o PS, queria colocar a MFL a falar e uns tantos idiotas do PSD, tambem………
    Só que gastar zagalotes para matar moscas nunca deu resultado!
    Vai chegar o mes de Setembro, a execução do orçamento de 2008,
    o orçamento de 2009, a constrangente situação social do país,
    o desemprego continuado, etc etc etc e Manuela Ferreira Leite
    vai ter muito para falar, para alem do deu chefe de bancada
    parlamentar o Rangel tambem tem contas para ajustar com o idiota do Socrates, que chegou de férias e espalhou-se ao cumprido com a economia a responder e a Esatistica no dia a seguir a desmenti-lo, tinha tido na semana anterior a fazer-lhe companhia o idiota do ministro das finanças, que iniciou a aldrabice da economia a aguentar-se.
    Portanto os desiludidos de que MFL ainda não falou, em 15 dias vão começar a ouvir falar dela, o que fala mais não è o esperto, è o aldrabão………………………..

    Gostar

Indigne-se aqui.