Saltar para o conteúdo

Ulrich

24 Outubro, 2008

Os bancos estão bem, explica Fernando Ulrich na SIC-N, mas vão accionar o aval público à mesma. A ser verdade, aquilo que era uma medida excepcional vai tornar-se num instrumento de gestão do dia-à-dia. Mas pode não ser verdade. Ulrich sugere que esta tomada de posição conjunta dos bancos serve para que não se descubra qual deles é que realmente precisa de um aval. Seja como for, a utilização deste aval vai pelo menos servir para tornar o crédito mais barato em ano eleitoral.

33 comentários leave one →
  1. Piscoiso's avatar
    24 Outubro, 2008 22:45

    Tudo leva a crer que a crise tenha sido desencadeada por causa das eleições.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    24 Outubro, 2008 22:47

    João Miranda,

    “livre mercado é incapaz de se auto-regular”

    Que tal um post sobre as declarações do Sr. Greenspan?

    Gostar

  3. MJRB's avatar
    24 Outubro, 2008 22:53

    Pouco tempo antes e durante as campanhas eleitorais, nomeadamente para as legislativas, a crise vai ser relembrada e bastante usada como trunfo eleitoral. Qualquer que seja a situação social, económica e financeira do país e dos portugueses.
    Sem pudor, sem respeito pelas pessoas, e se necessário com o apoio dos cavalheiros de certos bancos.

    Gostar

  4. A. R's avatar
    A. R permalink
    24 Outubro, 2008 22:55

    Sim… usa o aval e mas de uma maneira original: “sem vergonha” que era mesmo o que nos faltava neste país. Parabéns…

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    24 Outubro, 2008 22:56

    «Ulrich sugere que esta tomada de posição conjunta dos bancos serve para que não se descubra qual deles é que realmente precisa de um aval»

    Esta notícia é, ao mesmo tempo, surpreendente e preocupante. Colocar o BES ao mesmo nível dos restantes bancos privados é, no mínimo, risível. A CGD, também precisa do aval do Estado? E o Santander, não é um banco privado com maioria de capital estrangeiro, filial do grupo espanhol com o mesmo nome?
    Qual é o banco que se encontra à beira da bancarrota: BCP, BPI ou os dois? A avaliar pela cotação de fecho de hoje do mercado accionista português, eu diria que é o BCP.

    Porque é que será que os portugueses têm que ser sempre tomados por tolos e/ou ignorantes? Apesar de existir quem pense o contrário, o proteccionismo não é nem nunca foi uma medida profilática.

    Gostar

  6. MJRB's avatar
    24 Outubro, 2008 22:56

    José Miguel Júdice afirmou hoje, na RTPN: “Em tempo de crise, o governo não deve ser atacado”.

    Está “tudo” explicado…

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Outubro, 2008 23:01

    Porque será que as postas do João Miranda me fazem lembrar as palavras de Alvaro Cunhal após a queda do Muro de Berlim?

    Gostar

  8. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    24 Outubro, 2008 23:01

    Todas estas medidas são meros remendos toscos nuns sapatos com as solas já muito esburacadas.

    Gostar

  9. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    24 Outubro, 2008 23:30

    “Que tal um post sobre as declarações do Sr. Greenspan?”

    Que tal dizer que o Sr. Greenspan é um mentiroso. Que foi a regulação do Sr.Greenspan sobre as Taxas de Juro que fez muito da dimensão das bolha porque a Social-Democracia precisa do crédito fácil como de pão para a boca.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    24 Outubro, 2008 23:35

    só uma pequena “acha” para a grande fogueira que é o nosso país!!!

    Não vivemos todos debaixo da aba do chapéu de chuva do Estado??

    Todos, digo com toda a certeza disso: empresas, familias e cidadãos.

    Em nome de alguma honestidade intelectual; porque é que não podem os bancos utilizar mais esta forma de ganharem uns lucrozitos…..Afinal, orçamento de Estado prevê 350 000 000,00€ para “ilustres consultores”.

    Não há mesmo vergonha!!!

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    25 Outubro, 2008 00:03

    lucklucky

    O Greenspan mentia antes ou mente agora?

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    25 Outubro, 2008 00:28

    “José Miguel Júdice afirmou hoje, na RTPN: “Em tempo de crise, o governo não deve ser atacado”.”

    Vindo de quem vem, toda a sem vergonhice, é possível.

    Se a sem vergonhice pagasse impostos, o fisco estava rico.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    25 Outubro, 2008 00:30

    “Porque será que as postas do João Miranda me fazem lembrar as palavras de Alvaro Cunhal após a queda do Muro de Berlim?”

    O capitalismo e o liberalismo são muito mais antigos, do que o Regime dos Sovietes.

    Aliás, muitos dos antigos admiradores do bolshevismo, são hoje dos maiores capitalistas! Porque será?

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    25 Outubro, 2008 00:31

    “Todas estas medidas são meros remendos toscos nuns sapatos com as solas já muito esburacadas”

    Ora, aqui está a lamentável verdade. Lamentável, apenas porque vai doer.

    Gostar

  15. Levy's avatar
    Levy permalink
    25 Outubro, 2008 00:34

    Parece que o BPN é um banco em grandes dificuldades. E que só não vai à falência, porque o Estado neste momento não vai deixar falir nenhum. O BPN acaba por ser salvo pela crise.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    25 Outubro, 2008 00:37

    Ulrich, depois do falhanço da OPA sobre o BCP que custou muito dinheiro aos accionistas, deveria demitir-se com esta performance:

    Lucros do BPI caem 85,9% até Setembro

    O BPI registou 34,4 milhões de euros de lucro nos primeiros nove meses do ano, menos 85,9% do que no período homólogo, revelou esta sexta-feira a instituição financeira presidida por Fernando Ulrich.

    http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?id_news=106506

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Outubro, 2008 00:45

    «José Miguel Júdice afirmou hoje, na RTPN: “Em tempo de crise, o governo não deve ser atacado”»

    Concordo totalmente com ele. Nesta fase há que atacar forte e feio mas é os lambe-cús, borra-botas e troca-tintas colados à política de superfície.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Outubro, 2008 00:47

    “Parece que o BPN é um banco em grandes dificuldades. E que só não vai à falência, porque o Estado neste momento não vai deixar falir nenhum. O BPN acaba por ser salvo pela crise.”

    Será “acaba de ser salvo pelas eleições”?

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Outubro, 2008 00:49

    Para além de 2009 existirá apenas a realidade, já sem a máscara, porque isto vai dando para disfarçar algum tempo, mas não o tempo todo. Saídos do pantanal entrámos no lodaçal. Desgraçado daquele que ficar com a herança do menino de oiro.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Outubro, 2008 00:51

    Aquilo que o Ulrich vendeu há pouco, representava quanto e o quê?

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    25 Outubro, 2008 00:57

    Para me poder situar, gostaria de saber se o painel de comentadores deste blogue funciona em circuito fechado…? E se essa é a razão pela qual os meus comentários são normalmente publicados 24 horas após terem sido escritos.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Pedro permalink
    25 Outubro, 2008 02:56

    Quem diz “à mesma” são os mouros. Aqui em Portugal propriamente dito diz-se “na mesma”.

    “Dia-a-dia” não tem acento, como é óbvio. Lê-se “à” porque há crase dos dois aa.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    25 Outubro, 2008 09:41

    “Concordo totalmente com ele. Nesta fase há que atacar forte e feio mas é os lambe-cús, borra-botas e troca-tintas colados à política de superfície.”

    ó 17…

    deve fazer parte dos comensais que se sentam à mesa OE…..Ou anda distraído!

    Gostar

  24. Pedro C.'s avatar
    25 Outubro, 2008 11:10

    As estradas, o TGV, os Magalhães, os bancos e tudo sob o aval do Estado, chegarão para enfrentar os credores da dívida externa na hora da verdade? O que vale é as manifestações de carinho pelo povo nos faz pensar que seremos todos adoptados.

    Gostar

  25. Acção Directa's avatar
    Spartakus permalink
    25 Outubro, 2008 14:46

    Esse senhor fede excessivamente num sistema já dele muito fedorento.

    Gostar

  26. ANTONIO SAMEIRO's avatar
    25 Outubro, 2008 16:34

    ORA VEJAMOS:
    SE O PRESIDENTE DO BPI DISSE NA TV QUE TINHA BASTANTE LIQUIDEZ
    PARA QUE QUER AGIORA O AVAL DO ESTADO PARA SACAR SOBRE O DITO AVAL,CO A DESCULPA DE NÃO HAVER AGORA QUALQUER APERTO NO CREDITO.
    ISSO DE CHEGAR AS FAMILIAS E TUDO CONVEWRSA DA TRETA.
    O QUE ELES QUEREM E SAIR POR CIMA E “DESENRASCAR” OS PATOS
    BRAVOS E OS INVESTIMENTOS QUE OS CHICOS ESPERTOS ANDARAM A FAZER NOS FUNDOS INTERNACIONAIS SEM VEREM O QUE ESTAVAM A FAZER.
    QUEM CONHEÇA A BANCA SABE DO QUE FALO.
    AQUELA GENTE SO PENSAVA EM DAR NAS VISTAS. AGORA NEM SE OUVEM.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    25 Outubro, 2008 18:39

    A estória do aval do estado, está mal contada e aldrabada!
    O Socrates e o Santos tinham a obrigação de ir à televisão na sextafeira e dizer porque iam conceder o aval de 20000 euros, (EM QUE CONDIÇÔES) aos bancos e não se acobardarem atrás de um
    administrador bancário, que disse as patetices, que lhe apeteceu!
    A começar tinha muito liquidez, com resultados de 3º trimestre desgraçados! Os palhaços que nos desgovernam, tem que explicar, com que direito vão dar um aval do estado ao BCP, cujas acções
    se fizeram ontem a 95 centimos e cuja administração se continua a passear sem responsabilidade de levar o banco à falencia! sim
    porque o BCP está falido! os auditores que o venham desmentir, mas estão acobardados no silencio e continuam por ali a fazer fretes! è a merda desta que se vai dar aval?Sr. Cavaco Silva deve querer ser reeleito, mas não sei se haverá país a continuar este tipo de governação!

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Outubro, 2008 19:16

    Porque é que toda a europa está a ter a mesma atitude e dar aval aos bancos dos seus países e alguns até com compra de acções? A Europa, e os outros países fora da europa também?

    Porque é que se colocam com historinhas da carochinha sobre este governo. Ainda não entenderam que o mal é geral? Ou o mundo inteiro enlouqueceu?

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Ignorante permalink
    25 Outubro, 2008 19:28

    “QUEM CONHEÇA A BANCA SABE DO QUE FALO.”
    Bem eu não conheço minimamente a banca nem sei do orçamento, nem sou funcionário público, nem nunca fui mas, a maior parte dos comentários aparecidos aqui são pela rama, sem ideias, sem nada que se aproveite, apenas bacoradas. desculpem os comentaristas mas é a minha opinião.
    O respigo acima entre aspas parece ser de quem conhece bem a banca. E disse o que disse? Alguém que me explique. Os bancos recebem depósitos a prazo. Dão um juro, por exemplo, de 2%. Para poderem pagar esse juro, mais as despesas, têm que pôr o dinheiro a render,isto é, emprestar a prazo, por exemplo, a 5%. Ora se numa altura de crise como esta que é importada mas que se reflete aqui, toda a gente, ou muita gente, empresas, etc. vão ao banco levantar os seus depósitos mesmo perdendo os juros. Naturalmente que os bancos que aplicaram esse dinheiro, não o têm disponível para devolver. Daí entrarem em rotura. Depois também com a desconfiança deixaram de emprestar uns aos outros. Ou não é isto. Alguém que me explique mas de forma séria e não com aleivosidades.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Outubro, 2008 20:59

    Se as pessoas não levaram o dinheiro para debaixo do colchão, os bancos devem estar a abarrotar de dinheiro com a quantidade de fundos e acções que foram vendidas.

    Gostar

  31. ANTONIO SAMEIRO's avatar
    26 Outubro, 2008 08:46

    ORA VEJAMOS:
    NÃO SÃO OS INCUMPRIMENTOS DO CREDITO CEDIDO EM PORTUGAL QUE
    LEVARIAM O ESTADO A DAR O AVAL.SE A BANCA ESTA DE BOA SAUDE
    PORQUE PRECISA DO AVAL?
    O PROBLEMA ESTA ONDE SE INVESTITAM MILHÕES EM FUNDOS INTERNACIONAIS.PARA ISSO BASTA VER A PUBLICIDADE DOS BANCOS HA UNS MESES ATRAZ. ESSES FUNDOS SEGUNDO A PROPRIA BANCA EREM DE ALTO RISCO.
    COMO A MEMORIA E CURTA EM MUITA GENTE,LEMBRO AQUI O QUE SE PASSOU NO BCP.ENTÃO PARA QUE FOI O ESTADO VIA CAIXA METER-SE
    NAQUELA ALHADA,MUITO MAL EXPLICADA

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    26 Outubro, 2008 16:42

    E qual deles está mais endevidade no mercado exterior, onde pelos vistos, alguns, já levaram nega!

    Gostar

  33. ANTONIO SAMEIRO's avatar
    26 Outubro, 2008 20:18

    AO CUIDADO DE IGNORANTE E DE TODOS QUE QUEIRAM DAR UMA BOA
    GARGALHADA,VÃO ENTÃO A

    http://www.invertired.com/quimu/videos/25/34

    O HUMOR INGLES NO SEU MELHOR

    Gostar

Deixe uma resposta para Spartakus Cancelar resposta