Saltar para o conteúdo

Louvores ao Magalhães

17 Outubro, 2008

Um dos vídeos que a Helena Matos postou ontem foi apagado. O JN tem uma cópia. Há ainda uma nova cópia disponível no You Tube.

 

Não percebi este post do Luís Rainha. Tendo em conta que a máquina de propaganda do governo tem usado e abusado do Magalhães, será que o Luís Rainha acha aceitável que o Ministério da Educação promova acções de formação em que os professores são incentivados a cantar louvores ao Magalhães? Não haverá aqui algum abuso de poder? Manipulação de funcionários públicos para fins políticos? Um cheirinho a União Nacional? Um indício de um ambiente de lambebotismo? Falta de espinha dorsal de quem se presta a estes papéis? Ou será ingenuidade política dos organizadores ou dos professores?

 

Nas condições certas, este país acaba na ditadura num par de anos, sem que ninguém minimamente relevante proteste.

50 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Ruben permalink
    17 Outubro, 2008 02:00

    Muitos dos numeros contabilisticos dos Orçamentos Gerais do Estado são virtuais. Sobre eles não se discute nada com REALISMO. Os numeros reais são muito diferentes. Em situações normais não há grande problema. Mas em Crise severissioma a conversa é outra.
    .
    É mais barato para o Estado e têm efeitos muito mais poderosos contra o que aí vem, suspender o IMI, IRS e IRC e avançar para uma Amnistia Fiscal completa já.

    http://business.timesonline.co.uk/tol/business/economics/article4951938.ece

    http://seekingalpha.com/article/99674-coming-soon-the-600-trillion-derivatives-emergency-meeting?source=email
    .
    Sabe lá porque é que o Autoritarismo do Estado não quere.
    .
    E o porquê, se necessário, eu provo mas só depois das consequências muito rápidas da actual proposta de OE se se mantiver sem alterações substanciais. E vai ficar conhecida pela simples explicação da “Folha de papel e dos 3 Figurantes”.
    .
    Não pretendo desastibilzar nada por isso nada mais digo. Já contribui bem e não ganho como Politico, Partido e nunca recebi nada do Estado.

    Gostar

  2. MJRB's avatar
    17 Outubro, 2008 02:12

    Mr. João Miranda,

    Óptimo !

    E também suspeito que há, no mínimo traumas, tranpostos para “isto e aquilo”, por este governo, rumo a uma nova “união nacional”…
    Comigo, não contam ! Visceralmente contra a bovinidade !!

    Gostar

  3. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    17 Outubro, 2008 02:22

    O post do Rainha é límpido como água.
    Mas compreende-se que JM não perceba a lucidez do texto, por entre um emaranhado de fantasmas que assolam a sua existência.

    Gostar

  4. Levy's avatar
    Levy permalink
    17 Outubro, 2008 02:38

    Nada do que o JM pergunta na posta deve estar a acontecer.
    O que estes vídeos apenas mostram é a chachada que são 90% das acções de formação em Portugal. SE acharem que dizer em Portugal, ofende, eu tiro o Portugal e acrescento “dos professores”.

    Já frequentei umas quantas, e tenho a dizer o seguinte:

    – há um horror generalizado a que alguém faça um trabalho acima da média, não vá esse colega deixar ficar mal os outros;
    – nada de competir, o ideal é fazer um trabalho “em grupo”;
    – a maioria das acções tem mais tempo disponível do que o necessário para ensinar as coisas, o que só pode querer dizer, que são assim para dar dinheiro a ganhar a alguém;
    – muitas delas estão cheias deste tipo de actividades “significativas e motivantes”, para cativar os alunos;

    O que esses vídeos mostram, são apenas mais algumas dessas actividades “lúdicas”. Tudo é levado para a brincadeira. O problema é exactamente esse. Ou acham que se o magalhães fosse para os alunos estudarem se perdia tempo com ele?

    Gostar

  5. As mulheres não's avatar
    17 Outubro, 2008 02:52

    Magalhães. Um computador para educar. Aposto que ensina as mulheres desde tenra idade a não gostar de mim.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Outubro, 2008 03:34

    “Não haverá aqui algum abuso de poder?”

    Parece é que não há poder. Entregam a organização dos cursos de formação a incompetentes. Se calhar animadores culturais?!?! E o ministerio paga aquilo?

    Deviam rever aquilo tudo. Que pouca vergonha.
    E se os outros cursos de formação, se a formação contínua dos professores e os tic é assim. Naõ sei para que andam a deitar dinheiro ao lixo. Gastam muito dinheiro na educação? Já se começa a suspeitar porque não funciona.

    Lembro-me de após o 25 abril existir uns cursos da UE com fundos europeus que eram uam chachada e para ganar dinheiro. Se calhar ainda são os mesmos!!!!???
    Fosga-se.

    Gostar

  7. bis coito's avatar
    bis coito permalink
    17 Outubro, 2008 06:32

    no largo dos ratos da república socialista e falida de portugal
    está a famosa inscrição do canto III do inferno
    «percam toda a esperança»

    Gostar

  8. Zé Preto's avatar
    17 Outubro, 2008 06:59

    A maioria dos professores põe-se de gatas se lhes ordenarem. Sempre foi assim, sempre será assim!

    Gostar

  9. Zé Preto's avatar
    17 Outubro, 2008 07:03

    Será que a Licenciatura do Sócrates também foi assim?

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Rex Noster Liber Est permalink
    17 Outubro, 2008 08:39

    Quando era Rei de Portugal o Sr. D. João V era seu costume, quando a carruagem real saía à rua ou depois da missa, atirar moedas ao faminto e esfarrapado povo de Lisboa. Como se vê, mais de 250 anos depois tudo continua mais ou menos igual! Agora não são moedas que se atiram mas sim computadores. O povo esse continua faminto e esfarrapado como sempre!

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Outubro, 2008 08:56

    “Nas condições certas, este país acaba na ditadura num par de anos, sem que ninguém minimamente relevante proteste.”

    Não será “acabou”? Ontem mesmo estava lá um post de um jornalista a dizer que têm medo e não podem ser sempre os mesmos senão… Nas escolas é o terror total. Chegámos ao ponto em que os casos de violência não são reportados porque os professores afirmam “eles não fazem nada ou depois é uma chatice porque ainda temos problemas”. Só não vê quem não pergunta caro JM.

    Passam-se alunos à pressão com tortura psicológica dos professores por quem está acima e fora da escola. É nesta tristeza de ditadura que estamos. A oposição dorme.

    Gostar

  12. tina's avatar
    17 Outubro, 2008 09:10

    “Agora não são moedas que se atiram mas sim computadores. O povo esse continua faminto e esfarrapado como sempre!”

    Mas o que interessa isso aos socialistas? São todos classe média e estão todos felizes que o filhinho agora também tem um computador como os meninos mais ricos.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Outubro, 2008 09:15

    Vai começar de novo a propaganda do medo. Oh tenham medo que o governo é uma ditadura. Não falem, não digam nada… não há pachorra.

    Gostar

  14. tina's avatar
    17 Outubro, 2008 09:17

    Eu tenho uma sugestão que beneficiaria as crianças deste país muito mais: em vez de gastar 80 milhões de euros em computadores, deveriam antes criar centros de apoio psicológico e pedagógico nos bairros de lata. Para que as crianças não tivessem de andar na rua quando os pais não estão em casa. Para que alguém os ajudasse com trabalhos de casa. Para poderem desabafar maus tratos em caso. Etc. Isso é que é uma medida urgentissima, muito mais importante do que ter um computador.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    rxc permalink
    17 Outubro, 2008 09:24

    Isto está a ficar bonito, está…A minha mãe é professora há mais de 20 anos e são inúmeros os relatos risíveis sobre essas famosas acções de (de)formação. Basicamente é um grande negócio onde se ensina nada ou parecido, de milhares de milhões de euros, e que tem tido os resultados sobejamente conhecidos por todos.
    Isto já para não falar no entendimento tácito existente entre os professores para deixar passar todos os alunos (ai daquele que se armar em exigente e pensar sequer em reprovar um aluno!), até ao 9º e agora também até ao 12º (especialmente nesses abortos educativos que são os CFAs, tecnológicos e afins). Mas a esquerdalhada gosta, que o moderno é ser inclusivo. Alguém vai pagar caro por isto…E 2039 aqui tão perto!

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Outubro, 2008 09:33

    O que está ali descrito não é um cantar ao Magalhães. Muito mais do que isso, aquela situação em que os professores são colocados perante a oferta de um computador vai contra a dignidade humana. Não tenho dúvidas nenhumas que só não farão a vida negra ao homem se não puderem.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    rxc permalink
    17 Outubro, 2008 09:35

    Estudo: Jovens usam internet para conversar em ‘chats’, pais estão convencidos que é para procurar informação. Felizmente que a gentalha pobre vai poder aspirar também aos saudáveis hábitos da burguesia! Ehehe…

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Outubro, 2008 09:41

    Rcx,

    Tem toda a razão. Mas repare que ao mesmo tempo, os alunos que faltam, mesmo por doença, são sujeitos à pressão de poderem chumbar o ano e de imadiato sujeitos a exames, como as televisões têm noticiado. Isto é típico de um regime autoritário, que se torna tão mais perigoso quando as massas aderem por conveniência, quando se sentem protegidas ou oferendadas. Muita gente terá de pensar na emigração porque o caminho que o país está a tomar é desastroso, mas foi o caminho que os portugueses escolheram, porque de facto este senhor pinto de sousa é o mesmo das lixeiras e das incineradoras do governo de Guterres, só que está mais maduro.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Outubro, 2008 09:52

    Caro JM,

    “Um indício de um ambiente de lambebotismo?”

    Convém dizer que indício de lambebotismo extremo foi o caso Charrua/DREN. Se aquilo passa, passa tudo. Viu alguma reacção de jeito àquela manobra do orçamento ontem noticiada pelo Público? Vê o Marcelo abordar estes temas? Não entende que é um pouco exagerado algumas coisas que aqui são postadas no seu blog sobre silêncios sociais-democratas, perante outras coisas de natureza muito mais grave?

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Outubro, 2008 09:54

    “Portugal é o país europeu que mais reduziu a pobreza” manchete do público

    O que é que estará para acontecer?!
    O jornal público tem uma manchete positiva!
    Como é possível? Já não me lembrava de uma manchete positiva no jornal público há sei lá quanto tempo.

    O que é que será que vai acontecer?

    Gostar

  21. Pilhas Galinhas's avatar
    17 Outubro, 2008 09:59

    http://br.youtube.com/watch?v=3U3Bdp-crNE&NR=1

    Reparem o novo “new lock” do Paulinho.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    17 Outubro, 2008 10:07

    http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=A92D8C27-0AEE-4EFE-A158-6ACABD1A321E&channelid=00000090-0000-0000-0000-000000000090

    PJ anda atrás do caso da pen perdida

    “O pobre Teixeira dos Santos, ainda atordoado depois de duas conferências de imprensa no vazio, não resistiu a tanta pressão e as lágrimas vieram-lhe aos olhos. Nem conseguia articular palavra com palavra. Sócrates, esse, disparava para todo o lado. Era inadmissível, era preciso investigar tudo exaustivamente, procurar os culpados, sem dó nem piedade. Aí Teixeira dos Santos arrebitou. Sim, claro, como é que não lhe tinha passado pela cabeça que podia ter sido tudo uma conspiração. Claro, só podia.

    Uma semana sem uma cabala(zita) que seja contra os SoCretinos? Mas podia lá ser… 🙂
    Contratem o Prof. Karamba que ele trata dos maus olhados e “males de amor”, a preços módicos, e se insistirem um bocado talvez até passe um recibo que caiba na rubrica das consultorias. 😀

    Gostar

  23. Aurora's avatar
    17 Outubro, 2008 10:10

    A publicidade produziu efeito desejado, dado que, todos falam disso.

    A publicidade é isso.

    Publicidade inocua produz pouco efeito.

    Gostar

  24. Anónima's avatar
    Anónima permalink
    17 Outubro, 2008 10:16

    8 e 9

    Zé Preto:

    Quando é que respondes à questão que te pus, no comentário 30 ao post “No longo prazo…”, sobre a situação da (extinta?) Caixa de Previdência dos Jornalistas?
    Continuo à espera.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Outubro, 2008 10:18

    Por acaso tinha imensa piada se conseguissem provar que foi conspiração e especialmente se tivessem apanhado numa camara de filmar o conspirador e ainda mais piada se esse alguém fosse conhecido… lololol

    Gostar

  26. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    17 Outubro, 2008 10:19

    “Nas condições certas, este país acaba na ditadura num par de anos, sem que ninguém minimamente relevante proteste.”

    Louvados sejam os pobres de espírito pois é deles o Reino dos Céus.
    Louvados sejam os que acreditam que a ditadura ainda está para vir.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Outubro, 2008 10:26

    Acredito mais numa teoria da conspiraçaõ da pen, do que em erro informático ou que o governo tivesse atrasado de propósito. Um atraso de propósito era evidente que ia estragar todo o orçamento. Impossível. Aí tinham simplesmente adiado para depois. Um erroinformático acontece mas um boicote para mim é mais provável e se calhar até de dentro. Do ps. É ivestigar que a coisa se foi provocada é do mais feio que há. E se alguém o fez é muito perigoso.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    17 Outubro, 2008 10:37

    “abuso de poder”
    “Manipulação de funcionários públicos para fins políticos”
    “Um cheirinho a União Nacional”
    “este país acaba na ditadura num par de anos”
    etc, etc,
    Isto tudo, imagine-se, a propósito de um grupo de professores
    a divertir-se a cantar umas parvoices… Muito mais ridiculo do que o que se passa no video, é este post. Ó JM, você perdeu aqui totalmente o sentido das proporções. tenha dó.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Outubro, 2008 10:46

    “Método Intel

    O módulo de formação da INTEL foi o responsável por todo este alarido. O método norte-americano de formação dinâmica procurou colocar os professores na posição das crianças de seis anos, que irão estar em contacto com o computador ‘Magalhães’.” Correio da Manha

    Ah! Afinal aquilo era de propósito. É tudo psicologia. Tratar os professores como criancinhas para eles verem os computadores com olhos de criança. Estas americanices.. americanices. Quem sabe.. sabe. Os professores é que não perceberam. Ou alguns… cantaram vilas morenas, em vez do dartacão e a heidi.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    17 Outubro, 2008 10:46

    Viva a Mocidade Portuguesa Socrática.

    A luta continua. A vitória é certa.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    17 Outubro, 2008 10:47

    “Isto tudo, imagine-se, a propósito de um grupo de professores
    a divertir-se a cantar umas parvoices… ”

    O prémio do dia, vai para o menino Caramelo.

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    17 Outubro, 2008 10:49

    Será o Zorrinho, o António Ferro da III República?

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    estudante permalink
    17 Outubro, 2008 10:51

    Descontextualizando

    Alguém me poderá dar uma explicação sucinta sobre as diferenças entre a sociologia tradicional e a sociologia moderna?

    Obrigado.

    Gostar

  34. Piscoiso's avatar
    17 Outubro, 2008 10:58

    Como escreve o Rainha:
    …a horda de malucos do costume junta a sua voz à insânia

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Outubro, 2008 11:14

    Palmira Couto foi suspensa das suas funções de administrativa na Junta de Freguesia de Santos-o-Velho, em Lisboa, depois de ter participado no reality show Momento da Verdade, apresentado por Teresa Guilherme. A pergunta mais embaraçosaNo programa, a concorrente de 44 anos confessou factos relativamente ao seu trabalho que provocaram a suspensão. Respondeu que pensa que «a maior parte dos seus colegas deveriam ir para a rua», que já fez «um manguito nas costas do chefe» e que se considera «mais competente» que ele.

    Sol

    Gostar

  36. MFerrer's avatar
    17 Outubro, 2008 11:18

    É evidente que ninguém no seu juizo perfeito pode estar de acordo com este tipo de “formação”.
    O que é por demais lamentável é ver professores, gente com cursos superiores, mestrados e por aí fora, a sujeitarem-se ao ridículo e à humilhação pública. São infelizmente os mesmos que são metidos em autocarros, ensinam-lhe suns insultos e vêm a Lisboa fazer figuras tristes e servir as corporações e os calendários da reacção
    MFerrer

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Outubro, 2008 12:08

    “São infelizmente os mesmos que são metidos em autocarros”

    Desonestidade intelectual. As pessoas que vêm para Lisboa fazem-no porque querem. Às farsas do ME vão-se livrando como podem. Má rês!

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    17 Outubro, 2008 12:15

    É uma coisa repugnante o assassinato de carácter e intelectual dos professores que se vêm no video, que é feita no post e na maior parte dos comentários. É um coro vergonhoso, que ultrapassa tudo. Deviam ter todos vergonha.

    Gostar

  39. Spartakus's avatar
    17 Outubro, 2008 12:34

    O meu também se foi…
    Mas este, não:

    Post em tempos de crise.

    Gostar

  40. tina's avatar
    17 Outubro, 2008 12:35

    Está bem, eu não vou dizer mais que o Luís Rainha é um atrasado mental…mas foi ele que começou tudo, com “A desafinada cantoria é um caso de «roubo ao erário, de enriquecimento ilícito de alguns», perpetrada por atrasados mentais:”

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    17 Outubro, 2008 12:49

    Epá, estou admirado de ainda niguém ter arranjado uma desculpa qualquer (nem tem que ser boa) para desancar nos sindicatos, na esquerda, no 25 de Abril ou no Comunas.

    A sério. Estou mesmo.

    Gostar

  42. Nuno Abrantes's avatar
    17 Outubro, 2008 12:51

    João Miranda,

    só quem nunca participou numa sessão de team bulding não sabe que neste tipo de iniciativas é mais que comum expor as pessoas a situações que, observadas de fora (e muitas vezes de dentro) são consideradas ridículas. Basta falar com profissionais que costuma desenvolver esse tipo e acções e perguntar por alguns exemplos de actividades.

    Podemos se militantes contra o “Magalhães” (que é uma óptima iniciativa com alguns defeitos que precisam de ser corrigidos), mas, como dizem os ingleses, enough is enough.

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Mr. Hyde permalink
    17 Outubro, 2008 14:16

    Um texto CAA, impensável, julgava eu, ser escrito pelo JM.

    Gostar

  44. Anónima's avatar
    Anónima permalink
    17 Outubro, 2008 14:48

    “Caramelo Diz:
    17 Outubro, 2008 às 12:15 pm
    (…) Deviam ter todos vergonha”.

    A começar por ti, evidentemente.

    Gostar

  45. Luis Rainha's avatar
    Luis Rainha permalink
    17 Outubro, 2008 15:36

    Não, João. Acho sim que se trata de uma tempestade num copo de água. Isto ao contrário da contestação à propaganda patentemente falsa do governo em torno do tal “computador português”.
    Ali, vejo uma encenação à americana (só não conto o que vi num seminário sobre técnicas de apresentação, em Atlanta, por vergonha) sem nada de escandaloso nem atroz.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    Anonimo permalink
    17 Outubro, 2008 16:12

    .
    Este País acaba em Ditadura ? Então se é verdade que nunca saiu da pobre dilectica dialectica do
    “Comunista e o Outro” a União Nacional não continuou depois do 25 de Abril ?
    .
    Não é o Governo que manda no poder Legislativo como no tempo de Salazar ? Não é o Governo que manda no Poder Judicial como no tempo de Salazar ? Se é assim então o Estado Novo nunca foi uma Ditadura ?
    .
    E curiosamente na bafienta Assembleia Nacional, pelo que tenho lido, os Deputados tinham individualmente muito mais liberdade de voto e de defesa dos interesses das suas regiões e eleitores que hoje que votam em “rebanhos de rabinho encolhido ao assobio do pastor”

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    17 Outubro, 2008 16:22

    «Depois, logo a horda de malucos do costume junta a sua voz à insânia.»

    Presumo que esta afirmação seja dirigida aos comentadores… Pela parte que me toca não está aqui em causa a intenção do governo em promover novos métodos de ensino ligados às novas tecnologias, acompanhados das respectivas acções de formação. O que está aqui em questão é a maneira como foi feita essa promoção, fazendo lembrar as tácticas políticas recorrentes de um país do terceiro mundo, em que é visível, ao mesmo tempo, a expressão de medo e incomodidade por parte de alguns professores que, compulsivamente, terão sido convidados a participar nas “festividades” destinadas à promoção do evento.

    Não há dúvida de que existe um certo deslumbramento por parte de alguns políticos no poder, desde logo secundados pelos fiéis sequazes, sempre a postos quando se trata de alimentar e justificar a asneira.

    Gostar

  48. João Sousa's avatar
    João Sousa permalink
    17 Outubro, 2008 18:58

    Team-building?

    Compreendo que haja sessões de team-building para criar laços entre funcionários de uma empresa. Compreendo que haja sessões de team-building para tornar militantes de um partido ainda mais militantes. Compreendo também nas seitas religiosas. Não compreendo que os professores tenham que fazer team-building ao serem apresentados àquilo que, supostamente, se limitaria a ser uma ferramenta.

    Afinal, nunca soube de sessões de team-building em relação às esferográficas, ao transferidor ou mesmo aos livros de Matemática.

    Para mim, aquele team-building limitou-se a ser uma campanha promocional. Uma sessão de doutrinação.

    Gostar

  49. anabela's avatar
    19 Outubro, 2008 03:16

    “A escola está cada vez pior

    Já passou um ano desde que foi notícia a agressão no Carolina Michaelis e nada mudou. Tudo está pior. O novo estatuto do aluno entrou em vigor e agora é ainda “melhor” para os índios fazerem o que querem. Podem tudo. E os Professores não podem nada.
    Hoje foi notícia que mais uma Professora foi agredida. Veja aqui.
    Já nem faz correr muita tinta.
    É normal neste país.
    Ninguém faz nada.
    É vergonhoso. Vemos os políticos em campanhas de propaganda paga a anunciar todas as medidas milagrosas que estão a salvar a Educação. Magalhães, PAM, AECs, avaliação dos profs, escola a tempo inteiro, pintura das escolas, algumas escolas novas…
    É tudo mentira.
    A escola está muito pior.

    Mas a estatística dos resultados melhorou. E as reformas antecipadas (que agrada muito ao governo) tb aumentaram.

    Em homenagem a esta Ministra e ao Inginheiro cá vão mais uns vídeos que espelham a realidade das nossas escolas. Fresquinhos…. acabadinhos de “apanhar” no youtube…

    http://www.democraciaemportugal.blogspot.com/2008/10/escola-est-cada-vez-pior.html

    Gostar

  50. anabela's avatar
    19 Outubro, 2008 03:18

    “GOVERNO “RIDICULARIZA” PROFESSORES COM ACÇÃO DE FORMAÇÃO SOBRE O “MAGALHÃES”,,,

    Recebi por e-mail, de pessoa devidamente identificada, o que passo a transcrever, a ser verdade, o que não desconfio, pois existem imagens no vídeo também aqui facultado, estamos perdidos, estamos bem arranjados com esta corja governativa falaciosa sem escrúpulos que com propaganda esta a dizimar Portugal e os portugueses.

    Uma amiga, professora, que trabalha no agrupamento escolar do meu concelho disse-me há dias que esta história das Novas Oportunidades é uma grande fantochada. Para adquirires o 12º ano, por exemplo, basta fazer um trabalho (a que chamam Portefólio) contando toda a tua vida pessoal e profissional, desde o nascimento até aos dias de hoje, acrescentando aqui e ali algumas notas (que podes pesquisar na net) sobre a vila onde moras, opiniões sobre qualquer questão que consideres relevante, e nada mais. Para este programa, o Ministério disponibilizou tanto dinheiro que a dificuldade é saber como gastá-lo. O pior é que são milhares de euros que o Agrupamento tem para essa acção mas que não podem ser gastos em nada mais. O objectivo é contribuir para as estatísticas e aumentar o indice de escolaridade de forma leviana. Daí que as escolas tenham tanta dificuldade ao ponto das crianças precisarem de contribuir para o seu almoço com 1 euro diário. Há falta de material, não podem haver actividades para além das curriculares, porque não existe verba disponível. O papel higiénico tem de ser levado de casa pelos alunos… mas isso não interessa nada. Agora, tive conhecimento de mais esta pérola do governo: uma acção de formação para professores sobre o Magalhães. Sim, porque o governo colocou tanta euforia na divulgação do Magalhães que se esqueceu de, em primeiro lugar, explicar aos professores e encarregados de educação, quais os benefícios deste portátil no ensino e como deveria ser incluído no sistema curricular do 1º ciclo. Colocaram o carro à frente dos bois…
    A verdade é que esta questão nunca foi ponderada e a prova está nas acções de formação que o ministério vem agora impingir aos professores. Acções que nem lembra ao diabo! Como se não bastasse, convidou para a apresentação do portátil a crianças, numa acção em Lisboa, um indivíduo que está a ser julgado por pedofilia: o sr. Carlos Cruz!!! Se querem saber o que o professor Paulo Carvalho denunciou sobre uma “ridicula” acção de formação sobre o magalhães, não deixem de ler e de ver o vídeo (abaixo). Vão ficar como eu: literalmente de boca aberta.

    http://www.democraciaemportugal.blogspot.com/

    Gostar

Indigne-se aqui.