Milton Friedman sobre a grande depressão.
Os leitores das obras de Milton Friedman sabem que existe um tópico que o autor gosta de abordar, ou que pelo menos aborda com frequência – a grande depressão. Esse interesse de Friedman terá residido na importância do fenómeno para a História do século XX, mas talvez Friedman imaginasse que algo semelhante à grande depressão poderia vir a surgir de novo.
No seu trabalho “Free to choose” (1980; em colaboração com Rose Friedman), Friedman defende que “O sistema, além da capacidade para tornar impossível um colapso monetário, sabia como devia proceder. Em 1929, 1930 e 1931, o Banco da Reserva Federal de Nova Iorque aconselhou, repetidamente e de modo muito vivo, o sistema a efectuar compras no mercado livre em grande escala – o golpe-mestre a seguir – mas não foi ouvido.” (excerto da tradução portuguesa Liberdade para escolher, Publicações Europa-América, pág. 125).
José Pedro Lopes Nunes

.
O Plano Paulson acaba de ser rejeitado estrondosamente pelo Congresso Americano. 227 votos NÃO-206 SIM. A Main Street ganhou a Wall Steet. A Democracia e o Capitalismo Americano a funcionar. Não se preocupem, EUA saberão ultrapassar o “cheque-mate” existente.
GostarGostar
Muito bem lembrado, JPLN.
GostarGostar
È muito discutível (e estou a ser simpático).
Tal com agora, a origem da crise bem da expansão do crédito por pura criação monetária.
Partindo daí , a grande depressão tornou-se Grande por causa de Roosevelt.
A contracção monetária e queda de preços é um processo de cura que se o deixarmos operar restabelece o equilíbrio da forma mais rápida possível.
GostarGostar
Milton Friedman trabalhou no próprio New Deal enquanto jovem. Ele próprio concordava com vários aspectos económicos do New Deal(que foi muito mais do que economia) vindo depois a mudar de opinião.
GostarGostar
CN, nao e’ muito discutivel. Pelo contrario, e’ das conclusoes mais consensuais a que os economistas chegaram. Claro que quem se agarre a austriacos (0,001% da comunidade cientifica em Economia) pode pensar que e’ muito discutivel.
GostarGostar
O melhor sobre Milton Friedman:
GostarGostar
A Economia é uma Ciência?
GostarGostar