Saltar para o conteúdo

Os cromos da casa

29 Setembro, 2008

«É um T1 em Telheiras num prédio construído há 20 anos. José Bastos era funcionário da tipografia da câmara, estava a passar por um divórcio, tinha um filho a cargo e Krus Abecassis atribui-lhe uma casa. Dezoito anos depois, Bastos é director do Departamento de apoio da Cãmara. Casou outra vez, comprou outra casa e mantêm a de Telheiras. «O meu filho é que mora lá. Não tenho dinheiro para lhe comprar uma casa nova», justifica o responsável. Paga 95 euros por mês e não acha que esteja a abusar: «Já paguei imensas obras, tive uma inundação e não considero a situação abusiva». além disso, «é a minha casa de reserva». Se amanhã tiver de me separar outra vez, para onde vou?». A vizinha de cima é Isabel soares, chefe de gabinete do número dois da Câmara. [Marcos Perestrelo]» (no Expresso)

49 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2008 16:07

    Se calhar ainda andam sempre a dizer mal dos do bairros social que não fazem nada e recebem o rendimento mínimo e nem pagam as rendas… lol

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2008 16:10

    .. tudo bem que lhe tivessem dado a casa. Mas caramba devia ter devolvido quando saiu de lá. Incrível.

    Gostar

  3. xtremis's avatar
    xtremis permalink
    29 Setembro, 2008 16:13

    Este cromo realmente é o máximo…

    Então e eu, se tiver que me separar, vou para onde? Há algum programa da CML para as pessoas que pensam separar-se a curto prazo? Uma espécie de “pousio”, onde se possa viver só até se engatar, perdão, até se encontrar o novo “amor do coração” (versão 3.0)?

    Ah pois é… dois pesos e duas medidas, é assim mesmo 😉 “eu se me separar, tenho a casa de backup. O Zé (ou a Maria) Contribuinte, se se separar, que vá viver para casa da senhora que o desovou”…

    Realmente, assim não vamos lá.

    Gostar

  4. caodeguarda's avatar
    29 Setembro, 2008 16:17

    dando uma de advogado do diabo… pelo menos paga renda… o que não se pode dizer de uma boa parte dos falsos indigentes que populam nas habitações sociais deste país…

    Gostar

  5. Antonio's avatar
    29 Setembro, 2008 16:20

    oh

    Em Marvila até queriam dar grande parte do bairro das Amendoeiras e dos Loios (um espólio de 1453 casas) a uma fundação privada…

    Agora é uma Srª que vive num corredor aberto do R/ch de um predio da zona J . Apenas pôs um oleado a fazer de tenda e vive lá com crianças ..à chuva frio, e ratos no verão e melgas…
    Vejam bem que já apareceu no telejornal e no programa da fatima Lopes . e o Xô presidente da CM Lisboa será que sabe disto???

    A esta senhora dizem que não está pronta a casa a atribuir por umas pequenas obras( qualquer dia faz 1 ano)

    Enfim

    O executivo “socialista”..

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2008 16:22

    Cromo ? Cromos somos nós.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Mialgia de Esforço permalink
    29 Setembro, 2008 16:37

    Este José Bastos tem uma argumentação do Zé Bastos!

    Gostar

  8. Luís Lavoura's avatar
    Luís Lavoura permalink
    29 Setembro, 2008 16:37

    José Bastos tem toda a razão: se lhe deram essa casa em arrendamento, por que motivo é que ele haveria de a retribuir de volta? Não é obrigação dele devolver a casa, se o senhorio não lha pede. E além disso tem razão, ele é um bom inquilino, que faz na casa as obras de manutenção que, pela lei, deveriam ser feitas pelo senhorio. E é bem sabido que as Câmaras Municipais são dos piores senhorios deste país – nunca fazem as obras de manutenção de que as casas necessitam.

    Critiquem a Câmara Municipal e o Kruz Abecasis. Não critiquem o José Bastos, que não tem nada que andar a defender interesses que não os dele.

    Gostar

  9. Minerva McGonagall's avatar
    29 Setembro, 2008 16:38

    Ahahahah… muito bom. Acho inacreditável que ainda tente desculpar-se. Mais valia estar calado.

    Gostar

  10. Sofia Ventura's avatar
    29 Setembro, 2008 16:38

    «O meu filho é que mora lá. Não tenho dinheiro para lhe comprar uma casa nova»

    E esta? Não merece negrito também?

    Gostar

  11. Sofia Ventura's avatar
    29 Setembro, 2008 16:40

    E a estória do BB que, há 14 anos, tinha 3 filhos para criar? O homem está assim tão mal conservado? Afinal, onde é que ele estava no 25 Abril?

    Gostar

  12. xtremis's avatar
    xtremis permalink
    29 Setembro, 2008 16:42

    Para a Sofia (4:38):

    Realmente, até merecia. Será que o jovem não tem mãozinhas para ir trabalhar e ganhar o seu, para comprar a sua própria casa, como tantos jovens por este país fora?

    Há gente que não sabe o que é ter vergonha na cara.

    Gostar

  13. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    29 Setembro, 2008 16:46

    Se o filho se quiser divorciar, a situação fica incontrolável.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2008 16:50

    piscoiso Diz:
    29 Setembro, 2008 às 4:46 pm
    Se o filho se quiser divorciar, a situação fica incontrolável.

    Imagine então se o filho também tiver um filho. Situação complexa para resolver. Para onde irão todos ?

    Gostar

  15. Sofia Ventura's avatar
    29 Setembro, 2008 16:53

    #14
    «Para onde irão todos ?»

    Para um condomínio fechado. Só tem é de ser no município de Lisboa…

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2008 16:54

    Só agora percebi por que razão vai tanta gente a Fátima.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2008 16:56

    O que é verdadeiramente fantástico é como isto nunca foi noticiado, como se fosse possível algo desta dimensão estar totalmente escondido.

    Gostar

  18. zazie's avatar
    29 Setembro, 2008 16:57

    «Se o filho se quiser divorciar, a situação fica incontrolável»

    ahahahahahahahah

    Gostar

  19. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    29 Setembro, 2008 17:02

    «como se fosse possível algo desta dimensão estar totalmente escondido.»

    parece que a clintela abrangia «artistas, funcionários vários e jornalistas»

    Gostar

  20. FMS's avatar
    29 Setembro, 2008 17:11

    Há que miscigenar os utentes dessas casas com as minorias étnicas. Assim haverá muitos e bons filhos com duplo direito de reivindicação.

    Gostar

  21. Hugo Ricardo's avatar
    Hugo Ricardo permalink
    29 Setembro, 2008 17:21

    Este José Bastos é um autêntico comediante!!!

    Gostar

  22. Atento's avatar
    Atento permalink
    29 Setembro, 2008 17:25

    E vamos consentir que continue esta pouca vergonha?
    A Câmara de Lisboa tem obrigação de divulgar a lista dos Bastos, já!

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Sem Anestesia permalink
    29 Setembro, 2008 17:29

    «Se o filho se quiser divorciar, a situação fica incontrolável»

    Largo do Município… we have a problem.

    Gostar

  24. Do Caneco's avatar
    Do Caneco permalink
    29 Setembro, 2008 17:30

    O Lavoura é do caneco! Será que também tem casa da Câmara e não quer dizer à gente?
    Só pode.

    Por outras razões, o Cãodeguarda também tem piada: fala dos “indigentes que populam”. Populam? Será copulam? Será pululam? Serão as duas coisas ao mesmo tempo?

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2008 17:35

    Por estas e por outras é que pago para utilizar os canos de esgoto da câmara 1,5 euros por dia… deve também haver gajos a comer da merda que lá vai…

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Confrade permalink
    29 Setembro, 2008 17:37

    Numa primeira impressão, este Bastos é um cromo, mas a verdade é que a casa é da CML e se a CML nao a pede de volta, porque há-de ele devolvê-la? Se um tipo todo simpatico, me “desse” uma casa e disse-se “depois logo se vê”, eu ficaria à espera…

    O pior é que um cromo destes seja director de alguma coisa!!

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2008 17:43

    Isto depois do grande africanizador nº2 em exercicio ter dito que tinha controlado as “despesas” da câmara…

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    29 Setembro, 2008 18:06

    “.. tudo bem que lhe tivessem dado a casa. Mas caramba devia ter devolvido quando saiu de lá.”

    Este tipo de abordagem, significa que o Loureiro, o Vale e a felgueiras, também são coitados, só queriam ajudar…..

    CORRRUUUUUUUPTO é corrupto.

    Não há corruptos pequeninos e corruptozinhos.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    29 Setembro, 2008 18:08

    “Não critiquem o José Bastos, que não tem nada que andar a defender interesses que não os dele”

    Só que o José Bastos parece que é empregado do Senhorio! Será que trata todos os arrendatários do patrão como o patrão o trata a ele?

    Gostar

  30. catala's avatar
    catala permalink
    29 Setembro, 2008 18:13

    SALDANHA SANCHES DEFENDE VEREADORA DA CML

    «A entrega de habitações a quem delas não necessitava pela Câmara de Municipal de Lisboa (CML) ao longo das últimas duas décadas pode configurar um sistema do tipo “saco azul” baseado “no tradicional critério do compadrio”, admite Saldanha Sanches, mandatário financeiro de António Costa na campanha eleitoral da cidade. O fiscalista entende que o presidente da CML devia demitir a vereadora da Acção Social, Ana Sara Brito, que se descobriu ter beneficiado de uma casa camarária de renda baixa no centro de Lisboa, na Rua do Salitre, durante os últimos 20 anos.» [Público assinantes]

    Isto começa a ter graça, a Maria José Morgado investiga ao mesmo tempo que o marido propõe as demissões.

    Gostar

  31. zazie's avatar
    29 Setembro, 2008 18:19

    Propõe que a demitam e defende-a ao mesmo tempo?

    Não percebi.

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    29 Setembro, 2008 18:26

    Código do IRS
    Artigo 2.º

    Rendimentos da categoria A

    1 – Consideram-se rendimentos do trabalho dependente todas as remunerações pagas ou postas à disposição do seu titular, provenientes de:
    (…)
    c) Exercício de função, serviço ou cargo públicos;
    (…)
    3 – Consideram-se ainda rendimentos do trabalho dependente:

    4) Os subsídios de residência ou equivalentes ou a utilização de casa de habitação fornecida pela entidade patronal;

    Será que ao menos paga IRS ?

    Gostar

  33. fado alexandrino's avatar
    29 Setembro, 2008 18:29

    Imagine então se o filho também tiver um filho. Situação complexa para resolver. Para onde irão todos ?

    Muito simples.
    Cada Cooperativa de Habitação dá 10% dos fogos à Câmara.
    É so esperar um bocadinho, todos os anos caem mais umas casinhas no “saco azul de cimento”

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    29 Setembro, 2008 18:30

    O Eng.º Monteiro trabalhava na Câmara há vinte anos e já tinha ouvido falar das casas à borla. Não ligava muito também diziam que a Deonilde da contabilidade vendia ouros e ele não acreditava. Quando o falatório se tornou ensurdecedor, e todos os dias era mais um e mais outro que também tinha uma casa da Câmara, perguntou à sua chefe o que é que se passava. Afinal, tudo tinha uma explicação.

    Era a CML, Cooperativa Municipal de Lisboa, um modelo habitacional autárquico alternativo, de influência socialista: a edilidade dispunha de uma bolsa de apartamentos e casas, de várias tipologias, para distribuir pelos funcionários e amigos.

    Não era o modelo típico soviético, do bairro do funcionário do partido, gigantes Portelas cinzentas, ninhos de clones burocráticos. Também não era o modelo cleptocrático do terceiro mundo, em que os do Partido tinham moradias luxuosas e o resto dormia e morria na sarjeta. Não. Era um modelo misto: alguns funcionários, intelectuais e artistas tinham casas do município. Outros não. E havia casas para todos os gostos: em bairros históricos, em bairros de intelectuais, casas boas, casas menos boas.

    Também havia bairros sociais, mas esses eram, como o nome indica, para os pobres. Alguns pobres.

    A Cooperativa era eficaz: um processo desburocratizado em que uns pediam e outros davam. Era fácil e rápido. Gente boa lá do serviço, de confiança, que não ia faltar com a renda combinada, nem estragar muito as paredes. E se fosse preciso, a senhoria ia fazendo obras. Era uma espécie de casas de função, mas sem função, nem lei.

    Também explicaram ao Eng.º Monteiro que o sistema da Cooperativa Municipal de Lisboa ia ser atacado por calúnia e inveja de muitos. Reaccionarices de quem desconfia do que é novo.

    http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS_OPINION&id=333148

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2008 18:56

    Mas afinal o que queriam mal na fotografia não era o Santana Lopes?
    Será que está a nascer mais uma cabala?É que ainda porcima quando se fala de cabalas anda por lá o Saldanha Sanches…e a mulher…

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2008 18:58

    More news from The Pântano

    Era uma vez um senhor chamado Jorge Viegas Vasconcelos, que era presidente de uma coisa chamada ERSE, ou seja, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, organismo que praticamente ninguém conhece e, dos que conhecem, poucos devem saber para o que serve.
    Mas o que sabemos é que o senhor Vasconcelos pediu a demissão do seu cargo porque, segundo consta, queria que os aumentos da electricidade ainda fossem maiores. Ora, quando alguém se demite do seu emprego, fá-lo por sua conta e risco, não lhe sendo devidos, pela entidade empregador, quaisquer reparos, subsídios ou outros quaisquer benefícios.
    Porém, com o senhor Vasconcelos não foi assim. Na verdade, ele vai para casa com 12 mil euros por mês – ou seja, 2.400 contos – durante o máximo de dois anos, até encontrar um novo emprego. Aqui, quem me ouve ou lê pergunta, ligeiramente confuso ou perplexo: «Mas você não disse que o senhor Vasconcelos se despediu?». E eu respondo: «Pois disse. Ele demitiu-se, isto é, despediu-se por vontade própria!». E você volta a questionar-me: «Então, porque fica o homem a receber os tais 2.400contos por mês, durante dois anos? Qual é, neste país, o trabalhador que se despede e fica a receber seja o que for?». Se fizermos esta pergunta ao ministério da Economia, ele responderá, como já respondeu, que «o regime aplicado aos membros do conselho de administração da ERSE foi aprovado pela própria ERSE». E que, «de acordo com artigo 28 dos Estatutos da ERSE, os membros do conselho de administração estão sujeitos ao estatuto do gestor público em tudo o que não resultar desses estatutos». Ou seja: sempre que os estatutos da ERSE foram mais vantajosos para os seus gestores, o estatuto de gestor público não se aplica. Dizendo ainda melhor: o senhor Vasconcelos (que era presidente da ERSE desde a sua fundação) e os seus amigos do conselho de administração, apesar de terem o estatuto de gestores públicos, criaram um esquema ainda mais vantajoso para si próprios, como seja, por exemplo, ficarem com um ordenado milionário quando resolverem demitir-se dos seus cargos. Com a bênção avalizadora, é claro, dos nossos excelsos governantes.
    Trata-se, obviamente, de um escândalo, de uma imoralidade sem limites, de uma afronta a milhões de portugueses que sobrevivem com ordenados baixíssimos e subsídios de desemprego miseráveis.
    Trata-se, em suma, de um desenfreado, abusivo e desavergonhado abocanhar do erário público. Mas voltemos à nossa história.
    O senhor Vasconcelos recebia 18 mil euros mensais, mais subsídio de férias, subsídio de Natal e ajudas de custo. 18 mil euros seriam mais de 3.600 contos, ou seja, mais de 120 contos por dia, sem incluir os subsídios de férias e Natal e ajudas de custo. Aqui, uma pergunta se impõe: Afinal, o que é – e para que serve – a ERSE? A missão da ERSE consiste em fazer cumprir as disposições legislativas para o sector energético. E pergunta você, que não é burro: «Mas para fazer cumprir a lei não bastam os governos, os tribunais, a polícia, etc.?». Parece que não. A coisa funciona assim: após receber uma reclamação, a ERSE intervém através da mediação e da tentativa de conciliação das partes envolvidas. Antes, o consumidor tem de reclamar junto do prestador de serviço. Ou seja, a ERSE não serve para nada. Ou serve apenas para gastar somas astronómicas com os seus administradores. Aliás, antes da questão dos aumentos da electricidade, quem é que sabia que existia uma coisa chamada ERSE? Até quando o povo português, cumprindo o seu papel de pachorrento bovino, aguentará tão pesada canga? E tão descarado gozo? Politicas à parte estou em crer que perante esta e outras, só falta mesmo manifestarmos a nossa total indignação.

    Gostar

  37. Do Caneco's avatar
    Do Caneco permalink
    29 Setembro, 2008 19:25

    O comentário nº 36 é mesmo do caneco.
    Merece ser lido por todo o mundo, para se ver o estado a que isto chegou.
    Não há dúvida de que, com o sr. José, também conhecido por “inginheiro” Sócrates, Portugal bateu no fundo.

    Gostar

  38. Saloio's avatar
    Saloio permalink
    29 Setembro, 2008 19:38

    Não sei se o relato atribuído ao Sr. José Matos é verdadeiro, mas uma coisa eu posso afiançar: nos termos da lei do arrendamento, este não é comunicável a descendentes.

    Logo, o local arrendado deveria ter regressado à posse do senhorio, neste caso a CML, quer por o inquilino o ter abandonado e já não o habitar (1º motivo), quer por lá estar a morar uma pessoa que nada contratou com a câmara (2º motivo, alternativo).

    Digo eu…

    Gostar

  39. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    29 Setembro, 2008 19:39

    O presidente foi eleito por 50000 nas últimas eleições, nem um estádio da Luz, para a próxima só devem restar os que vivem da Câmara.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    29 Setembro, 2008 19:53

    Portugal já vem a bater no fundo há muito, muito tempo… agora, já não só bate no fundo, como se arrasta adentro do lamaçal desta podridão que é o dia-a-dia lusitano. Vergonha nossa, que não somos capazes de gerar melhores gentes.

    Gostar

  41. Costa Mendes's avatar
    Costa Mendes permalink
    29 Setembro, 2008 20:47

    O António Costa acaba de aparecer na RTP dando o seu aval à Ana Sara Brito, que durante 20 anos ocupou uma casa da Câmara de Lisboa na Rua do Salitre.
    Tem tanta vergonha na cara como ela.

    Gostar

  42. fado alexandrino's avatar
    29 Setembro, 2008 21:00

    O presidente foi eleito por 50000 nas últimas eleições, nem um estádio da Luz, para a próxima só devem restar os que vivem da Câmara

    Não deve ser dificil.
    Só funcionários da Câmara são treze mil.
    Some-lhe as famílias mais a Dra. Ana Sara Brito e já está.

    Gostar

  43. MJRB's avatar
    29 Setembro, 2008 21:25

    Caros Blasfemos,
    Caros comentadores,

    Sobre o “caso” Batistas Bastos, tomei a posição que alguns de vós sabem e por tal me contestaram. Com, e sem razão.

    A minha Amizade para com BB continua intacta e não será um episódio infeliz que a alterará.

    Para mim, assunto está encerrado.

    Gostar

  44. BB's avatar
    29 Setembro, 2008 21:30

    Ó MJRB, pode continuar a espalhar-se à vontade.
    Até ver, estamos num país democrático e o disparate é livre.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    29 Setembro, 2008 21:59

    Eu dava uma casa à Brigite Bardot, quando ela era nova

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    29 Setembro, 2008 22:40

    “Não sei se o relato atribuído ao Sr. José Matos é verdadeiro, mas uma coisa eu posso afiançar: nos termos da lei do arrendamento, este não é comunicável a descendentes”.

    Desculpe lá, mas a Lei só se aplica ao “Zé” que anda aí a esmurrar!

    Acha que a Lei se aplica ao Manuel pinho, quando anda a 180 km/hora? Ou ao Sócrates quando fuma? Ou ao Vale e Azevedo quando sai do país e vai para Londres? Ou à Felgueiras que foge do país e regressa com festa?

    A Lei é só para alguns.

    O Sr. Bastos não deve fazer parte do “Zé”. Tem pedegree…

    Gostar

  47. tancredo's avatar
    tancredo permalink
    30 Setembro, 2008 00:40

    Já perceberam como se ganham eleições com os políticos que temos?

    Gostar

  48. Pedro Sá's avatar
    30 Setembro, 2008 11:02

    ZÉ BASTOS EHEHEH

    Gostar

  49. MJRB's avatar
    1 Outubro, 2008 18:20

    Leiam, se quiserem, o artigo de BBastos no Diário de Notícias, de 01.Outubro

    Gostar

Deixe uma resposta para FMS Cancelar resposta