Saltar para o conteúdo

E que tal uma censurazita a bem da tranquilidade da Nação?

26 Agosto, 2008

 

Leonel de Carvalho diz que “fomentam sentimento de insegurança das pessoas”

 

Gabinete Coordenador de Segurança: “Notícias sobre assaltos podem ajudar a aumentar crimes.”

 

O responsável pelo Gabinete Coordenador de Segurança e Criminalidade defende que a divulgação de notícias sobre os assaltos que são cometidos no país pode levar ao aumento destes crimes. Leonel de Carvalho sustentou que a cobertura destes acontecimentos “fomentam o sentimento de insegurança das pessoas”.
Em declarações à TSF, Leonel de Carvalho diz que se tem assistido a um aumento do mediatismo na cobertura dos assaltos, dando a entender que há uma subida do número destes crimes, o que contrasta com os dados que o Gabinete Coordenador de Segurança e Criminalidade recebe das autoridades.

“Não me parece que haja uma grande alteração relativamente aquilo que tem sido habitual. Em termos matemáticos, não posso dizer se há mais ou menos. Há com certeza um aumento de relevo mediático”, defendeu o responsável à rádio.

Esta cobertura, acrescentou, pode gerar fenómenos de repetição, ao mesmo tempo que “fomenta o sentimento de insegurança das pessoas, o que também não é positivo”.

As declarações do responsável do Gabinete Coordenador de Segurança e Criminalidade seguem-se a vários assaltos ocorridos hoje no país: um à estação dos CTT de Monte Belo, em Setúbal; aos postos de abastecimento da BP na via rápida da Costa de Caparica (IC21) e da Galp no Fogueteiro, concelho do Seixal; e às dependências bancárias do Millennium BCP da Tapada das Mercês, e do Santander Totta de São João das Lampas, ambas no concelho de Sintra.

*PÚBLICO

29 comentários leave one →
  1. Pedro Morgado's avatar
  2. Barbosa's avatar
    Barbosa permalink
    26 Agosto, 2008 22:34

    È claro que aumentam os crimes pois os criminosos descobrem que são livres para actuar.
    País da brincadeira com governantes da treta. Não contem com o meu voto.
    DEMOCRASCIA=JUSTIÇA Como não há justiça não pode haver democracia.
    Vão á merda.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    26 Agosto, 2008 22:41

    O homem tem razão.
    Está sozinho, Só se fala sobre estes assaltos.
    Que tal se começassem a encher os jornais sobre os assaltos legais que nos fazem a todos nós, “sujeitos passivos”?
    Sobre a criminalidade económica “em grande” e deixassem para depois esses pobres das pistolitas?

    Gostar

  4. Eduardo Correia's avatar
    Eduardo Correia permalink
    26 Agosto, 2008 22:46

    Excelente título, Helena.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    o arrebenta cuzes permalink
    26 Agosto, 2008 22:47

    O blog das verdades verdadeiras. Vocês devem ser mesmo muito inteligentes.
    E eu a pensar que o banditismo não tinha propagação directa com a mediatização. Estou rendido à vossa capacidade de discernimento.
    Eu que sou pobrezinho, não sou rico em moedas de ouro, vou continuar a gamar com a vossa benevolência.
    Quando amanhã acordar o que será? Um banco, uma ourivesaria, uma bomba de gasolina ou talvez a vossa casa.
    Mas claro tenho a vossa compreensão, é que eu sou pobrezinho, vivo num bairro social e sou descriminado. A culpa é da polícia que não me deixa trabalhar.
    Safa! Deixem-me trabalhar!

    p.s. O aspecto gráfico do vosso blog continua sofrível, tentem melhorar um pouco, já que, o vosso blog é um arauto da verdade internacional.

    Gostar

  6. R.Reboredo's avatar
    R.Reboredo permalink
    26 Agosto, 2008 22:47

    Está provado, de há muito, que esta é uma verdade de La Palice…
    Mimetismo e influência extremamente negativa sobretudo da TV, que, à falta de inspiração, se entretém a passar estes “filmes” até à exaustão… Ora, isto penetra em cérebros fracos… e em estômagos esfaimados… e o resultado está à vista…

    Só agora os “altos” responsáveis parecem começar a acordar para estas evidências…

    Triste País entregue a tais luminárias… Assim, a caminho do abismo… Até que alguns Homens decidam pôr cobro a estes desmandos

    Gostar

  7. Politicamente Correcto's avatar
    Politicamente Correcto permalink
    26 Agosto, 2008 22:53

    Uma tipica declaração politicamente correcta….desvaloriza-se o problema real e tenta-se centrar as atenções num pseudo, e inocuo, problema
    A explosão de criminalidade, a par da indisciplina nas escolas, da ausencia de jornalismo critico etc, é apenas mais um dos nefastos resultados do triunfo da ideologia do “Politicamente Correcto” em Portugal. Esta ideologia, infiltrada de forma sufocante na generalidade das instituições publicas portuguesas, e aceite, pelo menos tacitamente, pela generalidade da classe politica, está na raiz de vários dos problemas que afligem Portugal. As tentativs de resolução do problema da criminalidade, a médio prazo, não devem passar por simples paliativos isolados e especificamente dirigidos a esse problema, por importantes que possam ser, mas antes por uma batalha mais ampla pela erradicação progressiva dessa ideologia falaciosa, nos vários sectores da sociedade portuguesa.
    Mas o que é exactamente o “politicamente correcto”?. Como e onde surgiu? Quem foram os seus principais teoricos? Que objectivos visavam ao desenvolver esta ideologia, que tão poderosa se tornou?
    Neste magnifico video traça-se a história do pensamento politicamente correcto desde o inicio do século XX. Uma historia que a maioria das pessoas desconhece completamente.
    http://www.youtube.com/watch?v=_DGoEWjT28Y&eurl=
    http://www.youtube.com/watch?v=PvAshCchGhQ&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=_iAVOdNIYqU&feature=related

    http://video.google.com/videoplay?docid=8630135369495797236

    A autoria do video é de
    http://www.freecongress.org/

    Gostar

  8. JJ Pereira's avatar
    26 Agosto, 2008 22:54

    A total e completa falência do “Estado”.
    Continuem a votar nesta corja,continuem…
    E cumprimentos ao esclarecido e progressista autor do actual Código de Processo Penal, e a todos os inteligentes que o aprovaram…

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    campeão permalink
    26 Agosto, 2008 22:58

    Ladrão de luva branca nem quer ouvir falar de ladrão de baixo nivel, pois estes estragam a sua reputação.
    Leis brandas , justiça inexistente , polícia “passadora de multas” e economia “assassinada” pelo “fisco” , “asae” , “regulamentos , taxas e licenças e alvarás” , são o “mix” socialista que nos leva á pobreza e talvez á violencia , se os portugueses não conseguirem pelo voto escorraçar esta oligarquia dominante que a pouco e pouco nos escraviza.

    Gostar

  10. dazulpintado's avatar
    dazulpintado permalink
    26 Agosto, 2008 23:18

    Esta República está moribunda!Golpe de misericórdia ou continuação do sofrimento?

    Gostar

  11. sam, the kid's avatar
    sam, the kid permalink
    26 Agosto, 2008 23:22

    PROIBIÇÃO
    PIDE SOCIALISTA

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Agosto, 2008 23:24

    É uma coincidencia do caraças a lei da segurança estar a ser aprovada e tal e na mesma altura as noticias serem de crimes por todo o lado. Ninguém estranha só entranham.

    Gostar

  13. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    26 Agosto, 2008 23:46

    Um navio, por anos a fio, desloca-se de um porto a outro – isso é história. Um dia, ele afunda-se – isso é jornalismo. Transformar em notícia apenas os factos que promovam rupturas visíveis, equivale a olhar a vida como uma série ininterrupta de sobressaltos. O espectador é envolvido por um turbilhão de acontecimentos, cujos efeitos sensoriais aproximam-se da excitação de um miúdo que recebe um brinquedo novo. Portanto não é por mero acaso o sucesso de noticiários que carregam nas tintas do espectacular privilegiando crimes, acidentes, desastres e sensacionalismo. É que estes requerem pouco esforço cognitivo – a emoção preside aos processos de descodificação.

    Ou seja, não é uma censurazita o que está em causa. Surprende que a Helena, jornalista há tantos anos, não perceba as palavras de Leonel Carvalho. Ele não pretende subtrair ao jornalismo sua função primordial que é a de pôr em dia a produção do género humano e os humores do país. O que se discute, cara Helena, são os critérios usados para determinar a inclusão de um assunto na agenda mediatica : agenda setting? Não me diga que não sabe o que é.

    Gostar

  14. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    26 Agosto, 2008 23:58

    Pelo sim, pelo não, eu explico. A hipótese do agenda setting, em consequência da acção dos meios de informação, realça ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. As pessoas têm tendência para incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os mass media incluem ou excluem do seu próprio conteúdo. Além disso, o público tende a atribuir àquilo que esse conteúdo inclui uma importância que reflecte de perto a ênfase atribuída pelos mass media aos acontecimentos, aos problemas, às pessoas. Neste sentido os media são apresentados como agentes modificadores da realidade social, apontando para o público receptor sobre o quê se deve estar informado. Assim, esta construção configura-se como um poder que os meios de comunicação exercem sobre a opinião pública e a sociedade.

    Ou seja, os media tem a capacidade de influenciar a projecção dos acontecimentos na opinião pública, estabelecendo um pseudo-ambiente fabricado e montado pelos meios de comunicação.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Agosto, 2008 00:04

    O que este senhor da afirmação quis dizer é que até há uns mesas atrás os criminosos não liam “O crime” e agora já lêem. Voltámos ao tempo de Cunha Rodrigues, em que não acontecia quase nada.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Agosto, 2008 00:06

    Avisem lá o senhor que as TVs passam filmes com violência extrema mesmo ao Sábado à tarde, quando as crianças estão em casa. Ele não sabe. O atraso mental já é de tal ordem chocante que num ou dois anos as pessoas habituam-se a estes personagens de filme de terror a ocupar cargos de reponsabilidade.

    Gostar

  17. OLP's avatar
    OLP permalink
    27 Agosto, 2008 09:21

    A descodificação ´do pensamento deste senhor pode-se medir por duas tiradas.
    Pelo facto de ter achado determinado facto “verosémel” e repetido tal expressão.
    Numa segunda aquando do comentário sobre a carrinha de valores roubada ter afirmado que “temos que nso habituar”.
    A par do director nacional da policia que nos diz que os reféns estavam “manipulados”.
    Discorrer sobre o que o senhor coordenador do gabinete de segurança pensa ou diz sobre a criminalidade é tarefa de metafisicos.
    Ele não é “verosémel” mas “temos de nos habituar” a estas nossas elites e responsáveis.

    Gostar

  18. anabela's avatar
    27 Agosto, 2008 12:48

    A censurazita está em marcha há 3 longos anos na Educação. Só um pequno exemplo.

    “Será que também este tipo de constatações chegará aos títulos dos jornais ou esta altura do ano não é propícia a detalhes como estes?

    Devido a recentes notícias que davam conta de novas novidades em forma de estudos estudiosos sobre a Educação na Europa da responsabilidade ou com alojamento nesse sítio interessante de que não sei bem o género mas trata por Eurydice (é uma base de dados/estudos ou é um programa/projecto?), fui lá espreitar e encontrei o que me parece ser coisa nova sobre os níveis de autonomia dos docentes na Europa unida.
    Assim passeando por sobre as páginas encontram-se coisas assaz interessantes, como o facto da reforma pletórica levada a cabo pela actual equipa ministerial não aparecer contemplada no conjunto das reformas europeias apresentadas na tabela que se segue, sobre as medidas que nos últimos anos aumentaram ou diminuíram a autonomia dos docentes na gestão do currículo. Está lá a revisão do ECD de 1998, mas se calhar esqueceram-se da de 2007. Não percebo se foi esquecimento, se foi tida como irrelevante, o que eu estranharia
    Entre os casos onde não surge informação explícita encontramos a nossa amada Finlândia onde – surpresa – as aulas de substituição são pagas enquanto tal, assim como a realização de outras actividades tidas como extra-lectivas.
    A avaliação dos docentes – matéria tão sensível para a nossa equipa ministerial e que tanto parece orgulhar o nosso primeiro, pessoa que sabemos muito formal em matéria de avaliações – temos também um certo e determinado choque.
    Então não é que entre todos os casos analisados, o sistema português é o mais pesado e rigoroso,incluindo todos os quatro parâmetros possíveis: inspecção às escolas, auto-avaliação das escolas, avaliação dos docentes pelos órgãos de gestão e avaliação pelos pares. Em mais nenhum país se conjuga tudo isto e a regra é serem usados apenas dois ou três desses parâmetros.
    Há mesmo países onde – valham-nos os mais diversificados santos e ícones – os professores não têm avaliação formal obrigatória alguma.
    Quereis um exemplo, assim completamente ao calhas?
    Sim?”
    Pois bem: a Finlândia!

    Gostar

  19. zazie's avatar
    27 Agosto, 2008 13:46

    Ai, Anabela, já chateia. V. consegue fazer pior que mil pedagogos.

    Se quer atacar o mal pela raiz pegue nisso, nas ditas pedagógicas, no eduquês, nos cursos de “Ciências da Educação” na absoluta aldrabice em que consiste a progressão na carreira docente, nas tretas para inglês ver e ainda se enfiar os alunos e os papás em mais palhaçadas.

    Mas não faça choradinho com a caricatura que é a dita avaliação. Porque então quem dá tiro no pé são v.s Se até de palhaçadas dessas têm medo, é caso para perguntar se se atreviam a fazer uma prova de exame do 12º ano.

    Gostar

  20. zazie's avatar
    27 Agosto, 2008 13:49

    É que eu estou farta de ser cravada para criar blogues no blogger para as tais avaliações de profs de tudo, desde matemática a filosofia. E são os próprios formadores (essa vergonha de máfia com ligações a sindicatos e tachos ministeriais) que nem a trampa de um video conseguem inserir na porcaria de um blogue.

    E fico mesmo por aqui, caso contrário até podia parecer que estava a favor da anormalidade ministerial.

    Gostar

  21. zazie's avatar
    27 Agosto, 2008 13:52

    Nem sequer deveria haver avaliação se a universidade não estivesse como está e a palhaçada das pedagógicas não fosse interiorizada pelos próprios docentes que a deviam recusar.

    Agora progressões na carreira com cursos de astrologia ou acumpuctura, por favor. Já basta as teses de doutoramento em “visitas de estudo”.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    permalink
    27 Agosto, 2008 17:02

    Aposto que os CDS’s andam a pagar a alguns “jornaleiros” para fomentarem o “clima de insegurança”.

    Gostar

  23. Paulo Guinote's avatar
    27 Agosto, 2008 18:01

    A dezena de assaltos que se deram na santa terrinha onde vivo, oficialmente uma aldeia, incluindo dependências bancárias, cafés, papelarias, etc, e as dezenas de carros vandalizados ou assaltados em busca dos simpáticos GPS foram uma mera ilusão mediática.

    Aliás, como sabemos, esta malta dos assaltos distingue-se por ler imensos jornais e estar sempre agarrada aos noticiários televisivos.

    Gostar

  24. anabela's avatar
    27 Agosto, 2008 18:24

    Há três anos que a “cuja” comunicação social portuguesa despeja mentiras, falsidades que urge denunciar. Os professores têm sido o inimigo a abater por este desgoverno de loucos. Porque será!? A criminalidade não pára de aumentar a níveis muito preocupantes. Tenho relatos diários de todo o tipo de assaltos, já vão 2 anos, numa pequena cidade de província. Pilhagens, numa noite, a dezenas de estabelecimentos de comércio com avultadas percas, esticões a malas na rua em pleno dia, vivendas e casas isoladas de nacionais e estrangeiros completamente saqueadas. Em Lisboa, em zonas da Av da Igreja e Av de Roma, os assltos são diários já para 2 anos. Pessoas, minhas conhecidas de idade não vão á rua, em pleno dia, sem ser acompanhadas por medo.
    Etc. Etc. Etc.

    Gostar

  25. anabela's avatar
    27 Agosto, 2008 18:26

    Há três anos que a “cuja” comunicação social portuguesa despeja mentiras, falsidades que urge denunciar. Os professores têm sido o inimigo a abater por este desgoverno de loucos. Porque será!?
    Os professores estão (já) bem avisados. Estão “em cima” da desinformação, para denunciar!!!

    “Alertado por um comentador, lá fui sacar do meu DN de hoje e encontrei esta notícia sobre o relatório dos «peritos do Eurydice»: (…)
    O que é curioso é que eu li ontem quase todo o relatório e em lado nenhum me pareceu ter encontrada referências valorativas, muito menos em forma de elogio, às reformas desenvolvidas pelo Ministério da Educação desde 2005. Achei descrições, mas «elogios» não encontrei, muito menos «várias referências elogiosas», com destaque para a «divisão das carreiras de “professor” e “professor titular”».
    É certo que poderá ser um problema meu de compreensão do Inglês Mesmo Técnico do relatório, visto que eu tive apenas o Inglês Básico do nosso sistema de ensino público, cinco meros aninhos que para pouco darão.
    Mas com esforço, coloquei o comando de pesquisa do Acrobat à procura das referências a Portugal e à avaliação e tal e acho que encontrei as passagens a que o jornalista P. S. Tavares se deverá referir quanto ao que afirma na sua peça.
    Vejamos na página 16: (…)
    Posso estar a perceber muito mal, mas o que leio é que os países destacados por terem feito reformas profundas – Holanda, Portugal, reino Unido – longe de serem elogiados, são criticados pela sucessão de leis e por não terem feito a devida reflexão sobre o que é a essência da profissão docente. Pior, são comparados de forma negativa com os países nórdicos em que há muito maior estabilidade legislativa (mesmo se na Suécia isso passou pela localização das políticas educativas, de que eu discordo como solução para cá).
    Mais adiante (p. 68), na parte relativa à avaliação dos professores,lê-se que: (…)
    Lá está outro caso em que, por muito que leia, não encontro mais do que descrição da divisão da carreira docente – sendo estranhíssima a opção por skilled teacher para traduzir a expressão professor-titular – e nunca qualquer tipo de valorização das medidas.
    Mas provavelmente o jornalista P. S. Tavares conseguiu ler nas entrelinhas o que eu não consegui nas linhas e de lá sacou elogios galore para a política ministerial.
    É verdade que PST termina referindo que nada é dito sobre o sistema de quotas, mas convenhamos que, na minha humilde perspectiva, 90% da notícia, a começar pelo título, é completamente mistificadora para quem não tenha lido o relatório.
    Agora porque tal coisa acontece, a sério que vou tentar saber junto de quem de direito. Já agora…
    Paulo Guinote”

    Ver em http://educar.wordpress.com/2008/08/27/estranha-forma-de-noticia/

    Gostar

  26. anabela's avatar
    27 Agosto, 2008 18:38

    Consta que a razão da desinformação do DN, postada em comentário 25, elogiando a sinistra contra os professores portugueses, está intimamente relacionada com,

    “Ficha técnica do Diário de Notícias

    Propriedade Global Notícias Publicações, SA; Matriculado na Conservatória do Registo Comercial do Porto sob o n.º 5738. Capital social: 6 334 285 de Euros. NIPC: 500096791 Sede R. Gonçalo Cristóvão, 195 219 – 4049-011 PORTO Filial Av. da Liberdade, 266 – 1250-149 LISBOA

    Controlinveste Media,_SGPS, SA,

    Conselho de Administração Joaquim Oliveira (presidente), Rolando Oliveira, Gabino Oliveira, Jorge Carreira, João Viegas Soares, Manuel Soares, Hugo Correia Pires e Afonso Camões

    Daqui http://www.jpn.icicom.up.pt/2008/02/25/concurso_para_a_televisao_digital_terrestre_arranca_esta_tercafeira.html

    Destaco:

    “Quanto ao quinto canal gratuito anunciado, o Governo tem agora um prazo de 180 dias para lançar o concurso. Já mostraram interesse neste canal a Cofina e a Controlinveste.”

    O Regulamento para o Concurso para atribuição de um direito de utilização de frequências na faixa 450-470 MHz – concurso aberto a 23.8.2008 com termo a 3.10.2008 foi publicado a 22 deste mês.
    http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=288035

    Tirem as vossas conclusões, se as houver.”

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    27 Agosto, 2008 18:39

    Este cavalheiro era coronel, no tempo do fascismo, e entretinha-se a censurar jornais?
    Tamanha idiotice, de esconder ao povão a realidade, è mesmo tão idiota, como o Socrates vir de férias, a dizer que a economia estava porrreira e no dia seguinte o instituto da esta
    tistica, informou, que estavamos uma desgraça!
    Um responsavel politico omitir a realidade, quem ele se julga para aldrabar quem lhe paga o ordenado: o contribuinte?

    Gostar

  28. anabela's avatar
    27 Agosto, 2008 18:40

    Consta que a razão da desinformação do DN, postada em comentário 25, elogiando a sinistra contra os professores portugueses, está intimamente relacionada com,

    “Ficha técnica do Diário de Notícias

    Propriedade Global Notícias Publicações, SA; Matriculado na Conservatória do Registo Comercial do Porto sob o n.º 5738. Capital social: 6 334 285 de Euros. NIPC: 500096791 Sede R. Gonçalo Cristóvão, 195 219 – 4049-011 PORTO Filial Av. da Liberdade, 266 – 1250-149 LISBOA

    Controlinveste Media,_SGPS, SA,

    Conselho de Administração Joaquim Oliveira (presidente), Rolando Oliveira, Gabino Oliveira, Jorge Carreira, João Viegas Soares, Manuel Soares, Hugo Correia Pires e Afonso Camões

    Daqui http://www.jpn.icicom.up.pt/2008/02/25/concurso_para_a_televisao_digital_terrestre_arranca_esta_tercafeira.html

    Destaco:

    “Quanto ao quinto canal gratuito anunciado, o Governo tem agora um prazo de 180 dias para lançar o concurso. Já mostraram interesse neste canal a Cofina e a Controlinveste.”

    O Regulamento para o Concurso para atribuição de um direito de utilização de frequências na faixa 450-470 MHz – concurso aberto a 23.8.2008 com termo a 3.10.2008 foi publicado a 22 deste mês.
    http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=288035

    Tirem as vossas conclusões, se as houver.”

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    28 Agosto, 2008 18:25

    Este Leonel de Carvalho, vir para a televisão a aldrabar os portugueses, dizendo, que os meios de comunicação se excedem em publicações sobre o assunto e isso cauas panico nas pessoas, è pensamento de um imcompetente, irresponsavel e que foi desmentido, dia 27 e 28 pela camarilha socialista, que veio para a televisão denunciar a situação!
    Na noite de 27, 4 ou 5 vezes o secretario da administração interna, Magalhães, veio confessar que havia crinologia a mais e iam ser tomadas medidas pelo governo.
    No dia, 28 o Ministro da Presidencia, Pereira da Silva, confessou, que no conselho de ministros, que se realizou, na quinta feira de manha, foi discutida a criminologia, e as medidas a tomar, acrescentou que não havia silencio, nenhum, tanto que ele estava ali a falar, havia sim silencio, por outras bandas(refereian-se ao PSD) só que o Socrates primeiro ministro.não dá cara. manda o outro e o Leonel, fica com um grande melão de imcompetencia, porque são os ministros e secretarios de estado que falam no assunt na televisão…….
    logo à noite tem o Procurador Geral da Republica a dizer que os crimes violentos, os juizes devem aplicar a prisão preventiva……………..e esta? è o reconhecimento das asmeiras do ministro da justiça e administração interna……………………

    Gostar

Deixe uma resposta para sam, the kid Cancelar resposta