Ainda o ‘efeito Palin’
12 Setembro, 2008
Palmira Silva, que tanto costumo apreciar aqui, desta vez aqui, enxofra-se com a afirmação de Sarah Palin que diz estar «agradecida por, sob a liderança de Reagan, termos vencido a Guerra Fria».
A frase de Palin corresponde à verdade histórica e ao sentimento da imensa maioria dos norte-americanos.
Quanto ao resto, parece-me que a futura Vice-Presidente dos Estados Unidos resolveu falar com os russos ‘à russa’. Claro que, pessoalmente, preferiria que o fizesse ‘à Reagan’ – só que nem todos o conseguem como se tem visto com os últimos 3 presidentes.
E Putin não é Gorbatchov, essa trágica antecipação do nosso Guterres…
46 comentários
leave one →


É tão lindo, o amor…
GostarGostar
A Palin anda mesmo a incomodar…ainda vai haver surpresas na troupe do Hussein, NObama.
GostarGostar
Sinceramente ainda não percebi que ódio de estimação a democratas pode embebedar ateus militantes no palinismo. É só para não parecer muito europeu é?
GostarGostar
Reagan (Rep) que tinha 69 anos quando chegou à White House, e foi apelidado de “cowboy” e actorzeco de 2ª categoria, arriscou-se a ser o maior Presidente dos EUA, pelo menos desde F.D. Roosevelt (Dem).
A América rebentou definitivamente com os Brejniev, Suslov, Ponomarev e afins, que não eram própriamente gente de bem.
É que a esquerda europeia, auto-apelidada de democrática, sabe-se lá porquê, tem nostalgia dos tempos do Gulag e dos Mig’s a sobrevoarem as pradarias Angolanas ou os bairros de Praga ou de Budapeste!
Coisas que não se percebem.
Agora, são os mesmos que andam felizes porque o Morales da “coca” e o Cháves “paraquedista Caudillista”, expulsaram os Embaixadores dos EUA. Olha, que eles ainda vão acabar pior do que o Noriega!
GostarGostar
“E Putin não é Gorbatchov, essa trágica antecipação do nosso Guterres”, sabe quem foi Gorbatchov?
GostarGostar
Ela limitou-se a repetir aquilo que o tratado da OTAN diz.
GostarGostar
“sabe quem foi Gorbatchov?”
Não sabe, não. Como havia de saber?
GostarGostar
A súbita popularidade de Palin, é, até este momento, um bom trabalho de marketing político.
Ninguém poderá afirmar que será a futura vice, nem que Obama não vencerá. Muito “terreno” há ainda para percorrer….Bastantes precalços e surpresas ocorrerão nas duas candidaturas. Os norte-americanos são os melhores entre os melhores a “trabalharem” o eleitorado.
GostarGostar
# Cam Diz:
12 Setembro, 2008 às 1:15 pm
Ela limitou-se a repetir aquilo que o tratado da OTAN diz.
-.———
Exacto.
E o CAA já se esquece como é que o Reagan falava aos russos…
GostarGostar
Mr. CAA,
Quanto à presidência de Gorbatchov, está mais do que naturalmente colocada na História. E não em rodapé…
Foi um extraordinário político.
As vidas de muitos milhões de pessoas, não só na antiga Europa de Leste, passaram a ser outras, livres e progressivas, obviamente com precalços inerentes às mega-mudanças sociais, económicas, políticas e culturais.
GostarGostar
Marx disse a História quando se repete a primeira vez será uma tragédia, a segunda uma farsa.
A Palin julga que está a falar pr´s Alaskianos (ou lá o que eles são), ainda não se deu conta onde está.
E diziam mal da Rice
GostarGostar
“sabe quem foi Gorbatchov?”
Eu também não sei. Diga-nos lá!
GostarGostar
Deixe a Palin para os outros Blasfemos, CAA. De si espero mais.
GostarGostar
Gorbatchov: o mija mansinho
Guterres: o mija dialogante
GostarGostar
Caro CAA, leia com atenção o post 10, se não fosse um homem com a coragem de Gorbatchov talvez não estivessemos tão tranquilos a digitar. Compará-lo a um tipo como guterres que. acompanhado dos seus muchachos iniciou o grande estoiro, é um enormidade.
Esperam para ver.
GostarGostar
E assim de repente, já nem a vitória Democrata para o Congresso parece garantida. O Partido Republicano também está a beneficiar do efeito da Convenção, e já só tem uma desvantagem de 3% em relação aos Democratas numa sondagem das eleições para o Congresso, quando antes a vantagem Democrata foi sempre superior a 10%…
http://www.gallup.com/poll/110263/Battle-Congress-Suddenly-Looks-Competitive.aspx
GostarGostar
Quem foi Gorbatchov?
GostarGostar
O Abrupto de José Pacheco Pereira foi ultrapassado pelo Blasfémias de João Miranda, Helena Matos e Gabriel Silva entre outros no topo das audiências dos blogues políticos portugueses. Esta pode ser a notícia da rentrée na blogosfera nacional, a confirmar-se a tendência até agora registada.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=330856
GostarGostar
MJRB,
«As vidas de muitos milhões de pessoas, não só na antiga Europa de Leste, passaram a ser outras, livres e progressivas…»
Sim mas por efeito não-querido. Como o próprio já declarou e os russos estão fartinhos de saber, Gorbachov falhou em toda a linha NAQUILO QUE PRETENDIA: conseguir a manutenção das linhas essenciais da URSS comunista, com um ar mais transparente e com a cara mais ou menos lavada, mas tentando consolidar, ainda mais, todo o poder do Estado soviético quer dentro das suas fronteiras formais quer nos países que jaziam sob o seu domínio.
Graças a Reagan, sobretudo, falhou, o sistema comunista claudicou talvez para todo o sempre, o Muro caiu, a URSS desmembrou-se e a Rússia passou a potência menor, enquanto que os USA se afirmamram como a maior potência global em todas as dimensões.
Gorbachov acabou como um líder de opereta, mandado calar por Yeltsin em pleno parlamento após lhe ter salvo a cabeça e afundou-se no mais profundo desprezo dos seus compatriotas. Desfasado de tudo, uma vez tentou concorrer à presidência da Rússia e, julgo, teve cerca de 1%…
É que, Caro MJRB, nem sempre aquilo que os líderes políticos conseguem e parece bom aos demais, corresponde à sua vontade ou ambição.
GostarGostar
“Porto e arredores…” deve ser Lisboa…
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=330856
Olha que esta!
GostarGostar
Mr. e Caro CAA,
Penso que só pelas 17h00 poderei “responder-lhe” sobre a presidência de Gorbatchov.
GostarGostar
Caro CAA,
É verdade o que dizes sobre Gorbactchov, e também nunca o vi como um «grande líder» no sentido de quem tem uma visão, luta por ela e a alcança.
Mas caramba, porreiro que assim tenha sido. Dá-me a ideia que foi muito «liberal«, no sentido de deixar as sociedades funcionarem por si, sem serem dirigidas. Retira-lhe mérito, mas porreiro pá.
Há apenas um pequeno pormenor que sempre lhe estarei grato:
– podendo impedir e/ou retardar o rumo das coisas, não o fez e pouco me importa e era convicção dele ou por apatia.
– podendo usar a força não o fez, e pouco me importa se não lhe obedeceram ou se ele não deu tais ordens.
Sim, sinto-me muito agradecido a Gorbatchov.
daí que discorde com a tua comparação com o malfadado Guterres. Este o que queria era mau, o que fez foi péssimo e o que deixou como herança, é mais daninho e mais canceroso que o desgoverno de vasco gonçalves.
GostarGostar
Este post era sobre Palin, ou Gorbatchov?
GostarGostar
O Abrupto tem-se afundado desde que Pacheco aparece ao lado deLeite.
Arranjem uma Palinlaranja.
GostarGostar
Sarah Palin que diz estar «agradecida por, sob a liderança de Reagan, termos vencido a Guerra Fria».
Sarah Palin faz eco de um dos mitos do Ocidente, que não é só consciência crítica/racional, ao contrário do que muitos pensam. E os mitos são importantes para estruturar identidade colectiva, que é sempre construção em oposição ao Outro (este Outro, no caso do Ocidente, é sempre o Oriente, à época materializado na URSS ou no que alguns designavam, erradamente, por Império Soviético.
GostarGostar
Gabriel,
«Mas caramba, porreiro que assim tenha sido. Dá-me a ideia que foi muito «liberal«, no sentido de deixar as sociedades funcionarem por si, sem serem dirigidas. Retira-lhe mérito, mas porreiro pá.?
Completamente de acordo.
GostarGostar
Tiago Filipe Diz:
12 Setembro, 2008 às 3:00 pm
Quem foi Gorbatchov?
Se não jogou, ou pelo menos assinou, pelo FCP, não é ninguém.
GostarGostar
“discorde com a tua comparação”, escreve Gabriel Silva
Olhe, meu caro, concorda-se “com” e discorda-se “de”, sabia?
Portanto, “discorde da tua comparação”.
Quanto ao fundo da questão, inteiramente de acordo consigo, como na maior parte dos casos.
GostarGostar
Mr. e Caro CAA,
Já, para si, para os autores de posts no Blasfémias, e para os comentadores, os meus parabéns pelo êxito na blogosfera.
Sobre Mikail Gorbatchov:
Mantenho tudo o que escrevi no comt. 10.
MGorbatchov, no momento em que se sentiu consistente como presidente, não podia tomar outras decisões senão as que o levaram à presidência:
primeiro, entender, DENTRO do Kremlin (e rodeado duma nomenklatura poderosa e percentualmente intransigente, dura), o que foi a URSS, o que “é” a URSS e o que seria a URSS se prisioneira da referida nomenklatura — partido, sociedade, cultura, economia, exército, marinha e força aérea, relações internacionais e também a URSS no Mundo. Concluíu, antes, e projectou no momento, uma pacífica relação dos diversificados e complexos poderes russos, sem os quais a perestroika teria sido impossível. E lembre-se, Mr.CAA, dos efeitos do Solidariedade na Polónia e nos países de Leste, e do charme político de Carter…
Segundo, teve a força e concentrou um carisma na URSS e no Mundo, necessários para LIBERTAR toda aquela “cortina” sediada em Berlin e “pressionada” por Reagan post Carter…
O comunismo moscovita não claudicou por causa de Reagan; desmantelou-se cautelosa e gradualmente graças à sagacidade, poder e inteligência de MGorbatchov.
Yeltsin foi o que foi. Mandou “calar” MG — e este, porque acima de Yeltsin, respeitou “o percurso da História”, bem mais importante do que uma ressaca…
Obviamente, os seus compatriotas comunistas ortodoxos e stalinistas odeiam MG e Putin.
Mas MGorbatchov LIBERTOU o “dique” que não muito mais tarde “rebentaria” violentamente e com consequêncis imprevisíveis para além de Berlin e possivelmente também noutras regiões.
Foi um visionário, um utópico, e um excelente presidente. Mais do que nós, os povos anteriormente subjugados estão-lhe gratos.
Um vodka à sua saúde do Prémio Nobel da Paz !
E está já na História do Mundo. Não numa nota de rodapé.
Guterres PM português, se comparado, é um Nada !
(o que tem acontecido post 1990, é outra estória…).
GostarGostar
Artigo aconselhado:
http://www.usatoday.com/news/politics/election2008/2008-09-11-palin-cover_N.htm
GostarGostar
Pronto, Reagan ganhou a guerra fria, levem lá a taça.
Gorbatchev era froucho, Guterres um chóninhas, a Palin é que a sabe toda.
Este blog parece a tasca da esquina. Quando substituem estes nomes por jogadores de futebol?
GostarGostar
MJRB,
«Guterres PM português, se comparado, é um Nada !»
mas eu não estava a comparar os papeis históricos mas as personalidades alforréticas.
GostarGostar
A ignorância e a estupidez são mesmo muito atrevidas:
“…daí que discorde com a tua comparação com o malfadado Guterres. Este o que queria era mau, o que fez foi péssimo e o que deixou como herança, é mais daninho e mais canceroso que o desgoverno de vasco gonçalves.”
O grande mal de Guterres (como teria sido antes o de Pintassilgo) era a sua visão católica do mundo !!!!
Não fora isso e não se teria deixado cair nas armadilhas do Patranhas (MRSousa), já haveria decerto Regiões, a liberalização da IVG não teria sido adiada 10 anos, não teriamos suportado os Durões os Portas os Santana Lopes e, se calhar o Sócrates tinha aprendido algo entretanto…
Mas enfim, era católico numa “mierda” duma terrinha de católicos de “mierda”…..
GostarGostar
Mr. CAA,
Entendi a “comparação”(impossível) com MGorbatchov, só que me apeteceu acentuá-la !…
(Vingançazinha minha para com quem deixou “o sítio” assim…).
GostarGostar
Vou Ali E Já Venho,
Guterres, se ateu, não teria sido melhor político. Logo, o mesmo PM.
Não “dá” mais…
GostarGostar
E Maria de Lourdes Pintassilgo foi detentora duma Inteligência superior !!
(Mau e perturbado o momento em que foi primeiro-ministro…com muito machismo, do poder e inclusivé dos cidadãos, a minarem-lhe “o caminho”…).
GostarGostar
MJRB
“…Guterres, se ateu, não teria sido melhor político. Logo, o mesmo PM.
Não “dá” mais…”
É a sua opinião, bem diferente da minha, que, tirando esse (enorme) defeito de carácter, considero que Guterres terá sido o melhor PM da nossa história recente (não conheço o suficiente lá para os anos 20…).
Reconheço que Pintassilgo, se lhe tivessemos dado tempo poderia ter sido melhor, apesar ainda do dito defeito de carácter.
Guterres foi derrubado, nas urnas (autárquicas) e na opinião pública, pelos patrões dos patrões da comunicação social.
Depois veio o barroso e então sim, pensei que Portugal nunca poderia bater mais baixo, mas…
Depois deste veio o Lopes e, agora, o Socrates, por isso já não sei.
O que sei é que depois de Guterres não tivemos nenhum PM que lhe fizesse sombra e antes….
O cavaco? (deixem-me rir)
Talvez apenas o Sá Carneiro, mas, tal como Pintassilgo durou pouco
GostarGostar
Vou Ali E Já Venho,
daqui vai ironia, com amizade: Vc., dado o modo e a consistência com que defende António Guterres, só pode ser…o próprio, AGuterres. Até pela identificação, “Vou Ali E Já Venho”…
GostarGostar
E esta ein…
O Rodrigues Barbosa descobriu-me 🙂
Vou ali e, volto já 🙂
( Vou visitar o meu vizinho arquitecto )
GostarGostar
Não sei como há gente que acha que a indigência mental duma senhora oca e a tresandar a fundamentalismo, os pode excitar tanto. Será um problema hormonal?
GostarGostar
MJRB,
“E lembre-se, Mr.CAA, dos efeitos do Solidariedade na Polónia e nos países de Leste, e do charme político de Carter…”
Carter? Para além de ser produtor de peanuts e de vir apregoar os “direitos humanos”, foi a coisa mais frouxa que a América conheceu como Presidente. Até W. Bush foi um grande Presidente, se comparado com Carter….
GostarGostar
Não acredito, não aceito e não posso deixar passar em branco que a guerra fria foi ganha pelo Reagan e não pela sinhora de Fátima, ajudada do Sprito Santo.
GostarGostar
Oh, deixa lá, Palmira, que a Palin é tola.
GostarGostar
Começando pelo fim: Guterres é um falhanço de Portugal e nada do que fez merece ser lembrado (para bem dele).
Gorbatchev e a sua Perestroika e Glaznost, que, desautorizando e combatendo os velhos lobos da URSS, permitiram que houvesse um diálogo frutífero com Reagan que, por vontade ou não do Gorbatchev destruiu a cortina de ferro. Se, em vez de Gorbatchev fosse Kossiguin ou Brejnev a história seria outra.
A Palin não passa de uma parva que julga que estamos nos anos 90, faz-me lembrar as mulheres dos jogadores de futebol a darem palpite sobre tudo.
GostarGostar
J
“Agora, são os mesmos que andam felizes porque o Morales da “coca” e o Cháves “paraquedista Caudillista”, expulsaram os Embaixadores dos EUA. Olha, que eles ainda vão acabar pior do que o Noriega!”
Você anda numa de overdose de FOX News e Canal História?
GostarGostar
Infelizmente creio que o discurso de Palin encontra algum eco junto da chamada “América profunda”. O americano médio adora coboiadas e esta Palin, pelos vistos, “sabe-a toda”, como diz o povo…
GostarGostar