Orçamento de Estado
14 Outubro, 2008
A coisa resume-se ao seguinte: todos os anos o Estado devora cerca de 48% da riqueza produzida em Portugal. Destes, 47.5 pp correspondem a despesas rígidas que nenhum governo consegue mudar. Os restantes 0.5 pp é o que se discute. Mais para os pobrezinhos, menos para os bancos, mais para as PME, um bocadinho para os computadores, uma dedução para as famílias com velhinhos a cargo, uma penalização para aquele grupo de vilões ou para aquele outro comportamento vicioso. Todos os anos é a mesma coisa.
32 comentários
leave one →

JM,
e isso traduzido para trocados dá mais coisa menos coisa o quê?
GostarGostar
Apostas para a votação: os partidos da oposiçao votam sim ou votam não? lol
GostarGostar
O Orçamento de Estado foi elaborado no Magalhães, o Computador. Esta é a razão para o atraso de 3 horas na entrega da “pen”. O Magalhães, o Computador tem USB?
GostarGostar
Se calhar queria eliminar a acumulação de pensões, a actualização automática de senhores importantes mesmo que na reforma,o milagre da multiplicação dos pa~es em matéria de comissários na administração pública, o pequeníssimo número de eleitos desde as JF passando peloas RA até culminar na União Nacional de Esquerda e de todos os seus assessores.
Subsídios aos montes para ONG´s de pessoal “bem” sem emprego,SOS Racismo e meia centena de “associações” só nos imigrantes,Subsídio aos partidos para tudo e nada(é o que deveriam de facto fazer)ACIME,Institutos onde se realça o da promoção da droga e outras milhentas coisas que deveriam pura e simplesmente ser extintas mas não são por são “serviços públicos” enquanto os velhinhos morrem de fome abandonados em casa… apesar de haver dinheiro para aestudios audio e som em bairros sociais de diferentes que não pagam renda e onde 90% recebe RSI…
GostarGostar
“Destes, 47.5 pp correspondem a despesas rígidas que nenhum governo consegue mudar.”
Não é verdade. Guterres mudou isso, só que foi no sentido errado. Aliás, o seu secretário de estado do tesouro disse ontem na televisão que aceitou o cargo porque “julguei que Guterres queria endireitar as contas públicas”.
GostarGostar
Caro Jm,
pode, se souber, completar a seguinte frase, sff:
A coisa resume-se ao seguinte: todos os anos o Estado devora cerca de — % da riqueza produzida nos Estados Unidos da América.
GostarGostar
Portela Menos 1,
Não sei ao certo. Os EUA têm dois níveis de Estado (federal e estadual). Juntos devem consumir uns 40 a 45% da riqueza americana.
GostarGostar
obrigado
GostarGostar
««e isso traduzido para trocados dá mais coisa menos coisa o quê?»»
PIB= 169 mil milhões de euros
Orçamento = 81 mil milhões de euros
0.5% do PIB = 800 milhões de euros
GostarGostar
ahahaha, e essa dos computadores inclui a ligação à Internet?
GostarGostar
E “menos para os bancos” deveria ser substituído por “menos férias nas Caraíbas para os banqueiros”…
GostarGostar
Estou confuso:
vc diz que “o Estado devora cerca de 48% da riqueza produzida em Portugal” e que o Orçamento são 81 MM € (48% de 169MM)
Mas o Orçamento não é um documento onde se inscrevem Despesas e … Receitas?
GostarGostar
Portela Menos 1,
As receitas são os impostos e as contribuições para a Segurança Social e mais uns trocos. As receitas devem estar nos 45.5% do PIB. O resto é o défice.
GostarGostar
Disse mal, em vez vez de “menos para os bancos” devia ser “algum para os banqueiros poderem continuar a passar férias nas Caraíbas”.
GostarGostar
.
Certissimo. Não conseguem ou não querem: votos e eleições. Os tais 0.5 pp estão e vão continuar na Abstenção.
.
Sobre o tema fiquei a pensar na conversa que outro dia ouvi involuntariamente quando tomava o pequeno almoço num cafézito. Um homen muito simples e discreto: “olha o Fisco sacou-me mil e tal Euros. Não tinha razão. Não paguei. Arrogantes e mandões levaram-me um carro velho. Eles sabiam bem que o valor era tão pequena que nem dava para as despesas dum advogado. Não os estou para aturar mais. No dia seguinte levantei para sempre 2 milhões e meio de Euros nos Bancos, poupados e ganhos numa vida inteira de muito trabalho sem horários e sem luxos, enquanto os outros se divertiam á farta e passeavam vaidades.
GostarGostar
JM
ok, então o défice estará entre 2,0-2,5%, certo?
GostarGostar
E o orçamento de 2009 também deve incluir uma pequena subida no salário de Constâncio que agora passa a ganhar 1,2 x Greenspan, e também deve incluir um aumentozinho para Pinto Balsemão, conselheiro de Cavaco Silva, que agora passa a ganhar 1,3 milhões de euros anuais e também deve incluir aumentozinhos nas reformas acumuladas dos políticos que passam em média para 53 000 euros por ano. E no lado das receitas inclui-se “triplicar o IMI de prédios em ruínas” e “vender os automóveis de donos de firmas devedoras ao fisco”. Que anedota, não consigo parar de rir.
GostarGostar
E esta música é então dedicada ao Estado português:
http://br.youtube.com/watch?v=ZUEeBhhuUos#
GostarGostar
aquela parte que diz “prédios e calçadas”, na versão actualizada deve-se ler “prédios e automóveis”.
GostarGostar
Esperem pelos OE dos próximos anos.
Quando chegar a factura dos submarinos, quase mil milhões.
Os submarinos do regime, a somar a outros submarinos: 20 F-16 para revenda, aviação do exército, estádios do Euro, pavilhões e piscinas em cada concelho, Magalhães e TGV´s para a provincia.
Só para a região do Oeste, o caga milhões Mário Lino acordou quatro centros de alto rendimento.
GostarGostar
««ok, então o défice estará entre 2,0-2,5%, certo?»»
Sim. Mais para o lado do 2.5%, acho.
GostarGostar
E esta minha música favorita, do meu favorito cantor, para o João que é o meu bloguer favorito:
http://br.youtube.com/watch?v=jiot1P3-Hng#
GostarGostar
A USB do Magalhães, o Computador estava danificada. Esta é a fundamentação do Governo para os ditos problemas técnicos. Ao introduzir a “pen” na USB, surgia a seguinte mensagem: Information stored on device not valid. Please insert a realistic value.
Este Magalhães, o Computador é mesmo esperto.
GostarGostar
E esta é para todos os Blasfemos e também alguns do meus comentadores favoritos como o Lucklucky e a Rosa e o Honni ne soit quois, etc…
http://br.youtube.com/watch?v=Oa2fJVWhiIA#
GostarGostar
Tina inspirada, mas estamos mesmo the f word!!!!!!!!!;-)
GostarGostar
até eu estou que já como letras é do Magalhães, viva e tem que ser com letra grande, viram a inteligência do menino.
GostarGostar
nas despesas do estado estão 750.000 empregos. Você quer acabar com eles?
GostarGostar
Aquilino, o problema não esta nos empregos, mas sim no que eles produzem. chegamos a um ponto em que é mais fácil manda-los embora que coloca-los a trabalhar.
GostarGostar
mais grave ainda é termos desenvolvido a lógica da mão estendida, assim brevemente estamos todos a falar espanhol, mal menor;-)
GostarGostar
há e continuar-mos a ser governados por quem criticamos,,,,,,, essa então é de subprime. só em portugal e pelos portugueses queixem-se do fado. o sacana do salazar tinha razão,,,, FFF 😉
GostarGostar
no 0,5%:
Os contribuintes CASADOS contituam a ser PREJUDICADOS e PERSEGUIDOS face aos divorciados. Por que diabo, só por ser casado, não posso deduzir 6000 euros ao IRS, como fazem os divorciados? INJUSTIÇA!
GostarGostar
Coloquem os parceiros do orçamento numa corda de roupa a secar as fraldas! aquilo do orçamento foi de miudos…..
GostarGostar