Onda de assaltos em Agosto de 2007
- 31 Agosto 2007 – 04h37 – Última Hora
Detido autor de carjacking
A PSP de Almada deteve ontem um suspeito da prática de carjacking.(…)
- 31 Agosto 2007 – 04h35 – Última Hora
Assalto rende sete mil euros
Um número não determinado de assaltantes roubou, ontem, sete mil euros do cofre-forte da Cooperativa Agrícola de Penafiel.(…)
- 31 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Miúdo lidera gang de roubo de carros
Várias esquadras de investigação criminal da PSP, na zona de Lisboa, concertam posições na tentativa de reunir provas contra um miúdo de 15 anos, residente em Carnaxide.(…)
- 31 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Regada e incendiada à entrada de casa
Uma mulher foi regada com petróleo e incendiada, quando estava a poucos metros de entrar no prédio onde vive, em Alfornelos, Brandoa, Amadora. A PSP assegura que se tratou de uma tentativa de assalto.(…)
- 30 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Menor rouba prostitutas
As prostitutas de Viseu e Figueira da Foz estão a viver dias de sobressalto. Nas últimas duas semanas foram atacadas pelo menos cinco por um menor e dois jovens, que as roubaram e tentaram manter relações sexuais gratuitas.(…)
- 30 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
GNR apanha a quadrilha de Fafe
Uma quadrilha de Fafe a quem se imputa meia centena de assaltos a estabelecimentos em 15 dias – dois dos quais cometidos segunda-feira contra duas farmácias da Régua – foi detida pelo NIC do Destacamento da GNR de Guimarães e o Posto de Fafe.(…)
- 30 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Mais um assalto a bombas no Minho
O posto de combustíveis da AGIP, em Seixas, Caminha, foi assaltado, anteontem, por volta das 19h30, por três indivíduos armados com um revólver, que levaram cerca de 600 euros em dinheiro e um telemóvel.(…)
- 30 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Emigrante assassinada
A pequena localidade de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo viveu anteontem uma noite de sobressalto com o que foi, ao que tudo indica, um assalto que culminou no homicídio de uma mulher de 49 anos. O carro da família desapareceu. As autoridades investigam várias hipóteses.(…)
- 29 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Quadrilha limpa farmácias
Dois estabelecimentos farmacêuticos situados no Largo da Ponte e na Rua dos Camilos, na Régua, foram alvo de assalto na última madrugada. Em ambas as situações os larápios, quatro ao todo, lograram entrar partindo as montras com paralelos.(…)
- 29 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Assalto a ourives no centro comercial
Quatro homens armados e encapuzados assaltaram uma ourivesaria em pleno centro comercial de Guimarães. O proprietário ainda tentou resistir e acabou por ser agredido, antes dos assaltantes ensacarem peças que se encontravam expostas na loja.(…)
- 29 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Tinta frustra roubo de mala de valores
Já não são só as caixas multibanco (ATM) a dispor de um sistema que dificulta a vida aos ladrões. As malas metálicas de transporte de valores, usadas pelos tripulantes das carrinhas, estão também, desde há poucos meses, equipadas com um mecanismo que tinge de tinta as notas, caso a mala seja alvo de uma abertura forçada.(…)
- 29 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Gang dos BMW rouba caixa multibanco
A Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa acredita que os cinco indivíduos que, na quarta-feira da semana passada, roubaram dois automóveis num stand perto de Torres Vedras voltaram a atacar menos de 48 horas depois. Desta vez, o gang terá roubado uma caixa multibanco (ATM), numa bomba de combustível perto de Loures.(…)
- 29 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Gang assalta três Mercedes
Três homens, que se fazem transportar num Citroen Saxo cinza, são suspeitos de ter assaltado três Mercedes, todos do mesmo modelo, na madrugada de terça-feira em Carnaxide, Oeiras.(…)
- 28 Agosto 2007 – 12h06 – Última Hora
Ourivesaria assaltada em Guimarães
Quatro indivíduos armados assaltaram ontem à noite uma ourivesaria no Centro Comercial Villa na cidade de Guimarães e agrediram o seu proprietário, revelou esta terça-feira uma fonte da Policia Judiciária.(…)
- 28 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Cliente dá sova a taxista
Um taxista da Praça da Estação de Aveiro foi violentamente agredido ontem, de madrugada, por um cliente que, após a corrida para Oliveira de Azeméis, se recusou a pagar a conta de 32 euros e 50 cêntimos. O agressor já foi entretanto identificado pela GNR, através de alguns sinais particulares relatados pela vítima, mas não foi detido, uma vez que o crime depende da formulação de uma queixa.(…)
- 27 Agosto 2007 – 18h40 – Última Hora
Detidos três assaltantes de ourivesaria
A Polícia Judiciária (PJ) de Leiria deteve três homens “sobre os quais recaem fortes suspeitas da prática de um crime de roubo em ourivesaria” na localidade Famalicão, concelho de Nazaré.(…)
- 27 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Estrangeiros detidos por roubo
Três homens estrangeiros foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) de Leiria por suspeita de terem sido os autores do assalto à mão armada perpetrado numa ourivesaria da Nazaré, na passada quinta-feira ao final da tarde.(…)
- 26 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Miúdo de 13 anos rouba no comboio
Um miúdo de 13 anos de idade é o responsável pela grande vaga de assaltos que atormentava desde o início do mês de Julho, os utentes da linha de comboios de Sintra.(…)
- 25 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Ladrão de luxo
Ambicioso, Rafael (nome fictício) não é um ladrão qualquer. Seduzido pela extravagância, assaltou pelo menos sete moradias de luxo na zona de Cascais, onde também reside, e roubou carros topo de gama aos donos das casas.(…)
- 25 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Assalto a casa rende mais de 200 mil euros
Um ex-emigrante da Covilhã apresentou queixa na GNR alegando que lhe furtaram dois milhões de euros de casa, quando estava de férias no Algarve.(…)
- 25 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Homem armado assalta bancos
O dia de ontem ficou marcado por dois assaltos em instituições bancárias do Porto e Espinho.(…)
- 24 Agosto 2007 – 18h27 – Última Hora
Jovem detido por dezenas de roubos
A PSP deteve esta sexta-feira um jovem de 19 anos, suspeito da prática de mais de duas dezenas de roubos e furtos na zona do Grande Porto.(…)
- 24 Agosto 2007 – 14h51 – Última Hora
Detido por roubo de viaturas de alta cilindrada
Um homem foi detido em Cascais por suspeita de furtos de veículos de alta cilindrada, alguns apreendidos pela polícia, roubos por esticão e assalto a residências.(…)
- 24 Agosto 2007 – 09h28 – Última Hora
Reforçada segurança nas gasolineiras
A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) recebeu na quarta-feira a promessa de que cem postos de abastecimento vão receber, até Setembro, novos dispositivos de segurança por parte do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Magalhães.(…)
- 24 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Câmara Municipal assaltada duas vezes
A Câmara da Chamusca foi assaltada duas vezes em três dias, mas na última o suspeito foi apanhado em flagrante delito pela GNR. Trata-se de um homem natural de Pedrógão Grande (Leiria), cadastrado, especialista neste tipo de assaltos. Por isso, as autoridades suspeitam que também seja o responsável pelo primeiro furto, ocorrido na madrugada do dia 18.(…)
- 24 Agosto 2007 – 00h00 – Economia
Postos perdem milhões
Todos os meses, os postos de combustível perdem uma média de 440 mil euros em abastecimentos não pagos. Esta é a estimativa do presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC). Augusto Cymbron disse ao Correio da Manhã que o abastecimento e fuga causa, em cada uma das 2200 bombas de gasolina, um prejuízo de cerca de 200 euros por mês.(…)
- 24 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Matou e fugiu a pingar sangue
Carla Alexandre, de 34 anos, bateu à porta do vizinho Mário. Ele abriu, ela entrou pela casa dentro, trancou a porta à chave e desferiu mais de dez facadas no corpo da vítima. De seguida, saiu disparada do prédio com a roupa cheia de sangue. O crime ocorreu na Rua Pedro Matos Filipe, Cova da Piedade, Almada, pelas 20h30 de anteontem.(…)
- 23 Agosto 2007 – 03h41 – Última Hora
Torres: Tiroteio em assalto a stand
Um grupo de cinco indivíduos assaltou ontem de madrugada um stand da BMW nos arredores de Torres Vedras. Foram furtadas duas viaturas. Alertada, a GNR pediu auxílio à PSP local.(…)
- 23 Agosto 2007 – 00h00 – Actualidade
Morango preso por sequestro
Eram 22h00 de terça-feira quando um carro-patrulha da PSP de Cascais foi forçado a parar a sua marcha a meio da Av. Marechal Carmona, junto ao hipermercado Jumbo, por um carro ocupado por cinco indivíduos. Segundo relata fonte policial, o condutor abandonou o veículo e pediu, desesperado, ajuda aos agentes. Valdemar acusava os outros ocupantes da viatura de o terem roubado e de o terem sequestrado.(…)
- 23 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Mulher de Simão Sabrosa vítima de carjacking
Filipa Sabrosa, mulher do avançado do Atlético de Madrid e da Selecção Nacional, Simão Sabrosa, foi assaltada na sexta-feira, no centro da capital espanhola. Dois homens roubaram o automóvel conduzido pela mulher do internacional português, que viria a ser recuperado na última segunda-feira, pela polícia espanhola.(…)
- 22 Agosto 2007 – 20h36 – Última Hora
Morreu empregado de gasolineira
Jorge Rocha, o empregado da bomba de gasolina da Repsol em Arão, Valença do Minho, que foi baleado domingo passado, durante um assalto, morreu esta tarde, no Hospital de S. João no Porto, disse fonte hospitalar.(…)
- 22 Agosto 2007 – 20h18 – Última Hora
Recuperado Bentley de Simão Sabrosa
A Polícia espanhola já recuperou o Bentley do jogador português Simão, que fora roubado pelo método de carjacking, numa rua de Madrid, quando a viatura era conduzida pela mulher do jogador, Filipa.(…)
- 22 Agosto 2007 – 15h58 – Última Hora
Turista alemão ajuda a capturar ladrão
Um turista alemão sexagenário não se deixou intimidar por um ladrão, no Porto, e com a ajuda de um popular logrou dominar o assaltante e entregá-lo à Polícia.(…)
- 22 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Arrombaram cofre da Câmara da Chamusca
A Câmara Municipal da Chamusca foi assaltada por desconhecidos que arrombaram um cofre, levaram dinheiro e uma arma, revelaram ontem as autoridades policiais.(…)
- 22 Agosto 2007 – 00h00 – Actualidade
Criminalidade dispara nos meses quentes
Em apenas um dia o Comando Metropolitano de Lisboa deitou a mão a dez carteiristas que actuavam sobretudo nas carreiras tradicionais número 15 e 28 dos eléctricos da Carris. Oito homens e duas mulheres foram detidos depois de serem apanhados em flagrante delito e de terem sido acusados de roubar carteiras, telemóveis, iPod’s e, entre outros objectos, leitores de MP3 a estrangeiros que passam férias em Portugal. A maior parte deles aguarda julgamento com termo de identidade e residência.(…)
- 21 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Trio faz assalto a bar de alterne
Uma casa de alterne, na Lomba, em Amarante, foi assaltada, na madrugada de sábado para domingo, por três homens encapuzados e armados que levaram dois mil euros da facturação da noite, disse ao CM, fonte da GNR.(…)
- 21 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Jovem baleado piora
O funcionário de uma bomba de gasolina de Valença baleado na cabeça durante um assalto está em situação muito crítica depois do seu estado de saúde se ter agravado ontem de tarde.(…)
- 20 Agosto 2007 – 17h57 – Última Hora
Detidos suspeitos de assalto
A Polícia Judiciária (PJ) de Braga revelou esta segunda-feira a detenção de quatro jovens, suspeitos da prática de assalto à mão armada ocorrido no final da semana passada na Póvoa de Lanhoso.(…)
- 20 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Baleado na cabeça ao resistir a assalto
Um funcionário de um posto de abastecimento de combustíveis, em Valença, foi ontem atingido na cabeça com dois tiros disparados por assaltantes. A vítima, que corre risco de vida, terá tentado reagir ao assalto, já depois de homens encapuzados terem sequestrado cerca de dezena e meia de clientes nas casas de banho da loja de conveniência.(…)
- 19 Agosto 2007 – 15h31 – Última Hora
Funcionário de gasolineira atingido a tiro
O funcionário de uma estação de serviço em Arão, Valença do Minho, foi ferido gravemente com dois tiros na cabeça, durante um assalto esta madrugada.(…)
- 18 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Funcionária fica sem 50 mil euros
Dois indivíduos assaltaram, ontem, cerca das 11h00, uma funcionária da estação de Correios da Trofa, que tinha acabado de levantar aproximadamente 50 mil euros de um banco próximo aos CTT.(…)
- 18 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Assaltos só rendem 200 euros
O gang de seis assaltantes que anteontem, e na quinta-feira da semana passada, roubou duas caixas multibanco (ATM) em Almada, parece ter tido pouca sorte. Ao que o CM apurou, o grupo conseguiu apenas um lucro estimado em cerca de 200 euros.(…)
- 18 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Gang pode voltar aos assaltos
A Polícia Judiciária (PJ) do Porto admite que podem ainda andar a monte “bastantes suspeitos” relacionados com o gang das perucas, investigados desde 2005. Foram detidos, na passada terça-feira, apenas quatro assaltantes, que aguardam julgamento em prisão preventiva por mais de uma dezena de crimes.(…)
- 17 Agosto 2007 – 16h51 – Última Hora
PJ admite mais do que um gang das perucas
A Polícia Judiciária (PJ) do Porto admitiu esta sexta-feira que o ‘gang das perucas’, parcialmente desmantelado no início da semana, pode não ser o único grupo armado a usar aquele tipo de disfarce em assaltos no Grande Porto.(…)
- 17 Agosto 2007 – 00h21 – Última Hora
Roubaram caixa multibanco no Feijó
Um gang de seis assaltantes roubou, ontem de madrugada, uma caixa multibanco (ATM) instalada dentro do hipermercado Lidl do Feijó, Almada. O grupo é suspeito de, exactamente uma semana antes, ter roubado um ATM no Almada Fórum, onde foi filmado na posse de uma pistola-metralhadora Uzi.(…)
- 17 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Trio assalta o Banif de Arcozelo
Um trio encapuzado assaltou ontem, às 10h05, a delegação do Banif, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia. Segundo fonte policial, os três ladrões, munidos de revólveres, “ameaçaram os três clientes que se encontravam no banco”, procedendo seguidamente ao roubo da caixa que rendeu aos criminosos uma maquia em dinheiro que, quer o responsável da delegação bancária, quer o Departamento de Marketing e Comunicação do Banif evitaram quantificar.(…)
- 17 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Gang da Córsega em prisão preventiva
Os quatro elementos do ‘gang das perucas’ estão em prisão preventiva. A medida de coacção foi decidida após uma longa tarde de interrogatórios no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, que terminou às 18h00 de ontem, quando os assaltantes foram de novo conduzidos para os calabouços anexos à Polícia Judiciária do Porto, onde vão aguardar pelo julgamento. Aí, deverão ser sujeitos a novas inquirições pelas autoridades, que continuam a procurar outros elementos do gang.(…)
- 17 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Quatro evadidos voltaram à prisão de Coimbra
Quatro reclusos que estavam evadidos do Estabelecimento Prisional de Coimbra foram capturados em Lamego, Gafanha da Nazaré e Alhos Vedros (Moita), anunciaram ontem as autoridades. Os indivíduos aproveitaram uma saída precária para não regressar à cadeia e voltaram a praticar crimes de roubo e furto.(…)
-
Trio assalta gasolineira
Três homens encapuzados e armados assaltaram ontem ao início da manhã o posto gasolineiro da BP em Alfena, levando consigo 400 euros e maços de tabaco.(…)
- 16 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Roubos pagam terrorismo
A Polícia Judiciária do Porto admite que o grupo anteontem detido (três franceses e um emigrante corso)tenha usado os assaltos a bancos no nosso país como uma forma de financiar o aparelho clandestino do movimento que há várias décadas luta pela independência em França. As autoridades continuam também à procura de outros eventuais envolvidos nos assaltos a bancos de norte a sul do País, que foram sempre marcados pelo sucesso.(…)
- 15 Agosto 2007 – 13h42 – Última Hora
Bomba de gasolina assaltada em Alfena
Três homens armados assaltaram esta quarta-feira uma bomba de gasolina em Baguim, Alfena (Valongo).(…)
- 15 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Evasão faz cair directora da cadeia
A evasão de seis homens da cadeia de Guimarães fez cair a directora do estabelecimento prisional. Zélia Fernandes vai ser transferida para Viana do Castelo.(…)
- 15 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Gang dos corsos preso
O gang das perucas’, responsável por mais de trinta assaltos a bancos de norte a sul do País, foi ontem capturado pela Polícia Judiciária do Porto, após mais um roubo marcado pela violência.(…)
- 14 Agosto 2007 – 15h45 – Última Hora
CGD assaltada em Leça da Palmeira
Uma agência da Caixa de Depósitos (CGD) em Leça da Palmeira, Matosinhos, foi assaltada esta terça-feira por três indivíduos.(…)
- 14 Agosto 2007 – 13h37 – Última Hora
Directora do EP de Guimarães transferida
A directora do Estabelecimento Prisional (EP) de Guimarães, Dra. Zélia Fernanda Pinto Fernandes, de onde fugiram seis reclusos no passado sábado, vai ser transferida para a prisão de Viana do Castelo, anunciou esta terça-feira a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP).(…)
- 14 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Procurado por assaltos
A Polícia Judiciária procura um homem suspeito de ter assaltado à mão armada várias agências bancárias na Grande Lisboa.(…)
- 13 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Agredido na prisão da PJ
Farinha Simões, antigo segurança de Emídio Rangel, acusado agora pela sua ex-companheira, a jornalista Margarida Marante, de alegadas agressões, violação de domicílio, rapto e sequestro, deu ontem entrada no Hospital de São José, por apresentar ferimentos sofridos no Estabelecimento Prisional da Polícia Judiciária, na Rua Gomes Freire, em Lisboa.(…)
- 13 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Evadidos ainda a monte
Os seis protagonistas da mais espectacular fuga da história do Estabelecimento Prisional de Guimarães são procurados desde anteontem à noite por todas as forças policiais, mas ainda continuam a monte.(…)
- 13 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Assaltaram cofre do Tribunal
O Tribunal Judicial de Arganil foi assaltado no fim-de-semana, tendo sido furtados vários objectos que estavam guardados no cofre principal do edifício.(…)
- 13 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Roubado um saco de dinheiro
Dois homens assaltaram, ontem, um funcionário da empresa de segurança privada Prosegur levando-lhe um saco com dinheiro que se destinava às duas caixas multibanco situadas no supermercado Pingo Doce do Feijó, em Almada.(…)
- 12 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Grupo rouba e vandaliza veículos
O carro de Alberto Branco foi apenas um dos veículos roubados e vandalizados por um grupo de indivíduos que escolheu o município de Oeiras como alvo preferencial para efectuar os roubos. Segundo Alberto, “tem existido uma vaga de furtos de veículos no último mês e meio”. Contactada pelo Correio da Manhã, a esquadra da PSP de Oeiras diz desconhecer que existam assaltos consecutivos naquela zona.(…)
- 12 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Criminalidade violenta tem diminuído
O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa registou a maior descida dos índices de criminalidade violenta dos últimos quatro anos na área da Grande Lisboa. Em comparação com os números do primeiro semestre do ano passado, a PSP registou uma descida de 30,9%. Em 2006 a criminalidade registada tinha subido 23,6% no primeiro semestre do ano – aumento explicado na altura pelo crescimento das denúncias efectuadas.(…)
- 11 Agosto 2007 – 00h00 – Reportagem
Ouro cobiçado à violência
O capuz só deixava ver aqueles olhos laminados, olhos maus”, diz Fátima. “À noite, deito-me na cama e eles aparecem-me no tecto”, desabafa André. “No Inverno, ao ver um capuz, fico a tremer”; “quando os da ASAE aparecem na feira entro em pânico”; “um tipo buzinou atrás de mim e assustei-me, julguei que era outro assalto”.(…)
- 11 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Dupla amarra e sequestra ourives
Uma dupla de ladrões, que falavam com sotaque brasileiro, assaltou anteontem a ourivesaria MCM, situada na Avenida João XXI, em Lisboa. O proprietário do estabelecimento, um homem na casa dos 60 anos, foi agredido, amarrado e fechado numa casa de banho.(…)
- 11 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Dupla encapuzada assalta ourivesaria
Pouco passava das 17h00 de anteontem, quando dois indivíduos encapuzados entraram na Ourivesaria Beloura, em Canidelo, Gaia, munidos de caçadeiras e roubaram diversos artigos em ouro e prata, numa quantia ainda não avaliada pelo proprietário do estabelecimento, Manuel Ferreira.(…)
- 10 Agosto 2007 – 09h11 – Portugal
Assalto a ourivesaria em Lisboa
Dois homens armados assaltaram ontem uma ourivesaria no centro de Lisboa, levando diversos artigos cujo valor está ainda a ser avaliado, informou esta sexta-feira o comando metropolitano de Lisboa da PSP.(…)
- 10 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Roubados os Correios de Delães
Cinco indivíduos, encapuzados e armados com uma caçadeira de canos serrados, assaltaram ontem, pelas 12h30, a estação dos Correios da vila de Delães, concelho de Vila Nova de Famalicão.(…)
- 10 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Encapuzado assalta cofre de gasolineira
Dois mil euros de prejuízo foi o resultado de um assalto à mão armada na madrugada de ontem a mais uma gasolineira no Norte, desta feita um posto de combustível da Galp no Freixieiro, Matosinhos.(…)
- 10 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Assaltantes ‘apanhados’ em operação stop
Dois indivíduos suspeitos de vários assaltos na zona de Trancoso foram detidos pela GNR, durante uma operação stop de rotina, realizada em Pedrógão Grande, ao início da tarde da última quarta-feira.(…)
- 10 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Escalava prédios
O autor de pelo menos uma dezena de furtos qualificados a residências foi ontem detido por elementos do Núcleo de Investigação Criminal (NIC)da GNR de Oeiras. O suspeito, de 30 anos e residente no Bairro Moinho das Rolas, em Porto Salvo, dedicava a maior parte do seu tempo a fazer assaltos a residências. Foi apanhado pelas 07h00, depois de ter sido emitido um mandado de busca domiciliária à sua residência e um de detenção.(…)
- 10 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Gang armado rouba caixa multibanco
Roubaram um Opel Corsa branco no Feijó e só pararam dentro do Fórum Almada, junto à farmácia sita no piso um depois de terem abalroado a porta principal na madrugada de ontem. Os seguranças, que fazem vigilância no espaço comercial 24 horas por dia, foram surpreendidos, às 05h15, com um estrondo mas assim que se aperceberam de que os assaltantes estavam armados recuaram, como mandam as normas da casa, e alertaram a PSP.(…)
- 09 Agosto 2007 – 19h47 – Última Hora
Assalto a estação dos Correios
Cinco homens assaltaram hoje a dependência dos Correios de Delães, Vila Nova de Famalicão e intimando com uma caçadeira de canos serrados lograram levar o dinheiro em caixa.(…)
- 09 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Jovens agredidos e sequestrados
Um casal de namorados, de 14 e 19 anos, foi vítima, em Favaios, no concelho de Alijó, de rapto, agressão e tentativa de violação por dois encapuzados. Tudo aconteceu entre as 21h30 e as 00h30, no decorrer das Festas do Senhor Jesus do Outeiro.(…)
- 09 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Ladrão armado atacou banco em Gaia
Um homem armado de pistola assaltou, ontem, às 14h45, a dependência do Banco Espírito Santo (BES), em Canidelo, Gaia. O ladrão abordou a funcionária da caixa a quem exigiu o dinheiro e, de imediato, fugiu a pé.(…)
- 09 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Trio encapuzado assalta gasolineira
Um grupo de três homens encapuzados assaltou, cerca das 03h15 da madrugada de ontem, uma gasolineira da Galp no Mindelo, Vila do Conde.(…)
- 09 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Vaga de assaltos
A administração de um condomínio de luxo situado na zona da Graça, em Lisboa, tem sido bombardeada por uma série de queixas dos moradores, que denunciam estar a ser alvo de uma vaga de assaltos. O CM teve acesso a um fax enviado pela empresa que gere o condomínio, onde é censurado o comportamento da PSP, acusada de “pouco se mostrar”.(…)
- 08 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Detidos 22 traficantes e apreendidas 5 mil doses
A GNR deteve durante os quatro dias do Festival Sudoeste, na Zambujeira do Mar, 22 suspeitos por tráfico de estupefacientes, entre os quais duas mulheres de 40 anos. Os restantes indivíduos têm idades entre os 20 e os 30. Quatro foram presentes a tribunal e 18 foram libertados mediante Termo de Identidade e Residência.(…)
- 08 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Roubo de óculos
Um grupo de indivíduos assaltou três ópticas em três distritos do centro do País, em menos de duas horas durante a madrugada de ontem. Segundo fonte policial, os assaltantes limparam os expositores de óculos de sol do Centro Óptico de Seia e de duas lojas da Óptica Médica das Beiras entre as 04h00 e as 05h50 da manhã.(…)
- 07 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Gang ataca Carrefour
As autoridades portuguesas estão a mover uma verdadeira caçada a um grupo de criminosos que tem assaltado a cadeia de supermercados Carrefour. Em apenas uma semana foram furtadas três daquelas áreas comerciais. Pela forma de actuação, a polícia suspeita de que o bando em causa seja composto por, pelo menos, cinco indivíduos.(…)
- 06 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
McDonald’s limpo por encapuzados
Três encapuzados, armados de pistola e bastão de basebol, assaltaram, ontem ao início da madrugada, o McDonald’s de Lourosa, Santa Maria da Feira, agredindo um funcionário com uma bastonada. Este é o segundo assalto ocorrido neste estabelecimento em menos de um mês.(…)
- 04 Agosto 2007 – 01h36 – Última Hora
Lisboa: PSP persegue gang de ladrões
Um grupo de três indivídos efectuou, ontem à tarde, um ‘raid’ de assaltos à mão armada, que começou em Alcântara, e terminou na zona de Benfica, em Lisboa.(…)
- 04 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Dois encapuzados e armados assaltam bomba
Dois indivíduos encapuzados e armados com uma caçadeira assaltaram um posto de abastecimento de combustíveis no Pego, Abrantes, e fugiram num carro que tinha as chapas de matrícula tapadas com a bandeira nacional.(…)
- 04 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Agrediam casais e incendiavam carros
A Polícia Judiciária anunciou ontem a detenção de três jovens acusados de diversos assaltos e sequestros de casais de namorados na orla costeira entre Vila do Conde e Esposende. Entre os suspeitos está uma mulher, de 23 anos, que nos últimos meses esteve a trabalhar num hotel em França, juntamente com outro dos detidos.(…)
- 04 Agosto 2007 – 00h00 – Actualidade
Agentes encobertos no centro da polémica
Quem não for honesto na Judiciária “sabe tanto do lado da polícia como dos criminosos”, recorda Marques Vidal. “Sabe os truques para não ser apanhado e prejudica a investigação”, lamenta o ex-director nacional da PJ, a propósito das denúncias avançadas ontem pelo CM e que descrevem dezenas de crimes que terão sido cometidos por 27 responsáveis do combate ao tráfico. Há suspeitas desde o seu tempo, mas a corrupção “alastra pelos organismos e a PJ consegue correr com os maus elementos”.(…)
- 03 Agosto 2007 – 16h30 – Última Hora
Detidos três jovens por sequestro e roubo
A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve dois homens e uma mulher, de 19, 21 e 23 anos, respectivamente, pela suspeita da autoria de diversos crimes de roubo com arma de fogo, sequestro e dano, informou a PJ em comunicado, esta sexta-feira.(…)
- 03 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Gang rouba 21 mil euros
O cofre-forte das bombas de gasolina de Rebordosa, em Paredes, foi roubado ontem durante a madrugada, quando o estabelecimento, que ainda há 15 dias tinha sido assaltado, se encontrava encerrado.(…)
- 02 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Rusga põe quatro na cadeia
Nos últimos meses, um gang constituído por mais de uma dezena de indivíduos, com idades entre os 16 e os 53 anos, causou o pânico e aumentou a insegurança das populações residentes nos concelhos de Oeiras, Loures e Amadora, ao efectuar vários roubos.(…)
- 01 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Ourives pedem protecção
Os comerciantes de ouro andam assustados com os últimos assaltos violentos de que foram alvo, em Chaves e em Paços de Ferreira, onde dois homens foram feridos com gravidade. A Federação Nacional de Associações de Feirantes (FNAF) dá voz às angústias daqueles profissionais e pediu ajuda à Polícia Judiciária e ao Governo.(…)
- 01 Agosto 2007 – 00h00 – Portugal
Trio armado assalta Caixa Geral
Após quase um mês de interregno, ontem de manhã registou-se mais um assalto a dependências bancárias no Grande Porto. Desta vez o alvo foi a Caixa Geral de Depósitos (CGD) em Balasar, Póvoa de Varzim.(…)

déjà vu
GostarGostar
Antes de o caldeira contar a verdadeira história da Independente, também ninguém a sabia, e olhe que o Marcelo ainda não foi processado judicialmente pela farinha. Agora já toda a gente sabe, e quase ninguém duvida. O mais interessante é que também não há estatísticas disso.
GostarGostar
O ministro da Administração Interna anunciou, no dia 20, um reforço de 400 elementos da PSP e 200 da GNR na Área Metropolitana de Lisboa (AML), garantindo que os lisboetas sentiriam nos dias subsequentes a presença forte da guarda.
Fernando Gomes falava no final de uma reunião com os comandantes da PSP e GNR e com os presidentes de 12 juntas de freguesia da AML, marcada quinta-feira de emergência, após os assaltos ocorridos na madrugada daquele dia, à mão armada, a três bombas de gasolina e outro à actriz Lídia Franco, em plena CREL, pelo mesmo grupo de sete indivíduos.
A reunião foi pedida por Fernando Gomes, que foi mandatado pelo Governo para, em conjunto com as forças de segurança, preparar e executar de imediato um Programa Excepcional de Reforço do Policiamento nas Zonas de Risco da AML. Os 600 novos elementos policiais da PSP e GNR, que concluíram a sua formação na semana passada, vão reforçar a vigilância das «áreas de risco» de Lisboa, onde vai ser visível «uma presença mais forte» da autoridade para dissuadir o crime, disse o ministro Fernando Gomes.
Conselho de Ministros de 20 de Julho de 2000
GostarGostar
“Dependência do BCP assaltada
Cinco indivíduos armados assaltaram esta segunda-feira a dependência do Millenium Banco Internacional de Moçambique (BIM), do banco português Millenium BCP, na localidade de Xinaxave, a 120 quilómetros de Maputo, divulgou a Rádio Moçambique.(…)”
Não é preciso usar truques… 🙂 🙂 🙂 🙂
Agora para comparar faça a do mesmo período de 2008.
GostarGostar
Querem, de facto, discutir a criminalidade, as causas deste aumento exponencial, aparentemente “estranho”!?
Aconselho, a todos, uma incursão pelo blog
http://educar.wordpress.com/
E especialmente leiam,
GostarGostar
Alta criminalidade em Agosto. Portugal aproxima-se do Reino Unido no crime e na política educativa
1. Alta criminalidade
Portugal está a viver o mês de Agosto com o mais elevado número de actos criminosos associados a alta violência armada. E Sócrates mantém-se em silêncio. Em breve, assistiremos à divulgação de mais um estudo, encomendado às sempre as mesmas equipas do ISCTE, que virá sossegar os portugueses com estatísticas que mostrarão que…blá…blá…blá…, é preciso é desdramatizar porque essa onda de violência só existe porque os jornais e as televisões falam dela…, que Portugal é o país mais sossegado e manso da Europa.
2. O que é que a Educação tem que ver com isto?
Há quem julgue que isto não tem que ver com a Educação e as políticas educativas. Engana-se quem pensa assim. Tem e muito. Sócrates e MLR, apoiados em think tanks modernaços, têm vindo a inspirar-se no “socialismo” modernaço criado por Blair e prosseguido por Brown, introduzindo medidas políticas que aceleraram o processo competitivo nas sociedades e nas escolas, desautorizaram e humilharam os professores, ampliaram as desigualdades sociais e enfraqueceram as comunidades e as tradições culturais. Os resultados estão à vista, quer no Reino Unido quer em Portugal. A colega Ana analisa essa similitude num comentário que me parece muito esclarecedor:
Sócrates recrutou as mesmas equipas de assessorias e consultores inglesas e, eventualmente, norte americanas que serviram Blair. Estas empresas e consultores seguem programas-tipo – pacotes/tipo.
Desde há três anos, aviso que a sociedade portuguesa vai tornar-se extremamente violenta e a causa está nas políticas educativas e sociais deste (des)governo. A economia só pode agravar um pouco a situação, mas não explica de modo nenhum a escalada de violência que começa a vir à tona na comunicação social.
Creio que as pessoas não têm nenhuma consciência, nem relacionam MLR com esta escalada de violência. Enganam-se. Maltratar os professores e injuriar tem consequências gravíssimas do ponto de vista do simbólico. É sobre o simbólico que todas as regras sociais são internalizadas e permitem a expressão, do ponto de vista dos comportamentos – expressão do que é ou não permitido nas relações sociais.
A expressão social pela via da violência tem por base não questões económicas mas culturais em sentido lato. A Educação, com legado de património cultural do país e universal, é actualmente, quiçá, o maior factor identitário de um povo, de uma nação e da cultura democrática universal.
O legado de Sócrates e de MLR/VL/JP é também isto.
http://www.profblog.org/
GostarGostar
Eu vou mais por aqui:
http://fiel-inimigo.blogspot.com/2008/05/chulos.html
.
GostarGostar
o desgoverno desdramatiza
no pasa nada
berda merda e PQP
GostarGostar
fado alexandrino Diz:
“O ministro da Administração Interna anunciou, no dia 20, um reforço de 400 elementos da PSP e 200 da GNR na Área Metropolitana de Lisboa (AML), garantindo que os lisboetas sentiriam nos dias subsequentes a presença forte da guarda.”
Para se tornarem bem visíveis lá vão caçar mais umas multas.
GostarGostar
GCS: Número de crimes aumentou 10% no primeiro semestre
Números avançados pelo responsável pelo Gabinete Coordenador de Segurança (GCS) revelam que a criminalidade em Portugal aumentou 10% no primeiro semestre deste ano e em comparação com igual período do ano passado.
«Posso garantir que esse aumento não vai além dos 10 por cento e também em relação à criminalidade violenta e grave o que se espera é que seja 10 por cento», afirmou, em declarações reproduzidas pela TSF, Leonel de Carvalho, que defende que «sendo preocupante, [a situação] não tem a dimensão que os órgãos de comunicação têm tentado transmitir à opinião pública».
O secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança não se considera, por isso, particularmente atingido pelas palavras do Presidente da República, que ontem se mostrou preocupado com a sucessão de crimes, com Leonel de Carvalho a defender que é preciso adaptar a estratégia de segurança à actual onda de violência.(…)
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=&id_news=346831&page=1
“sendo preocupante, [a situação] não tem a dimensão que os órgãos de comunicação têm tentado transmitir à opinião pública”
Mais um louco. Sabe ele que uma taxa de crescimento de 10% a manter-se significa daqui a 6 anos que temos o dobro do crime de 2007?
GostarGostar
Ó aumentou 10% em relaçao ao ano passado , mas se calhar diminuiu x em relaçao ao ano antes desse e entao em relaçao ao ano em que incendiaram discotecas deve ter diminuido bastante da violencia. Além disso o aumento de 10% é muita culpa por causa do solitário que foi preso… lo O homem assaltou mais de 45x e só foi preso há pouco tempo- lol
GostarGostar
Há três locais onde os jornalistas abancam com mais frequência para beberem notícias:
Hospitais, esquadras e tribunais.
Quando se concentram nos hospitais, é só notícias de acidentes. Presentemente andam mais pelas esquadras.
Mas os acidentes de viação continuam aos molhos, sem se dar por isso.
GostarGostar
Além disso toda a gente sabe que no primeiro semestre de 2007 o unico crime que aconteceu foi o desaparecimento de Maddie… ninguém deu conta de mais nada.
GostarGostar
Só 13 comentários (14 com o meu)?
O homem está a perder a estaleca.
Esperem em breve uma posta a reclamar o fim dos Cuidados de Saúde Universais e GRatuitos, do subsídio de desemprego, do salário mínimo e de todas essas coisas nojentas que são um bloqueio ao avanço das (pseudo-)elites, perdão, da humanidade.
GostarGostar
Sniper para eles todos!
GostarGostar
ehehehe
Lá vem a ironia e o non sense
“:O))))
GostarGostar
Grande post. Em tamanho, mas também em substrato.
A confirmar-se que a criminalidade aumentou 10% este ano, podemos concluir que essa variação é inferior ao desvio padrão dos últimos 20 anos. Na verdade, existem anos em que a criminalidade varia mais de 30%. Relativamente à tendência de fundo a existir – não sendo ela bem definida, é certo -, é a de uma diminuição da criminalidade. Bem sei que dizer isto, no momento em que atravessamos, é uma autêntica heresia. Ainda bem que o blasfémias é um espaço de liberdade.
GostarGostar
Para se tornarem bem visíveis lá vão caçar mais umas multas.
Não se preocupe.
Estes eram de 2000, já devem estar sentados a uma secretária a ver se conseguem evitar que as multas caduquem.
GostarGostar
“Estes eram de 2000, já devem estar sentados a uma secretária a ver se conseguem evitar que as multas caduquem.”
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=81BBA125-FD0E-41E7-B9EA-108C1B0B6CAC&channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021
“23 Maio 2008”
“Acontece que eu tenho para dizer que hoje entram mais 1.240 militares, sucede que em Dezembro entraram mais 1.000 agentes da PSP e sucede que até ao fim da legislatura vão entrar mais 1.000 praças da GNR e 1.000 novos agentes da PSP”, frisou Rui Pereira.”
Nada a preocupar. Até ao final da legislatura estão previstos 2000 novos “cobradores da farda” urbanos e 2000 sub-urbanos. A receita está garantida.
GostarGostar
“Sem quantificar o total de crimes ou o de crimes violentos, Leonel de Carvalho acrescentou que o aumento da criminalidade violenta se reporta sobretudo a assaltos a bancos, a carros e a postos de combustível.”
Isto das estatísticas contadas é um fenómeno muito interessante.
É a estatística do diz que disse que disseram que é assim.
Reporta-se “sobretudo”. É mais ou menos sobre assaltos a bancos.
O resto desceu? Ficou igual? Baixou? É que com esta informação não há país que funcione.
E o que é isto dos observatórios?
GostarGostar
“Acontece que eu tenho para dizer que hoje entram mais 1.240 militares, sucede que em Dezembro entraram mais 1.000 agentes da PSP e sucede que até ao fim da legislatura vão entrar mais 1.000 praças da GNR e 1.000 novos agentes da PSP”, frisou Rui Pereira.”
Se isto fosse outro género de nação, talvez alguém se lembrasse de perguntar quantos se reformaram desde que o governo tomou posse, mas esta terra não é um país qualquer, é apenas um território com gente lá dentro.
GostarGostar
Completam neste Setembro um ano de vigência as novas leis penais que tiveram por efeito esvaziar as prisões. Desse modo conseguiu-se baixar muito no número de presos e poupar dinheiro nos serviços prisionais. Como era de esperar, esse facto tem consequências cá fora. O aumento da criminalidade anda a par da diminuição do número de presos. São as opções políticas feitas pelo Governo.
Está ele disposto a assumir essas opções e a consequente responsabilidade política?
GostarGostar
Só isto?
GostarGostar
Gostei particularmente do assalto ao Vitalino. Tentou proteger os assaltantes da comunicação social, mas não conseguiu. Quanto às casas do Soares, ainda não foram assaltadas porque continua, por incrível que pareça, a ter segurança da PSP 24 Horas por dia.
GostarGostar
ehehehe
Lá vem a ironia e o non sense
“:O))))
Não percebi.
Refere-se à posta, ou aos comentários?
De qualquer modo, para postas destas só uma boa gargalhada!
GostarGostar
Caro JM
Perguntou porque é que Cavaco começou a falar de criminalidade. Parte da resposta está aqui:
A criminalidade violenta registou um aumento de cerca de dez por cento nos primeiros seis meses deste ano relativamente ao período homólogo de 2007, revelou esta quinta-feira o responsável pelo Gabinete Coordenador de Segurança.
GostarGostar
««A criminalidade violenta registou um aumento de cerca de dez por cento nos primeiros seis meses deste ano relativamente ao período homólogo de 2007, revelou esta quinta-feira o responsável pelo Gabinete Coordenador de Segurança.»»
Curioso. Cavaco veio comentar o aumento de criminalidade do primeiro semestre (que terminou em Junho). De 10%. Mas falou em “onda de criminalidade”, uma óbvia referência ao mês de Agosto.
GostarGostar
Por exemplo em 2007 não havia notícias destas:
Levaram Multibanco do Tribunal de Cascais
GostarGostar
Caro JM
Ainda bem que o nosso PR Cavaco frequenta os cafés:
“Poucas horas depois do presidente da República ter manifestado preocupação com a onda de assaltos nos últimos dias, o Governo admite fazer alterações ao código do processo penal”
Se dependesse de algumas avestruzes…
GostarGostar
Caro JM
Conforme o nosso estimado amigo afirmou num post anterior, ainda bem que o nosso PR Cavaco frequenta os cafés e lê os jornais:
“Poucas horas depois do presidente da República ter manifestado preocupação com a onda de assaltos nos últimos dias, o Governo admite fazer alterações ao código do processo penal”
Se dependesse de algumas avestruzes…
GostarGostar
“Por exemplo em 2007 não havia notícias destas:
Levaram Multibanco do Tribunal de Cascais”
Detidos suspeitos do gangue do Multibanco
Jornal de Notícias – Aug 3, 2006
Dois dos detidos foram ontem presentes ao Tribunal de Águeda, de onde levaram um posto de ATM, …
Pois, parece que nunca levaram postos de ATM de tribunais… nunca…lol
GostarGostar
Podem ler noticias sobre as ondas de assaltos no archive news
http://news.google.com/archivesearch?q=onda+assaltos&ie=UTF-8&oe=UTF-8&btnG=Search+Archives
há para todos os anos
GostarGostar
Lucklucky
Espero que estivesse a ser sarcástico quanto à duplicação da taxa do crime em seis anos, ou então gostaria de saber como prevê que o aumento da criminalidade seja constante nos próximos seis anos (e fiz as contas e deu-me 8 anos até à duplicação, mas isso não é importante).
Assur
Acha mesmo que só quem mete a cabeça na areia é que pode achar errado alterar o código do processo penal porque o Presidente expressou preocupação com uma onda de assaltos? Se for mesmo necessário alterá-lo, gostaria de acreditar que os legisladores o farão depois de analisarem dados concretos e não como resposta política a afirmações baseadas numa onda de crimes.
GostarGostar
Este também não lê os post de João Miranda
O ministro da Presidência reconheceu que os dados do primeiro semestre apontam para “algum aumento da criminalidade violenta”, que são “situações que não devem ser minimizadas”, mas assegurou que o Governo está a “adoptar as medidas necessárias”.
se lesse já sabia que isto não é verdade, não é estatístico.
GostarGostar
««se lesse já sabia que isto não é verdade, não é estatístico.»»
Isto é divertido. O ministro fala de dados do primeiro semestre. Em Junho ninguém falava em criminalidade. A percepção de aumento da criminalidade foi criada em Agosto pelos media.
GostarGostar
Como as condições de má disposição do post anterior ainda subsistem pouco vou dizer em mais esta imagem da colecção de “freiras” que acidentalmente se iniciou neste blog. Basta lembrar do que foi o ano lectivo de 2007/2008 para imaginar como será o próximo com a aplicação em força das medidas, tão contestadas e que os Sindicatos, incompreensivelmente, aceitaram adiar para este ano, calando a revolta dos professores. Pode ser ano de eleições, mas não me parece que sejam os professores a sentir o eleitoralismo Socretino. Esse fica para oferecer computadores, inaugurar salas tecnológicas e para começar a equipar as escolas-prisões onde esperam formatar os jovens nas virtudes das novas oportunidades, na obediência e na resignação.
http://wehavekaosinthegarden.blogspot.com/2008/08/santinha-e-o-diabrete.html
GostarGostar
A malta já vomita os professores… blahg
GostarGostar
Dantes era o Alvaro, agora é a Anabela mais os professores. Mas que enjoo.
GostarGostar
O João está muito convicto e gostaria muito que também estivesse certo.
GostarGostar
««O João está muito convicto e gostaria muito que também estivesse certo.»»
Tina,
Qual é o seu comentário à onda de criminalidade de Agosto de 2007? É assim tão diferente da onda de criminalidade de Agosto de 2008?
GostarGostar
O que vale é que JM está cá para nos criar a contra-percepção. Isto provavelmente é jogada poltíca em que os jornais alinharam para se proceder a alterações ao CPP. Par o ano acho que JM já vai citar mais o DN.
GostarGostar
O ministro fala de dados do primeiro semestre. Em Junho ninguém falava em criminalidade
Claro nunca vi ninguém em Junho utililizar dados do 1º semestre, normalmente usam-se os dados no início do semestre seguinte, a não ser que se seja bruxo.
GostarGostar
««Claro nunca vi ninguém em Junho utililizar dados do 1º semestre, normalmente usam-se os dados no início do semestre seguinte, a não ser que se seja bruxo.»»
Suponho que o fado alexandrino baseia a sua posição sobre a criminalidade nas estatísticas que saíram esta semana. Isso, claro, impede-o de falar da criminalidade em Julho e Agosto.
GostarGostar
“Isto é divertido. O ministro fala de dados do primeiro semestre. Em Junho ninguém falava em criminalidade. A percepção de aumento da criminalidade foi criada em Agosto pelos media.”
Pois é. Se agosto foi pior que junho e nesse junho tinha aumentado a criminalidade…
GostarGostar
“Lucklucky
Espero que estivesse a ser sarcástico quanto à duplicação da taxa do crime em seis anos, ou então gostaria de saber como prevê que o aumento da criminalidade seja constante nos próximos seis anos (e fiz as contas e deu-me 8 anos até à duplicação, mas isso não é importante).”
7 anos, um ano já passou por isso 6 a partir de agora, por isso é que referi a partir de 2007. Não não tenho previsões, a minha critica é em relação ás declarações do responsável que fazem com que 10% de aumento não seja importante. Quanto ás contas a 10% 7 anos dá cerca de 95% de aumento de crime, por isso 7 anos e uns meses.
GostarGostar
««Pois é. Se agosto foi pior que junho e nesse junho tinha aumentado a criminalidade…»»
Desculpe a pergunta, mas como é que sabe que Agosto foi pior que Junho?
GostarGostar
“Detidos suspeitos do gangue do Multibanco
Jornal de Notícias – Aug 3, 2006
Dois dos detidos foram ontem presentes ao Tribunal de Águeda, de onde levaram um posto de ATM, …
Pois, parece que nunca levaram postos de ATM de tribunais… nunca…lol”
Olhe que não, olhe que não 🙂
GostarGostar
Caro JM
Porque não faz como Leonel Carvalho e refere que os números da criminalidade do primeiro semestre de 2008 estão a ser comparados com os do primeiro semestre de 2007, que foi “o melhor ano dos últimos seis anos”.
GostarGostar
Isso, claro, impede-o de falar da criminalidade em Julho e Agosto.
Não, o que ele disse é que os dados do 1º semestre (em relação a dados anteriores)portanto comparou dois passados, o 1º Semestre deste ano e o anterior, pelo menos foi isso que deduzi.
Parece-me natural.
GostarGostar
Caro João Miranda, peço desculpa pela intrusão. Quero apenas deixar o recado aos colegas que lêem este blog, que começou hoje uma petição para fazer frente ao projecto governamental SIEV (obrigatoriedade dos chips de matrícula).
O SIEV coloca em risco as nossas liberdades individuais dos portugueses, para além de ser um mecanismo de taxação dissimulada.
Podem contribuir para parar este processo, assinando a ‘Petição Contra a Colocação Obrigatória de Chips de Vigilância nas Matrículas dos Veículos Automóveis’. A petição visa não apenas parar o processo, como também funcionar como instrumento de consciencialização pública alargada.
A petição está em http://www.ipetitions.com/petition/siev/
GostarGostar
Cara Anabela,
importava-se de me explicar melhor essa questao do Reino Unido?
E’ que vivendo em Manchester e tendo um menino, eu ja devia ter dado por essas coisas a que aludiu…
GostarGostar
Texto enviado por Teresa Soares (excertos)
“Conheço bem os sistemas de ensino da Alemanha e da Suíça, os dois países em que trabalhei longos anos.
Por isso, envio-vos aqui várias informações sobre os docentes e o ensino.
Alemanha
Avaliação dos docentes:
Têm, de 6 em 6 anos, uma aula ( 45 minutos) assistida pelo chefe da Direcção escolar. Essa assistência tem como objectivo a subida de escalão.
Depois de atingido o topo da carreira, acabaram-se as assistências e não existe mais nenhuma avaliação.
Não existe nada semelhante ao nosso professor titular. Sempre gostava de saber onde foi o ME buscar tal ideia. Existem, claro, quadros de escola.
Não existe diferença entre horas lectivas e não lectivas. Os horários completos variam entre 25 e 28 horas semanais.
As reuniões para efeito de avaliação dos alunos têm lugar durante o tempo de funcionamento escolar normal,nunca durante o período de férias. Sempre achei um pouco preverso os meninos irem de férias e os professores ficarem a fazer reuniões…
Tanto na Alemanha como na Suíça, França e Luxemburgo, durante os períodos de férias as escolas encontram-se encerradas! Encerradas para todos, alunos, pais, professores e pessoal de Secretaria! Os alunos e os professores têm exactamente o mesmo tempo de férias. Não existe essa dicotomia idiota entre interrupções lectivas, férias, etc.
As escolas não são centros de recreio nem servem para “guardar” os alunos enquanto os pais estão a trabalhar.
Nas escolas de Ensino Primário as aulas vão das 8.00 às 13 ou 14 horas.
Nos outros níveis começam às 8 .00 ou 8.30 e terminam às 16.00 ou, a partir do 10° ano,às 17.00.
Total de dias de férias por ano lectivo : cerca de 80 ( pode haver ligeiras diferenças de estado para estado)
Alunos
Claro que existem problemas de disciplina. Mas é inaudito os alunos , ou os pais dos mesmos, agredirem os professores. A agressão física de um professor por um aluno pode levar à expulsão do último.
Os trabalhos de casa existem e são para serem feitos. Absolutamente inconcebível que um encarregado de educação declare que o seu filho/filha não tem nada que fazer trabalhos de casa, como acontece, ao que sei, em Portugal.
É terminantemente proibido os alunos terem os telemóveis ligados e utilizarem-nos durante as aulas. As penas para tal são primeiro aviso aos pais, depois confiscação do telemóvel e por fim multa.”
http://www.movimentodemocracia.blogspot.com/2008/03/texto-enviado-por-teresa-soares.html
GostarGostar
“Na Finlândia é tudo ao contrário: 10 razões que nos afastam das boas escolas
A manipulação da opinião pública começou durante uma viagem do então Presidente da República, Jorge Sampaio, à Finlândia. Sem saber como explicar os excelentes resultados escolares dos alunos finlandeses, Sampaio ensaiou um explicação que não corresponde à verdade: os professores finlandeses trabalham 50 horas por semana. E logo o magote de jornalistas que o acompanhava deu eco às afirmações erradas sem as questionar e sem procurarem a informação correcta. Foi a partir daí que decidi deixar de comprar jornais e tenho cumprido a promessa até hoje. Foi o suficiente para toda a gente ficar a pensar que os professores finlandeses trabalhavam 50 horas por semana. Os pais ressabiados exultaram de contentes e o Governo aproveitou a oportunidade para lançar mais umas falsidades sobre os professores de modo a preparar a opinião pública para o grande ataque que estava para vir. O ME fez passar para os jornais a informação errada sobre o número anual de faltas dos professores, misturando as faltas de um tempo com as faltas de dia inteiro. Foi um monumental embuste. Como de costume, os jornalistas não investigaram e deram a informação como boa. Prestaram-se, mais uma vez, a serem os megafones do Governo. Daí para cá, salvo raras excepções, não têm feito outra coisa.
O que se passa, na verdade, nas escolas finlandesas? Exactamente o contrário do que se passa nas portuguesas:
1. Os professores finlandeses têm uma tarde livre para trabalharem em conjunto: planificam, trocam materiais e elaboram recursos didácticos de forma cooperativa.
2. Não têm exames nacionais.
3. Os resultados das avaliações externas das escolas não são tornados públicos e não há rankings de escolas.
4. Um em cada três alunos recebe aulas de apoio.
5. Na Finlândia, os professores são muito bem pagos e a profissão é socialmente muito valorizada.
6. Não existe um sistema formal de avaliação de desempenho dos professores.
7. O Ministério da Educação não tem poderes curriculares e pedagógicos sobre as escolas e o currículo nacional é mínimo.
8. A autonomia das escolas é grande e os planos de estudos incluem menos disciplinas do que em Portugal.
9. O número de aulas por semana é menor e as aulas têm 45 minutos.
10. E talvez o mais importante de tudo: não há pobres na Finlândia e as desigualdades sociais são mínimas. Ao contrário de Portugal que é o campeão da pobreza e das desigualdades da zona Euro.
Como se vê, é tudo ao contrário de Portugal.”
R.M.
GostarGostar