Sim, e revolução serviu para a esquerda poder viver em casas boas e baratas. Claro. A direita é que nos vai salvar, com os seus submarinos e os seus pinheiros!
Pois, só que nada disto tem a ver com o mérito do BB ou até da verdade que ele tem noutros aspectos.
E eu também nunca embirrei com ele lá pelo facto de não puder com comunas.
Mas a frase é simples e bastava ficar-se por elas. Na ditadura vivia num quarto alugado de uma pensão e com a “liberdade” consegui abifar-se com prebenda de casa oferecida pela Câmara ao mesmo tempo que até comprava outra de campo.
E para isto é que não havia nexexxxxidade, como diria o outro. Queimar tanta reputação por vénias e favores que acabam sempre por se vir a saber.
Por acaso nem sei nada de passados do BB. Na verdade tudo o que anda sempre demasiado perto do poder, mais cedo ou mais tarde vende-se.
E, ainda se vende mais, quando tem a tal protecção da superioridade moral do “anti-facismo”. O curriculo tem costas largas. Depois, aquilo é tudo assim, tudo tão natural entre todos eles que só se fosse do inimigo é que se pensava que ficava mal.
De facto, como diz o outro, isto é tudo artista. E esse sim, é e sempre foi um grande sacanita. Não admira que já ande no beija-cu pelas lojas.
“És muito triste JoaoMiranda. O 25 de Abril não se fez para pessoas como tu, isso podes ter a certeza.”
Pois, pessoas como ele não recebem casas de borla.
“O (seu) problema radica no facto de BB ser conotado publicamente com o PC !?”
Sim, nunca se viu o JM criticar políticos de direita…
O mais revoltante neste caso é que é precisamente pessoas ultramoralistas e DE ESQUERDA que são as apanhadas, quando se sabe que a esquerda tem vivido desde sempre do moralismo e do oportunismo “defensor da igualdade e dos pobres”. A direita, apesar de também ser chupista, tem a vantagem de nunca ter abusado tanto como a esquerda deste moralismo oportunista.
Faz lembrar o Daniel Oliveirinha, que critica os bancos por lucrarem à custa do sobre-endividamento, mas que tem no seu blog pub ao crédito “fácil”. Também ele lucra à custa do sobre-endividamento.
“e que tal muito mais respeito da sua parte por um dos melhores Jornalistas portugueses, que já o era antes do 25 de Abril ?”
A esquerda diz á direita Respeitinho!!!! o tempo passa e a esquerda fica cada vez mais Salazarenta.
Nunca considerei o Batista Bastos um jornalista, no Diário Popular ou de Lisboa não me lembro bem era cronista, para mim ser cronista não é Jornalismo é Opinião, mas a crítica é independente dos méritos os deméritos de uma pessoa poderia até poderia ser a Madre Teresa ou o Papa que não estaria isento de críticas. Considerava-o uma pessoa que teria horror e escrúpulos com esquemas especiais de favorecimento pelo poder devido modo como falava o que mais uma vez demonstra como os sentidos nos enganam.
“Considerava-o uma pessoa que teria horror e escrúpulos com esquemas especiais de favorecimento pelo poder devido modo como falava o que mais uma vez demonstra como os sentidos nos enganam.”
Desculpe, meu caro, mas só se deixa enganar quem quer. Nunca se viu honra na esquerda extrema/caviar/intelectual, são ou herdeiros de boas famílias ou vivem de tachos e “cargos”. Numa sociedade privada a 100% ninguém os queria para nada. São incompetentes, só sabem “opinar”.
Mr. João Miranda,
Para Vc., este caso já teria sido público PORQUE Batista Bastos “não é” um bom jornalista ?
“Não há bons jornalistas em Portugal” — afirma. Onde tem andado, e por tal o que tem lido ? Esta sua afirmação é absolutamente leviana, de ocasião (oxalá que só ocasião) destrambelhada. Vc. não sabe que tem havido e há, muito bons jornalistas em Portugal ? O que é para si (e desde que data, já agora), que terá de escrever um bom jornalista para o convencer ?
Jason Statham,
Como eu disse porque tenho concluído desde há anos, há cavalheiros de Direita, do Centro e de Esquerda que têm lambido “o tacho”, a cunha, o favor, o “jeitinho” — no mínimo. Depois, há outros patamares, igualmente corruptíveis à Esquerda, ao Centro e à Direita.
As classes mais desfavorecidas é que estão phodidas….
Lucklucky,
Não diga isso (a respeito de BBastos), a nimguém que saiba o que foi e é jornalismo e jornalistas em Portugal. BB foi um extraordinário Jornalista. Hoje é cronista. Vc. confundiu-se.
Se o BB fosse um bom jornalista já tinha denunciado esta podridão. Obviamente não o fez por ser um dos beneficiados. Um jornalista que não denuncia isto é mau jornalista.
Mas,
até se percebe que não o faça. Todos temos telhados de vidro e agir em causa própria nunca é fácil. O que não se admite, e merece denúncia, é ele ter vivido décadas a moralizar a sociedade através das suas croniquetas ridículas. Também não se admite que se insista em dizer que é um bom jornalista quando os factos falam por si.
«À Esquerda, ao Centro e à Direita do “tacho”, dos “tachos”, dos favores, dos “jeitinhos”, muitos lamberam qualquer coisa. Antes e post 25 de Abril.»
Pois é, pois há. Mas não é obrigatório que os que nem poder são e criticam precisamente o poder por aí (e os apaniguados de outras épocas) aceitam favorecimentos destes por tão pouco.
Se a lógica é a desculpa dos outros, então de nada valeria ser-se honesto e ainda mais caricato se tornaria ser-se moralista com os pecados alheios, apenas quando têm a tal marca da vergonha- não serem dos defensores dos descamisados, dos famélicos da terra, do junta a tua à nossa voz”.
Quanto ao jornalismo era melhor estarem todos calados… ainda por cima num blogue com tantos jornalistas eméritos, né?
Ele era muito bom cronista e jornalista. Quanto a isso, só por ignorância se iria dizer o contrário.
Então as v.s crónicas do Coreio da Manhã, faz favor…
Isso é que é lixo de má-língua, facciosismo, desinformação e bem apaniguado, pois. Para além de não ter préstimo para nada-
o que até é a única desculpa para ser anódino.
O BB nunca viveu em quarto alugado.
Nasceu na Ajuda (Lisboa) e em 25 de Abril de 1974 vivia numa casa em Alfama, com a família.
Há 14 anos, porque queria casa nova, pediu uma ao Jorge Sampaio, então presidente da Câmara. Este, como os amigos são para as ocasiões, apressou-se a “dar-lha” na Estrada da Luz. Na mesma altura, o BB comprava uma excelente moradia em Constância. Isto é, não tinha dinheiro para pagar uma renda normal numa casa normal em Lisboa, mas tinha-o para adquirir outra na província.
Há quem ache isto muito bem, porque o BB é “de esquerda” ou comunista, sei lá. Nem me interessa.
O que não reconheço ao BB é o direito de, nos seus escritos, dar lições de ética a toda a gente… e afinal não ter qualquer autoridade moral para tanto.
E isso que, entre o mais, está em causa.
Perceberam de uma vez por todas, srs. MJRB e quejandos?
Aliás, ele até tinha criado um personagem de esquerda com imagem pimpona de laçinho ao pescoço. Até o MEC gostava de brincar com isso por parecer que o tinha copiado.
Laço bem arrebitado ao peito e sempre bem-vestido e perfumado e todo ufano com tudo. Nem a estética era decadente e nem se percebe porque motivo havia de ter caído na desgraça quando até comprava moradia de campo.
Em questões de Justiça, Honra, Moral, sou implacável também para com as personalidades públicas (de jornalistas a políticos, para exemplificar) que prevaricam.
Porque eu não prevarico, cumpro os meus deveres e sinto-me insultado quando políticos exploram, mentem, e abusam do poder.
Temos opiniões sobre política diferentes. Isso, é outra “estória”, não para aqui chamada, mas que generalizo e repito: à Esquerda, ao Centro, à Direita, muitos têm lambido o “tacho” — no mínimo.
É claro que se cobra sempre mais aos que também cobram mais aos outros por acharem que o mundo se divide em duas barricadas- a dos bonzinhos que se preocupam com a pobreza alheia e a outra, a dos malandros de direita que são os exploradores.
Apenas por isto,m no que toca ao que recebeu.
Porque a questão política não é a de quem recebe mas a de quem dá. E esses sim, eram e são poder.
Um laço pode ser mais barato do que uma gravata. E o inverso também é verdade.
No entanto, é uma opção do BB. Tal como é opção do MEC, ou do Nicolau Santos, ou do cientista Rodrigues(não me lembro o mome completo), ou o médico cardiologista Pádua, só para colocar alguns casos.
Todos nós temos a vestimenta preferida. Não é pecado algum.
Neste caso, o que nunca consiguiria era aparar golpes apenas à custa da cor ideológica. Porque tudo começa sempre pelo valor maior que se dá ao clube que à tal ética.
Fora isso, há quem faça o oposto e viva do cinismo e nem precise de vergonha na cara porque tem o lema da amoralidade.
Mas nada disto precisaria de ir por aí se a questão política fosse bem colocada.
O problema não é o BB, foi a Câmara, os seus dirigentes, os tais que têm de ter rigor no que fazem e que não foram eleitos para fazer as mesmas tretas que se faziam na ditadura, sem sequer terem dotes para a imitar na competência.
Não seja toino- ninguém falou do laço pelo preço mas pela estética. Ele não era nenhum decadente à Luís Pacheco. Nunca andou a cravar ninguém por todo o lado, dizendo-se artista.
Sempre foi um pimpão que até paga tudo e com estética fidalga.
Eu acredito em si, porque já lhe tirei o retrato, Mas era caricato transformar-se uma questão de favores camarários num problema de nicks impolutos da blogosfera.
O problema pode radicar em quem se insinuou junto do poder frágil ou corruptível, mas concordo: o cerne da podridão está em certos políticos sem nível nem ética. O jet 3/5 político-partidário perante o qual muita gente se curva….
E acreditar em si, tem como tradução_ acreditar que o html daquele meco que comenta nas janelinhas do Blasfémias- o mister anti-facista, não é mais um kamarada à “inginheiro”.
Ora não querem lá ver?! Um gajo de esquerda a receber uma casa do regime e ainda por cima a criticar os bons costumes?
Denunciem já o gajo ao Major Silva Pais, que ele trata de o mudar para o Aljube!
O seu retrato também está por mim tirado. Não é tão mau como Vc. possa pensar.
Tem um Cocanha esteticamente apresentável e visualmente apelativo; muitos textos, inteligentes, embora de alguns discorde; imagens criteriosas.
Há muitos meses dei-lhe os parabéns, que renovo.
Só me “passo” (e mesmo assim acho-lhe alguma piada) quando Vc. me insulta de modo gratuito-visceral e sem razão me cola a “isto” ou “àquilo”.
Está enganada. Garanto.
Um dia, vou anunciar-lhe, com todo, o gosto um meu blog. Arrisco garantir-lhe já hoje, que vai gostar.
Temos culturalmente coisas em comum, pelo que tenho lido e visto no Cocanha.
“Isso” do “anti-fascista” não-sei-quê(não me lembro como me “cola”, mas tem piada), não me insulta.
O MJRB tem um fair play desarmante, há que admiti-lo!
E já que o Mirandinha não faz um post ‘Bola’ para dar vazão às conversas futeboleiras e enquanto esperamos pela crónica verde do jcd, arrisco dizer, com propriedade, e rapidamente antes que venha a próxima derrota:
“Não diga isso (a respeito de BBastos), a nimguém que saiba o que foi e é jornalismo e jornalistas em Portugal. BB foi um extraordinário Jornalista. Hoje é cronista. Vc. confundiu-se.”
Um jornalista que recebe uma casa entregue por especial favor á discrição do poder político é um extraordinário jornalista? Teria sido um jornalista se tivesse demascarado o uso de bens públicos á discrição mas não achou que isso era notícia.
———
Há uma parte nesta história que é positiva. Estamos a começar a sair de um dos tabus do pós 25 de Abril. A casta de intocáveis que por terem estado ligados á queda do regime ou se terem tornado amigos ou apoiado em colunas de opinião tinham salvo conduto para fazer o que quiserem.
Outro foi o Caso Casa Pia em que só teve notícia no falecido jornal Tal e Qual e só depois de passar um período de nojo de anos apareceu nos jornais “respeitáveis”.
São tabus que desaparecem e ainda bem.
Não estou seguro que o argumento ‘A direita não é pura mas pelo menos não apregoa a pureza’ seja útil para a discussão, mas tem muita graça quando estas coisas acontecem à esquerda. É vê-los papaguear sem saber como sair desta…
Primeiro: VIVA O SLBENFICA !
Segundo: tenho “faire pelaie” (como diz uma personalidade portuguesa que conheço), sim senhor !
(E por vezes não devia ter tanto….Mas, como se diz, “está-me no sangue”, assim serei sem esforço e com gosto).
Terceiro: Mr. JCD está preocupado. Acontece.
O que não reconheço ao BB é o direito de, nos seus escritos, dar lições de ética a toda a gente…
Não é bem assim.
Falei com ele há bocadinho, em sonhos, e disse-me:
-A casa de Lisboa é para escrever as crónicas.
-A de Constância, porque tem menos barulho e mais campo, é para escrever os romances.
-Gostava de ter uma no Gerês para a poesia.
Corrijam-me se estiver enganado, mas já apareceu por aí algum partido político a criticar a oferenda das habitações?
Já toda a gente percebeu que este é mais um caso para arquivar. Não se passou absolutamente nada. Quando se fala de corrupção, a Tugalândia não tem nada para aprender.
Perguntam por aí onde estavam os adolescentes no 25 de abril…
Eu era ainda uma criança, mas se querem saber estava a dormir em casa em frente ao quartel da pide em Coimbra e hoje estou a ler este blog…
Eu trato-o por “mister anti-facista” porque tenho a mania de criar personagens e, para além disso, devo ser disléxia com acrónimos. Só copiando é que v. não sai MRJT ou qualquer outra mistura de iniciais
Ora então o tipo diz que é de esquerda e afinal portou-se como um qualquer dos nossos amigos de direita. Que desaforo! Não está certo. Tem de mudar de partido!
«Outro foi o Caso Casa Pia em que só teve notícia no falecido jornal Tal e Qual e só depois de passar um período de nojo de anos apareceu nos jornais “respeitáveis”.
São tabus que desaparecem e ainda bem.»
Olhe, Luck, se fosse a si não confiava tanto no fim dos mitos dos anti-facistas. Porque anda por aí muito liberalzinho, de avental à cinta, a lavar as mesmas porcarias, ao mesmo tempo que aponta o dedo a BBs.
Ora, ora… morar em “casas de favor” ou mamar “pensões múltiplas e indevidas”, são exemplos mais do que vulgares nesta “gentalha revolucionária”, da esquerdalha à direitelha… nevermind.
Vivam os “Ches tugas”(?!), revolucionários de aviário, moralistas do tacho, hoje, os únicos “condecorados” (e de que maneira) pela sua cobardia e desersão ao dever da defesa da Pátria.
Abram os olhos e vejam como eles “(m)amam” a “sua” Pátria… claro, agora é que está a dar… é à ganância.
E os “fachos” eram os “outros”?!… coitadinhos. Afinal, todos de Benneton vestidinhos.
Pode-se falar mal de Cristo, do Papa, de Maomé, mas… não se pode falar mal dos filhos de Abril…! É crime de lesa pátria. É heresia da pior e merece logo a fogueira!
“Se Batista Bastos fosse de facto um bom jornalista, a notícia sobre estes abusos já teria saído há muito. A verdade é que este caso prova que:
1. não há bons jornalistas em Portugal
2. alguns deles têm conflitos de interesse que os impedem de fazer correctamente o seu trabalho.”
Caro João Miranda
Pela primeira vez estou em desacordo, pois deveria referir algumas excepções, nomeadamente os proeminentes catedráticos do jornaleirismo Português tânia laranjo seu maridinho o géninho queirós e essa figura impoluta e incorruptível eduardo dâmaso entre outros respeitáveis jornaleiros.
A estética do laço versus gravata era mesmo a brincadeira mais gira que se podia fazer.
É que aquele laço não era um laço da nobreza tauromáquica; era um laço anti-facista de fidalguia-marialva.
E até se percebe a necessidade de alguma coerência – só comprou a moradia ribatejana com garantia de manutenção plebeia, de esmola camarária, nos arrabaldes alfacinhas.
“Olhe, Luck, se fosse a si não confiava tanto no fim dos mitos dos anti-facistas. Porque anda por aí muito liberalzinho, de avental à cinta, a lavar as mesmas porcarias, ao mesmo tempo que aponta o dedo a BBs.
Lendo as suas palavras parece-me que defende um amaprar das costas mútuo e que todos se calem. Espero que esteja enganado.
E responda-me então porque é que 3000 casas, bens públicos, estavam disponíveis para serem entregues á discrição do poder político sendo entregues a jornalistas,artistas e nunca ninguém falou de tal coisa até agora, acha isto normal ?
Repare quantos posts nos blogues da nossa Esquerda bem pensante são dedicados a este caso… Olhe para o 5dias (notoriamente onde mais caviar se pode cheirar por m2) ou para o Arrastão. Seguindo o seu raciocínio, o silêncio é denunciador de algo……..
Quando há um escandalo deste tamanho é estranho ver tantos posts nos blogues da Esquerda dedicados às eleições amaricanas… Dá para meditar. Tipo, não têm pensado em mais nada nos últimos dias? Dá-lhes mais para escrevinhar no blog sobre a tal de Palin ou sobre as sondagens Obama-McCain do que sobre um assunto que verdadeiramente lhes diz respeito e que se passa mesmo ao lado da porta.
Se isto não é um claro sintoma de degradação moral… São “cidadãos do mundo”, mas não têm colhões para a cidadania da Cidade onde vivem.
No dia 26 de Abril e nos que se seguiram, o meu pai que era modelador, trabalhava com o meu tio que tinha uma galeria de arte. Tiveram que fechar… Não se vendia arte no dia 26 de Abril 😦
O meu tio acho que emigrou (Não me lembro bem. Era pequena…). O meu pai foi trabalhar para a cerâmica. Como disse era modelador.
Mas em casa dos meus pais sempre ouvi dar graças ao Dia 25, apesar de a vida não ter melhorado. Antes pelo contrário. No entanto o meu pai dizia que já se “podia falar”…
Sabem que agora eu, docente numa escola particular durante 16 anos, fui mudada para a biblioteca, porque “falava”?
Não se esqueçam que nas bibliotecas o “Silêncio” tem que imperar…
O que eu lhe disse é que isto não se limpa por geração de apaniguados anti-facistas, porque há sempre a possibilidade de se engendrarem apaniguados de segunda geração, até entre liberaizinhos de avental
Confesso que tinha uma especial admiração pelo Baptista Bastos. Independentemente das suas ideias comunas, sempre o tive como homem honesto, verdadeiro e de palavra. E que seria incorrompível.
Depois de saber disto, mesmo que na eventualidade tenha recebido uma casa quando pode ter tido problemas financeiros, mesmo assim não desculpa o facto de a ter recebido. Ele sabe que à altura havia muitos mais necessitados que ele e que más perspectivas de mudar a sua situação.
Mas o que me choca é que, mesmo que ele a tenha recebido durante eventuais dificuldades financeiras, se as teve, nada justifica a manter já depois de ter melhorado a sua situação financeira.
Eu acredito que muito bandalho abotoar-se-ia à primeira oportunidade. Do Baptista Bastos, não. Caiu mais um “ídolo” em Portugal.
Ou seja, “bem prega frei Tomás, olha para o que ele diz e não o que faz.”
Este país é mesmo feito de e para vigaristas de toda a espécie. Glup! Tenho cada vez mais vergonha desta gente que se considera iluminada e élites deste Portugal corrupto.
Esta situaçao de atribuiçao de casas a compadres socialeiros é tipicamente jacobina: Tudo para os amigos, nada para os inimigos e para os demais cumpra-se as lei.
A bem dizer, mesmo que nunca tenha votado neste homem, posso dizer que, da fornada saída do 25 de Abril, é o único que nunca traiu os que nele depositaram as suas esperanças. De quem falo? Ramalho Eanes.
Compare-se com a ladroagem e banditagem que campeia no poder em Portugal com a ética deste homem:
“Reforma: Eanes prescinde de um milhão de euros
Eanes promulgou a lei de Soares, que acabaria por vir a prejudicá-lo durante muitos anos
Ramalho Eanes prescindiu dos retroactivos a que tinha direito relativos à reforma como general, que nunca recebeu. O Governo diz ter sondado o ex-Presidente, que não aceitou auferir essa quantia (a qual ascenderia a mais de um milhão de euros). A reforma só começou a ser paga em Julho, mas sem qualquer indemnização relativa ao passado.
Foi o Governo de Mário Soares, em 1984, que criou uma lei impedindo que o vencimento de um Presidente da República fosse acumulado «com quaisquer pensões de reforma ou de sobrevivência que aufiram do Estado». À época, Eanes ocupava o Palácio de Belém e promulgou a lei de Soares, que acabaria por vir a prejudicá-lo durante muitos anos. As más relações entre os dois órgãos de soberania propiciaram, aliás, a leitura política de que se tratou de uma lei ad hominem, avança a «SOL».
Quando saiu de Belém, em 1986, Eanes optou pelos 80% do vencimento como PR, nunca tendo recebido a reforma de general de quatro estrelas.
Só em Junho de 2008 a lei foi mudada por insistência de Cavaco Silva, junto de José Sócrates, e após recomendação do Provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues. Desde então, Ramalho Eanes tem direito a acumular a pensão de 36 anos de carreira militar com subvenção de ex-chefe de Estado.”
Se fosse um camarada de aviário qualquer, daqueles que pululam por Portugal, abotoava-se logo com a massa, que de resto, pelos vistos, tinha direito. Mas, o homem pensando que a não merecia, ou o país não comporta tamanhas despesas, ele abdicou dessa quantia até enorme.
Quantos chicos-espertos, que falam em nome da ética republicana, se negariam a cobrar ao Estado, leia-se, ao pobre contribuinte português, tal quantia? Se eles se vendem como putas (que até são mais honestas) por uma casa da Càmara?
“Tudo para os amigos, nada para os inimigos e para os demais cumpra-se a Lei”.
Correcta conclusão.
Mas tal abuso de poder também ocorreu com os “compadres” centristas e social-democratas.
Estava na escola preparatória , para onde fui de autocarro verde duplo deck da carris , aqueles sem porta .Bilhete baratucho de cartolina.
Como se fosse hoje.
Uns pais diziam que se viesse a guerra , iam para umas minas por ali perto por causa das bombas.Voltei para casa … acho que a pé ( já não me recordo )
Da parte da tarde , fui ver a minha tia , e tio a Alvalade onde moravam , e ao passar pela EPAM o meu pai mandou-me agitar a bandeirita de papel de Portugal que levava comigo no banco de trás.
Parece que era para se fazer isso mesmo, disse o meu pai.
E foi assim …
Mialgia de Esforço Diz: “Corrijam-me se estiver enganado, mas já apareceu por aí algum partido político a criticar a oferenda das habitações?”
Mas criticar quem se em 30 anos todos passaram por lá, desde o CDS ao BE, e nunca nenhum abriu a boca. Telhados de vidro não faltam e já lá diz o velho ditado…
Sim, e revolução serviu para a esquerda poder viver em casas boas e baratas. Claro. A direita é que nos vai salvar, com os seus submarinos e os seus pinheiros!
GostarGostar
*eucaliptos.
GostarGostar
Eu estava a jogar xadrez, e depois dei uma trancadinha na Rainha!! = bom lance
GostarGostar
Mr. João Miranda,
e que tal muito mais respeito da sua parte por um dos melhores Jornalistas portugueses, que já o era antes do 25 de Abril ?
Vc. sabe o que BB escreveu até essa data ? E depois ?
O (seu) problema radica no facto de BB ser conotado publicamente com o PC !?
GostarGostar
Onde estavam os adolescentes no 25 de Abril?
“ Na Terra do Comandante Guélas” – Livro
Filmes de Apresentação no “Youtube” em “Comandante Guélas”
GostarGostar
És muito triste JoaoMiranda. O 25 de Abril não se fez para pessoas como tu, isso podes ter a certeza.
GostarGostar
“Vivia num quarto alugado numa pensão.” – JM
E qual era o disfarce ?
GostarGostar
Pois, só que nada disto tem a ver com o mérito do BB ou até da verdade que ele tem noutros aspectos.
E eu também nunca embirrei com ele lá pelo facto de não puder com comunas.
Mas a frase é simples e bastava ficar-se por elas. Na ditadura vivia num quarto alugado de uma pensão e com a “liberdade” consegui abifar-se com prebenda de casa oferecida pela Câmara ao mesmo tempo que até comprava outra de campo.
E para isto é que não havia nexexxxxidade, como diria o outro. Queimar tanta reputação por vénias e favores que acabam sempre por se vir a saber.
GostarGostar
…penso até que se fez contra pessoas com JMiranda, ié: demagogos.
GostarGostar
Agora estes palhaços que vêm logo a apontar o dedo a quem faz um post anódino é que só com pano encharcado.
Então como é? Se ele próprio confirmou o facto existe e apenas é desse facto e do que ele representa que se tem de avaliar.
Ou temos vacas sagradas e tudo o que é de esquerda está acima da lei?
Trafulhice depende da cor partidária?
Se assim pensam é porque sáo trafulhas e seriam tão ou mais vendidos em tempos de ditadura como agora.
E ficam apenas a descoberto nestas tretas foleiras de clubismos partidários.
Até porque então, se assim é, nem sequer os v.s heróis têm nada a ver com aquilo que admiravam no BB- a tal verdade.
GostarGostar
Ainda o insultam mais do que ele merece- sentem dores pelo que é oportunismo rasteiro, não pela imagem contrária que o BB sempre deixou.
GostarGostar
o 25 de abril fez-se só para alguns
o 25 de novembro fez-se para todos
e isso diz tudo.
GostarGostar
Por acaso nem sei nada de passados do BB. Na verdade tudo o que anda sempre demasiado perto do poder, mais cedo ou mais tarde vende-se.
E, ainda se vende mais, quando tem a tal protecção da superioridade moral do “anti-facismo”. O curriculo tem costas largas. Depois, aquilo é tudo assim, tudo tão natural entre todos eles que só se fosse do inimigo é que se pensava que ficava mal.
De facto, como diz o outro, isto é tudo artista. E esse sim, é e sempre foi um grande sacanita. Não admira que já ande no beija-cu pelas lojas.
GostarGostar
UNS SÃO FILHOS DA NAÇÃO OUTROS ENTEADOS! Portugal no seu melhor…com dirigentes de 3.º Mundo ( identicos na corrupção).
GostarGostar
À Esquerda, ao Centro e à Direita do “tacho”, dos “tachos”, dos favores, dos “jeitinhos”, muitos lamberam qualquer coisa. Antes e post 25 de Abril.
GostarGostar
e que tal muito mais respeito da sua parte por um dos melhores Jornalistas portugueses, que já o era antes do 25 de Abril ?
Está a ver senhor João Mirannda.
Não se pode dizer nada, mesmo que seja verdade, que estrague aquela fama de impoluto e lutador.
GostarGostar
««e que tal muito mais respeito da sua parte por um dos melhores Jornalistas portugueses, que já o era antes do 25 de Abril ?»»
Se Batista Bastos fosse de facto um bom jornalista, a notícia sobre estes abusos já teria saído há muito. A verdade é que este caso prova que:
1. não há bons jornalistas em Portugal
2. alguns deles têm conflitos de interesse que os impedem de fazer correctamente o seu trabalho.
GostarGostar
“És muito triste JoaoMiranda. O 25 de Abril não se fez para pessoas como tu, isso podes ter a certeza.”
Pois, pessoas como ele não recebem casas de borla.
“O (seu) problema radica no facto de BB ser conotado publicamente com o PC !?”
Sim, nunca se viu o JM criticar políticos de direita…
O mais revoltante neste caso é que é precisamente pessoas ultramoralistas e DE ESQUERDA que são as apanhadas, quando se sabe que a esquerda tem vivido desde sempre do moralismo e do oportunismo “defensor da igualdade e dos pobres”. A direita, apesar de também ser chupista, tem a vantagem de nunca ter abusado tanto como a esquerda deste moralismo oportunista.
Faz lembrar o Daniel Oliveirinha, que critica os bancos por lucrarem à custa do sobre-endividamento, mas que tem no seu blog pub ao crédito “fácil”. Também ele lucra à custa do sobre-endividamento.
É a esquerda que temos.
GostarGostar
E a seguir ao 25 de Abril, durante o PREC, onde estava, e com quem estava, o Baptista Bastos?…Pois é! Pois é!
GostarGostar
“e que tal muito mais respeito da sua parte por um dos melhores Jornalistas portugueses, que já o era antes do 25 de Abril ?”
A esquerda diz á direita Respeitinho!!!! o tempo passa e a esquerda fica cada vez mais Salazarenta.
Nunca considerei o Batista Bastos um jornalista, no Diário Popular ou de Lisboa não me lembro bem era cronista, para mim ser cronista não é Jornalismo é Opinião, mas a crítica é independente dos méritos os deméritos de uma pessoa poderia até poderia ser a Madre Teresa ou o Papa que não estaria isento de críticas. Considerava-o uma pessoa que teria horror e escrúpulos com esquemas especiais de favorecimento pelo poder devido modo como falava o que mais uma vez demonstra como os sentidos nos enganam.
GostarGostar
“Considerava-o uma pessoa que teria horror e escrúpulos com esquemas especiais de favorecimento pelo poder devido modo como falava o que mais uma vez demonstra como os sentidos nos enganam.”
Desculpe, meu caro, mas só se deixa enganar quem quer. Nunca se viu honra na esquerda extrema/caviar/intelectual, são ou herdeiros de boas famílias ou vivem de tachos e “cargos”. Numa sociedade privada a 100% ninguém os queria para nada. São incompetentes, só sabem “opinar”.
GostarGostar
Mr. João Miranda,
Para Vc., este caso já teria sido público PORQUE Batista Bastos “não é” um bom jornalista ?
“Não há bons jornalistas em Portugal” — afirma. Onde tem andado, e por tal o que tem lido ? Esta sua afirmação é absolutamente leviana, de ocasião (oxalá que só ocasião) destrambelhada. Vc. não sabe que tem havido e há, muito bons jornalistas em Portugal ? O que é para si (e desde que data, já agora), que terá de escrever um bom jornalista para o convencer ?
Jason Statham,
Como eu disse porque tenho concluído desde há anos, há cavalheiros de Direita, do Centro e de Esquerda que têm lambido “o tacho”, a cunha, o favor, o “jeitinho” — no mínimo. Depois, há outros patamares, igualmente corruptíveis à Esquerda, ao Centro e à Direita.
As classes mais desfavorecidas é que estão phodidas….
Lucklucky,
Não diga isso (a respeito de BBastos), a nimguém que saiba o que foi e é jornalismo e jornalistas em Portugal. BB foi um extraordinário Jornalista. Hoje é cronista. Vc. confundiu-se.
GostarGostar
Tanta confusão para dizer o que já todos sabemos… os supostos críticos so actual sistema vivem à sua sombra com completo despudor. Podridão pegada.
GostarGostar
Se o BB fosse um bom jornalista já tinha denunciado esta podridão. Obviamente não o fez por ser um dos beneficiados. Um jornalista que não denuncia isto é mau jornalista.
Mas,
até se percebe que não o faça. Todos temos telhados de vidro e agir em causa própria nunca é fácil. O que não se admite, e merece denúncia, é ele ter vivido décadas a moralizar a sociedade através das suas croniquetas ridículas. Também não se admite que se insista em dizer que é um bom jornalista quando os factos falam por si.
GostarGostar
«À Esquerda, ao Centro e à Direita do “tacho”, dos “tachos”, dos favores, dos “jeitinhos”, muitos lamberam qualquer coisa. Antes e post 25 de Abril.»
Pois é, pois há. Mas não é obrigatório que os que nem poder são e criticam precisamente o poder por aí (e os apaniguados de outras épocas) aceitam favorecimentos destes por tão pouco.
Se a lógica é a desculpa dos outros, então de nada valeria ser-se honesto e ainda mais caricato se tornaria ser-se moralista com os pecados alheios, apenas quando têm a tal marca da vergonha- não serem dos defensores dos descamisados, dos famélicos da terra, do junta a tua à nossa voz”.
GostarGostar
“…e ainda mais caricato se tornaria ser-se moralista com os pecados alheios, apenas quando têm a tal marca da vergonha…”
Pois. Como é que é o ditado? Ou há moral ou comem todos?
GostarGostar
Quanto ao jornalismo era melhor estarem todos calados… ainda por cima num blogue com tantos jornalistas eméritos, né?
Ele era muito bom cronista e jornalista. Quanto a isso, só por ignorância se iria dizer o contrário.
Então as v.s crónicas do Coreio da Manhã, faz favor…
Isso é que é lixo de má-língua, facciosismo, desinformação e bem apaniguado, pois. Para além de não ter préstimo para nada-
o que até é a única desculpa para ser anódino.
GostarGostar
O BB nunca viveu em quarto alugado.
Nasceu na Ajuda (Lisboa) e em 25 de Abril de 1974 vivia numa casa em Alfama, com a família.
Há 14 anos, porque queria casa nova, pediu uma ao Jorge Sampaio, então presidente da Câmara. Este, como os amigos são para as ocasiões, apressou-se a “dar-lha” na Estrada da Luz. Na mesma altura, o BB comprava uma excelente moradia em Constância. Isto é, não tinha dinheiro para pagar uma renda normal numa casa normal em Lisboa, mas tinha-o para adquirir outra na província.
Há quem ache isto muito bem, porque o BB é “de esquerda” ou comunista, sei lá. Nem me interessa.
O que não reconheço ao BB é o direito de, nos seus escritos, dar lições de ética a toda a gente… e afinal não ter qualquer autoridade moral para tanto.
E isso que, entre o mais, está em causa.
Perceberam de uma vez por todas, srs. MJRB e quejandos?
GostarGostar
Eu também tinha a ideia que ele vivia em Alfama.
Pensei que me tinha escapado algo e que a frase do JM era citação de alguma afirmação do BB.
Não sei. O JM tem aquele humor que às vezes até pode dar para trocar BBs por Pachecos.
GostarGostar
E ele nunca foi pobre.
Aliás, ele até tinha criado um personagem de esquerda com imagem pimpona de laçinho ao pescoço. Até o MEC gostava de brincar com isso por parecer que o tinha copiado.
Laço bem arrebitado ao peito e sempre bem-vestido e perfumado e todo ufano com tudo. Nem a estética era decadente e nem se percebe porque motivo havia de ter caído na desgraça quando até comprava moradia de campo.
GostarGostar
Zazie,
Em questões de Justiça, Honra, Moral, sou implacável também para com as personalidades públicas (de jornalistas a políticos, para exemplificar) que prevaricam.
Porque eu não prevarico, cumpro os meus deveres e sinto-me insultado quando políticos exploram, mentem, e abusam do poder.
Temos opiniões sobre política diferentes. Isso, é outra “estória”, não para aqui chamada, mas que generalizo e repito: à Esquerda, ao Centro, à Direita, muitos têm lambido o “tacho” — no mínimo.
GostarGostar
É claro que se cobra sempre mais aos que também cobram mais aos outros por acharem que o mundo se divide em duas barricadas- a dos bonzinhos que se preocupam com a pobreza alheia e a outra, a dos malandros de direita que são os exploradores.
Apenas por isto,m no que toca ao que recebeu.
Porque a questão política não é a de quem recebe mas a de quem dá. E esses sim, eram e são poder.
A tal ética republicana da boca de favas.
GostarGostar
Olhe, eu também estou limpa, mas não aparo golpes por isso e muito menos os justifico com a minha “limpeza”.
GostarGostar
Um laço pode ser mais barato do que uma gravata. E o inverso também é verdade.
No entanto, é uma opção do BB. Tal como é opção do MEC, ou do Nicolau Santos, ou do cientista Rodrigues(não me lembro o mome completo), ou o médico cardiologista Pádua, só para colocar alguns casos.
Todos nós temos a vestimenta preferida. Não é pecado algum.
GostarGostar
Neste caso, o que nunca consiguiria era aparar golpes apenas à custa da cor ideológica. Porque tudo começa sempre pelo valor maior que se dá ao clube que à tal ética.
Fora isso, há quem faça o oposto e viva do cinismo e nem precise de vergonha na cara porque tem o lema da amoralidade.
Mas nada disto precisaria de ir por aí se a questão política fosse bem colocada.
O problema não é o BB, foi a Câmara, os seus dirigentes, os tais que têm de ter rigor no que fazem e que não foram eleitos para fazer as mesmas tretas que se faziam na ditadura, sem sequer terem dotes para a imitar na competência.
GostarGostar
Também nunca aparei nem consentirei golpadas. Creia que é verdade.
GostarGostar
Não seja toino- ninguém falou do laço pelo preço mas pela estética. Ele não era nenhum decadente à Luís Pacheco. Nunca andou a cravar ninguém por todo o lado, dizendo-se artista.
Sempre foi um pimpão que até paga tudo e com estética fidalga.
GostarGostar
Eu acredito em si, porque já lhe tirei o retrato, Mas era caricato transformar-se uma questão de favores camarários num problema de nicks impolutos da blogosfera.
GostarGostar
O problema pode radicar em quem se insinuou junto do poder frágil ou corruptível, mas concordo: o cerne da podridão está em certos políticos sem nível nem ética. O jet 3/5 político-partidário perante o qual muita gente se curva….
GostarGostar
E acreditar em si, tem como tradução_ acreditar que o html daquele meco que comenta nas janelinhas do Blasfémias- o mister anti-facista, não é mais um kamarada à “inginheiro”.
Está bem assim?
GostarGostar
E, se quer saber, até tenho pena que não haja troca. Mais valia que tivesse sido o Vitorino a recebê-la e ele a defender que era bom para os artistas.
Porque esse artista sim, esse é que sempre foi o que se sabe e tem progredido nisso sem que se estatele no chão.
Mas, mais uma vez, também nunca foi poder- apenas mais um dos salamaleques de salão, depois de miar à janela.
GostarGostar
Ora não querem lá ver?! Um gajo de esquerda a receber uma casa do regime e ainda por cima a criticar os bons costumes?
Denunciem já o gajo ao Major Silva Pais, que ele trata de o mudar para o Aljube!
GostarGostar
O seu retrato também está por mim tirado. Não é tão mau como Vc. possa pensar.
Tem um Cocanha esteticamente apresentável e visualmente apelativo; muitos textos, inteligentes, embora de alguns discorde; imagens criteriosas.
Há muitos meses dei-lhe os parabéns, que renovo.
Só me “passo” (e mesmo assim acho-lhe alguma piada) quando Vc. me insulta de modo gratuito-visceral e sem razão me cola a “isto” ou “àquilo”.
Está enganada. Garanto.
GostarGostar
Zazie,
Um dia, vou anunciar-lhe, com todo, o gosto um meu blog. Arrisco garantir-lhe já hoje, que vai gostar.
Temos culturalmente coisas em comum, pelo que tenho lido e visto no Cocanha.
“Isso” do “anti-fascista” não-sei-quê(não me lembro como me “cola”, mas tem piada), não me insulta.
GostarGostar
O MJRB tem um fair play desarmante, há que admiti-lo!
E já que o Mirandinha não faz um post ‘Bola’ para dar vazão às conversas futeboleiras e enquanto esperamos pela crónica verde do jcd, arrisco dizer, com propriedade, e rapidamente antes que venha a próxima derrota:
Viva o Benfica!
GostarGostar
“Não diga isso (a respeito de BBastos), a nimguém que saiba o que foi e é jornalismo e jornalistas em Portugal. BB foi um extraordinário Jornalista. Hoje é cronista. Vc. confundiu-se.”
Um jornalista que recebe uma casa entregue por especial favor á discrição do poder político é um extraordinário jornalista? Teria sido um jornalista se tivesse demascarado o uso de bens públicos á discrição mas não achou que isso era notícia.
———
Há uma parte nesta história que é positiva. Estamos a começar a sair de um dos tabus do pós 25 de Abril. A casta de intocáveis que por terem estado ligados á queda do regime ou se terem tornado amigos ou apoiado em colunas de opinião tinham salvo conduto para fazer o que quiserem.
Outro foi o Caso Casa Pia em que só teve notícia no falecido jornal Tal e Qual e só depois de passar um período de nojo de anos apareceu nos jornais “respeitáveis”.
São tabus que desaparecem e ainda bem.
GostarGostar
Não estou seguro que o argumento ‘A direita não é pura mas pelo menos não apregoa a pureza’ seja útil para a discussão, mas tem muita graça quando estas coisas acontecem à esquerda. É vê-los papaguear sem saber como sair desta…
GostarGostar
“à Esquerda, ao Centro, à Direita, muitos têm lambido o “tacho” — no mínimo.”
Eu não tenho dúvidas.
Quanto maior o Estado e o seu Poder, mais leis e mais corrupção. Já os Romanos o sabiam.
GostarGostar
Vá Lá,
Primeiro: VIVA O SLBENFICA !
Segundo: tenho “faire pelaie” (como diz uma personalidade portuguesa que conheço), sim senhor !
(E por vezes não devia ter tanto….Mas, como se diz, “está-me no sangue”, assim serei sem esforço e com gosto).
Terceiro: Mr. JCD está preocupado. Acontece.
GostarGostar
49,
Mas que melga!
GostarGostar
O que não reconheço ao BB é o direito de, nos seus escritos, dar lições de ética a toda a gente…
Não é bem assim.
Falei com ele há bocadinho, em sonhos, e disse-me:
-A casa de Lisboa é para escrever as crónicas.
-A de Constância, porque tem menos barulho e mais campo, é para escrever os romances.
-Gostava de ter uma no Gerês para a poesia.
GostarGostar
Corrijam-me se estiver enganado, mas já apareceu por aí algum partido político a criticar a oferenda das habitações?
Já toda a gente percebeu que este é mais um caso para arquivar. Não se passou absolutamente nada. Quando se fala de corrupção, a Tugalândia não tem nada para aprender.
GostarGostar
Perguntam por aí onde estavam os adolescentes no 25 de abril…
Eu era ainda uma criança, mas se querem saber estava a dormir em casa em frente ao quartel da pide em Coimbra e hoje estou a ler este blog…
GostarGostar
É, o MJRB é um gentleman e uma simpatia.
Eu trato-o por “mister anti-facista” porque tenho a mania de criar personagens e, para além disso, devo ser disléxia com acrónimos. Só copiando é que v. não sai MRJT ou qualquer outra mistura de iniciais
GostarGostar
Ora então o tipo diz que é de esquerda e afinal portou-se como um qualquer dos nossos amigos de direita. Que desaforo! Não está certo. Tem de mudar de partido!
GostarGostar
«Outro foi o Caso Casa Pia em que só teve notícia no falecido jornal Tal e Qual e só depois de passar um período de nojo de anos apareceu nos jornais “respeitáveis”.
São tabus que desaparecem e ainda bem.»
Olhe, Luck, se fosse a si não confiava tanto no fim dos mitos dos anti-facistas. Porque anda por aí muito liberalzinho, de avental à cinta, a lavar as mesmas porcarias, ao mesmo tempo que aponta o dedo a BBs.
Não sei se reparou.
Saiu no post mais abaixo…
GostarGostar
É que isto, em se indo os partidos, existem sempre as seitas. E nas seitas todos fazem o mesmo ritual sabático e aparam-se bem, né?
GostarGostar
Por acaso, uma lavagem daquelas dava para pagar um palecete de honra ao BB.
GostarGostar
Zazie,
É isso ! O que não me recordei: “mister anti-fascista”. Acho piada, a sério. Vou memorizar.
GostarGostar
Ora, ora… morar em “casas de favor” ou mamar “pensões múltiplas e indevidas”, são exemplos mais do que vulgares nesta “gentalha revolucionária”, da esquerdalha à direitelha… nevermind.
Vivam os “Ches tugas”(?!), revolucionários de aviário, moralistas do tacho, hoje, os únicos “condecorados” (e de que maneira) pela sua cobardia e desersão ao dever da defesa da Pátria.
Abram os olhos e vejam como eles “(m)amam” a “sua” Pátria… claro, agora é que está a dar… é à ganância.
E os “fachos” eram os “outros”?!… coitadinhos. Afinal, todos de Benneton vestidinhos.
GostarGostar
A ideia deste post era publicar um livro com os comentários ?
Acho que vai ter de ser anotado a lápis azul 😉
GostarGostar
Maria,
As verdades mais incómodas levam sempre com o lapis azul por cima.
GostarGostar
giro é ler por aqui análises profundas sobre a estética do Laço Versus Gravata!
GostarGostar
eu tava nos colhões do meu pai…
GostarGostar
Pode-se falar mal de Cristo, do Papa, de Maomé, mas… não se pode falar mal dos filhos de Abril…! É crime de lesa pátria. É heresia da pior e merece logo a fogueira!
GostarGostar
Espantoso: O ilicito penal, quando “praticado à esquerda”, é socialmente aceite. E isto é que me causa cá uma comichão…Moralismo rançoso.
GostarGostar
“Se Batista Bastos fosse de facto um bom jornalista, a notícia sobre estes abusos já teria saído há muito. A verdade é que este caso prova que:
1. não há bons jornalistas em Portugal
2. alguns deles têm conflitos de interesse que os impedem de fazer correctamente o seu trabalho.”
Caro João Miranda
Pela primeira vez estou em desacordo, pois deveria referir algumas excepções, nomeadamente os proeminentes catedráticos do jornaleirismo Português tânia laranjo seu maridinho o géninho queirós e essa figura impoluta e incorruptível eduardo dâmaso entre outros respeitáveis jornaleiros.
GostarGostar
A estética do laço versus gravata era mesmo a brincadeira mais gira que se podia fazer.
É que aquele laço não era um laço da nobreza tauromáquica; era um laço anti-facista de fidalguia-marialva.
E até se percebe a necessidade de alguma coerência – só comprou a moradia ribatejana com garantia de manutenção plebeia, de esmola camarária, nos arrabaldes alfacinhas.
“:OP
GostarGostar
Boa pergunta JM.
Mas melhor ainda é:
Para onde foste no 26 de Abril?
Como é que safaste com o 26 de Abril?
GostarGostar
“Olhe, Luck, se fosse a si não confiava tanto no fim dos mitos dos anti-facistas. Porque anda por aí muito liberalzinho, de avental à cinta, a lavar as mesmas porcarias, ao mesmo tempo que aponta o dedo a BBs.
Lendo as suas palavras parece-me que defende um amaprar das costas mútuo e que todos se calem. Espero que esteja enganado.
E responda-me então porque é que 3000 casas, bens públicos, estavam disponíveis para serem entregues á discrição do poder político sendo entregues a jornalistas,artistas e nunca ninguém falou de tal coisa até agora, acha isto normal ?
GostarGostar
Antes que venha a “outra” e isto descambe, estou deliciada com o diálogo Zazie/MJRB.
GostarGostar
lucklucky,
Repare quantos posts nos blogues da nossa Esquerda bem pensante são dedicados a este caso… Olhe para o 5dias (notoriamente onde mais caviar se pode cheirar por m2) ou para o Arrastão. Seguindo o seu raciocínio, o silêncio é denunciador de algo……..
GostarGostar
dos factos:
(…) Então como é? Se ele próprio confirmou o facto existe e apenas é desse facto e do que ele representa que se tem de avaliar (…)
dos anti-factos:
(…) É que aquele laço não era um laço da nobreza tauromáquica; era um laço anti-facista de fidalguia-marialva (…)
quando os comentários passam um certo número arriscamo-nos a entrar pela incoerência e a demagogia.
GostarGostar
Quando há um escandalo deste tamanho é estranho ver tantos posts nos blogues da Esquerda dedicados às eleições amaricanas… Dá para meditar. Tipo, não têm pensado em mais nada nos últimos dias? Dá-lhes mais para escrevinhar no blog sobre a tal de Palin ou sobre as sondagens Obama-McCain do que sobre um assunto que verdadeiramente lhes diz respeito e que se passa mesmo ao lado da porta.
Se isto não é um claro sintoma de degradação moral… São “cidadãos do mundo”, mas não têm colhões para a cidadania da Cidade onde vivem.
GostarGostar
No dia 26 de Abril e nos que se seguiram, o meu pai que era modelador, trabalhava com o meu tio que tinha uma galeria de arte. Tiveram que fechar… Não se vendia arte no dia 26 de Abril 😦
O meu tio acho que emigrou (Não me lembro bem. Era pequena…). O meu pai foi trabalhar para a cerâmica. Como disse era modelador.
Mas em casa dos meus pais sempre ouvi dar graças ao Dia 25, apesar de a vida não ter melhorado. Antes pelo contrário. No entanto o meu pai dizia que já se “podia falar”…
Sabem que agora eu, docente numa escola particular durante 16 anos, fui mudada para a biblioteca, porque “falava”?
Não se esqueçam que nas bibliotecas o “Silêncio” tem que imperar…
GostarGostar
Luck
Está tolinho?
Passou-se também? Eu, brutinha como sou a aparar costas de poltrões. É que está-se mesmo a ver.
“:OP
GostarGostar
O que eu lhe disse é que isto não se limpa por geração de apaniguados anti-facistas, porque há sempre a possibilidade de se engendrarem apaniguados de segunda geração, até entre liberaizinhos de avental
Custa a entender?
GostarGostar
E, se não é por esmola camarária é por piedade televisiva e jornaleira.
Mas lá que os há, há. E os aventais são sempre muito úteis para não se ver onde cai a mancha.
GostarGostar
liberal de avental=CAA (que já censurou uns 10comentários no post de assunto semelhante mais abaixo)
GostarGostar
E assim não recicla. Porque usam todos a mesma marca de avental. E lá vão aquelas coisas às costas até à Assembleia e depois é cabalinha que relincha.
GostarGostar
O Portela Menos 1 vai com saldo de ironia negativo.
GostarGostar
Até o campeão da ética, Dr. Sampaio.
GostarGostar
Da “ética repu()bicana e laica”- não esquecer- o carbúnculo das choças é muito resistente.
GostarGostar
Zazie,
Quer mais ética republicana? Veja o mais recente texto da jornalista Cancio no seu blog da treta.
Sim, o texto é sobre culinária.
Como é que é? As casas eram dadas a amigos, a artistas…e a? JORNALISTAS.
GostarGostar
A esta hora não que depois posso ter pesadelos. Amanhã vejo o que é que desmiolada da Côncia escreveu.
Às vezes mato-me a rir. Então quando lhe dá para inventar novelas de “casos de vida”
ehehe
GostarGostar
Confesso que tinha uma especial admiração pelo Baptista Bastos. Independentemente das suas ideias comunas, sempre o tive como homem honesto, verdadeiro e de palavra. E que seria incorrompível.
Depois de saber disto, mesmo que na eventualidade tenha recebido uma casa quando pode ter tido problemas financeiros, mesmo assim não desculpa o facto de a ter recebido. Ele sabe que à altura havia muitos mais necessitados que ele e que más perspectivas de mudar a sua situação.
Mas o que me choca é que, mesmo que ele a tenha recebido durante eventuais dificuldades financeiras, se as teve, nada justifica a manter já depois de ter melhorado a sua situação financeira.
Eu acredito que muito bandalho abotoar-se-ia à primeira oportunidade. Do Baptista Bastos, não. Caiu mais um “ídolo” em Portugal.
Ou seja, “bem prega frei Tomás, olha para o que ele diz e não o que faz.”
Este país é mesmo feito de e para vigaristas de toda a espécie. Glup! Tenho cada vez mais vergonha desta gente que se considera iluminada e élites deste Portugal corrupto.
GostarGostar
Esta situaçao de atribuiçao de casas a compadres socialeiros é tipicamente jacobina: Tudo para os amigos, nada para os inimigos e para os demais cumpra-se as lei.
GostarGostar
A bem dizer, mesmo que nunca tenha votado neste homem, posso dizer que, da fornada saída do 25 de Abril, é o único que nunca traiu os que nele depositaram as suas esperanças. De quem falo? Ramalho Eanes.
Compare-se com a ladroagem e banditagem que campeia no poder em Portugal com a ética deste homem:
“Reforma: Eanes prescinde de um milhão de euros
Eanes promulgou a lei de Soares, que acabaria por vir a prejudicá-lo durante muitos anos
Ramalho Eanes prescindiu dos retroactivos a que tinha direito relativos à reforma como general, que nunca recebeu. O Governo diz ter sondado o ex-Presidente, que não aceitou auferir essa quantia (a qual ascenderia a mais de um milhão de euros). A reforma só começou a ser paga em Julho, mas sem qualquer indemnização relativa ao passado.
Foi o Governo de Mário Soares, em 1984, que criou uma lei impedindo que o vencimento de um Presidente da República fosse acumulado «com quaisquer pensões de reforma ou de sobrevivência que aufiram do Estado». À época, Eanes ocupava o Palácio de Belém e promulgou a lei de Soares, que acabaria por vir a prejudicá-lo durante muitos anos. As más relações entre os dois órgãos de soberania propiciaram, aliás, a leitura política de que se tratou de uma lei ad hominem, avança a «SOL».
Quando saiu de Belém, em 1986, Eanes optou pelos 80% do vencimento como PR, nunca tendo recebido a reforma de general de quatro estrelas.
Só em Junho de 2008 a lei foi mudada por insistência de Cavaco Silva, junto de José Sócrates, e após recomendação do Provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues. Desde então, Ramalho Eanes tem direito a acumular a pensão de 36 anos de carreira militar com subvenção de ex-chefe de Estado.”
http://diario.iol.pt/economia/portugal-eanes-ramalho-eanes-reforma-reformas/990533-4058.html
Se fosse um camarada de aviário qualquer, daqueles que pululam por Portugal, abotoava-se logo com a massa, que de resto, pelos vistos, tinha direito. Mas, o homem pensando que a não merecia, ou o país não comporta tamanhas despesas, ele abdicou dessa quantia até enorme.
Quantos chicos-espertos, que falam em nome da ética republicana, se negariam a cobrar ao Estado, leia-se, ao pobre contribuinte português, tal quantia? Se eles se vendem como putas (que até são mais honestas) por uma casa da Càmara?
GostarGostar
Louis XVI,
“Tudo para os amigos, nada para os inimigos e para os demais cumpra-se a Lei”.
Correcta conclusão.
Mas tal abuso de poder também ocorreu com os “compadres” centristas e social-democratas.
GostarGostar
Aponte exemplos, MJRB! Não se limite a acusar. Quando é que percebe que não tem razão neste caso?
GostarGostar
Estava na escola preparatória , para onde fui de autocarro verde duplo deck da carris , aqueles sem porta .Bilhete baratucho de cartolina.
Como se fosse hoje.
Uns pais diziam que se viesse a guerra , iam para umas minas por ali perto por causa das bombas.Voltei para casa … acho que a pé ( já não me recordo )
Da parte da tarde , fui ver a minha tia , e tio a Alvalade onde moravam , e ao passar pela EPAM o meu pai mandou-me agitar a bandeirita de papel de Portugal que levava comigo no banco de trás.
Parece que era para se fazer isso mesmo, disse o meu pai.
E foi assim …
GostarGostar
Antigamente, muito antigamente, para ser jornalista bastava ser ignorante; hoje é preciso também ser estúpido e desonesto.
GostarGostar
Mialgia de Esforço Diz:
“Corrijam-me se estiver enganado, mas já apareceu por aí algum partido político a criticar a oferenda das habitações?”
Mas criticar quem se em 30 anos todos passaram por lá, desde o CDS ao BE, e nunca nenhum abriu a boca. Telhados de vidro não faltam e já lá diz o velho ditado…
GostarGostar
Caros Blasfemos,
Caros Comentadores,
Sobre o “caso” Batista Bastos, tomei a posição que alguns de vós sabem e por tal me contestaram. Com, e sem razão.
A minha amizade para com BB continua intacta e não será um episódio infeliz que a alterará.
Para mim, o assunto está encerrado.
GostarGostar
Olhem eu nem sequer tinha nascido…já viram a minha sorte?
GostarGostar
os bens imóveis não se alugam, arrendam-se.
GostarGostar