Saltar para o conteúdo

Não falarás *

21 Agosto, 2008
by

A juíza Amália Morgado presidiu durante anos ao TIC do Porto. Quando saiu, deu uma entrevista. Falou no alheamento do MP na investigação criminal, resultando numa PJ em roda livre. No uso e abuso das ‘chocas’ (requerimento genérico a que só se acrescentam os dados concretos) que os juízes assinam sem ler. Das suas declarações ressalta um retrato assustador da falta de uma cultura de respeito pelos direitos fundamentais por parte das autoridades de investigação.
Foi castigada. O Conselho Superior da Magistratura decidiu que a entrevista violou deveres dos magistrados – claro que sim, sobretudo o de piar fininho. O maior desses deveres, percebemos agora, é que quando um juiz fala tem de ser para elogiar a corporação.
Ou é melhor calar-se para sempre.

* Correio da Manhã, 20.VIII.2008

17 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    DISTRAIDO permalink
    21 Agosto, 2008 01:23

    Como é alguém pode ajuizar a Liberdade de Expressão, se confunde a responsabilisação sobre o que é dito, com a normalização/”canais (atolados) próprios” do que é dito?

    É que tudo isto é pagopelos contribuinres pagantes …..

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Agosto, 2008 02:06

    Porque fico com a sensação que Portugal, lá bem no fundo, está na merda?

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Agosto, 2008 06:08

    a Má-gistratura da república socialista socialista do afundanço serve apenas para prender pretos, brasileiros e ciganos.
    ainda espero ver a crimialidade violnta a assaltar maus-gistrados

    Gostar

  4. MFerrer's avatar
    21 Agosto, 2008 08:53

    O curioso disto é que aqui no Blasfémias e não só, todos se colocam do lado das corporações quando o Governo quer exigir mais trabalho e menos mordomias.
    Engraçado como a falta de memória compete coma ausência da vergonha na cara.
    Foi assim com os professores, com as escolas de 3 alunos, com as maternidades sem partos, é com a insegurança, os farmaceuticos, os médicos, as férias judiciais, as aulas de substituição, os computadores para os professores, para os alunos…, o mapa judicial, …uma coisa parva!
    Já me esquecia dos habituais comentadores, eles, tão enredados na crítica de tudo, que umas vezes disparam para a direita e outras para a esquerda. Com a mesma pontaria, aliás.
    MFerrer

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Agosto, 2008 10:23

    MFerrer

    E quem não dipara para a direita ou para a esquerda vota no Sócrates. É o seu caso, parabéns pela sua inteligência.

    Gostar

  6. António P. Castro's avatar
    21 Agosto, 2008 14:49

    Sr. CAA,

    Gostaria de chamar-lhe a atenção para o comentário (75) que deixei no seu post “Verão sem Deus”.
    É um desabafo indignado contra a forma como V. ousou tratar o Prof. Custódio Pereira.
    Antes de fugir definitivamente deste vespeiro, em que V. passeia a sua infrene jactância, vi-me forçado a escrever o que escrevi.
    Passe bem e tenha vergonha!

    Gostar

  7. CAA's avatar
    21 Agosto, 2008 16:16

    António P. Castro,

    Vergonha, e muita, é a sua parcialidade na indignação. O sr. que V. defende e parece conhecer tão mal (não faço a mínima ideia quem é), dirigiu-me esta elegantíssima delicadeza:

    «Custódio Pereira Diz:
    20 Agosto, 2008 às 6:19 pm e
    «Chamar-lhe petulante é pouco.
    O gajo é cá de uma jactância que até arrepia.
    Pode ser que um dia destes se f…»

    E ainda esta:

    «Custódio Pereira Diz:
    20 Agosto, 2008 às 6:56 pm e
    Terpsichore:
    Isso é areia demasiada para a camioneta do CAA e o seu reduto intelectual, vulgo “Correio da Manhã”, onde figura como “professor universitário” (ao que isto chegou, mon Dieu!).»

    Por isso, dobre a língua antes de me acusar de ‘insolência’ – tratava-se de um caso patente de legítima defesa face a um ataque torpe, covarde e não provocado.

    E não se preocupe com o destino – em que também não creio – nem as suas eventuais amabilidades nem com outras crendices baratas. Preocupe-se mais consigo e com a (falta de) classe dos amigos que escolheu e que anda por aqui, falaciosamente, a elogiar.

    E, acredite, passarei muitíssimo bem se não tiver de gastar mais um segundo a responder a quem aconselha aos outros aquilo de que mais carece.

    Gostar

  8. António P. Castro's avatar
    21 Agosto, 2008 16:47

    Cale a boca, seu presumido ignorante!

    Gostar

  9. António P. Castro's avatar
    21 Agosto, 2008 16:51

    Onde escrevi boca, leia-se cloaca.

    Gostar

  10. CAA's avatar
    21 Agosto, 2008 17:00

    antonio(sinho),

    V. não tinha anunciado a sua retirada deste sítio? Vá lá, cumpra-a.
    Pelas excelsas qualidades intelectuais e o palavreado pretensamente erudito mas marcadamente postiço, que V. e o seu amiguinho usam, tenho a certeza que singrarão num blogue de adeptos da bola. Vá lá à sua vida. Quanto mais depressa melhor!

    Gostar

  11. António P. Castro's avatar
    21 Agosto, 2008 17:11

    E você, CAA(sinino), vá àquela parte, isto é, à merda!

    Gostar

  12. CAA's avatar
    21 Agosto, 2008 17:19

    «E você, CAA(sinino), vá àquela parte, isto é, à merda!»

    Então, pá!
    Eu não lhe disse que devia ir pregar para o meio da bancada. Tá a ver quão depressa largou o dicionário e o palavreado a armar ao culto?
    Assim é que é, ó Castro! Sai a ligeira crosta com que mal se disfarça e revela-se o Castro do chinelo em toda a sua pujança…

    Gostar

  13. inside-outsider's avatar
    inside-outsider permalink
    21 Agosto, 2008 17:21

    Foi castigada por falar. Deve ter razão. O castigo deve ter sido assinado sem ler. Os juizes quando dizem mal de juizes, são vastos nos castigos. Só se pode dizer bem uns dos outros. Não é uma corporação. É uma religião. Religao sem deus, mas com muitos sacerdotes.

    Gostar

  14. António P. Castro's avatar
    21 Agosto, 2008 17:22

    Contra chineleiro, chineleiro e meio. Repito: vai-te f.!

    Gostar

  15. CAA's avatar
    21 Agosto, 2008 17:42

    «Repito: vai-te f.!»

    V. ainda vai a líder de claque! Tem cabedal intelectual para isso!

    Foi um prazer, quase infantil, é certo, destruir a sua fraquíssima argumentação (e a do seu amigalhaço) mas agora tenho mais que fazer.
    Boa sorte aí no bairro…

    Gostar

  16. Alex S's avatar
    Alex S permalink
    21 Agosto, 2008 19:16

    Canais próprios é na comunicação social e pra todo o povo ouvir e ler. Democracia é istto. Habituem-se ou temos novamente fascismo. A Justiça é feita em nome do povo. O povo tem que saber o que se passa. Não é nos canais bem fechados qual fascismo nada se sabe. Democracia já.

    Gostar

  17. António P. Castro's avatar
    21 Agosto, 2008 19:46

    Assim não vale.
    Só me interessa lutar com armas iguais.
    Toda a censura é cobardia.
    Ciao!

    Gostar

Indigne-se aqui.