Saltar para o conteúdo

E a xenofobia?

25 Setembro, 2008

Na sua edição de hoje o PÚBLICO informa que

«Empresário espanhol contraria decisão do Tribunal de Serpa
Na herdade da Ínsua, situada no concelho de Serpa, prosseguem obras de plantação de um olival no local onde foram cortadas cerca de 1600 azinheiras
»

Se o homem em causa não fosse empresário mas por exemplo assaltante a sua nacionalidade dificilmente seria referida no título. Depois também temos nacionalidades e nacionalidades e algumas podem ser referidas sem que exista melindre e outras não.

51 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    pvnamII permalink
    25 Setembro, 2008 08:57

    POVOS COM OS PÉS-DE-BARRO:
    – são povos que NUNCA conseguiram construir uma sociedade sustentável (ou seja, uma sociedade com um projecto de Luta pela Sobrevivência, isto é, uma sociedade dotada da capacidade de renovação demográfica) sem ser à custa da… repressão dos direitos das mulheres (mulheres tratadas com úteros ambulantes)!
    —> Os Povos com pés-de-barro viraram uns BANDALHOS NO PLANETA: procuram infiltrar-se no seio de outros povos [pretendem infiltrar-se em qualquer lado]; um exemplo: quer importando outros povos para a Europa… quer deslocando-se para o território de outros povos……
    Nota: Os Bandalhos Brancos são uns Bandalhos Intolerantes: como procuram infiltrar-se em qualquer lado… consequentemente… os Bandalhos Brancos são INTOLERANTES para com a existência de Reservas Naturais de Povos Nativos!…

    —> Para os Bandalhos Brancos, «os AFRICANOS são os salvadores da pátria»: de facto, como os pretos(…) pretendem ocupar e dominar cada vez mais territórios, consequentemente os Bandalhos Brancos estão a contar com os pretos(…) para combater o SEPARATISMO-50-50.
    {{{nota: É possível encontrar portugueses brancos receptivos à ideia do Separatismo-50-50, pelo contrário, os portugueses negros(…) (e os mestiços também) são uns ferozes opositores do Separatismo-50-50}}}

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Setembro, 2008 09:31

    Isso deve ser por causa dos pynamiII

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Setembro, 2008 09:32

    Nessa notícia não revelam a cor do empresário espanhol!!!! Será negro?

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Setembro, 2008 09:34

    “Se o homem em causa não fosse empresário mas por exemplo assaltante a sua nacionalidade dificilmente seria referida no título”

    A sério? O assaltante “el solitário” bem que apareceu nos jornais como espanhol ou não?
    Para que é que andam sempre com tretas e mentiras!

    Gostar

  5. Luís Lavoura's avatar
    Luís Lavoura permalink
    25 Setembro, 2008 09:35

    Olha que descoberta que a Helena fez!

    Dizer que “X é um assaltante de bancos” é dizer mal de X e estragar o seu bom nome; dizer que “X é um enfermeiro” não é nenhuma dessas coisas.

    Portanto, falar dos “assaltantes de bancos eslovenos” é (potencialmente) denegrir os eslovenos enquanto povo; falar dos “empresários eslovenos” não é.

    Gostar

  6. Sofia Ventura's avatar
    25 Setembro, 2008 09:39

    «Se o homem em causa não fosse empresário mas por exemplo assaltante a sua nacionalidade dificilmente seria referida no título.»

    Pois. O que é capaz de ter a ver com o facto de ser importante (captar, é certo) apurar que investimento estrangeiro é feito em portugal. A circulação de capitais não é um conceito económico despiciendo. Logo, há relevância na nacionalidade do empresário. Não por referência ao homem em si, mas ao seu capital/investimento.
    Sinceramente, quando se começa a tentar formas de oportunismo gratuíto, a pouca razão que se possa ter, rapidamente se perde.

    Gostar

  7. Zebedeu J.'s avatar
    Zebedeu J. permalink
    25 Setembro, 2008 09:40

    Por falar em xenofobia…
    BARRIL DE POLVORA DA IMIGRAÇÃO ILEGAL EXPLODE (mais uma vez) EM ITÁLIA

    O enorme barril de polvora que é a imigração ilegal do terceiro mundo para a Europa, explodiu novamente há poucos dias atrás numa localidade do sul de Itália, proximo da cidade de Nápoles.
    Tudo começou quando a máfia local matou seis membros de um bando de imigrantes africanos que tentava rivalizar com ela no tráfico de droga.
    http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/7626099.stm

    Depois deu-se uma explosão de furia na
    muito numerosa comunidade imigrante africana local, e desencadeou-se nas ruas a onda de violencia e vandalismo que se vê bem nestes videos e nestas fotografias

    http://video.sky.it/videoportale/index.shtml?videoID=1799157921
    http://it.youtube.com/watch?v=WKNEu1OIprE&feature=related

    http://www.repubblica.it/2006/05/gallerie/cronaca/camorra-protesta/4.html
    http://multimedia.quotidianonet.ilsole24ore.com/?media=9806&tipo=photo&id=201932&cat_principale_page=1&canale=0&canale_page=1
    http://tnzncommunity.blogspot.com/2008/09/maandamano-ya-waafrika-baada-ya-mauwaji.html
    http://www.repubblica.it/2006/05/gallerie/cronaca/camorra-mattanza/1.html

    http://tnzncommunity.blogspot.com/2008/09/victims-of-thursday-massacre.html
    http://tnzncommunity.blogspot.com/2008/09/saturdayambassador-of-ghana.html

    O governo de Silvio Berlusconi vai agora enviar, para a região onde se deram estes tumultos, destacamentos das forças armadas italianas, numa tentativa de impor a autoridade do estado.

    http://news.sky.com/skynews/Home/World-News/Italian-Government-Sends-In-500-Soldiers-To-End-Crisis-Sparked-By-Murders-Blamed-On-Mafia/Article/200809415105543?lpos=World_News_First_Home_Article_Teaser_Region_0&lid=ARTICLE_15105543_Italian_Government_Sends_In_500_Soldiers_To_End_Crisis_Sparked_By_Murders_Blamed_On_Mafia
    http://www.voanews.com/english/2008-09-23-voa35.cfm
    http://www.breitbart.com/article.php?id=080923123628.lp4nwjz7&show_article=1

    Gostar

  8. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    25 Setembro, 2008 10:03

    Espanhol não sei o que é.
    O homem será galego? Catalão? Asturiano? Basco? Andaluz? Canário? Extremenho? Valenciano? Navarro? Madrileno? Castelhano?…
    Ou será Ex-Panhol?

    Gostar

  9. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    25 Setembro, 2008 10:11

    Se o homem em causa não fosse empresário mas por exemplo assaltante…

    E se for um empresário assaltante ?

    Gostar

  10. Miguel Madeira's avatar
    25 Setembro, 2008 10:14

    No caso do BES também toda a gente soube logo que eram brasileiros – logo é sinal que a imprensa noticiou o facto.

    Nos casos de crimes cometidos por portugueses isso não costuma ser noticiado (que os criminosos são de nacionalidade portuguesa), mas isso assume-se por omissão.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    25 Setembro, 2008 10:33

    Eu não percebi o post. Quando o asaltante é de nacionalidade estrangeira, normalmente os media informam a nacionalidade. Afinal, quais são as nacionalidades que a Helena diz que os media têm melindre em revelar?

    Gostar

  12. tonibler's avatar
    25 Setembro, 2008 10:40

    O que a Helena está a querer dizer é que quando os meliantes são de “nacionalidade” preta ou cigana, as notícias também o deveriam revelar…

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    25 Setembro, 2008 10:50

    Assaltante e empresário são muitas vezes sinónimos, embora sinónimos imperfeitos, como quase todos os sinónimos.
    A semelhança é que ambos sacam bens aos outros em proveito próprio.
    A diferença é que os assaltantes são perseguidos e os empresários endeusados.
    Portanto é lícito que se diga “um empresário brasileiro”; pelo contrário se dissermos “um assaltante brasileiro”, lá vem o embaixador do Brasil protestar mais uma vez na televisão.

    Gostar

  14. FMS's avatar
    25 Setembro, 2008 10:54

    Sofia, atenção ao acento em gratuito.

    “Em geral, têm acento gráfico as vogais “i” e “u” em posição tónica quando precedidas de vogal que com elas não forma ditongo. Exemplos: aí, baía, caí, caís (diferente do presente do indicativo cai e do substantivo cais, pois nestas duas palavras a vogal “i” forma ditongo com a anterior), caído, destruído, heroína, juízo, paraíso, raízes, saída, alaúde, baú, saúde, graúdo, faúlha, peúga, viúva.
    No entanto, esse “i” (ou esse “u”) deixa de ser acentuado quando é seguido de consoante diferente de -s que com ele forma sílaba, ou seguido do grupo consonântico -nh-. Exemplos: Madail, Vermoil, amendoim, Bombaim, cair, incluir, juiz, raiz, Raul, Saul, bainha, fuinha, moinho, picuinha, rainha, tainha.”

    De resto acho que a Helena escreveu algo muito acertado que, como de costume, já está a fazer-se diluir graças aos existencialistas de serviço…

    Gostar

  15. Sofia Ventura's avatar
    25 Setembro, 2008 11:11

    FMS Diz:
    25 Setembro, 2008 às 10:54 am

    Tem muita razão, o FMS.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    25 Setembro, 2008 11:12

    FMS, já que a Helena não responde, diz lá tu então que nacionalidades é que são evitadas pelos media. É a “nacionalidade” dos pretos e dos ciganos, como diz o Tonibler?

    E eu espero que não esteja a “diluir” a Helena, coitada.

    Gostar

  17. FMS's avatar
    25 Setembro, 2008 11:17

    Caramelo,

    eu tendo a concordar contigo em muito do que aqui escreves, em particular aquando das baboseiras que o JM escreveu sobre os “chacais no BES”. Mas nestas coisas há já muito que ficou provado que, tal como pessoas academicamente bem construidas podem ser perfeitamente inanes do ponto de vista emocional, também quem comenta, digamos, a bola com lucidez pode espalhar-se ao comprido se lhe pedirem que fale sobre pastéis de nata.

    Neste caso é evidente, não carecendo de qualquer outra exposição, que qualquer indivíduo preto ou cigano (e porque não amarelo ou dEslavadO?) beneficia de um tratamento que é discriminatório, pela positiva, por parte dos media.

    Ou seja, se um branco apalpa o cu a uma preta, é um porco racista. Se um preto apalpa o cu a uma branca, é um pobre recalcado pelo que o seu tetravô sofreu às mãos dos esclavagistas no tempo das papaias roxas.

    Gostar

  18. OLP's avatar
    OLP permalink
    25 Setembro, 2008 11:24

    Realmente a “importação” de pessoas com cadastro já no seu país natal, que permanecem ilegais noutro, onde fazem até publicidade de organizações criminosas, é completamente dispiciendo saber qual a sua origem.
    O investimento estrangeiro (raio de “estrangeiro” numa europa sem fronteiras) deve ser controlado em absoluto sendo relevante a nacionalidade…já o “investimento” no crime estrangeiro nem por isso.
    De resto me vou rindo ( sem ironia)do catecismo ortográfico.
    Sempre se torna divertido no meio destas dúvidas existênciais.

    Gostar

  19. Sofia Ventura's avatar
    25 Setembro, 2008 11:27

    OLP Diz:
    25 Setembro, 2008 às 11:24 am

    Escreva despiciendo (em vez de dispiciendo), antes que o FMS lhe dê no totiço.

    «O investimento estrangeiro (raio de “estrangeiro” numa europa sem fronteiras) deve ser controlado em absoluto sendo relevante a nacionalidade…já o “investimento” no crime estrangeiro nem por isso»

    Não defendi que o investimento estrangeiro devesse ser constringido, apenas constatei que é importante saber quem é que investe em portugal, até para planear políticas económicas.

    Gostar

  20. FMS's avatar
    25 Setembro, 2008 11:28

    A correcta aquisição de uma linguagem (ou várias) equivale ao exercício e consequente aperfeiçoamento das capacidades cognitivas.

    O uso incorrecto desse mesmo software (linguagem) conduz à degradação do hardware (cérebro), criando gente estúpida.

    Claro que posso estar errado e azul ser o mesmo que laranja, ou pior, depender do observador.

    Gostar

  21. Sofia Ventura's avatar
    25 Setembro, 2008 11:34

    “depender do observador”

    Ai, ai!

    Gostar

  22. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    25 Setembro, 2008 11:37

    A minha tia Euclidina lê com especial atenção os comentários do FMS, porque são isentos de erros.
    Costuma lê-los ao serão, explicando o porquê dos acentos e da pontuação.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    25 Setembro, 2008 11:38

    FMS, eu não discordo nem concordo com nada. A única coisa que te perguntava era se, na tua opinião, as nacionalidades de que fala a Helena são as nacionalidades pretas e ciganas.

    Gostar

  24. FMS's avatar
    25 Setembro, 2008 11:41

    Não estou na cabeça da Helena mas se fosse eu a escrever o que ela escreveu, sim, seriam essas.

    Gostar

  25. FMS's avatar
    25 Setembro, 2008 11:44

    Oh caraças… “nacionalidades”? 🙂

    Gostar

  26. FMS's avatar
    25 Setembro, 2008 11:45

    Vá, para que se perceba que é mesmo uma questão rácica E de nacionalidade, sim, malta brasileira como os que andam a treinar artes marciais en masse, na margem sul, e de resto pretos e ciganos, cuja cultura é incompatível com o livre exercício da nossa.

    Gostar

  27. FMS's avatar
    25 Setembro, 2008 11:46

    Se votaria no PNR? Nem que me pagassem. E também não sigo ideologias de lado algum, só constato que para deixarmos os ciganos terem a “cultura” deles, temos que deixar de ter a nossa.

    Gostar

  28. fado alexandrino's avatar
    25 Setembro, 2008 11:56

    E se for um empresário assaltante ?

    É tão notícia como um cão morder uma pessoa.

    Gostar

  29. OLP's avatar
    OLP permalink
    25 Setembro, 2008 11:59

    ó caraças!!! dis em vez de des…brigadinho pela correcção.
    contragimentos de lado, ou mesmo contringido… será toutiço ou totiço?
    Sim…… planear a economia claro……..já planear a segurança das pessoas e até do investimento “estrangeiro” talvez porque o último só se faça onde o primeiro não se faz.
    Será?

    Gostar

  30. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    25 Setembro, 2008 12:07

    È obvio que só há vantagens em reforçar os estigmas de que os pretos e os ciganos são uns ladroes e calaceiros. É fundamental que quando um assalto seja perpetrado por qualquer destas etnias seja dado grande destaque se concentre justamente aí: na etnia. Só assim é que aprendem.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    25 Setembro, 2008 12:11

    FMS, estás confuso, desculpa que te diga. Interessava-me é ler o que a Helena tem a dizer sobre as “nacionalidades”, mas eu acho que ela não dá borlas aos pobres aqui como o je.

    Gostar

  32. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    25 Setembro, 2008 12:12

    Temos que os responsabilizar. Lá por terem um QI mais baixo, isso não pode ser razão de desculpa para as asneiras que fazem. Essas ideias pós-modernas da Sofia e do Caramelo são muito lindas, mas só servem para acelerar o iminente colapso social.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    25 Setembro, 2008 12:20

    quais ideias pós-modernas? Mas hoje está tudo doido? Eu só pedia um esclarecimento sobre as tais nacionalidades, ó pá!

    Gostar

  34. Sofia Ventura's avatar
    25 Setembro, 2008 12:30

    “para acelerar o iminente colapso social”

    Já eu, Caramelo, sou assim. Gosto de ver o circo a pegar fogo.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Setembro, 2008 12:41

    Continuo sem saber se o empresário espanhol é negro ou tem os olhos em bico. Será cigano?

    Gostar

  36. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    25 Setembro, 2008 12:44

    São óbvias as nacionalidades. Ghana, Nigéria, Irão, Libia, Malawi, Quénia, Siria, etc. Quando estivermos na presença de gajos oriundos daqui, é fundamental realçar as nacionalidades. Temos que nos saber proteger.

    Gostar

  37. Sofia Ventura's avatar
    25 Setembro, 2008 12:47

    Nuspirit Diz:
    25 Setembro, 2008 às 12:44 pm

    O “eixo do mal” revisitado.

    Gostar

  38. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    25 Setembro, 2008 12:52

    A Sofia ri-se, mas quando perceber o perigo que significa o multiculturalismo começa a chorar. A a Sofia tem que perceber que o “Nós” e o “Eles.

    Gostar

  39. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    25 Setembro, 2008 12:55

    O que está verdadeiramente aqui em causa a luta entre o Bem e o Mal. E o Mal são obviamente os pretos, ciganos e arabes.

    Gostar

  40. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    25 Setembro, 2008 13:01

    Nós somos iguais a eles.
    Eles é que não são iguais a nós

    Gostar

  41. Sofia Ventura's avatar
    25 Setembro, 2008 13:14

    «Nuspirit Diz:
    25 Setembro, 2008 às 12:55 pm
    O que está verdadeiramente aqui em causa a luta entre o Bem e o Mal. E o Mal são obviamente os pretos, ciganos e arabes.»

    Não percebo porque é que presume que eu não sou preta, cigana ou árabe. Eu sou portuguesa, pelo que a probabilidade de ser qualquer dessas coisas até é grandita.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    pvnamII permalink
    25 Setembro, 2008 13:34

    FMS: «Se votaria no PNR? Nem que me pagassem.»

    Os PNR’s são um bando de imbecis que andam a perder tempo com BANDALHOS… consequentemente… os PNR’s andam por aí a espernear feitos parvos.

    Não há tempo a perder com BANDALHOS… [antes que seja tarde demais: face à (cada vez mais poderosa) Inquisição Mestiça] há que avançar para o Separatismo [50-50].

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    25 Setembro, 2008 15:23

    A Helena fugiu deste seu post, e fez muito bem 😉

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    25 Setembro, 2008 18:55

    Eu sou xenofobo, porque não quero a minha porta 50 ciganos! e o Socrates quer? sou xenofobo, porque não quero à porta a escumalha do Brasil, que tomou conta deste país ( felizmente existem brasileiros civilizados em Portugal, a darem o seu melhor!
    Mas de quem è a culpa das pessoas se tornarem xenofobas? de uma politica de migração sem rei nem roque! veja-se a quantidade de individuos que tem ordem de expulsão e continuam no país?

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Setembro, 2008 21:21

    bn djad nkajdsnasdm buceta cabeluda e a minha

    Gostar

  46. stevens's avatar
    26 Setembro, 2008 05:12

    A imigração exige um debate sério e não demagogia ou censura

    Um dos problemas associados ao tema da imigração – além de outros por demais conhecidos de quem anda nas ruas ou de transportes públicos – não são as afirmações de Leonel Carvalho, mas precisamente o discurso de pessoas como José Falcão, Rosário Farmhouse, Timóteo Macedo, ou de muitos outros imigracionistas de serviço. Ao arrumar-se a questão com frases feitas como «os imigrantes são necessários», ou afirmar que «dizer o contrário é crime», evita-se uma discussão séria e verdadeiramente útil sobre a questão. Uma questão tão importante como esta, no epicentro da (des)construção europeia, e que tem motivado tantas leis e conferências, não pode ser silenciada com meia-dúzia de ameaças ou discursos paternalistas.

    Farmhouse usa o argumento habitual da inexistência de estudos, ou dos estudos existentes dizerem o que ela gosta, para justificar esse arrumar para o lado e encerramento da questão. Todos sabemos que os estudos são encomendados e elaborados para corroborarem posição pré-determinada. Apesar disso, no estrangeiro há estudos sérios, e de entidades insuspeitas, que contrariam todas os argumentos levianos dos comissários políticos em Portugal. Por exemplo, no Reino Unido a Câmara dos Lords publicou um estudo que rejeita os benefícios económicos da imigração, e em Espanha o Governo de Zapatero está a pagar os subsídios de desemprego por inteiro aos imigrantes que abandonarem Espanha.

    Além disso, os estudos aludidos por Farmhouse são deturpados pelo facto de, em Portugal, existir uma Lei da Nacionalidade totalmente permissiva. Essa Lei considera português qualquer imigrante, ou seu descendente, a residir no nosso país há meia dúzia de anos. Acresce que em Portugal, ao contrário de países como o Reino Unido ou EUA, não existem estatísticas étnicas (que contabilizam comunidades muçulmanas, asiáticas, ou chamadas afro-americanas) e nessas contas não são considerados os descendentes de imigrantes.

    Tem piada notar a hipocrisia dessas associações, e restantes políticos diga-se, quando para eles os filhos de emigrantes portugueses no estrangeiro são sempre luso-descendentes, mas os imigrantes e seus descendentes em Portugal também são todos portugueses. Nos EUA ou Canadá, um neto de emigrantes portugueses, se cometer crime com determinada gravidade, é repatriado para o seu país de origem. Aqueles países orgulham-se de ser terras das oportunidades, mas também exigem dos que disso beneficiam que se portem à altura. Em Portugal, ao fim de seis anos considera-se um imigrante como «plenamente integrado e cidadão nacional», e portanto livre da possibilidade de repatriamento. Note-se a diferença entre os 6 anos de Portugal e os 50 ou 70 anos considerados nos EUA como fase em que se pode repatriar um descendente de imigrantes.

    É com base nessas pequenas – enormes – diferenças que se aludem a estudos e estatísticas que não servem para absolutamente nada, senão para serem citados. Tal como não serve absolutamente para nada, senão propaganda, o discurso habitual do «coitadinho», do «humanismo», do «português emigrante», e outros que tais usados pelos fanáticos do multiculturalismo. Se querem iniciar uma discussão séria – e não patrocinada pelos promotores na neoescravatura – admitam que um imigrante, se vier um dia a integrar-se, passa a sentir tantos ou mais problemas que os portugueses (e tantos têm emigrado, nos últimos anos). Expliquem que, tal como os portugueses, também estes são, e serão a longo prazo, beneficiários da Segurança Social.

    Em vez de fazerem contas aos impostos que os legais pagam, para dizerem que os imigrantes apenas trazem riqueza, expliquem que também usufruem do Estado Social, de habitações gratuitas, de subsídios e rendimentos mínimos. Que também eles circulam nas ruas e estradas, e frequentam hospitais e tribunais, inclusive os ilegais, que tantos milhões e milhões representam no Orçamento de Estado. Admitam que os imigrantes, que vêm trabalhar por salários abaixo da média, fazem baixar essa mesma média salarial dos que cá estão, e que tantas vezes se vêem obrigados também eles a emigrar, para fazer precisamente o mesmo trabalho lá fora mas remunerado de outra maneira. Expliquem que o reagrupamento familiar está a ser feito ao contrário, ou seja, em vez de ser o imigrante a reunir condições económicas para voltar a juntar-se à família no seu país, que é a restante família que é trazida para junto do imigrante, e com ajuda do Estado e das associações pró-imigração.

    Admitam também que corremos o risco, a médio prazo, de nos tornarmos minoria no nosso próprio país, com todas as consequências que isso pode representar a vários níveis. Não por acaso, a União Europeia tentou incluir a herança cristã europeia na sua Constituição, precisamente por medo da maioria islâmica que se está a construir rapidamente em alguns estados europeus, e logo surgiu o coro de protestos dos pseudo-humanistas. Estas e uma séria de outras questões é que devem ser trazidas ao debate, não é reduzir a questão apenas à criminalidade, e muito menos ofuscar os problemas graves com frases pseudo-sentimentalistas ou inquisitórias. Esperemos que não seja crime, também, exigir um debate sério…

    Retirado daqui

    Gostar

  47. Bairrada's avatar
    Bairrada permalink
    26 Setembro, 2008 15:10

    Boa Stevens! Ao fim de 45 “posts” finalmente algo que vale a pena ler.
    Também ouvi a Srª. Farmhouse usar esse argumento gasto da “ausência de estudos” que comprovem a coisa! Não será da competência dela requerer esse estudo ?
    É notória a solução de “varrer para debaixo do tapete”! O que não se vê não existe !
    Por isso a preocupação de sonegar informação !
    Hoje o Sr. Embaixador do Brasil, defendia que não se deve revelar a nacionalidade dos criminosos ! Será que no Brasil é isso que fazem ? Se não há criminosos brasileiros em Portugal ( ou se são poucos ), porquê a preocupação ?
    Não sei como o assunto é tratado no Brasil, se o Sr. Embaixador é especialista na matéria e quer ajudar, pode começar por ajudar o Lula a resolver o problemão de lá, que nós tratamos dos nossos problemas!
    Pela minha parte não prescindo do meu direito à informação, e defendo que seja revelada não só a nacionalidade dos criminosos perigosos, bem como a identidade !
    O direito ao “bom nome” é para quem o tem!
    Ou será que ainda tenho de indeminizar o ladrão que me rouba a carteira, só porque gritei : “pega que é ladão” ?

    Gostar

  48. Jose Ferreira da Silva's avatar
    26 Setembro, 2008 18:38

    Mandem – lhe a ASAE para cima dele e se mesmo assim resistir deem-lhe um tiro entre os olhos como fizeram ao outro emigrante (o brasileiro assaltante de bancos).

    Gostar

  49. Jose Ferreira da Silva's avatar
    26 Setembro, 2008 18:38

    Porcaria de espanhois não respeitam nada nem ninguém .

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    29 Setembro, 2008 08:55

    O que faz vcs, primos distantes, pensarem de tal maneira infeliz e retrógrada, que são diferentes de ciganos, negros, arabes entre outros?
    Pois como disse Shakespeare em O Mercador de Veneza:

    “E tudo por que? Por ser eu cigano. Os ciganos não têm olhos?
    Os ciganos não têm mãos, órgãos, dimensões, sentidos, inclinações, paixões?
    Não ingerem os mesmos alimentos, não se ferem com as armas,
    não estão sujeitos às mesmas doenças,
    não se curam com os mesmos remédios,
    não se aquecem e refrescam com o mesmo verão e o mesmo inverno
    que aquecem e refrescam os não-ciganos?”

    Ah primos,só lembrando que a séculos em Portugal, formaram se varias familias cujo algums membros eram cristão novos que seriam judeus,muçulmanos,ciganos que tiveram q aceitar o cristianismo para fugir do santo oficio como os; Oliveiras,Pereiras,Silvas,Souzas e varias outras familias que ainda vivem em grande número em Portugal e paises que eram suas antigas colonias.O que me dizem disso?

    P.S:Por favor, sem ofensas ao inves disso quero argumentos plausiveis. Mostrem que são seres pensantes.

    Gostar

  51. FilipeBastos's avatar
    20 Maio, 2009 15:39

    Que estúpidez qual é o mal de referir a nacionalidade do empresário, por pensares que eles se acham superiores a nós e por isso reclamaram.. um assaltante era a primeira coisa que diziam.. era a nacionalidade…

    Xenofobia, AfricadoSUl…

    isoo é um problema.

    Gostar

Deixe uma resposta para pvnamII Cancelar resposta