Saltar para o conteúdo

Serviço Público.

3 Setembro, 2008
by

Daqui a pouco, na 2, em reposição, a primeira segunda parte de “COMUNISMO – A HISTÓRIA DE UMA ILUSÃO“. (Também no Youtube). Amanhã Ontem e depois amanhã, a segunda primeira e terceira partes.

38 comentários leave one →
  1. Eduardo Correia permalink
    3 Setembro, 2008 22:59

    JCD, começou ontem.

    Gostar

  2. 3 Setembro, 2008 23:05

    Hoje é o segundo episódio.

    JCD, gravei e se quiseres envio-te o DVD do primeiro.

    Gostar

  3. 3 Setembro, 2008 23:14

    Obrigado Carlos. Já vi o documentário, vou apenas rever.

    Gostar

  4. who let the dogs out? permalink
    3 Setembro, 2008 23:36

    Pelo título, suponho que se trata de uma passagem a documentário de uma obra do historiador francês François Furet, «O passado de uma ilusão», no ajuste de contas com o seu próprio passado. Fiquei curioso.

    Gostar

  5. 3 Setembro, 2008 23:49

    Por motivos conhecidos, o PCP (e também o BE) vão colher no próximo ano, mais e significativos votos de quem acredita nas suas propostas ou de quem se quer “vingar” do PS e de Sócrates, ou ainda, de quem quer dar força e certamente mais uns deputados a esses partidos.

    Inocente pergunta e que se encaixa perfeitamente no título deste post(*):
    Creio que na próxima sexta-feira inicia-se a “Festa do Avante !”
    Esta reposição da televisão estatista (e cada vez mais estará ao serviço do governo), terá alguma coisa a ver com esse crescente apoio de muitos eleitores ao PC ?

    Obviamente, sou defensor da (verdadeira) História. E nadinha eleitor do PC. Mas, esta coincidência reposição-“Festa do Avante !”…

    (*) “Serviço Público”

    Gostar

  6. Luis Moreira permalink
    4 Setembro, 2008 00:05

    Mr.MJRB,bem visto! Este PS se não é um perigo é coisa pior! Quem tem o poder de um Estado como o nosso,tende para a corrupção desse mesmo poder (no sentido de o usar conforme as conveniências que lhe garantam a permanência)

    Gostar

  7. SeaKo permalink
    4 Setembro, 2008 00:47

    “…na 2…”

    Isso não era um canal que deixou de existir em Março de 2007 [ http://pt.wikipedia.org/wiki/RTP2 ]?

    Eu cá tb só vejo a ‘4‘ pq parei em 1994.

    Gostar

  8. ... permalink
    4 Setembro, 2008 00:49

    Ainda está para vir quem tenha a coragem para fazer um documentário: “capitalismo a história de uma tragédia”.

    Gostar

  9. Miguel Lopes permalink
    4 Setembro, 2008 00:51

    Aquilo não é a história do comunismo enquanto ideia. Aquilo é a história da URSS.

    Gostar

  10. ... permalink
    4 Setembro, 2008 01:05

    Miguel Lopes ainda bem que há alguém com olhos de ver aqui.
    Mas os sedentos pidescos, familiares de fascistas querem meter tudo no mesmo saco.

    Gostar

  11. 4 Setembro, 2008 01:10

    “Miguel Lopes ainda bem que há alguém com olhos de ver aqui.”

    E a ideia, funcionou nalgum lado?

    Gostar

  12. 4 Setembro, 2008 01:20

    O título devia ser “Comunismo- Os Tempos Selvagens”.
    Os interrogados até procuram disfarçar, dizendo que as ideias eram boas, mas, porém ,blá,blá…
    Isto se é o documentário que eu vi no “Euronews” em tempos.
    A história é conhecida. O que eu retive–que passou em poucos minutos- é o desprezo, e até esquecimento, que o poder actual dá aos crimes do stalinismo (o arquivo parece um T0), o renascimento do culto de Stalin ( o que explica muito das actuações do Kremlin actual), e a revelação meia escondida de que o Pai dos Povos criou 500(QUINHENTOS) CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO/TRABALHOS FORÇADOS, ONDE MORRERAM 15 (QUINZE) MILHÕES DE PESSOAS.

    E muito pouco se diz sobre o traçado arrogante das fronteiras após 1945, não só na URSS, como nos países do Pacto de Varsóvia,sem qualquer respeito pela História, tradições e cultura dos povos, as deslocações forçadas, quase em regime de escravatura, de povos inteiros das suas terras para milhares de kms de distância (caso dos caucasianos)…
    Enfim,muito incompleto.

    É obrigatório ler livros bem documentados:
    “Os Ditadores” de Richerd Overy;
    “Estaline A Corte do Czar Vermelho” de Simon Montefiore

    para se conhecer a verdadeira barbárie do séc XX

    E discordo das críticas ao “timing” do programa; quase todos os dias passam na RTP2 programas “culturais” (alternativos!!!) sobre as maravilhas dos autores “progressistas”, as revoluções “românticas”, blá,blá que só transmitem mentiras, deturpam a História e fazem com que em Portugal haja uma cegueira pela realidade do séc XX, e o único páis ocidental com perto de 20% de intenções de voto em partidos stalinistas/trotszkistas, o que explica muito do nosso atraso económico e cultural.
    A Alemanha e o Japão e a Coreia do Sul e o UK e a Dinamarca e o Benelux não precisaram de partidos marxistas para nada para saírem dos escombros de guerras devastadoras e se tornarem nos países mais desenvolvidos do mundo!
    Programas destes deveriam ser muito mais frequentes para que não se apague a memória de regimes sanguinários.Só assim poderá haver total compreensão por aquilo que são direitos humanos.

    Gostar

  13. 4 Setembro, 2008 01:35

    No youtube, sim, está. Mas em alemão e sem legendas. Se o CAA quiser, terei todo o gosto em ficar com esse dvd que ofereceu ao JCD e que este prescindiu…
    😉

    Gostar

  14. 4 Setembro, 2008 01:40

    O Sátiro,

    Note: eu não critiquei o timing da reposição desta série. Só fiz uma pergunta inocente, porque não seria caso virgem, uma televisão estatista e governamentalizada (vidé alguns telejornais), editar programas específicos para momentos cruciais…

    Quanto ao restante texto do seu último parágrafo, concordo plenamente, excepto sobre culturas alternativas.
    A diversidade de culturas proporciona a diversisdade de assimilação e de escolha de…culturas. De estéticas.
    Há, ou não há, capacidade para escolher o óptimo e ignorar o péssimo. Desde pequenino “se torce o pepino”, ou seja, desde pequenino se incute ou não o gosto, o conhecimento, o critério de escolha.
    Se a maioria da população portuguesa “passa ao lado” dessas culturas “alternativas”, problema das pessoas, que preferem rever pela enésima vez filmes com a Beatriz Costa(nada contra BCosta), ouvir música pimba, ver programas “baila comigo” e outras anestesias…

    Gostar

  15. Miguel Lopes permalink
    4 Setembro, 2008 02:09

    “E a ideia, funcionou nalgum lado?”

    Antes de sabermos se a ideia funcionou nalgum lado, temos que saber qual é a ideia.
    A verdade nua e crua é que a palavra comunismo, inventada por Étienne Cabet para descrever Icaria, não estava de forma nenhuma ligada aos sociais-democratas, nem a pretensões centralizadoras da produção. Estava ligada aos comunalistas, aos anarquistas, aos libertários que queriam abolir o Estado, e por arrasto a propriedade privada que ele institui, deixando aos indivíduos a livre associação em federações.
    O comunismo é uma ideia. E não só os leninistas não são os fieis depositários de Marx e Engels, como Marx e Engels não foram os únicos a desenvolver a ideia. Leia-se também Saint-Simon, Charles Fourier, Louis Blanc, Robert Owen e todos os que foram apelidados de utópicos (comunismo libertário e anarquismo individualista).

    Sobre se funciona ou não. É experimentar primeiro.
    O sistema de direcção central e ditatorial já vimos o que é.

    Gostar

  16. bene dixit permalink
    4 Setembro, 2008 02:29

    A falar verdade, aqueles intervenientes sabem do que falam.
    De tantas coisas compreensíveis quão necessárias, ao tempo, que depois se abominaram, como há-de acontecer, certamente, com muitas que hoje estão por cima, em moda.
    Mas até Roma caiu um dia de velha e não há império que não caia.

    Gostar

  17. nuno granja permalink
    4 Setembro, 2008 02:41

    por muito que a televisão “publica” tenha feito frete ao governo ( não seria o primeiro nem o ultimo mas neste caso duvido seriamente) o conteúdo do programa não deixa importante

    noutro dia em fora de portugal, jantava com um professor universitário polaco, pessoa ai nos seus 60 anos e no meio da conversa referi uma amiga comunista em portugal…

    ele diz com uma certa revolta, “nunca percebi como se pode viver numa democracia e ser comunista, essa gente não tem a minima ideia do que é o comunismo”
    como eu o compreendo, pois penso o mesmo por quem acha que o Salazar foi o maior português de sempre, gente que também não tem a minima ideia do que foi a “peça”

    Gostar

  18. 4 Setembro, 2008 03:26

    CAA,

    faça o verdadeiro serviço público colocando o vídeo legendado no YouTube.

    Também me pareceu algo incompleto. Mas o que me incomodou foi qualquer coisa na tradução / legendagem que não gostei. Às vezes perdia-me dentro das frases. Não sei se era por eles falarem demasiado devagar, se por a tradução estar mal feita (e por vezes, o Português era mal escolhido), se por causa de ambiguidades nas frases… Não sei. Gostava de ver com mais calma para saber o porquê…

    Gostar

  19. yalta permalink
    4 Setembro, 2008 03:35

    “Sobre se funciona ou não. É experimentar primeiro.”

    Porra, e desta vez assassinavam o dobro dos milhões de pessoas, para experimentar se assim funcionava!

    Comunismo nunca mais!!!

    Gostar

  20. 4 Setembro, 2008 03:36

    MJRB
    Concordo que a RTP está governamentalizada, sinal de que as próximas eleições metem medo ao PS.
    Aliás, o povo percebe isso: as audiências do telejornal( que normalmente se situava em 1º lugar dos noticiários) estão muito por baixo.
    E afinal, o programa passa na 2, com pouca audiência.
    O termo “alternativas” talvez não tivesse sido o melhor: referia-me a, por exemplo, o documentário “alternativo” sobre o 11/setembro que a RTP2 repetiu até à exaustão para meter à força aquelas atoardas (e insultos aos mortos…) nas cabeças mais crédulas; ou aos documentários sobre a excelência do paraíso cubano,onde as torradeiras eléctricas ainda são proibidas, com entrevistas a condizer-além dos presos políticos não fuzilados; ou aos recentes programas sobre o Maio/68 em que se faz apologia da revolução leninista,como se esta não tivesse sido uma mortandade;ou à ausência de um verdadeiro programa sobre a Primavera de Praga; ou a ausência total de programas sobre a invasão da Hungria; ou o total esquecimento da invasão do Tibete, antes dos protestos recentes, ainda assim sem qualquer program completo; ou ao pouco destaque dado à morte de Soljenitsin, um nome praticamente desconhecido da “cultura” portuguesa..
    Há um certa impunidade marxista na RTP (que se acentuou nas últimas mudanças…)cujo episódio mais recente foram as declarações hilariantes na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.
    Não me referia a culturas alternativas, das Áfricas, Ásias…
    Se algum dia passar pelo meu blog, verá o muito que se escreve sobre o DARFUR e o TIBETE.

    Gostar

  21. Miguel Lopes permalink
    4 Setembro, 2008 04:30

    Caro Yalta,

    Deixe de papaguear ignorância e estude.

    Já ouviu falar na Comuna de Paris? A Comuna das Astúrias e outras zonas autogeridas da Catalunha e Aragão durante a guerra civil espanhola? Os kibutz israelitas?

    Quis dizer no meu primeiro comentário a este post que a palavra comunismo foi completamente abastardada pelos bolcheviques. Comunismo são estas experiências que referi. Parece-me salutar a ideia que lhe subjaz.

    Gostar

  22. 4 Setembro, 2008 04:34

    Relatório da OCDE sobre Ensino

    O que o Ministério sabe mas esconde cobardemente, de forma a virar os
    portugueses menos esclarecidos contra os que trabalham dia a dia para dar um
    futuro melhor aos filhos dos outros.

    “Os PROFESSORES em Portugal não são assim tão maus…”

    Consulte a última versão (2006) do Education at a Glance, publicado pela
    OCDE.

    Em…

    http://www.oecd.org/dataoecd/44/35/37376068.pdf [1]

    Se for à página 58, verá desmontada a convicção generalizada de que os
    professores portugueses passam pouco tempo na escola e que no estrangeiro
    não
    é assim.
    É apresentado no estudo o tempo de permanência na escola, onde os
    professores
    portugueses estão em 14º lugar (em 28 países), com tempos de permanência
    superiores aos japoneses, húngaros, coreanos, espanhóis, gregos, italianos,
    finlandeses, austríacos, franceses, dinamarqueses, luxamburgueses, checos,
    islandeses e noruegueses!

    No mesmo documento de 2006 poderá verificar, na página 56, que os
    professores
    portugueses estão em 21º lugar (em 31 países) quanto a salários!
    Na página 32 poderá verificar que, quanto a investimento na educação em
    relação ao PIB, estamos num modesto 19º lugar (em 31 países) e que estamos
    em 23º lugar (em 31 países) quanto ao investimento por aluno.
    E isto, o M.E. não manda publicar…
    Não tem problema. Já estamos habituados a fazer todos os serviços.
    Nós divulgamos aqui e passamos ao maior número de pessoas possível, para que
    se divulgue e publique a verdade.

    Gostar

  23. bene dixit permalink
    4 Setembro, 2008 07:00

    ele diz com uma certa revolta, “nunca percebi como se pode viver numa democracia e ser comunista, essa gente não tem a minima ideia do que é o comunismo”

    e eu digo, sem revolta nenhuma, nunca haverei de perceber como se vive em democracia (na Polónia e por cá, como nos EUA) e pôr deus na cabeça como um ditador. coisas de gente abastardada, pequena.

    Gostar

  24. Anónimo permalink
    4 Setembro, 2008 08:24

    Isso já deu na rtp o ano passado. É uma reposiçao.

    Gostar

  25. 4 Setembro, 2008 09:13

    Subscrevo na totalidade o excelente comentário 14. do senhor Lopes.
    O resto é aragem.

    Gostar

  26. OLP permalink
    4 Setembro, 2008 09:24

    É claro que não é uma ideia mas história.
    História de uma ideia posta em prática.(varias vezes em muitas regioes e diferentes contextos).
    O resto? timings? talvez sim…mas não retira nada do essencial.
    O timing portuga de rtp2 (audiencias minimas)não tira nada, nem põe, á história de uma ideia.

    Gostar

  27. 4 Setembro, 2008 11:16

    “Sobre se funciona ou não. É experimentar primeiro.”

    Não sei não. Foram 40 tentativas, todas bem intencionadas e nenhuma resultou. Será que pode ser alguma vez diferente? Não tenho muita vontade de experimentar o ‘desta é que é’.

    Gostar

  28. Mialgia de Esforço permalink
    4 Setembro, 2008 11:35

    o sátiro Diz:
    4 Setembro, 2008 às 1:20 am

    É obrigatório ler livros bem documentados:
    “Os Ditadores” de Richerd Overy;
    “Estaline A Corte do Czar Vermelho” de Simon Montefiore

    Acrescente mais este:

    “Mao: The Unknown Story”, Jung Chang and Jon Halliday
    (tradução tuga também disponível)

    e saiba como o Grande Timoneiro (o original!) despachou 70 milhões de chineses!

    Gostar

  29. 4 Setembro, 2008 12:15

    O Sátiro,

    Já “passei” pelo seu blog umas seis-sete vezes. Ontem foi a mais recente. E gostei de alguns posts.

    Gostar

  30. fidel permalink
    4 Setembro, 2008 13:37

    camarada Miguel Lopes o mais genuíno de todos os comunistas foi Jesus Cristo.

    Gostar

  31. Miguel Lopes permalink
    4 Setembro, 2008 16:13

    Caro JCD,

    Creio que todas as experiências que referi, caíram pela força das armas e não pelas suas contradições.

    Caro Fidel,

    Dê-me exemplos de que assim é… =)

    Gostar

  32. Eu ou outro, tanto faz permalink
    4 Setembro, 2008 19:37

    REPUGNANTE (nojento, vomitante, asqueroso)

    Gostar

  33. 4 Setembro, 2008 23:10

    Mialgia 28, sem esforço, também li esse sobre o MAO, Bertrand Editora.Mas agradeço a ideia.

    MJRB, ainda bem que apreciou alguns posts do meu blog.Creio que nos entendemos sobre este post,sobre o teclado não expliquei bem o “alternativo”.
    Vou, aliás, fazer uma postagem sobre os truques do programa sobre a Primavera de Praga da RTP2.

    Quanto ao amigo 32, creio que se referia à mortandade.

    Gostar

  34. 4 Setembro, 2008 23:20

    Fidel 30, o comunismo/marxismo/leninismo, etc,etc não tem nada, mas nada a ver com Jesus Cristo.
    Desde o princípio, Cristo pregou a não violência (certo, houve quem não respeitasse isto), ainda hoje, todos os dias há notícias de cristãos vítimas de violências até à morte(não passam nos nossos media) e o marxismo/comunismo,etc,etc, começa com a violência.
    E por aí fora…

    Mialgia, o livro de Montefiore inspirou um post espectacular, com ironia q.b., de Francisco José Viegas no “A Origem das Espécies”, tb transcrito no “Corta Fitas”, em q misturava a ASAE, q merece ser lido (passe a publicidade).

    Gostar

  35. 5 Setembro, 2008 03:43

    “…O Estado ao desqualificar e dar uma imagem do seu próprio sistema educativo, fomenta a permanência de fenómenos de desigualdade de oportunidades, pois o pseudo-sucesso que promete não agrada aos que têm condições para perceber o que efectivamente está em causa e têm meios para fugir.”

    Ver em
    http://www.educar.wordpress.com/2008/09/04/leituras-desigualdades/

    Gostar

  36. Mialgia de Esforço permalink
    5 Setembro, 2008 09:54

    34- Sátiro,

    Recordo-me perfeitamente desse post do FJV. Muito bom. Em todo o caso, obrigado.

    Provavelmente já sabe, mas Montefiore tem um outro livro sobre o czar Estaline: Young Stalin (creio que não há tradução tuga ainda), sobre os anos de formação do moço até 1917. Vale a pena.

    Gostar

  37. ... permalink
    5 Setembro, 2008 16:27

    Ninguém fala do que se passava no tempo dos czars, ninguém fala na destruição dos índios na américa do norte pelo poder imperial, ninguém fala na colonização europeia, ninguém fala na resitência do PCP contra o fascismo.
    Vocês queriam era a PIDE e que os vossos familiares delatores continuassem no poder.

    Gostar

  38. Mialgia de Esforço permalink
    5 Setembro, 2008 17:00

    jcd,

    Faça aí uma posta para satisfazer os desejos do kamarada reticências para ver se ele deixa de ofender os comentadores.

    Gostar

Indigne-se aqui.