Por vezes, Chávez tem razão. E à sua maneira, truculenta, diz umas verdades que ferem a “sensibilidade” norte-americana.
Mas os recentes acontecimentos são a antecâmara do que mais tarde poderá fazer perigar a estabilidade na região e não só.
A Rússia e a China estão a mostrar as suas renovadas forças. No caso russo, com ameaças bélicas.
Retaliação após retaliação….
se esta frase fosse dita pelo presidente da colombina a esta hora a esquerda que conta já tinha organizado uma dúzia de manifs encabeçadas pelos camaradas louçã, soares e freitas à porta da embaixada colombina.
Ora aí está o confidente do Sócrates em acção.Confiável como se sabe.bom parceiro para negócios se não acordar um dia mal disposto.Cheira-me que ainda vai acabar como o Noriega.É que da Venezuela só partem navios e aviões cheios de droga, como aquele que foi capturado na Guiné Bissau e cujos tripulantes fugiram…
Por cá quem é que esqueceu as 3 meninas que iam a Caracas encher o avião alugado?E cujo proprietário se manteve sempre calmo e que nunca refilou?
Se o nivelamento por baixo continuar não me admiro que qualquer dia não seja é Portugal o país dop narco tráfico da Europa…
Ao MJRB : “ferem a sensibilidade americana”…está só pode ser para rir, aliás os americanos e o mundo civilizado só riem com as palhaçadas do Chavez. Ouvem algum dirigente americano a dar troco ao Chavez ? alguem lhe liga alguma ? tirando é claro a esquerdalhada que adora estas tiradas…..
Este desmiolado do Chavez quanto é que já gastou em armas Russas?Aqui refilam por causa de 2 submarinos mas lá é quase á dúzia…
O gajo disse em S.Bento que os Russos não iriam para a >Venezuela e já lá tem 2 bombardeiros estratégicos…
Claro que os americanos devem estar a tremer com esta ameaça revolucionária…
Quem vai um dia pagar as favas como agora aqui é o zé povinho que vai atrás deste folclores apoiados pelos ex-revolucionarios e anti-fascistas cá do burgo.
Mas porque raio não emigram essses revolucionários todos para lá?Deixavam aqui os fascistas entregues á sua sorte…
Desta vez estou com Chávez. Morales venceu limpo as eleições na Bolívia. Os EUA que deixem de meter o nariz apoiando os perdedores no confronto directo com o poder instituido e a maioria da sua população.
Não ria, porque o Pentágono e a Casa Branca também não ri quando Chavez diz algumas –repito, algumas– verdades inconvenientes.
Pense no posicionamento geo-estratégico da Venezuela, lembre-se também dos recursos naturais desse país e do comércio entre países latino-americanos. Também, do crude…que os USA consomem.
E não menospreze o grau de loucura de Chavez.
Leia de vez em quando alguma imprensa norte-americana e inglesa.
Antes que isto dê para o torto, espero que o Chavez já tenha encomendado e pago uns contentores daquele ex-libris da tecnologia de ponta tuga – o Magalhães.
Enquanto açambarcou o pitroil (já falava em 200D) andava todo caladinho o verdadeiro especulador.
Baixou o pitroil bebeu…a Noami nao foi ter com ele…. sai-se com estas.
Ele é a reediçao do Kadafi dos anos 60.
O povo merecia um pouco melhor que um demagogo lunático.
Caro MJRB!
O que o Cháves diz é e será, sempre, inconveniente para os Venezuelanos de bom senso!
Cháves é responsabilidade dos Venezuelanos!
Caro José Manuel Faria!
Não estou certo em que é que os EUA influem na Política interna da Bolivia!! Estou certo, sim, de que Morales necessita de bodes espiatórios para os conflitos na Bolivia!!
Tenho concluído sobre Chávez:
1 – Venceu as eleições porque os venezuelanos assim desejaram, e tal facto “arranhou” interesses norte-americanos. Só os venezuelanos têm o direito de o destituir ou de o manter; 2 – Não duvido que defende os interesses dos mais desfavorecidos e tem a sansibilidade necessária e o humanismo evidente para compreender quem é oprimido e onde está o opressor;
3 – Conhece bem o que os USA têm feito na América Latina, desde ocupações ao financiamento de contra-revoluções, assassinato de Allende, etc, etc, etc. Muitos etecéteras !…para defenderem os seus interesses em países livres e internacionalmente representados nas Nações Unidas….
4 – Diz muitas e certeiras verdades inconvenientes;
5 – Tem um razoável grau de “loucura”, veremos quais as consequências.
Estive nos finais de 1980 em Caracas. Cidade aprazível, mas não gostei e incomodou-me o ambiente social: pobres, remediados, expoliados, ignaros mas dando sinais de que a situação não poderia manter-se assim subjugados. Depois, as outras e minoritárias classes, como é óbvio. E falaram-me por alto, sobre o que se passava nas regiões do interior…
Os USA são expeditos em procurarem, lentamente, o caminho para as brechas estoiráveis (também) na América Latina…
A troco de uns parcos dólares é fácil colocar milhares contra o poder se este passar por momentos frágeis. É oque tem acontecido e hoje acontece na Bolívia.
Hugo Chávez, com o discurso centrado em Simon Bolívar –e por certo Vc. sabe a importância do mito SB–, mas também naquela História regional, sente que é “o centro” e “a chama” de alguns presidentes e seus povos…
Caríssimo Mr. MJRB!
Como lhe disse, Cháves é responsabilidade dos Venezuelanos!
O MJRB produz um discurso de condescendencia e irresposabilização dos Sul Americanos pelos destinos da América do Sul! Muito conveniente para que estes, alguns, se mantenham onde estão e nem cuidem, sequer, de saber porque aí estão!!
Não tenho familiares na Venezuela.
Mas tenho uma venezuelana e um venezuelano muito meus amigos, da classe média, com quem mantenho quatro-cinco contactos/ano e me contam ocasionalmente o que se passa.
Mr. e caro Justiniano,
Óbvio: Hugo Chávez é não só da responsabilidade, mas também um “produto” dos venezuelanos. E cada vez mais da américa latina.
Entre os sul-americanos desrespeitados e expoliados e os seus invasores, respeito e defendo a Liberdade e o destino que aqueles merecem e querem.
Os latino-americanos têm uma cultura (local e regional) ancestral que estimam quotidianamente, que lhes dá forças nem sempre entendidas por exemplo pelos europeus ou pelos norte-americanos. Vivem de modo muito peculiar os seus problemas, as suas alegrias, os seus destinos.
Por causa da sua pergunta, ocorreu-me agora mesmo: vou contactar aqueles meus amigos (não-chavistas mas que pontualmente o apoiam) e perguntar-lhes as opiniões sobre estes últimos dois dias.
Este Chavez muito provavelmente tem problemas psiquiátricos. A situação em Venezuela degrada-se dia a dia. A saúde, a educação e a segurança estão em queda livre. Há uma mole de desemprego, fome, escassez e desesperança que consome o povo. Tudo o que aparece numa loja e esporadicamente agora é obra de Chavez: a população é convencida que são conquistas. Há presos políticos e a organização de estados americanos já várias vezes publicou gravíssimas condenações ao estado venezuelano.
Financiamentos directos aos guerrilheiros colombianos e indirecto (pela tolerância a raptos e extorsão pelas FARC em Venezuela), financiamento aos “sus muchachos” (Evo e Rafael), financiamento a Cuba (pela entrega de petróleo a troco de alfabetização revolucionária dos programas “barrio adentro” que deviam ser de saúde), tráfico de droga e escândalos (como o do maletin) são quase diários.
Uma enorme rede de compadres sorve o dinheiro barato do petróleo (90% das exportações) e o actual “paquetazo” de leis subverte os resíduos de democracia que restavam. Ou muito me engano ou esta espiral de insucesso vai ser escamoteada com uma guerra com a Colômbia.
As missas dominicais “Allo presidente” já são mais motivo de gozo do que motivação.
“A situação em Venezuela degrada-se dia a dia. A saúde, a educação e a segurança estão em queda livre. Há uma mole de desemprego, fome, escassez e desesperança que consome o povo. Tudo o que aparece numa loja e esporadicamente agora é obra de Chavez: a população é convencida que são conquistas.”
A informação que me tem chegado é precisamente a mesma.
“A saúde, a educação e a segurança estão em queda livre. Há uma mole de desemprego, fome, escassez e desesperança que consome o povo.”
Tudo falso o que acaba de escrever. Já experimentou ler os relatórios do Banco Mundial, da ONU, do INE e do Ministério das Finanças?!
Não pode, senão sabia que houve uma subida no Índice de Desenvolvimento Humano desde que Chávez tomou posse. Há crescimentos do PIB na ordem dos 8%, de 4.8% no primeiro trimestre deste ano (apesar da conjuntura), acumulam 19 trimestres consecutivos de expansão económica. Há diminuições constantes da taxa de desemprego que estava na casa dos 14% em 99 e prevê-se que este ano ande à volta dos 8%. Expansão dos serviços públicos e diminuição da pobreza extrema de 17,1% para 7,9% entre 1998 e 2007.
Se quiser mais dados, apite.
O problema de Chavez é que a Naomi já não lhe liga nenhuma. É o que sempre acontece às pessoas com complexos de inferioridade, sentem-se irascíveis quando não são o centro de atenções.
Inflacção a caminho dos 30% (de que vale o PIB aumentar numa conjuntura excelente de altos preços de petróleo), índices de vacinação triplice a 45% (já foi 100%), doenças erradicadas regressaram, outros índices de vacinação abaixo dos níveis antes de Chavez, vendas de comida descem 5% ao ano (pedido urgente ao Brasil de ajuda), índice de homicídios 135 por cada 100000 habitantes (das maiores da América latina), faltam produtos refinados, raptos e insegurança nas ruas nunca antes vista, rede eléctrica com apagões sucessivos por deficiente manutenção, diminuição da capacidade extractiva do petróleo em 30% nestes últimos dois anos, recolha de lixo praticamente inexistente, taxa de desemprego está de facto em números reais em 14% (uma mole a receber subsídios para fidelizar caninamente os beneficiados). O dinheiro não chega ao povo: fica na elite Chavista e apoiantes cuja família multiplicou a fortuna muitas vezes. Ora toca a apitar o comboio … dados desde Venezuela no manipulados compañeros.
O senhor é sem dúvida um exemplo de Educação e civismo.
Ao ver este vídeo lembrei-me de uma cena da “Aldeia da Roupa Branca” em que um individuo interrompe a porradaria entre dois grupos e diz que as coisas vão ser resolvidas com calma e boa educação. De seguida escarra no chão.
Caro Miguel Lopes!! “…Não pode, senão sabia que houve uma subida no Índice de Desenvolvimento Humano desde que Chávez tomou posse”
O índice de desenvolvimento humano da Venezuela tem descido relativamente no “ranking”!! Pode consultar os últimos UN HDI!!
Evidentemente que nos últimos dois anos os índices de rendimento dos Países Exportadores de Petróleo aumentou substancialmente, incluindo a Venezuela, Nigéria, Angola…
Sim. Daí referir-me ao índice e não ao ranking. Consulte este quadro.
A verdade é que a Venezuela piorou todos os Índices até 2002/2003, e só nos últimos anos é que os tem vindo a melhorar. Não é complicado perceber porquê…
Caro Miguel Lopes!
Em relação ao índice (absoluto) também diminuiu, o que é já de si estranho e excepcional se compararmos com outros exportadores de petróleo que não tendo evoluido em termos de “ranking” evoluiram em termos absolutos o seu índice DH (fonte UN HDI 2001-2007)!!
Caro Miguel Lopes!
Também não é verdade!!
A Venezuela, assim como a grande maioria dos Países do Mundo, excepção da África sub-sahariana, tem, desde 1974, vindo a desenvolver os seus índices de desenvolvimento humano, sendo que apenas estagnaram e diminuiram de 2002 a 2007!!
Não creio que as fontes “.gob.ve” sejam as mais adequadas à discussão!
Caro Miguel Lopes!
Lapso! Em nome do rigor e uma vez que os índices se referem, sempre, aos anos precedentes devo corrigir para 2000 a 2006 sendo que de 2006 a 2008 correspondem a dados ainda em análise!
É expectável que a Venezuela volte a desenvolver os seus índices absolutos de DH em consonancia com os restantes Países da América Latina e Caraíbas!
Miguel Lopes Diz:
A verdade é que a Venezuela piorou todos os Índices até 2002/2003, e só nos últimos anos é que os tem vindo a melhorar. Não é complicado perceber porquê…
Porquê!?
O período desde a eleição de Chávez até ao golpe de estado foi de enorme turbulência política, como todas as consequências que daí resultam para a economia (retracção do investimento por mero exemplo). Desde essa altura tem vindo a melhorar os índices.
Partido Socialista: «Vayanse al carajo emigrantes de mierda, que aquí hay un pueblo digno»
GostarGostar
Carajo nó, carajo…
GostarGostar
Falou curto e falou bem!
E eu nem sou comunista.
GostarGostar
Mas pareces.
GostarGostar
Por vezes, Chávez tem razão. E à sua maneira, truculenta, diz umas verdades que ferem a “sensibilidade” norte-americana.
Mas os recentes acontecimentos são a antecâmara do que mais tarde poderá fazer perigar a estabilidade na região e não só.
A Rússia e a China estão a mostrar as suas renovadas forças. No caso russo, com ameaças bélicas.
Retaliação após retaliação….
GostarGostar
se esta frase fosse dita pelo presidente da colombina a esta hora a esquerda que conta já tinha organizado uma dúzia de manifs encabeçadas pelos camaradas louçã, soares e freitas à porta da embaixada colombina.
GostarGostar
O Chávez para mim só tem capacidade de analizar a economia portuguesa, para o resto comporta-se como um chulo (a prostituta é o petróleo)
GostarGostar
colombina não colombiana 🙂
GostarGostar
O Moralez parece o chefe de um rancho folclórico, e até agora os músicos não estão a gostar da regência
GostarGostar
Ora aí está o confidente do Sócrates em acção.Confiável como se sabe.bom parceiro para negócios se não acordar um dia mal disposto.Cheira-me que ainda vai acabar como o Noriega.É que da Venezuela só partem navios e aviões cheios de droga, como aquele que foi capturado na Guiné Bissau e cujos tripulantes fugiram…
Por cá quem é que esqueceu as 3 meninas que iam a Caracas encher o avião alugado?E cujo proprietário se manteve sempre calmo e que nunca refilou?
Se o nivelamento por baixo continuar não me admiro que qualquer dia não seja é Portugal o país dop narco tráfico da Europa…
GostarGostar
Ao MJRB : “ferem a sensibilidade americana”…está só pode ser para rir, aliás os americanos e o mundo civilizado só riem com as palhaçadas do Chavez. Ouvem algum dirigente americano a dar troco ao Chavez ? alguem lhe liga alguma ? tirando é claro a esquerdalhada que adora estas tiradas…..
GostarGostar
Este desmiolado do Chavez quanto é que já gastou em armas Russas?Aqui refilam por causa de 2 submarinos mas lá é quase á dúzia…
O gajo disse em S.Bento que os Russos não iriam para a >Venezuela e já lá tem 2 bombardeiros estratégicos…
Claro que os americanos devem estar a tremer com esta ameaça revolucionária…
Quem vai um dia pagar as favas como agora aqui é o zé povinho que vai atrás deste folclores apoiados pelos ex-revolucionarios e anti-fascistas cá do burgo.
Mas porque raio não emigram essses revolucionários todos para lá?Deixavam aqui os fascistas entregues á sua sorte…
GostarGostar
Desta vez estou com Chávez. Morales venceu limpo as eleições na Bolívia. Os EUA que deixem de meter o nariz apoiando os perdedores no confronto directo com o poder instituido e a maioria da sua população.
GostarGostar
“Se o nivelamento por baixo continuar não me admiro que qualquer dia não seja é Portugal o país dop narco tráfico da Europa…”
Ainda não é?
GostarGostar
Mr. Amílcar,
Não ria, porque o Pentágono e a Casa Branca também não ri quando Chavez diz algumas –repito, algumas– verdades inconvenientes.
Pense no posicionamento geo-estratégico da Venezuela, lembre-se também dos recursos naturais desse país e do comércio entre países latino-americanos. Também, do crude…que os USA consomem.
E não menospreze o grau de loucura de Chavez.
Leia de vez em quando alguma imprensa norte-americana e inglesa.
GostarGostar
A Bolívia e a Venezuela cortaram hoje, relações diplomáticas com os EUA.
GostarGostar
Convidem-no a comentar no Blasfémias. Não destoará do tom geral.
GostarGostar
O carago anda a pôr o pé no lodo.
Para quando uma visita do socas para lhe dar mais apoio?
GostarGostar
Antes que isto dê para o torto, espero que o Chavez já tenha encomendado e pago uns contentores daquele ex-libris da tecnologia de ponta tuga – o Magalhães.
GostarGostar
Alguém imagina como o Magalhães poderá ser um grande sucesso a anunciar antes das eleições por ter ultrapassado em muito os 500.000 prometidos?
ajuda: “gerações”.
GostarGostar
Enquanto açambarcou o pitroil (já falava em 200D) andava todo caladinho o verdadeiro especulador.
Baixou o pitroil bebeu…a Noami nao foi ter com ele…. sai-se com estas.
Ele é a reediçao do Kadafi dos anos 60.
O povo merecia um pouco melhor que um demagogo lunático.
GostarGostar
Caro MJRB!
O que o Cháves diz é e será, sempre, inconveniente para os Venezuelanos de bom senso!
Cháves é responsabilidade dos Venezuelanos!
Caro José Manuel Faria!
Não estou certo em que é que os EUA influem na Política interna da Bolivia!! Estou certo, sim, de que Morales necessita de bodes espiatórios para os conflitos na Bolivia!!
GostarGostar
Mr. e caro Justiniano,
Tenho concluído sobre Chávez:
1 – Venceu as eleições porque os venezuelanos assim desejaram, e tal facto “arranhou” interesses norte-americanos. Só os venezuelanos têm o direito de o destituir ou de o manter; 2 – Não duvido que defende os interesses dos mais desfavorecidos e tem a sansibilidade necessária e o humanismo evidente para compreender quem é oprimido e onde está o opressor;
3 – Conhece bem o que os USA têm feito na América Latina, desde ocupações ao financiamento de contra-revoluções, assassinato de Allende, etc, etc, etc. Muitos etecéteras !…para defenderem os seus interesses em países livres e internacionalmente representados nas Nações Unidas….
4 – Diz muitas e certeiras verdades inconvenientes;
5 – Tem um razoável grau de “loucura”, veremos quais as consequências.
Estive nos finais de 1980 em Caracas. Cidade aprazível, mas não gostei e incomodou-me o ambiente social: pobres, remediados, expoliados, ignaros mas dando sinais de que a situação não poderia manter-se assim subjugados. Depois, as outras e minoritárias classes, como é óbvio. E falaram-me por alto, sobre o que se passava nas regiões do interior…
GostarGostar
Mr. e caro Justiniano,
Os USA são expeditos em procurarem, lentamente, o caminho para as brechas estoiráveis (também) na América Latina…
A troco de uns parcos dólares é fácil colocar milhares contra o poder se este passar por momentos frágeis. É oque tem acontecido e hoje acontece na Bolívia.
Hugo Chávez, com o discurso centrado em Simon Bolívar –e por certo Vc. sabe a importância do mito SB–, mas também naquela História regional, sente que é “o centro” e “a chama” de alguns presidentes e seus povos…
GostarGostar
MJRB Diz:
MJRB, se tem familiares ou amigos na Venezuela, peça-lhes uma segunda opinião.
GostarGostar
Quanto ao nosso relacionamento com Chavez: diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és.
GostarGostar
Caríssimo Mr. MJRB!
Como lhe disse, Cháves é responsabilidade dos Venezuelanos!
O MJRB produz um discurso de condescendencia e irresposabilização dos Sul Americanos pelos destinos da América do Sul! Muito conveniente para que estes, alguns, se mantenham onde estão e nem cuidem, sequer, de saber porque aí estão!!
GostarGostar
Dazulpintado,
Não tenho familiares na Venezuela.
Mas tenho uma venezuelana e um venezuelano muito meus amigos, da classe média, com quem mantenho quatro-cinco contactos/ano e me contam ocasionalmente o que se passa.
Mr. e caro Justiniano,
Óbvio: Hugo Chávez é não só da responsabilidade, mas também um “produto” dos venezuelanos. E cada vez mais da américa latina.
Entre os sul-americanos desrespeitados e expoliados e os seus invasores, respeito e defendo a Liberdade e o destino que aqueles merecem e querem.
Os latino-americanos têm uma cultura (local e regional) ancestral que estimam quotidianamente, que lhes dá forças nem sempre entendidas por exemplo pelos europeus ou pelos norte-americanos. Vivem de modo muito peculiar os seus problemas, as suas alegrias, os seus destinos.
GostarGostar
Dazulpintado:
Por causa da sua pergunta, ocorreu-me agora mesmo: vou contactar aqueles meus amigos (não-chavistas mas que pontualmente o apoiam) e perguntar-lhes as opiniões sobre estes últimos dois dias.
Direi algo.
GostarGostar
Este Chavez muito provavelmente tem problemas psiquiátricos. A situação em Venezuela degrada-se dia a dia. A saúde, a educação e a segurança estão em queda livre. Há uma mole de desemprego, fome, escassez e desesperança que consome o povo. Tudo o que aparece numa loja e esporadicamente agora é obra de Chavez: a população é convencida que são conquistas. Há presos políticos e a organização de estados americanos já várias vezes publicou gravíssimas condenações ao estado venezuelano.
Financiamentos directos aos guerrilheiros colombianos e indirecto (pela tolerância a raptos e extorsão pelas FARC em Venezuela), financiamento aos “sus muchachos” (Evo e Rafael), financiamento a Cuba (pela entrega de petróleo a troco de alfabetização revolucionária dos programas “barrio adentro” que deviam ser de saúde), tráfico de droga e escândalos (como o do maletin) são quase diários.
Uma enorme rede de compadres sorve o dinheiro barato do petróleo (90% das exportações) e o actual “paquetazo” de leis subverte os resíduos de democracia que restavam. Ou muito me engano ou esta espiral de insucesso vai ser escamoteada com uma guerra com a Colômbia.
As missas dominicais “Allo presidente” já são mais motivo de gozo do que motivação.
GostarGostar
O Chavez também terá dado este conselho-100 vezes para-ao Só-cretino nos seus numerosos tête-à-tête?
GostarGostar
A. R Diz:
“A situação em Venezuela degrada-se dia a dia. A saúde, a educação e a segurança estão em queda livre. Há uma mole de desemprego, fome, escassez e desesperança que consome o povo. Tudo o que aparece numa loja e esporadicamente agora é obra de Chavez: a população é convencida que são conquistas.”
A informação que me tem chegado é precisamente a mesma.
GostarGostar
“A saúde, a educação e a segurança estão em queda livre. Há uma mole de desemprego, fome, escassez e desesperança que consome o povo.”
Tudo falso o que acaba de escrever. Já experimentou ler os relatórios do Banco Mundial, da ONU, do INE e do Ministério das Finanças?!
Não pode, senão sabia que houve uma subida no Índice de Desenvolvimento Humano desde que Chávez tomou posse. Há crescimentos do PIB na ordem dos 8%, de 4.8% no primeiro trimestre deste ano (apesar da conjuntura), acumulam 19 trimestres consecutivos de expansão económica. Há diminuições constantes da taxa de desemprego que estava na casa dos 14% em 99 e prevê-se que este ano ande à volta dos 8%. Expansão dos serviços públicos e diminuição da pobreza extrema de 17,1% para 7,9% entre 1998 e 2007.
Se quiser mais dados, apite.
GostarGostar
Grandes frases????
e esta do Sócrates…?
“Hoje é preciso saber-se muito para se entrar no mercado de trabalho…”
Chavez não faria melhor!!
GostarGostar
O problema de Chavez é que a Naomi já não lhe liga nenhuma. É o que sempre acontece às pessoas com complexos de inferioridade, sentem-se irascíveis quando não são o centro de atenções.
GostarGostar
Inflacção a caminho dos 30% (de que vale o PIB aumentar numa conjuntura excelente de altos preços de petróleo), índices de vacinação triplice a 45% (já foi 100%), doenças erradicadas regressaram, outros índices de vacinação abaixo dos níveis antes de Chavez, vendas de comida descem 5% ao ano (pedido urgente ao Brasil de ajuda), índice de homicídios 135 por cada 100000 habitantes (das maiores da América latina), faltam produtos refinados, raptos e insegurança nas ruas nunca antes vista, rede eléctrica com apagões sucessivos por deficiente manutenção, diminuição da capacidade extractiva do petróleo em 30% nestes últimos dois anos, recolha de lixo praticamente inexistente, taxa de desemprego está de facto em números reais em 14% (uma mole a receber subsídios para fidelizar caninamente os beneficiados). O dinheiro não chega ao povo: fica na elite Chavista e apoiantes cuja família multiplicou a fortuna muitas vezes. Ora toca a apitar o comboio … dados desde Venezuela no manipulados compañeros.
GostarGostar
quem conhecer um pouco da acção americana na américa do sul sabe porque é que apareceram chavez morales e ca. Agora lidem com eles.
GostarGostar
Talvez fosse curioso perguntar ao patriarca soares se ainda está “radiante com a eleição de hugo chavez”!
GostarGostar
O senhor é sem dúvida um exemplo de Educação e civismo.
Ao ver este vídeo lembrei-me de uma cena da “Aldeia da Roupa Branca” em que um individuo interrompe a porradaria entre dois grupos e diz que as coisas vão ser resolvidas com calma e boa educação. De seguida escarra no chão.
GostarGostar
“Inflacção a caminho dos 30%”
A inflação já está a desacelerar há 3 meses consecutivos. Convinha que explicasses quais as suas causas.
“de que vale o PIB aumentar numa conjuntura excelente de altos preços de petróleo”
As actividades não petrolíferas contribuíram bastante para os sucessivos aumentos. Ver dados aqui.
“índices de vacinação triplice a 45% (já foi 100%)”
Peço-lhe que me diga onde viu esses dados. Eu cá deixo-lhe os dados da mortalidade infantil que tem vindo a baixar.
“doenças erradicadas regressaram”
Quais?
“outros índices de vacinação abaixo dos níveis antes de Chavez”
Quais?
“vendas de comida descem 5% ao ano”
Só tenho dados do consumo a preços constantes até 2003. Onde está a ver isso?
“índice de homicídios 135 por cada 100000 habitantes (das maiores da América latina)”
Qual a variação?
“diminuição da capacidade extractiva do petróleo em 30% nestes últimos dois anos”
Onde é que viu isso?
“taxa de desemprego está de facto em números reais em 14%”
Pronto. Os dados do INE estão errados, você é que está correcto.
GostarGostar
Caro Miguel Lopes!! “…Não pode, senão sabia que houve uma subida no Índice de Desenvolvimento Humano desde que Chávez tomou posse”
O índice de desenvolvimento humano da Venezuela tem descido relativamente no “ranking”!! Pode consultar os últimos UN HDI!!
Evidentemente que nos últimos dois anos os índices de rendimento dos Países Exportadores de Petróleo aumentou substancialmente, incluindo a Venezuela, Nigéria, Angola…
GostarGostar
Sim. Daí referir-me ao índice e não ao ranking. Consulte este quadro.
A verdade é que a Venezuela piorou todos os Índices até 2002/2003, e só nos últimos anos é que os tem vindo a melhorar. Não é complicado perceber porquê…
GostarGostar
Caro Miguel Lopes!
Em relação ao índice (absoluto) também diminuiu, o que é já de si estranho e excepcional se compararmos com outros exportadores de petróleo que não tendo evoluido em termos de “ranking” evoluiram em termos absolutos o seu índice DH (fonte UN HDI 2001-2007)!!
GostarGostar
Caro Miguel Lopes!
Também não é verdade!!
A Venezuela, assim como a grande maioria dos Países do Mundo, excepção da África sub-sahariana, tem, desde 1974, vindo a desenvolver os seus índices de desenvolvimento humano, sendo que apenas estagnaram e diminuiram de 2002 a 2007!!
Não creio que as fontes “.gob.ve” sejam as mais adequadas à discussão!
GostarGostar
Caro Miguel Lopes!
Lapso! Em nome do rigor e uma vez que os índices se referem, sempre, aos anos precedentes devo corrigir para 2000 a 2006 sendo que de 2006 a 2008 correspondem a dados ainda em análise!
É expectável que a Venezuela volte a desenvolver os seus índices absolutos de DH em consonancia com os restantes Países da América Latina e Caraíbas!
GostarGostar
Miguel Lopes Diz:
A verdade é que a Venezuela piorou todos os Índices até 2002/2003, e só nos últimos anos é que os tem vindo a melhorar. Não é complicado perceber porquê…
Porquê!?
GostarGostar
O período desde a eleição de Chávez até ao golpe de estado foi de enorme turbulência política, como todas as consequências que daí resultam para a economia (retracção do investimento por mero exemplo). Desde essa altura tem vindo a melhorar os índices.
Cumprimentos
GostarGostar